Wikipédia:Imagem em destaque/Maio de 2024

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Apresentação

Esta página contém uma relação de imagens que a comunidade da Wikipédia lusófona decidiu incluir em sua página principal. Uma imagem diferente é destacada a cada dia, seguindo a escolha do Wikimedia Commons.

Arquivos

2006:  JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2007:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2008:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2009:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2010:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2011:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2012:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2013:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2014:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2015:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2016:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2017:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2018:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2019:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2020:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2021:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2022:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2023:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2024:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

1 de maio de 2024 editar

Vista do globo do Cabo Norte, Noruega. A atração turística popular é o ponto mais ao norte da Europa que pode ser acessado de carro. O cabo inclui um penhasco de 307 metros de altura com um grande platô plano no topo, onde os visitantes, se o tempo permitir, podem observar o Sol da meia-noite e as vistas do mar de Barents ao norte. O Salão do Cabo Norte, um centro de visitantes, foi construído em 1988 no platô. Ele inclui uma cafeteria, um restaurante, uma agência dos correios, uma loja de souvenirs, um pequeno museu e um cinema com vídeo. (definição 5 149 × 5 149)

Vista do globo do Cabo Norte, Noruega. A atração turística popular é o ponto mais ao norte da Europa que pode ser acessado de carro. O cabo inclui um penhasco de 307 metros de altura com um grande platô plano no topo, onde os visitantes, se o tempo permitir, podem observar o Sol da meia-noite e as vistas do mar de Barents ao norte. O Salão do Cabo Norte, um centro de visitantes, foi construído em 1988 no platô. Ele inclui uma cafeteria, um restaurante, uma agência dos correios, uma loja de souvenirs, um pequeno museu e um cinema com vídeo.
(resolução original: 5 149 × 5 149)

2 de maio de 2024 editar

Escalda Ocidental vista da praia de Zoutelande, província de Zelândia, Países Baixos. O Escalda Ocidental é o estuário do rio Escalda. Esse rio já teve vários estuários, mas os outros estão agora desconectados, deixando o Escalda Ocidental como sua única rota direta para o mar. Ele é uma importante rota de navegação para o Porto de Antuérpia, na Bélgica. Ao contrário do estuário do Escalda Oriental, ele não pôde ser fechado ao mar por uma represa como parte das obras do Projeto Delta. Em vez disso, os diques ao seu redor foram aumentados e reforçados. (definição 5 959 × 4 469)

Escalda Ocidental vista da praia de Zoutelande, província de Zelândia, Países Baixos. O Escalda Ocidental é o estuário do rio Escalda. Esse rio já teve vários estuários, mas os outros estão agora desconectados, deixando o Escalda Ocidental como sua única rota direta para o mar. Ele é uma importante rota de navegação para o Porto de Antuérpia, na Bélgica. Ao contrário do estuário do Escalda Oriental, ele não pôde ser fechado ao mar por uma represa como parte das obras do Projeto Delta. Em vez disso, os diques ao seu redor foram aumentados e reforçados.
(resolução original: 5 959 × 4 469)

3 de maio de 2024 editar

Vista do antigo cemitério judaico perto de Hohebach, local de sepultamento da comunidade judaica de 1852 a 1940, Dörzbach, Alemanha. O cemitério retangular, cercado por um muro, está localizado em uma encosta entre antigos vinhedos, dos quais os muros de pedra solta foram preservados. É uma das paradas do Caminho do Silêncio ao redor de Dörzbach e Hohebach. Foram dispostas 300 sepulturas no cemitério, documentadas fotograficamente em 1988 para o Arquivo Central de Pesquisa sobre a História dos Judeus na Alemanha. (definição 7 347 × 4 198)

Vista do antigo cemitério judaico perto de Hohebach, local de sepultamento da comunidade judaica de 1852 a 1940, Dörzbach, Alemanha. O cemitério retangular, cercado por um muro, está localizado em uma encosta entre antigos vinhedos, dos quais os muros de pedra solta foram preservados. É uma das paradas do Caminho do Silêncio ao redor de Dörzbach e Hohebach. Foram dispostas 300 sepulturas no cemitério, documentadas fotograficamente em 1988 para o Arquivo Central de Pesquisa sobre a História dos Judeus na Alemanha.
(resolução original: 7 347 × 4 198)

