Wikipédia:Imagem em destaque/Janeiro de 2022

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Apresentação

Esta página contém uma relação de imagens que a comunidade da Wikipédia lusófona decidiu incluir em sua página principal. Uma imagem diferente é destacada a cada dia, seguindo a escolha do Wikimedia Commons.

Arquivos

2006:  JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2007:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2008:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2009:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2010:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2011:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2012:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2013:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2014:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2015:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2016:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2017:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2018:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2019:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2020:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2021:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2022:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2023:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2024:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

1 de janeiro de 2022 editar

Vale da montanha Dukonya no Parque Natural Nacional Verkhovynskyi, região de Ivano-Frankivsk, Ucrânia. O parque é uma área protegida e criado por decreto do presidente ucraniano, Viktor Yushchenko, em 22 de janeiro de 2010 para garantir a proteção da natureza e preservar a biodiversidade e a integridade dos complexos naturais da cordilheira Chivchino-Grinyava e montanhas Hryniav. Localizado em uma das partes mais montanhosas e inacessíveis dos Cárpatos ucranianos, seu território original cobria 12 022,9 hectares, anteriormente propriedade de empresas florestais estatais. Em janeiro de 2021, o parque obteve o usufruto perpétuo de outros 1 695,5 hectares. Assim, a área total do Parque Nacional passou para 13 718,4 hectares (137,18 km²). (definição 2 500 × 1 779)

Vale da montanha Dukonya no Parque Natural Nacional Verkhovynskyi, região de Ivano-Frankivsk, Ucrânia. O parque é uma área protegida e criado por decreto do presidente ucraniano, Viktor Yushchenko, em 22 de janeiro de 2010 para garantir a proteção da natureza e preservar a biodiversidade e a integridade dos complexos naturais da cordilheira Chivchino-Grinyava e montanhas Hryniav. Localizado em uma das partes mais montanhosas e inacessíveis dos Cárpatos ucranianos, seu território original cobria 12 022,9 hectares, anteriormente propriedade de empresas florestais estatais. Em janeiro de 2021, o parque obteve o usufruto perpétuo de outros 1 695,5 hectares. Assim, a área total do Parque Nacional passou para 13 718,4 hectares (137,18 km²).
(resolução original: 2 500 × 1 779)

2 de janeiro de 2022 editar

Vista das cataratas de Vitória no rio Zambeze, na fronteira entre Zâmbia (lado esquerdo) e Zimbábue (lado direito). As cataratas de Vitória são o maior lençol de queda d'água do mundo ao combinar sua largura de 1 708 metros com a altura de 108 metros. David Livingstone, o missionário e explorador escocês, é o primeiro europeu com registro de ter visto as cataratas em 16 de novembro de 1855, do que agora é conhecido como ilha Livingstone, uma das duas massas de terra no meio do rio. Livingstone nomeou seu avistamento em homenagem à Rainha Vitória, mas o nome no idioma sesoto, Mosi-oa-Tunya - "A Fumaça que Troveja" - continua sendo de uso comum. A Lista do Patrimônio Mundial reconhece oficialmente os dois nomes. (definição 16 057 × 5 192)

Vista das cataratas de Vitória no rio Zambeze, na fronteira entre Zâmbia (lado esquerdo) e Zimbábue (lado direito). As cataratas de Vitória são o maior lençol de queda d'água do mundo ao combinar sua largura de 1 708 metros com a altura de 108 metros. David Livingstone, o missionário e explorador escocês, é o primeiro europeu com registro de ter visto as cataratas em 16 de novembro de 1855, do que agora é conhecido como ilha Livingstone, uma das duas massas de terra no meio do rio. Livingstone nomeou seu avistamento em homenagem à Rainha Vitória, mas o nome no idioma sesoto, Mosi-oa-Tunya - "A Fumaça que Troveja" - continua sendo de uso comum. A Lista do Patrimônio Mundial reconhece oficialmente os dois nomes.
(resolução original: 16 057 × 5 192)

3 de janeiro de 2022 editar

Válvulas manuais da casa de válvulas leste no Landschaftspark Duisburg-Nord, Duisburg, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. (definição 6 665 × 4 443)

Válvulas manuais da casa de válvulas leste no Landschaftspark Duisburg-Nord, Duisburg, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha.
(resolução original: 6 665 × 4 443)

4 de janeiro de 2022 editar

Monte Pão de Açúcar (Mount Sugarloaf; 1238 m), Ilha Sul, Nova Zelândia. O monte está localizado na região de Ashburton, no sul do país, 400 km a sudoeste da capital Wellington, na costa nordeste do lago Heron. A área ao redor do Pão de Açúcar é escassamente povoada. Não há nenhuma cidade ao redor. O monte pertence aos "picos independentes" da Nova Zelândia. (definição 8 240 × 3 153)

Monte Pão de Açúcar (Mount Sugarloaf; 1238 m), Ilha Sul, Nova Zelândia. O monte está localizado na região de Ashburton, no sul do país, 400 km a sudoeste da capital Wellington, na costa nordeste do lago Heron. A área ao redor do Pão de Açúcar é escassamente povoada. Não há nenhuma cidade ao redor. O monte pertence aos "picos independentes" da Nova Zelândia.
(resolução original: 8 240 × 3 153)

