Wikipédia:Imagem em destaque/Março de 2022

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Apresentação

Esta página contém uma relação de imagens que a comunidade da Wikipédia lusófona decidiu incluir em sua página principal. Uma imagem diferente é destacada a cada dia, seguindo a escolha do Wikimedia Commons.

Arquivos

2006:  JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2007:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2008:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2009:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2010:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2011:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2012:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2013:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2014:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2015:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2016:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2017:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2018:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2019:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2020:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2021:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2022:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2023:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2024:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

1 de março de 2022 editar

Vista panorâmica de Noordhoek, um subúrbio da Cidade do Cabo com uma população de cerca de 32 mil habitantes. Noordhoek é uma cidade litorânea no Cabo Ocidental, África do Sul, localizada abaixo do pico de Chapman (592 m), na costa oeste da península do Cabo, e fica a cerca de 35 quilômetros ao sul da Cidade do Cabo. O nome “Noordhoek” foi tirado do neerlandês e significa literalmente “canto norte”. Noordhoek continua a ser uma área predominantemente rural, onde os agricultores cultivam vegetais para abastecer os navios que chegam a Simon's Town. É mais conhecida por sua costa, sua longa e ampla praia de areia, que se estende ao sul até a vila vizinha de Kommetjie. (definição 27 126 × 5 307)

Vista panorâmica de Noordhoek, um subúrbio da Cidade do Cabo com uma população de cerca de 32 mil habitantes. Noordhoek é uma cidade litorânea no Cabo Ocidental, África do Sul, localizada abaixo do pico de Chapman (592 m), na costa oeste da península do Cabo, e fica a cerca de 35 quilômetros ao sul da Cidade do Cabo. O nome “Noordhoek” foi tirado do neerlandês e significa literalmente “canto norte”. Noordhoek continua a ser uma área predominantemente rural, onde os agricultores cultivam vegetais para abastecer os navios que chegam a Simon's Town. É mais conhecida por sua costa, sua longa e ampla praia de areia, que se estende ao sul até a vila vizinha de Kommetjie.
(resolução original: 27 126 × 5 307)

2 de março de 2022 editar

Fêmea de melro-preto (Turdus merula mauretanicus), Parque Nacional de Souss-Massa, Marrocos. Esta espécie se reproduz no centro e norte de Marrocos, na costa da Argélia e no norte da Tunísia. O macho adulto do melro-comum (Turdus merula merula, a subespécie nominal), encontrado em quase toda a Europa, é todo preto exceto por um anel de olho e bico amarelos e tem um canto melodioso; as fêmeas adultas e juvenis têm principalmente plumagem marrom escura. Esta espécie se reproduz em bosques e jardins, construindo um ninho em forma de taça, amarrado com lama. É onívoro, comendo uma grande variedade de insetos, minhocas, bagas e frutas. Os melros-comuns passam grande parte do tempo procurando comida no chão, onde podem ficar infestados de carrapatos, parasitas externos que mais comumente se prendem à cabeça de um melro. (definição 4 000 × 4 000)

Fêmea de melro-preto (Turdus merula mauretanicus), Parque Nacional de Souss-Massa, Marrocos. Esta espécie se reproduz no centro e norte de Marrocos, na costa da Argélia e no norte da Tunísia. O macho adulto do melro-comum (Turdus merula merula, a subespécie nominal), encontrado em quase toda a Europa, é todo preto exceto por um anel de olho e bico amarelos e tem um canto melodioso; as fêmeas adultas e juvenis têm principalmente plumagem marrom escura. Esta espécie se reproduz em bosques e jardins, construindo um ninho em forma de taça, amarrado com lama. É onívoro, comendo uma grande variedade de insetos, minhocas, bagas e frutas. Os melros-comuns passam grande parte do tempo procurando comida no chão, onde podem ficar infestados de carrapatos, parasitas externos que mais comumente se prendem à cabeça de um melro.
(resolução original: 4 000 × 4 000)

3 de março de 2022 editar

Fêmea da libélula-escarlate (Crocothemis erythraea), perto do mosteiro de Rila, Bulgária. É uma espécie comum no sul da Europa e em toda a África. Também ocorre em toda a Ásia ocidental até o sul da China. Seu habitat consiste em todas as categorias de águas calmas e ensolaradas com um microclima favorável (quente): lagoas, pântanos, piscinas e valas. A libélula-escarlate macho adulto tem um vermelho escarlate brilhante, abdômen alargado, com pequenas manchas âmbar nas bases das asas posteriores. As fêmeas e os imaturos são amarelo-acastanhados. A fêmea libera os ovos enquanto voa sobre a superfície da água, mergulhando seu abdômen ritmicamente. Geralmente ela é protegida pelo macho, que continua voando bem acima dela. (definição 3 336 × 2 224)

Fêmea da libélula-escarlate (Crocothemis erythraea), perto do mosteiro de Rila, Bulgária. É uma espécie comum no sul da Europa e em toda a África. Também ocorre em toda a Ásia ocidental até o sul da China. Seu habitat consiste em todas as categorias de águas calmas e ensolaradas com um microclima favorável (quente): lagoas, pântanos, piscinas e valas. A libélula-escarlate macho adulto tem um vermelho escarlate brilhante, abdômen alargado, com pequenas manchas âmbar nas bases das asas posteriores. As fêmeas e os imaturos são amarelo-acastanhados. A fêmea libera os ovos enquanto voa sobre a superfície da água, mergulhando seu abdômen ritmicamente. Geralmente ela é protegida pelo macho, que continua voando bem acima dela.
(resolução original: 3 336 × 2 224)

