Saltar para o conteúdo

TV Encontro das Águas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Removendo "TV_Cultura_do_Amazonas.jpg", por ter sido apagado no Commons por Taivo: Fair use material is not permitted on Wikimedia Commons: surpasses threshold of originality
Inserção da informação sobre o programa Nova Amazônia, único produzido na televisão exibido em rede nacional.
Linha 45: Linha 45:


Em [[29 de maio]] de [[2011]] a emissora completou 40 anos de existência, com a transmissão do encerramento do Festival Amazonas de Ópera, direto do Teatro Amazonas, em [[Manaus]].
Em [[29 de maio]] de [[2011]] a emissora completou 40 anos de existência, com a transmissão do encerramento do Festival Amazonas de Ópera, direto do Teatro Amazonas, em [[Manaus]].

Desde 2012 a TV Cultura produz o programa Nova Amazônia, uma série de reportagens especiais sobre a Amazônia, o primeiro da televisão a ser transmitido em rede nacional pela TV Brasil.


== Sinal ==
== Sinal ==

Revisão das 15h05min de 28 de março de 2016

TV Cultura do Amazonas
Fundação Rádio e Televisão Cultura do Amazonas - FUNTEC
Rua Barcelos, esquina com Major Gabriel, Manaus
Cidade de concessão Manaus, AM
Canais
2 analógico
32 UHF em implantação digital
Outros canais 14 NET MANAUS
14 NET DIGITAL
Slogan Cultura, cada vez melhor!
Rede TV Brasil
Rede(s) anterior(es) TVE Brasil (1975-1995)
TV Cultura (1995-2009)
Proprietário(s) Governo do estado do Amazonas
Fundação 9 de junho de 1995 (29 anos)
Prefixo ZYA 243
Nome(s) anterior(es) TVE Amazonas
Cobertura Manaus, Itacoatiara e Manacapuru
Página oficial TV Cultura do Amazonas

A TV Cultura do Amazonas é uma emissora de televisão brasileira instalada em Manaus, capital do Estado de Amazonas. A emissora é afiliada a TV Brasil.

História

Ver artigo principal: TVE Amazonas

A Televisão Educativa do Amazonas, mais conhecida como TVE Amazonas, foi criada pelo Decreto Lei 62.107 de 24 de janeiro de 1968, com outorga de funcionamento autorizada pelo Ministério das Comunicações ao Governo do Estado do Amazonas[1], no governo do Dr. Danilo de Matos Areosa.

A Fundação Rádio e Televisão Cultura do Amazonas (FUNTEC) constitui-se no agrupamento da TV Cultura e da Rádio Cultura, em Ondas Médias e Ondas Tropicais, administradas pelo Governo do Estado do Amazonas.

Fundada em 12 de março de 1971, atualmente constitui-se numa das mais antigas emissoras de TV do Estado do Amazonas, surgida ainda com o nome de TV Educativa, tendo sido mudada a denominação em 1995, para a TV Cultura quando da reforma e ampliação do prédio com troca do sistema irradiante (torre de transmissão), situado no Bairro da Praça 14 de Janeiro, em Manaus, havendo melhora substancial da qualidade de imagem e som da emissora e aumento das produções regionais.

A Lei nº 2.216 de 9 de junho de 1993 extinguiu a STREA (Sociedade de Televisão e Rádio Educativa do Amazonas) e criou Fundação Rádio e Televisão Cultura do Amazonas - FUNTEC.

Até o ano de 1995 retransmitia programação da antiga TVE Brasil, quando então passou a ser parceira da TV Cultura, de São Paulo. Desde essa data até o ano de 2002, a emissora viveu seu auge de produções locais, porém a partir de 2002 a emissora passou a ser alvo de sucateamento de seus equipamentos e de sua equipe técnica, gerando uma queda substancial na qualidade de sua programação local.

Em 20 de setembro de 2008, os funcionários da TV Cultura organizaram um protesto com faixas e cartazes em frente à emissora como forma de reivindicar as perdas em seus salários, que não vinham sendo reajustados há 13 anos pelo Governo do Estado do Amazonas. Com isso, o jornalista Christovão Nonato, âncora do Jornal da Cultura - Edição Regional, foi afastado de suas atividades na emissora. Após alguns dias de manifestação e ameaça de greve, foram concedidos os aumentos pleiteados pelos funcionários da emissora junto ao Governo do Estado.

Em setembro de 2009 a emissora passou a retransmitir a programação da TV Brasil, deixando de ser parceira da TV Cultura de São Paulo.

Em dezembro de 2009 transmitiu, em conjunto com a TV Em Tempo, o Concerto de Natal realizado no Teatro Amazonas, em Manaus.

Em fevereiro de 2010 transmitiu, também em conjunto com a TV Em Tempo, o Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus.

Em 27 de outubro de 2010, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM) julgou irregular a prestação de contas da Fundação Televisão Cultura (TV Cultura), referente ao exercício de 1997, de responsabilidade da então diretora-presidente da Fundação Rádio e Televisão Cultura do Amazonas - FUNTEC, Celes Borges Melo. O Tribunal considerou irregular a contratação de pessoal para a TV Cultura sem prévia realização de concurso público; ausência do lançamento dos "recursos próprios" nas demonstrações contábeis da TV Cultura; compras e contratação de serviços sem procedimento licitatório.

Em 23 de novembro de 2010 trinta e três funcionários da TV Cultura que haviam sido demitidos após decisão do Ministério Público do Trabalho, da Procuradoria Regional do Trabalho 11ª Região e do Ministério Público do Estado do Amazonas, que consideraram irregular a contratação desses servidores sem concurso público, foram beneficiados com uma liminar do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/AM), para serem reintegrados aos quadros da emissora. O grupo começou a ser reintegrado paulatinamente em grupos de 07 empregados e recomeçaram suas atividades na emissora em 24 de novembro de 2010. A maior parte dos funcionários que será readmitida já trabalhava na emissora há pelo menos dez anos quando teve a contratação julgada irregular.

Em 29 de maio de 2011 a emissora completou 40 anos de existência, com a transmissão do encerramento do Festival Amazonas de Ópera, direto do Teatro Amazonas, em Manaus.

Desde 2012 a TV Cultura produz o programa Nova Amazônia, uma série de reportagens especiais sobre a Amazônia, o primeiro da televisão a ser transmitido em rede nacional pela TV Brasil.

Sinal

Referências

  1. «TV Cultura Amazonas». Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina. Consultado em 3 de Dezembro de 2013 

Ligações externas

Ver também

Precedido por
TVE Amazonas
Canal 02 VHF de Manaus
1995 - presente
Sucedido por
-
Ícone de esboço Este artigo sobre televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.