Wikipédia:Imagem em destaque/Abril de 2022

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Apresentação

Esta página contém uma relação de imagens que a comunidade da Wikipédia lusófona decidiu incluir em sua página principal. Uma imagem diferente é destacada a cada dia, seguindo a escolha do Wikimedia Commons.

Arquivos

2006:  JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2007:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2008:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2009:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2010:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2011:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2012:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2013:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2014:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2015:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2016:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2017:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2018:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2019:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2020:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2021:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2022:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2023:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2024:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

1 de abril de 2022 editar

Hipopótamos (Hippopotamus amphibius) no parque nacional do Chobe, Botsuana. O hipopótamo é um grande, essencialmente herbívoro, mamífero semiaquático e ungulado nativo da África subsariana. É uma das duas únicas espécies existentes na família Hippopotamidae, sendo o outro o hipopótamo-pigmeu. O nome vem do grego antigo para “cavalo de rio”. Depois do elefante e do rinoceronte, o hipopótamo é o terceiro maior mamífero terrestre e é o artiodáctilo terrestre mais pesado existente. Apesar de sua semelhança física com porcos e outros ungulados terrestres, os parentes vivos mais próximos dos Hippopotamidae são os cetáceos (baleias, golfinhos, botos, etc.), dos quais divergiram cerca de 55 milhões de anos atrás. Os hipopótamos são reconhecíveis por seus torsos em forma de barril, bocas abertas revelando grandes caninos, corpos quase sem pelos, pernas colunares e porte grande: os adultos pesam em média 1 500 kg, para os machos e 1 300 kg para as fêmeas. Apesar de sua forma atarracada e pernas curtas, consegue correr 30 km/h em curtas distâncias. (definição 5 246 × 2 951)

Hipopótamos (Hippopotamus amphibius) no parque nacional do Chobe, Botsuana. O hipopótamo é um grande, essencialmente herbívoro, mamífero semiaquático e ungulado nativo da África subsariana. É uma das duas únicas espécies existentes na família Hippopotamidae, sendo o outro o hipopótamo-pigmeu. O nome vem do grego antigo para “cavalo de rio”. Depois do elefante e do rinoceronte, o hipopótamo é o terceiro maior mamífero terrestre e é o artiodáctilo terrestre mais pesado existente. Apesar de sua semelhança física com porcos e outros ungulados terrestres, os parentes vivos mais próximos dos Hippopotamidae são os cetáceos (baleias, golfinhos, botos, etc.), dos quais divergiram cerca de 55 milhões de anos atrás. Os hipopótamos são reconhecíveis por seus torsos em forma de barril, bocas abertas revelando grandes caninos, corpos quase sem pelos, pernas colunares e porte grande: os adultos pesam em média 1 500 kg, para os machos e 1 300 kg para as fêmeas. Apesar de sua forma atarracada e pernas curtas, consegue correr 30 km/h em curtas distâncias.
(resolução original: 5 246 × 2 951)

2 de abril de 2022 editar

Geada branca ou escarcha sobre a vegetação de Hausdülmen, Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. (definição 6 697 × 4 465)

Geada branca ou escarcha sobre a vegetação de Hausdülmen, Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha.
(resolução original: 6 697 × 4 465)

3 de abril de 2022 editar

Vitral de 1478 da igreja colegiada de São Jorge em Tübingen, Alemanha. Os vitrais das janelas da igreja no coro datam de 1475 (um total de 114 vidraças) e são da oficina de Peter Hemmel von Andlau. Na janela principal, além do fundador, o Conde Everardo e do santo padroeiro da igreja, São Jorge, a lenda de Maria pode ser vista em nove andares de quatro vidraças cada. (definição 7 271 × 5 022)

Vitral de 1478 da igreja colegiada de São Jorge em Tübingen, Alemanha. Os vitrais das janelas da igreja no coro datam de 1475 (um total de 114 vidraças) e são da oficina de Peter Hemmel von Andlau. Na janela principal, além do fundador, o Conde Everardo e do santo padroeiro da igreja, São Jorge, a lenda de Maria pode ser vista em nove andares de quatro vidraças cada.
(resolução original: 7 271 × 5 022)

4 de abril de 2022 editar

Fêmea de martim-pescador ou guarda-rios-comum (Alcedo atthis ispida) em Kondor Tanya, Hungria. Esta ave é um bioindicador natural da qualidade de um ambiente aquático. Há sete subespécies reconhecidas em sua ampla distribuição na Eurásia e no norte da África. É residente em grande parte de sua área de distribuição, mas migra de áreas onde os rios congelam no inverno. Este pássaro do tamanho de um pardal-doméstico tem o perfil típico de martim-pescador de cauda curta e cabeça grande; tem partes superiores azuis, partes inferiores laranja e um bico longo. Alimenta-se principalmente de peixes, capturados por mergulho, e possui adaptações visuais especiais que lhe permitem ver as presas debaixo d'água. Os ovos brancos brilhantes são colocados em um ninho no fundo de uma toca na margem do rio. (definição 2 866 × 2 866)

