Wikipédia:Imagem em destaque/Novembro de 2022

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Apresentação

Esta página contém uma relação de imagens que a comunidade da Wikipédia lusófona decidiu incluir em sua página principal. Uma imagem diferente é destacada a cada dia, seguindo a escolha do Wikimedia Commons.

Arquivos

2006:  JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2007:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2008:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2009:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2010:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2011:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2012:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2013:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2014:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2015:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2016:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2017:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2018:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2019:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2020:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2021:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2022:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2023:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2024:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

1 de novembro de 2022 editar

Camaleão-da-montanha-âmbar (Calumma amber), Parque Nacional da Montanha Âmbar, Madagascar. (definição 5 603 × 3 735)

Camaleão-da-montanha-âmbar (Calumma amber), Parque Nacional da Montanha Âmbar, Madagascar.
(resolução original: 5 603 × 3 735)

2 de novembro de 2022 editar

Estrada rural coberta de gelo ao nascer do sol perto de Merfeld, Dülmen, Renânia do Norte-Vestefália, Alemanha. (definição 6 703 × 4 469)

Estrada rural coberta de gelo ao nascer do sol perto de Merfeld, Dülmen, Renânia do Norte-Vestefália, Alemanha.
(resolução original: 6 703 × 4 469)

3 de novembro de 2022 editar

Mariposa-esfinge (Adhemarius gannascus), floresta nublada do monte Totumas, Panamá. Descrita pela primeira vez por Caspar Stoll em 1790, ela é parte do gênero Adhemarius e da família dos esfingídeos. O nome “esfinge” faz alusão à posição de repouso das lagartas, posição a qual é similar à da Esfinge de Gizé. Nenhuma subespécie está listada no Catálogo da Vida. (definição 4 495 × 2 996)

Mariposa-esfinge (Adhemarius gannascus), floresta nublada do monte Totumas, Panamá. Descrita pela primeira vez por Caspar Stoll em 1790, ela é parte do gênero Adhemarius e da família dos esfingídeos. O nome “esfinge” faz alusão à posição de repouso das lagartas, posição a qual é similar à da Esfinge de Gizé. Nenhuma subespécie está listada no Catálogo da Vida.
(resolução original: 4 495 × 2 996)

4 de novembro de 2022 editar

Corredor no Santuário de Chongmyo, Seul, Coreia do Sul. As portas laterais dão acesso aos shinsil, aposentos dos antigos espíritos ancestrais. É um santuário confucionista dedicado à perpetuação de serviços memoriais para os reis e rainhas falecidos da dinastia coreana Joseon (1392–1897). Segundo a UNESCO, o santuário é o mais antigo santuário real confucionista preservado e as cerimônias rituais continuam uma tradição estabelecida no século XIV. Tais santuários existiram durante o período dos Três Reinos da Coreia (57-668), mas não sobreviveram. O Santuário de Chongmyo foi adicionado à lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1995. (definição 2 790 × 2 559)

Corredor no Santuário de Chongmyo, Seul, Coreia do Sul. As portas laterais dão acesso aos shinsil, aposentos dos antigos espíritos ancestrais. É um santuário confucionista dedicado à perpetuação de serviços memoriais para os reis e rainhas falecidos da dinastia coreana Joseon (1392–1897). Segundo a UNESCO, o santuário é o mais antigo santuário real confucionista preservado e as cerimônias rituais continuam uma tradição estabelecida no século XIV. Tais santuários existiram durante o período dos Três Reinos da Coreia (57-668), mas não sobreviveram. O Santuário de Chongmyo foi adicionado à lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1995.
(resolução original: 2 790 × 2 559)

5 de novembro de 2022 editar

Centro de Música de Kaohsiung, Taiwan, durante o Festival das Lanternas de Taiwan de 2022. O centro foi inaugurado oficialmente em 31 de outubro de 2021 em uma cerimônia com a presença da presidente Tsai Ing-wen e do ministro da Cultura Lee Yung-te. O edifício foi projetado pelo escritório de arquitetura espanhol MADE IN. (definição 5 626 × 3 690)

