Furacão Andrew

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Furacão Andrew
Categoria 5  (EFSS)
Andrew 23 aug 1992 1231Z.jpg
O furacão Andrew aproximando-se de Bahamas e da Flórida como um furacão de categoria 5
Formação: 16 de agosto de 1992
Dissipação: 28 de agosto de 1992
Vento mais forte (1 min): 150 nós (278 km/h, 173 mph)
Pressão mais baixa: 922 hPa (mbar) ou 692 mmHg
Danos: 38,9 bilhões de dólares
Valores corrigidos em 2007
Fatalidades: 65
Áreas afetadas: Bahamas e sudeste dos Estados Unidos
Parte da
Temporada de furacões no Atlântico de 1992

Furacão Andrew foi um dos mais devastadores ciclones tropicais que atingiram os Estados Unidos. Durou de 16 de agosto a 28 de agosto de 1992. Este ciclone tropical afetou do norte das Bahamas ao sul da Flórida. Na cidade de Miami fez muitos estragos. Cruzou a Flórida e o Golfo do México antes de chegar à Louisiana, onde causou mais estragos. Ao final produziu mais de 700.000 reivindicações de seguro.

Originou-se como uma onda tropical sobre o Atlântico central. Inicialmente, um forte cisalhamento do vento impediu muita intensificação , embora as condições cada vez mais favoráveis ​​permitiram que o sistema se torna-se uma tempestade tropical em 17 de agosto e um furacão pequeno seis dias depois.

Depois de virar para o oeste, o Andrew entrou em uma fase de rápida intensificação , fortalecendo-se em um furacão de categoria 5 perto das Bahamas, em 23 de agosto . Ele enfraqueceu, por pouco tempo, para um furacão de categoria 4 sobre a ilha , mas recuperou a categoria 5 de intensidade em 24 de agosto , antes de chegar a Elliott (Flórida) e mais tarde, em Homestead.

Várias horas depois , o furacão emergiu no Golfo do México na categoria 4, uma vez que seu trajeto se curvou em direção à costa do golfo. Depois de enfraquecer para um furacão de categoria 3 , Andrew deixou o mar perto de Morgan.

A interação com terra acelerou o processo de enfraquecimento , e o Andrew foi rebaixado para uma depressão tropical até 27 de Agosto durante a travessia do Rio Mississippi. No dia seguinte , a tempestade se fundiu com um sistema frontal sobre as Montanhas Apalaches do sul.

Rota do furacão Andrew
Furacão Andrew na Flórida.
Ícone de esboço Este artigo sobre ciclones tropicais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.