Wikipédia:Imagem em destaque/Outubro de 2022

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Apresentação

Esta página contém uma relação de imagens que a comunidade da Wikipédia lusófona decidiu incluir em sua página principal. Uma imagem diferente é destacada a cada dia, seguindo a escolha do Wikimedia Commons.

Arquivos

2006:  JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2007:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2008:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2009:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2010:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2011:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2012:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2013:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2014:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2015:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2016:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2017:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2018:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2019:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2020:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2021:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2022:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2023:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2024:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

1 de outubro de 2022 editar

Casal de suricatas (Suricata suricatta) vigiando; parque nacional do deserto de sal de Makgadikgadi, Botsuana. O suricata é um pequeno mangusto encontrado no sul da África. Os suricatas têm garras adaptadas para cavar e têm a capacidade de termorregular para sobreviver em seu habitat árido e seco. Três subespécies são reconhecidas. Os suricatas são altamente sociais e formam bandos de dois a 30 indivíduos cada. A reprodução ocorre com picos durante as chuvas fortes; após uma gestação de 60 a 70 dias, nasce uma ninhada de três a sete filhotes. (definição 6 663 × 5 446)

Casal de suricatas (Suricata suricatta) vigiando; parque nacional do deserto de sal de Makgadikgadi, Botsuana. O suricata é um pequeno mangusto encontrado no sul da África. Os suricatas têm garras adaptadas para cavar e têm a capacidade de termorregular para sobreviver em seu habitat árido e seco. Três subespécies são reconhecidas. Os suricatas são altamente sociais e formam bandos de dois a 30 indivíduos cada. A reprodução ocorre com picos durante as chuvas fortes; após uma gestação de 60 a 70 dias, nasce uma ninhada de três a sete filhotes.
(resolução original: 6 663 × 5 446)

2 de outubro de 2022 editar

Escultura “Abluftplastik” (Friedrich Gräsel, 1971) perto do edifício da LBS em Münster, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. Friedrich Gräsel (1927–2013) foi um escultor alemão, que inspirado no ambiente industrial de sua cidade natal, Bochum, usou elementos de aço fabricados industrialmente para suas esculturas. Além de seu trabalho livre, ele também criou esculturas em tubos com uma função técnica. As grandes esculturas do artista podem ser vistas em espaços públicos de muitas cidades da Alemanha. (definição 6 720 × 4 480)

Escultura “Abluftplastik” (Friedrich Gräsel, 1971) perto do edifício da LBS em Münster, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. Friedrich Gräsel (1927–2013) foi um escultor alemão, que inspirado no ambiente industrial de sua cidade natal, Bochum, usou elementos de aço fabricados industrialmente para suas esculturas. Além de seu trabalho livre, ele também criou esculturas em tubos com uma função técnica. As grandes esculturas do artista podem ser vistas em espaços públicos de muitas cidades da Alemanha.
(resolução original: 6 720 × 4 480)

3 de outubro de 2022 editar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a primeira-dama Michelle Obama e as filhas Sasha e Malia, visitam a estátua do Cristo Redentor cercada por neblina no Rio de Janeiro, Brasil, em 20 de março de 2011. A estátua foi criada pelo escultor francês Paul Landowski e construída pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa, em colaboração com o engenheiro francês Albert Caquot. O escultor romeno Gheorghe Leonida moldou o rosto. O plano inicial era um grande Cristo com um globo em uma mão e uma cruz na outra. A estátua está localizada no pico do Corcovado de 700 metros de altura no Parque Nacional da Tijuca com vista para a cidade do Rio de Janeiro. Símbolo do cristianismo em todo o mundo, a estátua foi eleita uma das novas sete maravilhas do mundo. (definição 4 096 × 2 731)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a primeira-dama Michelle Obama e as filhas Sasha e Malia, visitam a estátua do Cristo Redentor cercada por neblina no Rio de Janeiro, Brasil, em 20 de março de 2011. A estátua foi criada pelo escultor francês Paul Landowski e construída pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa, em colaboração com o engenheiro francês Albert Caquot. O escultor romeno Gheorghe Leonida moldou o rosto. O plano inicial era um grande Cristo com um globo em uma mão e uma cruz na outra. A estátua está localizada no pico do Corcovado de 700 metros de altura no Parque Nacional da Tijuca com vista para a cidade do Rio de Janeiro. Símbolo do cristianismo em todo o mundo, a estátua foi eleita uma das novas sete maravilhas do mundo.
(resolução original: 4 096 × 2 731)

4 de outubro de 2022 editar

Templo da Relíquia do Dente Sagrado ou Sri Dalada Maligawa, é um templo budista em Cândia, Sri Lanka. Ele está localizado no complexo do palácio real do antigo Reino de Cândia, que abriga a relíquia do dente de Buda. Desde os tempos antigos, a relíquia desempenha um papel importante na política local, pois se acredita que quem detém a relíquia detém o governo do país. A relíquia foi historicamente mantida por reis cingaleses. O templo do dente é um Patrimônio Mundial principalmente devido ao templo e à relíquia. (definição 7 333 × 4 125)