Centro de Música de Kaohsiung, Taiwan, durante o Festival das Lanternas de Taiwan de 2022. O centro foi inaugurado oficialmente em 31 de outubro de 2021 em uma cerimônia com a presença da presidente Tsai Ing-wen e do ministro da Cultura Lee Yung-te. O edifício foi projetado pelo escritório de arquitetura espanhol MADE IN.
(resolução original: 5 626 × 3 690)

6 de novembro de 2022 editar

Paisagem de outono na parte montanhosa do Parque Nacional Yedigöller, Turquia. Também conhecido como Parque Nacional dos Sete Lagos, está localizado na parte norte da província de Bolu. O parque é classificado pela União Internacional para a Conservação da Natureza na categoria II. Criado em 1965, abrange uma área de 1 623 hectares. Ele é mais conhecido pelos sete lagos formados por deslizamentos de terra e por sua profusão de vida vegetal. (definição 7 952 × 5 304)

Paisagem de outono na parte montanhosa do Parque Nacional Yedigöller, Turquia. Também conhecido como Parque Nacional dos Sete Lagos, está localizado na parte norte da província de Bolu. O parque é classificado pela União Internacional para a Conservação da Natureza na categoria II. Criado em 1965, abrange uma área de 1 623 hectares. Ele é mais conhecido pelos sete lagos formados por deslizamentos de terra e por sua profusão de vida vegetal.
(resolução original: 7 952 × 5 304)

7 de novembro de 2022 editar

Casal de calaus-de-bico-vermelho-do-sul (Tockus rufirostris), parque nacional do deserto de sal de Makgadikgadi, Botsuana. Esta ave é encontrada desde Angola e norte da Namíbia até Moçambique e leste da África do Sul. O habitat inclui savanas e áreas de arbustos mais secos, de preferência com cobertura de grama esparsa. A espécie geralmente ocorre em pares ou pequenos grupos, vive de forma monogâmica e é leal ao local. A dieta consiste principalmente de insetos, incluindo pequenos mamíferos. (definição 5 884 × 5 792)

Casal de calaus-de-bico-vermelho-do-sul (Tockus rufirostris), parque nacional do deserto de sal de Makgadikgadi, Botsuana. Esta ave é encontrada desde Angola e norte da Namíbia até Moçambique e leste da África do Sul. O habitat inclui savanas e áreas de arbustos mais secos, de preferência com cobertura de grama esparsa. A espécie geralmente ocorre em pares ou pequenos grupos, vive de forma monogâmica e é leal ao local. A dieta consiste principalmente de insetos, incluindo pequenos mamíferos.
(resolução original: 5 884 × 5 792)

8 de novembro de 2022 editar

Fóssil do Sinopterus dongi, em Chaoyang, província de Liaoningue, China. O Sinopterus (que significa “asa chinesa”) era um gênero de pterossauro (Pterodactyloidea, Tapejaridae) da Formação Yixian do Cretáceo Inferior da Idade Aptiana. Três espécies foram classificadas neste gênero, embora apenas duas sejam geralmente consideradas válidas. O Sinopterus é conhecido por seu crânio proporcionalmente grande, um bico pontudo semelhante a uma ave, uma crista óssea longa que começa com uma pré-maxila alta e volta ao longo do meio do crânio para formar um ponto que pende sobre a parte de trás do crânio e sua falta de dentes. A espécie-tipo, S. dongi é o primeiro registro de um Tapejaridae fora do Brasil, e o mais antigo e completo. (definição 3 744 × 3 744)

Fóssil do Sinopterus dongi, em Chaoyang, província de Liaoningue, China. O Sinopterus (que significa “asa chinesa”) era um gênero de pterossauro (Pterodactyloidea, Tapejaridae) da Formação Yixian do Cretáceo Inferior da Idade Aptiana. Três espécies foram classificadas neste gênero, embora apenas duas sejam geralmente consideradas válidas. O Sinopterus é conhecido por seu crânio proporcionalmente grande, um bico pontudo semelhante a uma ave, uma crista óssea longa que começa com uma pré-maxila alta e volta ao longo do meio do crânio para formar um ponto que pende sobre a parte de trás do crânio e sua falta de dentes. A espécie-tipo, S. dongi é o primeiro registro de um Tapejaridae fora do Brasil, e o mais antigo e completo.
(resolução original: 3 744 × 3 744)

