Wikipédia:Imagem em destaque/Julho de 2022

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Apresentação

Esta página contém uma relação de imagens que a comunidade da Wikipédia lusófona decidiu incluir em sua página principal. Uma imagem diferente é destacada a cada dia, seguindo a escolha do Wikimedia Commons.

Arquivos

2006:  JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2007:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2008:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2009:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2010:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2011:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2012:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2013:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2014:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2015:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2016:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2017:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2018:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2019:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2020:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2021:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2022:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2023:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2024:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

1 de julho de 2022 editar

Vista aérea do “Condor”, um dos geoglifos das Linhas de Nazca, localizados no Deserto de Sechura, sul do Peru. Os geoglifos deste Patrimônio da Humanidade da UNESCO (desde 1994) estão espalhados por um planalto de 80 km entre as cidades de Nazca e Palpa e datados, segundo diferentes estudos, entre 500 a.C. e 500 d.C. (definição 7 202 × 4 622)

Vista aérea do “Condor”, um dos geoglifos das Linhas de Nazca, localizados no Deserto de Sechura, sul do Peru. Os geoglifos deste Patrimônio da Humanidade da UNESCO (desde 1994) estão espalhados por um planalto de 80 km entre as cidades de Nazca e Palpa e datados, segundo diferentes estudos, entre 500 a.C. e 500 d.C.
(resolução original: 7 202 × 4 622)

2 de julho de 2022 editar

Multidão de rua refletida nos espelhos poliédricos do Tokyu Plaza Omotesando Harajuku, Shibuya, Tóquio, Japão. Inaugurado em 2012 e projetado pelo arquiteto Hiroshi Nakamura, o complexo comercial é conhecido por seu atraente portal de entrada. As escadas rolantes conduzem os visitantes através de um caleidoscópio de espelhos e oferecem uma oportunidade fotográfica popular nas ruas movimentadas de Omotesandō ao ar livre. (definição 5 519 × 4 139)

Multidão de rua refletida nos espelhos poliédricos do Tokyu Plaza Omotesando Harajuku, Shibuya, Tóquio, Japão. Inaugurado em 2012 e projetado pelo arquiteto Hiroshi Nakamura, o complexo comercial é conhecido por seu atraente portal de entrada. As escadas rolantes conduzem os visitantes através de um caleidoscópio de espelhos e oferecem uma oportunidade fotográfica popular nas ruas movimentadas de Omotesandō ao ar livre.
(resolução original: 5 519 × 4 139)

3 de julho de 2022 editar

Escadas para a galeria da capela da Santa Cruz (Kreuzkapelle) em Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. (definição 6 720 × 4 480)

Escadas para a galeria da capela da Santa Cruz (Kreuzkapelle) em Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha.
(resolução original: 6 720 × 4 480)

4 de julho de 2022 editar

Tanguar Haor é um ecossistema único de zonas úmidas no nordeste de Bangladesh de importância nacional e ganhou destaque internacional. A área de Tanguar Haor, incluindo 46 aldeias dentro dele, é de cerca de 100 quilômetros quadrados. É a fonte de subsistência para mais de 40 mil pessoas. Todo inverno, o haor abriga cerca de 200 tipos de aves migratórias. Existem mais de 140 espécies de peixes de água doce no haor. Bangladesh declarou-a uma Área Ecologicamente Crítica em 1999, considerando sua condição como resultado da superexploração de seus recursos naturais. (definição 3 700 × 2 308)

Tanguar Haor é um ecossistema único de zonas úmidas no nordeste de Bangladesh de importância nacional e ganhou destaque internacional. A área de Tanguar Haor, incluindo 46 aldeias dentro dele, é de cerca de 100 quilômetros quadrados. É a fonte de subsistência para mais de 40 mil pessoas. Todo inverno, o haor abriga cerca de 200 tipos de aves migratórias. Existem mais de 140 espécies de peixes de água doce no haor. Bangladesh declarou-a uma Área Ecologicamente Crítica em 1999, considerando sua condição como resultado da superexploração de seus recursos naturais.
(resolução original: 3 700 × 2 308)

