América Futebol Clube (Teófilo Otoni)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade(desde agosto de 2012). Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
América de Teófilo Otoni
America FC (TO-MG).svg
Nome América Futebol Clube
Alcunhas Mecão
Mecão Maravilha
Maior do Interior
América de Tchó Tchó
Torcedor/Adepto Americanos Otonence
Mascote Dragão do Corcovado
Fundação 12 de maio de 1936 (81 anos)
Estádio Arena do Dragão
Capacidade 5.000
Localização Brasao teofilo otoni.jpg Teófilo Otoni, Minas Gerais MG,  Brasil
Presidente Brasil João Angelo Araujo Bouzon
Treinador Brasil Gilmar Estevam
Patrocinador Brasil Prefeitura de Teófilo Otoni
Brasil Certo Atacadista
Brasil EPA Supermercados
Brasil Gran Disco
Material (d)esportivo Brasil Fase
Competição Minas Gerais Campeonato Mineiro Módulo II
Minas Gerais B 2018 A Disputar
Minas GeraisA 2017 11°ColocadoBaixa(Rebaixado)
Minas Gerais B 2016 Vice-Campeão Aumento (promovido)
Website america-to.com.br
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

América Futebol Clube é uma agremiação esportiva de Teófilo Otoni, no estado de Minas Gerais, fundada a 12 de maio de 1936. Tem como seu maior rival o Democrata de Governador Valadares-MG

História[editar | editar código-fonte]

O América Futebol Clube de Teófilo Otoni – MG foi fundado em 12 de maio de 1936 por um grupo de amigos desportistas que, com o propósito de organizarem a "pelada" do final de semana, quiseram fundar um grande clube na cidade.

Na ocasião houve uma pequena discussão para se definir o nome do novo clube. Houve várias sugestões, desde alguns nomes considerados "descolados" à época, a outros que não agradaram muito ao grupo. Acabaram se decidindo por usar o nome de um dos clubes do Rio de Janeiro, que eram a grande sensação do futebol brasileiro na década de trinta. Foram anotados os nomes dos principais clubes cariocas e enrolados em forma de brogodós. Uma criança de onze anos, filho de um dos presentes, foi convidada a tirar a sorte. O brogodó sorteado tinha o nome do clube América.

Assim nascia o América Futebol Clube de Teófilo Otoni, e, de lá para cá, com um histórico de lutas e conquistas, há mais de 75 anos vem se consolidando como "O Dragão do Corcovado", o campeão do interior do Módulo I do Campeonato Mineiro de 2011.

O América de Teófilo Otoni disputa atualmente o Módulo I 2017.

No ano de 2008, o clube assinou um acordo com a Ramos Transporte, que assumiu a administração do futebol, fato que culminou na promoção do clube no campeonato mineiro no final do mesmo ano.

Seu atual presidente é João Ângelo Araújo Bouzon o "Jonga" tendo como gerente de futebol Rogers Ruppin ex jogador do Flamengo, Jucélio com o cargo de superintendente geral do clube e Victor Morici como supervisor de futebol. Manda suas partidas no Nassri Mattar, com capacidade total para 5.000 torcedores.

No dia 10 de novembro de 2009, após desistência por parte do Rio Branco de Andradas, a Federação Mineira de Futebol promoveu o América ao Módulo I do Campeonato Mineiro de 2010 . Foi a primeira participação da equipe do Vale do Mucuri na elite do futebol do estado.

Neste ano, o América só disputou o campeonato Mineiro do Módulo I terminando a competição na 10°colocação e se mantendo para a disputa da 1°divisão do campeonato estadual do ano seguinte.

Em 2011, em seu segundo ano na elite do futebol mineiro, o América surpreendeu a todos e conseguiu a classificação para a semifinal do campeonato mineiro. O time de Teófilo Otoni também garantiu participação na série D por ter feito a melhor campanha do estadual entre os times do interior, destaque da equipe Jônatas Obina, logo depois da competição se dirige ao Atlético Mineiro. Além dele, mais um destaque do time o meia Wellington Bruno se transfere para o Ipatinga, que na época acabou sendo rebaixado para a série C do campeonato brasileiro, porém mesmo com a má campanha da equipe do vale do aço o camisa 10 partiu para o Flamengo por indicação do treinador Dorival, que observou o atleta quando o mesmo estava no futebol mineiro atuando pelo América-TO. Na época (2011), o treinador estava no comando do Atlético Mineiro e foi para as semifinais que obteve os seguintes times: América Mineiro, Cruzeiro(Campeão), América de Teófilo Otoni. Com esta campanha o time teve o direito de disputar o campeonato brasileiro da série D, todavia com a falta de recursos econômicos o clube abdicou do direto de disputar a competição. No dia 23 de setembro de 2012 , morre um dos maiores ídolos da história do América , trata - se do Caruê ,que Nascido na Bahia, no município de Alcobaça, Caruê veio a Teófilo Otoni através de um convite do Nassri Mattar, por volta de 1958 para jogar no América Futebol Clube (Teófilo Otoni). Em sua homenagem, as cabines de rádio e televisão do estádio Nassri Mattar recebem o nome dele "Cabines Caruê".