4 de maio de 2024 editar

Garagem de barcos Quadrado da Urca na Avenida Portugal, Rio de Janeiro, Brasil. (definição 4 007 × 2 671)

Garagem de barcos Quadrado da Urca na Avenida Portugal, Rio de Janeiro, Brasil.
(resolução original: 4 007 × 2 671)

5 de maio de 2024 editar

Café da manhã de Páscoa na Sérvia com ovos de Páscoa, salada de pimentão com alho, pão de centeio (grãos de centeio integrais), bolo de canela e no prato principal: ovos, queijo, presunto, raiz-forte e cebolinha. (definição 5 184 × 3 888)

Café da manhã de Páscoa na Sérvia com ovos de Páscoa, salada de pimentão com alho, pão de centeio (grãos de centeio integrais), bolo de canela e no prato principal: ovos, queijo, presunto, raiz-forte e cebolinha.
(resolução original: 5 184 × 3 888)

6 de maio de 2024 editar

Praia do Ribeiro do Cavalo no Parque Natural da Arrábida, Península de Setúbal, Portugal. Esta praia, deve o seu nome não só à proximidade com o Forte de São Teodósio da Ponta do Cavalo, como também a uma série de cursos de água que no inverno por ali correm; entre eles o Ribeiro do Cavalo. (definição 4 009 × 3 000)

Praia do Ribeiro do Cavalo no Parque Natural da Arrábida, Península de Setúbal, Portugal. Esta praia, deve o seu nome não só à proximidade com o Forte de São Teodósio da Ponta do Cavalo, como também a uma série de cursos de água que no inverno por ali correm; entre eles o Ribeiro do Cavalo.
(resolução original: 4 009 × 3 000)

7 de maio de 2024 editar

15.º arrondissement de Paris visto da Ponte de Bir-Hakeim pouco antes do pôr do sol. É um dos 20 arrondissements da capital da França e o mais populoso, com 229 472 habitantes em 2020. A Torre Montparnasse, o arranha-céu mais alto de Paris e a vizinha Gare Montparnasse estão situadas nele. Também abriga o distrito de Beaugrenelle, com seus arranha-céus e o empreendimento ribeirinho Front de Seine, bem como o centro de convenções Paris Expo Porte de Versailles, onde a Torre Triângulo, de 180 metros, deverá abrigar um hotel de 120 quartos e 70 mil metros quadrados de espaço para escritórios em 2026. (definição 7 578 × 3 991)

15.º arrondissement de Paris visto da Ponte de Bir-Hakeim pouco antes do pôr do sol. É um dos 20 arrondissements da capital da França e o mais populoso, com 229 472 habitantes em 2020. A Torre Montparnasse, o arranha-céu mais alto de Paris e a vizinha Gare Montparnasse estão situadas nele. Também abriga o distrito de Beaugrenelle, com seus arranha-céus e o empreendimento ribeirinho Front de Seine, bem como o centro de convenções Paris Expo Porte de Versailles, onde a Torre Triângulo, de 180 metros, deverá abrigar um hotel de 120 quartos e 70 mil metros quadrados de espaço para escritórios em 2026.
(resolução original: 7 578 × 3 991)

8 de maio de 2024 editar

Teto da nave da Catedral de Ely, Cambridgeshire, Inglaterra. A catedral tem sua origem na abadia fundada em Ely em 672 por Santa Eteldreda. As primeiras partes do prédio atual datam de 1083, e a classificação de catedral foi concedida em 1109. Até a Reforma Protestante, a catedral era dedicada a Santa Eteldreda e São Pedro, momento em que foi refundada como a Igreja Catedral da Santíssima e Indivisa Trindade de Ely. Arquitetonicamente, a Catedral de Ely se destaca tanto por sua escala quanto por seus detalhes estilísticos. É um importante destino turístico, recebendo cerca de 250 mil visitantes por ano. (definição 3 972 × 3 972)

