Wikipédia:Imagem em destaque/Fevereiro de 2022

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Apresentação

Esta página contém uma relação de imagens que a comunidade da Wikipédia lusófona decidiu incluir em sua página principal. Uma imagem diferente é destacada a cada dia, seguindo a escolha do Wikimedia Commons.

Arquivos

2006:  JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2007:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2008:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2009:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2010:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2011:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2012:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2013:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2014:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2015:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2016:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2017:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2018:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2019:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2020:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2021:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2022:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2023:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2024:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

1 de fevereiro de 2022 editar

Acácia (Vachellia erioloba) morta em Dead Vlei (do inglês dead 'morto' e do africâner vlei como um termo coletivo para o leito seco de um rio do deserto), também escrito Deadvlei, é uma pequena depressão de argila cercada por dunas no Mar de Areia do deserto do Namibe, na Namíbia. Deadvlei faz parte do Parque Nacional Namib-Naukluft e, estando nas proximidades de Sossusvlei, ao norte e leste, é comercializado como geoturismo. (definição 8 078 × 5 399)

Acácia (Vachellia erioloba) morta em Dead Vlei (do inglês dead 'morto' e do africâner vlei como um termo coletivo para o leito seco de um rio do deserto), também escrito Deadvlei, é uma pequena depressão de argila cercada por dunas no Mar de Areia do deserto do Namibe, na Namíbia. Deadvlei faz parte do Parque Nacional Namib-Naukluft e, estando nas proximidades de Sossusvlei, ao norte e leste, é comercializado como geoturismo.
(resolução original: 8 078 × 5 399)

2 de fevereiro de 2022 editar

Centro de artes de Christchurch (The Arts Centre Te Matatiki Toi Ora) é um centro de artes, cultura, educação, criatividade e empreendedorismo em Christchurch, Nova Zelândia. Ele está localizado nos edifícios neogóticos do antigo Canterbury College (atual Universidade de Canterbury), Christchurch Boys' High School e Christchurch Girls' High School, muitos dos quais foram projetados por Benjamin Mountfort. O centro é um marco nacional, pois abriga a maior coleção da Nova Zelândia de edifícios patrimoniais de categoria um, com 21 dos 23 edifícios cobertos pelas listagens do Patrimônio da Nova Zelândia. O centro, confiado ao povo de Canterbury e seus visitantes, está passando por uma grande restauração desde que foi gravemente danificado no sismo de 2011 em Christchurch. Os edifícios estão reabrindo progressivamente ao público à medida que são reforçados e reparados. Mais de dois terços deles foram reabertos. (definição 4 293 × 2 845)

Centro de artes de Christchurch (The Arts Centre Te Matatiki Toi Ora) é um centro de artes, cultura, educação, criatividade e empreendedorismo em Christchurch, Nova Zelândia. Ele está localizado nos edifícios neogóticos do antigo Canterbury College (atual Universidade de Canterbury), Christchurch Boys' High School e Christchurch Girls' High School, muitos dos quais foram projetados por Benjamin Mountfort. O centro é um marco nacional, pois abriga a maior coleção da Nova Zelândia de edifícios patrimoniais de categoria um, com 21 dos 23 edifícios cobertos pelas listagens do Patrimônio da Nova Zelândia. O centro, confiado ao povo de Canterbury e seus visitantes, está passando por uma grande restauração desde que foi gravemente danificado no sismo de 2011 em Christchurch. Os edifícios estão reabrindo progressivamente ao público à medida que são reforçados e reparados. Mais de dois terços deles foram reabertos.
(resolução original: 4 293 × 2 845)

3 de fevereiro de 2022 editar

Instalação de uma estrutura de parafusos. A arte da instalação é um gênero artístico de obras tridimensionais que geralmente são específicas do local e projetadas para transformar a percepção de um espaço. Geralmente, o termo é aplicado a espaços interiores, enquanto as intervenções exteriores são frequentemente chamadas de arte pública, land art ou intervenção artística; no entanto, os limites entre esses termos se sobrepõem. (definição 6 558 × 4 367)

Instalação de uma estrutura de parafusos. A arte da instalação é um gênero artístico de obras tridimensionais que geralmente são específicas do local e projetadas para transformar a percepção de um espaço. Geralmente, o termo é aplicado a espaços interiores, enquanto as intervenções exteriores são frequentemente chamadas de arte pública, land art ou intervenção artística; no entanto, os limites entre esses termos se sobrepõem.
(resolução original: 6 558 × 4 367)

4 de fevereiro de 2022 editar

Locomotiva diesel-elétrica M4 do Departamento de Ferrovias do Sri Lanka na estação Maradana em Colombo, Sri Lanka. A M4 é uma classe de locomotiva fabricada no Canadá pela Montreal Locomotive Works. Quatorze dos modelos MX-620 dos fabricantes foram importados em 1975. Esta foi a locomotiva mais longa das Ferrovias do Sri Lanka anteriormente. Todas as unidades continuam operacionais. Em operação regular, elas não são usadas ​​além do entroncamento ferroviário de Polgahawela na linha principal e não são usadas ​​na seção montanhosa. Elas costumavam operar na linha principal completa regularmente até a década anterior. (definição 6 438 × 4 292)

