Karl Ritter von Frisch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Karl Ritter von Frisch
Atelier Veritas, circa 1926
Nascimento 20 de novembro de 1886
Viena
Morte 12 de junho de 1982 (95 anos)
Munique
Nacionalidade Alemanha Alemão
Prêmios Prêmio Lieben (1921), Prêmio Kalinga (1958), Prêmio Balzan de Biologia (1962), Nobel prize medal.svg Nobel de Fisiologia ou Medicina (1973)
Campo(s) Etologia

Karl Ritter von Frisch (Viena, 20 de novembro de 1886Munique, 12 de junho de 1982) foi um etologista alemão. Foi agraciado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1973, por estudar o comportamento dos insetos, em especial as abelhas.

Um dos estudos mais notórios de von Frisch foi sobre a comunicação entre as abelhas. A dança das abelhas foi um fenômeno bastante observado por biólogos, em que uma abelha retornava à colméia e remexia o corpo e as asas em meio às colegas, sobre o qual se teorizava a forma como a abelha transmitia informações para outras. Até as pesquisas de von Frisch de 1945, se imaginava que na dança a abelha apenas espalhava a fragância do pólen que estava sobre o corpo dela, e a partir dessa fragância memorizada as abelhas saiam em circulos crescentes entorno da colméia em busca da flor. O que ele descobriu, porém, é que essas abelhas informadas pela dança de uma colega não saiam em buscas circulares, mas se encaminhavam para a direção aproximada de onde a abelha inicial havia descobrido a fonte de pólen. A partir disso von Frisch dedicou mais atenção ao ritual da dança, e descobriu que nela a abelha não dissipa a fragância da flor que visitou, mas oferece uma representação de sua viajem até a fonte de pólen, com indicações de direção e distância. A duração da dança é diretamente proporcional à distância da fonte, em média um segundo de dança é equivalente à 1000 metros de distância. Já o ângulo da dança, relativa à linha vertical da colméia, indica o ângulo da fonte de pólen em relação ao sol a partir do exterior da colméia.[1]

Assim, von Fisch contribuiu significativamente em decifrar a comunicação entre as abelhas, ao mesmo tempo que foi mentor de Martin Lindauer, que levaria a frente sua pesquisa sobre a organização das colméias.[1]

Pesquisas[editar | editar código-fonte]

Karl Von Frisch pesquisou a orientação dos animais pela luz, principalmente a dos artrópodes (invertebrados de membros articulados e de esqueleto externo, como insetos, caranguejos e aranhas).

Referências

  1. a b Seeley, Thomas D. Honeybee democracy. Princeton University Press, 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Gerald Edelman e Rodney Porter
Nobel de Fisiologia ou Medicina
1973
com Konrad Lorenz e Nikolaas Tinbergen
Sucedido por
Albert Claude, Christian de Duve e George Emil Palade


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) médico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.