Prettos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Prettos
Prettos
Informação geral
Nascimento 22 de fevereiro de 2014
Origem São Paulo
País Brasil
Nacionalidade Brasileira
Gênero(s) Samba, MPB, Pagode e Samba Canção
Instrumento(s) Cavaquinho e Pandeiro
Período em atividade 1991 - presente
Gravadora(s) Ditto Music, Sambistica, Tratore, Radar Record, Trama, Por do Som, CPC Umes
Afiliação(ões) Quintal dos Prettos, Comunidade Samba da Vela, Quinteto em Branco e Preto, Beth Carvalho, Emicida, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Emicida, Maria Rita, Alcione e Dona Ivone Lara
Página oficial Sítio oficial

Prettos é uma dupla formada pelos irmãos[1] Magnu Sousá[2] - Magno de Oliveira Souza e Maurílio de Oliveira - Maurilio de Oliveira Souza ;[3] cantores, instrumentistas, produtores, atores[4] e compositores[5] de samba nascida em 2014 após a dissolução do grupo musical Quinteto em Branco e Preto,[6] no qual permaneceram em atividade por 18 anos. Em 2013, ainda no Quinteto foram os ganhadores do 24.º Prêmio da Música Brasileira[7] em fato inédito; concorreram na mesma categoria com dois álbuns por eles produzidos - Quinteto (2012) e Comunidade Samba da Vela (2012).

Carreira[editar | editar código-fonte]

Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira possuem mais de 27 anos[8] de uma carreira sólida na música brasileira[9]. Já se apresentaram ao lado dos maiores nomes[10] do samba entre outros gêneros, tais como: Maria Rita[11][12], Beth Carvalho[13][14], João Nogueira[15], Nelson Sargento[16], Célia[17], Monarco[18], Osvaldinho da Cuíca, Germano Mathias[19], Seu Jorge[20], Paula Lima, Paulinho da Viola[21], Noite Ilustrada[22][23], Jorge Aragão, Diogo Nogueira[24][25], Walter Alfaiate[26].

A convite do grande produtor Fernando Faro[27], Magnu Sousá e Maurilio de Oliveira[28], se apresentaram em 14 Programas Ensaio da TV Cultura acompanhando diversos[29] artistas como; Noca da Portela, Wilson das Neves, Wilson Moreira, Nei Lopes, Xangô da Mangueira[30], Walter Alfaiate[31], Carlinhos Vergueiro, Moacyr Luz, Ivone Lara, Luiz Carlos da Vila, Almir Guineto, Beth Carvalho, Surica da Velha Guarda da Portela, Quinteto em Branco e Preto.

Possuem músicas gravadas por vários interpretes tais quais; Maria Rita[32][33][34]; "No meio do salão", Beth Carvalho[35]; "Melhor pra nós dois", e "A comunidade chora", Alcione; " Xequeré", "Primo do Jazz[36]", "Laguidibá[37]", Fabiana Cozza[38], Luiz Carlos da Vila, Jair Rodrigues[39], o qual produziram o seu 46.º álbum - Jair Rodrigues em Branco e Preto. Alguns dos sambistas já citados, possuem colaborações e composições em parceria com Magnu e Maurilio, tais quais; Wilson das Neves[40], Maria Rita[41], Nei Lopes[42], Wilson Moreira, Almir Guineto, Paulo Miklos[43].

Magnu Sousá[44] e Maurílio de Oliveira são fundadores[45] [46]da Comunidade Samba da Vela[47](17/07/2000)[48], importante movimento artístico e cultural brasileiro que tem como principal objetivo revelar novos compositores de samba, apresentando-os diretamente ao público. Parte de sua história é citada no livro de Osvaldinho da Cuica - "Batuqueiros da Pauliceia"[49][50]

Em 2013, enquanto integrantes do Quinteto em Branco e Preto[51], Magnu e Maurilio, no dia 2 de dezembro (Dia Nacional do Samba), em que assumiram a direção artística e musical do ato solene com a assinatura do Secretário Juca Ferreira serviu para homologar e, por sua vez, oficializar o seu reconhecimento como patrimônio[52] imaterial[53] e histórico da cidade (Tombamento do Samba Paulistano)[54]. Nesta mesma data, a partir das 21h, aconteceu um grande encontro de sambistas paulistanos e de outras regiões do país. Sobem ao palco do Theatro Municipal[55] da Cidade de São Paulo, o Quinteto em Branco e Preto, Dona Esther e a Roda de Samba de Pirapora, Osvaldinho da Cuíca, Dona Inah, Germano Mathias[56], Beth Carvalho e Riacho[57], evento intitulado a “Semana do Samba” [58].

Em 2016, idealizaram[59] e produziram o espetáculo intitulado Pelo Telefone[60] - na Linha do Tempo do Samba [61][62] sob a direção executiva da produtora Margareth Valentim[63], cuja proposta era homenagear o centenário do samba e foi um sucesso de critica e público, apresentando um vasto repertório cuidadosamente pensado, adotando como critério a palavra "Samba", e ou o verbo sambar em todas as composições, exaltando ainda mais este gênero musical, que é o maior alicerce da nossa música popular brasileira. Nesse mesmo período participaram paralelamente de outro espetáculo idealizado pelo músico e produtor musical Luiz Felipe de Lima, intitulado Século do Samba[64]e que contou com a participação de Leci Brandão, Monarco, Nei Lopes, Pedro Luis, Jads Macalé, João Martins[65] e Tantinho da Mangueira, sendo todos os shows realizados nos teatros do Centro Cultural Banco do Brasil,[66] turnê São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Belo Horizonte.

Já em 2018, a dupla Prettos executou a direção musical do espetáculo intitulado "Obrigado Clementina",[67] idealizado pelo Rapper Emicida, uma homenagem a grande cantora Clementina de Jesus em virtude dos trinta anos de seu falecimento.