5 de julho de 2022 editar

Reflexo de nuvens altocumulus undulatus em uma lagoa na praia de Don Khon ao amanhecer, Si Phan Don, Laos. O altocumulus undulatus é uma nuvem de nível médio (cerca de 2 400 a 8 000 m), geralmente branca ou cinza com camadas ou manchas contendo ondulações que se assemelham a “ondas” ou “ondulações” na água. Essas nuvens podem aparecer tanto como manchas quanto cobrindo o céu. A presença de altocumulus undulatus pode indicar precipitação nas próximas 20 horas ou simplesmente um dia nublado. Tal como acontece com outros altocumulus, a variedade undulatus pode se formar em todas as estações do ano. Elas resultam do cisalhamento do vento (uma velocidade abrupta ou mudança direcional no vento, mudando agudamente com a altura). As linhas que podem ser vistas indicam a direção do cisalhamento. (definição 5 376 × 3 584)

Reflexo de nuvens altocumulus undulatus em uma lagoa na praia de Don Khon ao amanhecer, Si Phan Don, Laos. O altocumulus undulatus é uma nuvem de nível médio (cerca de 2 400 a 8 000 m), geralmente branca ou cinza com camadas ou manchas contendo ondulações que se assemelham a “ondas” ou “ondulações” na água. Essas nuvens podem aparecer tanto como manchas quanto cobrindo o céu. A presença de altocumulus undulatus pode indicar precipitação nas próximas 20 horas ou simplesmente um dia nublado. Tal como acontece com outros altocumulus, a variedade undulatus pode se formar em todas as estações do ano. Elas resultam do cisalhamento do vento (uma velocidade abrupta ou mudança direcional no vento, mudando agudamente com a altura). As linhas que podem ser vistas indicam a direção do cisalhamento.
(resolução original: 5 376 × 3 584)

6 de julho de 2022 editar

Flor da grande-astrance (Astrantia major), cultivar “Roma”. Ela é uma espécie de planta com flor da família Apiaceae, nativa da Europa Central e Oriental. É uma herbácea perene, muito usada em jardins. A planta também produz um óleo essencial que pode ser usado em medicamentos fitoterápicos. (definição 4 320 × 3 456)

Flor da grande-astrance (Astrantia major), cultivar “Roma”. Ela é uma espécie de planta com flor da família Apiaceae, nativa da Europa Central e Oriental. É uma herbácea perene, muito usada em jardins. A planta também produz um óleo essencial que pode ser usado em medicamentos fitoterápicos.
(resolução original: 4 320 × 3 456)

7 de julho de 2022 editar

Dossel de bush (Dracophyllum latifolium) ao entardecer na reserva do lago Kaniere, Costa Oeste, Nova Zelândia. (definição 5 472 × 3 078)

Dossel de bush (Dracophyllum latifolium) ao entardecer na reserva do lago Kaniere, Costa Oeste, Nova Zelândia.
(resolução original: 5 472 × 3 078)

8 de julho de 2022 editar

Três meninas com chapéus de palha amarelos I (1913) por August Macke. Coleção do Museu Municipal de Haia, Países Baixos. Macke foi um dos pintores alemães mais conhecidos do Expressionismo. Participou das exposições do Blaue Reiter. Em cerca de dez anos, Macke criou uma obra que, sob a influência dos diversos movimentos artísticos da época, inicialmente mudou rapidamente em termos de estilo. O estilo pessoal que finalmente encontrou e que hoje é visto como típico de Macke é caracterizado pela preocupação com o efeito da luz e o uso de cores puras, brilhantes e harmonizadoras. (definição 5 929 × 5 929)

Três meninas com chapéus de palha amarelos I (1913) por August Macke. Coleção do Museu Municipal de Haia, Países Baixos. Macke foi um dos pintores alemães mais conhecidos do Expressionismo. Participou das exposições do Blaue Reiter. Em cerca de dez anos, Macke criou uma obra que, sob a influência dos diversos movimentos artísticos da época, inicialmente mudou rapidamente em termos de estilo. O estilo pessoal que finalmente encontrou e que hoje é visto como típico de Macke é caracterizado pela preocupação com o efeito da luz e o uso de cores puras, brilhantes e harmonizadoras.
(resolução original: 5 929 × 5 929)