5 de janeiro de 2022 editar

Estátua de um oficial militar e um cavalo ao redor do túmulo de Seongjong de Joseon em Seolleung, Coreia do Sul. Seongjong (1457-1495) foi o nono rei da Dinastia Joseon da Coreia. Seu reinado foi marcado pela prosperidade e crescimento da economia nacional, com base nas leis estabelecidas pelos reis Sejong e Sejo. Ele próprio foi um governante talentoso. Em 1474, o código de lei, ordenado pela primeira vez pelo rei Sejo, foi concluído e colocado em vigor. Ele trouxe muitos confucionistas liberais para sua corte, cujas opiniões políticas iam contra as dos funcionários conservadores. Desta forma, tornou seu governo mais eficaz, nomeando administradores competentes, independentemente de suas opiniões políticas. Sua política resultou em muitas inovações positivas, aumentando seu número de apoiadores. O próprio rei era um artista e estudioso e gostava de discutir os pontos mais delicados da política com estudiosos mais liberais. Ele encorajou acadêmicos a publicar vários livros sobre geografia e etiqueta social, por exemplo, bem como áreas do conhecimento que beneficiavam as pessoas comuns. (definição 2 563 × 3 559)

Estátua de um oficial militar e um cavalo ao redor do túmulo de Seongjong de Joseon em Seolleung, Coreia do Sul. Seongjong (1457-1495) foi o nono rei da Dinastia Joseon da Coreia. Seu reinado foi marcado pela prosperidade e crescimento da economia nacional, com base nas leis estabelecidas pelos reis Sejong e Sejo. Ele próprio foi um governante talentoso. Em 1474, o código de lei, ordenado pela primeira vez pelo rei Sejo, foi concluído e colocado em vigor. Ele trouxe muitos confucionistas liberais para sua corte, cujas opiniões políticas iam contra as dos funcionários conservadores. Desta forma, tornou seu governo mais eficaz, nomeando administradores competentes, independentemente de suas opiniões políticas. Sua política resultou em muitas inovações positivas, aumentando seu número de apoiadores. O próprio rei era um artista e estudioso e gostava de discutir os pontos mais delicados da política com estudiosos mais liberais. Ele encorajou acadêmicos a publicar vários livros sobre geografia e etiqueta social, por exemplo, bem como áreas do conhecimento que beneficiavam as pessoas comuns.
(resolução original: 2 563 × 3 559)

6 de janeiro de 2022 editar

Adoração dos Reis Magos no retábulo da igreja paroquial e de peregrinação de Kefermarkt, Alta Áustria. Artista anônimo (denominado "Mestre do Retábulo de Kefermarkt"), por volta de 1497. A Adoração dos Magos ou Adoração dos Reis é o nome tradicionalmente dado ao tema da Natividade de Cristo na arte em que os três Reis Magos, representados como reis, especialmente no Ocidente, tendo encontrado Jesus por seguir uma estrela, estavam diante dele para dar-lhe presentes de ouro, incenso e mirra, e adorá-lo. É relatado na Bíblia por Mateus 2:11: “Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe; e se ajoelharam e prestaram-lhe homenagem. Então, abrindo seus baús de tesouro, ofereceram-lhe presentes de ouro, incenso e mirra. E tendo sido avisados em sonhos para não voltar a Herodes, eles partiram para o seu país por outro caminho”. (definição 3 956 × 4 549)

Adoração dos Reis Magos no retábulo da igreja paroquial e de peregrinação de Kefermarkt, Alta Áustria. Artista anônimo (denominado "Mestre do Retábulo de Kefermarkt"), por volta de 1497. A Adoração dos Magos ou Adoração dos Reis é o nome tradicionalmente dado ao tema da Natividade de Cristo na arte em que os três Reis Magos, representados como reis, especialmente no Ocidente, tendo encontrado Jesus por seguir uma estrela, estavam diante dele para dar-lhe presentes de ouro, incenso e mirra, e adorá-lo. É relatado na Bíblia por Mateus 2:11: “Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe; e se ajoelharam e prestaram-lhe homenagem. Então, abrindo seus baús de tesouro, ofereceram-lhe presentes de ouro, incenso e mirra. E tendo sido avisados em sonhos para não voltar a Herodes, eles partiram para o seu país por outro caminho”.
(resolução original: 3 956 × 4 549)

7 de janeiro de 2022 editar

Típica mesa de Natal sérvia com porco assado, salada russa, tzatziki, vinho tinto Vranac, strudel, pãezinhos (kifli) e vela de Natal. (definição 4 592 × 3 320)

Típica mesa de Natal sérvia com porco assado, salada russa, tzatziki, vinho tinto Vranac, strudel, pãezinhos (kifli) e vela de Natal.
(resolução original: 4 592 × 3 320)

8 de janeiro de 2022 editar

Banho de mar em Obama, Fukui. Cartaz (21" × 30") da Agência Ferroviária de Osaka e Nagoia no Japão, 1930. Obama se desenvolveu como um porto marítimo com conexões com o continente asiático antes mesmo do início da história escrita no Japão, e artefatos da China foram encontrados em tumbas locais do período Kofun. Como resultado de sua localização na região da Província de Wakasa, pela qual os viajantes passam quando viajam entre a China e Quioto, a área foi influenciada pela cultura chinesa por um longo período. A cidade continuou sendo um importante porto para o comércio costeiro e foi o ponto de partida da rodovia que conecta o mar do Japão a Quioto. (definição 2 056 × 3 000)

Banho de mar em Obama, Fukui. Cartaz (21" × 30") da Agência Ferroviária de Osaka e Nagoia no Japão, 1930. Obama se desenvolveu como um porto marítimo com conexões com o continente asiático antes mesmo do início da história escrita no Japão, e artefatos da China foram encontrados em tumbas locais do período Kofun. Como resultado de sua localização na região da Província de Wakasa, pela qual os viajantes passam quando viajam entre a China e Quioto, a área foi influenciada pela cultura chinesa por um longo período. A cidade continuou sendo um importante porto para o comércio costeiro e foi o ponto de partida da rodovia que conecta o mar do Japão a Quioto.
(resolução original: 2 056 × 3 000)

