Wikipédia:Imagem em destaque/Maio de 2023

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Apresentação

Esta página contém uma relação de imagens que a comunidade da Wikipédia lusófona decidiu incluir em sua página principal. Uma imagem diferente é destacada a cada dia, seguindo a escolha do Wikimedia Commons.

Arquivos

2006:  JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2007:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2008:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2009:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2010:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2011:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2012:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2013:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2014:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2015:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2016:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2017:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2018:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2019:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2020:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2021:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2022:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2023:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2024:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

1 de maio de 2023 editar

Paisagem vulcânica apresentando da esquerda para a direitaː vulcão Miñiques (5 910 m), cerro Tuyajto (5 460 m), cerro Murchota (4 567 m), cerros de Incahuasi (5 704 m), Andes, norte do Chile. (definição 14 950 × 3 320)

Paisagem vulcânica apresentando da esquerda para a direitaː vulcão Miñiques (5 910 m), cerro Tuyajto (5 460 m), cerro Murchota (4 567 m), cerros de Incahuasi (5 704 m), Andes, norte do Chile.
(resolução original: 14 950 × 3 320)

2 de maio de 2023 editar

Detalhe da barragem de segurança no Alte Fahrt do canal Dortmund-Ems perto de Greven (ou Münster-Gelmer), Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. O canal Dortmund-Ems é uma via navegável federal entre o porto da cidade de Dortmund e Papenburg/Ems nos estados federativos da Renânia do Norte-Vestfália e da Baixa Saxônia. O comprimento total do canal é de 223,45 km. Existem 15 eclusas entre Dortmund e Papenburg. (definição 6 720 × 4 480)

Detalhe da barragem de segurança no Alte Fahrt do canal Dortmund-Ems perto de Greven (ou Münster-Gelmer), Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. O canal Dortmund-Ems é uma via navegável federal entre o porto da cidade de Dortmund e Papenburg/Ems nos estados federativos da Renânia do Norte-Vestfália e da Baixa Saxônia. O comprimento total do canal é de 223,45 km. Existem 15 eclusas entre Dortmund e Papenburg.
(resolução original: 6 720 × 4 480)

3 de maio de 2023 editar

Flores de rododendro (Rhododendron) nas montanhas dos Cárpatos, parque natural nacional dos Cárpatos, Ucrânia. O parque nacional, no território da região de Ivano-Frankivsk, foi criado para preservar os ecossistemas florestais únicos da Europa Central. É o primeiro e um dos maiores parques naturais nacionais da Ucrânia. Foi criado em 3 de junho de 1980 e em 1921, uma reserva foi criada em seu território atual em uma área de 447 hectares para proteger as florestas primárias da Montanha Negra. Parte do atual território do parque de 1968 a 1980 fazia parte da Reserva Estatal dos Cárpatos, da qual a Floresta de Hoverlyan e a Floresta de Vysokohirne foram separadas quando o parque foi criado. No parque trabalham 234 pessoas, 18 delas, na divisão científica, 130 no serviço de segurança. (definição 6 000 × 4 000)

Flores de rododendro (Rhododendron) nas montanhas dos Cárpatos, parque natural nacional dos Cárpatos, Ucrânia. O parque nacional, no território da região de Ivano-Frankivsk, foi criado para preservar os ecossistemas florestais únicos da Europa Central. É o primeiro e um dos maiores parques naturais nacionais da Ucrânia. Foi criado em 3 de junho de 1980 e em 1921, uma reserva foi criada em seu território atual em uma área de 447 hectares para proteger as florestas primárias da Montanha Negra. Parte do atual território do parque de 1968 a 1980 fazia parte da Reserva Estatal dos Cárpatos, da qual a Floresta de Hoverlyan e a Floresta de Vysokohirne foram separadas quando o parque foi criado. No parque trabalham 234 pessoas, 18 delas, na divisão científica, 130 no serviço de segurança.
(resolução original: 6 000 × 4 000)

4 de maio de 2023 editar

Rolieiro-de-sobrancelhas-brancas (Coracias naevius mosambicus), Parque Nacional Etosha, Namíbia. É uma ave de tamanho médio (35 a 40 cm) amplamente difundida na África subsaariana, encontrado principalmente de Angola e sul da República Democrática do Congo até a Namíbia e norte da África do Sul. Em comparação com outros rolieiros, suas cores são bastante opacas e sua voz é áspera. O seu habitat preferido são os espinheiros secos onde passa longos períodos empoleirado no topo de espinheiros ou postes, procurando alimentos como insetos, aranhas, escorpiões e pequenos lagartos no chão. (definição 2 058 × 2 058)

Rolieiro-de-sobrancelhas-brancas (Coracias naevius mosambicus), Parque Nacional Etosha, Namíbia. É uma ave de tamanho médio (35 a 40 cm) amplamente difundida na África subsaariana, encontrado principalmente de Angola e sul da República Democrática do Congo até a Namíbia e norte da África do Sul. Em comparação com outros rolieiros, suas cores são bastante opacas e sua voz é áspera. O seu habitat preferido são os espinheiros secos onde passa longos períodos empoleirado no topo de espinheiros ou postes, procurando alimentos como insetos, aranhas, escorpiões e pequenos lagartos no chão.
(resolução original: 2 058 × 2 058)