9 de novembro de 2022 editar

Castelo de Santo Ulrico (também conhecido como Château de Grand-Ribeaupierre ou Ulrichsburg) é um dos três castelos (com o Girsberg e o Haut-Ribeaupierre) com vista para a comuna de Ribeauvillé no departamento do Alto Reno, França. Situa-se a uma altitude de 528 m. O nome atual do local vem de sua capela dedicada a Santo Ulrico de Augsburgo. Dos séculos XI ao XVI, o castelo foi a principal residência dos poderosos senhores de Ribeaupierre. Foi ocupado militarmente por Henrique V do Sacro Império Romano-Germânico, que o usou como ponto forte em sua guerra contra os habitantes de Eguisheim. Foi parcialmente destruído durante a Guerra dos Trinta Anos. (definição 5 472 × 3 648)

Castelo de Santo Ulrico (também conhecido como Château de Grand-Ribeaupierre ou Ulrichsburg) é um dos três castelos (com o Girsberg e o Haut-Ribeaupierre) com vista para a comuna de Ribeauvillé no departamento do Alto Reno, França. Situa-se a uma altitude de 528 m. O nome atual do local vem de sua capela dedicada a Santo Ulrico de Augsburgo. Dos séculos XI ao XVI, o castelo foi a principal residência dos poderosos senhores de Ribeaupierre. Foi ocupado militarmente por Henrique V do Sacro Império Romano-Germânico, que o usou como ponto forte em sua guerra contra os habitantes de Eguisheim. Foi parcialmente destruído durante a Guerra dos Trinta Anos.
(resolução original: 5 472 × 3 648)

10 de novembro de 2022 editar

Exposure (Exposição), também conhecido como “o homem de cócoras”, uma obra de 26 metros de altura de Robert Morris, localizada em Markerstrekdam, Lelystad, Países Baixos. Robert Morris (1931-2018) foi um escultor, artista conceitual e escritor americano. Foi considerado um dos teóricos mais proeminentes do minimalismo com Donald Judd, mas também fez importantes contribuições para o desenvolvimento da performance art, land art, o movimento Arte Processual e a arte da instalação. Morris viveu e trabalhou em Nova Iorque. Em 2013, como parte dos Arquivos de Outubro, o MIT Press publicou um volume sobre Morris, examinando seu trabalho e influência, editado por Julia Bryan-Wilson. (definição 3 375 × 3 375)

Exposure (Exposição), também conhecido como “o homem de cócoras”, uma obra de 26 metros de altura de Robert Morris, localizada em Markerstrekdam, Lelystad, Países Baixos. Robert Morris (1931-2018) foi um escultor, artista conceitual e escritor americano. Foi considerado um dos teóricos mais proeminentes do minimalismo com Donald Judd, mas também fez importantes contribuições para o desenvolvimento da performance art, land art, o movimento Arte Processual e a arte da instalação. Morris viveu e trabalhou em Nova Iorque. Em 2013, como parte dos Arquivos de Outubro, o MIT Press publicou um volume sobre Morris, examinando seu trabalho e influência, editado por Julia Bryan-Wilson.
(resolução original: 3 375 × 3 375)

11 de novembro de 2022 editar

Metade de uma castanha encontrada em uma trilha na floresta. As castanheiras são as árvores e arbustos caducifólias do gênero Castanea, da família das faias Fagaceae. Elas são nativas de regiões temperadas do Hemisfério Norte. O nome também se refere às nozes comestíveis que produzem. As castanhas-da-índia não relacionadas (gênero Aesculus) não são verdadeiras castanhas, mas são nomeadas por produzir nozes de aparência semelhante que são levemente venenosas para os seres humanos. As castanhas verdadeiras também não devem ser confundidas com as castanhas-de-água, que são tubérculos de uma planta herbácea aquática da família Cyperaceae. Outras espécies comumente confundidas com castanheiras são: o carvalho-alvarinho (Quercus montana) e a faia-americana (Fagus grandifolia), ambas também da família Fagaceae. A castanha-do-pará, ou castanha-do-brasil também não está relacionada. (definição 3 456 × 3 456)