Templo da Relíquia do Dente Sagrado ou Sri Dalada Maligawa, é um templo budista em Cândia, Sri Lanka. Ele está localizado no complexo do palácio real do antigo Reino de Cândia, que abriga a relíquia do dente de Buda. Desde os tempos antigos, a relíquia desempenha um papel importante na política local, pois se acredita que quem detém a relíquia detém o governo do país. A relíquia foi historicamente mantida por reis cingaleses. O templo do dente é um Patrimônio Mundial principalmente devido ao templo e à relíquia.
(resolução original: 7 333 × 4 125)

5 de outubro de 2022 editar

Notodoris gardineri (Eliot, 1906), uma lesma marinha que é uma espécie de nudibrânquio, um molusco gastrópode marinho sem concha da família Aegiridae. Pode atingir mais de 10 cm de comprimento. Esta espécie ocorre no tropical Indo-Pacífico e vive na encosta externa ou no topo dos recifes de coral, geralmente de 7 a 15 m de profundidade. Este Notodoris é bentônico e diurno, move-se à vista sem medo de ser tomado por uma presa. (definição 2 000 × 1 442)

Notodoris gardineri (Eliot, 1906), uma lesma marinha que é uma espécie de nudibrânquio, um molusco gastrópode marinho sem concha da família Aegiridae. Pode atingir mais de 10 cm de comprimento. Esta espécie ocorre no tropical Indo-Pacífico e vive na encosta externa ou no topo dos recifes de coral, geralmente de 7 a 15 m de profundidade. Este Notodoris é bentônico e diurno, move-se à vista sem medo de ser tomado por uma presa.
(resolução original: 2 000 × 1 442)

6 de outubro de 2022 editar

Estrelinha-de-coroa-dourada (Regulus satrapa) forrageando em uma árvore de cedro-vermelho (Juniperus virginiana) no Refúgio de Vida Selvagem da Baía da Jamaica no Queens, Estados Unidos. Medindo apenas de 8 a 11 cm de comprimento, é uma das menores espécies de ave do mundo. (definição 3 001 × 2 726)

Estrelinha-de-coroa-dourada (Regulus satrapa) forrageando em uma árvore de cedro-vermelho (Juniperus virginiana) no Refúgio de Vida Selvagem da Baía da Jamaica no Queens, Estados Unidos. Medindo apenas de 8 a 11 cm de comprimento, é uma das menores espécies de ave do mundo.
(resolução original: 3 001 × 2 726)

7 de outubro de 2022 editar

Fantasma de um Gênio de Paul Klee, 1922. Transferência de óleo e aquarela sobre papel colocado sobre cartão, coleção da Galeria Nacional da Escócia. Paul Ernst Klee (1879–1940) foi um pintor e artista gráfico alemão cuja obra diversificada está associada ao Expressionismo, Construtivismo, Cubismo, Primitivismo e Surrealismo. Além de seu trabalho artístico, escreveu escritos teóricos da arte, como Confissão criativa (1920) e Caderno de esboços educacionais (1925). Paul Klee é um dos artistas visuais mais importantes do modernismo clássico do século XX. (definição 3 893 × 3 893)

Fantasma de um Gênio de Paul Klee, 1922. Transferência de óleo e aquarela sobre papel colocado sobre cartão, coleção da Galeria Nacional da Escócia. Paul Ernst Klee (1879–1940) foi um pintor e artista gráfico alemão cuja obra diversificada está associada ao Expressionismo, Construtivismo, Cubismo, Primitivismo e Surrealismo. Além de seu trabalho artístico, escreveu escritos teóricos da arte, como Confissão criativa (1920) e Caderno de esboços educacionais (1925). Paul Klee é um dos artistas visuais mais importantes do modernismo clássico do século XX.
(resolução original: 3 893 × 3 893)

8 de outubro de 2022 editar

Bug Meridional no Parque Nacional Gard de Buzk, região de Mykolaiv. O Bug Meridional é um rio no sudoeste da Ucrânia. Origina-se na Podólia e deságua no estuário Buzk do Mar Negro. É o terceiro rio mais longo da Ucrânia, depois do Dniepre, e o mais longo dos que correm exclusivamente pelo território da Ucrânia — seu comprimento é de 806 km. Ele flui pelas regiões oeste, central e sul do país através de pastagens intercaladas com áreas de florestas e estepes. Aqui, a formação geológica mais antiga da Ucrânia vem à superfície — o escudo cristalino ucraniano, graças ao qual o Bug Meridional é conhecido por suas corredeiras. (definição 2 654 × 2 654)