5 de maio de 2023 editar

Rawon é uma sopa de carne tradicional de Surabaia, Java Oriental, Indonésia. Esta foto mostra as especiarias, ervas e condimentos comumente usados para fazer rawon, incluindo açúcar, alho, chalotas, keluak/pucung, noz-da-Índia, coentro, pimenta-preta, capim-limão, gengibre, kencur, galanga, açúcar de coco, folhas de combava e de louro. (definição 5 014 × 3 342)

Rawon é uma sopa de carne tradicional de Surabaia, Java Oriental, Indonésia. Esta foto mostra as especiarias, ervas e condimentos comumente usados para fazer rawon, incluindo açúcar, alho, chalotas, keluak/pucung, noz-da-Índia, coentro, pimenta-preta, capim-limão, gengibre, kencur, galanga, açúcar de coco, folhas de combava e de louro.
(resolução original: 5 014 × 3 342)

6 de maio de 2023 editar

Alto oficial da polícia de Hamburgo de serviço em frente da prefeitura de Hamburgo, Alemanha. (definição 2 912 × 2 912)

Alto oficial da polícia de Hamburgo de serviço em frente da prefeitura de Hamburgo, Alemanha.
(resolução original: 2 912 × 2 912)

7 de maio de 2023 editar

Reflexo de um cinamomo (Melia azedarach) perto da lagoa de Kuruwapari Chaudharitol, Inaruwa, distrito de Sunsari, Nepal. O cinamomo é uma espécie de árvore decídua da família do mogno, Meliaceae, nativa da região indo-malaia e do reino Australasiano. A principal utilidade do cinamomo é a sua madeira. Ela é de densidade média e varia em cor de marrom claro a vermelho escuro. A Melia azedarach − assim como outros membros da família Meliaceae − possui uma madeira de alta qualidade, mas ao contrário de muitas espécies quase extintas de mogno, é subutilizada. As tábuas secam sem rachar ou empenar e são resistentes à infecção fúngica. (definição 6 000 × 4 000)

Reflexo de um cinamomo (Melia azedarach) perto da lagoa de Kuruwapari Chaudharitol, Inaruwa, distrito de Sunsari, Nepal. O cinamomo é uma espécie de árvore decídua da família do mogno, Meliaceae, nativa da região indo-malaia e do reino Australasiano. A principal utilidade do cinamomo é a sua madeira. Ela é de densidade média e varia em cor de marrom claro a vermelho escuro. A Melia azedarach − assim como outros membros da família Meliaceae − possui uma madeira de alta qualidade, mas ao contrário de muitas espécies quase extintas de mogno, é subutilizada. As tábuas secam sem rachar ou empenar e são resistentes à infecção fúngica.
(resolução original: 6 000 × 4 000)

8 de maio de 2023 editar

Vista (a partir de Surcuolm) de um galpão em Cuolm Sura, cantão dos Grisões, Suíça. Ao fundo aparecem nuvens sobre as montanhas no lado sul do vale. A população de Surcuolm fala tradicionalmente o romanche. Ao contrário dos assentamentos vizinhos de Flond e Luven, no entanto, é católico. Em meados do século XIX, as famílias yeniches foram naturalizadas com base na lei de combate à falta de moradia. Surcuolm experimentou um grande desenvolvimento nos últimos anos, principalmente devido à conexão com a área de esqui de Obersaxen. (definição 5 147 × 1 967)

Vista (a partir de Surcuolm) de um galpão em Cuolm Sura, cantão dos Grisões, Suíça. Ao fundo aparecem nuvens sobre as montanhas no lado sul do vale. A população de Surcuolm fala tradicionalmente o romanche. Ao contrário dos assentamentos vizinhos de Flond e Luven, no entanto, é católico. Em meados do século XIX, as famílias yeniches foram naturalizadas com base na lei de combate à falta de moradia. Surcuolm experimentou um grande desenvolvimento nos últimos anos, principalmente devido à conexão com a área de esqui de Obersaxen.
(resolução original: 5 147 × 1 967)

9 de maio de 2023 editar

Macaco-de-barrete (Macaca sinica) no Parque Nacional Bundala, Sri Lanka. É um macaco de cor marrom-avermelhada do Velho Mundo endêmico do Sri Lanka. Seu nome se refere ao redemoinho de pelos, no alto da cabeça, lembrando um barrete. A divisão social dessa espécie é altamente estruturada nos bandos de macacos-de-barrete e as hierarquias de dominância ocorrem entre machos e fêmeas. Um bando pode consistir de oito a quarenta indivíduos. Quando o bando se torna muito grande, a tensão social e a agressão uns contra os outros aumentam, fazendo com que alguns indivíduos saiam. Lutar no bando pode causar ferimentos graves, incluindo braços quebrados. (definição 3 860 × 3 860)