Fêmea de martim-pescador ou guarda-rios-comum (Alcedo atthis ispida) em Kondor Tanya, Hungria. Esta ave é um bioindicador natural da qualidade de um ambiente aquático. Há sete subespécies reconhecidas em sua ampla distribuição na Eurásia e no norte da África. É residente em grande parte de sua área de distribuição, mas migra de áreas onde os rios congelam no inverno. Este pássaro do tamanho de um pardal-doméstico tem o perfil típico de martim-pescador de cauda curta e cabeça grande; tem partes superiores azuis, partes inferiores laranja e um bico longo. Alimenta-se principalmente de peixes, capturados por mergulho, e possui adaptações visuais especiais que lhe permitem ver as presas debaixo d'água. Os ovos brancos brilhantes são colocados em um ninho no fundo de uma toca na margem do rio.
(resolução original: 2 866 × 2 866)

5 de abril de 2022 editar

Pica-pau-verde (Picus viridis) no Parque Central de Cultura e Recreação, Tchernivtsi, Ucrânia. O pica-pau-verde habita grande parte da Europa e do Sudoeste Asiático. A zona de floresta de coníferas boreais no norte e as estepes e semidesertos no sul da área de distribuição são povoados apenas marginalmente. Esta ave procura seu alimento quase que exclusivamente no chão, picando árvores muito menos do que os outros pica-paus. De todos os pica-paus da Europa Central, o pica-pau-verde é o mais especializado em formigas terrestres. Ele as pega em seus túneis com sua língua de 10 centímetros de comprimento, que termina em uma ponta com farpas. (definição 3 713 × 3 713)

Pica-pau-verde (Picus viridis) no Parque Central de Cultura e Recreação, Tchernivtsi, Ucrânia. O pica-pau-verde habita grande parte da Europa e do Sudoeste Asiático. A zona de floresta de coníferas boreais no norte e as estepes e semidesertos no sul da área de distribuição são povoados apenas marginalmente. Esta ave procura seu alimento quase que exclusivamente no chão, picando árvores muito menos do que os outros pica-paus. De todos os pica-paus da Europa Central, o pica-pau-verde é o mais especializado em formigas terrestres. Ele as pega em seus túneis com sua língua de 10 centímetros de comprimento, que termina em uma ponta com farpas.
(resolução original: 3 713 × 3 713)

6 de abril de 2022 editar

Macho de pica-pau-mosqueado (Colaptes auratus) espiando de seu ninho no tronco de uma árvore, Central Park, Nova Iorque. É uma ave de tamanho médio da família do pica-pau. Nativa da maior parte da América do Norte, partes da América Central, Cuba e ilhas Cayman, é uma das poucas espécies de pica-pau que migram. Os machos se diferenciam das fêmeas por seu “bigode” negro ou roxo. Normalmente nidificam em cavidades de árvores, mas também usam postes e casas de pássaros se dimensionados e situados adequadamente. Preferem escavar sua própria casa, embora reutilizem e consertem ninhos danificados ou abandonados. Uma ninhada típica consiste em seis a oito ovos e a incubação é por ambos os sexos por cerca de 11 a 12 dias. (definição 2 420 × 2 420)

Macho de pica-pau-mosqueado (Colaptes auratus) espiando de seu ninho no tronco de uma árvore, Central Park, Nova Iorque. É uma ave de tamanho médio da família do pica-pau. Nativa da maior parte da América do Norte, partes da América Central, Cuba e ilhas Cayman, é uma das poucas espécies de pica-pau que migram. Os machos se diferenciam das fêmeas por seu “bigode” negro ou roxo. Normalmente nidificam em cavidades de árvores, mas também usam postes e casas de pássaros se dimensionados e situados adequadamente. Preferem escavar sua própria casa, embora reutilizem e consertem ninhos danificados ou abandonados. Uma ninhada típica consiste em seis a oito ovos e a incubação é por ambos os sexos por cerca de 11 a 12 dias.
(resolução original: 2 420 × 2 420)

7 de abril de 2022 editar

Estudo de praia por Henry Scott Tuke, por volta de 1928. Tuke foi um artista visual britânico; principalmente um pintor, mas também um fotógrafo. Seu trabalho mais notável foi no estilo impressionista, e é mais conhecido por suas pinturas de meninos e jovens nus. Além de suas realizações como pintor figurativo, era um artista marítimo estabelecido e produziu muitos retratos de veleiros. Foi altamente prolífico, com mais de 1 300 trabalhos listados e mais sendo descobertos. (definição 2 653 × 2 653)

Estudo de praia por Henry Scott Tuke, por volta de 1928. Tuke foi um artista visual britânico; principalmente um pintor, mas também um fotógrafo. Seu trabalho mais notável foi no estilo impressionista, e é mais conhecido por suas pinturas de meninos e jovens nus. Além de suas realizações como pintor figurativo, era um artista marítimo estabelecido e produziu muitos retratos de veleiros. Foi altamente prolífico, com mais de 1 300 trabalhos listados e mais sendo descobertos.
(resolução original: 2 653 × 2 653)

8 de abril de 2022 editar

Vista dos montes Hoverla e Petros. Parque natural nacional dos Cárpatos, região de Ivano-Frankivsk e Reserva da biosfera dos Cárpatos, região da Transcarpátia, Ucrânia. Criado para preservar os ecossistemas florestais únicos da Europa Central, o Parque natural nacional dos Cárpatos é o primeiro e um dos maiores parques naturais nacionais da Ucrânia (505,1 km²). Foi criado em 3 de junho de 1980. Já em 1921, uma reserva para a proteção das florestas virgens montenegrinas foi criado em seu território de 447 hectares. Parte do atual território do parque de 1968 a 1980 fazia parte da Reserva Estadual dos Cárpatos. Trabalham 234 pessoas no parque, 18 delas, no departamento científico e 130 no serviço de proteção. (definição 7 930 × 2 900)