Teto da nave da Catedral de Ely, Cambridgeshire, Inglaterra. A catedral tem sua origem na abadia fundada em Ely em 672 por Santa Eteldreda. As primeiras partes do prédio atual datam de 1083, e a classificação de catedral foi concedida em 1109. Até a Reforma Protestante, a catedral era dedicada a Santa Eteldreda e São Pedro, momento em que foi refundada como a Igreja Catedral da Santíssima e Indivisa Trindade de Ely. Arquitetonicamente, a Catedral de Ely se destaca tanto por sua escala quanto por seus detalhes estilísticos. É um importante destino turístico, recebendo cerca de 250 mil visitantes por ano.
(resolução original: 3 972 × 3 972)

9 de maio de 2024 editar

Vista da Câmara dos Representantes do Parlamento da Austrália em Camberra. A Câmara dos Representantes é a câmara baixa do Parlamento bicameral da Austrália, sendo a câmara alta o Senado. O mandato dos membros da Câmara dos Representantes é de no máximo três anos a partir da data da primeira sessão da Câmara, mas em apenas uma ocasião desde a Federação o mandato máximo foi atingido. A Câmara é quase sempre dissolvida antes, geralmente sozinha, mas às vezes em uma dissolução dupla com o Senado. As eleições para membros da Câmara dos Representantes são geralmente realizadas em conjunto com as eleições para o Senado. (definição 4 202 × 2 500)

Vista da Câmara dos Representantes do Parlamento da Austrália em Camberra. A Câmara dos Representantes é a câmara baixa do Parlamento bicameral da Austrália, sendo a câmara alta o Senado. O mandato dos membros da Câmara dos Representantes é de no máximo três anos a partir da data da primeira sessão da Câmara, mas em apenas uma ocasião desde a Federação o mandato máximo foi atingido. A Câmara é quase sempre dissolvida antes, geralmente sozinha, mas às vezes em uma dissolução dupla com o Senado. As eleições para membros da Câmara dos Representantes são geralmente realizadas em conjunto com as eleições para o Senado.
(resolução original: 4 202 × 2 500)

10 de maio de 2024 editar

Janelas na fachada norte da Prefeitura de Lovaina, Brabante Flamengo, Bélgica. A Prefeitura de Louvaina é um edifício de referência na Grote Markt (praça principal) da cidade, em frente à monumental igreja de São Pedro. Construída em estilo gótico tardio brabantino entre 1439 e 1469, é famosa por sua arquitetura ornamentada, com detalhes em forma de renda. (definição 3 357 × 2 877)

Janelas na fachada norte da Prefeitura de Lovaina, Brabante Flamengo, Bélgica. A Prefeitura de Louvaina é um edifício de referência na Grote Markt (praça principal) da cidade, em frente à monumental igreja de São Pedro. Construída em estilo gótico tardio brabantino entre 1439 e 1469, é famosa por sua arquitetura ornamentada, com detalhes em forma de renda.
(resolução original: 3 357 × 2 877)

11 de maio de 2024 editar

Vista noturna do farol de Kołobrzeg na costa polonesa do mar Báltico, baía da Pomerânia, localizado na cidade de Kołobrzeg, Pomerânia Ocidental, Polônia. (definição 5 275 × 3 507)

Vista noturna do farol de Kołobrzeg na costa polonesa do mar Báltico, baía da Pomerânia, localizado na cidade de Kołobrzeg, Pomerânia Ocidental, Polônia.
(resolução original: 5 275 × 3 507)

12 de maio de 2024 editar

Fotografia publicitária de estúdio da atriz americana Katharine Hepburn em 1941. Ela ganhou o Óscar de Melhor Atriz quatro vezes, tornando-a a vencedora recorde do Óscar nas categorias de atuação. O American Film Institute a classificou em primeiro lugar entre as 25 maiores lendas femininas do cinema em 1999. Hepburn é mais conhecida por seus personagens inteligentes e idiossincráticos na tela. Ela também preferia calças, o que era incomum para as mulheres da época. Através do seu perfil de atuação e também da sua personalidade privada, tornou-se um ícone da emancipação e da “mulher moderna”. (definição 2 095 × 2 095)