Macaco-de-barrete (Macaca sinica) no Parque Nacional Bundala, Sri Lanka. É um macaco de cor marrom-avermelhada do Velho Mundo endêmico do Sri Lanka. Seu nome se refere ao redemoinho de pelos, no alto da cabeça, lembrando um barrete. A divisão social dessa espécie é altamente estruturada nos bandos de macacos-de-barrete e as hierarquias de dominância ocorrem entre machos e fêmeas. Um bando pode consistir de oito a quarenta indivíduos. Quando o bando se torna muito grande, a tensão social e a agressão uns contra os outros aumentam, fazendo com que alguns indivíduos saiam. Lutar no bando pode causar ferimentos graves, incluindo braços quebrados.
(resolução original: 3 860 × 3 860)

10 de maio de 2023 editar

Parada ferroviária abandonada da Ferrovia Siemens (Siemensbahn) em Berlim, Alemanha. A Siemensbahn é uma linha ferroviária elevada do S-Bahn-Berlin, que vai de Jungfernheide a Gartenfeld por quase quatro quilômetros e meio. O nome deriva da empresa Siemens & Halske, que construiu a linha de forma independente entre 1927 e 1929. Após a greve do Reichsbahn em setembro de 1980, os serviços S-Bahn foram interrompidos, mas os procedimentos formais de fechamento nunca foram iniciados para a linha. Prevê-se reativar a rota até o outono de 2029. (definição 7 665 × 5 110)

Parada ferroviária abandonada da Ferrovia Siemens (Siemensbahn) em Berlim, Alemanha. A Siemensbahn é uma linha ferroviária elevada do S-Bahn-Berlin, que vai de Jungfernheide a Gartenfeld por quase quatro quilômetros e meio. O nome deriva da empresa Siemens & Halske, que construiu a linha de forma independente entre 1927 e 1929. Após a greve do Reichsbahn em setembro de 1980, os serviços S-Bahn foram interrompidos, mas os procedimentos formais de fechamento nunca foram iniciados para a linha. Prevê-se reativar a rota até o outono de 2029.
(resolução original: 7 665 × 5 110)

11 de maio de 2023 editar

Casal de marmota-de-camecháteca (Marmota camtschatica) em seu habitat no Parque Natural do Sul de Camecháteca, Península de Camecháteca, Rússia. É uma espécie de roedor endêmico do Extremo Oriente russo, mas sua distribuição é descontínua e dividida em três partes principais, cada uma com suas próprias subespécies. A marmota-de-camecháteca vive na tundra ártica e nos habitats alpinos desde o nível do mar até uma altitude de 2 000 m. Dependendo da subpopulação exata, eles hibernam por 6 a 8 meses a cada ano, o que é longo para uma marmota. É uma marmota relativamente pequena (comprimento da cabeça e do corpo c. 39,5–61,5 cm, peso 1,65–5,4 kg) com cauda curta. Alimentam-se de gramíneas, ervas e musgos. Elas vivem em colônias formadas por muitas tocas separadas, cada uma ocupada por um casal adulto e seus descendentes. Uma ninhada consiste em cinco ou seis filhotes, mas estes permanecem no grupo familiar por pelo menos três anos. (definição 5 089 × 3 393)

Casal de marmota-de-camecháteca (Marmota camtschatica) em seu habitat no Parque Natural do Sul de Camecháteca, Península de Camecháteca, Rússia. É uma espécie de roedor endêmico do Extremo Oriente russo, mas sua distribuição é descontínua e dividida em três partes principais, cada uma com suas próprias subespécies. A marmota-de-camecháteca vive na tundra ártica e nos habitats alpinos desde o nível do mar até uma altitude de 2 000 m. Dependendo da subpopulação exata, eles hibernam por 6 a 8 meses a cada ano, o que é longo para uma marmota. É uma marmota relativamente pequena (comprimento da cabeça e do corpo c. 39,5–61,5 cm, peso 1,65–5,4 kg) com cauda curta. Alimentam-se de gramíneas, ervas e musgos. Elas vivem em colônias formadas por muitas tocas separadas, cada uma ocupada por um casal adulto e seus descendentes. Uma ninhada consiste em cinco ou seis filhotes, mas estes permanecem no grupo familiar por pelo menos três anos.
(resolução original: 5 089 × 3 393)

12 de maio de 2023 editar

Liceu International des Pontonniers, Estrasburgo, França. É um estabelecimento francês de ensino secundário e superior, localizado no centro da cidade, não muito longe da catedral. O liceu internacional tem cursos para recrutamento específico: as seções internacionais correspondem à vocação europeia de Estrasburgo, ao seu contexto cultural e econômico internacional. Essas estruturas atendem às necessidades do pessoal de muitas organizações europeias e empresas multinacionais com sede na região. Até o momento, existem seis seções internacionais: inglês, alemão, espanhol, italiano, polonês e russo. A particularidade da escola é seu prédio, construído em 1902 pelo arquiteto Johann Karl Ott em estilo historicista, emprestado da arquitetura germânica dos séculos XV e XVI. (definição 8 107 × 4 942)