9 de julho de 2022 editar

Thibaut Pinot no contrarrelógio individual entre Arc-et-Senans e Besançon (9.ª etapa do Tour de France 2012). Profissional desde 2010 e integrante da equipe Groupama-FDJ, Pinot se revelou durante a Tour de France de 2012, onde venceu uma etapa solo e terminou em décimo na classificação geral, sendo o piloto mais jovem do evento. (definição 6 048 × 4 032)

Thibaut Pinot no contrarrelógio individual entre Arc-et-Senans e Besançon (9.ª etapa do Tour de France 2012). Profissional desde 2010 e integrante da equipe Groupama-FDJ, Pinot se revelou durante a Tour de France de 2012, onde venceu uma etapa solo e terminou em décimo na classificação geral, sendo o piloto mais jovem do evento.
(resolução original: 6 048 × 4 032)

10 de julho de 2022 editar

Íbis-sagrado (Threskiornis aethiopicus), lago Ziway, Etiópia. É uma espécie de ave da família Threskiornithidae (que inclui íbis e colhereiros) que vive na África subsaariana, no Iraque e no Egito. Para os antigos egípcios, era o símbolo do conhecimento e da religião, bem como um dos doze animais sagrados associados às doze horas do dia e da noite. Era reverenciado e muitas vezes mumificado como símbolo do deus Tote. (definição 4 548 × 3 032)

Íbis-sagrado (Threskiornis aethiopicus), lago Ziway, Etiópia. É uma espécie de ave da família Threskiornithidae (que inclui íbis e colhereiros) que vive na África subsaariana, no Iraque e no Egito. Para os antigos egípcios, era o símbolo do conhecimento e da religião, bem como um dos doze animais sagrados associados às doze horas do dia e da noite. Era reverenciado e muitas vezes mumificado como símbolo do deus Tote.
(resolução original: 4 548 × 3 032)

11 de julho de 2022 editar

Vista invernal da igreja de São João, uma igreja católica armênia na vila de Sohrol, condado de Shabestar, província do Azerbaijão Oriental, Irã. Foi reconstruída em tijolo, em 1840, no local de uma igreja em ruínas dos séculos V e VI com fundos de um rico armênio chamado Hagubov, sob a direção de arquitetos russos. Foi adicionada à Lista do Patrimônio Nacional do Irã em 1968. (definição 3 000 × 2 000)

Vista invernal da igreja de São João, uma igreja católica armênia na vila de Sohrol, condado de Shabestar, província do Azerbaijão Oriental, Irã. Foi reconstruída em tijolo, em 1840, no local de uma igreja em ruínas dos séculos V e VI com fundos de um rico armênio chamado Hagubov, sob a direção de arquitetos russos. Foi adicionada à Lista do Patrimônio Nacional do Irã em 1968.
(resolução original: 3 000 × 2 000)

12 de julho de 2022 editar

Bumerangue de madeira, uma ferramenta de arremesso, normalmente construída como um aerofólio plano, projetada para girar em torno de um eixo perpendicular à direção de seu voo. Um bumerangue de retorno é projetado para retornar ao lançador. Bumerangues têm sido historicamente usados ​​para caça por alguns povos aborígenes australianos, bem como esporte e entretenimento. Eles são comumente considerados um ícone australiano e são de várias formas e tamanhos. (definição 5 679 × 4 543)

Bumerangue de madeira, uma ferramenta de arremesso, normalmente construída como um aerofólio plano, projetada para girar em torno de um eixo perpendicular à direção de seu voo. Um bumerangue de retorno é projetado para retornar ao lançador. Bumerangues têm sido historicamente usados ​​para caça por alguns povos aborígenes australianos, bem como esporte e entretenimento. Eles são comumente considerados um ícone australiano e são de várias formas e tamanhos.
(resolução original: 5 679 × 4 543)

13 de julho de 2022 editar

O Salão Oval do Castelo de São Miguel em São Petersburgo, Rússia. O castelo deve seu nome ao Arcanjo Miguel, patrono da dinastia Romanov, construído como castelo cercado com fossos por ordem do imperador Paulo I e tornou-se o local de sua morte. Este edifício é o maior monumento arquitetônico, completando a história da arquitetura de São Petersburgo do século XVIII. (definição 5 193 × 5 193)