Vista dos montes Hoverla e Petros. Parque natural nacional dos Cárpatos, região de Ivano-Frankivsk e Reserva da biosfera dos Cárpatos, região da Transcarpátia, Ucrânia. Criado para preservar os ecossistemas florestais únicos da Europa Central, o Parque natural nacional dos Cárpatos é o primeiro e um dos maiores parques naturais nacionais da Ucrânia (505,1 km²). Foi criado em 3 de junho de 1980. Já em 1921, uma reserva para a proteção das florestas virgens montenegrinas foi criado em seu território de 447 hectares. Parte do atual território do parque de 1968 a 1980 fazia parte da Reserva Estadual dos Cárpatos. Trabalham 234 pessoas no parque, 18 delas, no departamento científico e 130 no serviço de proteção.
(resolução original: 7 930 × 2 900)

9 de abril de 2022 editar

Elevador de grãos abandonado em Falyonki, região de Kirov, Rússia. Um elevador de grãos é um complexo de instalações agrícolas projetado para estocar ou armazenar grãos. No comércio de grãos, o termo “elevador de grãos” também descreve uma torre contendo um elevador de caçambas ou um transportador pneumático, que recolhe grãos de um nível inferior e os deposita em um silo ou outra instalação de armazenamento. Antes do advento do elevador de grãos, os grãos eram geralmente manuseados em sacos e não a granel (grandes quantidades de grãos soltos). Os primeiros elevadores de grãos e silos eram frequentemente construídos de madeira emoldurada ou crivada e eram propensos a incêndios. Caixas de elevadores de grãos, tanques e silos agora são geralmente feitos de aço ou concreto armado. (definição 4 812 × 4 812)

Elevador de grãos abandonado em Falyonki, região de Kirov, Rússia. Um elevador de grãos é um complexo de instalações agrícolas projetado para estocar ou armazenar grãos. No comércio de grãos, o termo “elevador de grãos” também descreve uma torre contendo um elevador de caçambas ou um transportador pneumático, que recolhe grãos de um nível inferior e os deposita em um silo ou outra instalação de armazenamento. Antes do advento do elevador de grãos, os grãos eram geralmente manuseados em sacos e não a granel (grandes quantidades de grãos soltos). Os primeiros elevadores de grãos e silos eram frequentemente construídos de madeira emoldurada ou crivada e eram propensos a incêndios. Caixas de elevadores de grãos, tanques e silos agora são geralmente feitos de aço ou concreto armado.
(resolução original: 4 812 × 4 812)

10 de abril de 2022 editar

Pedra de frontão do moinho de vento De Hoop em Hattem, Países Baixos. O moinho foi construído em 1806 e destruído por um incêndio em 1897. Uma pedra de frontão ou de empena é uma laje, ou bloco de pedra com uma inscrição e muitas vezes uma representação emblemática em relevo que (geralmente) adorna a fachada de um edifício. A pedra aparente dá ao edifício sua própria identidade reconhecível. Elas são geralmente feitas de pedra natural, mas exemplos de terracota e esculturas em madeira de carvalho também podem ser encontrados. Foram criadas na segunda metade do século XVI e usadas ​​como “identificadores” até o século XVIII, porque ainda não havia numeração das casas. Eram originalmente policromadas. Muitas pedras de frontão relacionavam-se com a ocupação do morador original do edifício, outras continham apenas um ano ou um nome. A primeira categoria geralmente se refere ao ano em que o edifício, ou parte dele, foi concluído ou restaurado. (definição 5 020 × 2 824)

Pedra de frontão do moinho de vento De Hoop em Hattem, Países Baixos. O moinho foi construído em 1806 e destruído por um incêndio em 1897. Uma pedra de frontão ou de empena é uma laje, ou bloco de pedra com uma inscrição e muitas vezes uma representação emblemática em relevo que (geralmente) adorna a fachada de um edifício. A pedra aparente dá ao edifício sua própria identidade reconhecível. Elas são geralmente feitas de pedra natural, mas exemplos de terracota e esculturas em madeira de carvalho também podem ser encontrados. Foram criadas na segunda metade do século XVI e usadas ​​como “identificadores” até o século XVIII, porque ainda não havia numeração das casas. Eram originalmente policromadas. Muitas pedras de frontão relacionavam-se com a ocupação do morador original do edifício, outras continham apenas um ano ou um nome. A primeira categoria geralmente se refere ao ano em que o edifício, ou parte dele, foi concluído ou restaurado.
(resolução original: 5 020 × 2 824)

11 de abril de 2022 editar

Mapa náutico em aquarela do século XVI mostrando a costa oeste da Bretanha. Este mapa faz parte do primeiro atlas marítimo impresso do mundo, o atlas Spieghel des Zeevaerdt (Espelho de Navegação), do cartógrafo e navegador neerlandês Lucas Janszoon Waghenaer. A placa vem da edição latina de 1586. As inscrições estão em neerlandês, francês e latim. (definição 6 312 × 4 208)

