Argemiro da Portela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Argemiro do Patrocínio, mais conhecido como Argemiro da Portela (Rio de Janeiro, 1923 - Rio de Janeiro, 21 de maio de 2003), foi um cantor, compositor e panderista brasileiro. Fez parte da ala de compositores da escola de samba Portela.

Muito se pode adicionar aqui sobre Argemiro do Patrocínio, mas embora não tenha o conhecimento necessário para enobrecer ainda mais este genial sambista, me limito ao seguinte: Argemiro do Patrocínio, Nelson Cavaquinho, Cartola, Nelson Sargento, Mestre Marçal, Adoniran Barbosa, Candeia, Carlos Cachaça entre outros geniais sambistas, merecem pela valiosa contribuição cultural e musical que nos proporcionam ao longo de anos, e por serem os alicerces do samba genuíno e consequentemente clássico que tanto enobrece a Música Popular Brasileira, nossa eterna gratidão e o mais profundo respeito.[carece de fontes?]

Além de todos os adjetivos que seriam insuficientes para descrever a maestria de Argemiro do Patrocínio, é necessário ainda falar sobre a qualidade de sua música. Sob a influência do samba de raiz, as letras de Argemiro possuem tom melancólico, elucidando sentimentos de tristeza por um amor abandonado, a solidão e o arrependimento.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.