Kamen Rider J

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kamen Rider J
Kamen Rider J
 Japão
1994 •  cor •  47 min 
Direção Keita Amemiya
Produção Ishimori Productions
Toei Co. Ltd
Bandai
Roteiro Shozo Uehara
Elenco Yuta Mochizuki
Yuka Nomura
Kyoji Kamui
Música Eiji Kawamura
Distribuição Toei Co. Ltd
Lançamento 16 de Abril de 1994
Idioma japonês

Kamen Rider J (仮面ライダーJ Kamen Raidā Jei?) é um filme de tokusatsu pertencente à franquia Kamen Rider. Lançado no Japão em 1994[1], foi produzido através de uma parceria entre a Toei Company e a fabricante japonesa de brinquedos e jogos eletrônicos Bandai, assim como Kamen Rider ZO.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Após ter sua pequena amiga Kana sequestrada pela entidade extraterrestre Mãe Fog e ser morto pelos três Príncipes Fog, o repórter ecológico Kouji Segawa é trazido de volta à vida pelos Espíritos da Terra como Kamen Rider J, para lutar contra a ameaça e salvar a menina.[2][3] Além do tema ecológico[4][5], Kamen Rider J é notório por ser o primeiro (e até agora único) Kamen Rider com a habilidade de se tornar gigante.[6][7]

História[editar | editar código-fonte]

No espaço sideral, uma gigantesca nave espacial move-se em direção à Terra. Em seu interior, três seres alienígenas humanoides integrantes da raça denominada "Fog" e detentores do título "Príncipes Fog". Seus nomes, Garai, o mais poderoso; Zuu, a única fêmea entre eles e Agito, o mais velho e sábio. Encontra-se também o ser conhecido como Mãe Fog, líder dessa raça, responsável pela energia vital que habita os corpos dos "Príncipes" e pela ninhada de milhares de ovos, que à cada novo planeta são chocados e despertados, através do ritual executado por Garai, Zuu e Agito. No momento em que o ritual estiver completo, estas criaturas invadirão a Terra e irão alimentar-se dos humanos e de todo a forma de vida animal existente na Terra, deixando-a totalmente desabitada.

Mãe Fog ordena selecionar uma vítima para o sacrifício. O repórter fotográfico Kouji Segawa, que descobriu que diversos animais estavam morrendo misteriosamente numa floresta devido à poluição do lago local, dirige-se para lá e acampa próximo a uma casa no lago. Nesta casa, morava uma família simples, onde residia com seus pais a menina Kana. Numa noite, Kouji observava suas fotos quando um tremor assolou o local. Kouji tentou retirar Kana dali, porém a Nave Fog surge diante dos dois. Os príncipes Fog escolhem a garota como apta ao sacrifício, se transportam para a Terra, capturam Kana e matam Kouji. Um pequeno ser, com forma de gafanhoto, surge e observa o corpo de Kouji.

Os Príncipes retornam ao interior da Nave Fog, mostrando que sua busca por uma vítima tinha sido bem sucedida. Mãe Fog ordena o pouso do veículo e revela que tal nave era na verdade uma extensão colossal de seu corpo físico, convertendo-se em uma espécie de castelo com a capacidade de mover-se sobre poderosas esteiras, que começou a avançar pela floresta, destruindo tudo por onde passava. Garai e os demais aproximaram-se de sua "mãe" e apresentaram a menina escolhida para o ritual do sacrifício. A criatura-mãe pergunta se o outro humano foi destruído e ao receber a resposta positiva de Agito, ordena que os três filhos reais preparem o ritual o mais rápido possível, para que o quanto antes, a invasão tenha início.