Liceu International des Pontonniers, Estrasburgo, França. É um estabelecimento francês de ensino secundário e superior, localizado no centro da cidade, não muito longe da catedral. O liceu internacional tem cursos para recrutamento específico: as seções internacionais correspondem à vocação europeia de Estrasburgo, ao seu contexto cultural e econômico internacional. Essas estruturas atendem às necessidades do pessoal de muitas organizações europeias e empresas multinacionais com sede na região. Até o momento, existem seis seções internacionais: inglês, alemão, espanhol, italiano, polonês e russo. A particularidade da escola é seu prédio, construído em 1902 pelo arquiteto Johann Karl Ott em estilo historicista, emprestado da arquitetura germânica dos séculos XV e XVI.
(resolução original: 8 107 × 4 942)

13 de maio de 2023 editar

Retrato de Terêncio Neo e sua esposa, afresco romano do século I d.C., encontrado em Pompeia e hoje preservado no Museu Arqueológico Nacional de Nápoles, Itália. Às vezes era chamado erroneamente de retrato de Páquio Próculo, mas isso foi o resultado de alguma confusão porque o afresco não foi encontrado na Casa de Páquio Próculo. Acredita-se que o par de pompeianos de classe média seja marido e mulher. Terêncio Neo era dono de uma padaria, pois a casa havia sido modificada para incluir uma padaria. O homem veste uma toga, marca de cidadão romano, e segura um rotulus, um rolo vertical, sugerindo que também está envolvido em eventos públicos e/ou culturais locais. A mulher está em primeiro plano e segura um estilete e uma placa de cera, enfatizando que ela é de igual estatuto social, educada e alfabetizada. (definição 2 321 × 2 321)

Retrato de Terêncio Neo e sua esposa, afresco romano do século I d.C., encontrado em Pompeia e hoje preservado no Museu Arqueológico Nacional de Nápoles, Itália. Às vezes era chamado erroneamente de retrato de Páquio Próculo, mas isso foi o resultado de alguma confusão porque o afresco não foi encontrado na Casa de Páquio Próculo. Acredita-se que o par de pompeianos de classe média seja marido e mulher. Terêncio Neo era dono de uma padaria, pois a casa havia sido modificada para incluir uma padaria. O homem veste uma toga, marca de cidadão romano, e segura um rotulus, um rolo vertical, sugerindo que também está envolvido em eventos públicos e/ou culturais locais. A mulher está em primeiro plano e segura um estilete e uma placa de cera, enfatizando que ela é de igual estatuto social, educada e alfabetizada.
(resolução original: 2 321 × 2 321)

14 de maio de 2023 editar

Vista do Cruzeiro do Largo de Jesus e do Convento de Jesus, Setúbal, Portugal. O cruzeiro data do século XVI, enquanto o mosteiro, fundado em 1490, é uma das mais antigas construções de estilo manuelino (versão portuguesa do gótico) e serviu de mosteiro para as freiras clarissas. Os claustros do complexo abrigam um museu de arte (Museu de Jesus) com uma coleção de pintores primitivos flamengos e portugueses dos séculos XV e XVI. O restante do acervo é composto por achados arqueológicos, moedas históricas, documentos antigos e livros. Outra parte do museu é dedicada a Manuel Maria Barbosa du Bocage, famoso poeta do século XVIII nascido em Setúbal. (definição 5 977 × 4 483)

Vista do Cruzeiro do Largo de Jesus e do Convento de Jesus, Setúbal, Portugal. O cruzeiro data do século XVI, enquanto o mosteiro, fundado em 1490, é uma das mais antigas construções de estilo manuelino (versão portuguesa do gótico) e serviu de mosteiro para as freiras clarissas. Os claustros do complexo abrigam um museu de arte (Museu de Jesus) com uma coleção de pintores primitivos flamengos e portugueses dos séculos XV e XVI. O restante do acervo é composto por achados arqueológicos, moedas históricas, documentos antigos e livros. Outra parte do museu é dedicada a Manuel Maria Barbosa du Bocage, famoso poeta do século XVIII nascido em Setúbal.
(resolução original: 5 977 × 4 483)

15 de maio de 2023 editar

Búfalo-asiático (Bubalus bubalis) mergulhando ao anoitecer na savana de Bekol, Parque nacional de Baluran, Java Oriental, Indonésia. É um grande bovídeo originário do subcontinente indiano e sudeste da Ásia. Hoje, também é encontrado na Europa, Austrália, América do Norte, América do Sul e alguns países africanos. Os búfalos-asiáticos são especialmente adequados para cultivar campos de arroz, e seu leite é mais rico em gordura e proteína do que o do gado leiteiro. (definição 2 500 × 1 667)

Búfalo-asiático (Bubalus bubalis) mergulhando ao anoitecer na savana de Bekol, Parque nacional de Baluran, Java Oriental, Indonésia. É um grande bovídeo originário do subcontinente indiano e sudeste da Ásia. Hoje, também é encontrado na Europa, Austrália, América do Norte, América do Sul e alguns países africanos. Os búfalos-asiáticos são especialmente adequados para cultivar campos de arroz, e seu leite é mais rico em gordura e proteína do que o do gado leiteiro.
(resolução original: 2 500 × 1 667)