Jogos Históricos:[editar | editar código-fonte]

América 5 X 2 Fabril de Lavras 23 de novembro de 2008 (Jogo marcado pela presença da até então Fúria Jovem Americana. Em seu primeiro jogo no estádio Nassri Mattar, a torcida organizada americana, recém criada (12 de novembro de 2008), marcou um episódio lamentável por parte de um integrante da torcida, que soltou uma bomba dentro do campo. Marcelo Ramos presidente da época ficou indignado com a atitude da precoce torcida organizada do América e pediu o fim da mesma. Porém, a partir da indignação e com um pensamento menos conservador, o cartola decidiu manter a torcida organizada e ainda por cima ajudá - la a crescer mais, todavia um pedido foi feito ao mentor da torcida, que mudasse o nome de "Fúria Jovem Americana" para "Torcida Jovem Americana", segundo o presidente esse nome seria menos rústico e sem apologia a brigas e confusões dentro e fora do estádio. Partindo daí, até hoje a organizada é uma marca registrada do Mecão nos seus jogos como mandante).

América 1 X 0 Guaxupé (Ano de 2008, Estádio Nassri Mattar, América Vice-Campeão da 2°divisão do Campeonato Mineiro).

América 2 x 2 Atletico MG (Ano de 2010, Estádio Nassri Mattar, Jogo válido pelo Campeonato Mineiro da 1ª divisao , teve que ser paralisado devido a forte chuva em Teófilo Otoni).

América 2 x 1 Villa Nova MG (Ano de 2011, Estádio Nassri Mattar, América Campeão Mineiro do Interior 2011).

América 3 x 2 Nacional MG (Ano de 2012, Estádio Nassri Mattar, América vence um jogo dramático , com direito a defesa de penalty do goleiro Fábio Noronha no último minuto ).

América 2 x 0 Democrata - GV (Ano de 2012, Estádio Nassri Mattar, América vence o jogo e rebaixa o seu rival de Governador Valadares na último rodada do Campeonato Mineiro).

América 1 x 2 Cruzeiro (Ano de 2011, Estádio Nassri Mattar, parecia a primeira vitória do dragão do corcovado em cima de uma equipe grande da capitão, um jogo decidido nos detalhes. Os gols foram marcados pelo iluminado Wallyson que estava em grande fase na libertadores e no campeonato mineiro, para a Raposa, ainda no primeiro tempo, após linda jogada do argentino Montillo que também estava em uma grande fase, e por Rodrigo Sena, contra. Para o Dragão, marcou Jonatas Obina. Na ocasião a equipe da casa ainda reclamou de um gol mal anulado do atacante Rogélio Ávila, esse jogo foi marcado pela camisa do América-TO que tinha fotos de torcedores estampada na parte da frente e atrás, estes eram sócios do clube e por uma promoção foram premiados a esse feito.

América 0 x 0 Democrata - GV (Ano de 2016 , Estádio Mamudão em Governador Valadares, 4 anos após rebaixar o seu maior rival o América volta a fazer um jogo histórico no clássico que é considerado o maior do interior Dragão x Pantera, dessa vez valendo o título do módulo II e o acesso a elite do futebol mineiro. Contudo, o jogo ficou empatado e o título ficou para a pantera de Governador Valadares mas por um combinação de resultados o 0 x 0 além de dar o vice-campeonato para Dragão de Teófilo Otoni, garantiu também uma vaga no módulo I 2017.)

Títulos[editar | editar código-fonte]

Campeão Futebol Amador - 1943, 1944, 1945, 1952, 1955, 1956, 1957, 1960, 1962, 1964, 1965, 1966, 1967, 1968, 1969, 1970, 1971, 1972, 1973, 1974, 1978, 1981, 1982, 1989.

Campeão Regional - 1997 [1]

Vice-campeão mineiro 2ª divisão - 2008

Minas Gerais Campeonato Mineiro do Interior: 2011

Vice-campeão mineiro Módulo II - 2016

Taça do interior- 2008

Jogadores revelados pelo clube[editar | editar código-fonte]

Torcida Organizada[editar | editar código-fonte]

TJA (Torcida Jovem Americana)

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

  • Última atualização: 28 de Janeiro de 2017.

