Wikipédia:Imagem em destaque/Novembro de 2021

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Apresentação

Esta página contém uma relação de imagens que a comunidade da Wikipédia lusófona decidiu incluir em sua página principal. Uma imagem diferente é destacada a cada dia, seguindo a escolha do Wikimedia Commons.

Arquivos

2006:  JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2007:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2008:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2009:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2010:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2011:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2012:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2013:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2014:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2015:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2016:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2017:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2018:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2019:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2020:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2021:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2022:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2023:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2024:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

1 de novembro de 2021 editar

Vista noturna do exterior do Estádio de Nijni Novgorod. É um estádio de futebol em Nijni Novgorod, na Rússia. Foi uma das sedes da Copa do Mundo FIFA de 2018. Tem capacidade para 44 899 espectadores. O novo estádio foi construído na área histórica conhecida como Strelka, na confluência dos dois principais rios: o Volga e o Oca. Tem vista para o Kremlin de Nijni Novgorod, na margem oposta do rio. A arena foi projetada para uso multifuncional. Pode servir como local para shows, concertos e outros eventos culturais e de entretenimento. É a arena do FC Nizhny Novgorod e a arena temporária do FC Tambov. (definição 7 416 × 3 708)

Vista noturna do exterior do Estádio de Nijni Novgorod. É um estádio de futebol em Nijni Novgorod, na Rússia. Foi uma das sedes da Copa do Mundo FIFA de 2018. Tem capacidade para 44 899 espectadores. O novo estádio foi construído na área histórica conhecida como Strelka, na confluência dos dois principais rios: o Volga e o Oca. Tem vista para o Kremlin de Nijni Novgorod, na margem oposta do rio. A arena foi projetada para uso multifuncional. Pode servir como local para shows, concertos e outros eventos culturais e de entretenimento. É a arena do FC Nizhny Novgorod e a arena temporária do FC Tambov.
(resolução original: 7 416 × 3 708)

2 de novembro de 2021 editar

Fulgoromorfos (Flatida rosea) e suas ninfas, Reserva especial de Ankarana, Madagascar. A espécie é encontrada nas florestas tropicais secas de Madagascar e os insetos adultos são gregários, os grupos se orientam de maneira que se assemelham a uma haste de flor. As ninfas (brancas) produzem excreções cerosas. Estas as ajudam a assemelhar-se a liquens, o que lhes garante certa proteção contra ataques de predadores. Os adultos têm largas asas cor-de-rosa que seguram verticalmente em forma de tenda, ocultando todo o corpo. Como outros insetos desta família, tanto os adultos quanto as ninfas se alimentam furando a casca com o aparelho bucal e sugando a seiva do floema. Os adultos são móveis e podem saltar, tal como os gafanhotos se forem perturbados. (definição 4 543 × 3 029)

Fulgoromorfos (Flatida rosea) e suas ninfas, Reserva especial de Ankarana, Madagascar. A espécie é encontrada nas florestas tropicais secas de Madagascar e os insetos adultos são gregários, os grupos se orientam de maneira que se assemelham a uma haste de flor. As ninfas (brancas) produzem excreções cerosas. Estas as ajudam a assemelhar-se a liquens, o que lhes garante certa proteção contra ataques de predadores. Os adultos têm largas asas cor-de-rosa que seguram verticalmente em forma de tenda, ocultando todo o corpo. Como outros insetos desta família, tanto os adultos quanto as ninfas se alimentam furando a casca com o aparelho bucal e sugando a seiva do floema. Os adultos são móveis e podem saltar, tal como os gafanhotos se forem perturbados.
(resolução original: 4 543 × 3 029)

3 de novembro de 2021 editar

Detalhe do portão do búnquer 24 no depósito de munição especial Dülmen-Visbeck, em Dülmen, cerca de 4,5 km ao sul do centro da cidade perto de Haus Visbeck, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. A construção do campo começou em 25 de abril de 1963 e foi concluída em 22 de setembro de 1965. O antigo depósito foi dividido em duas partes e foi usado pelas forças armadas alemãs e pelas forças armadas dos Estados Unidos por muitos anos. Na década de 1980, o campo era frequentemente alvo do movimento pacifista. Em 1991, o acampamento do Exército dos Estados Unidos foi dissolvido e o acampamento da Bundeswehr em 1996. Depois disso, foi usado como um armazém para fogos de artifício da empresa Haarmann Feuerwerk. Em 2018, a cidade de Dülmen adquiriu o terreno para utilizá-lo como área de compensação ecológica. (definição 6 694 × 4 463)

Detalhe do portão do búnquer 24 no depósito de munição especial Dülmen-Visbeck, em Dülmen, cerca de 4,5 km ao sul do centro da cidade perto de Haus Visbeck, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. A construção do campo começou em 25 de abril de 1963 e foi concluída em 22 de setembro de 1965. O antigo depósito foi dividido em duas partes e foi usado pelas forças armadas alemãs e pelas forças armadas dos Estados Unidos por muitos anos. Na década de 1980, o campo era frequentemente alvo do movimento pacifista. Em 1991, o acampamento do Exército dos Estados Unidos foi dissolvido e o acampamento da Bundeswehr em 1996. Depois disso, foi usado como um armazém para fogos de artifício da empresa Haarmann Feuerwerk. Em 2018, a cidade de Dülmen adquiriu o terreno para utilizá-lo como área de compensação ecológica.
(resolução original: 6 694 × 4 463)