Mapa náutico em aquarela do século XVI mostrando a costa oeste da Bretanha. Este mapa faz parte do primeiro atlas marítimo impresso do mundo, o atlas Spieghel des Zeevaerdt (Espelho de Navegação), do cartógrafo e navegador neerlandês Lucas Janszoon Waghenaer. A placa vem da edição latina de 1586. As inscrições estão em neerlandês, francês e latim.
(resolução original: 6 312 × 4 208)

12 de abril de 2022 editar

Macho de aranha-morango, ou aranha-laranja (Araneus alsine). Esta espécie tem distribuição paleoártica (Europa, Turquia, Cáucaso, Rússia, Cazaquistão, Japão). Preferem ambientes úmidos e habitam principalmente clareiras de florestas, pântanos com bétulas e urzes, pradarias úmidas, grama alta e lugares sombreados. Como um de seus nomes comuns sugere, A. alsine parece um pouco com um morango, por apresentar um opistossoma grande, quase globular ou levemente elíptico, variando do bege ao laranja-avermelhado, com muitas manchas brancas e amarelas espalhadas pela superfície. (definição 3 741 × 3 080)

Macho de aranha-morango, ou aranha-laranja (Araneus alsine). Esta espécie tem distribuição paleoártica (Europa, Turquia, Cáucaso, Rússia, Cazaquistão, Japão). Preferem ambientes úmidos e habitam principalmente clareiras de florestas, pântanos com bétulas e urzes, pradarias úmidas, grama alta e lugares sombreados. Como um de seus nomes comuns sugere, A. alsine parece um pouco com um morango, por apresentar um opistossoma grande, quase globular ou levemente elíptico, variando do bege ao laranja-avermelhado, com muitas manchas brancas e amarelas espalhadas pela superfície.
(resolução original: 3 741 × 3 080)

13 de abril de 2022 editar

Vista noturna da Torre da prefeitura de Kiel, Alemanha. Seguindo a tradição de construção de prefeituras representativas, o edifício possui torre própria. Ela se ergue de um edifício de conexão entre dois pátios internos sendo projetada no estilo de uma torre sineira como o campanário de São Marcos em Veneza. A torre de Kiel, com 106 m de altura pode ser visitada como parte de uma visita guiada. Um elevador sobe ao nível de observação a uma altura de 67 m, que se estende ao redor da torre e permite vistas de longo alcance sobre: o centro da cidade e o porto no nordeste, a margem leste do fiorde de Kiel, a estação ferroviária principal e a ponta do porto no sul, e os assentamentos ocidentais até o distrito de Mettenhof. (definição 3 961 × 2 557)

Vista noturna da Torre da prefeitura de Kiel, Alemanha. Seguindo a tradição de construção de prefeituras representativas, o edifício possui torre própria. Ela se ergue de um edifício de conexão entre dois pátios internos sendo projetada no estilo de uma torre sineira como o campanário de São Marcos em Veneza. A torre de Kiel, com 106 m de altura pode ser visitada como parte de uma visita guiada. Um elevador sobe ao nível de observação a uma altura de 67 m, que se estende ao redor da torre e permite vistas de longo alcance sobre: o centro da cidade e o porto no nordeste, a margem leste do fiorde de Kiel, a estação ferroviária principal e a ponta do porto no sul, e os assentamentos ocidentais até o distrito de Mettenhof.
(resolução original: 3 961 × 2 557)

14 de abril de 2022 editar

Interior da igreja de São Vítor em Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. Fundada em 780 pelo abade Bernrad ou Liudger, a igreja não é apenas a paróquia original de Dülmen, mas também uma das igrejas mais antigas da diocese de Münster. Seu homônimo e padroeiro é São Vítor de Xanten, um mártir da Igreja Católica e da Igreja Ortodoxa. (definição 6 459 × 4 480)

Interior da igreja de São Vítor em Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. Fundada em 780 pelo abade Bernrad ou Liudger, a igreja não é apenas a paróquia original de Dülmen, mas também uma das igrejas mais antigas da diocese de Münster. Seu homônimo e padroeiro é São Vítor de Xanten, um mártir da Igreja Católica e da Igreja Ortodoxa.
(resolução original: 6 459 × 4 480)

15 de abril de 2022 editar

Trem de carga puxado por duas locomotivas a diesel-elétrica Classe sul-africana 33-400 na rota Swakopmund–Walvis Bay, Namíbia. Entre 1968 e 1970, as Ferrovias da África do Sul colocaram em serviço 115 locomotivas diesel–elétrica Classe 33-400 General Electric U20C. Muitas delas foram transferidas para a TransNamib, uma empresa ferroviária estatal da Namíbia, após a independência do Sudoeste Africano em 21 de março de 1990. (definição 7 478 × 2 196)

Trem de carga puxado por duas locomotivas a diesel-elétrica Classe sul-africana 33-400 na rota SwakopmundWalvis Bay, Namíbia. Entre 1968 e 1970, as Ferrovias da África do Sul colocaram em serviço 115 locomotivas diesel–elétrica Classe 33-400 General Electric U20C. Muitas delas foram transferidas para a TransNamib, uma empresa ferroviária estatal da Namíbia, após a independência do Sudoeste Africano em 21 de março de 1990.
(resolução original: 7 478 × 2 196)