Fotografia publicitária de estúdio da atriz americana Katharine Hepburn em 1941. Ela ganhou o Óscar de Melhor Atriz quatro vezes, tornando-a a vencedora recorde do Óscar nas categorias de atuação. O American Film Institute a classificou em primeiro lugar entre as 25 maiores lendas femininas do cinema em 1999. Hepburn é mais conhecida por seus personagens inteligentes e idiossincráticos na tela. Ela também preferia calças, o que era incomum para as mulheres da época. Através do seu perfil de atuação e também da sua personalidade privada, tornou-se um ícone da emancipação e da “mulher moderna”.
(resolução original: 2 095 × 2 095)

13 de maio de 2024 editar

Imagem de Cristo Pantocrator na cúpula da igreja do Santo Sepulcro, Cidade Antiga de Jerusalém, Israel. Na iconografia cristã, Cristo Pantocrator é uma representação específica de Cristo. Pantocrator, literalmente governante de todos, mas geralmente traduzido como “Todo-Poderoso”, é derivado de um dos muitos nomes de Deus no judaísmo. É uma concepção teológica ortodoxa oriental ou católica oriental e é menos comum com esse nome no catolicismo latino. Cristo Pantocrator passou a sugerir Cristo como um juiz benevolente, embora também severo e todo-poderoso, da humanidade. (definição 5 000 × 5 000)

Imagem de Cristo Pantocrator na cúpula da igreja do Santo Sepulcro, Cidade Antiga de Jerusalém, Israel. Na iconografia cristã, Cristo Pantocrator é uma representação específica de Cristo. Pantocrator, literalmente governante de todos, mas geralmente traduzido como “Todo-Poderoso”, é derivado de um dos muitos nomes de Deus no judaísmo. É uma concepção teológica ortodoxa oriental ou católica oriental e é menos comum com esse nome no catolicismo latino. Cristo Pantocrator passou a sugerir Cristo como um juiz benevolente, embora também severo e todo-poderoso, da humanidade.
(resolução original: 5 000 × 5 000)

14 de maio de 2024 editar

Botão de agapanto-branco “White Heaven” (Agapanthus africanus). Técnica do empilhamento de foco (focus stacking) de 39 imagens. São plantas herbáceas, rizomatosas e bastante robustas, endêmicas da África do Sul, que podem ser facilmente reconhecidas pelas suas folhas em forma de fita, planas e bastante carnudas; pela sua inflorescência em umbela na extremidade de um longo escapo e pelas flores geralmente grandes com superovário. (definição 3 456 × 3 456)

Botão de agapanto-branco “White Heaven” (Agapanthus africanus). Técnica do empilhamento de foco (focus stacking) de 39 imagens. São plantas herbáceas, rizomatosas e bastante robustas, endêmicas da África do Sul, que podem ser facilmente reconhecidas pelas suas folhas em forma de fita, planas e bastante carnudas; pela sua inflorescência em umbela na extremidade de um longo escapo e pelas flores geralmente grandes com superovário.
(resolução original: 3 456 × 3 456)

15 de maio de 2024 editar

Muster für Eheleute (“modelo para casados”), vitral criado em 1885 pelo mestre de estuque Josef Rief na igreja paroquial de Nossa Senhora da Assunção em Nesselwängle, Tirol, Áustria. O vitral retrata o casal de santos, Maria Toribia e Isidoro, o Lavrador. Apesar dos séculos que se passaram, Isidoro e Maria continuam a ser fortes exemplos do significado vocacional do matrimônio, não apenas como uma instituição que atende a uma necessidade de afeto ou de continuar uma linhagem familiar, mas também como uma vocação por meio da qual as pessoas podem alcançar a santidade. (definição 3 564 × 2 446)

