Kamen Rider J

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Kamen Rider J é um filme de tokusatsu lançado no Japão em 1994, parte da franquia televisiva/cinematográfica Kamen Rider, produzido pela Toei Company.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

No espaço sideral, uma gigantesca nave espacial move-se em direção á Terra. Em seu interior, três seres alienígenas humanóides integrantes da raça denominada "Fog" e detentores do título "Príncipes Fog". Seus nomes, Garai, o mais poderoso; Zuu, a única fêmea entre eles e Agito, o mais velho e sábio. Encontra-se também o ser conhecido como Mãe Fog, líder dessa raça, responsável pela energia vital que habita os corpos dos "Príncipes" e pela ninhada de milhares de ovos, que à cada novo planeta são chocados e despertados, através do ritual executado por Garai, Zuu e Agito. No momento em que o ritual estiver completo, estas criaturas invadirão a Terra e irão alimentar-se dos humanos e de todo a forma de vida animal existente na Terra, deixando-a totalmente desabitada.

Mãe Frog ordena selecionar uma vítima para o sacrifício. O repórter fotográfico Kouji Segawa, que descobriu que diversos animais estavam morrendo misteriosamente numa floresta devido à poluição do lago local, dirige-se para lá e acampa próximo à uma casa no lago. Nesta casa, morava uma família simples, onde residia com seus pais a menina Kana. Numa noite, Kouji observava suas fotos quando um tremor assolou o local. Kouji tentou retirar Kana dali, porém a Nave Fog surge diante dos dois. Os príncipes Fog escolhem a garota como apta ao sacrifício, se transportam para a Terra, capturam Kana e matam Kouji. Um pequeno ser, com forma de gafanhoto, surge e observa o corpo de Kouji.

Os Príncipes retornam ao interior da Nave Frog, mostrando que sua busca por uma vítima tinha sido bem sucedida. Mãe Frog ordena o pouso do veículo e revela que tal nave era na verdade uma extensão colossal de seu corpo físico, convertendo-se em uma espécie de castelo com a capacidade de mover-se sobre poderosas esteiras, que começou à avançar pela floresta, destruindo tudo por onde passava. Garai e os demais aproximaram-se de sua "mãe" e apresentaram a menina escolhida para o ritual do sacrifício. A criatura-mãe pergunta se o outro humano foi destruído e ao receber a resposta positiva de Agito, ordena que os três filhos reais preparem o ritual o mais rápido possível, para que o quanto antes, a invasão tenha início.

Em um ambiente escuro, o pequeno gafanhoto observava Kouji silenciosamente sobre uma espécie de mesa cirúrgica, onde outros dois seres encapuzados acompanhavam e comandavam a operação. Um dos seres inseriu no cinto de Kouji uma pedra com capacidades energéticas, destinada à controlar as energias que agora revitalizavam o corpo de Segawa. O fotógrafo desperta e avista os três seres encapuzados, que se identificam como os "Espíritos da Terra". Os espíritos explicam a Kouji que ele é agora portador da energia J-Power, que o ressuscitou e o transformou no guerreiro Kamen Rider J.

Enquanto os Príncipes Fog preparam o ritual para o sacrifício de Kana, Mãe Fog começa a agonizar, sentindo a aproximação de uma força hostil a ela. Agito vê Kouji se aproximando e luta com ele na sua forma de monstro; Kouji se transforma em Kamen Rider J e derrota Agito com certa dificuldade. Agora é a vez de Zuu ir ao encontro de Kamen Rider J, que a derrota com a ajuda da moto "J-Crosser". Mesmo agonizante, Zuu consegue levar J diretamente ao gigantesco corpo em movimento de Mãe Fog, morrendo em seguida.

Kouji Segawa se encontra agora no salão principal, onde Kana estava sendo preparada por Garai para o sacrifício. Garai, presenciando o espírito de luta crescente dentro de Kouji, crava sob o pedestal onde Kana estava hipnotizada um artefato que controlaria a mente da pequena menina a partir daquele momento, a encaminhando diretamente ao local no subsolo do corpo de Mãe Fog, onde a ninhada estava para despertar e se alimentaria da pequena vítima do sacrifício. Kouji tenta salvar a menina, mas é detido por Garai. J enfrenta o último dos Príncipes e o vence com extrema dificuldade. Na tentativa de salvar Kana, J é quase morto no interior da Mãe Fog, mas consegue escapar graças à energia da força vital da Terra, que revitaliza o J-Power e transforma J num gigante.

