Fred Camacho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fred Camacho
Informação geral
Nome completo Frederico Fagundes Fernandes Camacho
Nascimento 9 de setembro de 1977 (44 anos)
Origem Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade brasileiro
Gênero(s) Samba
Ocupação(ões) Compositor, cantor, instrumentista
Gravadora(s) Bolacha Discos
Afiliação(ões) Toque de Prima
FC-foto-divulgaçao-CV.jpg

Frederico Fagundes Fernandes Camacho (Rio de Janeiro, 9 de setembro de 1977) é um cantor, compositor e instrumentista brasileiro.[1]

Tijucano e salgueirense, da zona norte do Rio de Janeiro, Fred Camacho é cantor, compositor e músico, e, carrega aprendizado e batismo vermelho e branco da família tradicional Serra. Com Mestre Louro aprendeu os caminhos da bateria furiosa e acordes de cavaquinho, mas foi com Almir Guinéto que ele aprendeu as malandragens e paletadas do banjo, instrumento no qual Fred é referência.

Aos vinte anos ingressou na banda de Beth Carvalho onde permaneceu por cinco anos, fez parte do grupo Toque de Prima em sua última formação. Foi integrante da banda do Martinho da Vila. Dudu Nobre e Xande de Pilares.

Fred Camacho é amigo e parceiro do músico, cantor e compositor Arlindo Cruz: com ele, viajou o Brasil fazendo parte de sua banda, compôs mais de vinte sambas, entre eles o sucesso “O QUE É O AMOR” em parceria com Maurição - um verdadeiro hit na voz da cantora Maria Rita. Há 5 anos, Fred Camacho faz parte da banda da cantora.

Com vasto acervo de músicas gravadas, Fred Camacho tem em seu currículo diversos artistas do samba e da música popular brasileira: Alcione, Ivete Sangalo, Maria Rita, Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira, Martnália, Dudu Nobre, Xande de Pilares, Fundo de Quintal e outros grandes nomes.

Em 2012, lançou o seu primeiro álbum “Fred Camacho”, todo autoral, sob os arranjos de Rildo Hora e Jota Moraes, produzido pelo maestro Ivan Paulo. O trabalho conta com as participações de Zeca Pagodinho, Dudu Nobre e Arlindo Cruz.

Atualmente é pertencente a ala fértil de compositores e é tetracampeão de samba-enredo do Acadêmicos do Salgueiro, com diversos prêmios, entre eles, o “Tamborim de Ouro“ por dois anos seguidos.

Hoje Fred Camacho se prepara para lançar seu segundo álbum, com a produção de Pretinho da Serrinha, com toda malandragem de um sambista nato que ama o que faz.

Referências

  1. «Fred Camacho». Cravo Albin da MPB. Consultado em 26 de junho de 2014 
Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço relacionado ao Projeto Música. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.