Wikipédia:Imagem em destaque/Agosto de 2023

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Apresentação

Esta página contém uma relação de imagens que a comunidade da Wikipédia lusófona decidiu incluir em sua página principal. Uma imagem diferente é destacada a cada dia, seguindo a escolha do Wikimedia Commons.

Arquivos

2006:  JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2007:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2008:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2009:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2010:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2011:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2012:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2013:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2014:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2015:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2016:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2017:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2018:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2019:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2020:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2021:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2022:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2023:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2024:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

1 de agosto de 2023 editar

Praia de Noordhoek vista da estrada Chapman's Peak Drive, Península do Cabo, África do Sul. Noordhoek pode ser acessada pela pitoresca estrada costeira, que sai de Hout Bay ou pela estrada montanhosa Ou Kaapse Weg, que corta a Reserva Natural Silvermine − agora parte do Parque nacional Montanha da Mesa. Noordhoek é uma pequena comunidade dispersa de casas, muitas vezes com vista para o mar e tem uma grande população de cavalos, pois é comum cavalgar na longa praia de areia; a praia é um trecho de 6 km de areia branca e fina apoiado por Chapman's Peak (592 m) e o Parque nacional Montanha da Mesa. (definição 8 687 × 4 348)

Praia de Noordhoek vista da estrada Chapman's Peak Drive, Península do Cabo, África do Sul. Noordhoek pode ser acessada pela pitoresca estrada costeira, que sai de Hout Bay ou pela estrada montanhosa Ou Kaapse Weg, que corta a Reserva Natural Silvermine − agora parte do Parque nacional Montanha da Mesa. Noordhoek é uma pequena comunidade dispersa de casas, muitas vezes com vista para o mar e tem uma grande população de cavalos, pois é comum cavalgar na longa praia de areia; a praia é um trecho de 6 km de areia branca e fina apoiado por Chapman's Peak (592 m) e o Parque nacional Montanha da Mesa.
(resolução original: 8 687 × 4 348)

2 de agosto de 2023 editar

Vista noturna do antigo edifício da agência central de correios em Gotemburgo, Suécia. Hoje, Clarion Hotel Post. O Clarion Hotel Post foi inaugurado em 26 de janeiro de 2012, possui 500 quartos, incluindo três suítes, uma ampla sala de eventos com capacidade para 1 000 pessoas e 17 salas de reuniões. São três restaurantes e bares, bistrô, bar e churrascaria e uma piscina na cobertura com boa vista da cidade. Com uma área total de 36 700 metros quadrados. (definição 4 892 × 3 914)

Vista noturna do antigo edifício da agência central de correios em Gotemburgo, Suécia. Hoje, Clarion Hotel Post. O Clarion Hotel Post foi inaugurado em 26 de janeiro de 2012, possui 500 quartos, incluindo três suítes, uma ampla sala de eventos com capacidade para 1 000 pessoas e 17 salas de reuniões. São três restaurantes e bares, bistrô, bar e churrascaria e uma piscina na cobertura com boa vista da cidade. Com uma área total de 36 700 metros quadrados.
(resolução original: 4 892 × 3 914)

3 de agosto de 2023 editar

Uma agricultora embala varetas de incenso na aldeia de Quang Phu Cau próximo de Hanói, Vietnã. O incenso é um material biótico aromático que libera fumaça perfumada quando queimado. O termo é usado tanto para o material quanto para o aroma. O incenso é usado por razões estéticas, adoração religiosa, aromaterapia, meditação e cerimonial. Também pode ser usado como um simples desodorante ou repelente de insetos. É composto de materiais vegetais aromáticos, frequentemente combinados com óleos essenciais. As formas assumidas pelo incenso diferem com a cultura subjacente e mudaram com os avanços da tecnologia e o aumento do número de usos. (definição 7 008 × 4 672)

Uma agricultora embala varetas de incenso na aldeia de Quang Phu Cau próximo de Hanói, Vietnã. O incenso é um material biótico aromático que libera fumaça perfumada quando queimado. O termo é usado tanto para o material quanto para o aroma. O incenso é usado por razões estéticas, adoração religiosa, aromaterapia, meditação e cerimonial. Também pode ser usado como um simples desodorante ou repelente de insetos. É composto de materiais vegetais aromáticos, frequentemente combinados com óleos essenciais. As formas assumidas pelo incenso diferem com a cultura subjacente e mudaram com os avanços da tecnologia e o aumento do número de usos.
(resolução original: 7 008 × 4 672)