Bug Meridional no Parque Nacional Gard de Buzk, região de Mykolaiv. O Bug Meridional é um rio no sudoeste da Ucrânia. Origina-se na Podólia e deságua no estuário Buzk do Mar Negro. É o terceiro rio mais longo da Ucrânia, depois do Dniepre, e o mais longo dos que correm exclusivamente pelo território da Ucrânia — seu comprimento é de 806 km. Ele flui pelas regiões oeste, central e sul do país através de pastagens intercaladas com áreas de florestasestepes. Aqui, a formação geológica mais antiga da Ucrânia vem à superfície — o escudo cristalino ucraniano, graças ao qual o Bug Meridional é conhecido por suas corredeiras.
(resolução original: 2 654 × 2 654)

9 de outubro de 2022 editar

Fêmea de gorila-das-montanhas (Gorilla beringei beringei), comendo raiz, grupo Mubare, setor Buhoma, Parque Nacional Impenetrável de Bwindi, Uganda. Os gorilas-da-montanha habitam apenas duas pequenas áreas na África Oriental. Por um lado ocorrem nas encostas dos vulcões Virunga na zona fronteiriça da República Democrática do Congo, Ruanda e Uganda, por outro lado, no Parque Nacional Bwindi no sudoeste de Uganda (gorilas Bwindi). Seu habitat são as florestas montanhosas entre 2 200 e 4 000 metros acima do nível do mar. Ele está listado como ameaçado pela IUCN a partir de 2018. (definição 5 472 × 3 648)

Fêmea de gorila-das-montanhas (Gorilla beringei beringei), comendo raiz, grupo Mubare, setor Buhoma, Parque Nacional Impenetrável de Bwindi, Uganda. Os gorilas-da-montanha habitam apenas duas pequenas áreas na África Oriental. Por um lado ocorrem nas encostas dos vulcões Virunga na zona fronteiriça da República Democrática do Congo, Ruanda e Uganda, por outro lado, no Parque Nacional Bwindi no sudoeste de Uganda (gorilas Bwindi). Seu habitat são as florestas montanhosas entre 2 200 e 4 000 metros acima do nível do mar. Ele está listado como ameaçado pela IUCN a partir de 2018.
(resolução original: 5 472 × 3 648)

10 de outubro de 2022 editar

Vista panorâmica de uma área do Parque Nacional Gard de Buzk, na região de Mykolaiv, no rio Bug Meridional, Ucrânia. A área total do parque é de 6 138,13 hectares e está localizado na encosta sudoeste da maior região geoestrutural da Ucrânia — o Escudo Cristalino ucraniano. Um planalto com declives suaves destaca-se no parque. O planalto é dividido pelos vales dos rios Bug Meridional, Mygiy Tashlyk, Korabelna, Mertvovod, Arbuzinka e Bakshala em áreas separadas, que por sua vez são divididas por uma rede de córregos e ravinas, a maior das quais flui diretamente para o vale do rio Bug Meridional. (definição 5 000 × 2 781)

Vista panorâmica de uma área do Parque Nacional Gard de Buzk, na região de Mykolaiv, no rio Bug Meridional, Ucrânia. A área total do parque é de 6 138,13 hectares e está localizado na encosta sudoeste da maior região geoestrutural da Ucrânia — o Escudo Cristalino ucraniano. Um planalto com declives suaves destaca-se no parque. O planalto é dividido pelos vales dos rios Bug Meridional, Mygiy Tashlyk, Korabelna, Mertvovod, Arbuzinka e Bakshala em áreas separadas, que por sua vez são divididas por uma rede de córregos e ravinas, a maior das quais flui diretamente para o vale do rio Bug Meridional.
(resolução original: 5 000 × 2 781)

11 de outubro de 2022 editar

Laccaria amethystina na reserva natural De Famberhorst, De Fryske Marren, Países Baixos. Laccaria amethystina, vulgarmente conhecido como “ametista-enganadora”, é um pequeno cogumelo de cores vivas, que cresce em florestas de decíduas e coníferas. O cogumelo, em si, é comestível, mas pode absorver arsênico do solo. Como sua coloração ametista brilhante desaparece com a idade e o intemperismo, torna-se difícil identificá-lo, daí o nome comum “enganador”. É encontrado principalmente nas zonas temperadas do norte, embora também ocorra na América Central e do Sul tropical. (definição 3 841 × 3 073)

Laccaria amethystina na reserva natural De Famberhorst, De Fryske Marren, Países Baixos. Laccaria amethystina, vulgarmente conhecido como “ametista-enganadora”, é um pequeno cogumelo de cores vivas, que cresce em florestas de decíduas e coníferas. O cogumelo, em si, é comestível, mas pode absorver arsênico do solo. Como sua coloração ametista brilhante desaparece com a idade e o intemperismo, torna-se difícil identificá-lo, daí o nome comum “enganador”. É encontrado principalmente nas zonas temperadas do norte, embora também ocorra na América Central e do Sul tropical.
(resolução original: 3 841 × 3 073)

12 de outubro de 2022 editar

Vagens de sementes abertas de uma espécie do gênero Aquilegia (nomes comuns: aquilégia ou colombina). Possui cerca de 60–70 espécies. São plantas perenes, encontradas em prados, bosques e em grandes altitudes em todo o Hemisfério Norte, conhecida pelas pétalas esporuladas de suas flores. O nome do gênero Aquilegia vem do latim “Aquila”, ou “águia”; isso é uma referência às formas de “gancho” nas flores, que muitos jardineiros dizem que se assemelham às garras de uma águia. (definição 4 253 × 3 190)

Vagens de sementes abertas de uma espécie do gênero Aquilegia (nomes comuns: aquilégia ou colombina). Possui cerca de 60–70 espécies. São plantas perenes, encontradas em prados, bosques e em grandes altitudes em todo o Hemisfério Norte, conhecida pelas pétalas esporuladas de suas flores. O nome do gênero Aquilegia vem do latim “Aquila”, ou “águia”; isso é uma referência às formas de “gancho” nas flores, que muitos jardineiros dizem que se assemelham às garras de uma águia.
(resolução original: 4 253 × 3 190)

13 de outubro de 2022 editar

Árvore de mangue solitária com reflexo no lago Ashtamudi, estado de Querala, Índia. O lago possui um ecossistema de zonas úmidas único e um grande corpo de água em forma de palmeira (também descrito como em forma de polvo), indicativo da topografia com suas múltiplas ramificações. Ele em tamanho perde apenas para o ecossistema do estuário do Vembanad, o lago mais longo da Índia. É bem conhecido por suas casas flutuantes e a fonte de subsistência de muitas pessoas que vivem nas proximidades. Coulão é uma importante cidade portuária histórica localizada na margem direita do lago. (definição 5 314 × 3 543)

Árvore de mangue solitária com reflexo no lago Ashtamudi, estado de Querala, Índia. O lago possui um ecossistema de zonas úmidas único e um grande corpo de água em forma de palmeira (também descrito como em forma de polvo), indicativo da topografia com suas múltiplas ramificações. Ele em tamanho perde apenas para o ecossistema do estuário do Vembanad, o lago mais longo da Índia. É bem conhecido por suas casas flutuantes e a fonte de subsistência de muitas pessoas que vivem nas proximidades. Coulão é uma importante cidade portuária histórica localizada na margem direita do lago.
(resolução original: 5 314 × 3 543)

14 de outubro de 2022 editar

Bobrovnia, uma reserva zoológica de importância local na Ucrânia. Está localizada no distrito de Desniansky da cidade de Kiev, ao norte da Ponte Norte, na ilha Muromets. A área é de 32 hectares. A reserva foi criada para preservar a área pitoresca na margem esquerda do rio Dniepre, 2 km abaixo da foz do rio Desna. Aqui nasce o rio Nebyshivka, que depois de 4 km deságua no rio Desenka, acima da Ponte Podilsky. (definição 4 896 × 2 754)

Bobrovnia, uma reserva zoológica de importância local na Ucrânia. Está localizada no distrito de Desniansky da cidade de Kiev, ao norte da Ponte Norte, na ilha Muromets. A área é de 32 hectares. A reserva foi criada para preservar a área pitoresca na margem esquerda do rio Dniepre, 2 km abaixo da foz do rio Desna. Aqui nasce o rio Nebyshivka, que depois de 4 km deságua no rio Desenka, acima da Ponte Podilsky.
(resolução original: 4 896 × 2 754)

15 de outubro de 2022 editar

Lago dos Reflexos, Palmer, Alasca, Estados Unidos. Palmer é uma cidade e sede do Distrito de Matanuska-Susitna, localizada a 68 km no nordeste de Anchorage, na Glenn Highway, no Vale Matanuska. É a nona maior cidade do Alasca e faz parte da Área Estatística Metropolitana de Anchorage. Palmer hospeda a Feira anual estadual do Alasca, e também é a sede do Centro Nacional de Alerta de Tsunami. (definição 18 367 × 2 793)

Lago dos Reflexos, Palmer, Alasca, Estados Unidos. Palmer é uma cidade e sede do Distrito de Matanuska-Susitna, localizada a 68 km no nordeste de Anchorage, na Glenn Highway, no Vale Matanuska. É a nona maior cidade do Alasca e faz parte da Área Estatística Metropolitana de Anchorage. Palmer hospeda a Feira anual estadual do Alasca, e também é a sede do Centro Nacional de Alerta de Tsunami.
(resolução original: 18 367 × 2 793)

16 de outubro de 2022 editar

Suspensão de lâminas de um vagão-torpedo no parque público Landschaftspark Duisburg-Nord, Duisburgo, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. Uma mola de lâmina é uma forma simples de mola comumente usada para a suspensão em veículos com rodas. É uma das formas mais antigas de mola, aparecendo em carruagens na França em meados do século XVII e daí migrar para Inglaterra e Alemanha. Para veículos muito pesados, uma suspensão de lâminas pode ser feita de várias folhas empilhadas umas sobre as outras em várias camadas, muitas vezes com folhas progressivamente mais curtas. (definição 5 417 × 3 611)