Magnu e Maurilio, ainda em 2018, idealizaram e fundaram, sob coordenação da produtora Margareth Valentim[68], o Quintal dos Prettos [69][70], o que os torna responsáveis por[71] trazer de volta a verdadeira Roda de Samba, que busca o resgate da atmosfera[72] do samba que acontecia na década de 1980. Um movimento de resistência onde não se utiliza microfones, tendo sua instrumentação toda acústica, onde o público participa diretamente, cantando e batendo na palma da mão. O repertório é livre, composto por grandes clássicos do gênero, conhecidos ou não do grande público, cujo objetivo é revisitar as obras e não deixá-las caírem no esquecimento.[73]

Tanto o Quinteto em Branco e Preto, como, Comunidade Samba da Vela, Prettos, todos foram batizado por Beth Carvalho, e em 2018, ela batizou também o Quintal dos Prettos[74], ano de sua fundação. Na ocasião, o Prettos realizou um Quintal especial de aniversário para a Madrinha do Samba, onde teve a presença de grandes sambistas brasileiros. Essa foi sua última comemoração, vindo a falecer em 2019.

Magnu Sousá e Maurilio de Oliveira tiveram uma relação muito próxima de Beth, tanto de amizade como profissional[75]; trabalharam com ela durante 10 longos anos nos 20 de convivência, onde aprenderam música, cultura, politica, entre outras, e viajaram por diversos países. O último show[76] de Beth Carvalho foi com os Prettos no Rio de Janeiro, na Marina da Glória, Oktoberfest Rio em 21/10/2018.

Em 2022 a Escola de Samba 11[77] vezes campeã do Grupo Especial do Estado de São Paulo. Intitulada  “Morada do Samba”, convidou o Prettos para desfilar[78], nesse ano a escola foi vice-campeã, porém em 2023 a Mocidade homenageou o samurai negro Yasuke, tendo a dupla em seu segundo ano desfilando a convite da presidente Solange Cruz e do mestre Sombra por intermédio de Luciana Pereira. E foi neste ano que Magnu e Maurilio celebraram a sua primeira vitória no carnaval paulistano através dessa grandiosa agremiação Mocidade Alegre.

Formação[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Cd

Ano

Observações

Prettos

Prettos no Pagode[79][80]

2023 Gravadora
(Sambistica • Ditto Music)
Áudiovisual[81]
Prettos

Axé[82][83][84]

2023 Gravadora
(Sambistica • Ditto Music)
Álbum de Estudio
Prettos

Quintal dos Prettos ao Vivo[85][86]

2021 Gravadora
(Sambistica • Ditto Music)
Áudiovisual
Prettos

Novo Viver[87][88]

2020 Gravadora
(Sambistica • Ditto Music)
Cd 4 estrelas - G1
Globo por Mauro Ferreira
[89]
Showlivre

Prettos ao Vivo

2018 Gravadora
(Showlivre)

Prettos

Essência da Origem[90]

2017 Gravadora
(Sambística/Tratore)
Cd 5 estrelas - G1
Globo por Mauro Ferreira
Quinteto
Em Branco e Preto

Quinteto[91][92]

2012 Gravadora
(Sambística/Radar Record)
Vencedor do 24º Prêmio
da Música Brasileira
[93]
Samba da Vela

Revelando
Novos Compositores

2012 Gravadora
(Sambística/Radar Record)
Álbum indicado[94]
ao prêmio da música brasileira
Quinteto
Em Branco e Preto
[95]

Patrimônio
da Humanidade
[96]

2009 Gravadora
(Trama)
Álbum indicado
ao prêmio da música brasileira
[97]
Samba da Vela

A Comunidade
Samba da Vela
[98]

2004 Gravadora
(Por do Som)
Quinteto
Em Branco e Preto

Sentimento Popular[99]

2003 Gravadora
(CPC Umes)
Álbum indicado
ao prêmio da música brasileira
Quinteto
Em Branco e Preto

Riqueza do Brasil[100]

2000 Gravadora
(CPC Umes)[101]

Quintal dos Prettos[editar | editar código-fonte]

Projeto idealizado por Magnu Sousá, Maurílio de Oliveira e Margareth Valentim[102], o Quintal dos Prettos, tem como finalidade, proporcionar uma atmosfera das antigas rodas de samba, que aconteciam na década de 1980, em vários lugares do país. Época em que o samba alcançou o seu apogeu e revelou grandes nomes como: Grupo Fundo de Quintal, Almir Guinéto - "O Rei do Pagode", Arlindo Cruz, Leci Brandão, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Jovelina Pérola Negra e tantos outros.

Neste formato “Roda de Samba Acústica”, depois de quase três décadas sem acontecer, a ideia é restabelecer a conexão das pessoas com esse estilo de se fazer samba, além de promover um grande encontro de[103]; Arte, Cultura, Lazer, Entretenimento e Empreendedorismo.

O Quintal dos Prettos acontece na Vila Maria Zelia em São Paulo, espaço aberto para todas as idades e busca unir diferentes públicos sempre ao primeiro domingo de cada mês tendo o evento duração de seis horas, sendo quatro[104] horas de samba sem intervalo, onde o artista é o povo, que acompanha em todas as músicas, o que torna esse encontro - o pagode - uma celebração do samba e da cultura genuinamente brasileira, o qual promove fortalecimento da identidade do povo preto e sua autoestima.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Em 2009 a Dupla Prettos participou do filme É Proibido Fumar[105], da diretora Anna Muylaert, contracenando com grandes nomes do cinema e televisão brasileira com Glória Pires, Paulo César Pereio, Marisa Orth e Paulo Miklos, já com este último realizam em 2010 o grande espetáculo musical A Alma Roqueira de Noel[106] e um curta-metragem dirigido por Alex Miranda, que em 2011 foi exibido na 35.ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.[107]

Em 2012, a convite do diretor de cinema Luiz Dantas,[108] a dupla Prettos participou do premiado filme Se Deus Vier, Que Venha Armado, protagonizado por Vinícius de Oliveira e Leonardo Santiago.

Em 2018 - Lançou o video clipe da música Marabaixo [109], com a participação de Deise D’anne[110] - Miss Maranhão[111] e top três do concurso Miss Brasil 2016, Grupo Tambor de Crioula do bairro Alemanha e das bailarinas Thalyta e Isabela Sousa, onde a ideia do clipe é mostrar a beleza da mulher maranhense e a cultura do norte-nordeste, onde o samba é muito presente, principalmente nas manifestações de Tambor de Crioula do Maranhão em que os Prettos traçam um paralelo com o Marabaixo - manifestação folclórica e cultural do estado do Amapá.