4 de agosto de 2023 editar

Cervejaria Sierra Nevada em Chico, Califórnia, Estados Unidos. Hoje é o Dia Internacional da Cerveja. (definição 7 053 × 5 302)

Cervejaria Sierra Nevada em Chico, Califórnia, Estados Unidos. Hoje é o Dia Internacional da Cerveja.
(resolução original: 7 053 × 5 302)

5 de agosto de 2023 editar

Beco entre a Casa de vinhos da cidade de Münster (Stadtweinhaus) e a Prefeitura, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. A Casa de vinhos, no Prinzipalmarkt, é um anexo representativo da histórica prefeitura de Münster do século XVII e um dos marcos da cidade. Foi construída em 1615/1616 no governo do primeiro prefeito e é a única dependência sobrevivente da prefeitura, mas é arquitetonicamente muito independente e elegante. Ela está localizada ao norte da atual prefeitura, separada dela apenas por um beco estreito. Originalmente servia como depósito do vinho da cidade, que antes era armazenado nas adegas da prefeitura. (definição 4 466 × 4 466)

Beco entre a Casa de vinhos da cidade de Münster (Stadtweinhaus) e a Prefeitura, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. A Casa de vinhos, no Prinzipalmarkt, é um anexo representativo da histórica prefeitura de Münster do século XVII e um dos marcos da cidade. Foi construída em 1615/1616 no governo do primeiro prefeito e é a única dependência sobrevivente da prefeitura, mas é arquitetonicamente muito independente e elegante. Ela está localizada ao norte da atual prefeitura, separada dela apenas por um beco estreito. Originalmente servia como depósito do vinho da cidade, que antes era armazenado nas adegas da prefeitura.
(resolução original: 4 466 × 4 466)

6 de agosto de 2023 editar

Órgão na igreja reformada de Waltensburg, cantão dos Grisões, Suíça. A igreja foi construída no final do século XI. É mais conhecida pelas pinturas de parede do mestre de Waltensburg. Suas pinturas estão entre as melhores obras da pintura gótica na Suíça. A igreja-salão retangular e capela-mor quadrada é dedicada aos Santos Desidério e Leodegário. Por volta de 1330 foi ampliada para oeste e ligada à torre fortificada, convertida em torre sineira. (definição 3 826 × 3 390)

Órgão na igreja reformada de Waltensburg, cantão dos Grisões, Suíça. A igreja foi construída no final do século XI. É mais conhecida pelas pinturas de parede do mestre de Waltensburg. Suas pinturas estão entre as melhores obras da pintura gótica na Suíça. A igreja-salão retangular e capela-mor quadrada é dedicada aos Santos Desidério e Leodegário. Por volta de 1330 foi ampliada para oeste e ligada à torre fortificada, convertida em torre sineira.
(resolução original: 3 826 × 3 390)

7 de agosto de 2023 editar

Uma menina pega água de uma fonte pública durante um dia quente de verão em 1921, Paris, França. Antes que a água potável fosse fornecida em residências particulares, a água para beber era disponibilizada aos cidadãos das cidades por meio do acesso a fontes públicas. Muitos desses primeiros bebedouros públicos ainda podem ser vistos (e usados) em cidades como Roma, com suas muitas fontanelle e nasoni (narizes grandes). (definição 7 872 × 5 655)

Uma menina pega água de uma fonte pública durante um dia quente de verão em 1921, Paris, França. Antes que a água potável fosse fornecida em residências particulares, a água para beber era disponibilizada aos cidadãos das cidades por meio do acesso a fontes públicas. Muitos desses primeiros bebedouros públicos ainda podem ser vistos (e usados) em cidades como Roma, com suas muitas fontanelle e nasoni (narizes grandes).
(resolução original: 7 872 × 5 655)

8 de agosto de 2023 editar

Interior do salão principal do Museu da História dos Judeus Poloneses em Varsóvia, Polônia. O museu está localizado no antigo gueto de Varsóvia. A pedra fundamental do museu foi lançada em 2007 e o museu foi inaugurado em 19 de abril de 2013. A exposição principal foi inaugurada em outubro de 2014 e apresenta uma exposição multimídia sobre a comunidade judaica que floresceu na Polônia por mil anos até o Holocausto da Segunda Guerra Mundial. O edifício, uma estrutura pós-moderna em vidro, cobre e concreto, foi projetado pelos arquitetos finlandeses Rainer Mahlamäki e Ilmari Lahdelma. (definição 7 216 × 5 412)