4 de março de 2022 editar

Névoa matinal sobre Lyttelton Harbour vista do McQueen Pass, região de Canterbury, Nova Zelândia. Ela é uma das duas principais enseadas da península de Banks. Entra pela costa norte da península, dirigindo-se predominantemente na direção oeste por cerca de 15 quilômetros de sua foz. Lyttelton Harbour fica em uma caldeira vulcânica erodida do extinto vulcão da Península de Banks, em atividade durante o final do Mioceno. O principal centro populacional da enseada é Lyttelton, que serve como principal porto para a cidade vizinha de Christchurch. Os golfinhos-de-hector, uma espécie endêmica da Nova Zelândia, e os lobos-marinhos-da-nova-zelândia vivem nessa enseada. (definição 5 344 × 3 356)

Névoa matinal sobre Lyttelton Harbour vista do McQueen Pass, região de Canterbury, Nova Zelândia. Ela é uma das duas principais enseadas da península de Banks. Entra pela costa norte da península, dirigindo-se predominantemente na direção oeste por cerca de 15 quilômetros de sua foz. Lyttelton Harbour fica em uma caldeira vulcânica erodida do extinto vulcão da Península de Banks, em atividade durante o final do Mioceno. O principal centro populacional da enseada é Lyttelton, que serve como principal porto para a cidade vizinha de Christchurch. Os golfinhos-de-hector, uma espécie endêmica da Nova Zelândia, e os lobos-marinhos-da-nova-zelândia vivem nessa enseada.
(resolução original: 5 344 × 3 356)

5 de março de 2022 editar

Fileira de árvores nos campos da aldeia de Börnste, Kirchspiel, Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. (definição 6 720 × 4 480)

Fileira de árvores nos campos da aldeia de Börnste, Kirchspiel, Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha.
(resolução original: 6 720 × 4 480)

6 de março de 2022 editar

Ponte de Caylus refletida no Canal do Midi em Villeneuve-lès-Béziers, França. O canal artificial de navegação francês do Midi conecta dois vales fluviais separados e liga Toulouse ao mar Mediterrâneo desde o século XVII. Inicialmente era chamado “Canal Real de Languedoc”, os revolucionários o renomearam como “Canal do Midi” em 1789. A partir do século XIX, o canal lateral do Garona, estendeu o canal do Midi para fornecer uma via navegável do Oceano Atlântico para o Mar Mediterrâneo: a combinação dos dois canais é chamada “Canal dos Dois Mares”. Muito utilizado para o transporte de mercadorias, o canal do Midi está agora convertido em turismo fluvial. Desde 1996, está inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. (definição 7 207 × 4 054)

Ponte de Caylus refletida no Canal do Midi em Villeneuve-lès-Béziers, França. O canal artificial de navegação francês do Midi conecta dois vales fluviais separados e liga Toulouse ao mar Mediterrâneo desde o século XVII. Inicialmente era chamado “Canal Real de Languedoc”, os revolucionários o renomearam como “Canal do Midi” em 1789. A partir do século XIX, o canal lateral do Garona, estendeu o canal do Midi para fornecer uma via navegável do Oceano Atlântico para o Mar Mediterrâneo: a combinação dos dois canais é chamada “Canal dos Dois Mares”. Muito utilizado para o transporte de mercadorias, o canal do Midi está agora convertido em turismo fluvial. Desde 1996, está inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
(resolução original: 7 207 × 4 054)

7 de março de 2022 editar

Detalhe da fachada da Palm’sche Haus na praça do mercado em Mosbach, distrito de Neckar-Odenwald, no norte de Baden-Württemberg, Alemanha. É a maior e mais magnífica casa em enxaimel da cidade. Segundo uma inscrição do edifício, a casa foi construída em 1610 pelo mestre construtor Abraham Lenger para o oficial de justiça Johann Schradmüller. O edifício recebeu a designação de Palm'sches Haus de um proprietário posterior, o comerciante Anton Palm, cujo nome está estampado na janela saliente de um dos cantos da construção. A casa provavelmente nunca foi rebocada devido ao seu enxaimel variado e extremamente decorativo, sendo amplamente remodelada em 1981/1982. (definição 6 054 × 4 000)

Detalhe da fachada da Palm’sche Haus na praça do mercado em Mosbach, distrito de Neckar-Odenwald, no norte de Baden-Württemberg, Alemanha. É a maior e mais magnífica casa em enxaimel da cidade. Segundo uma inscrição do edifício, a casa foi construída em 1610 pelo mestre construtor Abraham Lenger para o oficial de justiça Johann Schradmüller. O edifício recebeu a designação de Palm'sches Haus de um proprietário posterior, o comerciante Anton Palm, cujo nome está estampado na janela saliente de um dos cantos da construção. A casa provavelmente nunca foi rebocada devido ao seu enxaimel variado e extremamente decorativo, sendo amplamente remodelada em 1981/1982.
(resolução original: 6 054 × 4 000)

8 de março de 2022 editar

Postes de amarração no lago Issel (IJsselmeer) perto do Monumento Vlieter no Afsluitdijk, Holanda do Norte. O lago Issel é o maior dos Países Baixos. Ele se formou quando em 1932, o Zuiderzee foi fechado pelo Afsluitdijk, um dique de 32 quilômetros ligando a Frísia e a Holanda do Norte em ambos os lados do Zuiderzee. Inicialmente ainda era um lago com água salgada. Como agora apenas água doce era fornecida, o lago tornou-se salobra e após cerca de dois anos foi quase completamente adoçado com grandes consequências ecológicas. Desde o final de 1937, fala-se de um lago Issel completamente novo e um novo equilíbrio (biológico) foi alcançado em meados de 1939. O lago é alimentado principalmente pelo rio Issel que obtém sua água basicamente do rio Reno. (definição 5 184 × 3 232)

Postes de amarração no lago Issel (IJsselmeer) perto do Monumento Vlieter no Afsluitdijk, Holanda do Norte. O lago Issel é o maior dos Países Baixos. Ele se formou quando em 1932, o Zuiderzee foi fechado pelo Afsluitdijk, um dique de 32 quilômetros ligando a Frísia e a Holanda do Norte em ambos os lados do Zuiderzee. Inicialmente ainda era um lago com água salgada. Como agora apenas água doce era fornecida, o lago tornou-se salobra e após cerca de dois anos foi quase completamente adoçado com grandes consequências ecológicas. Desde o final de 1937, fala-se de um lago Issel completamente novo e um novo equilíbrio (biológico) foi alcançado em meados de 1939. O lago é alimentado principalmente pelo rio Issel que obtém sua água basicamente do rio Reno.
(resolução original: 5 184 × 3 232)