9 de janeiro de 2022 editar

Cupiennius getazi, uma aranha da família Ctenidae, com um gafanhoto longicórnio (Tettigoniidae) no Valle de Antón, Panamá. O nome científico da espécie foi publicado pela primeira vez em 1891 por Eugène Simon. Elas são encontradas do México ao noroeste da América do Sul e em algumas ilhas do Caribe. Ao contrário das perigosamente venenosas armadeiras, as picadas dessas aranhas normalmente têm apenas efeitos menores em humanos e foram comparadas a uma picada de abelha. (definição 4 215 × 2 810)

Cupiennius getazi, uma aranha da família Ctenidae, com um gafanhoto longicórnio (Tettigoniidae) no Valle de Antón, Panamá. O nome científico da espécie foi publicado pela primeira vez em 1891 por Eugène Simon. Elas são encontradas do México ao noroeste da América do Sul e em algumas ilhas do Caribe. Ao contrário das perigosamente venenosas armadeiras, as picadas dessas aranhas normalmente têm apenas efeitos menores em humanos e foram comparadas a uma picada de abelha.
(resolução original: 4 215 × 2 810)

10 de janeiro de 2022 editar

Hippeastrum, a delicada beleza da flor. As espécies de Hippeastrum estão concentradas em dois centros de diversidade, o principal no leste do Brasil e o outro no centro-sul dos Andes do Peru, Bolívia e Argentina, nas encostas orientais e contrafortes próximos. Algumas espécies são encontradas no extremo norte do México e nas Índias Ocidentais. Acredita-se que o gênero se originou no Brasil, onde pelo menos 34 das espécies foram encontradas. Seu habitat é principalmente tropical e subtropical, embora essas espécies sejam encontradas ao sul da equador. No 14.º Congresso Internacional de Botânica em 1987, em Berlim, decidiu-se que Amaryllis L. é o nome correto para o gênero sul-africano, não para o gênero sul-americano (Hippeastrum). Embora esta decisão tenha resolvido a questão do nome científico do gênero, o nome comum "amarílis" continua a ser usado. Os bulbos vendidos como amarílis e descritos como prontos para florescer para as festas pertencem ao gênero Hippeastrum. (definição 3 197 × 4 491)

Hippeastrum, a delicada beleza da flor. As espécies de Hippeastrum estão concentradas em dois centros de diversidade, o principal no leste do Brasil e o outro no centro-sul dos Andes do Peru, Bolívia e Argentina, nas encostas orientais e contrafortes próximos. Algumas espécies são encontradas no extremo norte do México e nas Índias Ocidentais. Acredita-se que o gênero se originou no Brasil, onde pelo menos 34 das espécies foram encontradas. Seu habitat é principalmente tropical e subtropical, embora essas espécies sejam encontradas ao sul da equador. No 14.º Congresso Internacional de Botânica em 1987, em Berlim, decidiu-se que Amaryllis L. é o nome correto para o gênero sul-africano, não para o gênero sul-americano (Hippeastrum). Embora esta decisão tenha resolvido a questão do nome científico do gênero, o nome comum "amarílis" continua a ser usado. Os bulbos vendidos como amarílis e descritos como prontos para florescer para as festas pertencem ao gênero Hippeastrum.
(resolução original: 3 197 × 4 491)

11 de janeiro de 2022 editar

Árvore solitária de vidoeiro-branco ou bétula-branca (Betula pendula) em uma colina perto de Ilsfeld, Alemanha. O vidoeiro-branco é uma árvore caducifólia de tamanho médio que deve o seu nome comum à casca branca de seu tronco. Os galhos são delgados e muitas vezes pendentes e as folhas são aproximadamente triangulares com margens duplamente serrilhadas e ficam amarelas no outono antes de caírem. As flores são amentos e as sementes leves e aladas são amplamente espalhadas pelo vento. É a árvore nacional da Finlândia. Um ramo de brotos verdejantes do vidoeiro é usado na sauna finlandesa para dar batidinhas leves na pele a fim de melhorar a circulação. O vidoeiro-branco é frequentemente plantado em parques e jardins, cultivado por sua casca branca e brotos graciosamente caídos, às vezes até em lugares mais quentes do que o ideal, como em Los Angeles e Sydney. Na Escandinávia e outras regiões do norte da Europa, é cultivado para produtos florestais, como madeira para a construção e celulose, bem como para fins estéticos e serviços ambientais. (definição 5 079 × 6 657)

Árvore solitária de vidoeiro-branco ou bétula-branca (Betula pendula) em uma colina perto de Ilsfeld, Alemanha. O vidoeiro-branco é uma árvore caducifólia de tamanho médio que deve o seu nome comum à casca branca de seu tronco. Os galhos são delgados e muitas vezes pendentes e as folhas são aproximadamente triangulares com margens duplamente serrilhadas e ficam amarelas no outono antes de caírem. As flores são amentos e as sementes leves e aladas são amplamente espalhadas pelo vento. É a árvore nacional da Finlândia. Um ramo de brotos verdejantes do vidoeiro é usado na sauna finlandesa para dar batidinhas leves na pele a fim de melhorar a circulação. O vidoeiro-branco é frequentemente plantado em parques e jardins, cultivado por sua casca branca e brotos graciosamente caídos, às vezes até em lugares mais quentes do que o ideal, como em Los Angeles e Sydney. Na Escandinávia e outras regiões do norte da Europa, é cultivado para produtos florestais, como madeira para a construção e celulose, bem como para fins estéticos e serviços ambientais.
(resolução original: 5 079 × 6 657)

12 de janeiro de 2022 editar

Capela-mausoléu da família Potocki-Svejkowski, região de Vinnytsia, Ucrânia. Ela foi projetada em 1904 pelo arquiteto de Kiev, Władysław Horodecki, nativo da vila vizinha de Sholudky. Os Potockis fazem parte de uma das maiores e mais ricas famílias aristocráticas da história da Comunidade polaco-lituana. No seu apogeu, tiveram reis e imperadores. O sobrenome Potocki foi carregado por primazes, grandes líderes, políticos, artistas e generais. Os membros da família às vezes possuíam as maiores propriedades na Polônia, construíram suas próprias cidades e mantiveram os mais altos dignitários. Eles também defenderam o sistema polonês, dando suas vidas em inúmeras guerras. (definição 3 704 × 2 900)