Interior do salão principal do Museu da História dos Judeus Poloneses em Varsóvia, Polônia. O museu está localizado no antigo gueto de Varsóvia. A pedra fundamental do museu foi lançada em 2007 e o museu foi inaugurado em 19 de abril de 2013. A exposição principal foi inaugurada em outubro de 2014 e apresenta uma exposição multimídia sobre a comunidade judaica que floresceu na Polônia por mil anos até o Holocausto da Segunda Guerra Mundial. O edifício, uma estrutura pós-moderna em vidro, cobre e concreto, foi projetado pelos arquitetos finlandeses Rainer Mahlamäki e Ilmari Lahdelma.
(resolução original: 7 216 × 5 412)

9 de agosto de 2023 editar

Josephine Baker, cartaz de Jean Chassaing. Litografia colorida, impressa por H. Chachoin, Paris, 1931. Naturalizada como Joséphine Baker, foi uma dançarina, cantora e atriz francesa nascida nos Estados Unidos. Sua carreira foi centrada principalmente na Europa, principalmente em sua França adotiva. Ela foi a primeira mulher negra a estrelar um grande filme, o filme mudo La Sirène des tropiques, de 1927, dirigido por Mario Nalpas e Henri Étiévant. Além disso, ajudou a Resistência Francesa durante a Segunda Guerra Mundial, e recebeu a Cruz de Guerra das Forças Armadas Francesas. Em 2021 tornou-se a sexta mulher e a primeira negra a ser sepultada, simbolicamente, no Panteão Nacional. (definição 13 282 × 13 282)

Josephine Baker, cartaz de Jean Chassaing. Litografia colorida, impressa por H. Chachoin, Paris, 1931. Naturalizada como Joséphine Baker, foi uma dançarina, cantora e atriz francesa nascida nos Estados Unidos. Sua carreira foi centrada principalmente na Europa, principalmente em sua França adotiva. Ela foi a primeira mulher negra a estrelar um grande filme, o filme mudo La Sirène des tropiques, de 1927, dirigido por Mario Nalpas e Henri Étiévant. Além disso, ajudou a Resistência Francesa durante a Segunda Guerra Mundial, e recebeu a Cruz de Guerra das Forças Armadas Francesas. Em 2021 tornou-se a sexta mulher e a primeira negra a ser sepultada, simbolicamente, no Panteão Nacional.
(resolução original: 13 282 × 13 282)

10 de agosto de 2023 editar

Clavulinopsis sulcata, uma espécie de fungo da ordem Agaricales, em Lane Cove River, Sydney, Nova Gales do Sul, Austrália. Ele forma corpos frutíferos muito longos, esguios, cilíndricos, rosados ​​ou alaranjados, que crescem no solo entre a serapilheira. É um fungo bastante comum e seu estado de conservação foi avaliado como sendo de menor preocupação. (definição 5 275 × 3 516)

Clavulinopsis sulcata, uma espécie de fungo da ordem Agaricales, em Lane Cove River, Sydney, Nova Gales do Sul, Austrália. Ele forma corpos frutíferos muito longos, esguios, cilíndricos, rosados ​​ou alaranjados, que crescem no solo entre a serapilheira. É um fungo bastante comum e seu estado de conservação foi avaliado como sendo de menor preocupação.
(resolução original: 5 275 × 3 516)

11 de agosto de 2023 editar

Brasão do cardeal católico inglês John Henry Newman. Lema: Cor ad cor loquitur (o coração fala ao coração). Reconhecido teólogo e cristólogo, é uma das maiores figuras do catolicismo britânico, juntamente com Thomas More, Edward Manning e Ronald Knox. Exerceu considerável influência sobre os intelectuais católicos, especialmente autores do anglicanismo. Proclamado venerável pelo Dicastério para as Causas dos Santos em 1991 e beatificado em Birmingham no dia 19 de setembro de 2010 pelo Papa Bento XVI, foi proclamado santo em 13 de outubro de 2019 pelo Papa Francisco. (definição 1 150 × 1 150)

Brasão do cardeal católico inglês John Henry Newman. Lema: Cor ad cor loquitur (o coração fala ao coração). Reconhecido teólogo e cristólogo, é uma das maiores figuras do catolicismo britânico, juntamente com Thomas More, Edward Manning e Ronald Knox. Exerceu considerável influência sobre os intelectuais católicos, especialmente autores do anglicanismo. Proclamado venerável pelo Dicastério para as Causas dos Santos em 1991 e beatificado em Birmingham no dia 19 de setembro de 2010 pelo Papa Bento XVI, foi proclamado santo em 13 de outubro de 2019 pelo Papa Francisco.
(resolução original: 1 150 × 1 150)

12 de agosto de 2023 editar

Wu Yong, um personagem fictício de Margem da Água, um dos Quatro Grandes Romances Clássicos da literatura chinesa. Apelidado de Estrela do Conhecimento, ele ocupa o terceiro lugar entre os 36 Espíritos Celestiais, o primeiro terço das 108 Estrelas do Destino. O romance retrata Wu Yong como tendo um rosto claro e bonito e uma longa barba − características típicas de homens cultos e sofisticados na literatura chinesa. Quando Wu Yong é um professor comum em uma escola de aldeia no condado de Yuncheng, ele é comparado por alguns a Zhuge Liang e Chen Ping, dois famosos estrategistas da dinastia Han, por sua astúcia e inteligência. Pintura do mestre japonês Utagawa Kuniyoshi. (definição 1 928 × 1 928)

Wu Yong, um personagem fictício de Margem da Água, um dos Quatro Grandes Romances Clássicos da literatura chinesa. Apelidado de Estrela do Conhecimento, ele ocupa o terceiro lugar entre os 36 Espíritos Celestiais, o primeiro terço das 108 Estrelas do Destino. O romance retrata Wu Yong como tendo um rosto claro e bonito e uma longa barba − características típicas de homens cultos e sofisticados na literatura chinesa. Quando Wu Yong é um professor comum em uma escola de aldeia no condado de Yuncheng, ele é comparado por alguns a Zhuge Liang e Chen Ping, dois famosos estrategistas da dinastia Han, por sua astúcia e inteligência. Pintura do mestre japonês Utagawa Kuniyoshi.
(resolução original: 1 928 × 1 928)

13 de agosto de 2023 editar

Vista aérea de Ivanovo, Rússia. É o centro administrativo e a maior cidade da região de Ivanovo, localizada a 254 quilômetros a nordeste de Moscou. Até 1932, era anteriormente conhecida como Ivanovo-Voznesensk. É a cidade mais jovem do Anel de Ouro da Rússia. A cidade fica às margens do rio Uvod. Ganhou o estatuto de cidade em 1871, emergiu como um importante centro de produção têxtil e começou a ser chamada de “Manchester russa”. (definição 5 125 × 3 203)

Vista aérea de Ivanovo, Rússia. É o centro administrativo e a maior cidade da região de Ivanovo, localizada a 254 quilômetros a nordeste de Moscou. Até 1932, era anteriormente conhecida como Ivanovo-Voznesensk. É a cidade mais jovem do Anel de Ouro da Rússia. A cidade fica às margens do rio Uvod. Ganhou o estatuto de cidade em 1871, emergiu como um importante centro de produção têxtil e começou a ser chamada de “Manchester russa”.
(resolução original: 5 125 × 3 203)

14 de agosto de 2023 editar

Salão Frere (em urdu: فریئر ہال), Carachi, Paquistão. É um edifício, que data do início da era colonial britânica em Sinde. Concluído em 1865, o Salão Frere foi originalmente planejado para servir como a prefeitura de Carachi, e agora serve como espaço para exposições e biblioteca. A biblioteca é uma das maiores de Carachi e abriga uma coleção de mais de 70 000 livros, incluindo manuscritos raros. (definição 4 862 × 3 890)

Salão Frere (em urdu: فریئر ہال), Carachi, Paquistão. É um edifício, que data do início da era colonial britânica em Sinde. Concluído em 1865, o Salão Frere foi originalmente planejado para servir como a prefeitura de Carachi, e agora serve como espaço para exposições e biblioteca. A biblioteca é uma das maiores de Carachi e abriga uma coleção de mais de 70 000 livros, incluindo manuscritos raros.
(resolução original: 4 862 × 3 890)

15 de agosto de 2023 editar

Rio Indo fluindo perto de Lé, a capital da região transimalaia de Ladaque, no norte da Índia. Lé é uma cidade administrada pela Índia, na disputada região da Caxemira. Foi a capital histórica do Reino de Ladaque e durante séculos uma importante parada nas rotas de comércio ao longo do Vale do Indo entre o Tibete, Caxemira, Índia e China. A Cidade Velha de Lé foi adicionada à lista do World Monuments Fund dos 100 locais mais ameaçados devido ao aumento das chuvas causado pelas mudanças climáticas, entre outras razões. (definição 11 136 × 2 954)

