Montes Claros: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Reversão de 2 edições de Nescau para a última edição de 201.17.161.73 (Huggle)
Nescau (discussão | contribs)
Linha 80: Linha 80:
===Turismo===
===Turismo===


Dentre as opções de entretenimento e cultura, o município conta com clubes e [[parque]]s, vida noturna com agradáveis barzinhos, boates e [[cinema]]s no shopping local; grande fertilidade [[música|musical]] e artística e genuínas [[artesanato|produções artesanais]].
Dentre as opções de entretenimento e cultura, o município conta com clubes e [[parque]]s, vida noturna com agradáveis barzinhos, boates e [[cinema]]s no shopping local; grande fertilidade [[música|musical]] e artística e genuínas [[artesanato|produções artesanais]], tambem tem a grande amizade de Brendinha


Na [[cultura|manifestações culturais]] podem-se destacar as Festas de Agosto (festa de louvor popular em que atuam os Catopês, Marujos e Caboclinhos, representando as três etnias que compõem o povo brasileiro), Festa Nacional do [[Pequi]] e eventos voltados para a circulação de riquezas e diversão: Fenics (feira industrial e comercial), Expomontes (Exposição agropecuária), Axé Montes e Carnamontes (micaretas).
Na [[cultura|manifestações culturais]] podem-se destacar as Festas de Agosto (festa de louvor popular em que atuam os Catopês, Marujos e Caboclinhos, representando as três etnias que compõem o povo brasileiro), Festa Nacional do [[Pequi]] e eventos voltados para a circulação de riquezas e diversão: Fenics (feira industrial e comercial), Expomontes (Exposição agropecuária), Axé Montes e Carnamontes (micaretas).

Revisão das 20h43min de 24 de janeiro de 2009

 Nota: Para outros significados, veja Montes Claros (desambiguação).
Montes Claros
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Montes Claros
Bandeira
Brasão de armas de Montes Claros
Brasão de armas
Hino
Lema Sub Umbra Alarum Tuarum
latim: "Debaixo da sombra de Tuas asas"."
Gentílico montes-clarense
Localização
Localização de Montes Claros em Minas Gerais
Localização de Montes Claros em Minas Gerais
Localização de Montes Claros em Minas Gerais
Montes Claros está localizado em: Brasil
Montes Claros
Localização de Montes Claros no Brasil
Mapa
Mapa de Montes Claros
Coordenadas 16° 44' 06" S 43° 51' 43" O
País Brasil
Unidade federativa Minas Gerais
Municípios limítrofes Bocaiúva, Capitão Enéas, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Francisco Sá, Glaucilândia, Juramento, Mirabela, Patis, São João da Lagoa e São João da Ponte
Distância até a capital 422 km
História
Fundação 3 de julho de 1857
Administração
Prefeito(a) Luiz Tadeu Leite (PMDB, 2009 – 2012)
Características geográficas
Área total 3,582,034 km²
População total (est. IBGE/2008 [1]) 358,271 hab.
Densidade 98,4 hab./km²
Clima tropical
Altitude 678 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [2]) 0,783 alto
PIB (IBGE/2005 [3]) R$ 2.573.172 mil
PIB per capita (IBGE/2005 [3]) R$ 7 511,00

Montes Claros é um município brasileiro localizado no norte do estado de Minas Gerais. É o principal centro urbano do Norte de Minas, e por esse motivo apresenta características de capital regional, pois seu raio de influência abrange todo o norte de Minas Gerais e parte do sul da Bahia.

História

A fundação do povoado que viria a ser Montes Claros deu-se, pela versão mais aceita, em 1707, quando Antônio Gonçalves Figueira obteve Alvará de Sesmaria, onde foi implantada a Fazenda Montes Claros. Quanto ao município de Montes Claros, este foi criado em 13 de outubro de 1831 e implantado em 16 de outubro de 1832 (emancipando-se/desmembrando-se do Serro), quando tomou posse sua primeira Câmara Municipal, obtendo assim sua emancipação político-administrativa. O primeiro presidente da Câmara Municipal foi o Cel. José Pinheiro Neves, assumindo assim as funções de administrador do município (Agente Executivo), cargo equivalente ao de "prefeito" atualmente. Cerimônia que foi marcada por grande festa aos arredores da Câmara Municipal e logo mais festa na Casa do Cel. Pinheiro Neves, no Largo da Matriz (atual Praça Dr. João Alves, também conhecida como Praça da Matriz), residência que abriga o Palácio Episcopal, mantendo quase na totalidade suas características originais. Em 3 de julho de 1857 o município mudou de nome, de "Montes Claros de Formigas" para "Montes Claros", pois havia outro município denominado Formigas na Província (Estado) de Minas Gerais. Durante a eleição para presidente da república em 1930, aconteceu na cidade o célebre atentado de Montes Claros, quando houve dezenas de mortes e feridos. Fontes principais: Anuário Estatístico de Minas Gerais(1990), ata da primeira reunião da Câmara Municipal e Urbino Vianna (1916)

Geografia

Possui o segundo entroncamento rodoviário nacional, com aproximadamente 355 mil habitantes e destacado pólo de desenvolvimento da região Norte de Minas Gerais, onde vivem quase dois milhões de habitantes.

Hidrografia

A cidade é cortada por vários córregos e rios, sendo os principais o Rio das Velhas e o Rio Vieira. A área urbana é cortada pelo Rio Vieira, afluente do Rio Verde Grande, cuja bacia integra a Bacia do Rio São Francisco. É no rio Vieira que o esgoto da cidade é lançado, apesar de uma estação de tratamento de esgoto estar sendo construída,dando origem ao problema da eutrofização. De acordo com AZEVEDO (2001), 530 litros de esgoto são lançados no Vieira por segundo.