9 de março de 2022 editar

Anêmona-do-mar (Anemonia viridis), Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, Portugal. Encontrada no leste do Oceano Atlântico e no mar Mediterrâneo, esta espécie de anêmona tem os tentáculos geralmente de uma cor verde profunda com pontas roxas. O verde é frequentemente atribuído à presença de algas simbióticas nos tentáculos, mas, na verdade, é o resultado da presença da proteína verde-fluorescente que está presente em corais, anêmonas do mar e alguns outros cnidários. O tecido da anêmona contém uma alga simbiótica chamada zooxanthellae, necessária para sua sobrevivência a longo prazo. Quando o número de algas diminui, a anêmona pode ter uma cor cinza opaca. As algas precisam de luz para florescer, então estas anêmonas serão encontradas nas piscinas naturais mais ensolaradas. Em média ela tem 8 cm de largura. (definição 3 385 × 3 385)

Anêmona-do-mar (Anemonia viridis), Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, Portugal. Encontrada no leste do Oceano Atlântico e no mar Mediterrâneo, esta espécie de anêmona tem os tentáculos geralmente de uma cor verde profunda com pontas roxas. O verde é frequentemente atribuído à presença de algas simbióticas nos tentáculos, mas, na verdade, é o resultado da presença da proteína verde-fluorescente que está presente em corais, anêmonas do mar e alguns outros cnidários. O tecido da anêmona contém uma alga simbiótica chamada zooxanthellae, necessária para sua sobrevivência a longo prazo. Quando o número de algas diminui, a anêmona pode ter uma cor cinza opaca. As algas precisam de luz para florescer, então estas anêmonas serão encontradas nas piscinas naturais mais ensolaradas. Em média ela tem 8 cm de largura.
(resolução original: 3 385 × 3 385)

10 de março de 2022 editar

Fêmea de periquito-de-colar (Psittacula krameri), Mannheim-Vogelstang, Baden-Württemberg, Alemanha. É um pássaro da subfamília dos papagaios-verdadeiros. Vive no sul da Ásia e em várias partes da África. Em toda a sua extensão, é uma ave numerosa que vive principalmente perto de humanos, inclusive nas grandes cidades. Esta ave tende a ficar em grupos e bandos, chegando a centenas e até milhares de cabeças. É um dos periquitos mais comumente mantidos em cativeiro. Ele consegue lembrar e imitar a fala humana e outros sons, embora essa capacidade não seja tão desenvolvida quanto a de alguns outros papagaios. Em alguns países da Europa com clima ameno, nos Estados Unidos e vários outros países, formaram-se populações estáveis ​​de periquitos-de-colar secundariamente selvagens, que recentemente começaram a representar um problema para os ecossistemas locais. (definição 2 467 × 2 467)

Fêmea de periquito-de-colar (Psittacula krameri), Mannheim-Vogelstang, Baden-Württemberg, Alemanha. É um pássaro da subfamília dos papagaios-verdadeiros. Vive no sul da Ásia e em várias partes da África. Em toda a sua extensão, é uma ave numerosa que vive principalmente perto de humanos, inclusive nas grandes cidades. Esta ave tende a ficar em grupos e bandos, chegando a centenas e até milhares de cabeças. É um dos periquitos mais comumente mantidos em cativeiro. Ele consegue lembrar e imitar a fala humana e outros sons, embora essa capacidade não seja tão desenvolvida quanto a de alguns outros papagaios. Em alguns países da Europa com clima ameno, nos Estados Unidos e vários outros países, formaram-se populações estáveis ​​de periquitos-de-colar secundariamente selvagens, que recentemente começaram a representar um problema para os ecossistemas locais.
(resolução original: 2 467 × 2 467)

11 de março de 2022 editar

Horizonte de Vilnius visto ao entardecer da Torre de Gediminas olhando para noroeste. Capital da Lituânia, Vilnius é a cidade mais populosa do país e, com 401 km², a maior cidade dos Países Bálticos em área. Vilnius é a sede da Arquidiocese Católica de Vilnius e, com a Universidade de Vilnius fundada em 1579, é uma das cidades universitárias mais antigas da Europa. Em 2009, com a cidade de Linz, partilhou o título de Capital Europeia da Cultura. Desde que foi fundada, é considerada uma das cidades mais liberais da Europa. Ofereceu proteção aos judeus perseguidos da Europa Central e da Rússia. Como a “Jerusalém do Norte”, tornou-se o centro da cultura e do esclarecimento judaico. Durante a Segunda Guerra Mundial a cidade perdeu a maioria de seus habitantes (os poloneses foram expulsos e os judeus fugiram ou foram assassinados no Holocausto). A Cidade Velha é uma das maiores do Leste Europeu sendo declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1994. Devido às mais de 50 igrejas da cidade, Vilnius também é apelidada de "Roma do Oriente". (definição 12 000 × 6 258)

Horizonte de Vilnius visto ao entardecer da Torre de Gediminas olhando para noroeste. Capital da Lituânia, Vilnius é a cidade mais populosa do país e, com 401 km², a maior cidade dos Países Bálticos em área. Vilnius é a sede da Arquidiocese Católica de Vilnius e, com a Universidade de Vilnius fundada em 1579, é uma das cidades universitárias mais antigas da Europa. Em 2009, com a cidade de Linz, partilhou o título de Capital Europeia da Cultura. Desde que foi fundada, é considerada uma das cidades mais liberais da Europa. Ofereceu proteção aos judeus perseguidos da Europa Central e da Rússia. Como a “Jerusalém do Norte”, tornou-se o centro da cultura e do esclarecimento judaico. Durante a Segunda Guerra Mundial a cidade perdeu a maioria de seus habitantes (os poloneses foram expulsos e os judeus fugiram ou foram assassinados no Holocausto). A Cidade Velha é uma das maiores do Leste Europeu sendo declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1994. Devido às mais de 50 igrejas da cidade, Vilnius também é apelidada de "Roma do Oriente".
(resolução original: 12 000 × 6 258)