Rio Indo fluindo perto de , a capital da região transimalaia de Ladaque, no norte da Índia. Lé é uma cidade administrada pela Índia, na disputada região da Caxemira. Foi a capital histórica do Reino de Ladaque e durante séculos uma importante parada nas rotas de comércio ao longo do Vale do Indo entre o Tibete, Caxemira, Índia e China. A Cidade Velha de Lé foi adicionada à lista do World Monuments Fund dos 100 locais mais ameaçados devido ao aumento das chuvas causado pelas mudanças climáticas, entre outras razões.
(resolução original: 11 136 × 2 954)

16 de agosto de 2023 editar

Peças de xadrez: peões. O peão (♙, ♟) é a peça mais numerosa e mais fraca do jogo de xadrez. Ele pode mover um quadrado vago diretamente para frente, pode mover dois quadrados vagos diretamente para frente em seu primeiro movimento e pode capturar um quadrado diagonalmente para frente. Cada jogador começa uma partida com oito peões, um em cada casa de sua segunda fileira. (definição 6 720 × 4 480)

Peças de xadrez: peões. O peão (♙, ♟) é a peça mais numerosa e mais fraca do jogo de xadrez. Ele pode mover um quadrado vago diretamente para frente, pode mover dois quadrados vagos diretamente para frente em seu primeiro movimento e pode capturar um quadrado diagonalmente para frente. Cada jogador começa uma partida com oito peões, um em cada casa de sua segunda fileira.
(resolução original: 6 720 × 4 480)

17 de agosto de 2023 editar

Janelas na antiga taberna Zur goldenen Krone (Para a coroa dourada) da aldeia de Dallau, com decorações florais rurais adequadas à estação. Museu a céu aberto de Odenwald em Gottersdorf, distrito de Walldürn, Alemanha. Dezesseis edifícios das regiões de Odenwald e Bauland dos séculos XVII a XX estão em exibição no local. As casas foram removidas de seus locais originais e reconstruídas conforme o original no terreno do museu (translocação). Prédios, instalações, máquinas e ferramentas fornecem percepções realistas sobre o ambiente de vida e trabalho mais simples da área naquela época. (definição 5 634 × 3 861)

Janelas na antiga taberna Zur goldenen Krone (Para a coroa dourada) da aldeia de Dallau, com decorações florais rurais adequadas à estação. Museu a céu aberto de Odenwald em Gottersdorf, distrito de Walldürn, Alemanha. Dezesseis edifícios das regiões de Odenwald e Bauland dos séculos XVII a XX estão em exibição no local. As casas foram removidas de seus locais originais e reconstruídas conforme o original no terreno do museu (translocação). Prédios, instalações, máquinas e ferramentas fornecem percepções realistas sobre o ambiente de vida e trabalho mais simples da área naquela época.
(resolução original: 5 634 × 3 861)

18 de agosto de 2023 editar

Vitral do Sagrado Coração de Jesus na igreja paroquial católica dos Santos Julita e Ciro, Andiast, cantão dos Grisões, Suíça. Andiast é um distrito do município de Breil/Brigels na região de Surselva. Até 1943, era conhecido como Andest e até 31 de dezembro de 2017, formou seu próprio município político. Situado perto das estações de esqui de Waltensburg/Vuorz e Breil/Brigels, Andiast é conhecida por seus esportes de inverno. (definição 2 004 × 2 004)

Vitral do Sagrado Coração de Jesus na igreja paroquial católica dos Santos Julita e Ciro, Andiast, cantão dos Grisões, Suíça. Andiast é um distrito do município de Breil/Brigels na região de Surselva. Até 1943, era conhecido como Andest e até 31 de dezembro de 2017, formou seu próprio município político. Situado perto das estações de esqui de Waltensburg/Vuorz e Breil/Brigels, Andiast é conhecida por seus esportes de inverno.
(resolução original: 2 004 × 2 004)

19 de agosto de 2023 editar

Arco do Triunfo do Carrossel, um arco triunfal localizado na Praça do Carrossel, em Paris, França. É um exemplo de arquitetura neoclássica na ordem coríntia. Foi construído entre 1806 e 1808 para comemorar as vitórias militares de Napoleão nas Guerras da Terceira e Quarta Coligações. O Arco do Triunfo de l'Étoile, no final da Champs-Élysées, foi projetado no mesmo ano; tem cerca de duas vezes o tamanho e não foi concluído até 1836. (definição 3 918 × 2 612)

