Wikipédia:Imagem em destaque/Março de 2024

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Apresentação

Esta página contém uma relação de imagens que a comunidade da Wikipédia lusófona decidiu incluir em sua página principal. Uma imagem diferente é destacada a cada dia, seguindo a escolha do Wikimedia Commons.

Arquivos

2006:  JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2007:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2008:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2009:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2010:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2011:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2012:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2013:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2014:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2015:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2016:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2017:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2018:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2019:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2020:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2021:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2022:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2023:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2024:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

1 de março de 2024 editar

Pavilhões do Kammergarten nos jardins do Palácio de Schönbrunn, Viena, Áustria. O local, um Patrimônio Mundial da UNESCO, foi a principal residência de verão dos governantes Habsburgos. O local é um dos mais importantes locais arquitetônicos, culturais e históricos do país e uma grande atração turística desde meados da década de 1950. (definição 4 829 × 4 829)

Pavilhões do Kammergarten nos jardins do Palácio de Schönbrunn, Viena, Áustria. O local, um Patrimônio Mundial da UNESCO, foi a principal residência de verão dos governantes Habsburgos. O local é um dos mais importantes locais arquitetônicos, culturais e históricos do país e uma grande atração turística desde meados da década de 1950.
(resolução original: 4 829 × 4 829)

2 de março de 2024 editar

Árvore morta na Bacia Inferior do Gêiser, Parque Nacional de Yellowstone, Wyoming, Estados Unidos. Yellowstone foi o primeiro parque nacional dos Estados Unidos e também é considerado o primeiro do mundo. O parque é conhecido por sua vida selvagem e por suas muitas características geotérmicas, especialmente o gêiser Velho Fiel, um dos mais populares. Embora represente muitos tipos de biomas, a floresta subalpina é a mais abundante. (definição 6 720 × 3 780)

Árvore morta na Bacia Inferior do Gêiser, Parque Nacional de Yellowstone, Wyoming, Estados Unidos. Yellowstone foi o primeiro parque nacional dos Estados Unidos e também é considerado o primeiro do mundo. O parque é conhecido por sua vida selvagem e por suas muitas características geotérmicas, especialmente o gêiser Velho Fiel, um dos mais populares. Embora represente muitos tipos de biomas, a floresta subalpina é a mais abundante.
(resolução original: 6 720 × 3 780)

3 de março de 2024 editar

Capa do programa oficial da Procissão do Sufrágio Feminino. O primeiro desfile sufragista em Washington, D.C., em 3 de março de 1913. Foi também a primeira grande marcha organizada em Washington para fins políticos. A procissão foi organizada pelas sufragistas Alice Paul e Lucy Burns para a Associação Nacional Americana de Sufrágio Feminino (NAWSA). O planejamento do evento começou em Washington, em dezembro de 1912. Conforme consta do programa oficial, o objetivo do desfile era “marchar com espírito de protesto contra a atual organização política da sociedade, da qual as mulheres estão excluídas”. (definição 3 753 × 2 758)

Capa do programa oficial da Procissão do Sufrágio Feminino. O primeiro desfile sufragista em Washington, D.C., em 3 de março de 1913. Foi também a primeira grande marcha organizada em Washington para fins políticos. A procissão foi organizada pelas sufragistas Alice Paul e Lucy Burns para a Associação Nacional Americana de Sufrágio Feminino (NAWSA). O planejamento do evento começou em Washington, em dezembro de 1912. Conforme consta do programa oficial, o objetivo do desfile era “marchar com espírito de protesto contra a atual organização política da sociedade, da qual as mulheres estão excluídas”.
(resolução original: 3 753 × 2 758)

4 de março de 2024 editar

Cabeça da águia-rabalva (Haliaeetus albicilla) no Volerie des aigles (Vôo da Águia), um parque de aves em Kintzheim, Baixo Reno, França. Cerca de 50 aves de rapina são mantidas no parque, e podem ser vistas em aviários ao redor das extensas ruínas de um castelo. Todos os residentes do parque de aves de rapina são nascidos em cativeiro, sendo a maioria proveniente de criação própria. Nenhuma ave é retirada da natureza. As aves são criadas no castelo desde 1978. Para isso, os ovos são retirados dos ninhos e eclodidos em uma incubadora a 37,7 °C. Isso reduz o risco de os ovos serem danificados por pais descuidados ou inexperientes. (definição 5 472 × 3 648)