Metade de uma castanha encontrada em uma trilha na floresta. As castanheiras são as árvores e arbustos caducifólias do gênero Castanea, da família das faias Fagaceae. Elas são nativas de regiões temperadas do Hemisfério Norte. O nome também se refere às nozes comestíveis que produzem. As castanhas-da-índia não relacionadas (gênero Aesculus) não são verdadeiras castanhas, mas são nomeadas por produzir nozes de aparência semelhante que são levemente venenosas para os seres humanos. As castanhas verdadeiras também não devem ser confundidas com as castanhas-de-água, que são tubérculos de uma planta herbácea aquática da família Cyperaceae. Outras espécies comumente confundidas com castanheiras são: o carvalho-alvarinho (Quercus montana) e a faia-americana (Fagus grandifolia), ambas também da família Fagaceae. A castanha-do-pará, ou castanha-do-brasil também não está relacionada.
(resolução original: 3 456 × 3 456)

12 de novembro de 2022 editar

Fotografia panorâmica (360°) noturna do lago seco Racetrack Playa no Parque Nacional do Vale da Morte, condado de Inyo, Califórnia, Estados Unidos. No centro da imagem a Via Láctea é visível com a aparência de um arco luminoso. As rochas deslizantes são um fenômeno geológico encontrado no Racetrack Playa. Lajes de dolomito e sienito, que variam de algumas centenas de gramas a centenas de quilogramas, inscrevem rastros visíveis enquanto deslizam pela superfície do lago seco, sem intervenção humana ou animal. (definição 4 000 × 1 288)

Fotografia panorâmica (360°) noturna do lago seco Racetrack Playa no Parque Nacional do Vale da Morte, condado de Inyo, Califórnia, Estados Unidos. No centro da imagem a Via Láctea é visível com a aparência de um arco luminoso. As rochas deslizantes são um fenômeno geológico encontrado no Racetrack Playa. Lajes de dolomito e sienito, que variam de algumas centenas de gramas a centenas de quilogramas, inscrevem rastros visíveis enquanto deslizam pela superfície do lago seco, sem intervenção humana ou animal.
(resolução original: 4 000 × 1 288)

13 de novembro de 2022 editar

Victor, busto de mármore de Victor Hugo. Obra realizada em 1889 por Auguste Rodin (coleção Museu Rodin). Auguste Rodin (1840–1917) é um dos mais importantes escultores franceses da segunda metade do século XIX, considerado um dos pais da escultura moderna. Pela sua capacidade de trabalho e organização, Rodin deixou uma obra extraordinária, da qual apenas o Museu Rodin de Paris detém os direitos morais e inalienáveis ​​do escultor. (definição 3 925 × 3 925)

Victor, busto de mármore de Victor Hugo. Obra realizada em 1889 por Auguste Rodin (coleção Museu Rodin). Auguste Rodin (1840–1917) é um dos mais importantes escultores franceses da segunda metade do século XIX, considerado um dos pais da escultura moderna. Pela sua capacidade de trabalho e organização, Rodin deixou uma obra extraordinária, da qual apenas o Museu Rodin de Paris detém os direitos morais e inalienáveis ​​do escultor.
(resolução original: 3 925 × 3 925)

14 de novembro de 2022 editar

Jovem andando de motocicleta nos campos de arroz em Don Det com outras quatro crianças. Don Det é uma ilha no rio Mecom, no arquipélago de Si Phan Don (“Quatro Mil Ilhas”) na província de Champassak, sul do Laos, fronteira com o Camboja. (definição 6 720 × 4 480)

Jovem andando de motocicleta nos campos de arroz em Don Det com outras quatro crianças. Don Det é uma ilha no rio Mecom, no arquipélago de Si Phan Don (“Quatro Mil Ilhas”) na província de Champassak, sul do Laos, fronteira com o Camboja.
(resolução original: 6 720 × 4 480)

15 de novembro de 2022 editar

Vista inferior do ivã da entrada principal ao santuário de Fátima bint Musa, Qom, Irã. O mausoléu data do início do século XVII nos tempos do xá Abás, o Grande. Qom é um lugar de peregrinação muito concorrido e é considerado pelo xiismo a segunda cidade mais sagrada depois de Mexede. (definição 7 615 × 5 013)

Vista inferior do ivã da entrada principal ao santuário de Fátima bint Musa, Qom, Irã. O mausoléu data do início do século XVII nos tempos do xá Abás, o Grande. Qom é um lugar de peregrinação muito concorrido e é considerado pelo xiismo a segunda cidade mais sagrada depois de Mexede.
(resolução original: 7 615 × 5 013)