Arco do Triunfo do Carrossel, um arco triunfal localizado na Praça do Carrossel, em Paris, França. É um exemplo de arquitetura neoclássica na ordem coríntia. Foi construído entre 1806 e 1808 para comemorar as vitórias militares de Napoleão nas Guerras da Terceira e Quarta Coligações. O Arco do Triunfo de l'Étoile, no final da Champs-Élysées, foi projetado no mesmo ano; tem cerca de duas vezes o tamanho e não foi concluído até 1836.
(resolução original: 3 918 × 2 612)

20 de agosto de 2023 editar

A neve e o gelo derretendo no lago Saint Clair criam padrões de cores impressionantes. É um lago de água doce que fica entre a província canadense de Ontário e o estado americano de Michigan. Foi nomeado em 1679 por exploradores católicos franceses em homenagem a Santa Clara de Assis, em cujo dia de festa eles viram o lago pela primeira vez. Faz parte do sistema dos Grandes Lagos e, com o rio St. Clair e o rio Detroit, conecta o lago Huron (ao norte) com o lago Erie (ao sul). (definição 2 468 × 2 090)

A neve e o gelo derretendo no lago Saint Clair criam padrões de cores impressionantes. É um lago de água doce que fica entre a província canadense de Ontário e o estado americano de Michigan. Foi nomeado em 1679 por exploradores católicos franceses em homenagem a Santa Clara de Assis, em cujo dia de festa eles viram o lago pela primeira vez. Faz parte do sistema dos Grandes Lagos e, com o rio St. Clair e o rio Detroit, conecta o lago Huron (ao norte) com o lago Erie (ao sul).
(resolução original: 2 468 × 2 090)

21 de agosto de 2023 editar

“Hamishki”, torre defensiva dos inguches que data do século XVI, e as torres de Erzi ao fundo. Vale de Armkhi no norte da cordilheira do Cáucaso, República da Inguchétia. Os inguches são um grupo étnico que habita principalmente o Cáucaso central, mas também habita o distrito de Prigorodny e a cidade de Vladikavkaz da atual Ossétia do Norte-Alânia. Os inguches são predominantemente muçulmanos sunitas e falam a língua inguche. (definição 6 000 × 4 000)

“Hamishki”, torre defensiva dos inguches que data do século XVI, e as torres de Erzi ao fundo. Vale de Armkhi no norte da cordilheira do Cáucaso, República da Inguchétia. Os inguches são um grupo étnico que habita principalmente o Cáucaso central, mas também habita o distrito de Prigorodny e a cidade de Vladikavkaz da atual Ossétia do Norte-Alânia. Os inguches são predominantemente muçulmanos sunitas e falam a língua inguche.
(resolução original: 6 000 × 4 000)

22 de agosto de 2023 editar

Estação das Docas em Belém, Brasil: antigas docas restauradas. O complexo congrega diversos aspectos, entre eles: gastronomia, cinema e teatro Maria Sylvia Nunes, feiras, exposições, museu do Porto de Belém e o anfiteatro do Forte de São Pedro Nolasco. São 32 mil m² divididos em três armazéns e um terminal de passageiros. Está localizado às margens da baía do Guajará. (definição 4 206 × 2 821)

Estação das Docas em Belém, Brasil: antigas docas restauradas. O complexo congrega diversos aspectos, entre eles: gastronomia, cinema e teatro Maria Sylvia Nunes, feiras, exposições, museu do Porto de Belém e o anfiteatro do Forte de São Pedro Nolasco. São 32 mil m² divididos em três armazéns e um terminal de passageiros. Está localizado às margens da baía do Guajará.
(resolução original: 4 206 × 2 821)

23 de agosto de 2023 editar

Conchita Wurst representando a Áustria com a canção "Rise Like a Phoenix" durante um ensaio geral antes da segunda semifinal do Festival Eurovisão da Canção 2014 em Copenhague, Dinamarca. "Rise Like a Phoenix" foi a segunda vitória da Áustria na competição, sendo a primeira em 1966. (definição 5 525 × 3 688)

Conchita Wurst representando a Áustria com a canção "Rise Like a Phoenix" durante um ensaio geral antes da segunda semifinal do Festival Eurovisão da Canção 2014 em Copenhague, Dinamarca. "Rise Like a Phoenix" foi a segunda vitória da Áustria na competição, sendo a primeira em 1966.
(resolução original: 5 525 × 3 688)