Capela-mausoléu da família Potocki-Svejkowski, região de Vinnytsia, Ucrânia. Ela foi projetada em 1904 pelo arquiteto de Kiev, Władysław Horodecki, nativo da vila vizinha de Sholudky. Os Potockis fazem parte de uma das maiores e mais ricas famílias aristocráticas da história da Comunidade polaco-lituana. No seu apogeu, tiveram reis e imperadores. O sobrenome Potocki foi carregado por primazes, grandes líderes, políticos, artistas e generais. Os membros da família às vezes possuíam as maiores propriedades na Polônia, construíram suas próprias cidades e mantiveram os mais altos dignitários. Eles também defenderam o sistema polonês, dando suas vidas em inúmeras guerras.
(resolução original: 3 704 × 2 900)

13 de janeiro de 2022 editar

Rã-d'água-cipriota (Pelophylax cypriensis), sob a ponte Elia, Chipre. É uma espécie de rã da família Ranidae e endêmica de Chipre. Possui tamanho médio, sendo as fêmeas (comprimento do corpo até 75 mm) maiores que os machos (até 65 mm). A pele é bastante verrucosa e a coloração varia muito. Há quatro dedos sem membrana nas patas dianteiras e cinco dedos palmados nas patas traseiras. (definição 5 088 × 2 917)

Rã-d'água-cipriota (Pelophylax cypriensis), sob a ponte Elia, Chipre. É uma espécie de rã da família Ranidae e endêmica de Chipre. Possui tamanho médio, sendo as fêmeas (comprimento do corpo até 75 mm) maiores que os machos (até 65 mm). A pele é bastante verrucosa e a coloração varia muito. Há quatro dedos sem membrana nas patas dianteiras e cinco dedos palmados nas patas traseiras.
(resolução original: 5 088 × 2 917)

14 de janeiro de 2022 editar

Eurofighter Typhoon EF2000 da Força Aérea Alemã no ILA Berlin Air Show 2016. O Eurofighter Typhoon é um caça multinacional multiuso, bijato, asas em delta com canards. O Typhoon teve sua estreia em combate durante a intervenção militar na Líbia em 2011 com a Força Aérea Real do Reino Unido (RAF) e a Força Aérea Italiana, realizando missões de reconhecimento aéreo e ataque ao solo. O tipo também assumiu a responsabilidade primária pelos deveres de defesa aérea para a maioria dos países clientes. (definição 4 096 × 2 304)

Eurofighter Typhoon EF2000 da Força Aérea Alemã no ILA Berlin Air Show 2016. O Eurofighter Typhoon é um caça multinacional multiuso, bijato, asas em delta com canards. O Typhoon teve sua estreia em combate durante a intervenção militar na Líbia em 2011 com a Força Aérea Real do Reino Unido (RAF) e a Força Aérea Italiana, realizando missões de reconhecimento aéreo e ataque ao solo. O tipo também assumiu a responsabilidade primária pelos deveres de defesa aérea para a maioria dos países clientes.
(resolução original: 4 096 × 2 304)

15 de janeiro de 2022 editar

Elefante-da-savana bebê (Loxodonta africana) no Parque Nacional Kruger, África do Sul. É uma das duas espécies vivas de elefantes-africanos. É o maior animal terrestre vivo, com machos atingindo uma altura de ombro de até 3,96 m e uma massa corporal de até 10,4 toneladas. Está distribuído por 37 países africanos e habita florestas, pastagens e bosques, zonas húmidas e terras agrícolas. Desde 2021, está listado como espécie ameaçada na Lista Vermelha da IUCN. Ele é ameaçado principalmente pela destruição do habitat, e em partes de seu território também pela caça ilegal de carne e marfim. (definição 8 216 × 5 652)

Elefante-da-savana bebê (Loxodonta africana) no Parque Nacional Kruger, África do Sul. É uma das duas espécies vivas de elefantes-africanos. É o maior animal terrestre vivo, com machos atingindo uma altura de ombro de até 3,96 m e uma massa corporal de até 10,4 toneladas. Está distribuído por 37 países africanos e habita florestas, pastagens e bosques, zonas húmidas e terras agrícolas. Desde 2021, está listado como espécie ameaçada na Lista Vermelha da IUCN. Ele é ameaçado principalmente pela destruição do habitat, e em partes de seu território também pela caça ilegal de carne e marfim.
(resolução original: 8 216 × 5 652)

16 de janeiro de 2022 editar

Árvore solitária no parque da vida selvagem de Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. O parque foi inaugurado na década de 1860 e se estende por 250 hectares no oeste da cidade de Dülmen. Consiste em um arranjo hortícola de prados, florestas e lagos. Gamos, veados-vermelhos e ovelhas (da raça Heidschnucken) têm seu habitat na extensa área. As lagoas atraem várias espécies de aves. Três entradas levam ao parque, cujo caminho central está integrado à rede de ciclovias da cidade. Outro portão é aberto se necessário, por exemplo, na Festa do Tiro. Alguns dos caminhos são acessíveis com cadeira de rodas. O parque está aberto ao público gratuitamente durante todo o ano. (definição 5 937 × 4 453)

Árvore solitária no parque da vida selvagem de Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. O parque foi inaugurado na década de 1860 e se estende por 250 hectares no oeste da cidade de Dülmen. Consiste em um arranjo hortícola de prados, florestas e lagos. Gamos, veados-vermelhos e ovelhas (da raça Heidschnucken) têm seu habitat na extensa área. As lagoas atraem várias espécies de aves. Três entradas levam ao parque, cujo caminho central está integrado à rede de ciclovias da cidade. Outro portão é aberto se necessário, por exemplo, na Festa do Tiro. Alguns dos caminhos são acessíveis com cadeira de rodas. O parque está aberto ao público gratuitamente durante todo o ano.
(resolução original: 5 937 × 4 453)

