Terceira Epístola de João

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

III João - é a terceira epístola do apóstolo João, um dos livros do Novo Testamento da Bíblia, escrito, provavelmente no ano 90 da era comum, na cidade de Éfeso.

Com apenas 15 versos em um único capítulo, a epístola tem um destinatário certo, o presbítero Gaio, homem de uma das igrejas da Ásia Menor, tendo o propósito de motivá-lo em sua vida cristã.

Além do próprio João e de Gaio, dois outros personagens são mencionados na carta, a saber, Diótrefes e Demétrio.

Gaio é descrito como um homem generoso e hospitaleiro que dava abrigo aos missionários em sua casa. Demétrio é mencionado como alguém que ama a verdade e seria um outro membro proeminente das Igrejas na Ásia. Já

Diótrefes é exposto como um sujeito que cuida de seus próprios interesses e tenta utilizar-se da Igreja local para alcançar o poder. Foi um homem que menosprezou a autoridade do apóstolo, agindo com orgulho e soberba, causando divisão na Igreja.

III João é o livro da Bíblia com menor número de palavras,[1] embora II João tenha menos versículos.[2] Também é o único livro do Novo Testamento que não contém os nomes "Jesus" ou "Cristo".[3]

Autor e Receptores

Tanto na Segunda Epístola de João quanto na Terceira Epístola de João, o escritor se autodenomina “o ancião”, sugerindo que era mais velho do que os outros cristãos e que seu conhecimento pessoal da fé foi muito além do deles. A evidência mais forte é que todas as três epístolas de João foram escritas por um mesmo autor.

Não se sabe nada sobre o “amado Gaio” além do caloroso tributo que João presta a ele no início desta carta. Gaio era um nome comum no mundo romano, e o NT menciona um Gaio em Corinto ( Rm 16.23; 1Co 1.14), na Macedônia (At 19.29) e em Derbe (At 20.4). Não há nenhuma evidência para associar Gaio da Terceira Epístola com qualquer desses homens. Evidentemente, ele era líder de alguma igreja na Ásia.

Data

João era madura tanto em anos quanto em experiências quando escreveu esta carta junto com a Segunda Epístola perto do fim de sua vida por volta de 90 dC.

Ocasião e Objetivo

Enquanto na Segunda Epístola os heréticos itinerantes estavam perturbando a fé dos cristãos, nesta carta os genuínos mestres da verdade estão fazendo um circuito de igrejas. Na carta anterior, João proibiu a hospitalidade para os falsos mestres; aqui ele estimula a hospitalidade. Entretanto, Diótrefes, uma pessoa dominante em uma das igrejas, se opôs à autoridade de João. Além disso, ele recusou hospitalidade aos missionários viajantes e proibiu os outros de recebê-los, excomungando-os quando eles o faziam. João escreveu para estimular Gaio em sua generosidade para repreender Diótrefes por sua conduta nada caridosa.

Conteúdo

João descreve três personalidades. A primeira é Gaio, que demonstrou sua fé cristã através de sua generosa hospitalidade, mesmo a estranhos. Segunda é Diótrefes, cujo orgulho egoísta estava rompendo a harmonia da comunhão. Terceira é Demétrio, cuja vida exemplificava a fidelidade cristã e era digna de imitação. Esses três homens possuem testemunhos positivos e negativos para relacionamentos adequados entre os irmãos.

Cristo Revelado

João apresenta Jesus como a verdade na qual devemos caminhar. A devoção a ele motiva verdadeiros mestres em seu serviço itinerante (v.7). As vidas de Gaio e Demétrio harmonizavam exatamente com a doutrina de Cristo e forneceram forte testemunho ao poder de seu amor. Por outro lado, o comportamento de Diótrefes mostra um acentuado contraste com a verdadeira vida em que Cristo deve ser o primeiro em todas as coisas.

O Espírito Santo em Ação

Esta carta não se refere diretamente ao Espírito Santo, mas seu ministério é aparente por toda a mensagem, especialmente ao permitir que os crentes “caminhem na verdade” e autorizando os missionários itinerantes em seu ministério. O fruto do Espírito é evidente nas vidas de Gaio e Demétrio.

Esboço de 3º João

Saudação 1

I. Mensagem a Gaio 2-8

Oração por sua Saúde 2

Recomendação para a adesão à verdade 3-4

Recomendação para sua hospitalidade 5-8

II. Condenação à arrogância de Diótrefes 9-11

III. Elogio a Demétrio 12

Conclusão 13-14

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Terceira Epístola de João

Referências

  1. Kranz, Jeffrey. Word counts for every book of the Bible The Overview Bible Project. Visitado em 20 de janeiro de 2015.
  2. Painter 2002, p. 361.
  3. Brown 1982, p. 727.

4. Bíblia Tompson.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Brown, R. E. The Epistles of John. Garden City: Doubleday, 1982. ISBN 9780385056861
  • Painter, John. 1, 2, and 3 John. Collegeville, Minnesota: Liturical Press, 2002. ISBN 0814658121
Ícone de esboço Este artigo sobre a Bíblia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro relacionado ao Cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.