24 de agosto de 2023 editar

Luz em uma capela de montanha nas colinas de Shyshkovi, região de Tchernivtsi, Ucrânia. As colinas de Shyshkovi são um marco geológico natural de importância local na Ucrânia. A área de calcário erosivo é de 12 hectares sendo um local de crescimento de rara vegetação litófita. (definição 3 543 × 2 362)

Luz em uma capela de montanha nas colinas de Shyshkovi, região de Tchernivtsi, Ucrânia. As colinas de Shyshkovi são um marco geológico natural de importância local na Ucrânia. A área de calcário erosivo é de 12 hectares sendo um local de crescimento de rara vegetação litófita.
(resolução original: 3 543 × 2 362)

25 de agosto de 2023 editar

Ivy Quainoo em concerto no Gloria-Theater, Colônia, Alemanha, janeiro de 2014. Ivy Quainoo é uma cantora alemã nascida em Berlim-Neukölln, filha de pais ganeses. Em fevereiro de 2012, ganhou a primeira edição do The Voice of Germany. Em dezembro de 2017, foi anunciado que ela seria uma das seis concorrentes no Unser Lied für Lissabon, a final nacional alemã do Festival Eurovisão da Canção 2018. Ivy Quainoo filmou comerciais para a Volkswagen em 2012. Desde fevereiro de 2013 ela é a embaixadora da campanha alemã Together for Africa. Em junho de 2013, Quainoo desfilou como modelo para a Berlin Fashion Week. (definição 2 848 × 2 848)

Ivy Quainoo em concerto no Gloria-Theater, Colônia, Alemanha, janeiro de 2014. Ivy Quainoo é uma cantora alemã nascida em Berlim-Neukölln, filha de pais ganeses. Em fevereiro de 2012, ganhou a primeira edição do The Voice of Germany. Em dezembro de 2017, foi anunciado que ela seria uma das seis concorrentes no Unser Lied für Lissabon, a final nacional alemã do Festival Eurovisão da Canção 2018. Ivy Quainoo filmou comerciais para a Volkswagen em 2012. Desde fevereiro de 2013 ela é a embaixadora da campanha alemã Together for Africa. Em junho de 2013, Quainoo desfilou como modelo para a Berlin Fashion Week.
(resolução original: 2 848 × 2 848)

26 de agosto de 2023 editar

Fêmea de rinoceronte-negro (Diceros bicornis occidentalis) no Parque Nacional Etosha, Namíbia. É uma espécie nativa do leste e sul da África, incluindo Angola, Botsuana, Quênia, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Essuatíni, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue. Embora a espécie seja referida como negra, suas cores variam do marrom ao cinza. A espécie em geral é classificada como criticamente ameaçada e está ameaçada por vários fatores, incluindo caça furtiva e redução de habitat. (definição 5 082 × 3 388)

Fêmea de rinoceronte-negro (Diceros bicornis occidentalis) no Parque Nacional Etosha, Namíbia. É uma espécie nativa do leste e sul da África, incluindo Angola, Botsuana, Quênia, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Essuatíni, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue. Embora a espécie seja referida como negra, suas cores variam do marrom ao cinza. A espécie em geral é classificada como criticamente ameaçada e está ameaçada por vários fatores, incluindo caça furtiva e redução de habitat.
(resolução original: 5 082 × 3 388)

27 de agosto de 2023 editar

Vagem de sementes aberta do jacinto-silvestre (Hyacinthoides non-scripta). É uma planta perene bulbosa, nativa das partes ocidentais da Europa atlântica, desde o noroeste da Espanha e noroeste de Portugal, até os Países Baixos, Grã-Bretanha e Irlanda. É também frequentemente usada como planta de jardim, seja entre árvores ou em bordaduras herbáceas. (definição 3 193 × 3 193)

Vagem de sementes aberta do jacinto-silvestre (Hyacinthoides non-scripta). É uma planta perene bulbosa, nativa das partes ocidentais da Europa atlântica, desde o noroeste da Espanha e noroeste de Portugal, até os Países Baixos, Grã-Bretanha e Irlanda. É também frequentemente usada como planta de jardim, seja entre árvores ou em bordaduras herbáceas.
(resolução original: 3 193 × 3 193)