16 de abril de 2022 editar

Imagem composta do hemisfério oriental da Terra, com base em dados dos instrumentos MODIS dos satélites Terra e Aqua, o Programa de Satélites Meteorológicos de Defesa, o ônibus espacial Endeavour e o Projeto de Mapeamento Antártico Radarsat, combinados por cientistas e artistas. (definição 3 718 × 3 718)

Imagem composta do hemisfério oriental da Terra, com base em dados dos instrumentos MODIS dos satélites Terra e Aqua, o Programa de Satélites Meteorológicos de Defesa, o ônibus espacial Endeavour e o Projeto de Mapeamento Antártico Radarsat, combinados por cientistas e artistas.
(resolução original: 3 718 × 3 718)

17 de abril de 2022 editar

Nevoeiro ao redor do lago Heron, um lago de água doce na região central de Canterbury, ilha do Sul, Nova Zelândia. O rio Swin e vários córregos fluem para o lago. É drenado pelo lago Stream que por sua vez deságua no rio Rakaia. O lago está localizado a uma altitude de 691 metros acima do nível do mar. A área do espelho d'água é de 6,3 km². A profundidade média é de 36 metros. O lago Heron é uma reserva natural e um habitat importante para aves aquáticas, especialmente como um importante local de reprodução e alimentação para os zarros-maoris (Aythya novaeseelandiae). O uso de barcos a motor no lago é proibido para proteger e evitar a inquietação de seus habitantes. (definição 16 968 × 3 467)

Nevoeiro ao redor do lago Heron, um lago de água doce na região central de Canterbury, ilha do Sul, Nova Zelândia. O rio Swin e vários córregos fluem para o lago. É drenado pelo lago Stream que por sua vez deságua no rio Rakaia. O lago está localizado a uma altitude de 691 metros acima do nível do mar. A área do espelho d'água é de 6,3 km². A profundidade média é de 36 metros. O lago Heron é uma reserva natural e um habitat importante para aves aquáticas, especialmente como um importante local de reprodução e alimentação para os zarros-maoris (Aythya novaeseelandiae). O uso de barcos a motor no lago é proibido para proteger e evitar a inquietação de seus habitantes.
(resolução original: 16 968 × 3 467)

18 de abril de 2022 editar

Galinha-d'angola (Numida meleagris damarensis), área de safari Matetsi, Zimbábue. (definição 3 828 × 3 112)

Galinha-d'angola (Numida meleagris damarensis), área de safari Matetsi, Zimbábue.
(resolução original: 3 828 × 3 112)

19 de abril de 2022 editar

Maroon Bells, dois picos nas montanhas Elk, Maroon Peak (4 317 metros) e North Maroon Peak (4 273 metros), separados por cerca de meio quilômetro. As montanhas estão na fronteira entre os condados de Pitkin e Gunnison, Colorado, Estados Unidos. A vista dos Maroon Bells a sudoeste do vale Maroon Creek é muito fotografada. Eles são um destino cada vez mais popular para os visitantes diurnos e noturnos; cerca de 300 mil pessoas visitam os picos a cada temporada. Devido ao grande volume de visitantes, um serviço de ônibus funciona diariamente das 8h às 17h de meados de junho até o primeiro fim de semana de outubro. A área cênica de Maroon Bells apresenta várias trilhas que vão desde caminhadas curtas perto do lago Maroon até viagens mais longas de mochila para a região selvagem de Maroon-Snowmass. (definição 4 466 × 2 580)

Maroon Bells, dois picos nas montanhas Elk, Maroon Peak (4 317 metros) e North Maroon Peak (4 273 metros), separados por cerca de meio quilômetro. As montanhas estão na fronteira entre os condados de Pitkin e Gunnison, Colorado, Estados Unidos. A vista dos Maroon Bells a sudoeste do vale Maroon Creek é muito fotografada. Eles são um destino cada vez mais popular para os visitantes diurnos e noturnos; cerca de 300 mil pessoas visitam os picos a cada temporada. Devido ao grande volume de visitantes, um serviço de ônibus funciona diariamente das 8h às 17h de meados de junho até o primeiro fim de semana de outubro. A área cênica de Maroon Bells apresenta várias trilhas que vão desde caminhadas curtas perto do lago Maroon até viagens mais longas de mochila para a região selvagem de Maroon-Snowmass.
(resolução original: 4 466 × 2 580)

20 de abril de 2022 editar

Lago Covel (1 839 m) no Parque nacional de Stelvio (em alemão: Nationalpark Stilfserjoch), Alpes do Ortler, Itália. O parque é um dos mais antigos parques naturais italianos. Foi fundado em 1935 visando proteger a flora, a fauna e as belezas naturais do grupo montanhoso Ortles-Cevedale, além de promover o desenvolvimento sustentável e o turismo nos vales alpinos da Lombardia, Trento e Alto Ádige. Estende-se pelo território de 24 municípios e 4 províncias e está em contato direto a norte com o Parque nacional suíço, ao sul com o Parque natural Adamello Brenta e o Parque regional de Adamello: todos esses parques, juntos, constituem uma vasta área protegida no coração dos Alpes, cobrindo quase 400 mil hectares. (definição 5 119 × 3 413)

