Esporte Clube Lemense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lemense
Nome Esporte Clube Lemense
Alcunhas Azulão Querido, Onça Azul
Fundação 16 de junho de 1915 (99 anos)
Estádio Brunão
Capacidade 7.018
Competição Extinto
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Esporte Clube Lemense foi um clube brasileiro de futebol da cidade de Leme, interior do Estado de São Paulo. Foi fundado em 16 de junho de 1915, teve problemas financeiros a partir de 2003, e acabou extinto em 2005.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1966, o Esporte Clube Bancário se torna a primeira equipe de Leme a disputar o profissionalismo. Porém, em 1967, o time pára. Havia na cidade uma agremiação muito mais antiga que o Bancário, fundado em 1958, atualmente extinto: era o Esporte Clube Lemense. Os organizadores do futebol lemense adotaram as cores do clube pioneiro e refundaram o Esporte Clube Lemense em 16 de abril de 1967.

O time disputa alguns anos, mas só viria a se firmar a partir de 1976. Em 1978, conquista o título da Quarta Divisão (atual Série B) e em 1980 é o campeão da Terceira Divisão (atual A-3). De 1981 até 1993 participa da divisão de acesso à elite paulista, a Segunda Divisão (atual A-2). Com a reorganização das fórmulas de disputas pela Federação Paulista de Futebol, a agremiação passa a competir na Quarta Divisão, permanecendo nela até 2004.

Nesse período, o Esporte Clube Lemense passou por uma crise e, com o seu afastamento das competições organizadas pela Federação Paulista de Futebol, em 2004, a cidade de Leme, fanática por futebol, ficou sem um time para torcer. Para ocupar este espaço, foi fundado, no dia 04 de novembro de 2005, o Clube Atlético Lemense, com as mesmas cores e quase o mesmo nome do antigo clube de 1915.

Maiores Rivalidades[editar | editar código-fonte]

Lemense x União São João[editar | editar código-fonte]

Um dos maiores rivais do Lemense foi o time da vizinha Araras, o União São João. Hoje, a rivalidade ocorre entre o União e o Clube Atlético Lemense e perdeu um pouco a força devido ao fato de há muito tempo os dois times disputarem divisões diferentes. Em 2007, 2008 e 2009, o Lemense no Campeonato Paulista da Quarta Divisão e o União no Campeonato Paulista da Segunda Divisão (Série A-2). Ainda assim, a rivalidade permanece, pois as cidades serem geograficamente muito próximas.

Lemense x Independente[editar | editar código-fonte]

Outro importante jogo para os torcedores de Leme é Lemense x Independente Futebol Clube da cidade de Limeira. Os dois clubes sempre fizeram grandes confrontos, inclusive com lamentáveis brigas entre as torcidas.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.