Suspensão de lâminas de um vagão-torpedo no parque público Landschaftspark Duisburg-Nord, Duisburgo, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. Uma mola de lâmina é uma forma simples de mola comumente usada para a suspensão em veículos com rodas. É uma das formas mais antigas de mola, aparecendo em carruagens na França em meados do século XVII e daí migrar para Inglaterra e Alemanha. Para veículos muito pesados, uma suspensão de lâminas pode ser feita de várias folhas empilhadas umas sobre as outras em várias camadas, muitas vezes com folhas progressivamente mais curtas.
(resolução original: 5 417 × 3 611)

17 de outubro de 2022 editar

Dança bucarana interpretada por membros do balé Rina Nikova na cidadela de Jerusalém. Os judeus bucaranos são um grupo etnolinguístico judaico (comunidade) na Ásia Central. O nome “judeus bucaranos” foi atribuído aos membros da comunidade porque antes da conquista da Ásia Central pelo Império Russo, grande parte da comunidade vivia no território do Canato de Bucara. Até a década de 1970, os judeus bucaranos viviam na Ásia Central, principalmente na República Socialista Soviética Uzbeque e Tajique. Atualmente, um número significativo de judeus da comunidade judaica de Bucara vive em Israel. (definição 3 051 × 2 063)

Dança bucarana interpretada por membros do balé Rina Nikova na cidadela de Jerusalém. Os judeus bucaranos são um grupo etnolinguístico judaico (comunidade) na Ásia Central. O nome “judeus bucaranos” foi atribuído aos membros da comunidade porque antes da conquista da Ásia Central pelo Império Russo, grande parte da comunidade vivia no território do Canato de Bucara. Até a década de 1970, os judeus bucaranos viviam na Ásia Central, principalmente na República Socialista Soviética Uzbeque e Tajique. Atualmente, um número significativo de judeus da comunidade judaica de Bucara vive em Israel.
(resolução original: 3 051 × 2 063)

18 de outubro de 2022 editar

Templo Kaohsiung Confúcio é um templo dedicado à memória de Confúcio, em Kaohsiung. Com uma área de 167 metros quadrados, é o maior complexo de templos confucionistas de Taiwan. O templo foi construído originalmente em 1684, durante o reinado do imperador Kangxi. No entanto, durante o período colonial japonês, o templo caiu em desuso e abandono. Um novo templo foi construído em 1976. O novo projeto foi baseado na arquitetura da dinastia Song. (definição 5 529 × 3 110)

Templo Kaohsiung Confúcio é um templo dedicado à memória de Confúcio, em Kaohsiung. Com uma área de 167 metros quadrados, é o maior complexo de templos confucionistas de Taiwan. O templo foi construído originalmente em 1684, durante o reinado do imperador Kangxi. No entanto, durante o período colonial japonês, o templo caiu em desuso e abandono. Um novo templo foi construído em 1976. O novo projeto foi baseado na arquitetura da dinastia Song.
(resolução original: 5 529 × 3 110)

19 de outubro de 2022 editar

Tigela de madeira com pãezinhos de cardamomo recém-assados em uma toalha de linho xadrez. O pão de cardamomo é um pão doce, semelhante a um bolo, aromatizado com cardamomo e popular na Suécia. É preparado no forno ou em uma panela especial. A massa é feita com fermento, manteiga, leite, açúcar e cardamomo. Tiras são formadas a partir da massa, que são então trançadas. O pão é frequentemente coberto com nozes picadas e sorvete de baunilha. O método de cozimento com o forno leva cerca de duas horas. (definição 4 124 × 2 840)

Tigela de madeira com pãezinhos de cardamomo recém-assados em uma toalha de linho xadrez. O pão de cardamomo é um pão doce, semelhante a um bolo, aromatizado com cardamomo e popular na Suécia. É preparado no forno ou em uma panela especial. A massa é feita com fermento, manteiga, leite, açúcar e cardamomo. Tiras são formadas a partir da massa, que são então trançadas. O pão é frequentemente coberto com nozes picadas e sorvete de baunilha. O método de cozimento com o forno leva cerca de duas horas.
(resolução original: 4 124 × 2 840)

20 de outubro de 2022 editar

Hudson Yards, um bairro e um grande empreendimento imobiliário. Os edifícios proeminentes são, da esquerda para a direita, 10, 30, 35 e 55 Hudson Yards. O empreendimento imobiliário de 11 hectares está localizado na área de Hudson Yards de Manhattan, Nova Iorque, entre os bairros de Chelsea e Hell's Kitchen. Após a conclusão, 13 das 16 estruturas planejadas no West Side de Midtown South ficariam em uma plataforma construída sobre o West Side Yard, um pátio de armazenamento para os trens da Long Island Rail Road. A primeira de suas duas fases, inaugurada em 2019, compreende um espaço verde público e oito estruturas que abrigam residências, um hotel, prédios de escritórios, um shopping e um espaço cultural. A segunda fase, cuja construção ainda não foi iniciada em 2022, incluirá espaço residencial, um prédio de escritórios e uma escola. (definição 6 500 × 6 500)