Cabeça da águia-rabalva (Haliaeetus albicilla) no Volerie des aigles (Vôo da Águia), um parque de aves em Kintzheim, Baixo Reno, França. Cerca de 50 aves de rapina são mantidas no parque, e podem ser vistas em aviários ao redor das extensas ruínas de um castelo. Todos os residentes do parque de aves de rapina são nascidos em cativeiro, sendo a maioria proveniente de criação própria. Nenhuma ave é retirada da natureza. As aves são criadas no castelo desde 1978. Para isso, os ovos são retirados dos ninhos e eclodidos em uma incubadora a 37,7 °C. Isso reduz o risco de os ovos serem danificados por pais descuidados ou inexperientes.
(resolução original: 5 472 × 3 648)

5 de março de 2024 editar

Castelo de Sigmaringen, também Castelo de Hohenzollern visto do noroeste, é um antigo palácio residencial principesco e sede administrativa dos Príncipes de Hohenzollern-Sigmaringen na cidade de Sigmaringen, em Baden-Württemberg, Alemanha. O castelo, construído sobre uma rocha independente, é o maior de todos os castelos do Vale do Danúbio. A rocha desce abruptamente para norte e leste em direção ao Danúbio e forneceu proteção estratégica para um castelo medieval. Desde 2001, além do passeio existente pelo castelo, são oferecidos passeios temáticos especiais no castelo. (definição 8 881 × 5 000)

Castelo de Sigmaringen, também Castelo de Hohenzollern visto do noroeste, é um antigo palácio residencial principesco e sede administrativa dos Príncipes de Hohenzollern-Sigmaringen na cidade de Sigmaringen, em Baden-Württemberg, Alemanha. O castelo, construído sobre uma rocha independente, é o maior de todos os castelos do Vale do Danúbio. A rocha desce abruptamente para norte e leste em direção ao Danúbio e forneceu proteção estratégica para um castelo medieval. Desde 2001, além do passeio existente pelo castelo, são oferecidos passeios temáticos especiais no castelo.
(resolução original: 8 881 × 5 000)

6 de março de 2024 editar

Vista noturna da Canary Wharf, vista do Caminho do Tâmisa, Limehouse. HDR de três exposições (+2 até -2). A Canary Wharf é uma área do leste de Londres, Inglaterra, localizada perto da Ilha dos Cães, no bairro londrino de Tower Hamlets. Canary Wharf é definida pela Autoridade da Grande Londres como parte do distrito de negócios central de Londres, ao lado do centro de Londres. Com a Cidade de Londres, constitui um dos principais centros financeiros do Reino Unido e do mundo, contendo muitos arranha-céus, incluindo o terceiro mais alto do Reino Unido, One Canada Square, inaugurado em 26 de agosto de 1991. (definição 4 800 × 2 700)

Vista noturna da Canary Wharf, vista do Caminho do Tâmisa, Limehouse. HDR de três exposições (+2 até -2). A Canary Wharf é uma área do leste de Londres, Inglaterra, localizada perto da Ilha dos Cães, no bairro londrino de Tower Hamlets. Canary Wharf é definida pela Autoridade da Grande Londres como parte do distrito de negócios central de Londres, ao lado do centro de Londres. Com a Cidade de Londres, constitui um dos principais centros financeiros do Reino Unido e do mundo, contendo muitos arranha-céus, incluindo o terceiro mais alto do Reino Unido, One Canada Square, inaugurado em 26 de agosto de 1991.
(resolução original: 4 800 × 2 700)

7 de março de 2024 editar

Designer de joias indiana em seu trabalho. O subcontinente indiano tem uma longa história de joalharia, que passou por várias mudanças através da influência cultural e política durante mais de 5 mil a 8 mil anos. Como a Índia tinha um suprimento abundante de metais preciosos e pedras preciosas, prosperou financeiramente através da exportação e do intercâmbio com outros países. Embora as tradições europeias tenham sido fortemente influenciadas por impérios crescentes e decrescentes, a Índia desfrutou de um desenvolvimento contínuo de formas de arte durante cerca de 5 mil anos. (definição 3 336 × 2 400)