17 de janeiro de 2022 editar

Bando de grou-comum (Grus grus) no Vale de Hula, Distrito Norte, Israel. Em grande parte da Europa eles são a única espécie de grou. Somente a partir da região do Mar Negro é que o grou-pequeno começa a se espalhar. Os grous habitam pântanos e charnecas em grandes partes do norte e leste da Europa, mas também em algumas áreas do norte da Ásia. Eles consomem alimentos de origem animal e vegetal durante todo o ano. A população aumentou significativamente nas últimas décadas, de modo que a espécie atualmente não está ameaçada de extinção. A beleza dos grous, suas danças de acasalamento e cortejo sexual facilmente observáveis fascinaram as pessoas no passado. Na mitologia grega, o grou foi atribuído a Apolo, Deméter e Hermes. Ele era um símbolo de vigilância e sabedoria e era considerado o "pássaro da sorte". Na heráldica, o grou é o símbolo de cautela e vigilância insone. Na poesia, ele simboliza o sublime na natureza. (definição 5 760 × 3 840)

Bando de grou-comum (Grus grus) no Vale de Hula, Distrito Norte, Israel. Em grande parte da Europa eles são a única espécie de grou. Somente a partir da região do Mar Negro é que o grou-pequeno começa a se espalhar. Os grous habitam pântanos e charnecas em grandes partes do norte e leste da Europa, mas também em algumas áreas do norte da Ásia. Eles consomem alimentos de origem animal e vegetal durante todo o ano. A população aumentou significativamente nas últimas décadas, de modo que a espécie atualmente não está ameaçada de extinção. A beleza dos grous, suas danças de acasalamento e cortejo sexual facilmente observáveis fascinaram as pessoas no passado. Na mitologia grega, o grou foi atribuído a Apolo, Deméter e Hermes. Ele era um símbolo de vigilância e sabedoria e era considerado o "pássaro da sorte". Na heráldica, o grou é o símbolo de cautela e vigilância insone. Na poesia, ele simboliza o sublime na natureza.
(resolução original: 5 760 × 3 840)

18 de janeiro de 2022 editar

Montagem de oito páginas do Atlas Catalão do século XIV atribuído ao geógrafo e cartógrafo de Maiorca, Abraão Cresques. Ao longo de sua vida, Cresques lidou com mapas, bússolas e relógios. Em 1375 recebeu uma ordem de Pedro IV de Aragão para desenhar quatro mapas que deveriam cobrir tudo o que se conhece de leste a oeste. Surgiu então o Atlas Catalão que pode ser visto hoje na Biblioteca Nacional da França. Ele é baseado em informações obtidas pela família Cresques de marinheiros cujas rotas passavam por Maiorca. A peculiaridade do Atlas foi que, além dos resultados do portulano catalão, as descobertas geográficas das viagens de Marco Polo também foram processadas pela primeira vez. Nas seis imagens duplas desenhadas por Cresques, cada uma com 64 × 50 centímetros de tamanho, o mundo do Atlântico à China, conhecido na época, é retratado e ricamente ilustrado com informações sobre o país e seu povo. (definição 11 811 × 3 850)

Montagem de oito páginas do Atlas Catalão do século XIV atribuído ao geógrafo e cartógrafo de Maiorca, Abraão Cresques. Ao longo de sua vida, Cresques lidou com mapas, bússolas e relógios. Em 1375 recebeu uma ordem de Pedro IV de Aragão para desenhar quatro mapas que deveriam cobrir tudo o que se conhece de leste a oeste. Surgiu então o Atlas Catalão que pode ser visto hoje na Biblioteca Nacional da França. Ele é baseado em informações obtidas pela família Cresques de marinheiros cujas rotas passavam por Maiorca. A peculiaridade do Atlas foi que, além dos resultados do portulano catalão, as descobertas geográficas das viagens de Marco Polo também foram processadas pela primeira vez. Nas seis imagens duplas desenhadas por Cresques, cada uma com 64 × 50 centímetros de tamanho, o mundo do Atlântico à China, conhecido na época, é retratado e ricamente ilustrado com informações sobre o país e seu povo.
(resolução original: 11 811 × 3 850)

19 de janeiro de 2022 editar

Iate Zapata II, navegando na regata da Copa Ahmanson 2013, promovida pelo Newport Harbour Yacht Club, um iate clube localizado na Península de Balboa, bairro da cidade de Newport Beach, condado de Orange, Califórnia. (definição 2 736 × 4 500)

Iate Zapata II, navegando na regata da Copa Ahmanson 2013, promovida pelo Newport Harbour Yacht Club, um iate clube localizado na Península de Balboa, bairro da cidade de Newport Beach, condado de Orange, Califórnia.
(resolução original: 2 736 × 4 500)

20 de janeiro de 2022 editar

Nota de 50 Pfennig Notgeld desenhada por Heinz Schiestl e emitida em 1921 pela cidade de Kitzingen, Alemanha. No anverso vê-se um construtor naval com um modelo de navio; o reverso mostra o escudo de armas da cidade com a antiga ponte principal. (definição 2 436 × 3 208)

Nota de 50 Pfennig Notgeld desenhada por Heinz Schiestl e emitida em 1921 pela cidade de Kitzingen, Alemanha. No anverso vê-se um construtor naval com um modelo de navio; o reverso mostra o escudo de armas da cidade com a antiga ponte principal.
(resolução original: 2 436 × 3 208)

