Violeiro (Luthier)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Luthier)
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde dezembro de 2016).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Uma visão romântica da luteria de Antonio Stradivari, pelo pintor inglês Edgar Bundy (1893).

Luthier é o profissional que trabalha com a construção e manutenção de instrumentos musicais. Originalmente, a liuteria era a arte que trabalhava apenas com instrumentos de corda, como o violão, o violino ou o baixo, mas, generalizou-se o uso do termo para denominar todos os profissionais que trabalham com todos os instrumentos, seja de corda, sopro ou percussão. Esse profissional é responsável por construir, manter e afinar instrumentos, portanto deve entender bem das especificidades de cada um deles.

O luthier é um profissional que pode trabalhar de diversas maneiras e locais: lojas de instrumentos musicais, assessorando os cliente e realizando, em manutenções e em fábricas de instrumentos: cuidando exclusivamente da construção de instrumentos oficinas próprias: pode trabalhar em sua oficina própria, atendendo clientes, realizando manutenções e construindo instrumentos. Muitas vezes, os luthiers possuem clientes fixos como bandas militares, orquestras, filarmônicas, bandas convencionais, etc.[1]

(Antigas definições) Violeiro[2] [3] [4], guitarreiro[3] [5] [6] ou Luthier [7] [8][9] é um profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de cordas beliscadas, com caixa de ressonância. Isto inclui o violão, violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, violas da gamba e todo tipo de guitarras (acústica, elétrica, clássica), alaúdes, archilaúdes, tiorbas, e bandolins.

A palavra violeiro é portuguesa e derivada de viola, do occitano viola. Designa um fabricante de violas e outros instrumentos musicais de corda. A palavra luthier é francesa e deriva de luth ('alaúde'). O termo lutherie[10], aportuguesado para luteria[11], designa a arte da construção de instrumentos de cordas ou, por metonímia, o ateliê ou loja desses instrumentos.

Uma grande referência de luthier é Antonio Stradivari (1644-1737), ou Stradivarius, como era conhecido. Outros luthiers famosos são Nicolò Amati (1596-1684), que foi o mestre de Stradivari, e Giuseppe Guarnieri (1698-1744), também discípulo de Amati - todos cremoneses.

Referências

  1. «LUTHIERBrasil Profissões». www.brasilprofissoes.com.br. Consultado em 20 de junho de 2016 
  2. «violeiro». www.dicio.com.br. Consultado em 17 de Julho de 2015 
  3. a b «violeiro». www.infopedia.pt. Consultado em 17 de Julho de 2015 
  4. «violeiro». pt.wiktionary.org. Consultado em 17 de Julho de 2015 
  5. «Guitarreiro». dicionarioportugues.org. Consultado em 17 Juillet 2015  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  6. «GUITARREIRO». www.priberam.pt. Consultado em 17 de Julho de 2015 
  7. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa: "luthier"
  8. Dicionário Houaiss: luthier
  9. Dicionários Porto Editora. Infopédia: luthier
  10. Dicionário Houaiss: lutherie
  11. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa: luteria, s.f.

Ver também[editar | editar código-fonte]



Ícone de esboço Este artigo sobre uma profissão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.