Locomotiva diesel-elétrica M4 do Departamento de Ferrovias do Sri Lanka na estação Maradana em Colombo, Sri Lanka. A M4 é uma classe de locomotiva fabricada no Canadá pela Montreal Locomotive Works. Quatorze dos modelos MX-620 dos fabricantes foram importados em 1975. Esta foi a locomotiva mais longa das Ferrovias do Sri Lanka anteriormente. Todas as unidades continuam operacionais. Em operação regular, elas não são usadas ​​além do entroncamento ferroviário de Polgahawela na linha principal e não são usadas ​​na seção montanhosa. Elas costumavam operar na linha principal completa regularmente até a década anterior.
(resolução original: 6 438 × 4 292)

5 de fevereiro de 2022 editar

Castelo Kamianets-Podilskyi, inicialmente construído para proteger a ponte que liga a cidade ao continente, o castelo fica no topo de uma península esculpida pelo sinuoso rio Smotrych, formando um sistema de defesa natural para o histórico bairro da Cidade Velha de Kamianets-Podilskyi. A sua localização num cruzamento estratégico de transportes na Podólia fez do castelo um alvo privilegiado para os invasores estrangeiros, que o reconstruíram de acordo com as suas próprias necessidades, acrescentando à sua diversidade arquitetônica multicultural. Especificamente, o complexo consiste: da Cidade Velha fortificada pelo rei Casimiro IV, do Castelo Velho reconstruído pelos reis Sigismundo I e Estêvão Báthory, e do Castelo Novo fundado pelos reis Sigismundo III e Ladislau IV. No entanto, apesar das muitas mudanças arquitetônicas e de engenharia na estrutura original, o castelo ainda forma um projeto arquitetônico coerente, sendo um das poucas construções medievais na Ucrânia moderna que está relativamente bem preservada. Junto com o bairro da Cidade Velha, o castelo está listado como parte do Santuário Histórico-Arquitetônico Nacional "Kam'ianets" e do Parque Natural Nacional Podilski Tovtry. O complexo é uma das Sete Maravilhas da Ucrânia. Hoje, o Castelo é o marco mais reconhecido da cidade, servindo como uma importante atração turística regional e nacional. (definição 3 755 × 2 500)

Castelo Kamianets-Podilskyi, inicialmente construído para proteger a ponte que liga a cidade ao continente, o castelo fica no topo de uma península esculpida pelo sinuoso rio Smotrych, formando um sistema de defesa natural para o histórico bairro da Cidade Velha de Kamianets-Podilskyi. A sua localização num cruzamento estratégico de transportes na Podólia fez do castelo um alvo privilegiado para os invasores estrangeiros, que o reconstruíram de acordo com as suas próprias necessidades, acrescentando à sua diversidade arquitetônica multicultural. Especificamente, o complexo consiste: da Cidade Velha fortificada pelo rei Casimiro IV, do Castelo Velho reconstruído pelos reis Sigismundo I e Estêvão Báthory, e do Castelo Novo fundado pelos reis Sigismundo III e Ladislau IV. No entanto, apesar das muitas mudanças arquitetônicas e de engenharia na estrutura original, o castelo ainda forma um projeto arquitetônico coerente, sendo um das poucas construções medievais na Ucrânia moderna que está relativamente bem preservada. Junto com o bairro da Cidade Velha, o castelo está listado como parte do Santuário Histórico-Arquitetônico Nacional "Kam'ianets" e do Parque Natural Nacional Podilski Tovtry. O complexo é uma das Sete Maravilhas da Ucrânia. Hoje, o Castelo é o marco mais reconhecido da cidade, servindo como uma importante atração turística regional e nacional.
(resolução original: 3 755 × 2 500)

6 de fevereiro de 2022 editar

Três palmeiras durante o pôr do sol em Santa Marina Chrysochous, uma comunidade no distrito de Pafos, Chipre. A vila foi nomeada em homenagem a Santa Marina. Segundo a tradição, antigamente uma praga se espalhou pela região. Os moradores consideraram que o desaparecimento da doença se deveu a Santa Marina. A comunidade é conhecida como Santa Marina Chrysochous, para se diferenciar das outras comunidades de Chipre com o mesmo nome. A localização original da comunidade era perto da floresta da região, perto da antiga igreja de Santa Marina. Ao final da ocupação britânica, os ingleses decidiram deslocar a comunidade para proteger a floresta e os animais. Eles criaram novos terrenos fora da área florestal, que venderam a baixo preço para os seus moradores. Assim foi criado o assentamento da comunidade em sua localização atual. (definição 4 631 × 3 150)

Três palmeiras durante o pôr do sol em Santa Marina Chrysochous, uma comunidade no distrito de Pafos, Chipre. A vila foi nomeada em homenagem a Santa Marina. Segundo a tradição, antigamente uma praga se espalhou pela região. Os moradores consideraram que o desaparecimento da doença se deveu a Santa Marina. A comunidade é conhecida como Santa Marina Chrysochous, para se diferenciar das outras comunidades de Chipre com o mesmo nome. A localização original da comunidade era perto da floresta da região, perto da antiga igreja de Santa Marina. Ao final da ocupação britânica, os ingleses decidiram deslocar a comunidade para proteger a floresta e os animais. Eles criaram novos terrenos fora da área florestal, que venderam a baixo preço para os seus moradores. Assim foi criado o assentamento da comunidade em sua localização atual.
(resolução original: 4 631 × 3 150)