16 de maio de 2023 editar

Capa da revista Puck de 1906, com uma caricatura do influente senador dos Estados Unidos Nelson W. Aldrich. Aldrich foi um proeminente político americano e líder do Partido Republicano no Senado dos Estados Unidos, onde representou Rhode Island de 1881 a 1911. Na década de 1890, foi um dos principais republicanos dos “Quatro Grandes” que controlavam amplamente as principais decisões do Senado, junto com Orville H. Platt, William B. Allison e John Coit Spooner. Por causa de seu impacto na política nacional e posição central no principal Comitê de Finanças do Senado, ele foi referido pela imprensa e pelo público como o “gerente geral da Nação”, dominando política tarifária e monetária na primeira década do século XX. (definição 3 849 × 3 849)

Capa da revista Puck de 1906, com uma caricatura do influente senador dos Estados Unidos Nelson W. Aldrich. Aldrich foi um proeminente político americano e líder do Partido Republicano no Senado dos Estados Unidos, onde representou Rhode Island de 1881 a 1911. Na década de 1890, foi um dos principais republicanos dos “Quatro Grandes” que controlavam amplamente as principais decisões do Senado, junto com Orville H. Platt, William B. Allison e John Coit Spooner. Por causa de seu impacto na política nacional e posição central no principal Comitê de Finanças do Senado, ele foi referido pela imprensa e pelo público como o “gerente geral da Nação”, dominando política tarifária e monetária na primeira década do século XX.
(resolução original: 3 849 × 3 849)

17 de maio de 2023 editar

Muiderslot, um castelo medieval situado em Muiden, Holanda do Norte, construído por volta de 1285, restaurado a partir de 1370 e um museu nacional desde 1878. Foi construído em 1370 na foz do rio Vecht, onde deságua no que costumava ser o Zuiderzê (Mar do Sul), a uns 15 quilômetros a sudeste de Amesterdã. É um dos castelos mais conhecidos dos Países Baixos e apareceu em muitos programas de televisão ambientados na Idade Média. O Muiderslot e a fortaleza ao seu redor ainda são propriedade do Estado. (definição 4 908 × 3 362)

Muiderslot, um castelo medieval situado em Muiden, Holanda do Norte, construído por volta de 1285, restaurado a partir de 1370 e um museu nacional desde 1878. Foi construído em 1370 na foz do rio Vecht, onde deságua no que costumava ser o Zuiderzê (Mar do Sul), a uns 15 quilômetros a sudeste de Amesterdã. É um dos castelos mais conhecidos dos Países Baixos e apareceu em muitos programas de televisão ambientados na Idade Média. O Muiderslot e a fortaleza ao seu redor ainda são propriedade do Estado.
(resolução original: 4 908 × 3 362)

18 de maio de 2023 editar

Portal ocidental da igreja católica de São Lamberto no centro da cidade de Münster, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. Foi construída entre 1375 e 1525, financiada por comerciantes locais, como mercado e igreja cívica e forma o extremo norte da rua Prinzipalmarkt (mercado principal). São Lamberto é o edifício sagrado mais importante do gótico tardio vestfaliano. Uma característica especial são três cestas de ferro presas à torre. Nelas, em 1536, os corpos dos três líderes do reino anabatista de Münster, João de Leiden, Bernd Krechting e Bernd Knipperdolling, foram exibidos após terem sido publicamente torturados e executados na praça em frente à igreja. (definição 5 901 × 4 426)

Portal ocidental da igreja católica de São Lamberto no centro da cidade de Münster, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. Foi construída entre 1375 e 1525, financiada por comerciantes locais, como mercado e igreja cívica e forma o extremo norte da rua Prinzipalmarkt (mercado principal). São Lamberto é o edifício sagrado mais importante do gótico tardio vestfaliano. Uma característica especial são três cestas de ferro presas à torre. Nelas, em 1536, os corpos dos três líderes do reino anabatista de Münster, João de Leiden, Bernd Krechting e Bernd Knipperdolling, foram exibidos após terem sido publicamente torturados e executados na praça em frente à igreja.
(resolução original: 5 901 × 4 426)

19 de maio de 2023 editar

Elefantes-da-savana (Loxodonta africana), Elephant Sands, Botsuana. É o maior animal terrestre vivo, com machos atingindo uma altura de ombro de até 3,96 m e uma massa corporal de até 10,4 toneladas. Distribui-se por 37 países africanos e habita florestas, pastagens e bosques, zonas úmidas e terras agrícolas. Desde 2021, está listado como “Em Perigo” na Lista Vermelha da IUCN, considerado como estando a sofrer um risco muito elevado de extinção na natureza. É ameaçado principalmente pela destruição do habitat e, em partes de sua distribuição, também pela caça ilegal da carne e do marfim. (definição 17 250 × 4 784)

Elefantes-da-savana (Loxodonta africana), Elephant Sands, Botsuana. É o maior animal terrestre vivo, com machos atingindo uma altura de ombro de até 3,96 m e uma massa corporal de até 10,4 toneladas. Distribui-se por 37 países africanos e habita florestas, pastagens e bosques, zonas úmidas e terras agrícolas. Desde 2021, está listado como “Em Perigo” na Lista Vermelha da IUCN, considerado como estando a sofrer um risco muito elevado de extinção na natureza. É ameaçado principalmente pela destruição do habitat e, em partes de sua distribuição, também pela caça ilegal da carne e do marfim.
(resolução original: 17 250 × 4 784)