Em 2021 - Prettos lança o DVD[112] - Quintal dos Prettos, o primeiro áudio visual da dupla, o que consagra Magnu Sousá e Maurilio de Oliveira, como os sambistas que trouxeram de volta a verdadeira roda de samba para o grande público, numa atmosfera que relembra os antigos movimentos de samba, sem microfone e aparatos tecnológicos, onde o povo canta junto. O áudio visual contou com a participação[113] de Emicida, Maria Rita, Salgadinho, Arlindinho e o compositor Fred Camacho. Um verdadeiro marco na história do samba, por se tratar de uma produção audaciosa, onde todos os instrumentos e vozes foram captados simultaneamente, tudo ao vivo e sem overdubs, ou seja, sem ser refeito em estúdio.

Na categoria Rolê do Ano de 2022, o Quintal dos Prettos teve indicação[114] na 2ª edição do Prêmio Potencias[115], importante premiação apresentada pela cantora Preta Gil[116], que visa enaltecer personalidades pretas em vários segmentos.

Produções Fonográficas[editar | editar código-fonte]

Prettos participou de produções, acompanhamento, arranjos, direção; musical, artística e executiva em diversos álbuns:

  1. Prettos no Pagode[117]
  2. Quintal dos Prettos[118]
  3. Prettos - Novo Viver[119][120]
  4. Prettos - Essência da Origem[121][122]
  5. Esmeralda Ortiz[123][124]
  6. Tia Cida[125]
  7. Quinteto em Branco e Preto[126]
  8. Comunidade Samba da Vela[127][128]
  9. Jair Rodrigues[129]
  10. Graça Braga[130]
  11. Nanana da Mangueira[131]
  12. Grupo Essência do Samba
  13. Berço de Samba de São Mateus[132]
  14. Nei Lopes[133]
  15. Germano Matias[134]
  16. Osvaldinho da Cuica[135]
  17. Marcelo Teroca

Participações Especiais[editar | editar código-fonte]

"Prettos" participou de diversos CDs e DVDs

  • Marquinhos Sensação[136] - Audiovisual - Pintando o Samba de Prateado, o qual Prettos participam cantando alguns sucesso da carreira de Marquinhos, do tempo em que ele era cantor e interprete no Grupo Sensação - 2022. Além dos Prettos participaram diversos outros artistas; Xande de Pilares, Belo, Maria Rita, Thiaguinho, Rodriguinho, Mano Brow e Ice Blue dos Racionais Mcs
  • Turma do Pagode - Audiovisual - onde os Prettos são homenageados por serem os criadores do movimento Quintal dos Prettos, que agrega valor[137] a Turma no Quintal (título do trabalho), participando com dois sambas autorais - “Deixa Cair e Melhor pra nós dois”[138][139] - 2021
  • AmarElo - Emicida - onde Prettos[140] participa na na faixa - “Quem tem um amigo tem tudo”[141], juntamente com Zeca Pagodinho e Banda Japonesa Tokyo Ska, essa música ganha o clipe onde todos são transformados em desenho animado e visitam o universo Dragon Ball[142]. - 2020
  • Deco Romani - Cd - Excelente sambista, cantor e compositor natural de Piracicaba - SP, que reuniu grandes nomes com Xande de Pilares, Moacyr Luz, Sereno (Fundo de Quintal) e Prettos[143] no samba intitulado “A Roda”- 2020
  • Emicida Single[144] - Yasuke do Rapper Emicida - produzida especialmente para o desfile da São Paulo Feshion Week[145] - 2017
  • Em 2015 - Maurílio de Oliveira - participou da 4ª edição do Programa The Voice Brasil da Rede Globo.[146]
  • Osvaldinho da Cuica - Álbum - Osvaldinho da Cuica 70 anos - Interpretando o samba intitulado “Novo Quilombo” - 2010
  • Jair Rodrigues - Álbum[147] - em Branco e Preto - Participação no coral e Produção musical - 2008
  • Germano Matias - Audiovisual - Ginga no Alfalto[148] 2007
  • Beth Carvalho - Audiovisual - Canta o samba da Bahia[149], acompanhando Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Maria Bethania, Olodum, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Mariene de Castro, entre outros - 2006
  • Beth Carvalho - Audiovisual - 40 anos de carreira[150] - Apresentando-se com o Quinteto em Branco e Preto e acompanhando, Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Nelson Sargento, Darcy da Mangueira, Vó Maria, Jongo da Serrinha - 2005
  • Beth Carvalho - Audiovisual - Madrinha do samba - 2004 - Interpretando a música ”Madrinha” de autoria (Magnu Sousá / Paquera / Edvaldo Galdinho)

Singles Oficiais e Videografia[editar | editar código-fonte]

Ano Single Autores Álbum
2022 1. Antologia do Vacilo

2. A Volta Arrasa

3. Sigamos em Frente - part. Renato da Rocinha

1. (Magnu Sousá / Maurilio de Oliveira / Nei Lopes)

2. (Magnu Sousá / Maurilio de Oliveira / João Martins)

3. (Magnu Sousá / Maurilio de Oliveira)

EP4 - Axé - Terra[151]
2021 Num Corpo Só • Coração em Desalinho[152] (Arlindo Cruz / Luiz Claudio Picolé) • (Monarco/Ratinho) DVD - Quintal dos Prettos

Part. Maria Rita[153][154]

2021 Oyá(canto de oração) • Sorriso Negro (Carica/Prateado) • (Adilson Barbado/Jorge Portela/Jair de Carvalho) DVD - Quintal dos Prettos

Part. Emicida

2020 Quintal dos Prettos (Magnu Sousá/Maurilio de Oliveira) Video Clipe - Prettos
2020 Sem Ataque, Sem Defesa • Brilho no Olhar (Sombra/Adilson Victor) • (Almir Guineto/Celso Leão/Daniel Brasileiro) DVD - Quintal dos Prettos
2020 Cabrochinha (Magnu Sousá/Maurilio de Oliveira) Single
2019 Dona do Poder[155][156] (Magnu Sousá/Maurilio de Oliveira) Single[157]
2019 Amor de Matar • Canto da Razão (Jorge Portugal/Roberto Mendes)/(Ademir Fogaça/Leandro Lehart) DVD - Quintal dos Prettos[158]
2019 Novo Viver • Quem Gosta de Mim (Magnu Sousá/Maurilio de Oliveira) • (Arlindo Cruz/Franco) DVD - Quintal dos Prettos
2019 Caxambú • Caciqueando (Bidubi/Jorge Neguinho/Elcio/Zé Lobo) • (Noca da Portela/Valmir/Amauri) DVD - Quintal dos Prettos
2018 Hino Vira Lata[159] - Emicida (Emicida/Beatnick/K-Salaam) DVD - 10 Anos de triunfo
2017 Yasuke (Bendito, Louvado Seja)[160] - Emicida (Emicida/DJ Duh) Single

