Acesita Esporte Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Acesita
Nome Acesita Esporte Clube
Fundação 1945 (79 anos)
Estádio José de Oliveira Freitas
Presidente Roberto Mafra Couri[1]
Website acesitaesporteclube.com.br
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Acesita Esporte Clube é um clube esportivo brasileiro do município de Timóteo, em Minas Gerais, que, atualmente, se encontra no amadorismo. Suas cores principais são o grená e o branco.

Nome[editar | editar código-fonte]

Entrada do Estádio José de Oliveira Freitas, no bairro João XXIII, "casa" do Acesita Esporte Clube.

Acesita significou, originalmente, Aços Especiais de Itabira, e era o nome da única usina na América Latina que produz aço inoxidável, dentre outras formas de aço, que conferiu a Timóteo o apelido de Capital Brasileira do Inox. Atualmente, a empresa se chama Aperam South America

A região Norte da cidade, que ficou sob a área de influência da usina, ficou então largamente conhecida por "Acesita". A partir de então, embora criticado por boa parte dos moradores e de não haver respaldo oficial, é um costume dos timotenses dividir a cidade em Acesita (Norte) e Timóteo (Sul). Região Norte da cidade de Timóteo é, portanto, uma outra definição para Acesita.

O clube se desenvolveu justamente na região Norte e adotou o seu nome. Por ser economicamente mais forte e mais populosa, embora a prefeitura e o Centro político se encontrem no sul, a região de "Acesita" acabou sendo influência também para a denominação da Liga Acesitana de Desportos, entidade máxima do futebol amador municipal, criada antes mesmo da emancipação.

Futebol profissional[editar | editar código-fonte]

O Clube disputou o Torneio de Acesso da Federação Mineira de Futebol na década de 1960 e conseguiu ser promovido para o Campeonato Mineiro de 1970[2]. Foi a única vez em que um clube de Timóteo disputou a Primeira Divisão do Futebol Mineiro.

Futebol amador[editar | editar código-fonte]

Histórica e atualmente, o AEC é o principal times amadores do Vale do Aço. É membro da Liga Acesitana de Desportos tendo ganho vários torneios municipais e intermunicipais.

Sede campestre[editar | editar código-fonte]

Atualmente, o AEC é mais conhecido por sua Sede Campestre, que é um dos melhores clubes do Vale do Aço. Possui piscinas, campos e quadras,[3] nas quais organiza diversos torneios esportivos, além de ser área constantemente utilizada para shows e festas.

Futebol de Categorias de Base[editar | editar código-fonte]

O clube diputa competições oficiais de Categorias de Base da FMF. Em 2009, jogará nas categorias Infantil e Juvenil.

Neste mesmo ano, embora o AEC não tenha participado da Taça BH de Futebol Junior, o "Jucão", estádio do clube, foi palco de vários jogos do torneio, recebendo, entre outros, as equipes juniores dos tradicionais Internacional, Botafogo e Fluminense. A Seleção Júnior de Timóteo, que representou o município na Taça BH, também jogou no estádio.

A escolinha de futebol funciona continuamente, atendendo a demanda por prática esportiva de qualidade para crianças e adolescentes em Timóteo.

Em 2012 pelo campeonato Mineiro Infantil foi campeão do Interior ficando em 3º Lugar geral , não classificando para a grande final mas derrotando no jogo da volta o o Atlético Mineiro por 2 x 1 , que consagrou campeão naquele ano , tendo o melhor resultando até então . Elenco . Stefano, Bisteca , Daniel Rodrigues , Sander Lucas , Wdson , Arthur Maradona , Vitão , Thomas , David ,Rhuan , Vinicinho , Técnico Marcinho Massagista Moisés cobrinha ..

Títulos[editar | editar código-fonte]

Municipais[editar | editar código-fonte]

  • Campeonato Municipal da LAD - 14 vezes (recordista):[4] 1966, 1969, 1972, 1973, 1974, 1976, 1977, 1978, 1979, 1984, 1990, 2000, 2003.
  • Campeão Mineiro Infantil do Interior 2012

Histórico do clube profissional em competições oficiais[editar | editar código-fonte]

Minas Gerais Campeonato Mineiro - Módulo I ou divisão principal¹
Ano 1970
Pos. 25º

1- Durante o decorrer do tempo, as divisões do campeonato mineiro tiveram várias denominações diferentes, então a classificação está distribuída de acordo com os níveis, do 1º ao 3º

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 7 de agosto de 2015. Arquivado do original em 4 de março de 2016 
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 30 de junho de 2009. Arquivado do original em 19 de fevereiro de 2009 
  3. «Cópia arquivada». Consultado em 30 de junho de 2009. Arquivado do original em 19 de fevereiro de 2009 
  4. «Liga Acesitana De Desportos». Consultado em 29 de Dezembro de 2010. Arquivado do original em 5 de setembro de 2008