Lago Covel (1 839 m) no Parque nacional de Stelvio (em alemão: Nationalpark Stilfserjoch), Alpes do Ortler, Itália. O parque é um dos mais antigos parques naturais italianos. Foi fundado em 1935 visando proteger a flora, a fauna e as belezas naturais do grupo montanhoso Ortles-Cevedale, além de promover o desenvolvimento sustentável e o turismo nos vales alpinos da Lombardia, Trento e Alto Ádige. Estende-se pelo território de 24 municípios e 4 províncias e está em contato direto a norte com o Parque nacional suíço, ao sul com o Parque natural Adamello Brenta e o Parque regional de Adamello: todos esses parques, juntos, constituem uma vasta área protegida no coração dos Alpes, cobrindo quase 400 mil hectares.
(resolução original: 5 119 × 3 413)

21 de abril de 2022 editar

Pôr do sol sobre o quebra-mar do porto de Saint-Gilles visto da praia de Roches Noires, em outubro. Saint-Gilles les Bains, também conhecida localmente como Saint-Gilles, é uma estância balneária/balnear na costa oeste da ilha da Reunião. Está localizada no território municipal de Saint-Paul. A estância situa-se ao sul da baía de Saint-Paul, na faixa costeira onde se encontram as praias mais movimentadas da ilha. Esta é a principal estância da ilha. (definição 2 048 × 1 536)

Pôr do sol sobre o quebra-mar do porto de Saint-Gilles visto da praia de Roches Noires, em outubro. Saint-Gilles les Bains, também conhecida localmente como Saint-Gilles, é uma estância balneária/balnear na costa oeste da ilha da Reunião. Está localizada no território municipal de Saint-Paul. A estância situa-se ao sul da baía de Saint-Paul, na faixa costeira onde se encontram as praias mais movimentadas da ilha. Esta é a principal estância da ilha.
(resolução original: 2 048 × 1 536)

22 de abril de 2022 editar

Panorama com o castelo e a igreja colegiada de Quedlimburgo, Saxônia-Anhalt, Alemanha. Quedlimburgo foi mencionada pela primeira vez em 22 de abril de 922 em um documento do rei germano Henrique I. O patrimônio arquitetônico de Quedlimburgo (em alemão: Quedlinburg) está na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1994, tornando a cidade um dos maiores monumentos da Alemanha. Na histórica Cidade Velha com suas ruas de paralelepípedos, becos sinuosos e pequenas praças existem mais de 2 100 casas em enxaimel de oito séculos. A prefeitura renascentista com a estátua de Rolando está localizada na praça do mercado, ao sul está a elevação Schlossberg com a igreja colegiada românica e o tesouro da catedral como evidência do convento feminino de Quedlimburgo. Também a colina Münzenberg com a igreja românica do mosteiro de Santa Marien e no vale entre a igreja românica de São Wiperti, o jardim da abadia adjacente e o Brühl-Parque fazem parte do Patrimônio Mundial. (definição 19 320 × 4 830)

Panorama com o castelo e a igreja colegiada de Quedlimburgo, Saxônia-Anhalt, Alemanha. Quedlimburgo foi mencionada pela primeira vez em 22 de abril de 922 em um documento do rei germano Henrique I. O patrimônio arquitetônico de Quedlimburgo (em alemão: Quedlinburg) está na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1994, tornando a cidade um dos maiores monumentos da Alemanha. Na histórica Cidade Velha com suas ruas de paralelepípedos, becos sinuosos e pequenas praças existem mais de 2 100 casas em enxaimel de oito séculos. A prefeitura renascentista com a estátua de Rolando está localizada na praça do mercado, ao sul está a elevação Schlossberg com a igreja colegiada românica e o tesouro da catedral como evidência do convento feminino de Quedlimburgo. Também a colina Münzenberg com a igreja românica do mosteiro de Santa Marien e no vale entre a igreja românica de São Wiperti, o jardim da abadia adjacente e o Brühl-Parque fazem parte do Patrimônio Mundial.
(resolução original: 19 320 × 4 830)

23 de abril de 2022 editar

Uma garota colocando flores no Tsitsernakaberd, o complexo comemorativo do genocídio armênio em Erevã, Armênia (vista aérea). Construído em 1967 na colina de Tsitsernakaberd, todos os anos, em 24 de abril, o Dia da Lembrança do Genocídio armênio, milhares de armênios se reúnem no memorial para homenagear as vítimas do extermínio. As pessoas que se reúnem em Tsiternakaberd colocam flores em respeito a todas as pessoas que morreram naquela ocasião. Ao longo dos anos, de todo o mundo, uma grande variedade de políticos, artistas, músicos, atletas e figuras religiosas visitaram o memorial. O Museu-Instituto do Genocídio Armênio foi inaugurado em 1995. (definição 3 874 × 2 866)

Uma garota colocando flores no Tsitsernakaberd, o complexo comemorativo do genocídio armênio em Erevã, Armênia (vista aérea). Construído em 1967 na colina de Tsitsernakaberd, todos os anos, em 24 de abril, o Dia da Lembrança do Genocídio armênio, milhares de armênios se reúnem no memorial para homenagear as vítimas do extermínio. As pessoas que se reúnem em Tsiternakaberd colocam flores em respeito a todas as pessoas que morreram naquela ocasião. Ao longo dos anos, de todo o mundo, uma grande variedade de políticos, artistas, músicos, atletas e figuras religiosas visitaram o memorial. O Museu-Instituto do Genocídio Armênio foi inaugurado em 1995.
(resolução original: 3 874 × 2 866)