Projeção Internacional[161][editar | editar código-fonte]

História[editar | editar código-fonte]

Filhos de pais músicos, os irmãos conheceram o samba ainda crianças. A história com a música começou dentro de casa, cuja mãe Antonia Barbosa de Oliveira de nome artístico Tonia Xique, cantava profissionalmente em estúdios com vários artistas na cidade de São Paulo, chegou a gravar um compacto duplo 78 rpm em 1978, um ano antes do nascimento de Maurílio. Já o pai, Gilberto Alves de Souza, de nome artístico Xique-Xique[167] é músico, cantor, ritmista e compositor, foi quem ensinou os garotos a tocarem instrumentos de ritmo.

O primeiro contato[168] com a Madrinha Beth Carvalho foi no bar Boca da Noite, um famoso reduto de Samba e MPB. Na época, esse bar era comandado pelo sambista e advogado Wilson Sucena, que inclusive foi a pessoa que a apresentou os irmãos pretos aos irmãos brancos, surgindo o então Quinteto em Branco e Preto. Beth, conhecida por apadrinhar vários artistas do mundo do samba, foi levada ao bar pela produtora musical Cidinha Zanon. Naquela noite, vários sambistas e compositores de São Paulo, sabendo que Beth Carvalho estava no Boca da Noite, foram lá a fim de apresentarem seus sambas, e eles, meninos ainda, quase não tiveram chances de se mostrar para Beth Carvalho. Lá pelas quatro da manhã quando ocorreu um certo silencio, como se diz; uma brechinha, Maurílio pediu um tom, (Lá menor) e começou a cantar o samba - 'Hora de Chorar', do álbum de carreira da Beth. Ela ficou visivelmente encantada.

Depois disso, era como se aquela noite tivesse acabado para todo mundo e só havia ela e os meninos do Quinteto, que cantavam um samba atrás do outro e todos dos discos dela, com os mesmos arranjos. E partir daí começava uma grande história entre os meninos e Beth Carvalho. Por ironia do destino, o Magnu não estava nessa noite e Maurilio saia a todo momento que podia, para ligar e deixar mensagem no bip dele. Ligou várias vezes pra ele, que ao saber do que estava acontecendo, saiu de casa desesperado ainda de madrugada, mas não havia ônibus rodando naquele horário, e só conseguiu sair quase pelo amanhecer. Magnu chegou por volta de sete e meia da manhã no Boca, o samba já tinha acabado, porém recebeu um abraço da Beth que sorriu e disse: Só faltou você. Ele então sacou de uma agenda de trabalho, que inclusive iria faltar neste dia, e pediu para que a Madrinha escrevesse a sugestão de nome para o grupo. Essa agenda, infelizmente desapareceu anos depois, mas o texto era assim: "Sugestão para nome do grupo; 'Quinteto Café com Leite[169]’, e eu assino em baixo, com amor, Madrinha Beth Carvalho, 20 de Agosto de 1996". Foi ali que nasce a decisão de Magnu e Maurilio ficarem exclusivamente vivendo para música, porque se não ficassem, a música não daria oportunidade deles crescerem. Três anos depois Beth rebatizou o grupo como Quinteto em Branco e Preto.