20 de maio de 2023 editar

Libélula-vulgar (Gomphus vulgatissimus) em Hesse, Alemanha. É uma espécie de libélula de tamanho médio (envergadura de 6 a 7 cm). É encontrada na maior parte da Europa. Seus habitats naturais são rios e riachos limpos e lentos com solo arenoso. Depois de saírem da água, elas vivem pouco. Os machos são pretos com extensas manchas amarelas no tórax e no abdômen, que se tornam verdes à medida que o inseto envelhece. As fêmeas são pretas com extensas manchas amarelas. (definição 2 689 × 2 689)

Libélula-vulgar (Gomphus vulgatissimus) em Hesse, Alemanha. É uma espécie de libélula de tamanho médio (envergadura de 6 a 7 cm). É encontrada na maior parte da Europa. Seus habitats naturais são rios e riachos limpos e lentos com solo arenoso. Depois de saírem da água, elas vivem pouco. Os machos são pretos com extensas manchas amarelas no tórax e no abdômen, que se tornam verdes à medida que o inseto envelhece. As fêmeas são pretas com extensas manchas amarelas.
(resolução original: 2 689 × 2 689)

21 de maio de 2023 editar

Casa de chá Jiaotong em Xunquim, China. Por apenas dez iuanes, pode-se passar um dia inteiro tomando uma xícara de chá e conversando com amigos, jogando xadrez ou cartas. Uma casa de chá (principalmente na Ásia) ou sala de chá é um estabelecimento que serve principalmente chá e outras bebidas leves. Uma sala de chá pode ser uma sala reservada em um hotel, especialmente para servir o chá da tarde, ou pode ser um estabelecimento que serve apenas o tradicional ritual britânico que combina chá e o scone. Embora a função de um salão de chá possa variar de acordo com a circunstância ou o país, as casas de chá costumam servir como centros de interação social, como as cafeterias. (definição 7 352 × 4 523)

Casa de chá Jiaotong em Xunquim, China. Por apenas dez iuanes, pode-se passar um dia inteiro tomando uma xícara de chá e conversando com amigos, jogando xadrez ou cartas. Uma casa de chá (principalmente na Ásia) ou sala de chá é um estabelecimento que serve principalmente chá e outras bebidas leves. Uma sala de chá pode ser uma sala reservada em um hotel, especialmente para servir o chá da tarde, ou pode ser um estabelecimento que serve apenas o tradicional ritual britânico que combina chá e o scone. Embora a função de um salão de chá possa variar de acordo com a circunstância ou o país, as casas de chá costumam servir como centros de interação social, como as cafeterias.
(resolução original: 7 352 × 4 523)

22 de maio de 2023 editar

Soro da samambaia-azul (Polypodium aureum). O soro tem 2 mm de comprimento e consiste de um grupo de esporângios com anéis semelhantes a vermes claramente visíveis. Os esporângios contêm esporos. Existem numerosos estômatos frondosos ao redor do soro. Microscopia leve, luz incidente. Fotografada com uma ampliação total do microscópio de 50x, técnica do empilhamento de foco (focus stacking) de 166 imagens. (definição 3 543 × 2 442)

Soro da samambaia-azul (Polypodium aureum). O soro tem 2 mm de comprimento e consiste de um grupo de esporângios com anéis semelhantes a vermes claramente visíveis. Os esporângios contêm esporos. Existem numerosos estômatos frondosos ao redor do soro. Microscopia leve, luz incidente. Fotografada com uma ampliação total do microscópio de 50x, técnica do empilhamento de foco (focus stacking) de 166 imagens.
(resolução original: 3 543 × 2 442)

23 de maio de 2023 editar

Caverna Jomblang, um algar em Joguejacarta, Indonésia. Um algar é um tipo de caverna que contém um ou mais poços verticais significativos, em vez de ser predominantemente uma passagem de caverna horizontal convencional. As cavernas de fosso geralmente se formam em calcário como resultado da erosão de longo prazo pela água. Eles podem estar abertos na superfície ou encontrados nas profundezas de cavernas horizontais. Entre os espeleólogos, um algar é uma queda vertical de qualquer profundidade que não pode ser explorada com segurança sem o uso de cordas ou escadas. (definição 4 478 × 4 478)

Caverna Jomblang, um algar em Joguejacarta, Indonésia. Um algar é um tipo de caverna que contém um ou mais poços verticais significativos, em vez de ser predominantemente uma passagem de caverna horizontal convencional. As cavernas de fosso geralmente se formam em calcário como resultado da erosão de longo prazo pela água. Eles podem estar abertos na superfície ou encontrados nas profundezas de cavernas horizontais. Entre os espeleólogos, um algar é uma queda vertical de qualquer profundidade que não pode ser explorada com segurança sem o uso de cordas ou escadas.
(resolução original: 4 478 × 4 478)