7 de fevereiro de 2022 editar

Amentos da aveleira (Corylus avellana). O amento ou amentilho é uma inflorescência, principalmente masculina, de algumas árvores e arbustos. Eles consistem em várias flores individuais discretas que crescem como um cacho compacto ou espiga. Geralmente eles pendem do galho e são raramente eretos. Nessas classes de plantas, a polinização é anemófila, ou seja, o transporte do pólen, muito abundante, é feito pelo vento. Depois que o pólen é esvaziado, eles caem inteiros. O pólen de algumas árvores pode ser uma fonte de alergia para os humanos. (definição 3 454 × 5 184)

Amentos da aveleira (Corylus avellana). O amento ou amentilho é uma inflorescência, principalmente masculina, de algumas árvores e arbustos. Eles consistem em várias flores individuais discretas que crescem como um cacho compacto ou espiga. Geralmente eles pendem do galho e são raramente eretos. Nessas classes de plantas, a polinização é anemófila, ou seja, o transporte do pólen, muito abundante, é feito pelo vento. Depois que o pólen é esvaziado, eles caem inteiros. O pólen de algumas árvores pode ser uma fonte de alergia para os humanos.
(resolução original: 3 454 × 5 184)

8 de fevereiro de 2022 editar

Embarcações na lagoa de Thau (em francês: étang de Thau). Ao fundo, o bairro "Île de Thau" em Sète, Hérault, França. A lagoa de Thau é o maior corpo de água da região da Occitânia. Possui uma área de cerca de 7 500 hectares e uma profundidade média de cinco metros (sendo o ponto mais profundo a nascente do Vise, também chamado buraco do Bisse, que atinge uma profundidade de 32 m). Seu tamanho e sua profundidade, que a distinguem das lagoas da região, são explicados pela geomorfologia do setor; é o sinclinal de uma dobradura cujo anticlinal é a montanha Gardiole a nordeste. A lagoa está ligada ao mar Mediterrâneo por estreitos canais em Marseillan e Sète. (definição 6 475 × 4 051)

Embarcações na lagoa de Thau (em francês: étang de Thau). Ao fundo, o bairro "Île de Thau" em Sète, Hérault, França. A lagoa de Thau é o maior corpo de água da região da Occitânia. Possui uma área de cerca de 7 500 hectares e uma profundidade média de cinco metros (sendo o ponto mais profundo a nascente do Vise, também chamado buraco do Bisse, que atinge uma profundidade de 32 m). Seu tamanho e sua profundidade, que a distinguem das lagoas da região, são explicados pela geomorfologia do setor; é o sinclinal de uma dobradura cujo anticlinal é a montanha Gardiole a nordeste. A lagoa está ligada ao mar Mediterrâneo por estreitos canais em Marseillan e Sète.
(resolução original: 6 475 × 4 051)

9 de fevereiro de 2022 editar

Cone sul do vulcão Plosky Tolbachik formado durante a penúltima erupção vulcânica em 1975–1976. Tolbachik é um vulcão complexo no leste da região de Kamtchatka, na parte sudoeste do grupo de vulcões Kliutchevskaia, Rússia. Consiste em dois vulcões, um vulcão em escudo com um cume achatado (Plosky Tolbachik, ativo, altura 3 140 m) e um estratovulcão extinto com um cume pontiagudo (Ostry Tolbachik, 3 682 m) fundidos com as bases, localizadas no pedestal de um antigo vulcão em escudo. Em 27 de novembro de 2012, uma erupção estromboliana ocorreu a partir de duas fissuras. Os fluxos de lava basáltica moveram-se com velocidade relativamente alta e destruíram alguns edifícios a uma distância de 4 km. A erupção durou mais de um mês e a lava continuou a sair das fissuras durante este período. (definição 8 070 × 5 385)

Cone sul do vulcão Plosky Tolbachik formado durante a penúltima erupção vulcânica em 1975–1976. Tolbachik é um vulcão complexo no leste da região de Kamtchatka, na parte sudoeste do grupo de vulcões Kliutchevskaia, Rússia. Consiste em dois vulcões, um vulcão em escudo com um cume achatado (Plosky Tolbachik, ativo, altura 3 140 m) e um estratovulcão extinto com um cume pontiagudo (Ostry Tolbachik, 3 682 m) fundidos com as bases, localizadas no pedestal de um antigo vulcão em escudo. Em 27 de novembro de 2012, uma erupção estromboliana ocorreu a partir de duas fissuras. Os fluxos de lava basáltica moveram-se com velocidade relativamente alta e destruíram alguns edifícios a uma distância de 4 km. A erupção durou mais de um mês e a lava continuou a sair das fissuras durante este período.
(resolução original: 8 070 × 5 385)