12 de março de 2022 editar

Garça-verde (Butorides virescens) caçando presas em Prospect Park, Brooklyn, Estados Unidos. É uma pequena garça da América do Norte e Central. Relativamente pequena, o comprimento do corpo adulto é de cerca de 40 cm, seu habitat são pequenos pântanos em áreas baixas. A espécie é mais conspícua durante o anoitecer e o amanhecer, e essas aves são noturnas em vez de diurnas, preferindo se retirar para áreas abrigadas durante o dia. Elas se alimentam ativamente durante o dia, no entanto, se estiverem com fome ou se alimentarem filhotes. Os indivíduos que vivem na costa adaptam-se ao ritmo das marés. Elas comem principalmente pequenos peixes, sapos e artrópodes aquáticos, mas podem pegar qualquer presa invertebrada ou vertebrada, incluindo animais como sanguessugas e camundongos. Normalmente ficam paradas na costa ou em águas rasas, ou empoleiram-se em galhos e aguardam as presas. Às vezes, jogam comida, insetos ou outros pequenos objetos na superfície da água para atrair peixes, tornando-as uma das poucas espécies conhecidas que usam ferramentas. (definição 3 298 × 3 298)

Garça-verde (Butorides virescens) caçando presas em Prospect Park, Brooklyn, Estados Unidos. É uma pequena garça da América do Norte e Central. Relativamente pequena, o comprimento do corpo adulto é de cerca de 40 cm, seu habitat são pequenos pântanos em áreas baixas. A espécie é mais conspícua durante o anoitecer e o amanhecer, e essas aves são noturnas em vez de diurnas, preferindo se retirar para áreas abrigadas durante o dia. Elas se alimentam ativamente durante o dia, no entanto, se estiverem com fome ou se alimentarem filhotes. Os indivíduos que vivem na costa adaptam-se ao ritmo das marés. Elas comem principalmente pequenos peixes, sapos e artrópodes aquáticos, mas podem pegar qualquer presa invertebrada ou vertebrada, incluindo animais como sanguessugas e camundongos. Normalmente ficam paradas na costa ou em águas rasas, ou empoleiram-se em galhos e aguardam as presas. Às vezes, jogam comida, insetos ou outros pequenos objetos na superfície da água para atrair peixes, tornando-as uma das poucas espécies conhecidas que usam ferramentas.
(resolução original: 3 298 × 3 298)

13 de março de 2022 editar

Ponte gótica de pedra (1515) sobre o rio Nysa Kłodzka em Bardo, Baixa Silésia, Polônia. Um rio no sudoeste da Polônia, nas voivodias da Baixa Silésia e Opole, um afluente da margem esquerda do rio Óder. Em seu curso superior, flui rapidamente, formando cachoeiras, e serpenteia fortemente na planície. Muitas vezes transborda, e é por isso que dois grandes reservatórios de retenção foram construídos próximo de Otmuchów (lago Otmuchowskie) e Nysa (lago Nyskie) no século XX, que também são usados ​​para fins energéticos e recreativos. Em parte de seu curso, é a fronteira tradicional entre a Alta e a Baixa Silésia. (definição 4 716 × 2 166)

Ponte gótica de pedra (1515) sobre o rio Nysa Kłodzka em Bardo, Baixa Silésia, Polônia. Um rio no sudoeste da Polônia, nas voivodias da Baixa Silésia e Opole, um afluente da margem esquerda do rio Óder. Em seu curso superior, flui rapidamente, formando cachoeiras, e serpenteia fortemente na planície. Muitas vezes transborda, e é por isso que dois grandes reservatórios de retenção foram construídos próximo de Otmuchów (lago Otmuchowskie) e Nysa (lago Nyskie) no século XX, que também são usados ​​para fins energéticos e recreativos. Em parte de seu curso, é a fronteira tradicional entre a Alta e a Baixa Silésia.
(resolução original: 4 716 × 2 166)

14 de março de 2022 editar

Narciso 'Ice Follies', um cultivar com flores de cor branco cremoso, uma corola larga e borda ondulada. Costuma ter flores únicas. É uma das variedades mais cultivadas nos Países Baixos e vendida regularmente tanto como flor de corte quanto como bulbo de narciso. Os cultivares recomendados pela Sociedade Real de Horticultura também incluem 'Passionale' e 'Kilworth'. Ambos têm uma corola principal branca, contra a qual se destaca a corola secundária com uma cor amarelo-rosa a vermelho-alaranjado brilhante. A variedade 'Daydream' tem uma corola principal amarela com uma corola secundária inicialmente amarelo-limão e depois desbotada. (definição 2 976 × 2 976)

Narciso 'Ice Follies', um cultivar com flores de cor branco cremoso, uma corola larga e borda ondulada. Costuma ter flores únicas. É uma das variedades mais cultivadas nos Países Baixos e vendida regularmente tanto como flor de corte quanto como bulbo de narciso. Os cultivares recomendados pela Sociedade Real de Horticultura também incluem 'Passionale' e 'Kilworth'. Ambos têm uma corola principal branca, contra a qual se destaca a corola secundária com uma cor amarelo-rosa a vermelho-alaranjado brilhante. A variedade 'Daydream' tem uma corola principal amarela com uma corola secundária inicialmente amarelo-limão e depois desbotada.
(resolução original: 2 976 × 2 976)