Referências

  1. «Live Prettos - 23-08-2020». Vida Live. Consultado em 17 de setembro de 2020 
  2. «Entrevista QUINTETO EM BRANCO E PRETO - Passagem de Som». passagemdesom.com.br. Consultado em 9 de março de 2022 
  3. "Nunes", "Amanda" (28 de Abril de 2014). «O Samba pede passagem». Revista Trip. Consultado em 28 de Abril de 2014 
  4. «Filme é proibido Fumar». Academia Brasileira de Cinema. Arquivado do original em 12 de fevereiro de 2017 
  5. «Sintonizando com Prettos». ABRAMUS. 1 de maio de 2020. Consultado em 12 de março de 2021 
  6. «Quinteto em Branco e Preto renova o samba». Folha de Londrina 
  7. EFE, Agencia (13 de junho de 2013). «Lista completa de vencedores do 24º Prêmio da Música Brasileira». Pop & Arte. Consultado em 29 de março de 2022 
  8. Anderson, Hebreu. «Noticiario Periferico» 
  9. Preta, Notícia (9 de fevereiro de 2024). «Prettos fazem homenagem ao samba em São Paulo no próximo fim de semana». Noticia Preta - NP. Consultado em 10 de fevereiro de 2024 
  10. «Guia da Folha». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 18 de fevereiro de 2020 
  11. «Porto Alegre comemora 250 anos com show de Maria Rita no Baile da Cidade | Prefeitura de Porto Alegre». prefeitura.poa.br. Consultado em 22 de março de 2022 
  12. «Porto Alegre 250 Anos: Maria Rita na Redenção (Gratuito)». Evento ON. Consultado em 22 de março de 2022 
  13. Azevedo, Victoria. «"O samba é muito rico, é o rei do pedaço", diz Beth Carvalho - 03/07/2016 - sãopaulo - Folha de S.Paulo». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 16 de abril de 2018 
  14. «Rael, Paralamas, Falamansa e Fundo de Quintal são destaques em 2º dia da Virada». Folha de S.Paulo. 20 de maio de 2018. Consultado em 9 de março de 2022 
  15. Monzillo, Marins. «Folha de S.Paulo - Samba e Choro: Shows têm Nogueira e Paulinho - 22/04/2000». www1.folha.uol.com.br. Folha de S.Paulo. Consultado em 23 de agosto de 2018 
  16. «Folha de S.Paulo - Beth Carvalho samba no Municipal - 01/12/2006». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 28 de abril de 2023 
  17. «Projeto Adoniran: Célia comemora 40 anos de carreira ao lado do Quinteto em Branco e Preto, com a participação especial da cantora Virgínia Rosa». Memorial da América Latina. 5 de novembro de 2011. Consultado em 24 de fevereiro de 2021 
  18. «MONARCO e sua história :: SAMBA DA PRAÇA». comsambadapraca.webnode.com.br. Consultado em 28 de abril de 2023 
  19. «Germano Mathias». Dicionário Cravo Albin. Consultado em 16 de dezembro de 2023 
  20. «Celso Viáfora faz show neste domingo em Ourinhos». Prefeitura de Ourinhos. Consultado em 16 de dezembro de 2023 
  21. «Folha de S.Paulo - Em show, Lula é saudado com samba contra FHC - 22/04/2002». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 23 de março de 2022 
  22. Noite Ilustrada & Quinteto Branco e Preto, consultado em 14 de outubro de 2023 
  23. Noite Ilustrada canta Ataulfo Alves no programa Bem Brasil - TV Cultura (Completo), consultado em 14 de outubro de 2023 
  24. Samba dos Prettos | Samba na Gamboa | TV Brasil | Cultura, 1 de novembro de 2018, consultado em 18 de fevereiro de 2020 
  25. «Diogo Nogueira diz compor com ajuda do pai, do além, e lança vídeo; veja trecho». Folha de S.Paulo. 7 de fevereiro de 2019. Consultado em 28 de fevereiro de 2022 
  26. «Fim de semana tem Gal e Bethânia juntas no palco - Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: cultura & lazer». Jornal Diário do Grande ABC. 17 de fevereiro de 2000. Consultado em 19 de abril de 2024 
  27. «Quinteto Em Branco e Preto». Ritmo Melodia. 1 de fevereiro de 2003. Consultado em 27 de maio de 2020 
  28. «OS PRETTOS - MAGNU SOUSA E MAURÍLIO DE OLIVEIRA». www.agendadaperiferia.org.br. Consultado em 18 de fevereiro de 2020 
  29. «Quinteto Em Branco e Preto - Revista Ritmo Melodia». ritmomelodia.mus.br. 1 de fevereiro de 2003. Consultado em 27 de fevereiro de 2024 
  30. Xangô da Mangueira (Programa Ensaio), consultado em 16 de dezembro de 2023 
  31. Walter Alfaiate - Programa Ensaio TV Cultura, consultado em 14 de outubro de 2023 
  32. AE. «Maria Rita: 'Eu não sou fofa, ser cool seria uma mentira'». Correio do Povo. Consultado em 28 de abril de 2023 
  33. Portal, Maria Rita (2 de outubro de 2015). «Compositor de "No Meio do Salão" está no The Voice». PORTAL MARIA RITA 
  34. «Maria Rita grava em outubro, em São Paulo, o show de samba que apresenta pelo Brasil desde 2015». G1. 4 de setembro de 2022. Consultado em 28 de novembro de 2023 
  35. Prudente, Do G1 Presidente (16 de fevereiro de 2017). «Último 'Sexta do Samba' recebe o grupo 'Samba de Vela' em Prudente». Presidente Prudente e Região. Consultado em 14 de fevereiro de 2024 
  36. «Alcione homenageia samba e celebra seus 70 anos com show no Fantástico». Shows e Musicais. 26 de novembro de 2017 
  37. De Tudo Que Eu Gosto - Alcione. [S.l.]: Allmusic 
  38. «A pele que ela habita». epoca.globo.com. Consultado em 26 de março de 2021 
  39. «Jair Rodrigues lança novo CD no reino do samba - Cultura». Estadão. Consultado em 27 de agosto de 2021 
  40. «Os Prettos mostra trabalho autoral no projeto O Século do Samba | Metrópoles». www.metropoles.com. 13 de fevereiro de 2016. Consultado em 27 de fevereiro de 2024 
  41. «Em novo trabalho, Maria Rita põe os 2 pés no samba». CartaCapital. 18 de setembro de 2022. Consultado em 27 de fevereiro de 2024 
  42. Leopoldino, Alexandre Sousa (17 de setembro de 2022). «Nei Lopes 80 anos». Sesc São Paulo. Consultado em 27 de fevereiro de 2024 
  43. mayara.zonzini. «Paulo Miklos e Quinteto em Branco e Preto se apresentam em São Bernardo neste domingo — Rudge Ramos Online». www.metodista.br. Consultado em 27 de fevereiro de 2024 
  44. «Samba da Vela». VEJA SÃO PAULO. Consultado em 18 de fevereiro de 2020 
  45. Nunes, Amanda (28 de abril de 2014). «O samba pede passagem - Trip». Trip 
  46. «Samba da Vela é tema de livrorreportagem». Jornal de Brasília. 1 de outubro de 2021. Consultado em 28 de fevereiro de 2022 
  47. Cidade, Portal da. «Os Prettos fazem show ao som de cavaquinho e pandeiro, hoje, às 19h». Portal da Cidade Registro / SP. Consultado em 17 de setembro de 2020 
  48. Sintonia (11 de maio de 2018). «Comunidade Samba da Vela». Sintonia de Bambas. Consultado em 27 de dezembro de 2023 