10 de fevereiro de 2022 editar

Vista panorâmica da aldeia de Yulong no condado de Yangshuo, perto da cidade de Guilin, região autônoma Zhuang de Quancim, China. À esquerda vê-se a ponte Yulong sobre o rio Yulong, construída durante a dinastia Ming. Deste local começam as excursões turísticas pelo rio em balsas de bambu. Ao fundo, as colinas da região do Carste do Sul da China, declarada Patrimônio da Humanidade em 2007. Esta foto aérea foi tirada com um drone. (definição 640 × 293)

Vista panorâmica da aldeia de Yulong no condado de Yangshuo, perto da cidade de Guilin, região autônoma Zhuang de Quancim, China. À esquerda vê-se a ponte Yulong sobre o rio Yulong, construída durante a dinastia Ming. Deste local começam as excursões turísticas pelo rio em balsas de bambu. Ao fundo, as colinas da região do Carste do Sul da China, declarada Patrimônio da Humanidade em 2007. Esta foto aérea foi tirada com um drone.
(resolução original: 640 × 293)

11 de fevereiro de 2022 editar

Martim-pescador ou guarda-rios (Alcedo atthis) capturando presas. Reservas naturais e áreas contíguas do cinturão do rio Pó, província de Vercelli, Piemonte, Itália. Essa espécie de ave habita grande parte da Europa, Ásia, oeste do Norte de África e partes da Austrália. Ela se alimenta de peixes, insetos aquáticos e suas larvas, pequenos crustáceos e girinos. Seu método de caça é o mergulho com impulso. O martim-pescador muitas vezes escapa das aves de rapina primeiro voando baixo sobre a água e, de repente, realizando um mergulho em pleno voo, para que o caçador voe sobre ele e, assim, perca sua presa. (definição 2 819 × 1 879)

Martim-pescador ou guarda-rios (Alcedo atthis) capturando presas. Reservas naturais e áreas contíguas do cinturão do rio Pó, província de Vercelli, Piemonte, Itália. Essa espécie de ave habita grande parte da Europa, Ásia, oeste do Norte de África e partes da Austrália. Ela se alimenta de peixes, insetos aquáticos e suas larvas, pequenos crustáceos e girinos. Seu método de caça é o mergulho com impulso. O martim-pescador muitas vezes escapa das aves de rapina primeiro voando baixo sobre a água e, de repente, realizando um mergulho em pleno voo, para que o caçador voe sobre ele e, assim, perca sua presa.
(resolução original: 2 819 × 1 879)

12 de fevereiro de 2022 editar

Conchas de Anentome helena (Philippi, 1847). Comprimento 1,6 cm. Uma espécie de caramujo de água doce com um opérculo. É encontrado em todo o Sudeste Asiático, especialmente na Malásia, Tailândia e no lago Toba, na ilha indonésia de Sumatra. Como todos os caramujos do ramo Neogastropoda, esta espécie é carnívora. Alimenta-se de vermes e gastrópodes, e muitas vezes é conhecido como o "caramujo assassino" por seu hábito de comer outros caramujos. Eles geralmente se alimentam de caramujos maiores, muitas vezes se enterrando e emboscando suas presas. O Anentome helena pode ser uma séria ameaça para gastrópodes de água doce nativos nos países, quando introduzido. (definição 6 500 × 5 556)

Conchas de Anentome helena (Philippi, 1847). Comprimento 1,6 cm. Uma espécie de caramujo de água doce com um opérculo. É encontrado em todo o Sudeste Asiático, especialmente na Malásia, Tailândia e no lago Toba, na ilha indonésia de Sumatra. Como todos os caramujos do ramo Neogastropoda, esta espécie é carnívora. Alimenta-se de vermes e gastrópodes, e muitas vezes é conhecido como o "caramujo assassino" por seu hábito de comer outros caramujos. Eles geralmente se alimentam de caramujos maiores, muitas vezes se enterrando e emboscando suas presas. O Anentome helena pode ser uma séria ameaça para gastrópodes de água doce nativos nos países, quando introduzido.
(resolução original: 6 500 × 5 556)

13 de fevereiro de 2022 editar

Casal de pato-trombeteiro (Spatula clypeata) à procura de comida no Marine Park, Brooklyn, Nova Iorque. O pato-trombeteiro é encontrado nas áreas do norte da Europa e em toda a região paleoártica e na maior parte da América do Norte, invernando na Europa meridional, no subcontinente indiano, no Sudeste Asiático, na América Central, no Caribe e no norte da América do Sul. Eles se alimentam procurando por alimentos vegetais, muitas vezes balançando o bico de um lado para o outro e usando o bico para coar os alimentos da água. Seu bico largo e achatado está equipado com lamelas bem desenvolvidas — pequenas estruturas como pentes na borda do bico que agem como peneiras, permitindo que as aves retirem crustáceos e plâncton da superfície da água. (definição 2 970 × 2 050)