15 de março de 2022 editar

Filhotes de elefante-da-savana ou elefante-africano (Loxodonta africana), Parque Nacional Kruger, África do Sul. O elefante africano é o maior animal terrestre existente na Terra e facilmente identificável por sua tromba, presas, orelhas grandes e patas colunares. Os recém-nascidos pesam entre 75 e 120 kg com uma altura de ombro de 79 a 92 cm. Os filhotes são geralmente amamentados por cerca de dois anos. O desmame é frequentemente associado ao nascimento da próxima cria. Filhotes desmamados passam grande parte de sua atividade diária comendo, caminhando e descansando. Brincar com outros filhotes também é muito importante. Consiste em perseguir, montar um no outro, rolar e lutar com o tronco ou a cabeça. Os filhotes machos procuram cada vez mais companheiros do mesmo sexo de rebanhos não relacionados, enquanto as fêmeas tendem a permanecer no grupo familiar. Dessa forma, a brincadeira das fêmeas está mais relacionada ao grupo familiar e serve à coesão social, mas a dos machos é direcionada para fora da família. (definição 6 177 × 4 082)

Filhotes de elefante-da-savana ou elefante-africano (Loxodonta africana), Parque Nacional Kruger, África do Sul. O elefante africano é o maior animal terrestre existente na Terra e facilmente identificável por sua tromba, presas, orelhas grandes e patas colunares. Os recém-nascidos pesam entre 75 e 120 kg com uma altura de ombro de 79 a 92 cm. Os filhotes são geralmente amamentados por cerca de dois anos. O desmame é frequentemente associado ao nascimento da próxima cria. Filhotes desmamados passam grande parte de sua atividade diária comendo, caminhando e descansando. Brincar com outros filhotes também é muito importante. Consiste em perseguir, montar um no outro, rolar e lutar com o tronco ou a cabeça. Os filhotes machos procuram cada vez mais companheiros do mesmo sexo de rebanhos não relacionados, enquanto as fêmeas tendem a permanecer no grupo familiar. Dessa forma, a brincadeira das fêmeas está mais relacionada ao grupo familiar e serve à coesão social, mas a dos machos é direcionada para fora da família.
(resolução original: 6 177 × 4 082)

16 de março de 2022 editar

Formação cárstica das Calanques de Piana em Piana, Córsega, França. As calanques têm a forma de uma pequena serra em forma de “V” apontando para a direita em Roches Bleues, que começa a norte sobre a enseada do riacho Dardo localizada na margem sul do golfo do Porto e termina ao sul na ponte Cavallaghju. O ponto mais alto da serra fica a 698 m. No centro há uma rocha denominada Capu Ghineparu (515 m). As calanques são atravessadas ​​pelo riacho Dardo, que nasce sob o Capu di u Vitullu (1 311 m). Em 25 de novembro de 2021, uma rocha de 150 toneladas rolou do penhasco e bloqueou uma estrada. O deslizamento de terra não causou vítimas, mas o risco de outra queda de rocha não foi descartado. Com o golfo do Porto, o golfo da Girolata e a Reserva Natural de Scandola mais a norte, as calanques de Piana estão na Lista do Patrimônio Mundial desde 1983. (definição 4 032 × 2 636)

Formação cárstica das Calanques de Piana em Piana, Córsega, França. As calanques têm a forma de uma pequena serra em forma de “V” apontando para a direita em Roches Bleues, que começa a norte sobre a enseada do riacho Dardo localizada na margem sul do golfo do Porto e termina ao sul na ponte Cavallaghju. O ponto mais alto da serra fica a 698 m. No centro há uma rocha denominada Capu Ghineparu (515 m). As calanques são atravessadas ​​pelo riacho Dardo, que nasce sob o Capu di u Vitullu (1 311 m). Em 25 de novembro de 2021, uma rocha de 150 toneladas rolou do penhasco e bloqueou uma estrada. O deslizamento de terra não causou vítimas, mas o risco de outra queda de rocha não foi descartado. Com o golfo do Porto, o golfo da Girolata e a Reserva Natural de Scandola mais a norte, as calanques de Piana estão na Lista do Patrimônio Mundial desde 1983.
(resolução original: 4 032 × 2 636)

17 de março de 2022 editar

Margherita Lambertini, cirurgiã de primeiros socorros do Hospital San Salvatore em Pésaro, Itália, no final de seu turno durante a pandemia de COVID-19. 19 de março de 2020. (definição 2 652 × 2 652)

Margherita Lambertini, cirurgiã de primeiros socorros do Hospital San Salvatore em Pésaro, Itália, no final de seu turno durante a pandemia de COVID-19. 19 de março de 2020.
(resolução original: 2 652 × 2 652)

18 de março de 2022 editar

Estrada rural e córrego com árvores perto de Merfeld em Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. (definição 6 699 × 4 466)

Estrada rural e córrego com árvores perto de Merfeld em Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha.
(resolução original: 6 699 × 4 466)

19 de março de 2022 editar

Interior da Nova Mesquita Memon em Carachi, Paquistão, uma das maiores e mais antigas mesquitas da cidade. A Pedra fundamental foi lançada em 24 de agosto de 1949 pelo governador-geral Khawaja Nazimuddin. Foi construída quando o Paquistão não existia. Dizem as pessoas que sua construção foi sobre um cemitério. A capacidade da mesquita está aumentando, segundo a pesquisa de alguns anos atrás, sua capacidade era para 10 mil pessoas. (definição 7 772 × 3 886)

Interior da Nova Mesquita Memon em Carachi, Paquistão, uma das maiores e mais antigas mesquitas da cidade. A Pedra fundamental foi lançada em 24 de agosto de 1949 pelo governador-geral Khawaja Nazimuddin. Foi construída quando o Paquistão não existia. Dizem as pessoas que sua construção foi sobre um cemitério. A capacidade da mesquita está aumentando, segundo a pesquisa de alguns anos atrás, sua capacidade era para 10 mil pessoas.
(resolução original: 7 772 × 3 886)