4 de novembro de 2021 editar

Monte Sefton, uma montanha na Cordilheira Aroarokaehe dos Alpes do Sul na Nova Zelândia, dentro do Parque Nacional Aoraki/Monte Cook. A montanha é proeminentemente visível do assentamento Monte Cook Village no Vale Hooker, com a geleira Tuckett fluindo pelo lado sudeste da montanha e a geleira Mueller no vale abaixo dela. Com uma altura de 3 151 metros, o Monte Sefton é o 13.º pico mais alto dos Alpes do Sul e a quarta montanha mais alta da Nova Zelândia. O rio Douglas (anteriormente conhecido como rio Twain) nasce nela. O nome maori da montanha é Maukatua, que se traduz como 'montanha dos deuses'. Edward FitzGerald, com Matthias Zurbriggen como seu guia, completou a primeira escalada registrada ao cume logo após o Natal de 1894. (definição 8 699 × 3 034)

Monte Sefton, uma montanha na Cordilheira Aroarokaehe dos Alpes do Sul na Nova Zelândia, dentro do Parque Nacional Aoraki/Monte Cook. A montanha é proeminentemente visível do assentamento Monte Cook Village no Vale Hooker, com a geleira Tuckett fluindo pelo lado sudeste da montanha e a geleira Mueller no vale abaixo dela. Com uma altura de 3 151 metros, o Monte Sefton é o 13.º pico mais alto dos Alpes do Sul e a quarta montanha mais alta da Nova Zelândia. O rio Douglas (anteriormente conhecido como rio Twain) nasce nela. O nome maori da montanha é Maukatua, que se traduz como 'montanha dos deuses'. Edward FitzGerald, com Matthias Zurbriggen como seu guia, completou a primeira escalada registrada ao cume logo após o Natal de 1894.
(resolução original: 8 699 × 3 034)

5 de novembro de 2021 editar

Rolieiro-de-peito-lilás (Coracias caudatus), Parque nacional de Chobe, Botsuana. Esta espécie de ave é amplamente distribuída na África subsaariana. Prefere bosques e savanas, e é quase sempre ausente em lugares sem árvores. Normalmente é encontrado sozinho ou em pares, ele se empoleira no topo das árvores, postes ou outros pontos elevados de onde pode avistar insetos, lagartos, escorpiões, caracóis, pequenos pássaros e roedores se movendo no solo. São extremamente agressivos na defesa de seu ninho, enfrentando aves de rapina e outras aves. Esta espécie é oficialmente considerada a ave nacional do Quênia. (definição 3 133 × 4 563)

Rolieiro-de-peito-lilás (Coracias caudatus), Parque nacional de Chobe, Botsuana. Esta espécie de ave é amplamente distribuída na África subsaariana. Prefere bosques e savanas, e é quase sempre ausente em lugares sem árvores. Normalmente é encontrado sozinho ou em pares, ele se empoleira no topo das árvores, postes ou outros pontos elevados de onde pode avistar insetos, lagartos, escorpiões, caracóis, pequenos pássaros e roedores se movendo no solo. São extremamente agressivos na defesa de seu ninho, enfrentando aves de rapina e outras aves. Esta espécie é oficialmente considerada a ave nacional do Quênia.
(resolução original: 3 133 × 4 563)

6 de novembro de 2021 editar

Dirt jumping com uma bicicleta BMX. Dirt jumping é a prática de saltar de bicicleta de montes de terra e ficar no ar. O Dirt jumping é semelhante às corridas de BMX (bicicross) ou mountain bike, pois o piloto salta de montes de terra, geralmente executando uma manobra no ar. Ele difere destas porque as rampas são geralmente muito maiores e projetadas para elevar o piloto mais alto no ar. Além disso, o objetivo não é completar o percurso com o tempo mais rápido, mas sim realizar as manobras com estilo. Dirt jumping pode ser executado em bicicletas BMX ou bicicletas de montanha especializadas conhecidas simplesmente como "dirt jumpers". (definição 4 349 × 3 262)

Dirt jumping com uma bicicleta BMX. Dirt jumping é a prática de saltar de bicicleta de montes de terra e ficar no ar. O Dirt jumping é semelhante às corridas de BMX (bicicross) ou mountain bike, pois o piloto salta de montes de terra, geralmente executando uma manobra no ar. Ele difere destas porque as rampas são geralmente muito maiores e projetadas para elevar o piloto mais alto no ar. Além disso, o objetivo não é completar o percurso com o tempo mais rápido, mas sim realizar as manobras com estilo. Dirt jumping pode ser executado em bicicletas BMX ou bicicletas de montanha especializadas conhecidas simplesmente como "dirt jumpers".
(resolução original: 4 349 × 3 262)

7 de novembro de 2021 editar

Vista externa da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos por volta de 1902, Edifício Thomas Jefferson, Washington, D.C.. É a instituição cultural federal mais antiga dos Estados Unidos. A biblioteca está alojada em três edifícios na Colina do Capitólio em Washington, D.C.; também mantém um Centro Nacional de Conservação Audiovisual em Culpeper, Virgínia. A Biblioteca do Congresso é uma das maiores bibliotecas do mundo. Suas "coleções são universais, não são limitadas por assunto, formato ou fronteira nacional e incluem materiais de pesquisa de todas as partes do mundo e em mais de 450 idiomas". A missão principal da biblioteca é fornecer materiais de consultas feitas por membros do Congresso, o que é realizado por meio do Serviço de Pesquisa do Congresso. Ela também abriga e supervisiona o Escritório de Direitos Autorais dos Estados Unidos. A biblioteca está aberta ao público para pesquisas, embora apenas funcionários de alto escalão do governo e funcionários da biblioteca possam retirar das instalações livros e materiais. (definição 4 307 × 3 067)

