Saltar para o conteúdo

Garanhuns

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Foram passados argumentos inválidos à função {{#coordinates:}}

Garanhuns
  Município do Brasil  
Ficheiro:Garanhuns-pe.jpg
Símbolos
Bandeira de Garanhuns
Bandeira
Brasão de armas de Garanhuns
Brasão de armas
Hino
Gentílico garanhuense
Localização
Localização de Garanhuns no/em Pernambuco
Localização de Garanhuns no/em Pernambuco
Localização de Garanhuns no/em Pernambuco
Garanhuns está localizado em: Brasil
Garanhuns
Localização de Garanhuns no Brasil
Mapa
Mapa de Garanhuns
Coordenadas 8° 53' 25" N 36° 29' 34" O
País Brasil
Unidade federativa {{{1}}}
Municípios limítrofes Capoeiras e Jucati (Norte), Lagoa do Ouro e Correntes (Sul), São João e Palmeirina (Leste) e Caetés, Saloá, Paranatama, Brejão e Terezinha (Oeste)
Distância até a capital 229 km
História
Fundação 10 de março de 1811
Administração
Prefeito(a) Luís Carlos de Oliveira (sem partido)
Características geográficas
Área total 472 km²
População total (est. IBGE/2009 [1]) 131,313 hab.
Densidade 0,3 hab./km²
Clima Mesotérmico com chuvas de outono-inverno (Cs'a)
Altitude 900 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [2]) 0,693 médio
PIB (IBGE/2006 [3]) R$ 638.441 mil
PIB per capita (IBGE/2006 [3]) R$ 4,972,37

Garanhuns é um município brasileiro do estado de Pernambuco.

Localizando-se na região montanhosa do Planalto da Borborema, é também conhecido como a Suíça Pernambucana, por causa de seu clima ameno no verão e temperaturas baixas no inverno, atípico para o resto da região. Outras alcunhas são Cidade das Flores ou Cidade da Garoa.

Garanhuns foi a terra natal do atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que nasceu quando o atual município de Caetés era um distrito integrante.

História

Prefeitura Palácio Celso Galvão.

Garanhuns surgiu simultaneamente às guerrilhas dos escravos quilombolas - as tropas que combatiam os escravos fugidos se instalaram em 1671 na Sesmaria dos Burgos N.S. do Desterro.[4] A sede da capitania era a Fazenda do Garcia, e posteriormente o Sítio Tapera, adquirido pelo tenente-coronel Manoel Ferreira de Azevedo, marido de Simoa Gomes de Azevedo, neta de Domingos Jorge Velho.

Em 1878, o deputado provincial Silvino Guilherme de Barros, Barão de Nazaré, visitou a então Vila de Garanhuns, interessando-se pela potencialidade da mesma. Ao retornar a Recife propôs um projeto de lei que elevasse Garanhuns de Vila a Cidade. A Lei, de número 1309, foi sancionada a 4 de fevereiro de 1879. A cidade destacou-se na agropecuária e no comércio, acelerados pela instalação da Estação Ferroviária a 28 de setembro de 1887 (hoje a Estação é um Centro Cultural) ligando a cidade a Recife, passando por diversas cidades e vilas do Agreste e da Zona da Mata.

Geografia

O município localiza-se no Planalto da Borborema a latitude 8º53'25" sul e a longitude 36º29'34" oeste, estando a uma altitude média de 900 metros. Seu ponto mais alto é o Monte Magano com 1.030 m de altitude, seu rio mais importante o rio Mundaú. Sua população é de 131.313 habitantes, segundo estimativas do IBGE para o ano de 2009.

A cidade de Garanhuns tem doze bairros: Aloísio Pinto, Boa Vista, Centro, Dom Hélder Câmara, Dom Tiago Postam, Francisco Figueira, Heliópolis, José Maria Dourado (ou Brahma), Magano, Novo Heliópolis, São José e Severiano de Morais Filho.

A temperatura média anual é de 20,4°C.[5] No mês mais frio, a média é de 15,4°C.[6] A ocorrência de garoa na cidade é muito comum, daí a fama de "Cidade da Garoa". Antes mesmo de começar o inverno (junho) as temperaturas já começam a baixar. A baixa temperatura perdura até meados de setembro. A menor temperatura registrada na cidade foi de 7º.[carece de fontes?]