O Salão Oval do Castelo de São Miguel em São Petersburgo, Rússia. O castelo deve seu nome ao Arcanjo Miguel, patrono da dinastia Romanov, construído como castelo cercado com fossos por ordem do imperador Paulo I e tornou-se o local de sua morte. Este edifício é o maior monumento arquitetônico, completando a história da arquitetura de São Petersburgo do século XVIII.
(resolução original: 5 193 × 5 193)

14 de julho de 2022 editar

Macho de grande-laranja (Argynnis paphia) perto de Mitterbach am Erlaufsee, Baixa Áustria. É uma borboleta comum encontrada em grande parte da região paleoártica — Argélia, Europa, Ásia temperada e Japão. Excepcionalmente para uma borboleta, a fêmea não põe seus ovos nas folhas ou caule da fonte de alimento da lagarta (neste caso violas), mas sim um ou dois metros acima do chão da floresta, nas fendas da casca das árvores perto de touceiras de violas. As lagartas ao nascer cairão no chão e se alimentarão de violas perto da base da árvore. (definição 5 444 × 3 629)

Macho de grande-laranja (Argynnis paphia) perto de Mitterbach am Erlaufsee, Baixa Áustria. É uma borboleta comum encontrada em grande parte da região paleoárticaArgélia, Europa, Ásia temperada e Japão. Excepcionalmente para uma borboleta, a fêmea não põe seus ovos nas folhas ou caule da fonte de alimento da lagarta (neste caso violas), mas sim um ou dois metros acima do chão da floresta, nas fendas da casca das árvores perto de touceiras de violas. As lagartas ao nascer cairão no chão e se alimentarão de violas perto da base da árvore.
(resolução original: 5 444 × 3 629)

15 de julho de 2022 editar

Pôr do sol no deserto do Namibe, Namíbia. O nome Namib significa “um lugar onde não há nada” na língua nama. É um deserto costeiro no sudoeste da África, que tem uma área de cerca de 310 mil km² e se estende por 1 900 km ao longo da costa atlântica desde a cidade de Moçâmedes em Angola, passando por toda a Namíbia (que recebeu do deserto seu nome) até a foz do rio Olifants na província do Cabo da República da África do Sul. Éconsiderado o deserto mais antigo do mundo: as condições desérticas ou semi-desérticas prevaleceram aqui continuamente por 80 milhões de anos, ou seja, o deserto existe desde a época dos dinossauros. (definição 1 280 × 224)

Pôr do sol no deserto do Namibe, Namíbia. O nome Namib significa “um lugar onde não há nada” na língua nama. É um deserto costeiro no sudoeste da África, que tem uma área de cerca de 310 mil km² e se estende por 1 900 km ao longo da costa atlântica desde a cidade de Moçâmedes em Angola, passando por toda a Namíbia (que recebeu do deserto seu nome) até a foz do rio Olifants na província do Cabo da República da África do Sul. Éconsiderado o deserto mais antigo do mundo: as condições desérticas ou semi-desérticas prevaleceram aqui continuamente por 80 milhões de anos, ou seja, o deserto existe desde a época dos dinossauros.
(resolução original: 1 280 × 224)

16 de julho de 2022 editar

Reserva natural “Roruper Holz” na aldeia de Hanrorup, perto de Rorup, Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. (definição 6 701 × 4 467)

Reserva natural “Roruper Holz” na aldeia de Hanrorup, perto de Rorup, Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha.
(resolução original: 6 701 × 4 467)

17 de julho de 2022 editar

Flor do cultivar Helenium “El Dorado”. Técnica do empilhamento de foco (focus stacking) de 25 imagens. O empilhamento de foco é uma técnica de processamento digital de imagem que combina várias imagens tiradas em diferentes distâncias de foco para fornecer uma imagem resultante com maior profundidade de campo do que qualquer uma das imagens de origem individuais. O empilhamento de foco pode ser usado em qualquer situação em que as imagens individuais tenham uma profundidade de campo muito rasa; macrofotografia e microscopia óptica são dois exemplos típicos. O empilhamento de foco também pode ser útil na fotografia de paisagem. (definição 4 424 × 3 318)

