Grêmio Esportivo Gianella

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outras acepções de Grêmio, veja Grêmio.
Gianella
Nome Grêmio Esportivo Gianella
Torcedor(a)/Adepto(a) Gianellista, Suburbano
Fundação 13 de maio de 1945 (78 anos)
Localização Caxias do Sul (RS), Brasil
Competição amadora
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Grêmio Esportivo Gianella é um clube brasileiro de futebol, sediado na cidade de Caxias do Sul[1], no Estado do Rio Grande do Sul.

Fundado em 13 de maio de 1945, atualmente disputa competições amadoras de futebol.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado em 1945, o Grêmio Esportivo Gianella foi um dos principais clubes de Caxias do Sul no período que antecedeu a profissionalização do Futebol Gaúcho. Suas maiores conquistas são títulos amadores, a se destacar os Campeonatos Municipais Amador de 1949 e 1950. Além disso, possui em seu currículo uma final do Campeonato Citadino de Caxias do Sul em 1945, quando perdeu a disputa para o Grêmio Esportivo Fluminense e ficou igualmente com o vice no Torneio Início de Caxias do Sul, perdendo novamente o título para o Grêmio Esportivo Fluminense, mas ficando a frente do Esporte Clube Juventude.

Sua sede localizava-se na Rua Matteo Gianella, bairro de Santa Catarina,[2], mudando-se em 1974 [3] para outro local nas imediações do mesmo bairro[4]. Não chegou a conquistar um grande título municipal, permanecendo de forma amadora até os dias atuais[5], mas sendo considerado um tradicional clube de Caxias do Sul no início do século XX[carece de fontes?].

Rivalidade[editar | editar código-fonte]

O Grêmio Esportivo Gianella fazia clássico com o Esporte Clube Juventude, sendo esse o Ju-Nella, também realizava os clássicos Fla-Nella com a SER Caxias, antigo Grêmio Esportivo Flamengo, e o Flu-Nella com Grêmio Esportivo Fluminense, todos os clubes eram adversários da cidade de Caxias do Sul.

Municipais[editar | editar código-fonte]

(1949 e 1950)

Outros títulos[editar | editar código-fonte]

  • Campeonato Integração de Caxias do Sul: 1
(2007)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.