16 de novembro de 2022 editar

Cristais de gelo em um arame farpado em Hausdülmen, Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. (definição 6 699 × 4 466)

Cristais de gelo em um arame farpado em Hausdülmen, Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha.
(resolução original: 6 699 × 4 466)

17 de novembro de 2022 editar

Stadsbrug (Ponte da Cidade) é uma ponte de elevação vertical que cruza o rio Issel em Kampen, província de Overissel, Países Baixos. A primeira ponte que liga Kampen e IJsselmuiden foi construída em 1448. Era então uma travessia de madeira permanente que dificultava a navegação no rio Issel e foi recebida com insatisfação por outras cidades ao longo do rio. Em 1589, foi construída uma segunda versão da ponte e em 1638, uma terceira. A quarta variante da ponte foi construída em 1784. Era uma ponte basculante com dois vãos de elevação. Em 1872, a ponte foi reconstruída e desde então se tornou uma estrutura de aço. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela foi explodida duas vezes (1940, 1945) e reconstruída a cada vez. Em 1962, a ponte basculante foi transformada em ponte elevatória. A última reconstrução da ponte ocorreu em 1998-1999. (definição 3 984 × 2 486)

Stadsbrug (Ponte da Cidade) é uma ponte de elevação vertical que cruza o rio Issel em Kampen, província de Overissel, Países Baixos. A primeira ponte que liga Kampen e IJsselmuiden foi construída em 1448. Era então uma travessia de madeira permanente que dificultava a navegação no rio Issel e foi recebida com insatisfação por outras cidades ao longo do rio. Em 1589, foi construída uma segunda versão da ponte e em 1638, uma terceira. A quarta variante da ponte foi construída em 1784. Era uma ponte basculante com dois vãos de elevação. Em 1872, a ponte foi reconstruída e desde então se tornou uma estrutura de aço. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela foi explodida duas vezes (1940, 1945) e reconstruída a cada vez. Em 1962, a ponte basculante foi transformada em ponte elevatória. A última reconstrução da ponte ocorreu em 1998-1999.
(resolução original: 3 984 × 2 486)

18 de novembro de 2022 editar

Casa dos Cabeças Pretas e a torre da igreja de São Pedro, Centro Histórico de Riga, Letônia. A Irmandade dos Cabeças Pretas é uma associação de mercadores locais do sexo masculino, proprietários de navios e estrangeiros que atuava na Livônia (atual Estônia e Letônia) em meados do século XIV até 1940, mas ainda permanece ativa na atual Hamburgo. A Irmandade dos Cabeças Pretas foi fundada como uma organização militar, mas os aspectos não militares da associação tornaram-se gradualmente mais pronunciados até que a Irmandade se tornou uma organização predominantemente social após o fim da Grande Guerra do Norte. A origem exata do termo “Cabeças Pretas” é desconhecida. O santo padroeiro da Irmandade é o negro egípcio cristão São Maurício, cuja cabeça também está representada no brasão da Irmandade. Se o santo padroeiro foi escolhido por causa do nome, ou se o santo precede o nome permanece obscuro. (definição 7 000 × 4 922)

Casa dos Cabeças Pretas e a torre da igreja de São Pedro, Centro Histórico de Riga, Letônia. A Irmandade dos Cabeças Pretas é uma associação de mercadores locais do sexo masculino, proprietários de navios e estrangeiros que atuava na Livônia (atual Estônia e Letônia) em meados do século XIV até 1940, mas ainda permanece ativa na atual Hamburgo. A Irmandade dos Cabeças Pretas foi fundada como uma organização militar, mas os aspectos não militares da associação tornaram-se gradualmente mais pronunciados até que a Irmandade se tornou uma organização predominantemente social após o fim da Grande Guerra do Norte. A origem exata do termo “Cabeças Pretas” é desconhecida. O santo padroeiro da Irmandade é o negro egípcio cristão São Maurício, cuja cabeça também está representada no brasão da Irmandade. Se o santo padroeiro foi escolhido por causa do nome, ou se o santo precede o nome permanece obscuro.
(resolução original: 7 000 × 4 922)