Flor do cultivar Helenium “El Dorado”. Técnica do empilhamento de foco (focus stacking) de 25 imagens. O empilhamento de foco é uma técnica de processamento digital de imagem que combina várias imagens tiradas em diferentes distâncias de foco para fornecer uma imagem resultante com maior profundidade de campo do que qualquer uma das imagens de origem individuais. O empilhamento de foco pode ser usado em qualquer situação em que as imagens individuais tenham uma profundidade de campo muito rasa; macrofotografia e microscopia óptica são dois exemplos típicos. O empilhamento de foco também pode ser útil na fotografia de paisagem.
(resolução original: 4 424 × 3 318)

18 de julho de 2022 editar

Vista aérea do desastre ambiental causado pela mineração na vila de Levikha, região de Sverdlovsk, Rússia. O legado do progresso industrial é a enorme mina subterrânea de sulfeto de Levykhinsky. (definição 2 875 × 2 875)

Vista aérea do desastre ambiental causado pela mineração na vila de Levikha, região de Sverdlovsk, Rússia. O legado do progresso industrial é a enorme mina subterrânea de sulfeto de Levykhinsky.
(resolução original: 2 875 × 2 875)

19 de julho de 2022 editar

Fortaleza genovesa em Sudak, Crimeia, Ucrânia. No século XIII, Sudak (Sougdaia) tornou-se o centro da colônia veneziana, mas os genoveses gradualmente expulsaram seus rivais da Crimeia. Em 1365, eles capturaram Sougdaia e depois toda a costa sul. A maioria dos edifícios da fortaleza de Sudak, que sobreviveram até hoje, pertence ao período genovês, por isso é chamada de “genovesa”. A área da fortaleza é de quase 30 hectares. (definição 6 307 × 2 165)

Fortaleza genovesa em Sudak, Crimeia, Ucrânia. No século XIII, Sudak (Sougdaia) tornou-se o centro da colônia veneziana, mas os genoveses gradualmente expulsaram seus rivais da Crimeia. Em 1365, eles capturaram Sougdaia e depois toda a costa sul. A maioria dos edifícios da fortaleza de Sudak, que sobreviveram até hoje, pertence ao período genovês, por isso é chamada de “genovesa”. A área da fortaleza é de quase 30 hectares.
(resolução original: 6 307 × 2 165)

20 de julho de 2022 editar

Vista aérea do Jane M. Byrne Interchange, um trevo rodoviário perto do centro de Chicago, Illinois, Estados Unidos. É a junção entre as vias expressas Dan Ryan, Kennedy e Eisenhower, e a rua Ida B. Wells Drive. O nome oficial deste trevo refere-se a Jane Byrne, a primeira prefeita de Chicago. Desenvolvido no final da década de 1950 e na década de 1960, o trevo em sua configuração original tornou-se notório por congestionamentos. Em 2004, foi classificado como o terceiro pior gargalo de tráfego do país, com aproximadamente 400 mil veículos por dia que o utilizam perdendo um total de 25 milhões de horas a cada ano. Isso levou a uma reconfiguração de 800 milhões de dólares, que começou em 2013 e ainda está em andamento. (definição 4 000 × 2 250)

Vista aérea do Jane M. Byrne Interchange, um trevo rodoviário perto do centro de Chicago, Illinois, Estados Unidos. É a junção entre as vias expressas Dan Ryan, Kennedy e Eisenhower, e a rua Ida B. Wells Drive. O nome oficial deste trevo refere-se a Jane Byrne, a primeira prefeita de Chicago. Desenvolvido no final da década de 1950 e na década de 1960, o trevo em sua configuração original tornou-se notório por congestionamentos. Em 2004, foi classificado como o terceiro pior gargalo de tráfego do país, com aproximadamente 400 mil veículos por dia que o utilizam perdendo um total de 25 milhões de horas a cada ano. Isso levou a uma reconfiguração de 800 milhões de dólares, que começou em 2013 e ainda está em andamento.
(resolução original: 4 000 × 2 250)