Legenda:

  • Capitão: Capitão
  • Capitão²: Sub-capitão
  • Emprestado: Jogador emprestado
  • Suspenso. : Jogador suspenso
  • Lesionado : Jogador contundido
  • Prata da casa: Prata da casa (Jogador da base)


Goleiros
Jogador
Brasil Robert
Brasil Marcelo Carné
Brasil Thiago Moraes
Defensores
Jogador Pos.
Brasil Wagner Z
Brasil Leandro Cardoso Z
Brasil Diego Rosa Z
Brasil Vinícius Gaúcho Z
Brasil Emerson Z
Brasil Gleissinho LD
Brasil Guilherme LD
Brasil Bruno Barros Capitão Prata da casa LE
Brasil Diego LE
Meio-campistas
Jogador Pos.
Brasil Luizinho V
Brasil Kalú Prata da casa V
Brasil Anderson V
Brasil Matheus Gonzaga Prata da casa V
Brasil Bruno Black V
Brasil Geovane V
Brasil Leandro Cruz M
Brasil Edinho M
Brasil Pedrinho M
Brasil Luccas Barata M
Colômbia Renteria M
Atacantes
Jogador
Brasil Vieira
Brasil Somália
Brasil Deyvison
Brasil Rogélio Ávila
Brasil Ramon
Brasil Hermes
BrasilDarlan
Comissão técnica
Nome Pos.
Brasil Gilmar Estevam T

Classificação[editar | editar código-fonte]

Primeira Fase[editar | editar código-fonte]

Grupo A
Equipe Pts J V E D GP GC SG
1 Democrata GV 19 10 6 1 3 15 9 +6
2 Social 17 10 5 2 3 13 9 +4
3 Tricordiano 17 10 5 2 3 12 11 +1
4 America-TO 17 10 4 5 1 13 11 +2
5 Betim/Ipatinga 8 10 2 2 6 4 13 -9
6 Democrata SL 5 10 1 2 7 11 15 -4
Pts – pontos; J – jogos disputados; V - vitórias; E - empates; D - derrotas;
GP – gols pró; GC – gols contra; SG – saldo de gols
Classificados para a Segunda Fase
Rebaixado à Segunda Divisão-2015
Grupo B
Equipe Pts J V E D GP GC SG
1 Montes Claros 22 10 7 1 2 17 9 +8
2 Mamoré 19 10 6 1 3 19 10 +9
3 Uberlândia 17 10 5 2 3 16 17 -1
4 Araxá 10 10 2 4 4 11 13 -2
5 Patrocinense 7 10 1 4 5 9 13 -4
6 Nacional de Uberaba 7 10 1 4 5 8 18 -10
Pts – pontos; J – jogos disputados; V - vitórias; E - empates; D - derrotas;
GP – gols pró; GC – gols contra; SG – saldo de gols
Classificados para a Segunda Fase
Rebaixado à Segunda Divisão-2015

Hexagonal Final[editar | editar código-fonte]

Hexagonal Final
Pos Times Pts J V E D GP GC SG
1 Flag of Patos de Minas MG.png Mamoré 24 10 8 0 2 19 10 9
2 Bandeira GovernadorValadares MinasGerais Brasil.svg Democrata GV 19 10 6 1 3 14 9 5
3 Bandeira Uberlandia MinasGerais Brasil.svg Uberlândia 19 10 6 1 3 22 18 4
4 Três Corações Tricordiano 10 10 3 1 6 10 17 -7
5 Montes Claros Montes Claros 8 10 2 2 6 9 16 -7
6 Coronel Fabriciano Social 6 10 1 3 6 13 17 -4
Campeão e acesso ao Módulo I de 2015
Vice-Campeão e acesso ao Módulo I de 2015

Referências

Participações[editar | editar código-fonte]

Minas Gerais Campeonato Mineiro
Ano 1970 1971 1972 1973 1974 1975 1976 1977 1978 1979
Pos.
Ano 1980 1981 1982 1983 1984 1985 1986 1987 1988 1989
Pos. 14º [1] [2] [3]
Ano 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999
Pos. [2] [2]
Ano 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009
Pos. 13º Promovido Promovido
Ano 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019
Pos. 10º [4] 11ºRebaixado
Legenda
Primeira Divisão e Módulo I
Módulo II
Segunda Divisão
Terceira Divisão

Referências

  1. Eliminado na 1ª fase
  2. a b c Eliminado na 2ª fase
  3. Eliminado na fase final
  4. Campeão Mineiro do Interior