28 de agosto de 2023 editar

Vista do Oceano Pacífico no Point Mugu State Park, sul da Califórnia, Estados Unidos. É um parque estadual localizado na Área de Recreação Nacional das Montanhas de Santa Mônica. A costa acidentada e quase intransponível das montanhas ocidentais de Santa Mônica dá lugar a lagoas de maré e dunas costeiras em Mugu Rock. A borda oeste do parque fica ao lado da lagoa Mugu, sendo uma área protegida na Estação Aérea Naval de Point Mugu. (definição 4 080 × 3 264)

Vista do Oceano Pacífico no Point Mugu State Park, sul da Califórnia, Estados Unidos. É um parque estadual localizado na Área de Recreação Nacional das Montanhas de Santa Mônica. A costa acidentada e quase intransponível das montanhas ocidentais de Santa Mônica dá lugar a lagoas de maré e dunas costeiras em Mugu Rock. A borda oeste do parque fica ao lado da lagoa Mugu, sendo uma área protegida na Estação Aérea Naval de Point Mugu.
(resolução original: 4 080 × 3 264)

29 de agosto de 2023 editar

Castelo de Pierreclos com sua igreja (século XII), no departamento de Saône-et-Loire, região de Borgonha-Franco-Condado, França. Está classificado como monumento histórico desde 21 de dezembro de 1984. O castelo é propriedade privada e aberto ao público. Hoje, o castelo acolhe diversas atividades: quinta vinícola (agricultura biológica certificada), casamentos, recepções, quartos de hóspedes, visita histórica e loja de produtos regionais. (definição 3 881 × 2 425)

Castelo de Pierreclos com sua igreja (século XII), no departamento de Saône-et-Loire, região de Borgonha-Franco-Condado, França. Está classificado como monumento histórico desde 21 de dezembro de 1984. O castelo é propriedade privada e aberto ao público. Hoje, o castelo acolhe diversas atividades: quinta vinícola (agricultura biológica certificada), casamentos, recepções, quartos de hóspedes, visita histórica e loja de produtos regionais.
(resolução original: 3 881 × 2 425)

30 de agosto de 2023 editar

Pico Pedra Azul com o centro da Via Láctea acima dele. O Parque Estadual da Pedra Azul é um parque estadual em Domingos Martins, um dos municípios de imigrantes europeus da região serrana do Espírito Santo, Brasil. O Pico Pedra Azul é um afloramento de gnaisse com 1 822 m de altitude, considerado patrimônio geológico brasileiro. Seu nome se deve à presença de líquens que deixam seu tom azulado. Mas conforme a época do ano e a incidência solar, a rocha pode ganhar diferentes tonalidades. (definição 5 657 × 3 769)

Pico Pedra Azul com o centro da Via Láctea acima dele. O Parque Estadual da Pedra Azul é um parque estadual em Domingos Martins, um dos municípios de imigrantes europeus da região serrana do Espírito Santo, Brasil. O Pico Pedra Azul é um afloramento de gnaisse com 1 822 m de altitude, considerado patrimônio geológico brasileiro. Seu nome se deve à presença de líquens que deixam seu tom azulado. Mas conforme a época do ano e a incidência solar, a rocha pode ganhar diferentes tonalidades.
(resolução original: 5 657 × 3 769)

31 de agosto de 2023 editar

Fêmea de pipira-preta (Tachyphonus rufus) em Trindade. É uma ave passeriforme de tamanho médio. A ave adulta tem 18,5 cm de comprimento, uma cauda longa e um bico pontiagudo preto e forte. O macho adulto é preto brilhante, exceto por coberturas brancas na parte inferior das asas e uma pequena mancha branca na parte superior da asa. As fêmeas e os imaturos são totalmente ruivos na plumagem, um pouco mais claros na parte inferior. São encontrados desde o sul da Costa Rica até o norte da Argentina e nas ilhas de Trindade e Tobago. (definição 1 792 × 1 792)

Fêmea de pipira-preta (Tachyphonus rufus) em Trindade. É uma ave passeriforme de tamanho médio. A ave adulta tem 18,5 cm de comprimento, uma cauda longa e um bico pontiagudo preto e forte. O macho adulto é preto brilhante, exceto por coberturas brancas na parte inferior das asas e uma pequena mancha branca na parte superior da asa. As fêmeas e os imaturos são totalmente ruivos na plumagem, um pouco mais claros na parte inferior. São encontrados desde o sul da Costa Rica até o norte da Argentina e nas ilhas de Trindade e Tobago.
(resolução original: 1 792 × 1 792)