Muster für Eheleute (“modelo para casados”), vitral criado em 1885 pelo mestre de estuque Josef Rief na igreja paroquial de Nossa Senhora da Assunção em Nesselwängle, Tirol, Áustria. O vitral retrata o casal de santos, Maria Toribia e Isidoro, o Lavrador. Apesar dos séculos que se passaram, Isidoro e Maria continuam a ser fortes exemplos do significado vocacional do matrimônio, não apenas como uma instituição que atende a uma necessidade de afeto ou de continuar uma linhagem familiar, mas também como uma vocação por meio da qual as pessoas podem alcançar a santidade.
(resolução original: 3 564 × 2 446)

16 de maio de 2024 editar

Detalhe de “Silberne Frequenz”, uma escultura de Otto Piene de 1970–1971 (redesenho 2012–2014) no Museu LWL de Arte e Cultura, Münster, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. Otto Piene foi um artista alemão e cofundador do grupo ZERO, composto por artistas que queriam redefinir a arte após a Segunda Guerra Mundial. Era especializado em arte cinética e baseada em tecnologia, muitas vezes trabalhando colaborativamente. (definição 5 265 × 3 949)

Detalhe de “Silberne Frequenz”, uma escultura de Otto Piene de 1970–1971 (redesenho 2012–2014) no Museu LWL de Arte e Cultura, Münster, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. Otto Piene foi um artista alemão e cofundador do grupo ZERO, composto por artistas que queriam redefinir a arte após a Segunda Guerra Mundial. Era especializado em arte cinética e baseada em tecnologia, muitas vezes trabalhando colaborativamente.
(resolução original: 5 265 × 3 949)

17 de maio de 2024 editar

Medalha de prata comemorativa dos 1000 anos (1958) da cruz de mercado de Tréveris, Alemanha. Uma cruz de mercado é uma estrutura usada para marcar uma praça de mercado em cidades mercantis, onde historicamente o direito de realizar um mercado ou feira regular era concedido pelo monarca, um bispo ou um barão. Essas estruturas variam de pináculos, obeliscos ou cruzes de pedra esculpida, comuns em pequenas cidades mercantis, a estruturas cobertas grandes e ornamentadas. (definição 2 743 × 1 446)

Medalha de prata comemorativa dos 1000 anos (1958) da cruz de mercado de Tréveris, Alemanha. Uma cruz de mercado é uma estrutura usada para marcar uma praça de mercado em cidades mercantis, onde historicamente o direito de realizar um mercado ou feira regular era concedido pelo monarca, um bispo ou um barão. Essas estruturas variam de pináculos, obeliscos ou cruzes de pedra esculpida, comuns em pequenas cidades mercantis, a estruturas cobertas grandes e ornamentadas.
(resolução original: 2 743 × 1 446)

18 de maio de 2024 editar

Retrato de Napoleão Bonaparte (1803) pelo artista neoclássico francês François Gérard. Napoleão tornou-se Imperador dos Franceses no ano seguinte a essa pintura, em 18 de maio de 1804. Nascido em uma família da Córsega, Bonaparte subiu na hierarquia do exército durante a Revolução Francesa. Ele provou ser um talento militar e suas campanhas na Itália e no Egito, em particular, o tornaram popular. Isso lhe permitiu assumir o poder na França por meio do golpe de Estado de 18 de Brumário (9 de novembro de 1799), inicialmente como um dos três cônsules. De 1799 a 1804, como Primeiro Cônsul da República Francesa, e depois até 1814 e novamente em 1815 como Imperador dos Franceses, ele presidiu um regime ditatorial com elementos plebiscitários. (definição 2 245 × 2 245)

Retrato de Napoleão Bonaparte (1803) pelo artista neoclássico francês François Gérard. Napoleão tornou-se Imperador dos Franceses no ano seguinte a essa pintura, em 18 de maio de 1804. Nascido em uma família da Córsega, Bonaparte subiu na hierarquia do exército durante a Revolução Francesa. Ele provou ser um talento militar e suas campanhas na Itália e no Egito, em particular, o tornaram popular. Isso lhe permitiu assumir o poder na França por meio do golpe de Estado de 18 de Brumário (9 de novembro de 1799), inicialmente como um dos três cônsules. De 1799 a 1804, como Primeiro Cônsul da República Francesa, e depois até 1814 e novamente em 1815 como Imperador dos Franceses, ele presidiu um regime ditatorial com elementos plebiscitários.
(resolução original: 2 245 × 2 245)

