Kamen Rider Decade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kamen Rider Decade
仮面ライダーディケイド
Kamen Raidā Dikeido
Informação geral
Formato
Duração 24 min. aprox.
Criador(es) Shotaro Ishinomori
País de origem Japão
Idioma original Japonês
Produção
Produtor(es) Toei Company
Ishimori Pro
TV Asahi
ADK
Elenco Masahiro Inoue, Kanna Mori, Renji Ishibashi, Ryouta Murai
Tema de abertura "Journey through the Decade" por Gackt
Exibição
Transmissão original 25 de janeiro de 200930 de agosto de 2009
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 31

Kamen Rider Decade (仮面ライダーディケイド, Kamen Raidā Dikeido?, Masked Rider DCD) é uma série de televisão japonesa, sendo a décima-nona série da franquia Kamen Rider de séries de tokusatsu e a décima série exibida na era Heisei, comemorando os 10 anos das "Heisei Kamen Rider Series" (平成仮面ライダーシリーズ, Heisei Kamen Raidā Shirizu?). Produzida pela Ishimori Productions e pela Toei Company, Kamen Rider Decade foi exibida pela TV Asahi no bloco Super Hero Time junto com Samurai Sentai Shinkenger de 25 de janeiro de 2009 a 6 de setembro do mesmo ano.

História[editar | editar código-fonte]

A história se desenvolve nos mundos dos Kamen Riders anteriores da era Heisei, intercalando-se até Kamen Rider Decade, o atual protagonista. Para proteger seu próprio mundo, Kadoya Tsukasa adquire o DecaDriver, um cinturão que possui todos os dados dos antigos Riders. Para conseguir acessar os dados completos, ele precisa dos cartões perdidos em mundos paralelos.

O mundo onde vive Natsumi Hikari e seu avô, responsáveis por um estúdio fotográfico, está próximo do fim, sendo atacado por diversos monstros como Orphenochs, Undeads, Makamous, Worms, Imajins e Fangires. Outros nove mundos, convergindo-se em apenas um, têm como destino a destruição. Este é um processo que não ocorreu repentinamente, na realidade é gradativo de uma década denominada de “Era Heisei”. Em seu estágio final um novo guerreiro surge para viajar entre estes mundos alternativos. Este se chama Kadoya Tsukasa/Kamen Rider Decade e tem como missão desafiar todos os Riders dos nove mundos, adquirindo assim seus poderes. Inicia-se a grande batalha dos “Riders Heisei”, talvez ainda além, a grande Guerra. Se isso tudo vai ocasionar em destruição ou redenção, é algo ainda incerto…

