Transporte em Porto Alegre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Expresso AYUB)
linha do Metrô de Porto Alegre

O transporte na cidade de Porto Alegre, por esta ser uma metrópole, é, em boa parte do tempo, caótico, em função do crescimento acelerado do número de veículos na cidade.

Os engarrafamentos comprometem o fluxo do trânsito, motivado por grande parte de motoristas de automóveis particulares circularem sozinhos, ou seja, sem passageiros.

Ocorrem algumas vezes problemas nas linhas de ônibus, como atrasos, mas a situação na maioria das vezes é sob controle.

Os alagamentos em dias de muita chuva, um dos maiores problemas no trânsito de Porto Alegre, devem ser controlados com a construção do Conduto Álvaro Chaves-Goethe, obra de drenagem urbana de grande impacto da cidade. Iniciada no dia 2 de maio de 2005, a obra teve término em 2008.

O transporte nas ruas e avenidas da cidade por vezes demonstram sinais de saturação. Apesar das diversas mudanças de tráfego já realizadas, os engarrafamentos ainda são constantes nas principais avenidas da cidade, nos horários de pico.

A ponte do Guaíba, que liga a capital à região sul do Estado, é um dos cartões-postais de Porto Alegre. Atualmente ela é motivo de reclamações por parte de motoristas e empresários que reclamam do tempo em que ela fica inutilizada, quando seu vão móvel está içado para a passagem de navios de grande porte.

Distâncias rodoviárias[editar | editar código-fonte]

de cidades brasileiras
de cidades do Mercosul

Fiscalização[editar | editar código-fonte]

A EPTC é a empresa que planeja e fiscaliza as atividades relacionadas ao trânsito e aos transportes de Porto Alegre. Os fiscais de trânsito trabalham em eventos que necessitam de um gerenciamento do trânsito, em locais de conflito entre pedestres e veículos, no atendimento de chamadas de acidentes ou veículos estacionados inadequadamente ou na fiscalização de vias estratégicas, equipados com radares móveis.

A cidade conta com diversos pardais e lombadas eletrônicas, dispositivos que fiscalizam eletronicamente os motoristas, fotografando as placas dos veículos e os multando quando ocorrer infração à lei, na tentativa de redução de acidentes provocados pelo excesso de velocidade desenvolvida por veículos automotores.

Programas de conscientização[editar | editar código-fonte]

O programa de conscientização com foco no trânsito Vida Urgente desenvolvido pela Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, existe desde 1996 na cidade. A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga foi criada em 1996 pelo casal Régis e Diza Gonzaga, pais de Thiago, que perdeu a vida aos 18 anos em um acidente de trânsito, porém este programa não é bem utilizado e quase ninguém o conhece.

O símbolo do programa é uma borboleta. Algumas borboletas foram pintadas no pavimento de algumas vias de Porto Alegre, indicando, de forma a conscientizar os motoristas, locais onde houve acidentes de trânsito com morte (Isto não é mais feito pois acidentes com mortes são comuns).

Ruas e avenidas[editar | editar código-fonte]

As principais vias arteriais do trânsito urbano de Porto Alegre são:

  • Avenida Ipiranga - principal via de fluxo no sentido leste-oeste/oeste-leste, famosa pelo seu canal central - o arroio Dilúvio, que percorre desde o início da avenida na zona leste, próximo aos limites com o município de Viamão até o Lago Guaíba;
  • Avenida Farrapos - liga o centro à zona norte e ao aeroporto, é também uma das vias de trânsito mais caótico da cidade;
  • Avenida Protásio Alves - interliga a área central à grande maioria dos bairros centrais e a zona leste de Porto Alegre.
  • Avenida João Pessoa - interliga a área central às zonas sul e leste;
  • Avenida Bento Gonçalves - terceira via sentido leste-oeste/oeste-leste ao sul, constituindo um prolongamento da RS-040, que corta a cidade de Viamão;
  • Avenida Sertório - arterial no extremo norte da cidade, prolongamento da BR-116 em direção à zona industrial de Porto Alegre.
  • Avenida Presidente Castelo Branco (entre 2014 e 2017, denominada Avenida da Legalidade e da Democracia) - via de trânsito rápido às margens do lago Guaíba, liga a área central da cidade à Avenida Sertório e à ponte móvel sobre o Guaíba.
  • Avenida Independência - avenida de fluxo único no sentido oeste-leste (sendo o sentido contrário exclusivo para o transporte coletivo e o seletivo); abastece o fluxo das zonas mais nobres da capital.
  • Avenida Assis Brasil - principal via do fluxo da zona norte de Porto Alegre.
  • Avenida Baltazar de Oliveira Garcia - principal via do fluxo que interliga Porto Alegre ao município de Alvorada.
  • Primeira Perimetral - contorna o centro de Porto Alegre e compreendendo as seguintes vias: Avenida Loureiro da Silva, Avenida Presidente João Goulart, Avenida Mauá, Rua da Conceição, e Avenida Paulo da Gama.
  • Segunda Perimetral - conjunto de vias que leva do bairro Praia de Belas ao bairro Floresta, passando pelas seguintes vias: Rua José de Alencar, Avenida da Azenha, Avenida Princesa Isabel, Avenida Silva Só, Rua Mariante, Avenida Goethe, Rua Dr. Timóteo e Rua Félix da Cunha.
  • Terceira Perimetral - maior via urbana de Porto Alegre, formada por um conjunto de avenidas antes já existentes, e que recentemente foram todas unificadas transformando-se numa imensa e moderna via arterial que liga a zona sul de Porto Alegre até as imediações do Aeroporto Salgado Filho, na zona norte pelo centro-leste da cidade; o principal trecho-avenida da Terceira Perimetral é a Avenida Carlos Gomes, que ultimamente vem se tornando o grande polo econômico e comercial dessa nova fase de desenvolvimento urbano da capital.
  • Avenida Borges de Medeiros - histórica avenida central de Porto Alegre, a primeira a interligar o centro à zona sul da cidade.