Designer de joias indiana em seu trabalho. O subcontinente indiano tem uma longa história de joalharia, que passou por várias mudanças através da influência cultural e política durante mais de 5 mil a 8 mil anos. Como a Índia tinha um suprimento abundante de metais preciosos e pedras preciosas, prosperou financeiramente através da exportação e do intercâmbio com outros países. Embora as tradições europeias tenham sido fortemente influenciadas por impérios crescentes e decrescentes, a Índia desfrutou de um desenvolvimento contínuo de formas de arte durante cerca de 5 mil anos.
(resolução original: 3 336 × 2 400)

8 de março de 2024 editar

Menino vestido como Xiva, com trishula, colar de rosário e serpente, atributos típicos desta deidade hinduísta. Xiva é o Ser Supremo no xivaísmo, uma das principais tradições do hinduísmo. Xiva é conhecido como O Destruidor na trimúrti, a trindade hindu que também inclui Brama e Vixnu. (definição 3 455 × 3 455)

Menino vestido como Xiva, com trishula, colar de rosário e serpente, atributos típicos desta deidade hinduísta. Xiva é o Ser Supremo no xivaísmo, uma das principais tradições do hinduísmo. Xiva é conhecido como O Destruidor na trimúrti, a trindade hindu que também inclui Brama e Vixnu.
(resolução original: 3 455 × 3 455)

9 de março de 2024 editar

Pôr do sol em Fernando de Noronha, um arquipélago no Oceano Atlântico, parte do estado de Pernambuco, Brasil, e localizado a 354 km da costa brasileira. É composto por 21 ilhas e ilhotas, que se estendem por uma área de 26 km². Apenas a ilha principal homônima é habitada; ela tem uma área de 18,4 km² e uma população estimada em 3 101 habitantes em 2020. Embora a maioria do arquipélago seja relativamente baixa, há partes que atingem mais de 100 m de elevação. Em 2001, a UNESCO o designou como Patrimônio Mundial devido à sua importância como área de alimentação de atuns, tubarões, tartarugas e mamíferos marinhos. (definição 3 216 × 2 136)

Pôr do sol em Fernando de Noronha, um arquipélago no Oceano Atlântico, parte do estado de Pernambuco, Brasil, e localizado a 354 km da costa brasileira. É composto por 21 ilhas e ilhotas, que se estendem por uma área de 26 km². Apenas a ilha principal homônima é habitada; ela tem uma área de 18,4 km² e uma população estimada em 3 101 habitantes em 2020. Embora a maioria do arquipélago seja relativamente baixa, há partes que atingem mais de 100 m de elevação. Em 2001, a UNESCO o designou como Patrimônio Mundial devido à sua importância como área de alimentação de atuns, tubarões, tartarugas e mamíferos marinhos.
(resolução original: 3 216 × 2 136)

10 de março de 2024 editar

Castelo Mow Cop, um folly do século XVIII construído para se assemelhar a um castelo em ruínas, situado na fronteira entre os condados de Cheshire e Staffordshire, Reino Unido. Em 1754, Randle Wilbraham, da vizinha Rode Hall, construiu uma elaborada casa de veraneio que parecia uma fortaleza medieval e uma torre redonda. O castelo foi entregue ao National Trust em 1937. Embora originalmente os visitantes entrassem no local, a área ao redor foi cercada devido a várias tentativas de suicídio. O castelo é designado como edifício classificado com o Grau II na Lista do Patrimônio Nacional da Inglaterra. (definição 5 417 × 3 611)

Castelo Mow Cop, um folly do século XVIII construído para se assemelhar a um castelo em ruínas, situado na fronteira entre os condados de Cheshire e Staffordshire, Reino Unido. Em 1754, Randle Wilbraham, da vizinha Rode Hall, construiu uma elaborada casa de veraneio que parecia uma fortaleza medieval e uma torre redonda. O castelo foi entregue ao National Trust em 1937. Embora originalmente os visitantes entrassem no local, a área ao redor foi cercada devido a várias tentativas de suicídio. O castelo é designado como edifício classificado com o Grau II na Lista do Patrimônio Nacional da Inglaterra.
(resolução original: 5 417 × 3 611)