20 de março de 2022 editar

Abelharuco-de-cauda-azul (Merops philippinus) no Parque Nacional Bundala, Sri Lanka. Esta espécie, assim como outros abelharucos, é uma ave esguia e ricamente colorida. É amplamente distribuída pelo sul e sudeste asiático, onde muitas populações são fortemente migratórias e vistas sazonalmente em muitas partes. Reproduzem colonialmente em pequenas áreas em toda a sua extensão, principalmente em vales de rios, onde nidificam em túneis cavados em bancos de areia argilosa. Não são observadas diferenças na plumagem entre os sexos. Eles são vistos principalmente em habitats abertos perto da água e se alimentam predominantemente de insetos voadores, especialmente abelhas e vespas, apanhados no ar. Esta espécie provavelmente pega abelhas e libélulas em números aproximadamente iguais. Os insetos capturados são espancados no poleiro para quebrar o exoesqueleto. Este hábito é visto em muitos outros membros da ordem Coraciiformes. (definição 4 311 × 2 874)

Abelharuco-de-cauda-azul (Merops philippinus) no Parque Nacional Bundala, Sri Lanka. Esta espécie, assim como outros abelharucos, é uma ave esguia e ricamente colorida. É amplamente distribuída pelo sul e sudeste asiático, onde muitas populações são fortemente migratórias e vistas sazonalmente em muitas partes. Reproduzem colonialmente em pequenas áreas em toda a sua extensão, principalmente em vales de rios, onde nidificam em túneis cavados em bancos de areia argilosa. Não são observadas diferenças na plumagem entre os sexos. Eles são vistos principalmente em habitats abertos perto da água e se alimentam predominantemente de insetos voadores, especialmente abelhas e vespas, apanhados no ar. Esta espécie provavelmente pega abelhas e libélulas em números aproximadamente iguais. Os insetos capturados são espancados no poleiro para quebrar o exoesqueleto. Este hábito é visto em muitos outros membros da ordem Coraciiformes.
(resolução original: 4 311 × 2 874)

21 de março de 2022 editar

Agrião-dos-prados (Cardamine pratensis) no Waldpark, Neckarau, Mannheim, Baden-Württemberg, Alemanha. Sua distribuição natural abrange grandes áreas do hemisfério norte. É uma das espécies de plantas mais comuns na Europa Central. Com suas flores delicadas brancas a violetas do final de abril a meados de maio, muitas vezes domina a paisagem dos prados úmidos, ricos em nutrientes. As flores do agrião-dos-prados são muito ricas em néctar sendo polinizadas por numerosos insetos. As folhas jovens, colhidas antes da floração, assim como as plantas jovens, são comestíveis e, devido ao glicosídeo de óleo de mostarda que contêm, têm sabor de agrião e levemente picante. Elas são usadas ​​em saladas, em sopas de ervas, como tempero para o queijo “quark”, o queijo fresco e em molhos. (definição 2 562 × 2 562)

Agrião-dos-prados (Cardamine pratensis) no Waldpark, Neckarau, Mannheim, Baden-Württemberg, Alemanha. Sua distribuição natural abrange grandes áreas do hemisfério norte. É uma das espécies de plantas mais comuns na Europa Central. Com suas flores delicadas brancas a violetas do final de abril a meados de maio, muitas vezes domina a paisagem dos prados úmidos, ricos em nutrientes. As flores do agrião-dos-prados são muito ricas em néctar sendo polinizadas por numerosos insetos. As folhas jovens, colhidas antes da floração, assim como as plantas jovens, são comestíveis e, devido ao glicosídeo de óleo de mostarda que contêm, têm sabor de agrião e levemente picante. Elas são usadas ​​em saladas, em sopas de ervas, como tempero para o queijo “quark”, o queijo fresco e em molhos.
(resolução original: 2 562 × 2 562)

22 de março de 2022 editar

Centro histórico de Kłodzko, Baixa Silésia, Polônia. Também chamado Cidade Velha, é a parte mais antiga e histórica de Kłodzko. Localizada no centro da cidade, foi fundada no século X a partir de um assentamento em desenvolvimento e um mercado. Como é a parte mais antiga, muitos edifícios interessantes, classificados como monumentos representando vários estilos de arte, principalmente renascentista e barroco, foram preservados em sua área. Além de ser o centro administrativo da cidade, também desempenha um papel comercial e de serviços significativos. Há muitas lojas e estabelecimentos comerciais e de serviços de diversos setores, além de restaurantes e bares relacionados ao turismo e lazer. (definição 3 770 × 2 130)

Centro histórico de Kłodzko, Baixa Silésia, Polônia. Também chamado Cidade Velha, é a parte mais antiga e histórica de Kłodzko. Localizada no centro da cidade, foi fundada no século X a partir de um assentamento em desenvolvimento e um mercado. Como é a parte mais antiga, muitos edifícios interessantes, classificados como monumentos representando vários estilos de arte, principalmente renascentista e barroco, foram preservados em sua área. Além de ser o centro administrativo da cidade, também desempenha um papel comercial e de serviços significativos. Há muitas lojas e estabelecimentos comerciais e de serviços de diversos setores, além de restaurantes e bares relacionados ao turismo e lazer.
(resolução original: 3 770 × 2 130)

23 de março de 2022 editar

Detalhe das janelas de um vagão abandonado na estação ferroviária de Janakpur, Nepal. A Janakpur Railway é uma ferrovia de bitola estreita que liga Jainagar, na Índia, a Janakpur, no Nepal. A linha Janakpur Railway foi construída por volta de 1937 e operou até cerca de 1995 usando onze locomotivas a vapor. Após esta data, duas locomotivas a diesel assumiram o comando. A seção operada entre Jainagar e Janakpur tem 29 km de extensão e estendida por uma seção de 21 km de Janakpur a Bijalpura, totalizando 50 km sendo 47 no Nepal. Ela pertence à Nepal Railway Company Ltd., uma empresa estatal que opera a rede ferroviária do país. (definição 5 184 × 3 456)