21 de janeiro de 2022 editar

Cogumelo-de-bétula (Fomitopsis betulina) em um galho quebrado de bétula. É um fungo de suporte comum e, como o nome sugere, cresce quase exclusivamente em bétulas. Os suportes saem da casca da árvore e esses corpos frutíferos (basidiocarpos) podem durar mais de um ano. O fungo foi originalmente descrito por Pierre Bulliard em 1788 como Boletus betulinus. A distribuição geográfica de F. betulina parece ser restrita ao hemisfério norte, incluindo América do Norte, Europa e Ásia. É considerado não comestível. (definição 3 780 × 2 835)

Cogumelo-de-bétula (Fomitopsis betulina) em um galho quebrado de bétula. É um fungo de suporte comum e, como o nome sugere, cresce quase exclusivamente em bétulas. Os suportes saem da casca da árvore e esses corpos frutíferos (basidiocarpos) podem durar mais de um ano. O fungo foi originalmente descrito por Pierre Bulliard em 1788 como Boletus betulinus. A distribuição geográfica de F. betulina parece ser restrita ao hemisfério norte, incluindo América do Norte, Europa e Ásia. É considerado não comestível.
(resolução original: 3 780 × 2 835)

Fungo lignolítico

22 de janeiro de 2022 editar

Monte Petros (2020 m), reserva da biosfera dos Cárpatos, Ucrânia. Petros é uma montanha nos Cárpatos ucranianos, no distrito de Rakhiv da região da Transcarpátia. É um dos picos mais altos das montanhas de Montenegro. Um destino popular de caminhada. Está localizado na parte noroeste do maciço entre as montanhas Sheshul (sudoeste) e Hoverla (leste). As encostas oeste e sudoeste são íngremes com numerosos afloramentos rochosos, as encostas norte e nordeste são íngremes, com bordas rochosas. Existem antigas formações de relevo glacial. É constituído por arenitos e coberto principalmente com vegetação subalpina: arbustos comuns (zimbro-siberiano, rododendros), matagais de mirtilo e florestas de abetos (até 1530-1600 m de altitude). No inverno, muitas vezes ocorrem avalanches. Há um abrigo turístico nas encostas do sul abaixo do prado da montanha Rogneska. (definição 4 100 × 2 419)

Monte Petros (2020 m), reserva da biosfera dos Cárpatos, Ucrânia. Petros é uma montanha nos Cárpatos ucranianos, no distrito de Rakhiv da região da Transcarpátia. É um dos picos mais altos das montanhas de Montenegro. Um destino popular de caminhada. Está localizado na parte noroeste do maciço entre as montanhas Sheshul (sudoeste) e Hoverla (leste). As encostas oeste e sudoeste são íngremes com numerosos afloramentos rochosos, as encostas norte e nordeste são íngremes, com bordas rochosas. Existem antigas formações de relevo glacial. É constituído por arenitos e coberto principalmente com vegetação subalpina: arbustos comuns (zimbro-siberiano, rododendros), matagais de mirtilo e florestas de abetos (até 1530-1600 m de altitude). No inverno, muitas vezes ocorrem avalanches. Há um abrigo turístico nas encostas do sul abaixo do prado da montanha Rogneska.
(resolução original: 4 100 × 2 419)

23 de janeiro de 2022 editar

Smog de inverno sobre Nowa Ruda, Polônia, um tipo de poluição atmosférica intensa. A palavra "smog" foi cunhada no início do século XX e é uma contração das palavras inglesas smoke (fumaça) e fog (nevoeiro) para se referir ao nevoeiro esfumaçado devido à sua opacidade e odor. Este tipo de poluição do ar visível é composto por óxidos de nitrogênio, óxido de enxofre, ozônio, fumaça e outras partículas. O smog produzido pelo homem é derivado de emissões de combustão de carvão, emissões veiculares, emissões industriais, incêndios florestais e agrícolas e reações fotoquímicas dessas emissões. O smog de verão está principalmente associado à formação fotoquímica do ozônio. Durante a temporada de verão, quando as temperaturas são mais quentes e há mais luz solar presente, o smog fotoquímico é o tipo dominante de formação de smog. Durante os meses de inverno, quando as temperaturas são mais frias e as inversões térmicas são comuns, há um aumento no uso de carvão e outros combustíveis fósseis para aquecer casas e edifícios. Estas emissões de combustão, juntamente com a falta de dispersão de poluentes sob inversões, caracterizam a formação de smog de inverno. (definição 4 551 × 2 958)

Smog de inverno sobre Nowa Ruda, Polônia, um tipo de poluição atmosférica intensa. A palavra "smog" foi cunhada no início do século XX e é uma contração das palavras inglesas smoke (fumaça) e fog (nevoeiro) para se referir ao nevoeiro esfumaçado devido à sua opacidade e odor. Este tipo de poluição do ar visível é composto por óxidos de nitrogênio, óxido de enxofre, ozônio, fumaça e outras partículas. O smog produzido pelo homem é derivado de emissões de combustão de carvão, emissões veiculares, emissões industriais, incêndios florestais e agrícolas e reações fotoquímicas dessas emissões. O smog de verão está principalmente associado à formação fotoquímica do ozônio. Durante a temporada de verão, quando as temperaturas são mais quentes e há mais luz solar presente, o smog fotoquímico é o tipo dominante de formação de smog. Durante os meses de inverno, quando as temperaturas são mais frias e as inversões térmicas são comuns, há um aumento no uso de carvão e outros combustíveis fósseis para aquecer casas e edifícios. Estas emissões de combustão, juntamente com a falta de dispersão de poluentes sob inversões, caracterizam a formação de smog de inverno.
(resolução original: 4 551 × 2 958)

