Saltar para o conteúdo

Diego Garcia (político)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Diego Alexsander Garcia)
Diego Garcia
Diego Garcia (político)
Deputado federal pelo Paraná
Período 1º de fevereiro de 2015
até a atualidade
Legislatura 57ª legislatura (2023 — 2027)
Dados pessoais
Nascimento 10 de outubro de 1984 (39 anos)
Bandeirantes, PR
Alma mater Universidade Norte do Paraná
Prêmio(s) Medalha do Pacificador[1]
Partido PHS (2011-2018)
PODE (2018-2022)
Republicanos (2022-presente)
Profissão administrador
Website https://www.diegogarciapr.com.br/

Diego Alexsander Gonçalo Paula Garcia (Bandeirantes, 10 de outubro de 1984) é um administrador e político brasileiro, atualmente deputado federal pelo Republicanos.[2]

Nascido em Bandeirantes, interior do Paraná, e residindo em Londrina desde 2018. Diego é casado e possui dois filhos. Ele é integrante da Renovação Carismática Católica (RCC), onde foi Presidente do Conselho Diocesano na Diocese de Jacarezinho.

Vida pública

[editar | editar código-fonte]

Foi eleito nas eleições de 2014 deputado federal, com 61.063 votos, em 373 municípios do Paraná, pela coligação Educação e Trabalho com Sustentabilidade (PSDC / PEN / PTB / PHS / PMN / PROS), tomando posse no dia 1º de fevereiro de 2015 para o seu primeiro mandato como deputado federal. Em 2018, foi reeleito deputado federal com 103.154 votos, tendo tido votos em 394 municípios do Paraná.

Votou a favor do Processo de impeachment de Dilma Rousseff. Já durante o Governo Michel Temer, votou a favor da PEC do Teto dos Gastos Públicos, e também a favor da cassação do ex-deputado federal Eduardo Cunha.

Em agosto de 2017 votou a favor do processo em que se pedia abertura de investigação do então presidente Michel Temer. Ainda em novembro deste mesmo ano, votou pela aprovação da PEC da Vida (181/15), que estende a licença maternidade às mães de bebês prematuros e protege a vida desde a concepção.

No dia 09/05/2018 foi eleito o Presidente da Comissão Especial destinada a analisar a PEC do Fim do Foro Privilegiado (PL 333/2017) para autoridades e políticos. Foram realizados, no total, 17 encontros, entre audiências públicas, reuniões e seminários, sendo que dois deles foram realizados no Paraná. A PEC foi aprovada na comissão.

Atualmente, Diego Garcia é autor de 84 Projetos de Lei. O parlamentar é relator de 266 projetos de lei, sendo que 142 de suas relatorias já foram aprovadas nas comissões. Segundo o portal Legisla Brasil, foi o deputado federal do Paraná, desta legislatura, com a maior produção legislativa nas comissões.

O parlamentar é o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família e da Frente Parlamentar de Doenças Raras da Câmara. E ele tem atuado à frente de ações que garantem o direito à vida do nascituro, o respeito dos valores familiares na educação moral, sexual e religiosa, e que protegem a família enquanto base da sociedade. Foi relator do Estatuto da Família em 2016 (aprovado na Comissão Especial) e do Estatuto do Nascituro em 2018 na Comissão da Mulher.

Faz parte de importantes comissões na Câmara dos Deputados, entre elas a Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) de Seguridade Social e Família, Educação e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Outro foco do mandato de Diego Garcia é o combate à corrupção. O deputado é autor de 11 propostas que visam combater a corrupção. Inclusive, foi coautor do PL 4850/2016, que dispõe sobre as 10 Medidas Contra a Corrupção.

Diego Garcia é favorável ao parecer do relator Samuel Moreira à PEC 06/2019, que dispõe sobre a Reforma da Previdência. Ele apresentou uma emenda ao texto (emenda nº 20) para que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) recebido pela pessoa com deficiência/doença rara não entre no cômputo da renda familiar per capita, o que permitirá que mais de uma pessoa nessas condições receba o benefício dentro de uma mesma família.

Em junho de 2021, o deputado federal Diego Garcia apresentou à Presidência da Câmara dos Deputados um recurso assinado por 129 deputados pedindo que o Projeto de Lei (PL) 399/2015, que institui o Marco Regulatório da Cannabis no Brasil, não fosse direto para o Senado, mas que fosse discutido antes pelo Plenário da Câmara. Após a ação de Garcia, a proposta não avançou.

Em novembro de 2021, Diego Garcia recebeu o Prêmio Ranking dos Políticos, do portal politicos.org.br, por ter sido classificado como o melhor deputado federal do Estado do Paraná daquele ano. Segundo o portal, o parlamentar também ficou classificado entre os 30 melhores deputados e senadores do Brasil.

Referências

  1. «Boletim do Exército do Brasil de julho de 2020». Secretaria Geral do Exército do Brasil (pdf). Consultado em 10 de setembro de 2020 
  2. «Perfil de Diego Garcia no portal da Câmara». Consultado em 5 de fevereiro de 2015 

Precedido por
Eros Biondini

Presidente da Frente Parlamentar Católica no Congresso Nacional do Brasil

2024 — atual
Sucedido por