Economia

O município, possui grande vocação agropecuária, tem ao longo dos anos experimentado um sólido crescimento nás áreas de indústria, comércio e serviços.

Também é conhecido pela excelência da sua carne-de-sol e da sua cachaça, sendo também a capital nacional do pequi.

Hoje em dia Montes Claros vem se tornando um grande pólo industrial, devendo grande parte desse desenvolvimento às empresas Transnorte, Café Letícia, Coteminas, Nestlé, Vallée e Novo Nordisk, entre outras.

Ver artigo principal: Shopping centers no Brasil

Turismo

Dentre as opções de entretenimento e cultura, o município conta com clubes e parques, vida noturna com agradáveis barzinhos, boates e cinemas no shopping local; grande fertilidade musical e artística e genuínas produções artesanais, tambem tem a grande amizade de Brendinha

Na manifestações culturais podem-se destacar as Festas de Agosto (festa de louvor popular em que atuam os Catopês, Marujos e Caboclinhos, representando as três etnias que compõem o povo brasileiro), Festa Nacional do Pequi e eventos voltados para a circulação de riquezas e diversão: Fenics (feira industrial e comercial), Expomontes (Exposição agropecuária), Axé Montes e Carnamontes (micaretas).

Transporte

O Aeroporto de Montes Claros (Aeroporto Mário Ribeiro) é um aeroporto localizado a 6 km da cidade de Montes Claros em Minas Gerais. É o principal aeroporto de ligação do norte de Minas com as principais cidades do leste do Brasil. As empresas aéreas Total e OceanAir operam voos diários para as cidades de Belo Horizonte, São Paulo e Salvador.

Educação

Atualmente, a cidade de Montes Claros é considerada um pólo universitário, contando com a presença de duas universidades públicas e diversas faculdades privadas que oferecem cursos nas diversas áreas do conhecimento, em níveis técnico, de graduação, pós-graduação Lato Sensu (especialização) e Stricto Sensu (mestrado e doutorado).

Instituições públicas de ensino superior

Instituições particulares de ensino superior

  • Instituto Superior de Educação Ibituruna (ISEIB)[1]
  • Faculdade de Ciências Gerenciais e Empreendedorismo (FACIGE)[2]
  • Faculdade de Computação de Montes Claros (FACOMP)
  • Faculdades de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (FACIT)
  • Faculdades de Saúde Ibituruna (FASI) - Santa Casa
  • Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-MOC)
  • Faculdades Santo Agostinho (FASA)
  • Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE/SOEBRAS)
  • Universidade de Uberaba (UNIUBE)
  • Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Universidade Paulista (UNIP)
  • Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC)
  • Faculdades Prisma (FAP)

Religião

Católica

Em 24 de junho de 2005, o Arcebispo Dom Geraldo renunciou ao Episcopado pelo mesmo motivo de seu antecessor - ter completo 75 anos de idade. E, em 7 de fevereiro de 2007, o Papa Bento XVI transferiu Dom José Alberto Moura da Diocese de Uberlândia para ser o sétimo Bispo e segundo Arcebispo Metropolitano de MOC. Em 14 de abril de 2007, Dom Alberto tomou posse solenemente na Arquidiocese e Dom Geraldo passou a ser Arcebispo Emérito da região.

O território que corresponde à área de evangelização da Arquidiocese é de 45 mil e 450 quilômetros quadrados e compreende os municípios de Berizal, Bocaiúva, Botumirim, Brasília de Minas, Campo Azul, Capitão Enéas, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Cristália, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Francisco Sá, Fruta de Leite, Glaucilândia, Grão Mogol, Guaraciama, Ibiaí, Itacambira, Japonvar, Jequitaí, Josenópolis, Juramento, Lagoa dos Patos, Lontra, Luislândia, Mirabela, Montes Claros, Novo Horizonte, Olhos D’Água, Padre Carvalho, Patis, Ponto Chique, Rubelita, Salinas, Santa Cruz de Salinas, São João da Lagoa, São João do Pacuí, São João da Ponte, Taiobeiras e Ubaí. A área abriga cerca de 800 mil pessoas. A Arquidiocese divide suas 60 paróquias, quase-paróquias e comunidades em sete setores: Norte, Sul, Sudeste, Sudoeste, Oeste, Leste e Centro.

Evangélicos

A cidade tem igrejas de diferentes denominações, como a Batista (presente desde 1918 no município), Adventistas do 7º dia, Congregação Cristã, Presbiteriana, o Brasil para Cristo, Assembléia de Deus, dentre outras.Além disso, observa-se também uma abertura ao entretenimento local antes restrito apenas a um segmento. Um das recentes conquistas foi a inserção de shows gospel na exposição agropecuária (Expomontes). No ano de 2007, por exemplo, apresentaram-se os cantores e compositores Chris Duran, Fernanda Brum, André Valadão e Nívea Soares, considerados referências nesse meio musical.

Montes-clarenses famosos

Bibliografia

  • AZEVEDO, Mariângela Praes. Pelos Caminhos do Vieira. Disponível em <http://kawa.soe.umich.edu/riverwalk/Tours/5fb58a0d33edf16312ec68e55faac239/index_html/view>. Acesso em 1 de abril de 2008.
  • OLIVEIRA & RODRIGUES. Formação Social e Econômica do Norte de Minas. Montes Claros: Editora UNIMONTES. 2000.
  • PAULA, Hermes. Montes Claros, sua história e sua gente. 1957
  • VIANNA, Urbino. Monografia Histórica, Geográfica e Descriptiva de Montes Claros. 1916

Referências

  1. «Estimativas da população para 1º de julho de 2008» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de agosto de 2008. Consultado em 5 de setembro de 2008 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  3. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 

Ligações externas


Predefinição:Centros metropolitanos e regionais do Brasil