Outras vias importantes da cidade são: Avenida Cristóvão Colombo, Avenida Plínio Brasil Milano, Avenida Nilo Peçanha, Avenida Praia de Belas, Avenida Azenha, Avenida Carlos Barbosa, Avenida Professor Oscar Pereira, Avenida Padre Cacique, Avenida Icaraí, Avenida Teresópolis, Avenida Osvaldo Aranha, Rua 24 de Outubro, Avenida Carlos Gomes, Rua Dom Pedro II, Avenida Goethe, Rua Professor Cristiano Fischer, Avenida Cavalhada, Avenida Wenceslau Escobar, Avenida Juca Batista, Avenida Edgar Pires de Castro e Avenida João de Oliveira Remião.

Transporte público[editar | editar código-fonte]

Ônibus urbanos[editar | editar código-fonte]

Ônibus da Carris, a maior empresa de transporte coletivo por ônibus da cidade.

A Companhia Carris Porto-Alegrense, uma empresa pública de economia mista, é a maior empresa de transporte coletivo por ônibus da cidade. Outras 12 empresas privadas de ônibus, que fazem parte de três consórcios, cada um atuando em uma das zonas Norte, Leste e Sul da cidade, também operam o serviço. Existem 1479ônibus urbanos fazendo cerca de 350 linhas (incluindo variantes de linhas principais) atualmente em Porto Alegre.[1] A maioria das linhas tem um terminal no Centro Histórico de Porto Alegre e outro no bairro para o qual se destina. Existem também linhas transversais de ônibus, que fazem a ligação entre zonas da cidade sem passar pelo Centro, além de linhas circulares e alimentadoras (que fazem integração com outras linhas em direção ao Centro) atendendo certas regiões mais afastadas da cidade. Durante as madrugadas, há nove linhas de ônibus, chamadas de Madrugadão, Corujão ou Noturna, que operam nos principais eixos viários da cidade entre a meia-noite e as 5 horas da manhã. Cerca de 22% da frota de ônibus de Porto Alegre conta com ar-condicionado e, atualmente, mais da metade da frota possui acessibilidade para pessoas com deficiência.[2]

imagem do Metrô de Porto Alegre

Metrô[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Metrô de Porto Alegre

A Trensurb é a empresa que administra os trens urbanos (metrô de superfície), que ligam a região central da cidade aos municípios vizinhos: Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. O sistema opera com 25 trens de quatro vagões cada, movidos a eletricidade.[3]

Ônibus intermunicipais[editar | editar código-fonte]

O transporte coletivo entre Porto Alegre e as cidades da Grande Porto Alegre também funciona através de linhas metropolitanas de ônibus, operadas pelas empresas afiliadas à Metroplan, partindo do Centro de Porto Alegre para os mesmos municípios atendidos pelo metrô (funcionando como um sistema alternativo de transporte ou em caso de paralisação dos trens), além dos municípios de Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada, Viamão, Eldorado do Sul e Guaíba, que não são atendidos pela malha da Trensurb. A Estação Rodoviária de Porto Alegre, na região central da cidade, entre os bairros Centro, Floresta e Marcílio Dias, abriga as linhas intermunicipais de ônibus que chegam a Porto Alegre e partem para outros municípios do interior do Rio Grande do Sul e para outros Estados.[4]

Lotações[editar | editar código-fonte]

Outras alternativas de transporte público são as lotações. Trata-se de um serviço complementar de transporte, que dispõe de 429 [5] micro-ônibus seletivos, a maioria com capacidade de 21 lugares, com exceção das linhas mais recentemente lançadas, para os bairros Restinga e Belém Novo,[6] que contam com 25 assentos. Existem 31 linhas principais de lotação e algumas variantes destas, todas partindo do Centro de Porto Alegre para diversos bairros da cidade. No entanto, algumas regiões de Porto Alegre ainda não são contempladas com o atendimento de lotações, contando somente com o transporte coletivo por ônibus.