19 de novembro de 2022 editar

Phaung Daw U, um pagode budista em Mianmar (antiga Birmânia), localizado na vila de Ywama, no lago Inle, no estado de Xã. Anualmente, durante o mês birmanês de Thadingyut (de setembro a outubro), é realizado um festival de pagode de 18 dias, durante o qual quatro das imagens de Buda são colocadas em uma réplica de uma barca real projetada como um cisne (ou ganso) Hamsa e levada ao longo do lago Inle. A barca é rebocada de vila em vila ao longo das margens do lago no sentido horário, e as quatro imagens ficam no mosteiro principal de cada vila durante a noite. (definição 4 431 × 3 072)

Phaung Daw U, um pagode budista em Mianmar (antiga Birmânia), localizado na vila de Ywama, no lago Inle, no estado de Xã. Anualmente, durante o mês birmanês de Thadingyut (de setembro a outubro), é realizado um festival de pagode de 18 dias, durante o qual quatro das imagens de Buda são colocadas em uma réplica de uma barca real projetada como um cisne (ou ganso) Hamsa e levada ao longo do lago Inle. A barca é rebocada de vila em vila ao longo das margens do lago no sentido horário, e as quatro imagens ficam no mosteiro principal de cada vila durante a noite.
(resolução original: 4 431 × 3 072)

Ganso-de-cabeça-listada

20 de novembro de 2022 editar

Anêmona-dourada (Condylactis aurantiaca), Pistol Bay, Pafos, Chipre. É uma espécie de anêmona-do-mar encontrada apenas no mar Mediterrâneo em profundidades de até 80 metros. A base é presa a uma rocha, pedra ou concha e a coluna imersa em sedimentos, geralmente areia ou cascalho, sendo visíveis apenas o disco oral e os tentáculos. Como outras anêmonas-do-mar, esta espécie captura presas com seus tentáculos que estão armados com muitos cnidócitos, células urticantes que matam a presa. A presa é então transferida pelos tentáculos para a boca. (definição 4 923 × 4 923)

Anêmona-dourada (Condylactis aurantiaca), Pistol Bay, Pafos, Chipre. É uma espécie de anêmona-do-mar encontrada apenas no mar Mediterrâneo em profundidades de até 80 metros. A base é presa a uma rocha, pedra ou concha e a coluna imersa em sedimentos, geralmente areia ou cascalho, sendo visíveis apenas o disco oral e os tentáculos. Como outras anêmonas-do-mar, esta espécie captura presas com seus tentáculos que estão armados com muitos cnidócitos, células urticantes que matam a presa. A presa é então transferida pelos tentáculos para a boca.
(resolução original: 4 923 × 4 923)

21 de novembro de 2022 editar

Roleta no cassino de Wiesbaden, um dos cassinos mais conhecidos e tradicionais da Alemanha. O edifício atual foi projetado em 1907 por Friedrich von Thiersch. Ele oferece o “grande jogo” (Großes Spiel), com roleta, blackjack e pôquer na antiga adega das termas de Wiesbaden, bem como o “pequeno jogo” (Kleines Spiel) com as máquinas caça-níqueis na galeria adjacente de colunas, que com 129 m de comprimento é a galeria de colunas mais longa da Europa. (definição 4 288 × 2 848)

Roleta no cassino de Wiesbaden, um dos cassinos mais conhecidos e tradicionais da Alemanha. O edifício atual foi projetado em 1907 por Friedrich von Thiersch. Ele oferece o “grande jogo” (Großes Spiel), com roleta, blackjack e pôquer na antiga adega das termas de Wiesbaden, bem como o “pequeno jogo” (Kleines Spiel) com as máquinas caça-níqueis na galeria adjacente de colunas, que com 129 m de comprimento é a galeria de colunas mais longa da Europa.
(resolução original: 4 288 × 2 848)

22 de novembro de 2022 editar

Legenda original da NASA: “S103-E-5037 (21 de dezembro de 1999)--- Os astronautas a bordo do ônibus espacial Discovery registraram este fenômeno raramente visto da Lua cheia parcialmente obscurecida pela atmosfera da Terra. A imagem foi gravada com uma câmera digital de imagem fixa às 15:15:15 GMT, 21 de dezembro de 1999”. (definição 3 064 × 2 043)