11 de março de 2024 editar

Palácio Quitandinha em Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, Brasil. O Palácio Quitandinha é um antigo e histórico hotel de luxo que em 1947 foi o local do Tratado do Rio, com a presença do presidente dos Estados Unidos, Harry S. Truman. Quando foi inaugurado como “Cassino Hotel Quitandinha”, o Palácio era o maior hotel cassino da América Latina. Os jogos de azar eram permitidos no Brasil desde 1930, mas foram proibidos em 30 de maio de 1946 por decreto do presidente Eurico Gaspar Dutra. Como resultado, o cassino fechou depois de apenas dois anos de funcionamento. (definição 11 105 × 7 053)

Palácio Quitandinha em Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, Brasil. O Palácio Quitandinha é um antigo e histórico hotel de luxo que em 1947 foi o local do Tratado do Rio, com a presença do presidente dos Estados Unidos, Harry S. Truman. Quando foi inaugurado como “Cassino Hotel Quitandinha”, o Palácio era o maior hotel cassino da América Latina. Os jogos de azar eram permitidos no Brasil desde 1930, mas foram proibidos em 30 de maio de 1946 por decreto do presidente Eurico Gaspar Dutra. Como resultado, o cassino fechou depois de apenas dois anos de funcionamento.
(resolução original: 11 105 × 7 053)

12 de março de 2024 editar

Abertura do botão da flor de alho-de-urso (Allium ursinum). Técnica do empilhamento de foco (focus stacking) de sessenta imagens. É uma planta bulbosa com flores perenes da família Amaryllidaceae. É nativa da Europa e da Ásia, onde cresce em florestas úmidas e um parente selvagem da cebola e do alho, todos pertencentes ao mesmo gênero, Allium. A espécie é utilizada há muito tempo como planta comestível, medicinal e ornamental. Possui propriedades medicinais semelhantes às do alho comum, e distingue-se pela atraente folhagem e flores. Todas as partes da planta são comestíveis. (definição 3 088 × 3 088)

Abertura do botão da flor de alho-de-urso (Allium ursinum). Técnica do empilhamento de foco (focus stacking) de sessenta imagens. É uma planta bulbosa com flores perenes da família Amaryllidaceae. É nativa da Europa e da Ásia, onde cresce em florestas úmidas e um parente selvagem da cebola e do alho, todos pertencentes ao mesmo gênero, Allium. A espécie é utilizada há muito tempo como planta comestível, medicinal e ornamental. Possui propriedades medicinais semelhantes às do alho comum, e distingue-se pela atraente folhagem e flores. Todas as partes da planta são comestíveis.
(resolução original: 3 088 × 3 088)

13 de março de 2024 editar

Foto do furacão Florence, uma tempestade de categoria 4, tirada da Estação Espacial Internacional em 11 de setembro de 2018, pelo astronauta Alexander Gerst, enquanto Florence atravessava o Oceano Atlântico na direção oeste-noroeste, com ventos de 210 quilômetros por hora. Florence foi um furacão poderoso e de longa duração em Cabo Verde que causou danos catastróficos nas Carolinas em setembro de 2018, principalmente como resultado de inundações de água doce devido a chuvas torrenciais. O sexto ciclone nomeado, o terceiro ciclone tropical, e o primeiro grande furacão da temporada de furacões no Atlântico de 2018. (definição 5 322 × 3 558)

Foto do furacão Florence, uma tempestade de categoria 4, tirada da Estação Espacial Internacional em 11 de setembro de 2018, pelo astronauta Alexander Gerst, enquanto Florence atravessava o Oceano Atlântico na direção oeste-noroeste, com ventos de 210 quilômetros por hora. Florence foi um furacão poderoso e de longa duração em Cabo Verde que causou danos catastróficos nas Carolinas em setembro de 2018, principalmente como resultado de inundações de água doce devido a chuvas torrenciais. O sexto ciclone nomeado, o terceiro ciclone tropical, e o primeiro grande furacão da temporada de furacões no Atlântico de 2018.
(resolução original: 5 322 × 3 558)

