Jorginho do Império

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Jorginho do Império
Informações pessoais
Nome completo Jorge Antônio Carlos
Data de nasc. 13 de fevereiro de 1944 (73 anos)
Local de nasc. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,  Brasil
Informações profissionais
Escola atual Império Serrano
Escolas de samba
Anos Escolas
1996-1997
1999
Império Serrano
Império Serrano

Jorge Antônio Carlos, ou Jorginho do Império (Rio de Janeiro, 13 de fevereiro de 1944) é um cantor brasileiro, filho de Mano Décio da Viola, um dos fundadores da Império Serrano.[1]

Na beira do mar, canção lançada em 1975, foi o seu grande sucesso. Começou sua carreira ao lado do amigo Martinho da Vila. Em 1971 foi eleito "cidadão samba do Estado da Guanabara" {fonte: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira}. Em mais de trinta anos de carreira, lançou 24 discos e fez shows na Argentina, na França e no Japão [carece de fontes?]. Atualmente reside no bairro carioca de Madureira, na rua que tem o nome de seu pai e fica próxima à Império Serrano.

Foi o principal intérprete do Império Serrano em dois carnavais. Em 1997, esteve à frente do microfone quando a escola trouxe o enredo "O mundo dos sonhos de Beto Carrero". Retornou ao posto em 1999, quando o enredo era "Uma rua chamada Brasil". Em ambas as oportunidades, o Império Serrano foi rebaixado ao Grupo de Acesso A e também na escola, exerceu a função de diretor de carnaval.

Jorginho também e radialista, onde comanda o programa Barracão do Samba da Rádio Livre 1440, ao lado de Marcelo Pacífico.

Lançou em 06 de Janeiro de 2011 o site barracaodosamba.com, de onde transmite o seu programa para a web e muitos artigos sobre sambistas e o mundo do samba.

Referências

  1. «Jorginho do Império». Dicionario MPB. Consultado em 11 de Maio de 2016 
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.