Legenda original da NASA: “S103-E-5037 (21 de dezembro de 1999)--- Os astronautas a bordo do ônibus espacial Discovery registraram este fenômeno raramente visto da Lua cheia parcialmente obscurecida pela atmosfera da Terra. A imagem foi gravada com uma câmera digital de imagem fixa às 15:15:15 GMT, 21 de dezembro de 1999”.
(resolução original: 3 064 × 2 043)

23 de novembro de 2022 editar

Farol Kjeungskjær (às vezes chamado “O Marinheiro Vermelho”), em um ilhéu que sinaliza a entrada de um fiorde (Bjugnfjorden) na comuna de Ørland, Noruega. O farol foi construído em 1880 e automatizado em 1987. Antes de ser automatizado, o faroleiro e sua família moravam nos andares inferiores do prédio. O farol de 17,5 metros de altura é feito de pedra com uma torre octogonal pintada de vermelho. É aceso todos os anos de 21 de julho a 16 de maio e fica desligado durante o final da primavera e início do verão devido ao Sol da meia-noite. (definição 6 000 × 3 257)

Farol Kjeungskjær (às vezes chamado “O Marinheiro Vermelho”), em um ilhéu que sinaliza a entrada de um fiorde (Bjugnfjorden) na comuna de Ørland, Noruega. O farol foi construído em 1880 e automatizado em 1987. Antes de ser automatizado, o faroleiro e sua família moravam nos andares inferiores do prédio. O farol de 17,5 metros de altura é feito de pedra com uma torre octogonal pintada de vermelho. É aceso todos os anos de 21 de julho a 16 de maio e fica desligado durante o final da primavera e início do verão devido ao Sol da meia-noite.
(resolução original: 6 000 × 3 257)

24 de novembro de 2022 editar

Livraria N.G.Elwert em Marburgo, Hesse, Alemanha. As lojas de vendas de livros podem variar em tamanho, oferecendo de várias centenas a vários milhares de títulos. Elas podem ser lojas de presença física em um prédio ou outra estrutura, ou lojas apenas na Internet ou uma combinação de ambas. As livrarias costumam vender outros impressos além de livros, como jornais, revistas e mapas. As faculdades e universidades costumam ter livrarias no campus que se concentram no fornecimento de livros didáticos e livros acadêmicos. Outro tipo comum de livraria é o sebo ou alfarrabista que compra e vende livros usados ​​e esgotados em uma variedade de condições. (definição 7 130 × 4 456)

Livraria N.G.Elwert em Marburgo, Hesse, Alemanha. As lojas de vendas de livros podem variar em tamanho, oferecendo de várias centenas a vários milhares de títulos. Elas podem ser lojas de presença física em um prédio ou outra estrutura, ou lojas apenas na Internet ou uma combinação de ambas. As livrarias costumam vender outros impressos além de livros, como jornais, revistas e mapas. As faculdades e universidades costumam ter livrarias no campus que se concentram no fornecimento de livros didáticos e livros acadêmicos. Outro tipo comum de livraria é o sebo ou alfarrabista que compra e vende livros usados ​​e esgotados em uma variedade de condições.
(resolução original: 7 130 × 4 456)

25 de novembro de 2022 editar

Barragem no riacho Tämnarån, na antiga indústria de fundição de Karlholm, Karlholmsbruk, Suécia. Quatro pequenas centrais hidrelétricas com uma capacidade total instalada de 0,7 MW e uma produção anual média total de cerca de 3 milhões de kWh foram construídas no Tämnarån. O riacho possui seis barragens que dificultam a migração dos peixes. Ele é uma das hidrovias em Uppland adequada para a prática da canoagem. (definição 5 013 × 3 342)

Barragem no riacho Tämnarån, na antiga indústria de fundição de Karlholm, Karlholmsbruk, Suécia. Quatro pequenas centrais hidrelétricas com uma capacidade total instalada de 0,7 MW e uma produção anual média total de cerca de 3 milhões de kWh foram construídas no Tämnarån. O riacho possui seis barragens que dificultam a migração dos peixes. Ele é uma das hidrovias em Uppland adequada para a prática da canoagem.
(resolução original: 5 013 × 3 342)