14 de março de 2024 editar

Gryphaea arcuata Lamarck, 1801, unha-do-diabo; altura 4,5 cm; Jurássico negro α III. Gryphaea arcuata é uma espécie extinta de ostra, um molusco bivalve da família Gryphaeidae. (definição 15 400 × 8 800)

Gryphaea arcuata Lamarck, 1801, unha-do-diabo; altura 4,5 cm; Jurássico negro α III. Gryphaea arcuata é uma espécie extinta de ostra, um molusco bivalve da família Gryphaeidae.
(resolução original: 15 400 × 8 800)

15 de março de 2024 editar

Fachada interna de um dos pátios da Casa de Borujerdi, uma casa-museu histórica em Caxã, Irã. Ela foi construída em 1857 pelo arquiteto Ustad Ali Maryam para a noiva de Borujerdi, um rico comerciante. A noiva era da abastada família Tabatabaei, para quem o arquiteto havia construído a vizinha Casa de Tabatabaei poucos anos antes. (definição 7 784 × 5 122)

Fachada interna de um dos pátios da Casa de Borujerdi, uma casa-museu histórica em Caxã, Irã. Ela foi construída em 1857 pelo arquiteto Ustad Ali Maryam para a noiva de Borujerdi, um rico comerciante. A noiva era da abastada família Tabatabaei, para quem o arquiteto havia construído a vizinha Casa de Tabatabaei poucos anos antes.
(resolução original: 7 784 × 5 122)

16 de março de 2024 editar

Coro e altar da igreja de Santiago Maior (Karthaus) no vilarejo de Weddern, Kirchspiel, Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. A pedra fundamental da igreja paroquial católica de Santiago Maior, a antiga igreja do mosteiro da cartuxa de Marienburg, foi colocada em 1477 e ainda estava inacabada em 1573. A igreja foi ampliada em estilo neogótico em 1871/1872, segundo um projeto de Victor Tetens. Isso também incluiu a cripta para a família de Carlos Alfredo de Croÿ. (definição 6 720 × 4 480)

Coro e altar da igreja de Santiago Maior (Karthaus) no vilarejo de Weddern, Kirchspiel, Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. A pedra fundamental da igreja paroquial católica de Santiago Maior, a antiga igreja do mosteiro da cartuxa de Marienburg, foi colocada em 1477 e ainda estava inacabada em 1573. A igreja foi ampliada em estilo neogótico em 1871/1872, segundo um projeto de Victor Tetens. Isso também incluiu a cripta para a família de Carlos Alfredo de Croÿ.
(resolução original: 6 720 × 4 480)

17 de março de 2024 editar

Detalhe de um vitral na igreja de São Patrício (Junction City, Ohio) representando São Patrício segurando um trevo. Hoje é o Dia de São Patrício, um feriado religioso e cultural realizado na data tradicional da morte do principal santo padroeiro da Irlanda. O Dia de São Patrício tornou-se uma festa cristã oficial no início do século XVII e é celebrado pela Igreja Católica, pela Comunhão Anglicana (especialmente pela Igreja da Irlanda), pela Igreja Ortodoxa Oriental e pela Igreja Luterana. O dia comemora São Patrício e a chegada do cristianismo à Irlanda e, por extensão, celebra a herança e a cultura dos irlandeses em geral. (definição 2 388 × 2 388)

Detalhe de um vitral na igreja de São Patrício (Junction City, Ohio) representando São Patrício segurando um trevo. Hoje é o Dia de São Patrício, um feriado religioso e cultural realizado na data tradicional da morte do principal santo padroeiro da Irlanda. O Dia de São Patrício tornou-se uma festa cristã oficial no início do século XVII e é celebrado pela Igreja Católica, pela Comunhão Anglicana (especialmente pela Igreja da Irlanda), pela Igreja Ortodoxa Oriental e pela Igreja Luterana. O dia comemora São Patrício e a chegada do cristianismo à Irlanda e, por extensão, celebra a herança e a cultura dos irlandeses em geral.
(resolução original: 2 388 × 2 388)

18 de março de 2024 editar

Esperando pela maré alta, conjunto de duas estátuas de ferro do escultor neerlandês Jan Ketelaar, localizado em Zeedijk, Holwert, Frísia, Países Baixos. A estátua é composta por duas mulheres, soldadas em metal, com cinco metros de altura. Uma mulher gorda e uma mulher magra. Elas olham para o mar. A imagem trata da busca pelo equilíbrio e pela troca. (definição 4 581 × 3 272)