Mãe Fog ataca J, mas com um "Rider Punch", J perfura seu abdômem e resgata Kana de dentro de seu corpo. Agora J está livre para combater Mãe Fog e aparentemente a destrói com um "Rider Kick". J, em seu tamanho normal, ainda é levado para o que restou de Mãe Fog que o prende contra suas paredes internas na última tentativa de o matar. Mas com seu corpo desmoronando, J consegue desferir um "Rider Punch" e termina de vez com a ameaça da Mãe Fog.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Kouji Segawa/Kamen Rider J: Jovem repórter investigativo, foi destacado para tentar descobrir porque tantos animais estavam morrendo de forma estranha em uma montanha próxima à cidade! Tendo acampado na floresta, acabou por conhecer a pequena menina Kana, com quem desenvolveu um grande afeto à ponto de se considerarem irmãos. Porém, tudo mudou na noite em que os alienígenas "Fog" chegaram à Terra, raptaram Kana e mataram Kouji. No momento de sua morte, como que em uma resposta divina, os espíritos do planeta Terra que a tudo observavam, reconheceram nele a bondade necessária para herdar os poderes vitais do Planeta Terra, e o bionizando com a energia conhecida como força "J Power", o trouxeram novamente à vida, agora com a capacidade de converter-se em Kamen Rider J, o guerreiro com o espírito da Terra, detentor de uma poderosa energia capaz de derrotar os temíveis alienígenas invasores!!
  • Kana: Menina moradora nos arredores de onde Segawa investigava, que foi encontrada pelo rapaz, enterrando pássaros e esquilos mortos estranhamente naquela região. O jovem investigador achou curiosa a atitude da menina e ao ajudá-la nos sepultamentos, começaram à conversar e ali se selava a grande amizade entre eles! Ao chegar à Terra, os alienígenas Fog elegeram Kana como perfeita para o sacrifício que despertaria sua raça adormecida e à sequestraram; Kouji ao tentar salvá-la, foi morto covardemente pelo Príncipe Agito, um dos filhos de Mãe Fog. Com uma certa ironia macabra, pode-se dizer que o triste acontecimento com a pequena menina foi o mesmo que proporcionou que sua vida e de toda a civilização terrestre, fosse salva posteriormente.
  • Espíritos da Terra: Habitantes do subsolo do nosso planeta, estes dois Espíritos Sacerdotes, são os guardiões do poder conhecido como "J Power", que concederia ao guerreiro escolhido, o poder de lutar e defender nosso planeta contra qualquer ameaça! Tendo Kouji Segawa morrido ao tentar salvar a pequena Kana, os Espíritos consideraram que o jovem havia dado prova de possuir um coração digno de receber tais poderes e assim, o revitalizaram com a energia "J Power" e implantaram em seu abdômen, a pedra energética controladora deste poder, para que Kouji Segawa, novamente voltasse à vida e pudesse vingar sua morte, resgatar Kana e derrotar os alienígenas invasores, salvando o Planeta Terra. Estes mesmos Espíritos, acompanharam através do pequeno gafanhoto Beryda, todos os passos de nosso herói e sempre que necessário, se comunicavam lhe dizendo como agir, para que pudesse sobrepujar o difícil caminho que precisava transpor.
  • Berry: Pequeno gafanhoto mutante, criado através da mesma energia "J Power" que revitalizou Kouji e o transformou em Kamen Rider J; Berry vive a maioria do tempo na superfície e serve como "olhos" aos Espíritos Guardiões, de forma que os mesmos pudessem observar os acontecimentos e estarem prontos para quando o hora chegasse. Após o nascimento de J, Berry serviu como companheiro do guerreiro, tendo combatido inclusive, contra o Príncipe Garai, dentro da nave Frog.
  • Mãe Fog: Ser alienígena predador, líder de uma raça assassina que invade os planetas um-à-um, devorando toda a forma de vida existente no local!! Para que as longas viagens universais sejam possíveis, sua raça fica em hibernação dentro de ovos, e são despertados novamente à cada novo planeta, quando precisam alimentar-se; para despertá-los, é necessário um grande ritual e o sacrifício de uma alma pura e inocente, que serviria como primeira refeição das criaturas e os libertaria na Terra para a destruição total. Mãe Fog possui poderes psíquicos e sua nave é na verdade uma extensão gigantesca de seu corpo, com o qual ataca o planeta após a morte de sua raça e de seus três Príncipes; nesta forma gigante, ela possui diversos armamentos e uma grande resistência física contra os ataques! Em seu tamanho normal, a criatura é terrivelmente agressiva e pode ser letal dependendo da forma como ataca.