26 de novembro de 2022 editar

Geosesarma aurantium, uma espécie de caranguejo com um tamanho de aproximadamente 15 mm, no Monte Silam, Lahad Datu, Sabá, Malásia. Geosesarma é um gênero de pequenos caranguejos terrestres ou de água doce, geralmente com menos de 10 mm de carapaça. Eles vivem e se reproduzem em terra com os estágios larvais dentro do ovo. São encontrados na Índia, Sudeste Asiático, Ilhas Salomão e no Havaí. (definição 2 424 × 1 616)

Geosesarma aurantium, uma espécie de caranguejo com um tamanho de aproximadamente 15 mm, no Monte Silam, Lahad Datu, Sabá, Malásia. Geosesarma é um gênero de pequenos caranguejos terrestres ou de água doce, geralmente com menos de 10 mm de carapaça. Eles vivem e se reproduzem em terra com os estágios larvais dentro do ovo. São encontrados na Índia, Sudeste Asiático, Ilhas Salomão e no Havaí.
(resolução original: 2 424 × 1 616)

27 de novembro de 2022 editar

Ponte de Bixby Creek em Big Sur, Califórnia, Estados Unidos. Também conhecida como ponte do Bixby Canyon, é uma das pontes mais fotografadas da Califórnia devido ao seu design estético. É uma ponte em arco de concreto armado. Fica a 190 km ao sul de São Francisco e 21 km ao sul de Carmel, no condado de Monterey, na rodovia Big Sur Coast. Com 110 m de altura, foi o arco de concreto mais longo do Sistema Rodoviário Estadual da Califórnia. Quando inaugurada em 27 de novembro de 1932, era a ponte em arco de vão único mais alta do mundo, e continua sendo uma das mais altas. (definição 7 800 × 2 600)

Ponte de Bixby Creek em Big Sur, Califórnia, Estados Unidos. Também conhecida como ponte do Bixby Canyon, é uma das pontes mais fotografadas da Califórnia devido ao seu design estético. É uma ponte em arco de concreto armado. Fica a 190 km ao sul de São Francisco e 21 km ao sul de Carmel, no condado de Monterey, na rodovia Big Sur Coast. Com 110 m de altura, foi o arco de concreto mais longo do Sistema Rodoviário Estadual da Califórnia. Quando inaugurada em 27 de novembro de 1932, era a ponte em arco de vão único mais alta do mundo, e continua sendo uma das mais altas.
(resolução original: 7 800 × 2 600)

28 de novembro de 2022 editar

Capa de 1904 da revista Puck retratando figuras políticas contemporâneas como germes sendo examinados sob um microscópio, com a personificação de Puck como professor. Puck foi a primeira revista satírica de sucesso dos Estados Unidos do final do século XIX e início do século XX. Continha cartuns, caricaturas e sátiras políticas. A revista foi publicada de 1871 a 1918. (definição 3 917 × 3 917)

Capa de 1904 da revista Puck retratando figuras políticas contemporâneas como germes sendo examinados sob um microscópio, com a personificação de Puck como professor. Puck foi a primeira revista satírica de sucesso dos Estados Unidos do final do século XIX e início do século XX. Continha cartuns, caricaturas e sátiras políticas. A revista foi publicada de 1871 a 1918.
(resolução original: 3 917 × 3 917)

29 de novembro de 2022 editar

Pães caseiros feitos com massa lêveda pelo processo de fermentação natural. (definição 8 688 × 5 607)

Pães caseiros feitos com massa lêveda pelo processo de fermentação natural.
(resolução original: 8 688 × 5 607)

30 de novembro de 2022 editar

Memorial Chiang Kai-shek é um edifício no centro de Taipé, Taiwan, em homenagem a Chiang Kai-shek, ex-presidente e comandante militar supremo da República da China. O monumento está rodeado por um parque e fica no extremo leste de uma praça ladeada pelo Teatro nacional e pela Sala de concertos. (definição 2 567 × 2 567)

Memorial Chiang Kai-shek é um edifício no centro de Taipé, Taiwan, em homenagem a Chiang Kai-shek, ex-presidente e comandante militar supremo da República da China. O monumento está rodeado por um parque e fica no extremo leste de uma praça ladeada pelo Teatro nacional e pela Sala de concertos.
(resolução original: 2 567 × 2 567)