Em um ambiente escuro, o pequeno gafanhoto observava Kouji silenciosamente sobre uma espécie de mesa cirúrgica, onde outros dois seres encapuzados acompanhavam e comandavam a operação. Um dos seres inseriu no cinto de Kouji uma pedra com capacidades energéticas, destinada à controlar as energias que agora revitalizavam o corpo de Segawa. O fotógrafo desperta e avista os três seres encapuzados, que se identificam como os "Espíritos da Terra". Os espíritos explicam a Kouji que ele é agora portador da energia J-Power, que o ressuscitou e o transformou no guerreiro Kamen Rider J.

Enquanto os Príncipes Fog preparam o ritual para o sacrifício de Kana, Mãe Fog começa a agonizar, sentindo a aproximação de uma força hostil a ela. Agito vê Kouji se aproximando e luta com ele na sua forma de monstro; Kouji se transforma em Kamen Rider J e derrota Agito com certa dificuldade. Agora é a vez de Zuu ir ao encontro de Kamen Rider J, que a derrota com a ajuda da moto J-Crosser. Mesmo agonizante, Zuu consegue levar J diretamente ao gigantesco corpo em movimento de Mãe Fog, morrendo em seguida.

Kouji Segawa se encontra agora no salão principal, onde Kana estava sendo preparada por Garai para o sacrifício. Garai, presenciando o espírito de luta crescente dentro de Kouji, crava sob o pedestal onde Kana estava hipnotizada um artefato que controlaria a mente da pequena menina a partir daquele momento, a encaminhando diretamente ao local no subsolo do corpo de Mãe Fog, onde a ninhada estava para despertar e se alimentaria da pequena vítima do sacrifício. Kouji tenta salvar a menina, mas é detido por Garai. J enfrenta o último dos Príncipes e o vence com extrema dificuldade. Na tentativa de salvar Kana, J é quase morto no interior da Mãe Fog, mas consegue escapar graças à energia da força vital da Terra, que revitaliza o J-Power e transforma J num gigante.