Hudson Yards, um bairro e um grande empreendimento imobiliário. Os edifícios proeminentes são, da esquerda para a direita, 10, 30, 35 e 55 Hudson Yards. O empreendimento imobiliário de 11 hectares está localizado na área de Hudson Yards de Manhattan, Nova Iorque, entre os bairros de Chelsea e Hell's Kitchen. Após a conclusão, 13 das 16 estruturas planejadas no West Side de Midtown South ficariam em uma plataforma construída sobre o West Side Yard, um pátio de armazenamento para os trens da Long Island Rail Road. A primeira de suas duas fases, inaugurada em 2019, compreende um espaço verde público e oito estruturas que abrigam residências, um hotel, prédios de escritórios, um shopping e um espaço cultural. A segunda fase, cuja construção ainda não foi iniciada em 2022, incluirá espaço residencial, um prédio de escritórios e uma escola.
(resolução original: 6 500 × 6 500)

21 de outubro de 2022 editar

Pintura de caracteres coreanos em um biombo de oito painéis. Eles representam as oito virtudes éticas tradicionais. Da direita para a esquerda: 孝 (piedade filial), 悌 (fraternidade), 忠 (lealdade), 信 (confiança), 禮 (etiqueta), 義 (retidão), 廉 (incorruptibilidade), 恥 (vergonha). (definição 43 820 × 9 180)

Pintura de caracteres coreanos em um biombo de oito painéis. Eles representam as oito virtudes éticas tradicionais. Da direita para a esquerda: 孝 (piedade filial), 悌 (fraternidade), 忠 (lealdade), 信 (confiança), 禮 (etiqueta), 義 (retidão), 廉 (incorruptibilidade), 恥 (vergonha).
(resolução original: 43 820 × 9 180)

22 de outubro de 2022 editar

Reflexo do monte Pap of Glencoe e os bosques circundantes no Glencoe Lochan, um lago no lado norte de Glen Coe, nas Terras Altas escocesas. Encontra-se no extremo oeste da cordilheira Aonach Eagach, diretamente acima do ponto onde o rio Coe deságua no Loch Leven. Ele tem uma forma cônica distinta que lembra uma mama, particularmente quando visto do oeste. Faz parte da vista “clássica” da entrada de Glen Coe. (definição 9 456 × 3 817)

Reflexo do monte Pap of Glencoe e os bosques circundantes no Glencoe Lochan, um lago no lado norte de Glen Coe, nas Terras Altas escocesas. Encontra-se no extremo oeste da cordilheira Aonach Eagach, diretamente acima do ponto onde o rio Coe deságua no Loch Leven. Ele tem uma forma cônica distinta que lembra uma mama, particularmente quando visto do oeste. Faz parte da vista “clássica” da entrada de Glen Coe.
(resolução original: 9 456 × 3 817)

23 de outubro de 2022 editar

Três abelharucos-europeus (Merops apiaster), cada um com uma libélula no bico, perto de Kondor Tanya, Kecskemét, Hungria. Os abelharucos são insetívoros e voadores ágeis, que também sabem caçar insetos em voo. O nome vem claramente de sua principal fonte de alimento. A presença de grandes presas de insetos, como gafanhotos, libélulas, vespas e também abelhas, é um requisito absoluto para esses pássaros. O abelharuco é imune a picadas de abelhas e vespas, mas para evitá-las, ele consegue livrar-se de seus ferrões esfregando-os contra um galho. Vive em grupos e se reproduz em colônias em tocas nas paredes de bancos arenosos, de preferência perto das margens dos rios. (definição 3 539 × 2 359)

Três abelharucos-europeus (Merops apiaster), cada um com uma libélula no bico, perto de Kondor Tanya, Kecskemét, Hungria. Os abelharucos são insetívoros e voadores ágeis, que também sabem caçar insetos em voo. O nome vem claramente de sua principal fonte de alimento. A presença de grandes presas de insetos, como gafanhotos, libélulas, vespas e também abelhas, é um requisito absoluto para esses pássaros. O abelharuco é imune a picadas de abelhas e vespas, mas para evitá-las, ele consegue livrar-se de seus ferrões esfregando-os contra um galho. Vive em grupos e se reproduz em colônias em tocas nas paredes de bancos arenosos, de preferência perto das margens dos rios.
(resolução original: 3 539 × 2 359)

24 de outubro de 2022 editar

Cachoeira Shypit (14 m de altura), distrito de Khust, região da Transcarpátia, Ucrânia. Um monumento natural hidrológico de importância local e atrativo para o turismo. Todos os anos, desde 1993, um festival informal é realizado não muito longe da cachoeira no início de julho, ao qual chegam hippies e representantes de várias subculturas da Ucrânia, Bielorrússia e outros países. O ponto culminante das comemorações é o Feriado de Ivan Kupala, um tradicional feriado eslavo antigo na noite de 7 de julho com tradições locais. Um dos quatro principais feriados do calendário solar. (definição 8 229 × 4 409)