Gráfico climático para Garanhuns
JFMAMJJASOND
 
 
38
 
28
18
 
 
46
 
28
18
 
 
86
 
28
18
 
 
83
 
27
18
 
 
119
 
25
17
 
 
121
 
23
16
 
 
117
 
22
15
 
 
77
 
23
15
 
 
36
 
25
16
 
 
23
 
28
17
 
 
21
 
29
18
 
 
21
 
29
18
Temperaturas em °CPrecipitações em mm

Infra-estrutura

Garanhuns tem treze linhas de ônibus operadas pelas empresas "São Cristóvão" e "Padre Cícero":

Educação

Garanhuns possui 59 escolas estaduais, várias escolas municipais e as seguintes instituições de ensino superior:

A Universidade de Pernambuco (UPE-FACETEG) (Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia de Garanhuns, antiga Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns) oferece os cursos de Licenciatura em Letras, Matemática, Ciências Biológicas, História, Geografia, Informática, Pedagogia, Psicologia e Medicina (2011). A Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), vinculada a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (Clínica de Bovinos) oferece os cursos de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Pedagogia, Bacharelado em Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos e Licenciatura em Letras (Inglês). A Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) oferece cursos de Administração de Empresas, Administração com ênfase em Marketing, Administração Hospitalar, Direito, Secretariado Executivo Bilíngue, e futuramente Engenharia Civil, oferecendo também, cursos superiores na modalidade à distância. Além disso a cidade acaba de ganhar a FAMEG (Faculdade de Medicina de Garanhuns) a primeira instituição de ensino superior de medicina do interior de Pernambuco vinculada a uma universidade de Tocantins.

Há ainda um projeto de inclusão digital utilizando os serviços de uma parceria com o Ministério das Comunicações, o Programa GESAC, que planeja uma cidade 100 por cento conectada a internet por Wi-Fi, sendo serviço gratuito.

Cultura

O pórtico de Garanhuns

Pontos turísticos

O clima de Garanhuns atrai muitos turistas tanto no verão quanto no inverno. Durante o mês de julho, as atividades turísticas se intensificam, devido ao "Festival de Inverno de Garanhuns", realizado desde o ano de 1991. É um dos festivais mais conhecidos no estado de Pernambuco, atraindo artistas e oferecendo shows gratuitos.

Destacam-se vários pontos turísticos, como o Relógio das Flores, o Palácio Celso Galvão, o Parque Euclides Dourado (ou Parque dos Eucaliptos), o Parque Ruben Van Der Linden (ou Parque Pau-Pombo), o Castelo de João Capão, o Cristo do Magano, o Mosteiro de São Bento, o Monumento do Ipiranga, o Seminário São José e as Sete Colinas. Tem também o maior cristo do Brasil em altitude. (cristo do magano)

Casa da Cultura

A Casa da Cultura, em processo de instalação no antigo Fórum da cidade, deverá reunir o acervo do antigo Museu da Cultura Latino-americana, formado por 2,2 mil peças de 77 cidades pernambucanas e de 12 outros países latino-americanos, e também por outros quatro museus temáticos. A Casa do Artesão, com um acervo de 4 mil peças, também será um dos espaços reintegrados[7].

Eventos

Ver também

Referências

  1. «Estimativas da população para 1º de julho de 2009» (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 14 de agosto de 2009. Consultado em 16 de agosto de 2009 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  3. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. História de Garanhuns de Alfredo Leite Cavalcanti
  5. Climatologia das temperaturas médias do ar para o estado de Pernambuco. Instituto de Tecnologia de Pernambuco - Laboratório de Meteorologia de Pernambuco.
  6. Climatologia das temperaturas médias do ar para o estado de Pernambuco. Instituto de Tecnologia de Pernambuco - Laboratório de Meteorologia de Pernambuco.
  7. Casa da Cultura abrigará cinco museus temáticos, em Guaranhuns (PE) - Globo News, 18 de março de 2010 (visitado em 26-3-2010)

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Garanhuns
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Pernambuco é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.