24 de maio de 2023 editar

Nevado no Parque Nacional Pelister, município de Bitola, Macedônia do Norte. Nevado é um tipo de neve jovem e granular que foi parcialmente derretida, recongelada e compactada, mas precede a forma de gelo. Este tipo de neve está associado à formação de geleiras através do processo de nivação. O nevado que sobrevive a uma temporada completa de ablação se transforma em firn, que é mais antigo e ligeiramente mais denso. O firn eventualmente se torna gelo glacial − o gelo compactado e duradouro do qual as geleiras são compostas. A formação de geleiras pode levar de dias a anos, dependendo dos fatores de congelamento e degelo. O nevado é observado anualmente nas pistas de esqui. (definição 4 928 × 3 264)

Nevado no Parque Nacional Pelister, município de Bitola, Macedônia do Norte. Nevado é um tipo de neve jovem e granular que foi parcialmente derretida, recongelada e compactada, mas precede a forma de gelo. Este tipo de neve está associado à formação de geleiras através do processo de nivação. O nevado que sobrevive a uma temporada completa de ablação se transforma em firn, que é mais antigo e ligeiramente mais denso. O firn eventualmente se torna gelo glacial − o gelo compactado e duradouro do qual as geleiras são compostas. A formação de geleiras pode levar de dias a anos, dependendo dos fatores de congelamento e degelo. O nevado é observado anualmente nas pistas de esqui.
(resolução original: 4 928 × 3 264)

25 de maio de 2023 editar

Acanthodactylus boskianus asper juvenil comendo um inseto na Reserva da Biosfera de Dana, Jordânia. É uma espécie de lagarto endêmica do Norte da África e da Ásia Ocidental. É um dos mais comuns lagartos diurnos em grande parte da sua distribuição e encontrado em uma diversidade de habitats, incluindo planícies costeiras e áreas cultivadas, salinas, oásis e uádis, geralmente em áreas com cobertura vegetal leve a moderada em substratos arenosos ou pedregosos. (definição 2 748 × 1 349)

Acanthodactylus boskianus asper juvenil comendo um inseto na Reserva da Biosfera de Dana, Jordânia. É uma espécie de lagarto endêmica do Norte da África e da Ásia Ocidental. É um dos mais comuns lagartos diurnos em grande parte da sua distribuição e encontrado em uma diversidade de habitats, incluindo planícies costeiras e áreas cultivadas, salinas, oásis e uádis, geralmente em áreas com cobertura vegetal leve a moderada em substratos arenosos ou pedregosos.
(resolução original: 2 748 × 1 349)

26 de maio de 2023 editar

Áustria. Alfred Offner (1879–1937). Zeichnet 8. Kriegsanleihe (Subscreva o 8.º bônus de guerra). 1918. 95 × 63 cm. Nenhum outro produto recebeu tanta publicidade quanto a compra de bônus de guerra. Para isso, designers gráficos de todos os países desenvolveram os elementos básicos da moderna psicologia da publicidade. Esses elementos incluíam o uso de imagens infantis, cuja eficácia já era conhecida. Alfred Offner também usou o texto como elemento gráfico. A parte superior da figura do “oito” é preenchida com o rosto de uma criança séria, que coloca uma moeda na parte inferior da imagem. A mão da criança conecta as duas partes da imagem. Embora a criança nesse pôster estivesse ali apenas para chamar a atenção, era prática comum em escolas e clubes coletar dinheiro para bônus de guerra, mesmo as menores doações de crianças. (definição 7 249 × 7 249)

Áustria. Alfred Offner (1879–1937). Zeichnet 8. Kriegsanleihe (Subscreva o 8.º bônus de guerra). 1918. 95 × 63 cm. Nenhum outro produto recebeu tanta publicidade quanto a compra de bônus de guerra. Para isso, designers gráficos de todos os países desenvolveram os elementos básicos da moderna psicologia da publicidade. Esses elementos incluíam o uso de imagens infantis, cuja eficácia já era conhecida. Alfred Offner também usou o texto como elemento gráfico. A parte superior da figura do “oito” é preenchida com o rosto de uma criança séria, que coloca uma moeda na parte inferior da imagem. A mão da criança conecta as duas partes da imagem. Embora a criança nesse pôster estivesse ali apenas para chamar a atenção, era prática comum em escolas e clubes coletar dinheiro para bônus de guerra, mesmo as menores doações de crianças.
(resolução original: 7 249 × 7 249)

27 de maio de 2023 editar

Cabeça da mutuca. Uma foto em luz visível. Elas são encontradas em todo o mundo. As adultas alimentam-se de néctar e exsudatos de plantas; os machos têm aparelho bucal fraco e apenas as fêmeas picam os animais para obter do sangue proteína suficiente para produzir ovos. As partes bucais das fêmeas são formadas em um órgão robusto com dois pares de lâminas cortantes afiadas e uma parte esponjosa usada para lamber o sangue que flui da ferida. Em áreas onde ocorrem doenças, sabe-se que elas carregam o vírus da anemia infecciosa equina, alguns tripanossomas, o verme filarial Loa loa, antraz entre bovinos e ovinos e tularemia. (definição 19 216 × 19 216)