21 de julho de 2022 editar

Shockwave Jet Truck movido a três motores a jato Westinghouse J34 durante o Alliance Air Show de 2014 em Fort Worth, Texas, Estados Unidos. Atualmente, detém o recorde mundial de caminhões de tamanho normal a jato com 605 quilômetros por hora. Foi dirigido pelo americano Chris Darnell, que usou o caminhão para competir contra aviões que iam a 480 quilômetros por hora em uma corrida de arrancada em shows aéreos, muitas vezes vencendo. Para desacelerar o caminhão no final de uma corrida eram necessários dois paraquedas de aeronaves. Chris Darnell morreu em uma dessas exibições, em 2 de julho de 2022, após sofrer um capotamento resultante de uma falha mecânica, que destruiu o caminhão. (definição 4 617 × 3 078)

Shockwave Jet Truck movido a três motores a jato Westinghouse J34 durante o Alliance Air Show de 2014 em Fort Worth, Texas, Estados Unidos. Atualmente, detém o recorde mundial de caminhões de tamanho normal a jato com 605 quilômetros por hora. Foi dirigido pelo americano Chris Darnell, que usou o caminhão para competir contra aviões que iam a 480 quilômetros por hora em uma corrida de arrancada em shows aéreos, muitas vezes vencendo. Para desacelerar o caminhão no final de uma corrida eram necessários dois paraquedas de aeronaves. Chris Darnell morreu em uma dessas exibições, em 2 de julho de 2022, após sofrer um capotamento resultante de uma falha mecânica, que destruiu o caminhão.
(resolução original: 4 617 × 3 078)

22 de julho de 2022 editar

Garça-branca-grande (Ardea alba) mergulha a cabeça na água para apanhar um peixe na lagoa do Cemitério Green-Wood, no Brooklyn, Nova Iorque, Estados Unidos. Devido à sua ampla distribuição em grande parte das Américas, bem como na África, Europa e Ásia, a garça-branca-grande compartilha seu habitat com muitas outras espécies semelhantes. A espécie se reproduz em colônias em árvores próximas a grandes lagos com canaviais ou outras zonas úmidas extensas. Começa a se reproduzir aos 2-3 anos, formando pares monogâmicos a cada estação. O macho seleciona a área do ninho, inicia sua construção e atrai uma fêmea. Até seis ovos verde-azulados são colocados em simultâneo. Ambos os sexos incubam os ovos e o período de incubação é de 23 a 26 dias. Os jovens são alimentados por regurgitação pelos pais e conseguem voar dentro de 6 a 7 semanas. (definição 3 683 × 2 249)

Garça-branca-grande (Ardea alba) mergulha a cabeça na água para apanhar um peixe na lagoa do Cemitério Green-Wood, no Brooklyn, Nova Iorque, Estados Unidos. Devido à sua ampla distribuição em grande parte das Américas, bem como na África, Europa e Ásia, a garça-branca-grande compartilha seu habitat com muitas outras espécies semelhantes. A espécie se reproduz em colônias em árvores próximas a grandes lagos com canaviais ou outras zonas úmidas extensas. Começa a se reproduzir aos 2-3 anos, formando pares monogâmicos a cada estação. O macho seleciona a área do ninho, inicia sua construção e atrai uma fêmea. Até seis ovos verde-azulados são colocados em simultâneo. Ambos os sexos incubam os ovos e o período de incubação é de 23 a 26 dias. Os jovens são alimentados por regurgitação pelos pais e conseguem voar dentro de 6 a 7 semanas.
(resolução original: 3 683 × 2 249)

23 de julho de 2022 editar

Vista noturna da igreja de Santo André e arredores em Kiev, Ucrânia. A igreja ortodoxa em homenagem a Santo André, o Apóstolo, em estilo barroco é um monumento de arquitetura e pintura do século XVIII de importância mundial. Foi construída entre 1747 e 1762 conforme o projeto do notável arquiteto Bartolomeo Rastrelli. Em 13 de dezembro de 2020 (Dia de Santo André), após 11 anos de obras de conservação e restauro, a igreja foi inaugurada. A partir de 15 de dezembro de 2020, a igreja está aberta a todos. (definição 2 755 × 2 350)