24 de janeiro de 2022 editar

Ponte suspensa sobre o rio Gandaki com o cenário do monte Nilguiri Sul (6 839m) ao fundo, perto de Tatopani, Nepal. A Nilguiri Sul é uma montanha nos Himalaias e está localizada a oeste do maciço de Annapurna. Ela faz parte da elevação mais meridional da cordilheira, a Nilguiri Himal. O rio Gandaki corre a oeste da Nilguiri Sul. Ela foi escalada pela primeira vez por um grupo de montanhismo japonês (Expedição da Universidade de Shinshu) em 1978 pela rota de subida sobre a geleira Miristi e a crista leste até o cume. Todos os membros da expedição escalaram o cume em 10 de outubro de 1978. A primeira subida pela face sul foi realizada em outubro de 2015 pelos alpinistas Gerhard Fiegl (morreu em um acidente durante a descida), Hansjörg Auer e Alexander Blümel. (definição 4 608 × 3 456)

Ponte suspensa sobre o rio Gandaki com o cenário do monte Nilguiri Sul (6 839m) ao fundo, perto de Tatopani, Nepal. A Nilguiri Sul é uma montanha nos Himalaias e está localizada a oeste do maciço de Annapurna. Ela faz parte da elevação mais meridional da cordilheira, a Nilguiri Himal. O rio Gandaki corre a oeste da Nilguiri Sul. Ela foi escalada pela primeira vez por um grupo de montanhismo japonês (Expedição da Universidade de Shinshu) em 1978 pela rota de subida sobre a geleira Miristi e a crista leste até o cume. Todos os membros da expedição escalaram o cume em 10 de outubro de 1978. A primeira subida pela face sul foi realizada em outubro de 2015 pelos alpinistas Gerhard Fiegl (morreu em um acidente durante a descida), Hansjörg Auer e Alexander Blümel.
(resolução original: 4 608 × 3 456)

25 de janeiro de 2022 editar

Mural de 5,70 × 3,50 m² com referências a Lisboa e São Paulo localizado na rua Frei Caneca, próximo à Avenida Paulista em São Paulo. A cidade foi fundada neste dia em 1554. 2287 1971 449 503 5287 3499 Fernando Pessoa 2829 1528 304 628 5287 3499 Carmen Miranda 3767 2222 449 516 5287 3499 Adoniran Barbosa 4395 2156 482 516 5287 3499 Santos Dumont 363 542 740 946 5287 3499 Torre de Belém 463 1329 1137 761 5287 3499 Monumento aos Descobrimentos 1784 1376 1983 1124 5287 3499 Bonde de Lisboa 3846 1058 1342 509 5287 3499 Masp 3787 1449 971 556 5287 3499 Monumento às Bandeiras 4639 1402 529 774 5287 3499 Memorial da América Latina 2703 946 1143 430 5287 3499 Edifício Copan 4454 146 595 946 5287 3499 Edifício Banespa 2571 337 1897 747 5287 3499 Palácio da Pena 945 2593 780 529 5287 3499 Calçada portuguesa 3304 1521 522 675 5287 3499 Galo de Barcelos (definição 5 287 × 3 499)

Mural de 5,70 × 3,50 m² com referências a Lisboa e São Paulo localizado na rua Frei Caneca, próximo à Avenida Paulista em São Paulo. A cidade foi fundada neste dia em 1554.


(resolução original: 5 287 × 3 499)

26 de janeiro de 2022 editar

Macho da borboleta tigre-azul-escuro (Tirumala septentrionis), encontrada no subcontinente indiano e no Sudeste asiático. Esta espécie é uma das mais predominantes (78%) na estação migratória no sul da Índia, durante a qual muitas espécies migram. Tanto os machos quanto as fêmeas parecem migrar em números iguais. (definição 3 354 × 2 236)

Macho da borboleta tigre-azul-escuro (Tirumala septentrionis), encontrada no subcontinente indiano e no Sudeste asiático. Esta espécie é uma das mais predominantes (78%) na estação migratória no sul da Índia, durante a qual muitas espécies migram. Tanto os machos quanto as fêmeas parecem migrar em números iguais.
(resolução original: 3 354 × 2 236)

27 de janeiro de 2022 editar

Detalhe das formações de sal e enxofre no vulcão Dallol, região de Afar, Etiópia. Dallol é um sistema hidrotermal terrestre único em torno de um vulcão de cone de escória na depressão de Danakil, a nordeste da cordilheira Erta Ale. É conhecido por suas cores sobrenaturais e padrões minerais, e os fluidos muito ácidos que descarregam de suas fontes hidrotermais. Embora Dallol seja um sistema natural de excepcional beleza e importância estética, onde ocorrem processos geológicos únicos, ainda não está incluído na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Atualmente, centenas de turistas visitam o local anualmente, mas Dallol não é monitorado nem protegido, com perigo à espreita tanto para o desenvolvimento sustentável do local quanto para a segurança dos turistas. Os sinais mais recentes de atividade ocorreram em janeiro de 2011 no que pode ter sido um evento de desgaseificação das profundezas da superfície. (definição 7 952 × 5 304)

Detalhe das formações de sal e enxofre no vulcão Dallol, região de Afar, Etiópia. Dallol é um sistema hidrotermal terrestre único em torno de um vulcão de cone de escória na depressão de Danakil, a nordeste da cordilheira Erta Ale. É conhecido por suas cores sobrenaturais e padrões minerais, e os fluidos muito ácidos que descarregam de suas fontes hidrotermais. Embora Dallol seja um sistema natural de excepcional beleza e importância estética, onde ocorrem processos geológicos únicos, ainda não está incluído na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Atualmente, centenas de turistas visitam o local anualmente, mas Dallol não é monitorado nem protegido, com perigo à espreita tanto para o desenvolvimento sustentável do local quanto para a segurança dos turistas. Os sinais mais recentes de atividade ocorreram em janeiro de 2011 no que pode ter sido um evento de desgaseificação das profundezas da superfície.
(resolução original: 7 952 × 5 304)