24 de abril de 2022 editar

Velha pereira (Pyrus communis), com tronco quebrado em plena floração. As peras são frutas produzidas e consumidas em todo o mundo, crescendo em uma árvore e colhidas no hemisfério norte no final do verão até outubro. Várias espécies de peras são valorizadas por seus frutos e sucos comestíveis, enquanto outras são cultivadas como árvores. A árvore é de tamanho médio e nativa de regiões costeiras e levemente temperadas da Europa, norte da África e Ásia. A madeira da pereira é um dos materiais preferidos na fabricação de instrumentos de sopro e móveis de alta qualidade. Cerca de 3 mil variedades conhecidas de peras são cultivadas em todo o mundo, que variam em forma e sabor. A fruta é consumida fresca, enlatada, como suco ou seca. (definição 4 250 × 4 250)

Velha pereira (Pyrus communis), com tronco quebrado em plena floração. As peras são frutas produzidas e consumidas em todo o mundo, crescendo em uma árvore e colhidas no hemisfério norte no final do verão até outubro. Várias espécies de peras são valorizadas por seus frutos e sucos comestíveis, enquanto outras são cultivadas como árvores. A árvore é de tamanho médio e nativa de regiões costeiras e levemente temperadas da Europa, norte da África e Ásia. A madeira da pereira é um dos materiais preferidos na fabricação de instrumentos de sopro e móveis de alta qualidade. Cerca de 3 mil variedades conhecidas de peras são cultivadas em todo o mundo, que variam em forma e sabor. A fruta é consumida fresca, enlatada, como suco ou seca.
(resolução original: 4 250 × 4 250)

25 de abril de 2022 editar

Trator T-150K no campo. Kasova Hora, região de Ivano-Frankivsk, Ucrânia. O T-150K é um trator de tração nas quatro rodas da ex–soviética e agora ucraniana Fábrica de Tratores de Kharkiv na classe de esforço de tração de 30 quilonewtons. Em sua estrutura básica com direção articulada, é semelhante ao maior e mais potente Kirowez K-700. A Alemanha Oriental também importou o T-150K de meados da década de 1970 até meados da década de 1980. (definição 4 000 × 2 195)

Trator T-150K no campo. Kasova Hora, região de Ivano-Frankivsk, Ucrânia. O T-150K é um trator de tração nas quatro rodas da ex–soviética e agora ucraniana Fábrica de Tratores de Kharkiv na classe de esforço de tração de 30 quilonewtons. Em sua estrutura básica com direção articulada, é semelhante ao maior e mais potente Kirowez K-700. A Alemanha Oriental também importou o T-150K de meados da década de 1970 até meados da década de 1980.
(resolução original: 4 000 × 2 195)

26 de abril de 2022 editar

Automóvel abandonado no Marine Park, Estados Unidos. O Marine Park é um parque urbano localizado no Brooklyn, Nova Iorque. Seus 3,2 km² cercam a enseada mais ocidental da Jamaica Bay. O parque é principalmente um pântano salobra fértil, abastecido com água doce do Gerritsen Creek. O Marine Park consiste em áreas de parques recreativos e no Salt Marsh Nature Center, onde pássaros do pântano, tapitis, caranguejos-ferradura e peixes-sapo-ostreiro (Opsanus tau) podem ser encontrados. Em meados do século XX, a área foi alvo de lixo e carros abandonados. Em um ponto, tornou-se um aterro sanitário. Após um enorme esforço de limpeza na década de 1990, a área foi restaurada à sua antiga glória, com exceção de algumas carcaças de carro enferrujadas que ainda podem ser encontradas. (definição 5 133 × 2 383)

Automóvel abandonado no Marine Park, Estados Unidos. O Marine Park é um parque urbano localizado no Brooklyn, Nova Iorque. Seus 3,2 km² cercam a enseada mais ocidental da Jamaica Bay. O parque é principalmente um pântano salobra fértil, abastecido com água doce do Gerritsen Creek. O Marine Park consiste em áreas de parques recreativos e no Salt Marsh Nature Center, onde pássaros do pântano, tapitis, caranguejos-ferradura e peixes-sapo-ostreiro (Opsanus tau) podem ser encontrados. Em meados do século XX, a área foi alvo de lixo e carros abandonados. Em um ponto, tornou-se um aterro sanitário. Após um enorme esforço de limpeza na década de 1990, a área foi restaurada à sua antiga glória, com exceção de algumas carcaças de carro enferrujadas que ainda podem ser encontradas.
(resolução original: 5 133 × 2 383)