Casal de pato-trombeteiro (Spatula clypeata) à procura de comida no Marine Park, Brooklyn, Nova Iorque. O pato-trombeteiro é encontrado nas áreas do norte da Europa e em toda a região paleoártica e na maior parte da América do Norte, invernando na Europa meridional, no subcontinente indiano, no Sudeste Asiático, na América Central, no Caribe e no norte da América do Sul. Eles se alimentam procurando por alimentos vegetais, muitas vezes balançando o bico de um lado para o outro e usando o bico para coar os alimentos da água. Seu bico largo e achatado está equipado com lamelas bem desenvolvidas — pequenas estruturas como pentes na borda do bico que agem como peneiras, permitindo que as aves retirem crustáceos e plâncton da superfície da água.
(resolução original: 2 970 × 2 050)

14 de fevereiro de 2022 editar

Acasalamento de donzelinha-de-cauda-azul (Ischnura elegans) em Barton Fields, Abingdon, Oxfordshire, Inglaterra. Esta espécie está presente na maior parte da Europa. É uma espécie extremamente comum. Estas donzelinhas podem ser encontradas em uma ampla gama de ambientes de várzea, com águas paradas e de fluxo lento, água salobra e poluída. As fêmeas sempre colocam seus ovos nas partes flutuantes das plantas sem qualquer envolvimento do macho. (definição 4 841 × 3 227)

Acasalamento de donzelinha-de-cauda-azul (Ischnura elegans) em Barton Fields, Abingdon, Oxfordshire, Inglaterra. Esta espécie está presente na maior parte da Europa. É uma espécie extremamente comum. Estas donzelinhas podem ser encontradas em uma ampla gama de ambientes de várzea, com águas paradas e de fluxo lento, água salobra e poluída. As fêmeas sempre colocam seus ovos nas partes flutuantes das plantas sem qualquer envolvimento do macho.
(resolução original: 4 841 × 3 227)

15 de fevereiro de 2022 editar

Detalhe de uma galinha-d'angola (Numida meleagris), Parque Nacional Kruger, África do Sul. Ela é nativa da África, principalmente ao sul do Saara, e foi amplamente introduzida, como espécie domesticada em outros continentes. Esta é uma espécie gregária, formando bandos fora da época de reprodução tipicamente de cerca de 25 aves que também empoleiram-se comunitariamente. As galinhas-d'angola são particularmente adequadas para consumir grandes quantidades de carrapatos, que podem espalhar a doença de Lyme. Essas aves são terrestres e tendem a correr em vez de voar quando alarmadas. Como a maioria dos galináceos, elas têm um voo explosivo e de curta duração. Elas podem viver por até 12 anos em estado selvagem. (definição 4 617 × 4 263)

Detalhe de uma galinha-d'angola (Numida meleagris), Parque Nacional Kruger, África do Sul. Ela é nativa da África, principalmente ao sul do Saara, e foi amplamente introduzida, como espécie domesticada em outros continentes. Esta é uma espécie gregária, formando bandos fora da época de reprodução tipicamente de cerca de 25 aves que também empoleiram-se comunitariamente. As galinhas-d'angola são particularmente adequadas para consumir grandes quantidades de carrapatos, que podem espalhar a doença de Lyme. Essas aves são terrestres e tendem a correr em vez de voar quando alarmadas. Como a maioria dos galináceos, elas têm um voo explosivo e de curta duração. Elas podem viver por até 12 anos em estado selvagem.
(resolução original: 4 617 × 4 263)

16 de fevereiro de 2022 editar

Portal da igreja de São Vítor de Xanten em Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. A igreja está localizada no centro da cidade, é a única dentro das antigas muralhas e a mais antiga. Foi fundada em 780 e a consagração de uma igreja maior, que se acredita ser a primeira igreja de pedra, ocorreu em 1074. Seu edifício foi repetidamente destruído, reconstruído, renovado ou remodelado, mas sempre foi orientado a nascente. Ganhou a sua forma atual por volta do ano 1500, no entanto, como grande parte de Dülmen, foi destruída em 21 e 22 de março de 1945 e mais tarde reconstruída. (definição 2 318 × 2 318)

Portal da igreja de São Vítor de Xanten em Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. A igreja está localizada no centro da cidade, é a única dentro das antigas muralhas e a mais antiga. Foi fundada em 780 e a consagração de uma igreja maior, que se acredita ser a primeira igreja de pedra, ocorreu em 1074. Seu edifício foi repetidamente destruído, reconstruído, renovado ou remodelado, mas sempre foi orientado a nascente. Ganhou a sua forma atual por volta do ano 1500, no entanto, como grande parte de Dülmen, foi destruída em 21 e 22 de março de 1945 e mais tarde reconstruída.
(resolução original: 2 318 × 2 318)

17 de fevereiro de 2022 editar

Judia com Laranjas, pintura a óleo sobre tela de Aleksander Gierymski concluída em 1881. A pintura pertencia originalmente ao antiquário Dom Sztuki em Varsóvia e foi comprada pelo Museu Nacional em 23 de fevereiro de 1928. Foi saqueada pelos nazistas na ocupação da Polônia durante a Segunda Guerra Mundial e recuperada apenas em 2011. (definição 2 386 × 2 386)