  49. da Cuíca, Osvaldinho; Domingues, André (2009). BATUQUEIROS DA PAULICEIA. São Paulo: Barcarolla. pp. 177, 178, 179 
  50. «Folha de S.Paulo - Samba de SP motiva livro e show - 07/05/2009» 
  51. «Shows e debates marcam elevação do samba paulista a patrimônio cultural». Rede Brasil Atual. 30 de novembro de 2013. Consultado em 9 de março de 2022 
  52. «Audiografia». Patrimônio Imaterial. Consultado em 14 de outubro de 2023 
  53. «São Paulo do samba». revistaepoca.globo.com. Consultado em 9 de março de 2022 
  54. «Secretaria Municipal de Cultura celebra samba paulistano com tombamento, shows e seminário | Secretaria Municipal de Cultura | Prefeitura da Cidade de São Paulo». www.prefeitura.sp.gov.br. Consultado em 9 de março de 2022 
  55. «Samba paulistano vira patrimônio; SP recebe shows grátis nesta semana». Terra. Consultado em 9 de março de 2022 
  56. Alex, Pedro; Sanches, re (20 de dezembro de 2013). «Existe cultura em SP?». Farofafá. Consultado em 9 de março de 2022 
  57. «Semana especial celebra tombamento do samba paulistano». Guia Folha. 29 de novembro de 2013. Consultado em 9 de março de 2022 
  58. «Dia Nacional do Samba terá shows e reconhecimento do gênero como patrimônio imaterial». Prefeitura (em inglês). Consultado em 14 de outubro de 2023 
  59. «Roda de Samba Quintal dos Prettos». SambaNews. 2 de junho de 2020. Consultado em 27 de agosto de 2021 
  60. «Sesc São Carlos apresenta "Pelo telefone... na linha do tempo do samba"». www.saocarlosagora.com.br. Consultado em 27 de fevereiro de 2022 
  61. «Os Prettos apresentam o espetáculo 'Pelo Telefone...Na Linha do Tempo do Samba'». Catraca Livre. 28 de março de 2016 
  62. Ratti, Vanessa (30 de Março de 2016). «Os Prettos se apresentam no Sesc de Santo André». Diario do Grande ABC 
  63. Sousá, Magnu (20 de julho de 2016). «Prettos – "Pelo telefone.. Na linha do tempo do samba" – 100 anos». Consultado em 10 de dezembro de 2023 
  64. «Shows no CCBB-SP celebram centenário do samba no fim de semana». Rede Brasil Atual. 23 de fevereiro de 2016. Consultado em 27 de agosto de 2021 
  65. emmanuelfilho. «Nova geração do samba encerra dia movimentado na Casa Brasil». Rede do Esporte. Consultado em 4 de novembro de 2023 
  66. «Século do Samba |» 
  67. Ferreira, Mauro (8 de fevereiro de 2018). «Elo entre Brasil e África, o repertório de Clementina conecta Prettos a Emicida». G1 
  68. Teixeira, Luiz (3 de maio de 2019). «"Quintal dos Prettos" completa um ano de muito samba, tradição e homenagem a Beth Carvalho». Samba e Pagode. Consultado em 18 de fevereiro de 2020 
  69. «Dupla resgata a atmosfera das rodas de samba dos anos 80 em 'Quintal dos Prettos'». CartaCampinas. 23 de outubro de 2018. Consultado em 9 de março de 2019 
  70. «Prettos convidam Maria Rita, Emicida, Salgadinho e Arlindinho para roda de samba». The Music Journal Brazil. 27 de julho de 2019. Consultado em 18 de fevereiro de 2020 
  71. «Porto Alegre comemora 250 anos com show de Maria Rita no Baile da Cidade». Alcir 61. 16 de março de 2022. Consultado em 29 de março de 2022 
  72. «Quintal dos Prettos realiza live beneficente de roda de samba». The Music Journal Brazil. 16 de abril de 2020. Consultado em 28 de fevereiro de 2022 
  73. «Roda de Samba Quintal dos Prettos se apresenta no Espaço Maria Zélia na zona leste de São Paulo». F5. 1 de setembro de 2018. Consultado em 9 de março de 2019 
  74. «Beth Carvalho faria hoje 73 anos; parceiros lembram o último show - 05/05/2019 - UOL Entretenimento». entretenimento.uol.com.br. Consultado em 28 de abril de 2023 
  75. «Beth Carvalho de volta ao interior de São Paulo». www.theatropedro2.com.br. Consultado em 28 de abril de 2023 
  76. «Oktoberfest Rio tem Elza Soares e Beth Carvalho entre as atrações». oglobo.globo.com. Consultado em 28 de abril de 2023 
  77. «Mocidade Alegre vence o carnaval de SP pela 11ª vez com história do 1º samurai negro». G1. 21 de fevereiro de 2023. Consultado em 31 de janeiro de 2024 
  78. Argolo, Aquiles Marchel (16 de fevereiro de 2023). «Prettos desfilará pela Mocidade Alegre e também estará no 'Quilombo Lab' com Emicida e Drik Barbosa». Trace.tv Brasil. Consultado em 31 de janeiro de 2024 
  79. «Duo paulistano Prettos se une a Maria Rita e Sombrinha em álbum com sambas do quintal carioca». G1. 20 de novembro de 2023. Consultado em 28 de novembro de 2023 
  80. «Duo Prettos formata álbum audiovisual gravado com Maria Rita e Sombrinha». G1. 15 de junho de 2023. Consultado em 28 de novembro de 2023 
  81. themusicjournalbrazil. «Prettos celebram 10 anos de carreira em DVD com Maria Rita e Sombrinha». Terra. Consultado em 28 de novembro de 2023 
  82. «Duo Prettos põe no ar o primeiro EP do álbum 'Axé'». G1. 17 de novembro de 2021. Consultado em 28 de novembro de 2023 
  83. «Duo Prettos põe 'Fogo' na rede com o terceiro EP do álbum 'Axé'». G1. 3 de julho de 2022. Consultado em 28 de novembro de 2023 
  84. Spiler, Wilson (1 de julho de 2022). «Religiosidade, política, corrupção e violência: PRETTOS 'incendeia' tudo em novo EP». Ultraverso. Consultado em 28 de novembro de 2023 
  85. «Prettos: "Quintal dos Prettos ao Vivo" - Álbum completo dos Prettos | Blog dos Prettos | Prettos». https://prettos.wordpress.com. Consultado em 21 de agosto de 2021 
  86. «Top 50 da CENA – O primeiro lugar do ranking é uma música que não deveria ter sido feita. Francisco, el Hombre bota a primavera no top. Tagore bota sua dose de psicodelia no pódio». PopLoad. 29 de setembro de 2021. Consultado em 23 de outubro de 2021 
  87. «Prettos: "Novo Viver" é o álbum mais autêntico na carreira da dupla  | The Music Journal Brazil | MTV». www.musicjournal.com.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  88. «Prettos: "Novo Viver" é o álbum mais autêntico na carreira da dupla». Terra. Consultado em 14 de julho de 2020 
  89. «Duo Prettos volta às tradições do samba com o frescor das regravações do álbum 'Novo viver'». G1. Consultado em 14 de julho de 2020 
  90. Maria, Julio. «Crítica: Prettos oxigenam as tradições do samba com coragem - Cultura - Estadão». Estadão 
  91. de Souza, Tarik (19 de Julho de 2012). «Longe da ortodoxia». Carta Capital 
  92. «Confira os ganhadores do Prêmio da Música Brasileira». Veja Abril. 3 de Junho de 2013 
  93. «Quinteto
    Em Branco e Preto no Memória Brasil neste domingo, 20/08 – Rádios»
    . Consultado em 28 de junho de 2020
     