Detalhe das janelas de um vagão abandonado na estação ferroviária de Janakpur, Nepal. A Janakpur Railway é uma ferrovia de bitola estreita que liga Jainagar, na Índia, a Janakpur, no Nepal. A linha Janakpur Railway foi construída por volta de 1937 e operou até cerca de 1995 usando onze locomotivas a vapor. Após esta data, duas locomotivas a diesel assumiram o comando. A seção operada entre Jainagar e Janakpur tem 29 km de extensão e estendida por uma seção de 21 km de Janakpur a Bijalpura, totalizando 50 km sendo 47 no Nepal. Ela pertence à Nepal Railway Company Ltd., uma empresa estatal que opera a rede ferroviária do país.
(resolução original: 5 184 × 3 456)

24 de março de 2022 editar

O Templo de Quanhua é um templo taoista dedicado ao Imperador de Jade, localizado no norte de Taiwan, na montanha sagrada de Shitoushan (ou “Montanha do Leão”), no Parque das Três Montanhas. Construído em 1897, é o santuário mais antigo de Shitoushan. O templo está embutido na própria montanha: seu salão principal foi construído em torno de uma gruta natural de arenito. Inspirado na arquitetura clássica chinesa, seu telhado de telhas vermelhas brilhantes é decorado com várias figuras como dragões, fênix, qilin ou batalhas mitológicas (tsien-nien). (definição 5 610 × 3 156)

O Templo de Quanhua é um templo taoista dedicado ao Imperador de Jade, localizado no norte de Taiwan, na montanha sagrada de Shitoushan (ou “Montanha do Leão”), no Parque das Três Montanhas. Construído em 1897, é o santuário mais antigo de Shitoushan. O templo está embutido na própria montanha: seu salão principal foi construído em torno de uma gruta natural de arenito. Inspirado na arquitetura clássica chinesa, seu telhado de telhas vermelhas brilhantes é decorado com várias figuras como dragões, fênix, qilin ou batalhas mitológicas (tsien-nien).
(resolução original: 5 610 × 3 156)

25 de março de 2022 editar

Mãe cachalote (Physeter macrocephalus) e sua cria na costa de Maurício. O filhote tem rêmoras (Remora australis) presas ao seu corpo. O cachalote é uma espécie de baleia dentada e o único representante atual de seu gênero. Tem uma distribuição cosmopolita, frequentando todos os oceanos e a grande maioria dos mares do mundo. No entanto, apenas os machos se aventuram nas águas do Ártico e do Antártico, com as fêmeas permanecendo com seus filhotes em águas mais quentes. Este mamífero se alimenta principalmente de lulas, bem como de peixes, em proporções variadas, dependendo da localização geográfica. É conhecida por seus recordes de mergulho em apneia, chegando a 900 metros de profundidade, desempenho que nenhum mamífero, além da baleia-bicuda-de-cuvier, pode alcançar. As fêmeas vivem com seus filhotes, separadas dos machos, e se ajudam a proteger e amamentar os juvenis. Elas dão à luz a cada três a seis anos e cuidam de seus filhotes por mais de dez anos. (definição 5 115 × 2 877)

Mãe cachalote (Physeter macrocephalus) e sua cria na costa de Maurício. O filhote tem rêmoras (Remora australis) presas ao seu corpo. O cachalote é uma espécie de baleia dentada e o único representante atual de seu gênero. Tem uma distribuição cosmopolita, frequentando todos os oceanos e a grande maioria dos mares do mundo. No entanto, apenas os machos se aventuram nas águas do Ártico e do Antártico, com as fêmeas permanecendo com seus filhotes em águas mais quentes. Este mamífero se alimenta principalmente de lulas, bem como de peixes, em proporções variadas, dependendo da localização geográfica. É conhecida por seus recordes de mergulho em apneia, chegando a 900 metros de profundidade, desempenho que nenhum mamífero, além da baleia-bicuda-de-cuvier, pode alcançar. As fêmeas vivem com seus filhotes, separadas dos machos, e se ajudam a proteger e amamentar os juvenis. Elas dão à luz a cada três a seis anos e cuidam de seus filhotes por mais de dez anos.
(resolução original: 5 115 × 2 877)

26 de março de 2022 editar

Quatro senhoras vestindo yukata, em frente ao Portão Norte (Kita So-Mon) do templo budista Kiyomizu-dera. O templo está localizado na cidade de Quioto, Japão. Foi construído por volta de 778 no monte Otoba, que consagra principalmente o Kuan Yin de Mil Braços. Originalmente pertencia à Seita Faxiang, da Escola de Yoga Somente Consciência, mas agora se tornou independente. O Templo Kiyomizu, o Templo Kinkaku-ji (Templo do Pavilhão Dourado) e o Templo Arashiyama Tenryu são os pontos turísticos mais famosos de Quioto. Há muitos peregrinos ou turistas que vêm para adorar e visitar durante todo o ano. Em 1994, o Templo Kiyomizu-dera foi listado como Patrimônio da Humanidade como parte das propriedades culturais da antiga capital de Quioto. (definição 5 839 × 3 893)

Quatro senhoras vestindo yukata, em frente ao Portão Norte (Kita So-Mon) do templo budista Kiyomizu-dera. O templo está localizado na cidade de Quioto, Japão. Foi construído por volta de 778 no monte Otoba, que consagra principalmente o Kuan Yin de Mil Braços. Originalmente pertencia à Seita Faxiang, da Escola de Yoga Somente Consciência, mas agora se tornou independente. O Templo Kiyomizu, o Templo Kinkaku-ji (Templo do Pavilhão Dourado) e o Templo Arashiyama Tenryu são os pontos turísticos mais famosos de Quioto. Há muitos peregrinos ou turistas que vêm para adorar e visitar durante todo o ano. Em 1994, o Templo Kiyomizu-dera foi listado como Patrimônio da Humanidade como parte das propriedades culturais da antiga capital de Quioto.
(resolução original: 5 839 × 3 893)