27 de abril de 2022 editar

Vista noturna do mausoléu de Ulysses S. Grant, comandante-geral do Exército da União na Guerra Civil Americana e 18.º presidente dos Estados Unidos (1869–1877) e de sua esposa, Julia Grant. É um mausoléu abobadado clássico no bairro Morningside Heights de Upper Manhattan, em Nova Iorque. Foi concluído em 1897, e o Serviço Nacional de Parques o administra desde 1958. Após um período de abandono, foi restaurado e rededicado. Geralmente é aberto ao público de quarta-feira a sábado. Além de ser um memorial nacional desde 1958, o túmulo de Grant foi adicionado ao Registro Nacional de Lugares Históricos em 1966 e designado um marco oficial da cidade de Nova Iorque em 1975. (definição 5 000 × 3 750)

Vista noturna do mausoléu de Ulysses S. Grant, comandante-geral do Exército da União na Guerra Civil Americana e 18.º presidente dos Estados Unidos (1869–1877) e de sua esposa, Julia Grant. É um mausoléu abobadado clássico no bairro Morningside Heights de Upper Manhattan, em Nova Iorque. Foi concluído em 1897, e o Serviço Nacional de Parques o administra desde 1958. Após um período de abandono, foi restaurado e rededicado. Geralmente é aberto ao público de quarta-feira a sábado. Além de ser um memorial nacional desde 1958, o túmulo de Grant foi adicionado ao Registro Nacional de Lugares Históricos em 1966 e designado um marco oficial da cidade de Nova Iorque em 1975.
(resolução original: 5 000 × 3 750)

28 de abril de 2022 editar

Mirtilos (Vaccinium) da Argentina. Vaccinium são um gênero de plantas da família das Ericáceas. Cerca de 500 espécies de Vaccinium estão distribuídas principalmente no hemisfério norte. Na Ásia tropical, América Central e América do Sul é restrito às altas montanhas. As espécies de Vaccinium geralmente crescem em solos pobres em nutrientes e ácidos, principalmente em charnecas e pauis ou em florestas esparsas. Os frutos de muitas espécies são consumidos por seres humanos e alguns são de importância comercial, incluindo o arando, o blueberry e o arando-vermelho. (definição 4 592 × 3 448)

Mirtilos (Vaccinium) da Argentina. Vaccinium são um gênero de plantas da família das Ericáceas. Cerca de 500 espécies de Vaccinium estão distribuídas principalmente no hemisfério norte. Na Ásia tropical, América Central e América do Sul é restrito às altas montanhas. As espécies de Vaccinium geralmente crescem em solos pobres em nutrientes e ácidos, principalmente em charnecas e pauis ou em florestas esparsas. Os frutos de muitas espécies são consumidos por seres humanos e alguns são de importância comercial, incluindo o arando, o blueberry e o arando-vermelho.
(resolução original: 4 592 × 3 448)

29 de abril de 2022 editar

Zarro-neozelandês (Aythya novaeseelandiae), lago Vitória, Christchurch. É uma espécie de pato mergulhador do gênero Aythya, endêmico da Nova Zelândia. Ele pode submergir durante vinte a trinta segundos e descer três metros para procurar plantas aquáticas, pequenos peixes, caramujos, mexilhões e insetos. Nidificam de outubro a março. Eles colocam de cinco a oito ovos em um ninho perto da água. O ninho é geralmente forrado com grama e penugem. Os ovos são incubados por quatro semanas pela fêmea. Os patinhos recém-nascidos começam a mergulhar em busca de alimento em sua primeira saída. (definição 4 062 × 2 794)

Zarro-neozelandês (Aythya novaeseelandiae), lago Vitória, Christchurch. É uma espécie de pato mergulhador do gênero Aythya, endêmico da Nova Zelândia. Ele pode submergir durante vinte a trinta segundos e descer três metros para procurar plantas aquáticas, pequenos peixes, caramujos, mexilhões e insetos. Nidificam de outubro a março. Eles colocam de cinco a oito ovos em um ninho perto da água. O ninho é geralmente forrado com grama e penugem. Os ovos são incubados por quatro semanas pela fêmea. Os patinhos recém-nascidos começam a mergulhar em busca de alimento em sua primeira saída.
(resolução original: 4 062 × 2 794)

30 de abril de 2022 editar

Quatro trutas-arco-íris em uma grelha, embrulhadas em papel-alumínio. As trutas-arco-íris são principalmente peixes comestíveis que são multiplicados pela via de reprodução e engordados em sistemas artificiais de lagoas, silos e calhas. As raças de trutas-arco-íris especialmente criadas são mais adequadas para a produção em massa do que as espécies de trutas nativas (truta de lagos e riachos). Especialmente porque com sua alta taxa de crescimento em um ambiente estressante, como os tanques artificiais densamente abastecidos, têm uma taxa de mortalidade baixa, requerem menos alimentos naturais e também toleram temperaturas mais altas da água (até 25°C). (definição 3 974 × 2 980)

Quatro trutas-arco-íris em uma grelha, embrulhadas em papel-alumínio. As trutas-arco-íris são principalmente peixes comestíveis que são multiplicados pela via de reprodução e engordados em sistemas artificiais de lagoas, silos e calhas. As raças de trutas-arco-íris especialmente criadas são mais adequadas para a produção em massa do que as espécies de trutas nativas (truta de lagos e riachos). Especialmente porque com sua alta taxa de crescimento em um ambiente estressante, como os tanques artificiais densamente abastecidos, têm uma taxa de mortalidade baixa, requerem menos alimentos naturais e também toleram temperaturas mais altas da água (até 25°C).
(resolução original: 3 974 × 2 980)