  94. «Prêmio da Música Brasileira anuncia indicados - 16/05/2013 - Ilustrada - Folha de S.Paulo». m.folha.uol.com.br. Consultado em 28 de junho de 2020 
  95. «Quinteto em Branco e Preto lança 'Patrimônio da humanidade' no Teatro Rival». O Globo. 31 de julho de 2008. Consultado em 27 de maio de 2020 
  96. «BATE-PAPO COM QUINTETO EM BRANCO E PRETO - 22/07/2008 ÀS 19H00». Bate papo UOL. 22 de Julho de 2008 
  97. Amaral, Fundação Ubaldino do. «Quinteto em Branco e Preto é atração nesta quinta-feira no Sesc». Jornal Cruzeiro do Sul. Consultado em 23 de agosto de 2021 
  98. «Folha de S.Paulo - Música: Samba da Vela, 5, lança seu primeiro CD - 12/09/2005». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  99. Paulo, João (5 de Agosto de 2003). «A nobreza do samba no novo CD do Quinteto em Branco e Preto». A Hora do Povo 
  100. «Quinteto em Branco e Preto lança álbum de estréia - Cultura - Estadão». Estadão 
  101. «Rede Globo - Mais Você - Variedades - NOTÍCIAS - Quinteto em Branco e Preto». gshow.globo.com. Consultado em 14 de julho de 2020 
  102. Menezes, André (8 de fevereiro de 2024). «Tá no sangue: um papo sobre samba com os irmãos Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira». Rede NINJA. Consultado em 10 de fevereiro de 2024 
  103. «Duo de samba Prettos celebra o carnaval no Sesc Pompéia com o show 'Brasilidades'». www.gazetasp.com.br. Consultado em 10 de fevereiro de 2024 
  104. Trecco, Giulia (3 de agosto de 2023). «Quintal dos Prettos apresenta edição de agosto da tradicional roda de samba». São Paulo Secreto. Consultado em 10 de fevereiro de 2024 
  105. MUYLAERT, Anna (2010). Coleção Aplauso Cinema Brasil (PDF). São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. p. 105 
  106. «Paulo Miklos, a alma roqueira de Noel Rosa». Rede Brasil Atual. 26 de outubro de 2011 
  107. «A Alma Roqueira de Noel». Mostra Internacional de Cinema em São Paulo 
  108. «Revista de Cinema - UOL». 10 de Novembro de 2015 
  109. «Dupla paulista de samba 'Prettos' grava clipe no Maranhão». O Imparcial. 17 de julho de 2017. Consultado em 14 de outubro de 2023 
  110. Mira, Gustavo Sampaio/Na (16 de julho de 2016). «Deise D'Anne, a Miss Maranhão 2016: "para ser miss, tem que ter simplicidade e simpatia"» 
  111. Almeida, Mateus (29 de setembro de 2016). «Miss Brasil 2016 registra recorde de candidatas negras». Ego 
  112. «Prettos convidam Maria Rita, Emicida, Salgadinho e Arlindinho para roda de samba». The Music Journal Brazil. 27 de julho de 2019. Consultado em 18 de novembro de 2021 
  113. «Quintal dos Prettos Convida - Shows». Guia Folha. Consultado em 28 de fevereiro de 2022 
  114. Martins, Fabio (16 de novembro de 2022). «'Potências! O Prêmio do Agora' celebra a cultura negra em 2022». Ultraverso. Consultado em 18 de novembro de 2022 
  115. «'Potências! A Premiação do Agora' chega à 2ª edição celebrando personalidades pretas - POPline». POPline - Maior portal sobre cultura pop!. 2 de novembro de 2022. Consultado em 18 de novembro de 2022 
  116. Muniz, Guilherme (17 de novembro de 2022). «'Potências! Premiação do Agora', homenageia personalidades negras de 2022». Noticia Preta - NP. Consultado em 18 de novembro de 2022 
  117. themusicjournalbrazil. «Prettos celebram 10 anos de carreira em DVD com Maria Rita e Sombrinha». Terra. Consultado em 1 de fevereiro de 2024 
  118. «Maria Rita e Arlindinho participam do DVD do Quintal dos Prettos». Catraca Livre. 2 de agosto de 2019. Consultado em 3 de novembro de 2019 
  119. «Duo Prettos volta às tradições do samba com o frescor das regravações do álbum 'Novo viver'». G1. Consultado em 13 de julho de 2020 
  120. «Dia de sambar com Prettos». www.ofluminense.com.br. Consultado em 17 de setembro de 2020 
  121. Ferreira, Mauro. «G1» 
  122. «Álbuns de Criolo, Prettos e Rodrigo Campos reavivam samba de Sampa | G1 Música Blog do Mauro Ferreira». Mauro Ferreira. Consultado em 27 de abril de 2023 
  123. Reis, Aquiles (23 de Dezembro de 2015). «Esmeralda do Brasil». Brasilian Voice 
  124. «ESMERALDA ORTIZ NO HOJE (3/12) SESC POMPÉIA». Consultado em 18 de fevereiro de 2020 
  125. Ferraz, Ana (6 de janeiro de 2015). «O berçário de Tia Cida». Carta Capital 
  126. «Quinteto em Branco e Preto». CemporcentoSamba. Consultado em 28 de fevereiro de 2022 
  127. «Folha de S.Paulo - Música: Samba da Vela, 5, lança seu primeiro CD - 12/09/2005». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 18 de fevereiro de 2020 
  128. «Entrevista: Projeto Samba da Vela – SCREAM & YELL». Consultado em 28 de fevereiro de 2022 
  129. Cozer, Raquel. «Folha de S.Paulo - Jair e Quinteto se encontram em CD - 01/04/2008». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 2 de março de 2017 
  130. «Graça Braga - Eu Sou Brasil». Pôr do Som 
  131. «Abertura da exposição "Flores em Vida: Nãnãna da Mangueira" – Ação Educativa». acaoeducativa.org.br. Consultado em 24 de fevereiro de 2021 
  132. «Berço do Samba de São Mateus vira documentário - Sosamba.com.br». www.sosamba.com.br. Consultado em 18 de fevereiro de 2020 
  133. «Folha Online - Ilustrada - Nei Lopes faz show com Quinteto em Branco e Preto na capital - 01/06/2006» 
  134. «GINGA NO ASFALTO - André Rosa; Guilherme Vergueiro - DVD». www.travessa.com.br. Consultado em 13 de julho de 2020 