27 de março de 2022 editar

Otkliknoy Greben é a segunda maior montanha (1 155 metros), depois da Kruglitsa (1 178 metros), na Grande Taganay, uma das cadeias montanhosas do Taganay nos Urais do Sul. Está localizada no Parque Nacional Taganay, 16 quilômetros ao nordeste da cidade industrial de Zlatoust, no oeste da região de Tcheliabinsk, Rússia. O topo da montanha oferece uma ampla vista sobre a cidade de Zlatoust. (definição 6 000 × 4 000)

Otkliknoy Greben é a segunda maior montanha (1 155 metros), depois da Kruglitsa (1 178 metros), na Grande Taganay, uma das cadeias montanhosas do Taganay nos Urais do Sul. Está localizada no Parque Nacional Taganay, 16 quilômetros ao nordeste da cidade industrial de Zlatoust, no oeste da região de Tcheliabinsk, Rússia. O topo da montanha oferece uma ampla vista sobre a cidade de Zlatoust.
(resolução original: 6 000 × 4 000)

28 de março de 2022 editar

Mapa-múndi elaborado por Samuel Dunn datado de 1794, que inclui os hemisférios oriental e ocidental, assim como um mapa do Sistema Solar e um mapa lunar, entre outros. Samuel Dunn (1723–1794) foi um matemático, professor, cartógrafo e astrônomo amador britânico. (definição 6 000 × 5 054)

Mapa-múndi elaborado por Samuel Dunn datado de 1794, que inclui os hemisférios oriental e ocidental, assim como um mapa do Sistema Solar e um mapa lunar, entre outros. Samuel Dunn (1723–1794) foi um matemático, professor, cartógrafo e astrônomo amador britânico.
(resolução original: 6 000 × 5 054)

29 de março de 2022 editar

Debulhador (Toxostoma rufum) forrageando na neve em um jardim Shakespeare em Manhattan, Nova Iorque, Estados Unidos. Os debulhadores pertencem à família dos mímidos (Mimidae) sendo conhecidos por terem mais de mil vocalizações diferentes. É uma ave abundante em todo o leste e centro dos Estados Unidos, sul e centro do Canadá. O debulhador é onívoro, com sua dieta variando de insetos a frutas e nozes. As áreas usuais de nidificação são arbustos, pequenas árvores ou, às vezes, ao nível do solo. São geralmente aves discretas, mas territoriais, especialmente quando defendem seus ninhos, e atacam espécies tão grandes quanto os humanos. (definição 4 263 × 2 845)

Debulhador (Toxostoma rufum) forrageando na neve em um jardim Shakespeare em Manhattan, Nova Iorque, Estados Unidos. Os debulhadores pertencem à família dos mímidos (Mimidae) sendo conhecidos por terem mais de mil vocalizações diferentes. É uma ave abundante em todo o leste e centro dos Estados Unidos, sul e centro do Canadá. O debulhador é onívoro, com sua dieta variando de insetos a frutas e nozes. As áreas usuais de nidificação são arbustos, pequenas árvores ou, às vezes, ao nível do solo. São geralmente aves discretas, mas territoriais, especialmente quando defendem seus ninhos, e atacam espécies tão grandes quanto os humanos.
(resolução original: 4 263 × 2 845)

30 de março de 2022 editar

Amoras-silvestres (Rubus fruticosus), fruto comestível de um arbusto espinhoso da família Rosaceae, muito comum em regiões temperadas. Esta amoreira às vezes é confundida com a framboesa e o fruto do Morus, também chamado “amora”, semelhante em aparência e sabor. Esta espécie é nativa da Eurásia. Muito comum, com distribuição cosmopolita até 1 600 m de altitude, naturalizou-se em quase todos os lugares. Alguns animais são amantes de amoras ou folhas de amoras. É uma planta fonte de néctar e hospedeira para as lagartas de várias borboletas. Além dos insetos, a amora é um dos alimentos apreciados no inverno pelas corças e pelo arganaz, um pequeno roedor vermelho, que vive muitas vezes nas amoreiras onde às vezes constrói o seu ninho. Muitas aves se alimentam dos frutos, realizando assim a dispersão de sementes. Além disso, as amoreiras são o lar de alguns grandes mamíferos, como javalis e raposas. (definição 6 000 × 4 000)

Amoras-silvestres (Rubus fruticosus), fruto comestível de um arbusto espinhoso da família Rosaceae, muito comum em regiões temperadas. Esta amoreira às vezes é confundida com a framboesa e o fruto do Morus, também chamado “amora”, semelhante em aparência e sabor. Esta espécie é nativa da Eurásia. Muito comum, com distribuição cosmopolita até 1 600 m de altitude, naturalizou-se em quase todos os lugares. Alguns animais são amantes de amoras ou folhas de amoras. É uma planta fonte de néctar e hospedeira para as lagartas de várias borboletas. Além dos insetos, a amora é um dos alimentos apreciados no inverno pelas corças e pelo arganaz, um pequeno roedor vermelho, que vive muitas vezes nas amoreiras onde às vezes constrói o seu ninho. Muitas aves se alimentam dos frutos, realizando assim a dispersão de sementes. Além disso, as amoreiras são o lar de alguns grandes mamíferos, como javalis e raposas.
(resolução original: 6 000 × 4 000)

31 de março de 2022 editar

Cinco pães comerciais diferentes de Viena. Acima: pão normal, pão integral orgânico da padaria Gradwohl; abaixo: pão de sementes de abóbora, da padaria Mann: pão de máquina, pãezinhos duplos. (definição 4 130 × 2 607)

Cinco pães comerciais diferentes de Viena. Acima: pão normal, pão integral orgânico da padaria Gradwohl; abaixo: pão de sementes de abóbora, da padaria Mann: pão de máquina, pãezinhos duplos.
(resolução original: 4 130 × 2 607)