Cachoeira Shypit (14 m de altura), distrito de Khust, região da Transcarpátia, Ucrânia. Um monumento natural hidrológico de importância local e atrativo para o turismo. Todos os anos, desde 1993, um festival informal é realizado não muito longe da cachoeira no início de julho, ao qual chegam hippies e representantes de várias subculturas da Ucrânia, Bielorrússia e outros países. O ponto culminante das comemorações é o Feriado de Ivan Kupala, um tradicional feriado eslavo antigo na noite de 7 de julho com tradições locais. Um dos quatro principais feriados do calendário solar.
(resolução original: 8 229 × 4 409)

25 de outubro de 2022 editar

Ramaria formosa no jardim botânico de Haren, província de Groninga, Países Baixos. O Ramaria formosa é um cogumelo encontrado na Ásia, Europa e América do Norte. É amplamente considerado como levemente venenoso se consumido, dando origem a sintomas gastrointestinais agudos de náusea, vômito, diarreia e cólicas. É uma forma de cogumelo rosado e muito ramificado, atingindo cerca de 20 cm de altura. Algumas formas coletadas na América do Norte geralmente não possuem o sabor amargo comum aos espécimes europeus e podem representar uma espécie diferente. (definição 3 675 × 2 940)

Ramaria formosa no jardim botânico de Haren, província de Groninga, Países Baixos. O Ramaria formosa é um cogumelo encontrado na Ásia, Europa e América do Norte. É amplamente considerado como levemente venenoso se consumido, dando origem a sintomas gastrointestinais agudos de náusea, vômito, diarreia e cólicas. É uma forma de cogumelo rosado e muito ramificado, atingindo cerca de 20 cm de altura. Algumas formas coletadas na América do Norte geralmente não possuem o sabor amargo comum aos espécimes europeus e podem representar uma espécie diferente.
(resolução original: 3 675 × 2 940)

26 de outubro de 2022 editar

Capa da revista Puck de 1881 retratando a personificação da justiça (Iustitia) tentando encontrar jurados neutros para o julgamento de Charles J. Guiteau, o assassino do presidente dos Estados Unidos James A. Garfield. Puck foi a primeira revista de humor de sucesso nos Estados Unidos de cartoons coloridos, caricaturas e sátira política das questões do dia. Foi fundada em 1876 como uma publicação em língua alemã por Joseph Keppler, um cartunista nascido na Áustria. A primeira edição em inglês foi publicada em 1877, cobrindo questões como a Tammany Hall de Nova Iorque, política presidencial e questões sociais do final do século XIX ao início do século XX. (definição 3 887 × 3 887)

Capa da revista Puck de 1881 retratando a personificação da justiça (Iustitia) tentando encontrar jurados neutros para o julgamento de Charles J. Guiteau, o assassino do presidente dos Estados Unidos James A. Garfield. Puck foi a primeira revista de humor de sucesso nos Estados Unidos de cartoons coloridos, caricaturas e sátira política das questões do dia. Foi fundada em 1876 como uma publicação em língua alemã por Joseph Keppler, um cartunista nascido na Áustria. A primeira edição em inglês foi publicada em 1877, cobrindo questões como a Tammany Hall de Nova Iorque, política presidencial e questões sociais do final do século XIX ao início do século XX.
(resolução original: 3 887 × 3 887)

27 de outubro de 2022 editar

Estação de metrô Prospekt Kosmonavtov (Avenida dos Cosmonautas) em Ecaterimburgo, Rússia. É a última estação da primeira linha, situada entre o depósito ferroviário de transporte público (Kalinovskoe) e a estação Uralmach. A estação foi inaugurada em 27 de abril de 1991 como parte da primeira seção do metrô de Ecaterimburgo: “Prospekt Kosmonavtov” – Machinostroitelei. A estação está localizada no cruzamento das ruas Starykh Bolshevikov e Ilyich com a Avenida Kosmonavtov. (definição 7 835 × 4 407)

Estação de metrô Prospekt Kosmonavtov (Avenida dos Cosmonautas) em Ecaterimburgo, Rússia. É a última estação da primeira linha, situada entre o depósito ferroviário de transporte público (Kalinovskoe) e a estação Uralmach. A estação foi inaugurada em 27 de abril de 1991 como parte da primeira seção do metrô de Ecaterimburgo: “Prospekt Kosmonavtov” – Machinostroitelei. A estação está localizada no cruzamento das ruas Starykh Bolshevikov e Ilyich com a Avenida Kosmonavtov.
(resolução original: 7 835 × 4 407)