  135. «Osvaldinho da Cuíca completa 70 anos com novo CD e dois shows no SESC-Pompéia Lu Fernandes». www.lufernandes.com.br. Consultado em 2 de março de 2017. Arquivado do original em 11 de fevereiro de 2017 
  136. Lima, Rafael (20 de setembro de 2022). «Marquinhos Sensação receberá vários convidados em gravação de DVD em SP». MIX ME. Consultado em 3 de outubro de 2022 
  137. «Turma do Pagode canta com Prettos e Tiee no quintal em que celebra os 20 anos do grupo». G1. Consultado em 9 de fevereiro de 2021 
  138. Jordão, Téo (1 de fevereiro de 2021). «Turma do Pagode com novo EP do projeto "Turma no Quintal" | 101FM». Consultado em 9 de fevereiro de 2021 
  139. Redacao (30 de janeiro de 2021). «Turma do Pagode com novo EP do projeto "Turma no Quintal"». Portal SUCESSO!. Consultado em 21 de fevereiro de 2021 
  140. Hahne, Stephanie (8 de maio de 2020). «Emicida encarna Goku em novo clipe; assista a "Quem Tem Um Amigo (Tem Tudo)"». Tenho Mais Discos Que Amigos!. Consultado em 27 de agosto de 2021 
  141. «Emicida vira Goku e visita universo do Dragon Ball em clipe de 'Quem tem um amigo (tem tudo)'». G1. Consultado em 21 de fevereiro de 2021 
  142. «Este clipe de Emicida vai mexer com a nostalgia de todos os fãs de Dragon Ball». br.vida-estilo.yahoo.com. Consultado em 12 de março de 2021 
  143. «Deco Romani reúne letras, melodias e amigos do samba em álbum que traz Moacyr Luz e Xande de Pilares». G1. Consultado em 21 de fevereiro de 2021 
  144. Região, Diário da (3 de fevereiro de 2017). «Emicida lança single Yasuke (Bendito, Louvado Seja)». Diário da Região - Música 
  145. Região, Diário da. «Diário da Região - Música». www.diariodaregiao.com.br. Consultado em 11 de março de 2019 
  146. «Maurílio de Oliveira». GSHOW. Consultado em 27 de maio de 2020 
  147. «Patrimônio em branco e preto - Verso» 
  148. «dicionariompb.com.br/germano-mathias». Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Consultado em 11 de março de 2019 
  149. Brito*, Hagamenon (30 de abril de 2019). «Hagamenon Brito: 'O dia em que Beth cantou o samba da Bahia e me falou sobre Caymmi'». Jornal CORREIO | Notícias e opiniões que a Bahia quer saber. Consultado em 13 de julho de 2020 
  150. «Folha de S.Paulo - Beth Carvalho samba no Municipal - 01/12/2006». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 13 de julho de 2020 
  151. «Duo Prettos faz, com Nei Lopes, antologia de vacilos históricos em partido alto do EP 'Axé – Terra'». G1. 28 de setembro de 2022. Consultado em 4 de novembro de 2023 
  152. Brazil, The Music Journal (15 de março de 2021). «Maria Rita entra na roda de samba do duo Prettos em "Num corpo só / Coração em Desalinho"». The Music Journal Brazil. Consultado em 15 de março de 2021 
  153. «Prettos lançam single com presença de Maria Rita em calorosa gravação de roda de samba». G1. Consultado em 12 de março de 2021 
  154. «Maria Rita se entrega na roda de samba em novo lançamento com a dupla Prettos». Jornal de Brasília. 12 de março de 2021. Consultado em 27 de agosto de 2021 
  155. «Dupla Prettos apresenta quatro músicas inéditas entre as oito regravações do álbum 'Novo viver'». G1. Consultado em 17 de fevereiro de 2020 
  156. Costa, por Eduardo da (19 de julho de 2019). «Prettos lança samba sobre o empoderamento feminino, confira:». Minuto Indie. Consultado em 27 de agosto de 2021 
  157. «Dona do Poder é o primeiro single dos Prettos». Consultado em 27 de agosto de 2021 
  158. «Maria Rita e Arlindinho participam do DVD do Quintal dos Prettos». Catraca Livre. 2 de agosto de 2019. Consultado em 18 de fevereiro de 2020 
  159. «Emicida celebra a carreira e o bom momento do rap com a gravação do 1º DVD». ISTOÉ Independente. 19 de novembro de 2017. Consultado em 17 de fevereiro de 2020 
  160. «Emicida lança a nova música "Yasuke (Bendito, Louvado Seja)", ouça agora! | Midiorama». www.midiorama.com. Consultado em 17 de fevereiro de 2020 
  161. Redação, Da (14 de fevereiro de 2019). «Grupo 'Prettos' se apresenta na última noite do Sexta do Samba». Portal Prudentino. Consultado em 20 de março de 2021 
  162. «DVD BETH CARVALHO - LIVE AT MONTREUX 2005 (NOVO/LACRADO)». www.locomotivadiscos.com.br. Consultado em 20 de março de 2021 
  163. «BBCBrasil.com». www.bbc.com. Consultado em 29 de março de 2022 
  164. efilmes. «Berço do samba de São Mateus – elastica filmes» (em inglês). Consultado em 18 de fevereiro de 2020 
  165. Geral, Oerj em (2 de dezembro de 2013). «Quinteto em Branco e Preto – Um mix gostoso de se presenciar». oestadorj.com.br. O estado RJ. Consultado em 24 de agosto de 2018 
  166. Facebook; Twitter; options, Show more sharing; Facebook; Twitter; LinkedIn; Email; URLCopied!, Copy Link; Print (28 de junho de 2005). «Brazilian festival brings the crowd to its feet». Los Angeles Times (em inglês). Consultado em 3 de novembro de 2020 
  167. «Maurílio de Oliveira». Dicionário Cravo Albin. Consultado em 28 de novembro de 2023 
  168. Oening, Fernanda (6 de junho de 2020). «Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira, os Prettos, contam sua trajetória». SambaNews. Consultado em 28 de novembro de 2023 
  169. «Villaggio Café - Baladas - Pinheiros, São Paulo». BaresSP. Consultado em 14 de fevereiro de 2024