Judia com Laranjas, pintura a óleo sobre tela de Aleksander Gierymski concluída em 1881. A pintura pertencia originalmente ao antiquário Dom Sztuki em Varsóvia e foi comprada pelo Museu Nacional em 23 de fevereiro de 1928. Foi saqueada pelos nazistas na ocupação da Polônia durante a Segunda Guerra Mundial e recuperada apenas em 2011.
(resolução original: 2 386 × 2 386)

18 de fevereiro de 2022 editar

Vista noturna da igreja de São João e seu reflexo no lago artificial Feuersee, Stuttgart, Alemanha. A igreja evangélica foi construída de 1864 a 1876 em estilo neogótico pelo arquiteto Christian Friedrich von Leins. É particularmente impressionante devido à sua localização urbana proeminente. Encontra-se com o coro em uma península no Feuersee. Após a guerra, a igreja foi reconstruída por fora, exceto pelo coruchéu, pois não havia dinheiro suficiente. No entanto, as abóbadas góticas destruídas foram substituídas por modernas. A torre da igreja tinha 66 metros de altura antes de ser destruída na Segunda Guerra Mundial, hoje tem cerca de 45 metros. (definição 269 × 269)

Vista noturna da igreja de São João e seu reflexo no lago artificial Feuersee, Stuttgart, Alemanha. A igreja evangélica foi construída de 1864 a 1876 em estilo neogótico pelo arquiteto Christian Friedrich von Leins. É particularmente impressionante devido à sua localização urbana proeminente. Encontra-se com o coro em uma península no Feuersee. Após a guerra, a igreja foi reconstruída por fora, exceto pelo coruchéu, pois não havia dinheiro suficiente. No entanto, as abóbadas góticas destruídas foram substituídas por modernas. A torre da igreja tinha 66 metros de altura antes de ser destruída na Segunda Guerra Mundial, hoje tem cerca de 45 metros.
(resolução original: 269 × 269)

19 de fevereiro de 2022 editar

Volkswagen ID. Buggy, um conceito de buggy elétrico de dois lugares, sem teto e sem portas de estilo retrô, revelado pela montadora alemã Volkswagen no Salão Internacional do Automóvel de Genebra em 7 de março de 2019. Ele é inspirado em outros buggies baseados no Volkswagen Fusca da década de 1960, como o Meyers Manx. Foi projetado pelo designer-chefe da Volkswagen, Klaus Zyciora. (definição 5 374 × 3 591)

Volkswagen ID. Buggy, um conceito de buggy elétrico de dois lugares, sem teto e sem portas de estilo retrô, revelado pela montadora alemã Volkswagen no Salão Internacional do Automóvel de Genebra em 7 de março de 2019. Ele é inspirado em outros buggies baseados no Volkswagen Fusca da década de 1960, como o Meyers Manx. Foi projetado pelo designer-chefe da Volkswagen, Klaus Zyciora.
(resolução original: 5 374 × 3 591)

20 de fevereiro de 2022 editar

Fluorapofilita-(K) (alto) com estilbita (base). Pedreira Nasik, distrito de Nashik, Maarastra, Índia. Tamanho: 10,3 × 7,2 cm. A fluoropofilita-(K) é um mineral relativamente frequente, como produto da atividade hidrotermal de baixa temperatura, nas cavidades de rochas vulcânicas e de granitos, também ocasionalmente em veios metalíferos. Está associada à estilbita e outros zeólitos, bem como calcita e quartzo. (definição 1 818 × 1 818)

Fluorapofilita-(K) (alto) com estilbita (base). Pedreira Nasik, distrito de Nashik, Maarastra, Índia. Tamanho: 10,3 × 7,2 cm. A fluoropofilita-(K) é um mineral relativamente frequente, como produto da atividade hidrotermal de baixa temperatura, nas cavidades de rochas vulcânicas e de granitos, também ocasionalmente em veios metalíferos. Está associada à estilbita e outros zeólitos, bem como calcita e quartzo.
(resolução original: 1 818 × 1 818)

21 de fevereiro de 2022 editar

Sopa de aspargos ou espargos. O aspargo ocorre naturalmente na área do Mediterrâneo e áreas adjacentes. É o único representante comestível do gênero Asparagus e tem se espalhado por todo o mundo como planta cultivada, tendo hoje o maior centro de produção na China. É um legume valorizado pelo seu sabor e fácil digestibilidade, com rebentos comestíveis. A oferta comercial inclui inserções brancas e verdes que, apesar das diferenças, são rebentos da mesma espécie. A cor diferente do aspargo resulta de diferentes métodos de cultivo — os verdes crescem acima do solo e os brancos crescem cobertos de terra. (definição 4 472 × 3 168)

Sopa de aspargos ou espargos. O aspargo ocorre naturalmente na área do Mediterrâneo e áreas adjacentes. É o único representante comestível do gênero Asparagus e tem se espalhado por todo o mundo como planta cultivada, tendo hoje o maior centro de produção na China. É um legume valorizado pelo seu sabor e fácil digestibilidade, com rebentos comestíveis. A oferta comercial inclui inserções brancas e verdes que, apesar das diferenças, são rebentos da mesma espécie. A cor diferente do aspargo resulta de diferentes métodos de cultivo — os verdes crescem acima do solo e os brancos crescem cobertos de terra.
(resolução original: 4 472 × 3 168)