Mãe Fog ataca J, mas com um "Rider Punch", J perfura seu abdômem e resgata Kana de dentro de seu corpo. Agora J está livre para combater Mãe Fog e aparentemente a destrói com um "Rider Kick". J, em seu tamanho normal, ainda é levado para o que restou de Mãe Fog que o prende contra suas paredes internas na última tentativa de o matar. Mas com seu corpo desmoronando, J consegue desferir um "Rider Punch" e termina de vez com a ameaça da Mãe Fog.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Kouji Segawa/Kamen Rider J: Jovem repórter investigativo, foi destacado para tentar descobrir porque tantos animais estavam morrendo de forma estranha em uma montanha próxima à cidade. Tendo acampado na floresta, acabou por conhecer a pequena menina Kana, com quem desenvolveu um grande afeto à ponto de se considerarem irmãos. Porém, tudo mudou na noite em que os alienígenas "Fog" chegaram à Terra, raptaram Kana e mataram Kouji. No momento de sua morte, como que em uma resposta divina, os espíritos do planeta Terra que a tudo observavam, reconheceram nele a bondade necessária para herdar os poderes vitais do Planeta Terra, e o bionizando com a energia conhecida como força "J Power", o trouxeram novamente à vida, agora com a capacidade de converter-se em Kamen Rider J, o guerreiro com o espírito da Terra, detentor de uma poderosa energia capaz de derrotar os temíveis alienígenas invasores.
  • Kana: Menina moradora dos arredores de onde Segawa investigava, que foi encontrada pelo rapaz enterrando pássaros e esquilos mortos estranhamente naquela região. O jovem investigador achou curiosa a atitude da menina e ao ajudá-la nos sepultamentos, começaram a conversar e ali se selava a grande amizade entre eles. Ao chegar à Terra, os alienígenas Fog elegeram Kana como perfeita para o sacrifício que despertaria sua raça adormecida e à sequestraram. Kouji ao tentar salvá-la, foi morto pelo Príncipe Agito, um dos filhos de Mãe Fog. Ironicamente, pode-se dizer que o triste acontecimento com a pequena menina foi o mesmo que proporcionou que sua vida e de toda a civilização terrestre, fosse salva posteriormente.
  • Espíritos da Terra: Habitantes do subsolo do nosso planeta, estes dois Espíritos Sacerdotes, são os guardiões do poder conhecido como "J Power", que concederia ao guerreiro escolhido, o poder de lutar e defender nosso planeta contra qualquer ameaça. Tendo Kouji Segawa morrido ao tentar salvar a pequena Kana, os Espíritos consideraram que o jovem havia dado prova de possuir um coração digno de receber tais poderes e assim, o revitalizaram com a energia "J Power" e implantaram em seu abdômen, a pedra energética controladora deste poder, para que Kouji Segawa, novamente voltasse à vida e pudesse vingar sua morte, resgatar Kana e derrotar os alienígenas invasores, salvando o Planeta Terra. Estes mesmos Espíritos, acompanharam através do pequeno gafanhoto Berry, todos os passos de nosso herói e sempre que necessário, se comunicavam lhe dizendo como agir, para que pudesse sobrepujar o difícil caminho que precisava transpor.
  • Berry: Pequeno gafanhoto mutante, criado através da mesma energia "J Power" que revitalizou Kouji e o transformou em Kamen Rider J; Berry vive a maior parte do tempo na superfície e serve como "olhos" aos Espíritos Guardiões, de forma que os mesmos pudessem observar os acontecimentos e estarem prontos para quando o hora chegasse. Após o nascimento de J, Berry serviu como companheiro do guerreiro, tendo combatido inclusive, contra o Príncipe Garai, dentro da nave Fog.
  • Mãe Fog: Ser alienígena predador, líder de uma raça assassina que invade os planetas um-à-um, devorando toda a forma de vida existente no local. Para que as longas viagens universais sejam possíveis, sua raça fica em hibernação dentro de ovos, e são despertados novamente à cada novo planeta, quando precisam alimentar-se; para despertá-los, é necessário um grande ritual e o sacrifício de uma alma pura e inocente, que serviria como primeira refeição das criaturas e os libertaria na Terra para a destruição total. Mãe Fog possui poderes psíquicos e sua nave é na verdade uma extensão gigantesca de seu corpo, com o qual ataca o planeta após a morte de sua raça e de seus três Príncipes; nesta forma gigante, ela possui diversos armamentos e uma grande resistência física contra os ataques. Em seu tamanho normal, a criatura é terrivelmente agressiva e pode ser letal dependendo da forma como ataca.

Príncipes Fog[editar | editar código-fonte]

Dentre a raça assassina Fog, três se destacavam por serem os mais fortes e poderosos, e eram chamados de "Filhos Reais", recebendo o título de "Príncipes Fog", sendo eles Garai, Agito e Zuu; eram possuidores de uma forma humana, mas capazes de assumirem uma forma monstruosa letal, a qual só manifestavam em situações extremas.

  • Príncipe Garai: O mais forte e mais imponente filho real de Mãe Fog, que detém os maiores poderes psíquicos após a criatura-mãe e o maior responsável pela realização do ritual de sacrifício que despertaria seus irmãos. Foi o último à enfrentar J e demonstrou todo seu poder, quase derrotando o guerreiro terrestre. Em sua forma monstruosa, Garai é altamente resistente, agil e potencialmente fatal, quase trazendo a morte ao Guerreiro J.
  • Princesa Zuu: A única Fog do sexo feminino entre os invasores, que assumindo sua forma monstruosa, contrariando sua beleza física e seus gestos delicados na forma humana, demonstra ser perigosa, vil e traiçoeira, tendo sido capaz de sobrepujar e conduzir prisioneiro, o guerreiro J até o interior da nave Mãe, onde veio a morrer devido ao terrível combate travado contra Kamen Rider, deixando à cargo de Garai, a destruição de inimigo terrestre. Além de ser a única beldade entre os alienígenas, também era a única com a capacidade de voar.
  • Príncipe Agito: O mais velho dos três filhos reais, Agito era o mais experiente e também o mais ofensivo entre eles, pois apesar de sua sabedoria, jamais permitia que alguém que o contrariasse ou o desafiasse continuasse vivo. Assim foi com Kouji quando tentou salvar Kana e morreu nas mãos deste Príncipe. Ao perceber que Kouji Segawa havia retornado como Kamen Rider J, Agito se enfureceu e resolveu contra-atacar e reparar seu erro, porém, desta vez, o Príncipe maligno não obteve o êxito ao qual estava acostumado e mesmo sendo o mais experiente entre eles, teve a morte mais trágica de todos. Sua forma monstruosa se assemelhava muito a um gigantesco lagarto e travou um combate selvagem contra o guerreiro J, ferindo-o gravemente, que somente graças à força "J Power", conseguiu sobrepujá-lo e curar-se dos graves ferimentos.