28 de outubro de 2022 editar

Vista do Castelo de Stocksberg, com seus vinhedos no outono, perto de Brackenheim, no distrito de Heilbronn, norte de Baden-Württemberg, Alemanha. A história inicial de propriedade do castelo é desconhecida. Em 6 de dezembro de 1307, o Conde Eberhard, o Ilustre, cedeu seus direitos ao Castelo de Stocksberg à Ordem Teutônica, que já havia recebido os bens dos senhores de Stockheim em 1295, portanto, estava na posse do castelo e da cidade por meio de outras aquisições. Atualmente, o castelo é de propriedade familiar e não está aberto ao público. Entretanto, as instalações foram renovadas, restauradas e tecnicamente atualizadas em cooperação com o Gabinete de Monumentos. (definição 7 634 × 5 300)

Vista do Castelo de Stocksberg, com seus vinhedos no outono, perto de Brackenheim, no distrito de Heilbronn, norte de Baden-Württemberg, Alemanha. A história inicial de propriedade do castelo é desconhecida. Em 6 de dezembro de 1307, o Conde Eberhard, o Ilustre, cedeu seus direitos ao Castelo de Stocksberg à Ordem Teutônica, que já havia recebido os bens dos senhores de Stockheim em 1295, portanto, estava na posse do castelo e da cidade por meio de outras aquisições. Atualmente, o castelo é de propriedade familiar e não está aberto ao público. Entretanto, as instalações foram renovadas, restauradas e tecnicamente atualizadas em cooperação com o Gabinete de Monumentos.
(resolução original: 7 634 × 5 300)

29 de outubro de 2022 editar

Macho de Appias albina, fotografado em Taiwan. É uma espécie de borboleta descrita pela primeira vez por Jean Baptiste Boisduval em 1836. Appias albina é um membro do gênero Appias e da família das borboletas brancas. Nenhuma subespécie está listada no Catálogo da Vida. É encontrada no sul e sudeste da Ásia até a Austrália. (definição 4 505 × 3 004)

Macho de Appias albina, fotografado em Taiwan. É uma espécie de borboleta descrita pela primeira vez por Jean Baptiste Boisduval em 1836. Appias albina é um membro do gênero Appias e da família das borboletas brancas. Nenhuma subespécie está listada no Catálogo da Vida. É encontrada no sul e sudeste da Ásia até a Austrália.
(resolução original: 4 505 × 3 004)

30 de outubro de 2022 editar

Erupção do Etna na Sicília, Itália, vista da Estação Espacial Internacional em 30 de outubro de 2002. O Monte Etna é um dos vulcões mais ativos do mundo e está em um estado de atividade quase constante. Os férteis solos vulcânicos suportam uma agricultura extensiva, com vinhas e pomares espalhados pelas encostas mais baixas da montanha e a ampla Planície da Catânia a sul. Devido à sua história de atividade recente e população próxima, o Etna foi designado um Vulcão da Década pelas Nações Unidas. Em junho de 2013, foi adicionado à lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO. (definição 2 720 × 2 000)

Erupção do Etna na Sicília, Itália, vista da Estação Espacial Internacional em 30 de outubro de 2002. O Monte Etna é um dos vulcões mais ativos do mundo e está em um estado de atividade quase constante. Os férteis solos vulcânicos suportam uma agricultura extensiva, com vinhas e pomares espalhados pelas encostas mais baixas da montanha e a ampla Planície da Catânia a sul. Devido à sua história de atividade recente e população próxima, o Etna foi designado um Vulcão da Década pelas Nações Unidas. Em junho de 2013, foi adicionado à lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.
(resolução original: 2 720 × 2 000)

31 de outubro de 2022 editar

Dark Matter – Something else is out there (Matéria escura – há algo mais por aí). Pôster do Dia das Bruxas da NASA em 2020. O Dia das Bruxas ou Halloween, uma contração de “All Hallows' Eve”, é uma celebração observada em 31 de outubro, véspera do Dia de Todos os Santos. As celebrações e observâncias deste dia ocorrem principalmente em regiões do mundo ocidental, embora com algumas tradições variando significativamente entre as áreas geográficas. Com o Halloween começa a observância da Estação de Todos os Santos, o tempo do ano litúrgico dedicado à memória dos mortos, incluindo santos, mártires e todos os mortos. (definição 8 100 × 8 100)

Dark Matter – Something else is out there (Matéria escura – há algo mais por aí). Pôster do Dia das Bruxas da NASA em 2020. O Dia das Bruxas ou Halloween, uma contração de “All Hallows' Eve”, é uma celebração observada em 31 de outubro, véspera do Dia de Todos os Santos. As celebrações e observâncias deste dia ocorrem principalmente em regiões do mundo ocidental, embora com algumas tradições variando significativamente entre as áreas geográficas. Com o Halloween começa a observância da Estação de Todos os Santos, o tempo do ano litúrgico dedicado à memória dos mortos, incluindo santos, mártires e todos os mortos.
(resolução original: 8 100 × 8 100)