22 de fevereiro de 2022 editar

Castanha (Castanea sativa) caída, com a capa espinhosa entreaberta. O castanheiro é o único representante europeu do gênero Castanea da família das faias (Fagaceae). O castanheiro é uma árvore de folha caduca e produz frutos de noz amiláceos. É cultivado no sul e oeste da Europa para a obtenção desses frutos comestíveis e como fonte de madeira. No século XX, a quantidade dessa espécie teve uma diminuição acentuada devido à infestação do cancro-do-castanheiro, mas se recuperou no final do século XX. Os frutos são referidos, por um lado, com o termo guarda-chuva castanhas. Desde a Idade Média até ao final do século XIX, a castanha foi o principal alimento da população rural nas regiões montanhosas da Europa meridional, pois era menos exigente do que, por exemplo, o trigo. O castanheiro-da-índia (Aesculus hippocastanum), amplamente plantado na Europa em parques e avenidas, apesar de muitas semelhanças, não está relacionado com a castanha nem seu fruto é próprio para consumo. (definição 3 456 × 3 456)

Castanha (Castanea sativa) caída, com a capa espinhosa entreaberta. O castanheiro é o único representante europeu do gênero Castanea da família das faias (Fagaceae). O castanheiro é uma árvore de folha caduca e produz frutos de noz amiláceos. É cultivado no sul e oeste da Europa para a obtenção desses frutos comestíveis e como fonte de madeira. No século XX, a quantidade dessa espécie teve uma diminuição acentuada devido à infestação do cancro-do-castanheiro, mas se recuperou no final do século XX. Os frutos são referidos, por um lado, com o termo guarda-chuva castanhas. Desde a Idade Média até ao final do século XIX, a castanha foi o principal alimento da população rural nas regiões montanhosas da Europa meridional, pois era menos exigente do que, por exemplo, o trigo. O castanheiro-da-índia (Aesculus hippocastanum), amplamente plantado na Europa em parques e avenidas, apesar de muitas semelhanças, não está relacionado com a castanha nem seu fruto é próprio para consumo.
(resolução original: 3 456 × 3 456)

23 de fevereiro de 2022 editar

Hamamelis x intermedia 'Angelly'. Uma seleção de Jan Van Heijningen. (definição 2 456 × 2 456)

Hamamelis x intermedia 'Angelly'. Uma seleção de Jan Van Heijningen.
(resolução original: 2 456 × 2 456)

24 de fevereiro de 2022 editar

Libélula-peluda (Brachytron pratense), macho, comendo uma abelha. Turbera de Koigi, Saaremaa, Estônia. A libélula-peluda é nomeada por seu tórax peludo, distinguindo-se das demais. Vive em lagoas, lagos, pântanos, valas e canais ricos em vegetação. Esta libélula requer áreas abertas e ensolaradas com vegetação densa para proteção. Ali elas são capazes de se alimentar de insetos voadores, abrigar-se e amadurecer sexualmente. Como caçadoras típicas, a libélula-peluda ataca no ar insetos voadores. Em seguida, transporta sua comida para um poleiro adequado, onde pode comer e digerir. (definição 4 284 × 2 856)

Libélula-peluda (Brachytron pratense), macho, comendo uma abelha. Turbera de Koigi, Saaremaa, Estônia. A libélula-peluda é nomeada por seu tórax peludo, distinguindo-se das demais. Vive em lagoas, lagos, pântanos, valas e canais ricos em vegetação. Esta libélula requer áreas abertas e ensolaradas com vegetação densa para proteção. Ali elas são capazes de se alimentar de insetos voadores, abrigar-se e amadurecer sexualmente. Como caçadoras típicas, a libélula-peluda ataca no ar insetos voadores. Em seguida, transporta sua comida para um poleiro adequado, onde pode comer e digerir.
(resolução original: 4 284 × 2 856)

25 de fevereiro de 2022 editar

Vista aérea do mosteiro Iversky de Valdai, região de Novogárdia, Rússia. É um mosteiro ortodoxo russo fundado pelo Patriarca Nikon em 1653. O mosteiro está localizado em uma ilha no lago Valdayskoye, perto da cidade de Valdai. No século XVII, o mosteiro Iversky de Valdai era um dos mais influentes da Rússia e um importante centro cultural. O mosteiro deriva seu nome do mosteiro de Iviron no monte Atos, Grécia. Nele, uma cópia do ícone de Nossa Senhora de Iviron foi mantida até a década de 1920, quando desapareceu e nunca foi recuperada. Após a Revolução de Outubro, o mosteiro foi transformado em cooperativa de trabalho. Os edifícios abrigavam um museu, uma oficina, um hospital, uma casa de repouso e uma instalação recreativa. Em 1991, o mosteiro foi reaberto. (definição 4 778 × 3 185)

