MonoGame

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde maio de 2015). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
MonoGame
Logo do MonoGame (horizontal).png
Desenvolvedor MonoGame Team
Plataforma Windows, Windows Phone e Xbox 360, iOS, Android, Mac OS X, Linux, Windows 8, Playstation Mobile, Raspberry PI, Playstation 4
Lançamento 2 de setembro de 2009
Versão estável 3.4[1] (29/04/2015)
Linguagem C#
Sistema operacional Microsoft Windows, Linux, Mac OS X
Licença Microsoft Public License[2]
Página oficial www.monogame.net

MonoGame é uma implementação open-source do Microsoft XNA 4 Framework. Permite que desenvolvedores de jogos portem seus jogos de Windows, Windows Phone e Xbox 360 para iOS, Android, Mac OS X, Linux e Windows 8 Apps. O suporte a Playstation Mobile, Raspberry PI e Playstation 4 está em desenvolvimento.

História[editar | editar código-fonte]

Em 2009 José Antonio Leal de Farias,[3] um membro da comunidade XNA, iniciou um projeto open-source chamado XNA Touch com o objetivo de portar jogos simples em 2D para dispositivos mobile. Seu primeiro lançamento só suportava iPhone e foi postado no Codeplex. Em 2010 vários jogos que usaram o XNA Touch estavam disponíveis na App Store.

Em março de 2011 o projeto foi renomeado para MonoGame e foi movido para o GitHub. No mesmo ano foi adicionado o suporte para Android, Mac OS, Linux e OpenGL para Windows. Dominique Louis, que entrou no projeto em 2009, assumiu como o líder em tempo integral.

No início de 2012 foi adicionado o DirectX e o suporte para Windows 8, fornecendo pela primeira vez a possibilidade de portar jogos XNA para Windows Store. No mesmo ano, a equipe do MonoGame foi convidada para participar do evento da Microsoft para desenvolvedores, a //Build/.

A Microsoft Studios publicou vários de jogos feitos no MonoGame em 2013 para Windows 8 e Windows Phone 8. Também em 2013 foram anunciados os primeiros jogos feitos em MonoGame para Playstation 4.

No começo de 2014 a administração do projeto foi passada a Tom Spilman e Steve Williams, que lideram o projeto até hoje.

Referências

  1. «Downloads do MonoGame». Consultado em 10 de maio de 2015. 
  2. «Página do MonoGame no GitHub». Consultado em 10 de maio de 2015. 
  3. «Facebook de José Antonio Leal de Farias». Consultado em 10 de maio de 2015. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]