28 de janeiro de 2022 editar

Entardecer visto do Edifício Visotski em Ecaterimburgo, uma cidade na parte asiática da Rússia, localizada no lado leste do Ural central, no rio Iset. Nos anos 1924–1991 foi chamada Sverdlovsk em homenagem ao líder bolchevique Iákov Sverdlov. A cidade é a quarta mais populosa da Rússia (1 495 066 habitantes). É a capital da região de Sverdlovsk, no Distrito Federal dos Urais. É um importante centro econômico, cultural e científico do país. A cidade é o centro das indústrias eletromecânica, metalúrgica, química, coureira, têxtil, alimentícia e de materiais de construção. Existem 54 hospitais na cidade. É um importante centro de pesquisa; a Universidade Federal dos Urais está localizada nela e outras universidades, institutos de pesquisa, ramo dos Urais da Academia de Ciências da Rússia. A cidade abriga o moderno complexo empresarial "Antey". A pessoa mais famosa nascida na cidade foi Boris Iéltsin. Em 1918, após a Revolução de Outubro, o imperador Nicolau II e sua família foram presos e assassinados aqui. (definição 7 739 × 5 159)

Entardecer visto do Edifício Visotski em Ecaterimburgo, uma cidade na parte asiática da Rússia, localizada no lado leste do Ural central, no rio Iset. Nos anos 1924–1991 foi chamada Sverdlovsk em homenagem ao líder bolchevique Iákov Sverdlov. A cidade é a quarta mais populosa da Rússia (1 495 066 habitantes). É a capital da região de Sverdlovsk, no Distrito Federal dos Urais. É um importante centro econômico, cultural e científico do país. A cidade é o centro das indústrias eletromecânica, metalúrgica, química, coureira, têxtil, alimentícia e de materiais de construção. Existem 54 hospitais na cidade. É um importante centro de pesquisa; a Universidade Federal dos Urais está localizada nela e outras universidades, institutos de pesquisa, ramo dos Urais da Academia de Ciências da Rússia. A cidade abriga o moderno complexo empresarial "Antey". A pessoa mais famosa nascida na cidade foi Boris Iéltsin. Em 1918, após a Revolução de Outubro, o imperador Nicolau II e sua família foram presos e assassinados aqui.
(resolução original: 7 739 × 5 159)

29 de janeiro de 2022 editar

Botões de flores de acônito-de-inverno (Eranthis hyemalis) na neve derretida. É uma espécie de planta com flores, nativa de habitats de florestas calcárias da França, Itália e dos Bálcãs, e amplamente naturalizada em outras partes da Europa. Como uma planta efêmera de primavera, seu ciclo de vida explora o dossel da floresta decídua, florescendo no momento em que a luz solar máxima atinge o solo da floresta, depois morrendo, restando apenas o tubérculo subterrâneo após a floração. (definição 4 180 × 3 135)

Botões de flores de acônito-de-inverno (Eranthis hyemalis) na neve derretida. É uma espécie de planta com flores, nativa de habitats de florestas calcárias da França, Itália e dos Bálcãs, e amplamente naturalizada em outras partes da Europa. Como uma planta efêmera de primavera, seu ciclo de vida explora o dossel da floresta decídua, florescendo no momento em que a luz solar máxima atinge o solo da floresta, depois morrendo, restando apenas o tubérculo subterrâneo após a floração.
(resolução original: 4 180 × 3 135)

30 de janeiro de 2022 editar

Uma formiga em um pequeno pedaço (1,5 cm × 2 cm) de âmbar colombiano. O âmbar é uma resina fossilizada de árvore que é apreciada por sua cor e beleza natural desde os tempos neolíticos. Muito valorizado desde a antiguidade até o presente como uma pedra preciosa, o âmbar é transformado em uma variedade de objetos decorativos e usado em joias. Também tem sido usado como agente de cura na medicina popular. Existem cinco classes de âmbar, definidas com base em seus constituintes químicos. Por se originar como uma resina de árvore macia e pegajosa, o âmbar às vezes contém material animal e vegetal como inclusões. (definição 1 777 × 1 682)

Uma formiga em um pequeno pedaço (1,5 cm × 2 cm) de âmbar colombiano. O âmbar é uma resina fossilizada de árvore que é apreciada por sua cor e beleza natural desde os tempos neolíticos. Muito valorizado desde a antiguidade até o presente como uma pedra preciosa, o âmbar é transformado em uma variedade de objetos decorativos e usado em joias. Também tem sido usado como agente de cura na medicina popular. Existem cinco classes de âmbar, definidas com base em seus constituintes químicos. Por se originar como uma resina de árvore macia e pegajosa, o âmbar às vezes contém material animal e vegetal como inclusões.
(resolução original: 1 777 × 1 682)

31 de janeiro de 2022 editar

Panorama do amanhecer de inverno no planalto de Ai-Petri, parte ocidental do cume principal dos montes da Crimeia, desde o monte Endek até o Portão Baidar na República Autônoma da Crimeia, Ucrânia. O nome do planalto vem do pico Ai-Petri (na tradução — a pedra sagrada, ou São Pedro), que se eleva acima da estância termal climática costeira de Mishor. O planalto de Ai-Petri é um local turístico popular, onde existem várias atrações para visitar. Em suas encostas está a cachoeira mais alta da Ucrânia - Uchan-su. (definição 6 000 × 3 000)

Panorama do amanhecer de inverno no planalto de Ai-Petri, parte ocidental do cume principal dos montes da Crimeia, desde o monte Endek até o Portão Baidar na República Autônoma da Crimeia, Ucrânia. O nome do planalto vem do pico Ai-Petri (na tradução — a pedra sagrada, ou São Pedro), que se eleva acima da estância termal climática costeira de Mishor. O planalto de Ai-Petri é um local turístico popular, onde existem várias atrações para visitar. Em suas encostas está a cachoeira mais alta da Ucrânia - Uchan-su.
(resolução original: 6 000 × 3 000)