Vista aérea do mosteiro Iversky de Valdai, região de Novogárdia, Rússia. É um mosteiro ortodoxo russo fundado pelo Patriarca Nikon em 1653. O mosteiro está localizado em uma ilha no lago Valdayskoye, perto da cidade de Valdai. No século XVII, o mosteiro Iversky de Valdai era um dos mais influentes da Rússia e um importante centro cultural. O mosteiro deriva seu nome do mosteiro de Iviron no monte Atos, Grécia. Nele, uma cópia do ícone de Nossa Senhora de Iviron foi mantida até a década de 1920, quando desapareceu e nunca foi recuperada. Após a Revolução de Outubro, o mosteiro foi transformado em cooperativa de trabalho. Os edifícios abrigavam um museu, uma oficina, um hospital, uma casa de repouso e uma instalação recreativa. Em 1991, o mosteiro foi reaberto.
(resolução original: 4 778 × 3 185)

26 de fevereiro de 2022 editar

Monte Hoverla. Pinheiro-das-montanhas (Pinus mugo) sob a neve. Parque Natural Nacional dos Cárpatos, Ucrânia. O monte Hoverla, com 2 061 metros, é a montanha mais alta da Ucrânia e faz parte das montanhas dos Cárpatos. As encostas são cobertas por florestas de faias e abetos, sobre as quais se estende um cinturão de florestas subalpinas e prados. Na encosta leste está a nascente principal do rio Prut. O nome é de origem húngara e significa 'fortaleza de neve'. Hoverla é composto de arenito, uma categoria de rocha sedimentar. Em outubro de 2007, membros da União da Juventude Eurasiática, afiliada ao partido político de extrema-direita, Eurásia, vandalizaram os símbolos oficiais do Estado ucraniano que haviam sido colocados no seu cume. (definição 2 700 × 1 868)

Monte Hoverla. Pinheiro-das-montanhas (Pinus mugo) sob a neve. Parque Natural Nacional dos Cárpatos, Ucrânia. O monte Hoverla, com 2 061 metros, é a montanha mais alta da Ucrânia e faz parte das montanhas dos Cárpatos. As encostas são cobertas por florestas de faias e abetos, sobre as quais se estende um cinturão de florestas subalpinas e prados. Na encosta leste está a nascente principal do rio Prut. O nome é de origem húngara e significa 'fortaleza de neve'. Hoverla é composto de arenito, uma categoria de rocha sedimentar. Em outubro de 2007, membros da União da Juventude Eurasiática, afiliada ao partido político de extrema-direita, Eurásia, vandalizaram os símbolos oficiais do Estado ucraniano que haviam sido colocados no seu cume.
(resolução original: 2 700 × 1 868)

27 de fevereiro de 2022 editar

Fêmea de cardeal-do-norte (Cardinalis cardinalis) no Central Park, Nova Iorque, Estados Unidos. Ao contrário dos machos de cor carmesim, as cardeais-do-norte são mais marrom pálido, com variações na coloração devido à dieta. Esta espécie pode ser encontrada no sudeste do Canadá, no leste dos Estados Unidos do Maine ao Minnesota, no Texas, Novo México, sul do Arizona, sul da Califórnia e ao sul do México, Belize e Guatemala. É também uma espécie introduzida em alguns locais como as Bermudas e o Havaí. Seu habitat inclui florestas, jardins, matagais e pântanos. Diferentemente da maioria das aves canoras norte-americanas, as fêmeas e os machos cantam. Já foi valorizado como animal de estimação, mas sua venda como pássaro de gaiola foi proibida nos Estados Unidos pela Lei do Tratado de Aves Migratórias de 1918. (definição 3 269 × 3 259)

Fêmea de cardeal-do-norte (Cardinalis cardinalis) no Central Park, Nova Iorque, Estados Unidos. Ao contrário dos machos de cor carmesim, as cardeais-do-norte são mais marrom pálido, com variações na coloração devido à dieta. Esta espécie pode ser encontrada no sudeste do Canadá, no leste dos Estados Unidos do Maine ao Minnesota, no Texas, Novo México, sul do Arizona, sul da Califórnia e ao sul do México, Belize e Guatemala. É também uma espécie introduzida em alguns locais como as Bermudas e o Havaí. Seu habitat inclui florestas, jardins, matagais e pântanos. Diferentemente da maioria das aves canoras norte-americanas, as fêmeas e os machos cantam. Já foi valorizado como animal de estimação, mas sua venda como pássaro de gaiola foi proibida nos Estados Unidos pela Lei do Tratado de Aves Migratórias de 1918.
(resolução original: 3 269 × 3 259)

28 de fevereiro de 2022 editar

Detalhe de uma janela com o chamado vidro canelado (também conhecido como vidro decorativo, estampado, texturizado) que cria uma imagem difusa e “abstrata” do mundo exterior. Excelente produto para quem quer buscar mais privacidade para o ambiente interno e também serve como um bom difusor de luz. (definição 9 458 × 6 305)

Detalhe de uma janela com o chamado vidro canelado (também conhecido como vidro decorativo, estampado, texturizado) que cria uma imagem difusa e “abstrata” do mundo exterior. Excelente produto para quem quer buscar mais privacidade para o ambiente interno e também serve como um bom difusor de luz.
(resolução original: 9 458 × 6 305)