Esperando pela maré alta, conjunto de duas estátuas de ferro do escultor neerlandês Jan Ketelaar, localizado em Zeedijk, Holwert, Frísia, Países Baixos. A estátua é composta por duas mulheres, soldadas em metal, com cinco metros de altura. Uma mulher gorda e uma mulher magra. Elas olham para o mar. A imagem trata da busca pelo equilíbrio e pela troca.
(resolução original: 4 581 × 3 272)

19 de março de 2024 editar

Edifício neogótico da prefeitura de Kołobrzeg, Polônia, projetado pelo arquiteto Karl Friedrich Schinkel. Construído entre 1829 e 1832, no local da prefeitura medieval destruída em 1807 durante o cerco da cidade. Ligeiramente reconstruído em 1913. Em 1945, durante a Batalha de Kołobrzeg, apesar do bombardeamento do centro da cidade, não foi destruído. Após a Segunda Guerra Mundial, o prédio abrigou diversas instituições. Atualmente é a sede da Galeria de Arte Contemporânea, de Informação Turística e do Cartório de registro civil. (definição 4 390 × 3 029)

Edifício neogótico da prefeitura de Kołobrzeg, Polônia, projetado pelo arquiteto Karl Friedrich Schinkel. Construído entre 1829 e 1832, no local da prefeitura medieval destruída em 1807 durante o cerco da cidade. Ligeiramente reconstruído em 1913. Em 1945, durante a Batalha de Kołobrzeg, apesar do bombardeamento do centro da cidade, não foi destruído. Após a Segunda Guerra Mundial, o prédio abrigou diversas instituições. Atualmente é a sede da Galeria de Arte Contemporânea, de Informação Turística e do Cartório de registro civil.
(resolução original: 4 390 × 3 029)

20 de março de 2024 editar

Flor de Neillia affinis na reserva de jardins Jonkervallei, Frísia, Países Baixos. Técnica do empilhamento de foco (focus stacking) de 36 imagens. A Neillia affinis é uma espécie de planta da família Rosaceae, que forma pequenos arbustos. Sua área de distribuição está na Ásia Central, Ásia Oriental e Sudeste Asiático. A espécie floresce de maio a junho e os frutos amadurecem de julho a setembro. (definição 4 995 × 2 810)

Flor de Neillia affinis na reserva de jardins Jonkervallei, Frísia, Países Baixos. Técnica do empilhamento de foco (focus stacking) de 36 imagens. A Neillia affinis é uma espécie de planta da família Rosaceae, que forma pequenos arbustos. Sua área de distribuição está na Ásia Central, Ásia Oriental e Sudeste Asiático. A espécie floresce de maio a junho e os frutos amadurecem de julho a setembro.
(resolução original: 4 995 × 2 810)

21 de março de 2024 editar

Capa da edição especial Der Tag von Potsdam (Dia de Potsdam) no semanário Die Woche de 21 de março de 1933, sobre a cerimônia de reabertura do Reichstag alemão. Mostra um retrato de Frederico, o Grande, rei da Prússia, a quem os nazistas glorificaram como um precursor de Hitler. (definição 4 720 × 4 720)

Capa da edição especial Der Tag von Potsdam (Dia de Potsdam) no semanário Die Woche de 21 de março de 1933, sobre a cerimônia de reabertura do Reichstag alemão. Mostra um retrato de Frederico, o Grande, rei da Prússia, a quem os nazistas glorificaram como um precursor de Hitler.
(resolução original: 4 720 × 4 720)

22 de março de 2024 editar

Castelo San Felipe del Morro, antiga cidadela espanhola construída entre o século XVI e o século XVIII no norte de San Juan, Porto Rico. Encomendado por Carlos I da Espanha em 1539, foi construído inicialmente como uma torre fortificada em homenagem a Filipe II, que supervisionou a sua expansão para uma obra cornuta em 1595. Ao longo dos 200 anos seguintes, especialmente no reinado de Carlos III, o forte continuou a ser desenvolvido até atingir sua forma atual em 1787. (definição 6 438 × 4 292)