Vista externa da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos por volta de 1902, Edifício Thomas Jefferson, Washington, D.C.. É a instituição cultural federal mais antiga dos Estados Unidos. A biblioteca está alojada em três edifícios na Colina do Capitólio em Washington, D.C.; também mantém um Centro Nacional de Conservação Audiovisual em Culpeper, Virgínia. A Biblioteca do Congresso é uma das maiores bibliotecas do mundo. Suas "coleções são universais, não são limitadas por assunto, formato ou fronteira nacional e incluem materiais de pesquisa de todas as partes do mundo e em mais de 450 idiomas". A missão principal da biblioteca é fornecer materiais de consultas feitas por membros do Congresso, o que é realizado por meio do Serviço de Pesquisa do Congresso. Ela também abriga e supervisiona o Escritório de Direitos Autorais dos Estados Unidos. A biblioteca está aberta ao público para pesquisas, embora apenas funcionários de alto escalão do governo e funcionários da biblioteca possam retirar das instalações livros e materiais.
(resolução original: 4 307 × 3 067)

8 de novembro de 2021 editar

Árvores com folhas coloridas do outono na extremidade ocidental do grande lago nos jardins do Palácio de Schwetzingen, Baden-Württemberg, Alemanha. Logo ao entrar no jardim do castelo, um grande lago surge diante do visitante. Neste local existia originalmente um reservatório de água murado. Em 1823, por sugestão do jardineiro e botânico alemão, Johann Michael Zeyher, ao grão-duque Luís I de Baden, o reservatório foi ampliado e transformado em um lago com margens naturais. De cada lado do eixo visual voltado para o castelo, encontram-se duas esculturas (cópias) de Pieter Antoon Verschaffelt, a personificação das divindades dos rios Reno e Danúbio. (definição 7 635 × 5 304)

Árvores com folhas coloridas do outono na extremidade ocidental do grande lago nos jardins do Palácio de Schwetzingen, Baden-Württemberg, Alemanha. Logo ao entrar no jardim do castelo, um grande lago surge diante do visitante. Neste local existia originalmente um reservatório de água murado. Em 1823, por sugestão do jardineiro e botânico alemão, Johann Michael Zeyher, ao grão-duque Luís I de Baden, o reservatório foi ampliado e transformado em um lago com margens naturais. De cada lado do eixo visual voltado para o castelo, encontram-se duas esculturas (cópias) de Pieter Antoon Verschaffelt, a personificação das divindades dos rios Reno e Danúbio.
(resolução original: 7 635 × 5 304)

9 de novembro de 2021 editar

Preah Tineang Phochani, um pavilhão do complexo de edifícios que fazem parte do Palácio Real do Reino do Camboja em Phnom Penh. O palácio serve como residência dos Reis do Camboja desde a sua construção em 1860, com um período de ausência, quando o país entrou em crise durante e após o período do Khmer Vermelho. O Pavilhão Phochani foi construído entre 1913 e 1917 para uso em banquetes, durante as celebrações do aniversário do rei e para artes cênicas ou exibições de filmes para convidados de alto escalão do rei. A festa de aniversário do rei, costuma durar cinco dias. (definição 4 407 × 3 291)

Preah Tineang Phochani, um pavilhão do complexo de edifícios que fazem parte do Palácio Real do Reino do Camboja em Phnom Penh. O palácio serve como residência dos Reis do Camboja desde a sua construção em 1860, com um período de ausência, quando o país entrou em crise durante e após o período do Khmer Vermelho. O Pavilhão Phochani foi construído entre 1913 e 1917 para uso em banquetes, durante as celebrações do aniversário do rei e para artes cênicas ou exibições de filmes para convidados de alto escalão do rei. A festa de aniversário do rei, costuma durar cinco dias.
(resolução original: 4 407 × 3 291)

10 de novembro de 2021 editar

Sky Reflector-Net no Fulton Center, um complexo comercial e de trânsito em Lower Manhattan, na cidade de Nova Iorque. A Sky Reflector-Net, que foi encomendada pela MTA Arts & Design (o programa de arte do Metropolitan Transportation Authority), foi instalada em 2014 no Fulton Center. Localizada no centro do óculo, a Sky Reflector-Net usa centenas de espelhos de alumínio para fornecer luz natural do sol de uma claraboia de 16 m para uma área subterrânea de até quatro andares de profundidade. Esta é a primeira claraboia intencional no sistema de metrô da cidade de Nova Iorque desde o fechamento em 1945 da estação original da Prefeitura. (definição 3 059 × 3 741)

Sky Reflector-Net no Fulton Center, um complexo comercial e de trânsito em Lower Manhattan, na cidade de Nova Iorque. A Sky Reflector-Net, que foi encomendada pela MTA Arts & Design (o programa de arte do Metropolitan Transportation Authority), foi instalada em 2014 no Fulton Center. Localizada no centro do óculo, a Sky Reflector-Net usa centenas de espelhos de alumínio para fornecer luz natural do sol de uma claraboia de 16 m para uma área subterrânea de até quatro andares de profundidade. Esta é a primeira claraboia intencional no sistema de metrô da cidade de Nova Iorque desde o fechamento em 1945 da estação original da Prefeitura.
(resolução original: 3 059 × 3 741)

11 de novembro de 2021 editar

Fonte no centro da praça da rua Wolności, em Szczytna, voivodia da Baixa Silésia, Polônia. (definição 3 486 × 2 176)

Fonte no centro da praça da rua Wolności, em Szczytna, voivodia da Baixa Silésia, Polônia.
(resolução original: 3 486 × 2 176)