19 de maio de 2024 editar

Vista do Palácio Belvedere Superior durante a hora azul, Viena, Áustria. O Palácio Belvedere é um complexo de palácios construído por Johann Lucas von Hildebrandt entre 1714 e 1723 para o Príncipe Eugênio de Saboia. O Belvedere Superior e o Belvedere Inferior (nomeados devido à sua localização em uma encosta que se erguia ao sul da cidade na época) formam um conjunto barroco com os jardins de conexão. Atualmente, os dois edifícios do palácio abrigam as coleções do Belvedere (Galeria Austríaca do Belvedere) e salas para exposições temporárias. O Tratado do Estado Austríaco foi assinado no Belvedere Superior em 15 de maio de 1955. (definição 7 785 × 3 428)

Vista do Palácio Belvedere Superior durante a hora azul, Viena, Áustria. O Palácio Belvedere é um complexo de palácios construído por Johann Lucas von Hildebrandt entre 1714 e 1723 para o Príncipe Eugênio de Saboia. O Belvedere Superior e o Belvedere Inferior (nomeados devido à sua localização em uma encosta que se erguia ao sul da cidade na época) formam um conjunto barroco com os jardins de conexão. Atualmente, os dois edifícios do palácio abrigam as coleções do Belvedere (Galeria Austríaca do Belvedere) e salas para exposições temporárias. O Tratado do Estado Austríaco foi assinado no Belvedere Superior em 15 de maio de 1955.
(resolução original: 7 785 × 3 428)

20 de maio de 2024 editar

Porta de uma cabana perto do passo do Lukmanier, cantão dos Grisões, Suíça. Lukmanier é um passo alpino ligando o braço oriental do vale de Blenio (vale de Santa Maria, atravessado pelo rio Brenno) com o vale de Medel. Do ponto de vista orográfico, o passo de montanha está localizado na seção alpina dos Alpes Lepontinos e separa os Alpes do Monte Leone e do São Gotardo (a oeste) dos Alpes da Adula (a leste). (definição 3 217 × 3 217)

Porta de uma cabana perto do passo do Lukmanier, cantão dos Grisões, Suíça. Lukmanier é um passo alpino ligando o braço oriental do vale de Blenio (vale de Santa Maria, atravessado pelo rio Brenno) com o vale de Medel. Do ponto de vista orográfico, o passo de montanha está localizado na seção alpina dos Alpes Lepontinos e separa os Alpes do Monte Leone e do São Gotardo (a oeste) dos Alpes da Adula (a leste).
(resolução original: 3 217 × 3 217)

21 de maio de 2024 editar

Opernpassage (passagem da Ópera) é uma passagem subterrânea para pedestres construída em 1955, no distrito central de Viena, Áustria, sob o anel viário (Ringstraße) no nível da Ópera Estatal. Projetada pelo arquiteto Adolf Hoch, tem sido um símbolo de um espírito moderno na arquitetura e no planejamento urbano. Após mais de 50 anos, a cidade de Viena empreendeu uma restauração completa da estrutura. A passagem foi reaberta em 17 de setembro de 2013. Apresenta o desenho original das colunas redondas, os vidros curvos das vitrines e o padrão xadrez do piso. (definição 17 110 × 8 558)

Opernpassage (passagem da Ópera) é uma passagem subterrânea para pedestres construída em 1955, no distrito central de Viena, Áustria, sob o anel viário (Ringstraße) no nível da Ópera Estatal. Projetada pelo arquiteto Adolf Hoch, tem sido um símbolo de um espírito moderno na arquitetura e no planejamento urbano. Após mais de 50 anos, a cidade de Viena empreendeu uma restauração completa da estrutura. A passagem foi reaberta em 17 de setembro de 2013. Apresenta o desenho original das colunas redondas, os vidros curvos das vitrines e o padrão xadrez do piso.
(resolução original: 17 110 × 8 558)