Castelo San Felipe del Morro, antiga cidadela espanhola construída entre o século XVI e o século XVIII no norte de San Juan, Porto Rico. Encomendado por Carlos I da Espanha em 1539, foi construído inicialmente como uma torre fortificada em homenagem a Filipe II, que supervisionou a sua expansão para uma obra cornuta em 1595. Ao longo dos 200 anos seguintes, especialmente no reinado de Carlos III, o forte continuou a ser desenvolvido até atingir sua forma atual em 1787.
(resolução original: 6 438 × 4 292)

23 de março de 2024 editar

Igreja de São Miguel‎, uma igreja católica romana de rito latino dedicada aos arcanjos, Miguel, Gabriel e Rafael em Manila, Filipinas. A igreja foi danificada no terremoto de Luzon em 1645 e durante a ocupação britânica de Manila, que fez parte da Guerra dos Sete Anos. Foi reconstruída em 1913 no local atual. Serviu como pró-catedral da Arquidiocese de Manila enquanto a Catedral de Manila estava sendo reconstruída de 1946 a 1958 após a destruição da cidade na Segunda Guerra Mundial. Foi elevada à categoria de santuário nacional em 1986. (definição 7 117 × 5 294)

Igreja de São Miguel‎, uma igreja católica romana de rito latino dedicada aos arcanjos, Miguel, Gabriel e Rafael em Manila, Filipinas. A igreja foi danificada no terremoto de Luzon em 1645 e durante a ocupação britânica de Manila, que fez parte da Guerra dos Sete Anos. Foi reconstruída em 1913 no local atual. Serviu como pró-catedral da Arquidiocese de Manila enquanto a Catedral de Manila estava sendo reconstruída de 1946 a 1958 após a destruição da cidade na Segunda Guerra Mundial. Foi elevada à categoria de santuário nacional em 1986.
(resolução original: 7 117 × 5 294)

24 de março de 2024 editar

Pepper No. 30, uma das fotografias em preto e branco de 1930 mais conhecidas tirada por Edward Weston e impressa por seu filho, Cole Weston. Retrata um pimentão verde solitário em ricos tons de preto e branco, com forte iluminação vinda de cima. A maioria das gravuras originais feitas por Weston estão agora em museus. (definição 1 577 × 1 577)

Pepper No. 30, uma das fotografias em preto e branco de 1930 mais conhecidas tirada por Edward Weston e impressa por seu filho, Cole Weston. Retrata um pimentão verde solitário em ricos tons de preto e branco, com forte iluminação vinda de cima. A maioria das gravuras originais feitas por Weston estão agora em museus.
(resolução original: 1 577 × 1 577)

25 de março de 2024 editar

Vista do oeste de Keylong com os campos de Belling em primeiro plano e a aldeia de Kardang à direita. Distrito de Lahaul, Himachal Pradexe, Índia. Keylong fica de frente para o famoso Mosteiro de Kardang, o maior e mais importante mosteiro de Lahaul, da seita Drukpa do budismo tibetano, que fica numa encosta do outro lado do rio de Keylong. (definição 5 624 × 2 812)

Vista do oeste de Keylong com os campos de Belling em primeiro plano e a aldeia de Kardang à direita. Distrito de Lahaul, Himachal Pradexe, Índia. Keylong fica de frente para o famoso Mosteiro de Kardang, o maior e mais importante mosteiro de Lahaul, da seita Drukpa do budismo tibetano, que fica numa encosta do outro lado do rio de Keylong.
(resolução original: 5 624 × 2 812)

26 de março de 2024 editar

Homem falando ao telefone no Aeroporto Internacional Pierre Elliott Trudeau de Montreal, Canadá. (definição 7 380 × 5 326)

Homem falando ao telefone no Aeroporto Internacional Pierre Elliott Trudeau de Montreal, Canadá.
(resolução original: 7 380 × 5 326)

27 de março de 2024 editar

Birmanês fumando um cheroot, um charuto cilíndrico sem filtro com ambas as extremidades cortadas durante a fabricação. Como os charutos não se estreitam, são baratos para enrolar mecanicamente e seu baixo custo os torna populares. A palavra cheroot provavelmente vem do português, charuto. Os cheroots são originários de Tâmil Nadu, na Índia. Cheroot são mais longos do que outro produto sem filtro de origem indiana, o bidi. (definição 5 214 × 4 000)