Vista noturna da igreja de Santo André e arredores em Kiev, Ucrânia. A igreja ortodoxa em homenagem a Santo André, o Apóstolo, em estilo barroco é um monumento de arquitetura e pintura do século XVIII de importância mundial. Foi construída entre 1747 e 1762 conforme o projeto do notável arquiteto Bartolomeo Rastrelli. Em 13 de dezembro de 2020 (Dia de Santo André), após 11 anos de obras de conservação e restauro, a igreja foi inaugurada. A partir de 15 de dezembro de 2020, a igreja está aberta a todos.
(resolução original: 2 755 × 2 350)

24 de julho de 2022 editar

Guarda no Castelo de Praga, Praga, República Tcheca. (definição 2 685 × 2 685)

Guarda no Castelo de Praga, Praga, República Tcheca.
(resolução original: 2 685 × 2 685)

25 de julho de 2022 editar

Esslingen am Neckar: frontão norte da Altes Rathaus (Antiga Prefeitura) com o topo da torre do relógio astronômico e o carrilhão. Com a reinstalação, em janeiro de 2007, do relógio histórico de 1589, a cidade tem o único e o mais antigo relógio de torre de ferro forjado em funcionamento na Alemanha. Na maior parte, o relógio consiste em peças originais de 1595. O acionamento é fornecido por três pesos ​​de arenito. Os pesos são levantados eletricamente — caso contrário, o relógio teria que ser enrolado à mão diariamente. Em Esslingen, o carrilhão é composto por 29 sinos e começa a tocar às 12 horas. (definição 5 149 × 5 149)

Esslingen am Neckar: frontão norte da Altes Rathaus (Antiga Prefeitura) com o topo da torre do relógio astronômico e o carrilhão. Com a reinstalação, em janeiro de 2007, do relógio histórico de 1589, a cidade tem o único e o mais antigo relógio de torre de ferro forjado em funcionamento na Alemanha. Na maior parte, o relógio consiste em peças originais de 1595. O acionamento é fornecido por três pesos ​​de arenito. Os pesos são levantados eletricamente — caso contrário, o relógio teria que ser enrolado à mão diariamente. Em Esslingen, o carrilhão é composto por 29 sinos e começa a tocar às 12 horas.
(resolução original: 5 149 × 5 149)

26 de julho de 2022 editar

Lago Juravline, um monumento natural hidrológico de importância local na região de Sumy, Ucrânia. A área protegida do lago é de 1,9 hectares e foi criada em 23 de dezembro de 1981 para preservar o pitoresco lago da floresta na planície de inundação do rio Sirovatka. No meio do lago há uma ilha coberta de amieiros e bétulas, e ao redor do lago há principalmente uma floresta de pinheiros. Em 1980–2010, o lago era um local popular de férias. Hoje está coberto de lentilha-de-água e deserto. (definição 4 000 × 2 250)

Lago Juravline, um monumento natural hidrológico de importância local na região de Sumy, Ucrânia. A área protegida do lago é de 1,9 hectares e foi criada em 23 de dezembro de 1981 para preservar o pitoresco lago da floresta na planície de inundação do rio Sirovatka. No meio do lago há uma ilha coberta de amieiros e bétulas, e ao redor do lago há principalmente uma floresta de pinheiros. Em 1980–2010, o lago era um local popular de férias. Hoje está coberto de lentilha-de-água e deserto.
(resolução original: 4 000 × 2 250)

27 de julho de 2022 editar

Mircea, um veleiro de três mastros, atracado no cais Argel em Sète, França, durante o festival marítimo “Escale à Sète de 2022”. Desde 1938 ele serve como navio-escola para a Academia Naval romena no treinamento de cadetes e suboficiais. (definição 6 499 × 4 311)

Mircea, um veleiro de três mastros, atracado no cais Argel em Sète, França, durante o festival marítimo “Escale à Sète de 2022”. Desde 1938 ele serve como navio-escola para a Academia Naval romena no treinamento de cadetes e suboficiais.
(resolução original: 6 499 × 4 311)

28 de julho de 2022 editar

Borboleta Pachliopta aristolochiae recém eclodida em Harinavi, Bengala Ocidental, Índia. É uma borboleta rabo de andorinha comum e amplamente distribuída pelo sul e sudeste Asiático. É encontrada em quase todas as planícies da Índia e não está ameaçada como espécie. Durante e após a monção é extremamente abundante. (definição 5 820 × 4 000)