Golpes e Equipamentos[4][editar | editar código-fonte]

  • Kamen Rider J: Esta é forma física concedida ao jovem Kouji Segawa, após o implante da energia denominada "J Power", em seu corpo. Ao comando vocal de Segawa, "Henshin!", a pedra energética em seu cinto ativa a força contida dentro de seu corpo e inicia o processo de metamorfose, onde sua pele muta para uma espécie de armadura orgânica, tornando-o praticamente invulnerável, seus sistemas internos se alteram de forma a poder contactar-se com a energia emanada pelo planeta Terra e assim reagirem em sua máxima potência. Golpes: Na forma de Kamen Rider J, Segawa desenvolve enorme capacidade telepática, é capaz de transmutar metais com apenas um toque ou de desferir potentes golpes físicos como o "Rider Punch" (aplicado com o punho energizado, contendo enorme poder destrutivo), "Rider Kick" (desferido com o pé, também energizado, e que dependendo da potência aplicada, pode ser fatal), além de ter sua visão e audição altamente elevadas.
  • Pedra Energética "J": Dentro desta misteriosa pedra, está contido o elo que liga Segawa à energia imersa em seu corpo, chamada "J Power". Somente com a capacidade deste artefato energético, é possível a mutação de Kouji Segawa para Kamen Rider J, visto que a energia que o transforma, é parte integrante do espírito de nosso planeta, ou seja, totalmente insuportável aos nossos vulneráveis corpos humanos... Mesmo tendo sido um escolhido, sem o controle desta pedra, o corpo do jovem Segawa não suportaria a carga de energias desferidas durante a metamorfose.
  • Gigante "J": Estando entre a vida e a morte na batalha contra "Mãe Fog", Kamen Rider percebe que a Terra começou à emanar sua força vital, mostrando à Segawa, que seu corpo energizado pela força "J Power", poderia absorver tal força enviada por todos os seres vivos do planeta para que ele vencesse esta batalha; assimilando esta incrível força, ele foi capaz de se tornar gigantesco combatente de 40 metros de altura, o que lhe permitiu enfrentar de igual pra igual a terrível criatura "Fog", possuidora de um enorme corpo físico gigantesco. Golpes: Assumindo sua forma gigante, "J" possui todos os poderes de sua forma em tamanho humano, porém elevadas incontáveis vezes, o que lhe tornou praticamente invencível. Ele também é capaz de desferir os poderosos "Rider Punch" e "Rider Kick", porém, uma vez atingido por estes golpes, o oponente não terá chances de revidar, visto que para aplicar tais golpes, "J" sobe aos céus e desce novamente, com sua perna totalmente envolta por energias avassaladoras, assumindo praticamente a forma de um cometa, tornando estes dois golpes totalmente letais.
  • J-Crosser: Ao lutar contra a Princesa Fog "Zuu", J se viu em apuros, pois a mesma podia voar, o que lhe dava grande velocidade de ataque e que deixava J em grande desvantagem. Para poder atacar ao invés de apenas se defender, Kamen Rider necessitava mais que sua agilidade descomunal, precisava de algo que se equiparasse em velocidade com a guerreira monster e utilizando-se de seus poderes de transmutação de metal, assumindo o controle de sua moto, a converteu em uma máquina orgânica, energizada com a força "J Power", nascendo desta fusão, o potente "J-Crosser", possuidor de resistência descomunal, força muito além do que uma máquina poderia alcançar e dotada da capacidade de atingir assustadoras marcas de velocidades, o que lhe colocou em igualde de combate contra "Zuu", permitindo a vitória ao Guerreiro da Força "J Power".