22 de maio de 2024 editar

Acasalamento de cobos-de-uganda (Kobus kob thomasi) no Parque Nacional Rainha Elizabeth em Uganda. As fêmeas têm sua primeira ovulação aos 13–14 meses e têm intervalos de 20 a 26 dias entre os ciclos estrais até serem fecundadas. O cortejo do cobe pode durar até dois minutos, e a cópula pode durar apenas alguns segundos. Uma fêmea pode acasalar até 20 vezes com pelo menos um dos machos centrais em um dia. Depois de um período de gestação de oito meses e do parto, o cio pode começar de 21 a 64 dias depois. (definição 4 079 × 2 719)

Acasalamento de cobos-de-uganda (Kobus kob thomasi) no Parque Nacional Rainha Elizabeth em Uganda. As fêmeas têm sua primeira ovulação aos 13–14 meses e têm intervalos de 20 a 26 dias entre os ciclos estrais até serem fecundadas. O cortejo do cobe pode durar até dois minutos, e a cópula pode durar apenas alguns segundos. Uma fêmea pode acasalar até 20 vezes com pelo menos um dos machos centrais em um dia. Depois de um período de gestação de oito meses e do parto, o cio pode começar de 21 a 64 dias depois.
(resolução original: 4 079 × 2 719)

23 de maio de 2024 editar

Mulheres orando no Nepal. Hoje é o feriado nacional nepalês Aniversário de Buda (Buddha Purnima). É um festival essencialmente budista celebrado na maior parte do Sul, Sudeste e Leste da Ásia, comemorando o nascimento do príncipe Sidarta Gautama, que se tornou o Gautama Buda e fundou o budismo. Segundo a tradição budista e os arqueólogos, Gautama Buda, por volta de 563–483 a.C., nasceu em Lumbini, no Nepal. O ano exato do aniversário do Buda é baseado na convenção do Sri Lanka, enquanto vários calendários lunissolares asiáticos atribuem dias lunares diferentes. A data para a celebração do aniversário do Buda, portanto, varia de ano para ano no calendário gregoriano ocidental. (definição 4 775 × 3 350)

Mulheres orando no Nepal. Hoje é o feriado nacional nepalês Aniversário de Buda (Buddha Purnima). É um festival essencialmente budista celebrado na maior parte do Sul, Sudeste e Leste da Ásia, comemorando o nascimento do príncipe Sidarta Gautama, que se tornou o Gautama Buda e fundou o budismo. Segundo a tradição budista e os arqueólogos, Gautama Buda, por volta de 563–483 a.C., nasceu em Lumbini, no Nepal. O ano exato do aniversário do Buda é baseado na convenção do Sri Lanka, enquanto vários calendários lunissolares asiáticos atribuem dias lunares diferentes. A data para a celebração do aniversário do Buda, portanto, varia de ano para ano no calendário gregoriano ocidental.
(resolução original: 4 775 × 3 350)

24 de maio de 2024 editar

Albatroz-errante (Diomedea exulans) a leste da península da Tasmânia, Tasmânia, Austrália. O albatroz-errante é um dos dois maiores membros do gênero Diomedea (os grandes albatrozes), sendo semelhante em tamanho ao albatroz-real-meridional. Tem a maior envergadura conhecida de qualquer ave viva e também é uma das aves de maior alcance. Sabe-se que alguns albatrozes-errantes circum-navegam o Oceano Antártico três vezes, percorrendo mais de 120 mil km em um ano. (definição 2 500 × 1 666)

Albatroz-errante (Diomedea exulans) a leste da península da Tasmânia, Tasmânia, Austrália. O albatroz-errante é um dos dois maiores membros do gênero Diomedea (os grandes albatrozes), sendo semelhante em tamanho ao albatroz-real-meridional. Tem a maior envergadura conhecida de qualquer ave viva e também é uma das aves de maior alcance. Sabe-se que alguns albatrozes-errantes circum-navegam o Oceano Antártico três vezes, percorrendo mais de 120 mil km em um ano.
(resolução original: 2 500 × 1 666)

25 de maio de 2024 editar

26 de maio de 2024 editar

27 de maio de 2024 editar

28 de maio de 2024 editar

29 de maio de 2024 editar

30 de maio de 2024 editar

31 de maio de 2024 editar