12 de novembro de 2021 editar

Neblina matinal sobre o monte Spytsia no maciço de Chornohora (Cárpatos ucranianos), localizado no distrito de Verkhovyna da região de Ivano-Frankivsk, dentro do Parque Natural Nacional dos Cárpatos, Ucrânia. A altura da montanha é de 1863 m. Situa-se na parte central do maciço, alguns quilômetros a nordeste da crista principal. Suas encostas orientais são cercadas por saliências rochosas de 20-50 m de altura. (definição 3 852 × 2 579)

Neblina matinal sobre o monte Spytsia no maciço de Chornohora (Cárpatos ucranianos), localizado no distrito de Verkhovyna da região de Ivano-Frankivsk, dentro do Parque Natural Nacional dos Cárpatos, Ucrânia. A altura da montanha é de 1863 m. Situa-se na parte central do maciço, alguns quilômetros a nordeste da crista principal. Suas encostas orientais são cercadas por saliências rochosas de 20-50 m de altura.
(resolução original: 3 852 × 2 579)

13 de novembro de 2021 editar

Castelo de Valère e a montanha Haut de Cry ao fundo. O castelo é uma igreja fortificada localizado em uma colina em Sião, no cantão do Valais, Suíça. Está voltado para o Castelo de Tourbillon, na colina oposta. O edifício principal do castelo é a basílica de Notre-Dame de Valère. Construído nos séculos XII e XIII foi a residência dos cânones do colégio de clérigos. Eles viveram lá até a Revolução Francesa. As antigas dependências dos cânones agora abrigam o Museu de História do Valais, fundado lá em 1883 e totalmente reformado em 2008. A basílica também pode ser visitada e é possível ouvir o órgão mais antigo do mundo (1430) durante um festival anual: o Festival Internacional do órgão antigo e da música antiga. Valère obteve o título de basílica menor durante a visita do Papa João Paulo II em 1984. (definição 4 967 × 3 311)

Castelo de Valère e a montanha Haut de Cry ao fundo. O castelo é uma igreja fortificada localizado em uma colina em Sião, no cantão do Valais, Suíça. Está voltado para o Castelo de Tourbillon, na colina oposta. O edifício principal do castelo é a basílica de Notre-Dame de Valère. Construído nos séculos XII e XIII foi a residência dos cânones do colégio de clérigos. Eles viveram lá até a Revolução Francesa. As antigas dependências dos cânones agora abrigam o Museu de História do Valais, fundado lá em 1883 e totalmente reformado em 2008. A basílica também pode ser visitada e é possível ouvir o órgão mais antigo do mundo (1430) durante um festival anual: o Festival Internacional do órgão antigo e da música antiga. Valère obteve o título de basílica menor durante a visita do Papa João Paulo II em 1984.
(resolução original: 4 967 × 3 311)

14 de novembro de 2021 editar

Vidoeiro-branco (Betula pendula) na Delleboersterheide, uma reserva natural no sul da província da Frísia, Países Baixos. É uma espécie de árvore, nativa da Europa e partes da Ásia, embora no sul da Europa, só é encontrada em altitudes mais elevadas. Foi introduzida na América do Norte e é considerada uma espécie invasora em alguns estados dos Estados Unidos e partes do Canadá. O vidoeiro-branco é uma árvore caducifólia de tamanho médio que deve seu nome comum à casca branca do tronco. É uma árvore resistente, uma espécie pioneira e uma das primeiras árvores a aparecer em terras nuas ou varridas pelo fogo. Várias partes da árvore são usadas na medicina tradicional e a casca contém triterpenos, que demonstraram ter propriedades medicinais. (definição 3 878 × 3 017)

Vidoeiro-branco (Betula pendula) na Delleboersterheide, uma reserva natural no sul da província da Frísia, Países Baixos. É uma espécie de árvore, nativa da Europa e partes da Ásia, embora no sul da Europa, só é encontrada em altitudes mais elevadas. Foi introduzida na América do Norte e é considerada uma espécie invasora em alguns estados dos Estados Unidos e partes do Canadá. O vidoeiro-branco é uma árvore caducifólia de tamanho médio que deve seu nome comum à casca branca do tronco. É uma árvore resistente, uma espécie pioneira e uma das primeiras árvores a aparecer em terras nuas ou varridas pelo fogo. Várias partes da árvore são usadas na medicina tradicional e a casca contém triterpenos, que demonstraram ter propriedades medicinais.
(resolução original: 3 878 × 3 017)

15 de novembro de 2021 editar

Vista noturna da Catedral de Nossa Senhora de Cazã em São Petersburgo, Rússia. É uma catedral da Igreja Ortodoxa Russa dedicada a Mãe de Deus de Cazã, um dos ícones mais venerados da Rússia. Sua construção começou em 1801 e continuou por dez anos. Depois que Napoleão invadiu a Rússia (1812) e o comandante-chefe General Mikhail Kutuzov pediu ajuda a Mãe de Deus de Cazã, o propósito da igreja mudou. Durante a Guerra Patriótica, os russos viram a catedral principalmente como um memorial a sua vitória sobre Napoleão. O próprio Kutuzov foi enterrado na catedral em 1813. Após a Revolução Russa de 1917, as autoridades fecharam a catedral (janeiro de 1932). Em novembro de 1932, reabriu como o pró-marxista "Museu da História da Religião e do Ateísmo". Os serviços religiosos foram retomados em 1992 e, quatro anos depois, a catedral foi devolvida à Igreja Ortodoxa Russa. Desde 2017, ela funciona como a metrópole de São Petersburgo. (definição 8 171 × 3 429)