Birmanês fumando um cheroot, um charuto cilíndrico sem filtro com ambas as extremidades cortadas durante a fabricação. Como os charutos não se estreitam, são baratos para enrolar mecanicamente e seu baixo custo os torna populares. A palavra cheroot provavelmente vem do português, charuto. Os cheroots são originários de Tâmil Nadu, na Índia. Cheroot são mais longos do que outro produto sem filtro de origem indiana, o bidi.
(resolução original: 5 214 × 4 000)

28 de março de 2024 editar

Jesus e os discípulos adormecidos no Monte das Oliveiras (século XV) na igreja principal da Abadia de São Miguel de Cuixá, Codalet, departamento dos Pireneus Orientais, França. (definição 5 892 × 3 143)

Jesus e os discípulos adormecidos no Monte das Oliveiras (século XV) na igreja principal da Abadia de São Miguel de Cuixá, Codalet, departamento dos Pireneus Orientais, França.
(resolução original: 5 892 × 3 143)

29 de março de 2024 editar

Procissão da Sexta-feira Santa em Malta. A Sexta-feira Santa é um feriado cristão que comemora a crucificação de Jesus e sua morte no Calvário. É observado durante a Semana Santa como parte do Tríduo Pascal. Membros de muitas denominações cristãs observam a Sexta-Feira Santa com jejum e serviços religiosos. A data varia de um ano para outro nos calendários gregoriano e juliano. O Cristianismo oriental e ocidental discordam sobre o cálculo da data da Páscoa e, portanto, da Sexta-Feira Santa. (definição 3 264 × 2 168)

Procissão da Sexta-feira Santa em Malta. A Sexta-feira Santa é um feriado cristão que comemora a crucificação de Jesus e sua morte no Calvário. É observado durante a Semana Santa como parte do Tríduo Pascal. Membros de muitas denominações cristãs observam a Sexta-Feira Santa com jejum e serviços religiosos. A data varia de um ano para outro nos calendários gregoriano e juliano. O Cristianismo oriental e ocidental discordam sobre o cálculo da data da Páscoa e, portanto, da Sexta-Feira Santa.
(resolução original: 3 264 × 2 168)

30 de março de 2024 editar

“Jerusalém como o centro do mundo”, escultura no parque Teddy Kollek, Jerusalém. É um parque público situado em frente à Cidade Velha de Jerusalém e à Cidadela de David, e integrado ao complexo Hutzot HaYotzer Artists nos Mitchell Parks & Gardens. O parque foi desenvolvido pela Fundação Jerusalém em memória do prefeito de Jerusalém, Teddy Kollek, e aberto ao público em 2013. (definição 3 109 × 3 109)

“Jerusalém como o centro do mundo”, escultura no parque Teddy Kollek, Jerusalém. É um parque público situado em frente à Cidade Velha de Jerusalém e à Cidadela de David, e integrado ao complexo Hutzot HaYotzer Artists nos Mitchell Parks & Gardens. O parque foi desenvolvido pela Fundação Jerusalém em memória do prefeito de Jerusalém, Teddy Kollek, e aberto ao público em 2013.
(resolução original: 3 109 × 3 109)

31 de março de 2024 editar

Margem do rio Mecom com habitações de palafitas, árvores e nuvens na hora dourada, vista da ponte entre Don Det e Don Khon, Si Phan Don, Laos. O Mecom é um rio principal no Sudeste Asiático que atravessa seis países. Seu comprimento é de 4 350 km a 4 909 km. Isto o torna um dos doze maiores rios do mundo. (definição 5 381 × 3 588)

Margem do rio Mecom com habitações de palafitas, árvores e nuvens na hora dourada, vista da ponte entre Don Det e Don Khon, Si Phan Don, Laos. O Mecom é um rio principal no Sudeste Asiático que atravessa seis países. Seu comprimento é de 4 350 km a 4 909 km. Isto o torna um dos doze maiores rios do mundo.
(resolução original: 5 381 × 3 588)