Táxis[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Táxis em Porto Alegre

O sistema de táxi possui cerca de quatro mil veículos na cidade, identificados na cor vermelho-alaranjado para os táxis convencionais e branco para os táxis do Aeroporto (cerca de 200 carros). Todos os carros do sistema são de quatro portas e quase todos possuem ar condicionado. No final de 2016, após nova licitação realizada pelo Município, teve início a operação de táxi especial para pessoas com deficiência, com 85 novos veículos,[7] com equipamento especial para içamento de cadeiras de rodas. A maior demanda por táxis em Porto Alegre ocorre nos horários de pico (entre as 7h e as 8h30 da manhã e entre as 17h30 e as 19h); além de dias chuvosos.

Veículos de aplicativos[editar | editar código-fonte]

Porto Alegre começou a operar com a companhia de transportes individuais por aplicativos Uber no final de 2015, sendo regulamentada a operação na cidade em 2016. Nesse mesmo ano, inicia-se a operação dos aplicativos Cabify e 99 como alternativas para a utilização de transportes, constituindo uma concorrência entre as empresas e principalmente concorrendo com o serviço de táxis. Os aplicativos têm área de abrangência em praticamente todo o município, com exceção de algumas áreas consideradas "de risco" (pelo histórico de crimes ocorridos na região) e também em algumas regiões afastadas da área urbana da cidade.
O crescimento do uso dos veículos de aplicativos pelos habitantes de Porto Alegre nos últimos anos, tem inclusive ameaçado [8] a sobrevivência de outros modais de transporte, como os lotações, e até os ônibus convencionais.

Aeroporto[editar | editar código-fonte]

O Aeroporto Internacional Salgado Filho se localiza na zona norte da cidade.

O Aeroporto Internacional Salgado Filho está localizado na zona norte de Porto Alegre, recebendo aviões de todo país e alguns voos internacionais. Abrangendo uma área de 3,8 km² no bairro São João, é o principal aeroporto e com maior embarque e desembarque de passageiros do Sul do país.

O aeroporto atende regularmente os principais destinos do país, principalmente os aeroportos de Congonhas e Guarulhos (São Paulo), Galeão (Rio de Janeiro), Brasília e Curitiba, além de várias cidades de médio porte da Região Sul. Opera voos internacionais diretos para as cidades de Montevidéu, Buenos Aires, Lima, Cidade do Panamá e Lisboa.

O aeroporto está passando por diversas obras de ampliação, previstas inicialmente para o período da Copa do Mundo de 2014, que não puderam ser concluídas a tempo por má gestão e falta de recursos. Em março de 2017, a empresa alemã Fraport venceu o leilão de concessão do aeroporto[9] e, em janeiro de 2018, assumiu sua administração pelo período de 25 anos.[10] A empresa prevê um investimento total de R$ 1,5 bilhão no aeroporto nos próximos anos.[11]

Porto[editar | editar código-fonte]

O porto de Porto Alegre na margem do encontro do lago Guaíba com a laguna dos Patos
Ver artigo principal: Porto de Porto Alegre

O encontro do Lago Guaíba com a Laguna dos Patos em Porto Alegre conta com um porto, situado em sua margem oeste. Sua posição geográfica possibilita um tráfego permanente entre Porto Alegre e Buenos Aires, transportando produtos siderúrgicos e principalmente produtos agrícolas, podendo até servir de transporte publico com embarcações.

Em 2011, depois de muitos anos, Porto Alegre voltou a contar com um transporte hidroviário pelo Lago Guaíba, chamado de catamarã, que efetua o transporte de passageiros entre a área central da Capital e o município de Guaíba.
Foi implantado um píer na Zona Sul de Porto Alegre, no bairro Cristal, a partir do qual são realizadas viagens de catamarã até o Centro Histórico, e vice-versa, além do transporte entre o píer do Cristal e o município de Guaíba. Após impasses de ordem jurídica e administrativa,[12] a inauguração do píer na Zona Sul ocorreu em dezembro de 2014.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências