Libra esterlina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Libra inglesa)
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Libra esterlina
Pound Sterling (em inglês)
Dados
Código ISO 4217 GBP
Usado  Reino Unido
Dependências da Coroa do Reino Unido
Territórios britânicos ultramarinos
Inflação 3% (UK CPI, Abril 2008)
2,3% (The World Factbook, 2007)
The World Factbook, 2007 est.
Sub-Unidade
1/100


penny (centavo)
Símbolo £
Plural Libras esterlina
Moedas 1p, 2p, 5p, 10p 20p, 50p, £1, £2 e £5
Notas £5, £10, £20 e £50
(£1 Escócia e £100 Escócia e Irlanda do Norte somente)
Banco central Não disponível
Bank of England
Fabricante Royal Mint
www.royalmint.com

A libra esterlina ou simplesmente libra (em inglês, pound, plural pounds, informal. Pound Sterling, ou pounds sterling, formal) é a moeda oficial do Reino Unido. Desde 15 de Fevereiro de 1971 e da adoção do sistema decimal, ela é dividida em 100 pence (singular: penny). Antes dessa data, uma libra esterlina valia 20 shillings (que valiam por sua vez 12 pence cada um), ou 240 pence.[1]

A palavra libra (pound) era um termo utilizado pelas unidades monetárias de várias regiões da Europa. A palavra deriva do baixo latim libra (século X). Originalmente, esse valor correspondia a uma libra de prata.

A palavra esterlina (sterling) vem do francês antigo esterlin, que originou o termo em inglês antigo stière (forte, duro, indestrutível), nome dos dinheiros escoceses do rei David I da Escócia (1123 a 1153) e, do novo dinheiro inglês do rei Henrique II em 1180. Caracterizando-se, a partir dessa data, como sendo moeda cunhada em oito gramas de ouro, sendo sua conversão real do seu vale, correspondente em cédula.

Um aspecto importante da libra é o fato de ser emitida por mais de um banco, uma vez que o padrão é único, ou seja, os bancos da Inglaterra e da Escócia operam em coordenação, embora o comando e controle da política monetária sejam definidos somente pelo banco da Inglaterra.

A libra esterlina, simbolizada pelo "£ (Sterling)", símbolo derivado de $(cifrão) e "L" maiúsculo manuscrito, ou seja, o "padrão - ouro", também é utilizada em Matemática para assinalar as funções e as regras de derivação e/ou determinação de derivadas.

Dentre as moedas de grande circulação internacional, a libra esterlina (devido ao padrão - ouro) é considerada a mais valorizada de todas, superando inclusive o euro e o dólar.

Câmbios actuais[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Nota linguística: penny, pence e shilling traduzem-se em português como dinheiro, dinheiros e xelim, respectivamente. Essas traduções, no entanto, têm-se tornado algo arcaicas, e na maioria das vezes utilizam-se as palavras inglesas sem tradução.
Ícone de esboço Este artigo sobre numismática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.