Príncipes Fog[editar | editar código-fonte]

Dentre a raça assassina Fog, três se destacavam por serem os mais fortes e poderosos, e eram chamados de "Filhos Reais", recebendo o título de "Príncipes Fog", sendo eles Garai, Agito e Zuu; eram possuidores de uma forma humana, mas capazes de assumirem uma forma monstruosa letal, a qual só manifestavam em situações extremas.

  • Príncipe Garai: O mais forte e mais imponente filho real de Mãe Fog, que detém os maiores poderes psíquicos após a criatura-mãe e o maior responsável pela realização do ritual de sacrifício que despertaria seus irmãos!! Foi o último à enfrentar J e demonstrou todo seu poder, quase derrotando o guerreiro terrestre... Em sua forma monstruosa, Garai é altamente resistente e potencialmente fatal, movimentando-se agilmente e quase trazendo a morte ao Guerreiro J!!
  • Princesa Zuu: A única Frog do sexo feminino entre os invasores, que assumindo sua forma monstruosa, contrariando sua beleza física e seus gestos delicados na forma humana, demonstra ser perigosa, vil e traiçoeira, tendo sido capaz de sobrepujar e conduzir prisioneiro, o guerreiro J até o interior da nave Mãe, onde veio à morrer devido ao terrível combate travado contra Kamen Rider, deixando à cargo de Garai, a destruição de inimigo terrestre!! Além de ser a única beldade entre os alienígenas, também era a única com a capacidade de voar!!
  • Príncipe Agito: O mais velho dos três filhos reais, Agito era o mais experiente e também o mais ofensivo entre eles, pois apesar de sua sabedoria, jamais permitia que alguém que o contrariasse ou o desafiasse continuasse vivo! Assim foi com Kouji quando tentou salvar Kana e morreu nas mãos deste Príncipe... Ao perceber que Kouji Segawa havia retornado como Kamen Rider J, Agito se enfureceu e resolveu contra-atacar e reparar seu erro, porém, desta vez, o Príncipe maligno não obteve o êxito ao qual estava acostumado e mesmo sendo o mais experiente entre eles, teve a morte mais trágica de todos... Sua forma monstruosa se assemelhava muito à um gigantesco lagarto e travou um combate selvagem contra o guerreiro J, o ferindo gravemente, que somente graças à força "J Power", conseguiu sobrepujá-lo e curar-se dos graves ferimentos!!

Golpes e Equipamentos[editar | editar código-fonte]

  • Kamen Rider J: Esta é forma física concedida ao jovem Kouji Segawa, após o implante da energia denominada "J Power", em seu corpo!! Ao comando vocal único de Segawa, "Henshin", a pedra energética em seu cinto, ativa a força contida dentro de seu corpo e inicia o processo de metamorfose, onde sua pele muta para uma espécie de armadura orgânica, tornando-o praticamente invulnerável, seus sistemas internos se alteram de forma à poder contactar-se com a energia emanada pelo planeta Terra e assim reagirem em sua máxima potência! Golpes: Na forma de Kamen Rider J, Segawa desenvolve enorme capacidade telepática, é capaz de transmutar metais com apenas um toque ou de desferir potentes golpes físicos como o "Rider Punch" (aplicado com o punho energizado, contendo enorme poder destrutivo), "Rider Kick" (desferido com o pé, também energizado, e que dependendo da potência aplicada, pode ser fatal), além de ter sua visão e audição altamente elevadas!! Porém, o maior dos poderes ainda não havia se revelado...
  • Pedra Energética "J": Dentro desta misteriosa pedra, está contido o elo que liga Segawa à energia imersa em seu corpo, chamada "J Power"! Somente com a capacidade deste artefato energético, é possível a mutação de Kouji Segawa para Kamen Rider J, visto que a energia que o transforma, é parte integrante do espírito de nosso planeta, ou seja, totalmente insuportável aos nossos vulneráveis corpos humanos... Mesmo tendo sido um escolhido, sem o controle desta pedra, o corpo do jovem Segawa não suportaria a carga de energias desferidas durante a metamorfose!
  • Gigante "J": Estando entre a vida e a morte na batalha contra "Mãe Frog", Kamen Rider percebe que a Terra começou à emanar sua força vital, mostrando à Segawa, que seu corpo energizado pela força "J Power", poderia absorver tal força enviada por todos os seres vivos do planeta para que ele vencesse esta batalha; assimilando esta incrível força, ele foi capaz de se tornar gigantesco combatente de 40 metros de altura, o que lhe permitiu enfrentar de igual pra igual a terrível criatura "Frog", possuidora de um enorme corpo físico gigantesco!! Golpes: Assumindo sua forma gigante, "J" possui todos os poderes de sua forma em tamanho humano, porém elevadas incontáveis vezes, o que lhe tornou praticamente invencível! Ele também é capaz de desferir os poderosos "Rider Punch" e "Rider Kick", porém, uma vez atingido por estes golpes, o oponente não terá chances de revidar, visto que para aplicar tais golpes, "J" sobe aos céus e desce novamente, com sua perna totalmente envolta por energias avassaladoras, assumindo praticamente a forma de um cometa, tornando estes dois golpes totalmente letais!!
  • J-Crosser: Ao lutar contra a Princesa Frog "Zuu", J se viu em apuros, pois a mesma podia voar, o que lhe dava grande velocidade de ataque e que deixava J em grande desvantagem! Para poder atacar ao invés de apenas se defender, Kamen Rider necessitava mais que sua agilidade descomunal, precisava de algo que se equiparasse em velocidade com a guerreira monster e utilizando-se de seus poderes de transmutação de metal, assumindo o controle de sua moto, a converteu em uma máquina orgânica, energizada com a força "J Power", nascendo desta fusão, o potente "J-Crosser", possuidor de resistência descomunal, força muito além do que uma máquina poderia alcançar e dotada da capacidade de atingir assustadoras marcas de velocidades, o que lhe colocou em igualde de combate contra "Zuu", permitindo a vitória ao Guerreiro da Força "J Power"!!

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Kamen Rider J é o unico Kamen Rider que tem a capacidade de aumentar seu tamanho.
  • O Ator Yuuta Mochizuki, que interpretou o herói, dois anos antes interpretou Geki/Tyranno Ranger em Kyouryuu Sentai Zyuranger.
  • O ator Satoshi Kurihara, que interpretou o Príncipe Agito, atuou em Uchuu Keiji Sharivan (1983) no papel do General Gailer. Também fez ponta em Gyaban, Jaspion, Spielvan e Jiban.
  • Kamen Rider J ( junto com Kamen rider ZO ) teve algumas de suas cena utilizadas em masked rider a versão da Saban de Kamen rider Black RX

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Kouji Segawa/Kamen Rider J: Yuuta Mochizuki
  • Kana-Chan: Yuuka Nomura
  • Príncipe Garai: Kyouji Kamui
  • Príncipe Agito: Satoshi Kurihara
  • Príncipe Zuu: Youko Mari
  • Guardião: Shuuji Ushida
  • Guardiã: Yurika Nagano

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

  • Byue - Just One Love
  • Byue - Kokoro Tsunagu Ai (Heart Catching Love)

Referências[editar | editar código-fonte]