Borboleta Pachliopta aristolochiae recém eclodida em Harinavi, Bengala Ocidental, Índia. É uma borboleta rabo de andorinha comum e amplamente distribuída pelo sul e sudeste Asiático. É encontrada em quase todas as planícies da Índia e não está ameaçada como espécie. Durante e após a monção é extremamente abundante.
(resolução original: 5 820 × 4 000)

29 de julho de 2022 editar

Jezebel-amarela (Delias agostina agostina) no vale do Dzong, Siquim, Índia. É uma espécie de borboleta descrita por William Chapman Hewitson em 1852. Faz parte do gênero Delias e da família dos pierídeos. Distribuída da Índia ao Sudeste Asiático. (definição 4 500 × 3 000)

Jezebel-amarela (Delias agostina agostina) no vale do Dzong, Siquim, Índia. É uma espécie de borboleta descrita por William Chapman Hewitson em 1852. Faz parte do gênero Delias e da família dos pierídeos. Distribuída da Índia ao Sudeste Asiático.
(resolução original: 4 500 × 3 000)

30 de julho de 2022 editar

Leões (Panthera leo) descansando em uma árvore nas proximidades de Ishasha, Parque nacional Rainha Elizabeth. O parque fica na Região Oeste de Uganda, a aproximadamente 400 quilômetros por estrada a sudoeste de Campala, capital e maior cidade do país. Em 1921, o governo colonial britânico decidiu expulsar as pessoas nativas da região de talvez 90% de suas terras para criar reservas de caça. Suas casas foram incendiadas e seu gado abatido, levando-os a fugir pela fronteira e buscar refúgio no que hoje é a República Democrática do Congo. O parque foi fundado em 1952 como Parque Nacional Kazinga, combinando as Reservas de Caça do Lago George e do Lago Edward. Foi renomeado dois anos depois para comemorar uma visita da Rainha Elizabeth II. (definição 4 140 × 2 680)

Leões (Panthera leo) descansando em uma árvore nas proximidades de Ishasha, Parque nacional Rainha Elizabeth. O parque fica na Região Oeste de Uganda, a aproximadamente 400 quilômetros por estrada a sudoeste de Campala, capital e maior cidade do país. Em 1921, o governo colonial britânico decidiu expulsar as pessoas nativas da região de talvez 90% de suas terras para criar reservas de caça. Suas casas foram incendiadas e seu gado abatido, levando-os a fugir pela fronteira e buscar refúgio no que hoje é a República Democrática do Congo. O parque foi fundado em 1952 como Parque Nacional Kazinga, combinando as Reservas de Caça do Lago George e do Lago Edward. Foi renomeado dois anos depois para comemorar uma visita da Rainha Elizabeth II.
(resolução original: 4 140 × 2 680)

31 de julho de 2022 editar

Pica-pau-de-barriga-amarela (Sphyrapicus varius) no Central Park, Nova Iorque, Estados Unidos. A cor vermelha na cabeça e na garganta indica ser um macho. É um pica-pau de tamanho médio (cerca de 19 a 21 centímetros) que se reproduz no Canadá e no nordeste dos Estados Unidos. A espécie é monotípica, isto é, nenhuma subespécie é reconhecida. Essas aves passam o inverno no Leste dos Estados Unidos, nas Índias Ocidentais e na América Central. Os filhotes são alimentados por ambos os sexos. O alimento primário são insetos que são ocasionalmente revestidos de seiva de árvore antes de serem consumidos pelo filhote. (definição 3 386 × 2 766)

Pica-pau-de-barriga-amarela (Sphyrapicus varius) no Central Park, Nova Iorque, Estados Unidos. A cor vermelha na cabeça e na garganta indica ser um macho. É um pica-pau de tamanho médio (cerca de 19 a 21 centímetros) que se reproduz no Canadá e no nordeste dos Estados Unidos. A espécie é monotípica, isto é, nenhuma subespécie é reconhecida. Essas aves passam o inverno no Leste dos Estados Unidos, nas Índias Ocidentais e na América Central. Os filhotes são alimentados por ambos os sexos. O alimento primário são insetos que são ocasionalmente revestidos de seiva de árvore antes de serem consumidos pelo filhote.
(resolução original: 3 386 × 2 766)