Elenco[8][editar | editar código-fonte]

  • Kouji Segawa/Kamen Rider J: Yuuta Mochizuki
    • Kamen Rider J (dublê): Jiro Okamoto
  • Kana-Chan: Yuuka Nomura
  • Berry: Rikako Aikawa (voz)
  • Príncipe Garai: Kyouji Kamui
  • Príncipe Agito: Satoshi Kurihara
  • Príncipe Zuu: Youko Mari
  • Guardião: Shuuji Ushida
  • Guardiã: Yurika Nagano

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

"Just One Love"

  • Letra: Akira Ōtsu
  • Composição: Eiji Kawamura
  • Voz: BYUE

"Kokoro Tsunagu Ai" (心つなぐ愛, "Hearts Connect Love")

  • Letra: Akira Ōtsu
  • Composição: Eiji Kawamura
  • Voz: BYUE

Outras aparições[editar | editar código-fonte]

Kamen Rider J, junto com Kamen Rider ZO, são os protagonistas do curta-metragem Kamen Rider World, de 1994. Neste filme de 9 minutos, J e ZO devem unir suas forças contra a ameaça do "Imperador Secular" Shadow Moon. Durante a introdução, é possível ver cenas do especial Stay In The World, onde Kamen Rider Black e Kamen Rider Black RX (junto com suas duas formas alternativas Robo Rider e Biorider) se reunem para deter um plano do Império Crisis.

Sabanização[editar | editar código-fonte]

Kamen Rider J (bem como Kamen Rider ZO) teve algumas de suas cenas utilizadas em Masked Rider, a série baseada em Kamen Rider Black RX produzida pela Saban.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The Movie Database. «Kamen Rider J». TMDB.org (em inglês). Consultado em 22 de agosto de 2020 
  2. My Shiny Toy Robots. «Kamen Rider J». /www.myshinytoyrobots.com. Consultado em 22 de agosto de 2020 
  3. TVTropes.org. «Kamen Rider J». TVTropes.org (em inglês). Consultado em 22 de agosto de 2020 
  4. a b Igadevil. «Kamen Rider J». igadevil.com. Consultado em 20 de agosto de 2020. Cópia arquivada em 24 de outubro de 2008 
  5. SunglassPri. «So You Want To Watch Kamen Rider...» (em inglês). Capesandcoolscarves.wordpress.com. Consultado em 22 de agosto de 2020. [SunglassPri] (Kamen Rider J is) a take on Rider that almost is more like Captain Planet (or Ultraman, if you will), with a more mystical angle that plays up the concept of Rider protecting unsullied nature from brutally dehumanizing industrialization. ZO played with that concept too, but J is literally powered by Nature itself, a direct embodiment of that theme that we haven’t really seen in another Rider narrative since. 
  6. Stuart. «Kamen Rider J». Henshin Hall of Fame. Consultado em 20 de agosto de 2020. Cópia arquivada em 28 de maio de 2007 
  7. Ojin Osbourne, Akira Shinomiya. «Kamen Rider J». Cinema.ne.jp (em japonês). Consultado em 22 de agosto de 2020 
  8. IMDb. «Kamen Rider J - Cast». IMDb. Consultado em 22 de agosto de 2020