Vista noturna da Catedral de Nossa Senhora de Cazã em São Petersburgo, Rússia. É uma catedral da Igreja Ortodoxa Russa dedicada a Mãe de Deus de Cazã, um dos ícones mais venerados da Rússia. Sua construção começou em 1801 e continuou por dez anos. Depois que Napoleão invadiu a Rússia (1812) e o comandante-chefe General Mikhail Kutuzov pediu ajuda a Mãe de Deus de Cazã, o propósito da igreja mudou. Durante a Guerra Patriótica, os russos viram a catedral principalmente como um memorial a sua vitória sobre Napoleão. O próprio Kutuzov foi enterrado na catedral em 1813. Após a Revolução Russa de 1917, as autoridades fecharam a catedral (janeiro de 1932). Em novembro de 1932, reabriu como o pró-marxista "Museu da História da Religião e do Ateísmo". Os serviços religiosos foram retomados em 1992 e, quatro anos depois, a catedral foi devolvida à Igreja Ortodoxa Russa. Desde 2017, ela funciona como a metrópole de São Petersburgo.
(resolução original: 8 171 × 3 429)

16 de novembro de 2021 editar

Grupo de suricatas (Suricata suricatta) no parque nacional do deserto de sal de Makgadikgadi, Botsuana. Os suricatas são altamente sociais e formam grupos de dois a 30 indivíduos cada, que ocupam áreas de vida em torno de 5 km² de área. Eles vivem em fendas de rocha em áreas pedregosas, muitas vezes calcárias, e em grandes sistemas de tocas nas planícies. Existe uma hierarquia social - geralmente os indivíduos dominantes em uma matilha se reproduzem e produzem descendentes, e os membros subordinados que não se reproduzem fornecem cuidados altruístas aos filhotes. A reprodução ocorre durante todo o ano, com picos durante chuvas fortes; após uma gestação de 60 a 70 dias, nasce uma ninhada de três a sete filhotes. Sem ameaças significativas para as populações, o suricata está listado como uma espécie pouco preocupante na Lista Vermelha da IUCN. Eles são amplamente retratados na televisão, no cinema e em outras mídias. (definição 6 005 × 4 233)

Grupo de suricatas (Suricata suricatta) no parque nacional do deserto de sal de Makgadikgadi, Botsuana. Os suricatas são altamente sociais e formam grupos de dois a 30 indivíduos cada, que ocupam áreas de vida em torno de 5 km² de área. Eles vivem em fendas de rocha em áreas pedregosas, muitas vezes calcárias, e em grandes sistemas de tocas nas planícies. Existe uma hierarquia social - geralmente os indivíduos dominantes em uma matilha se reproduzem e produzem descendentes, e os membros subordinados que não se reproduzem fornecem cuidados altruístas aos filhotes. A reprodução ocorre durante todo o ano, com picos durante chuvas fortes; após uma gestação de 60 a 70 dias, nasce uma ninhada de três a sete filhotes. Sem ameaças significativas para as populações, o suricata está listado como uma espécie pouco preocupante na Lista Vermelha da IUCN. Eles são amplamente retratados na televisão, no cinema e em outras mídias.
(resolução original: 6 005 × 4 233)

17 de novembro de 2021 editar

Cascata de Beauchamp no Parque Nacional Great Otway. O parque está localizado na região de Barwon South West, na parte sudoeste do estado de Vitória, Austrália. O parque nacional de 103 185 hectares está situado a aproximadamente 162 quilômetros a sudoeste de Melbourne, nas cordilheiras Otway, uma baixa cordilheira costeira. Ele contém uma grande variedade de paisagens e tipos de vegetação. É uma área popular para turistas interestaduais e internacionais, com empresas operando passeios na região. Foi identificado pela BirdLife International como uma Área importante para a preservação de aves (IBA), pois abriga populações de espécies endêmicas da Austrália. (definição 6 508 × 4 339)

Cascata de Beauchamp no Parque Nacional Great Otway. O parque está localizado na região de Barwon South West, na parte sudoeste do estado de Vitória, Austrália. O parque nacional de 103 185 hectares está situado a aproximadamente 162 quilômetros a sudoeste de Melbourne, nas cordilheiras Otway, uma baixa cordilheira costeira. Ele contém uma grande variedade de paisagens e tipos de vegetação. É uma área popular para turistas interestaduais e internacionais, com empresas operando passeios na região. Foi identificado pela BirdLife International como uma Área importante para a preservação de aves (IBA), pois abriga populações de espécies endêmicas da Austrália.
(resolução original: 6 508 × 4 339)

18 de novembro de 2021 editar

Nave da Catedral de Riga (também chamada de Igreja Dome) é uma igreja evangélica luterana da Letônia e a sede da arquidiocese de Riga. A maior igreja medieval dos Países Bálticos, um monumento arquitetônico de importância nacional. O conjunto da igreja e do mosteiro consiste em bens imóveis pertencentes ao Estado da Letônia e à Igreja Evangélica Luterana da Letônia. (definição 6 453 × 6 530)

Nave da Catedral de Riga (também chamada de Igreja Dome) é uma igreja evangélica luterana da Letônia e a sede da arquidiocese de Riga. A maior igreja medieval dos Países Bálticos, um monumento arquitetônico de importância nacional. O conjunto da igreja e do mosteiro consiste em bens imóveis pertencentes ao Estado da Letônia e à Igreja Evangélica Luterana da Letônia.
(resolução original: 6 453 × 6 530)

19 de novembro de 2021 editar

Pedra Olho de Falcão, um monumento geológico da natureza no grupo de rochas pitorescas "Protyati Kameni" (literalmente: pedras cortadas). As rochas estão localizadas nos Cárpatos Pokutsko-Bukovina, na fronteira dos distritos de Putilsky e Vyzhnytsky da região de Tchernivtsi, Ucrânia. As rochas são formadas por espessas camadas dissecadas de arenito. Algumas delas são permeadas por orifícios e passagens. A rocha mais interessante e mais alta é chamada de Olho de Falcão (altura relativa máxima - 40 m). Como resultado da erosão, um arco de pedra semelhante a um olho foi formado nela. No sopé da falésia, no lado norte, encontra-se uma pequena caverna de três câmaras, que pode ser alcançada através de duas entradas. Os outros dois orifícios, muito mais estreitos que o primeiro, passam pela rocha e terminam no lado oriental. No topo da rocha existe um reservatório natural, com diâmetro e profundidade de aproximadamente 70 cm. (definição 3 004 × 2 000)

Pedra Olho de Falcão, um monumento geológico da natureza no grupo de rochas pitorescas "Protyati Kameni" (literalmente: pedras cortadas). As rochas estão localizadas nos Cárpatos Pokutsko-Bukovina, na fronteira dos distritos de Putilsky e Vyzhnytsky da região de Tchernivtsi, Ucrânia. As rochas são formadas por espessas camadas dissecadas de arenito. Algumas delas são permeadas por orifícios e passagens. A rocha mais interessante e mais alta é chamada de Olho de Falcão (altura relativa máxima - 40 m). Como resultado da erosão, um arco de pedra semelhante a um olho foi formado nela. No sopé da falésia, no lado norte, encontra-se uma pequena caverna de três câmaras, que pode ser alcançada através de duas entradas. Os outros dois orifícios, muito mais estreitos que o primeiro, passam pela rocha e terminam no lado oriental. No topo da rocha existe um reservatório natural, com diâmetro e profundidade de aproximadamente 70 cm.
(resolução original: 3 004 × 2 000)

20 de novembro de 2021 editar

Estrada rural e árvores com folhagem em cores outonais, perto de Beilstein, uma pequena cidade no distrito de Heilbronn, localizada no sopé das Montanhas Löwenstein. Pertence à região de Heilbronn-Francônia e à zona periférica da região metropolitana europeia de Stuttgart, em Baden-Württemberg, Alemanha. (definição 7 517 × 4 967)

Estrada rural e árvores com folhagem em cores outonais, perto de Beilstein, uma pequena cidade no distrito de Heilbronn, localizada no sopé das Montanhas Löwenstein. Pertence à região de Heilbronn-Francônia e à zona periférica da região metropolitana europeia de Stuttgart, em Baden-Württemberg, Alemanha.
(resolução original: 7 517 × 4 967)

21 de novembro de 2021 editar

Colagem de seis imagens relacionadas com a mostarda. Da esquerda para a direita e de cima para baixo: 1) sementes de mostarda-branca; 2) mostarda-branca moída; 3) mostarda-de-mesa com coloração de açafrão; 4) mostarda doce da Baviera; 5) Mostarda de Dijon; 6) mostarda-espessa, feita principalmente de sementes de mostarda-preta. (definição 4 062 × 4 580)

Colagem de seis imagens relacionadas com a mostarda. Da esquerda para a direita e de cima para baixo: 1) sementes de mostarda-branca; 2) mostarda-branca moída; 3) mostarda-de-mesa com coloração de açafrão; 4) mostarda doce da Baviera; 5) Mostarda de Dijon; 6) mostarda-espessa, feita principalmente de sementes de mostarda-preta.
(resolução original: 4 062 × 4 580)

22 de novembro de 2021 editar

Vagens fechadas e abertas de amendoim (Arachis hypogaea L.), com sementes descascadas e não descascadas. O gênero Arachis é endêmico da América do Sul. Os mais antigos vestígios arqueológicos conhecidos de vagens datam de cerca de 7 600 anos. Eles foram encontrados no Peru, onde as condições climáticas secas são favoráveis ​​para a preservação da matéria orgânica. Muitas culturas pré-colombianas, como a Moche, retratavam o amendoim em sua arte. O cultivo estava bem estabelecido na Mesoamérica antes da chegada dos espanhóis. O amendoim foi posteriormente espalhado em todo o mundo por comerciantes europeus, e o cultivo agora é amplamente difundido em regiões tropicais e subtropicais. (definição 6 000 × 4 000)

Vagens fechadas e abertas de amendoim (Arachis hypogaea L.), com sementes descascadas e não descascadas. O gênero Arachis é endêmico da América do Sul. Os mais antigos vestígios arqueológicos conhecidos de vagens datam de cerca de 7 600 anos. Eles foram encontrados no Peru, onde as condições climáticas secas são favoráveis ​​para a preservação da matéria orgânica. Muitas culturas pré-colombianas, como a Moche, retratavam o amendoim em sua arte. O cultivo estava bem estabelecido na Mesoamérica antes da chegada dos espanhóis. O amendoim foi posteriormente espalhado em todo o mundo por comerciantes europeus, e o cultivo agora é amplamente difundido em regiões tropicais e subtropicais.
(resolução original: 6 000 × 4 000)

23 de novembro de 2021 editar

Terraços de travertino de Pamukkale ("castelo de algodão" em turco), província de Denizli, Turquia. Pamukkale deve o seu nome aos terraços de sinterização calcária, que foram criados ao longo de milhares de anos por fontes termais calcárias e são uma atração turística. Os terraços, juntamente com o sítio arqueológico da antiga cidade grega de Hierápolis acima deles, estão na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1988. (definição 7 952 × 5 304)

Terraços de travertino de Pamukkale ("castelo de algodão" em turco), província de Denizli, Turquia. Pamukkale deve o seu nome aos terraços de sinterização calcária, que foram criados ao longo de milhares de anos por fontes termais calcárias e são uma atração turística. Os terraços, juntamente com o sítio arqueológico da antiga cidade grega de Hierápolis acima deles, estão na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1988.
(resolução original: 7 952 × 5 304)

24 de novembro de 2021 editar

Preparativos para as recriações históricas das festas eslavas medievais (séculos XII e XIII) no distrito de Ruzsky, região de Moscou, Rússia. A recriação histórica (ou reconstituição) é uma atividade educacional ou de entretenimento em que principalmente amadores e entusiastas da história vestem uniformes ou trajes civis e seguem um plano para recriar aspectos de um evento ou período histórico. Embora os reconstituidores históricos sejam geralmente amadores, alguns participantes são membros das forças armadas ou historiadores. Os participantes, chamados de reencenadores, costumam fazer pesquisas sobre o equipamento, uniforme e outros equipamentos que carregarão ou usarão. Os recriadores compram as roupas ou itens de que precisam em lojas especializadas ou fazem os próprios itens. A reconstituição de eventos históricos ou lendários já era comum na Antiguidade. (definição 5 333 × 3 367)

Preparativos para as recriações históricas das festas eslavas medievais (séculos XII e XIII) no distrito de Ruzsky, região de Moscou, Rússia. A recriação histórica (ou reconstituição) é uma atividade educacional ou de entretenimento em que principalmente amadores e entusiastas da história vestem uniformes ou trajes civis e seguem um plano para recriar aspectos de um evento ou período histórico. Embora os reconstituidores históricos sejam geralmente amadores, alguns participantes são membros das forças armadas ou historiadores. Os participantes, chamados de reencenadores, costumam fazer pesquisas sobre o equipamento, uniforme e outros equipamentos que carregarão ou usarão. Os recriadores compram as roupas ou itens de que precisam em lojas especializadas ou fazem os próprios itens. A reconstituição de eventos históricos ou lendários já era comum na Antiguidade.
(resolução original: 5 333 × 3 367)

25 de novembro de 2021 editar

Caritasbrønden (Poço da Caridade) ao anoitecer, Copenhague, Dinamarca. É a fonte mais antiga de Copenhague, construída em 1608 na praça Gammeltorv em Strøget. A fonte foi construída por Cristiano IV sobre um dos poços da cidade e é considerada um dos melhores monumentos de Copenhague da Renascença. Na verdade, foi uma mudança e modernização de uma fonte mais antiga da época de Frederico II. A antiga fonte tinha um cano de água de madeira de 6 quilômetros de comprimento ligando o lago Emdrup a Gammeltorv, e como a diferença de nível entre o lago e a praça é de 9 metros, havia pressão de água suficiente para fazer uma fonte. Embora provavelmente fosse para decoração, o poço fazia parte do abastecimento normal de água da cidade. (definição 4 263 × 2 738)

Caritasbrønden (Poço da Caridade) ao anoitecer, Copenhague, Dinamarca. É a fonte mais antiga de Copenhague, construída em 1608 na praça Gammeltorv em Strøget. A fonte foi construída por Cristiano IV sobre um dos poços da cidade e é considerada um dos melhores monumentos de Copenhague da Renascença. Na verdade, foi uma mudança e modernização de uma fonte mais antiga da época de Frederico II. A antiga fonte tinha um cano de água de madeira de 6 quilômetros de comprimento ligando o lago Emdrup a Gammeltorv, e como a diferença de nível entre o lago e a praça é de 9 metros, havia pressão de água suficiente para fazer uma fonte. Embora provavelmente fosse para decoração, o poço fazia parte do abastecimento normal de água da cidade.
(resolução original: 4 263 × 2 738)

26 de novembro de 2021 editar

Imagem em formato de gráficos vetoriais escaláveis (SVG) da fachada de uma casa em Perm, Rússia. Esta casa de dois andares está localizada na rua Klimenko 14a e é um exemplo típico dos edifícios de madeira de Perm do final do século XIX e início do século XX. Quase todas as casas de madeira na Rússia são construídas com toras horizontais. No entanto, a localização dentro dos limites da cidade exigia que a casa tivesse paredes lisas, de modo que a maioria dos prédios residenciais de madeira são revestidos com tábuas perfiladas. Elementos decorativos suspensos e entalhes são amplamente utilizados. A cor da fachada não foi preservada, então a casa é mostrada na cor que possui agora. A parede de tijolos à esquerda é à prova de fogo e evita a propagação deste em ambientes urbanos densos. (definição 4 096 × 2 464)

Imagem em formato de gráficos vetoriais escaláveis (SVG) da fachada de uma casa em Perm, Rússia. Esta casa de dois andares está localizada na rua Klimenko 14a e é um exemplo típico dos edifícios de madeira de Perm do final do século XIX e início do século XX. Quase todas as casas de madeira na Rússia são construídas com toras horizontais. No entanto, a localização dentro dos limites da cidade exigia que a casa tivesse paredes lisas, de modo que a maioria dos prédios residenciais de madeira são revestidos com tábuas perfiladas. Elementos decorativos suspensos e entalhes são amplamente utilizados. A cor da fachada não foi preservada, então a casa é mostrada na cor que possui agora. A parede de tijolos à esquerda é à prova de fogo e evita a propagação deste em ambientes urbanos densos.
(resolução original: 4 096 × 2 464)

27 de novembro de 2021 editar

Cogumelo mata-moscas (Amanita muscaria) na reserva natural De Famberhorst, em De Fryske Marren, Países Baixos. Técnica de empilhamento de foco (focus stacking) de 9 exposições. Nativo de todas as regiões temperadas e boreais do hemisfério norte, o Amanita muscaria foi introduzido involuntariamente em muitos países do hemisfério sul, geralmente como um simbionte com plantações de pinheiro e bétula, e agora é uma verdadeira espécie cosmopolita. Ele se associa a várias árvores caducifólias e coníferas. Indiscutivelmente é a espécie de cogumelo venenoso mais icônica, o mata-moscas é um grande cogumelo de lamelas brancas e manchas brancas, geralmente vermelho, e é um dos mais conhecidos e amplamente encontrados na cultura popular. Isso inclui o design de videogame, como o uso extensivo de um reconhecível Amanita muscaria na franquia Mario e seu power-up Super Mushroom. (definição 4 057 × 3 246)

Cogumelo mata-moscas (Amanita muscaria) na reserva natural De Famberhorst, em De Fryske Marren, Países Baixos. Técnica de empilhamento de foco (focus stacking) de 9 exposições. Nativo de todas as regiões temperadas e boreais do hemisfério norte, o Amanita muscaria foi introduzido involuntariamente em muitos países do hemisfério sul, geralmente como um simbionte com plantações de pinheiro e bétula, e agora é uma verdadeira espécie cosmopolita. Ele se associa a várias árvores caducifólias e coníferas. Indiscutivelmente é a espécie de cogumelo venenoso mais icônica, o mata-moscas é um grande cogumelo de lamelas brancas e manchas brancas, geralmente vermelho, e é um dos mais conhecidos e amplamente encontrados na cultura popular. Isso inclui o design de videogame, como o uso extensivo de um reconhecível Amanita muscaria na franquia Mario e seu power-up Super Mushroom.
(resolução original: 4 057 × 3 246)

28 de novembro de 2021 editar

Emitida há 100 anos: nota de 50 Pfennig Notgeld emitida em 28 de novembro de 1921 pela cidade alemã de Potsdam. Reverso: um oficial da cavalaria do 8.º Regimento de Couraceiros (renano), "Graf Geßler". A nota deve ser considerada uma zombaria do militarismo no Império Alemão, já que o regimento é intitulado com seu apelido depreciativo "Mehlsäcke" (sacos de farinha). (definição 3 095 × 2 286)

Emitida há 100 anos: nota de 50 Pfennig Notgeld emitida em 28 de novembro de 1921 pela cidade alemã de Potsdam. Reverso: um oficial da cavalaria do 8.º Regimento de Couraceiros (renano), "Graf Geßler". A nota deve ser considerada uma zombaria do militarismo no Império Alemão, já que o regimento é intitulado com seu apelido depreciativo "Mehlsäcke" (sacos de farinha).
(resolução original: 3 095 × 2 286)

29 de novembro de 2021 editar

Réplica do teto zodiacal da sinagoga de Gwożdziec. A sinagoga foi erguida por volta de 1650 na então República das Duas Nações, hoje na região de Ivano-Frankivsk, Ucrânia. O edifício foi seriamente danificado por um incêndio durante a Primeira Guerra Mundial. Foi reconstruído no período entre guerras, mas destruído completamente pelos alemães em 1941. O teto pintado e o telhado de madeira foram reconstruídos entre 2011 e 2013 para o Museu POLIN de História dos Judeus Poloneses em Varsóvia, Polônia. Foi possível reconstruir esta sinagoga porque é a única mais bem documentada das centenas de sinagogas de madeira que existiam no território da República das Duas Nações. (definição 2 953 × 2 353)

Réplica do teto zodiacal da sinagoga de Gwożdziec. A sinagoga foi erguida por volta de 1650 na então República das Duas Nações, hoje na região de Ivano-Frankivsk, Ucrânia. O edifício foi seriamente danificado por um incêndio durante a Primeira Guerra Mundial. Foi reconstruído no período entre guerras, mas destruído completamente pelos alemães em 1941. O teto pintado e o telhado de madeira foram reconstruídos entre 2011 e 2013 para o Museu POLIN de História dos Judeus Poloneses em Varsóvia, Polônia. Foi possível reconstruir esta sinagoga porque é a única mais bem documentada das centenas de sinagogas de madeira que existiam no território da República das Duas Nações.
(resolução original: 2 953 × 2 353)

30 de novembro de 2021 editar

Pimenta-caiena (Capsicum annuum var. acuminatum) no Suq al-Milh (Mercado do Sal), uma das atrações mais populares de Saná, Iêmen e onde você pode comprar sal juntamente com pão, especiarias, passas, algodão, cobre, cerâmica, utensílios de prata e antiguidades. A Cidade Velha de Saná, onde o mercado está localizado, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1986 por seu caráter arquitetônico distinto, mais notavelmente expresso em seus edifícios de vários andares decorados com padrões geométricos. (definição 3 888 × 2 592)

Pimenta-caiena (Capsicum annuum var. acuminatum) no Suq al-Milh (Mercado do Sal), uma das atrações mais populares de Saná, Iêmen e onde você pode comprar sal juntamente com pão, especiarias, passas, algodão, cobre, cerâmica, utensílios de prata e antiguidades. A Cidade Velha de Saná, onde o mercado está localizado, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1986 por seu caráter arquitetônico distinto, mais notavelmente expresso em seus edifícios de vários andares decorados com padrões geométricos.
(resolução original: 3 888 × 2 592)