Cabeça da mutuca. Uma foto em luz visível. Elas são encontradas em todo o mundo. As adultas alimentam-se de néctar e exsudatos de plantas; os machos têm aparelho bucal fraco e apenas as fêmeas picam os animais para obter do sangue proteína suficiente para produzir ovos. As partes bucais das fêmeas são formadas em um órgão robusto com dois pares de lâminas cortantes afiadas e uma parte esponjosa usada para lamber o sangue que flui da ferida. Em áreas onde ocorrem doenças, sabe-se que elas carregam o vírus da anemia infecciosa equina, alguns tripanossomas, o verme filarial Loa loa, antraz entre bovinos e ovinos e tularemia.
(resolução original: 19 216 × 19 216)

28 de maio de 2023 editar

Mapa-múndi estilizado em forma de folha de trevo (os três continentes clássicos: Europa, Ásia e África), com Jerusalém no centro e indicação adicional da Grã-Bretanha, Escandinávia e América/Novo Mundo. Desenhado por Heinrich Bünting e impresso em Magdeburgo em 1581. Bünting foi um teólogo protestante, geógrafo e cronista. Sua descrição geográfica dos locais bíblicos da Palestina (Itinerarium Sacrae Scripturae) com ilustrações emblemáticas, imaginativas, o tornaram conhecido. (definição 4 441 × 3 496)

Mapa-múndi estilizado em forma de folha de trevo (os três continentes clássicos: Europa, Ásia e África), com Jerusalém no centro e indicação adicional da Grã-Bretanha, Escandinávia e América/Novo Mundo. Desenhado por Heinrich Bünting e impresso em Magdeburgo em 1581. Bünting foi um teólogo protestante, geógrafo e cronista. Sua descrição geográfica dos locais bíblicos da Palestina (Itinerarium Sacrae Scripturae) com ilustrações emblemáticas, imaginativas, o tornaram conhecido.
(resolução original: 4 441 × 3 496)

29 de maio de 2023 editar

Nomfusi Gotyana, conhecida pelo monônimo Nomfusi, é uma cantora e compositora sul-africana do gênero musical afro-soul. Foi indicada duas vezes para o South African Music Awards (SAMA), indicada para o Metro FM Award e já se apresentou em várias turnês locais e internacionais. Em 2013, foi escolhida para interpretar Miriam Makeba no filme sobre Nelson Mandela Mandela: Longo Caminho para a Liberdade de Justin Chadwick (2014). (definição 5 472 × 3 648)

Nomfusi Gotyana, conhecida pelo monônimo Nomfusi, é uma cantora e compositora sul-africana do gênero musical afro-soul. Foi indicada duas vezes para o South African Music Awards (SAMA), indicada para o Metro FM Award e já se apresentou em várias turnês locais e internacionais. Em 2013, foi escolhida para interpretar Miriam Makeba no filme sobre Nelson Mandela Mandela: Longo Caminho para a Liberdade de Justin Chadwick (2014).
(resolução original: 5 472 × 3 648)

30 de maio de 2023 editar

Acasalamento de azulinhas (Lampides boeticus). Essas borboletas atingem uma envergadura de cerca de 28 a 35 milímetros. A espécie ocorre na região mediterrânea do sul da Europa, Ilhas Canárias, Norte da África, áreas subtropicais e estepes na Ásia e até os trópicos do Sudeste Asiático, África e Austrália. Vivem em lugares quentes, secos e ricos em flores. (definição 2 820 × 1 986)

Acasalamento de azulinhas (Lampides boeticus). Essas borboletas atingem uma envergadura de cerca de 28 a 35 milímetros. A espécie ocorre na região mediterrânea do sul da Europa, Ilhas Canárias, Norte da África, áreas subtropicais e estepes na Ásia e até os trópicos do Sudeste Asiático, África e Austrália. Vivem em lugares quentes, secos e ricos em flores.
(resolução original: 2 820 × 1 986)

31 de maio de 2023 editar

Soro da samambaia-azul (Polypodium aureum). Método de coloração: luminescência, espectro de excitação de 365 nm. A coloração é uma técnica usada para aumentar o contraste nas amostras, geralmente no nível microscópico. Manchas e corantes são frequentemente usados ​​em histologia, em citologia e nas áreas médicas de histopatologia, hematologia e citopatologia que se concentram no estudo e diagnóstico de doenças no nível microscópico. A coloração não se limita apenas a materiais biológicos, pois também pode ser usada para estudar a estrutura de outros materiais; por exemplo, as estruturas lamelares de polímeros semicristalinos ou as estruturas de domínio de copolímeros em bloco. (definição 3 543 × 2 418)

Soro da samambaia-azul (Polypodium aureum). Método de coloração: luminescência, espectro de excitação de 365 nm. A coloração é uma técnica usada para aumentar o contraste nas amostras, geralmente no nível microscópico. Manchas e corantes são frequentemente usados ​​em histologia, em citologia e nas áreas médicas de histopatologia, hematologia e citopatologia que se concentram no estudo e diagnóstico de doenças no nível microscópico. A coloração não se limita apenas a materiais biológicos, pois também pode ser usada para estudar a estrutura de outros materiais; por exemplo, as estruturas lamelares de polímeros semicristalinos ou as estruturas de domínio de copolímeros em bloco.
(resolução original: 3 543 × 2 418)