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Kadoya Tsukasa / Kamen Rider Decade (門矢 士 / 仮面ライダーディケイド) - Interpretado por Inoue Masahiro (井上 正大): Tsukasa tem muito pouca memória do seu passado e uma atitude bastante pomposa. A fotografia é o seu hobby favorito, e ele tenta tirar fotos de tudo, mas nunca saem bem. Adquire o DecaDriver através de Natsumi, que encontra o cinto misteriosamente, durante a fusão dos mundos. Ele pessoalmente acredita que “o mundo não o quer para tirar fotos”. Na verdade, preocupa-se muito pouco sobre as outras pessoas, e também não se importa em não ter a maioria de suas memórias, mas vai mudando no decorrer da aventura. Está animado para se transformar em Decade e “viajar aos outros 9 mundos.” Sua missão para salvar o mundo é dada por Kurenai Wataru (o original Kamen Rider Kiva). A tarefa é viajar aos 9 mundos dos Riders, que começaram a se unir, consertando o que há de errado neles. Com as cartas e o DecaDriver, ele pode assumir a forma dos Heisei Riders, cujos poderes vai recuperando no decorrer dos episódios. Sua marca registrada é quando ele bate as mãos quando termina uma luta. Uma das partes da série é quando é possuido por Momotaros na série e movie e outros Imagin assumindo a forma de Den-O. No episódio 32, que marcaria o especial de Decade versus Double, Decade se viu a destruir todos os Riders, mas não opôs alguma reação contra o último Rider, Natsumi como Kamen Rider Kivala e é morto nas mãos de Kivala, ou seja, Natsumi. Natsumi, Yusuke e Kaito vão em busca da última foto tirada por Natsumi para restaurar Tsukasa e trazê-lo para seu mundo, sabendo que com a queda dos Riders e do próprio Tsukasa, seus mundos seriam restaurados. Tsukasa é ressussitado pelo desejo dos corações de Natsumi, Kaito e Yusuke e traz os Riders da era Heisei para destruir Dai Shocker, mas contou também com a participação de Double nesse episódio final, sendo que Double e Decade já tinham se encontrado antes quando estiveram enfrentando Shadow Moon em Kamen Rider Decade: Gekijouban! All Riders Vs. Dai Shocker. Decade (Tsukasa) guardava a carta do último Rider do mundo Double e o presenteou para Shotarou, é a carta de Kamen Rider Skull, chefe de Shotarou, que na verdade era Narumi Shoukichi.
  • Onodera Yusuke / Kamen Rider Kuuga (小野寺 ユウスケ / 仮面ライダークウガ) - Interpretado por Murai Ryouta (村井 良大): Jovem que está lutando contra os Grongi, como Kamen Rider Kuuga (Forma de vida não-identificada #4) no “Mundo de Kuuga”. Trabalhava junto com a detetive Yashiro Anee (八代 藍), que atuava com o “Unconfirmed Lifeform Prevention Group”. Parece estar apaixonado pela sua pareceira, mas, depois da morte desta, que era sua motivação para lutar, descobre uma nova motivação, lutando pelo sorriso das pessoas. Depois de entrar no mundo Agito, revê Yashiro Anee, mas na verdade era uma aparente de sua anterior, mas era apaixonada pelo Shouichi, o Agito atual e teve de dar adeus a Anee, deixando ela com o Shouichi, o atual Agito. Ele junta-se a aventura de Tsukasa para viajar pelos mundos e altera seu próprio destino grandiosamente. É também possuido por Momotaros. Usa a moto TryChaser 2000. Yuusuke se transforma na versão negra de Kuuga no fim da série, o Ultimate Kuuga ao ser picado por Kivala. Terminou como o penúltimo Rider morto nas mãos de Decade, mas ressussita quando Natsumi (Kamen Rider Kivala) mata Decade. Ajuda na ressureição de Tsukasa e juntos travam a batalha final contra Dai Shocker.
  • Hikari Natsumi/Kamen Rider Kivala (ひかりなつみ/仮面ライダーKivala) - Interpretada por Mori Kanna (森 カンナ): Heroína da história, e neta de Eijiro Hikari. Ela é a única funionária de um estúdio de fotografia. Tem visto a guerra dos riders e o fim do mundo, então, é muito positiva em aderir a missão para salvá-lo. Ela tem a habilidade de fazer até a mais hostil das pessoas rir, através de uma técnica especial da Família Hikari (o "polegar do riso"), e usa isto para sua vantagem. Encontra o DecaDriver após sonhar com a “Grande Guerra dos Riders”. Ela, com otimismo, tentará contornar o ego de Kadoya e seu passado será revelado pouco a pouco. Se transforma também em outra formas de Den-O e enfrenta Tsukasa achando que ele fosse destruir seu mundo. Termina a série se transformando em Kamen Rider Kivala e mata Decade no final, que é revivido por Yusuke, Kaito e Natsume no fim da série.
  • Hikari Eijirou (光 栄次郎) - Interpretado por Ishibashi Renji (石橋 蓮司): Dono do estúdio fotográfico e avô de Hikari Natsumi. Fotos dos Mundos Paralelos estão localizadas no estúdio, e através delas, os viajantes e o estúdio são levados para os diferentes mundos, sem que ninguém perceba. Eijiro não é surpreendido por isso e considera que realmente divertido, mas é uma pessoa muito misteriosa. Logo no primeiro episódio, revelou uma gravura na qual teleportou Kadoya para o Mundo de Kuuga. Este personagem esconde em seu passado um contato direto com todos os Riders anteriores. Sua verdadeira forma é na verdade do Super Dr. Shinigami, com a destruição de Dai Shocker, é salvo por Kivala (Natsumi) e com a destruição de Dai Shocker, uma porta se abre para um novo amanhã.
  • Daiki Kaito (海東 大樹, Kaitō Daiki?) / Kamen Rider Diend (仮面ライダーディエンド, Kamen Raidā Diendo?): É um jovem misterioso que viaja pelos mundos Rider como um caçador dos tesouros. Kaito demonstra saber mais do que Tsukasa, que gerou rivalidade com ele. Sua técnica é usar seu Diend Driver para chamar a diversos Riders que atendem de modo que ele o combate. Ele sempre pergunta a Tsukasa "Você já comeu Pepino do Mar? (Namako)" que irrita Tsukasa. O comentário de Tsukasa de lutar na batalha Rider como companheiro o tocou e ajudou-o na luta contra Apollo Geist, mas acaba lutando contra Decade no fim da série. Tem o hábito de chamar Natsumi de Natsumelon, como quisesse inferioriza-la, ridiculariza-la. Termina a série lutando contra Dai Shocker com Decade e Kuuga.
  • Kivala: Apareceu do mundo Kiva e auxilia Decade e seus amigos em algumas missões. Foi ele também que deu a transformção sombria de Kuuga, o Ultimate Kuuga e dá parte de seus poderes para Natsumi para se transformar em Kamen Rider Kivala.
Secundários
  • Wataru: Wataru (Wataru ワタル?): Também conhecido como Kamen Rider Kiva (Kamen Raidā 仮面 ライダー キバ Kiba?) É um filho do meio de 12 anos, Fangire retraído e misterioso. Conhecido como Príncipe (王子 Oji?) por seus servos, Wataru se recusa a aceitar suas responsabilidades como rei (キング Kingu?) dos Fangires porque considera a coexistência pacífica impossível, humano e Fangire, este é devido ao seu medo de perder o potencial de Fangires por controlar seus impulsos e prejudicar todos em volta. Mas os distúrbios o ofusca e a motivação Fangire por Yusuke, ajuda a superar seu medo e reivindicar seu trono.
    Reaparece na Guerra Rider, onde luta junto com Saga e IXA. Devido a dois mundos começaram a fundir, Wataru se recusa a unir forças com outros Riders devido a dor que ele sente pela morte de IXA, indo tão longe a ponto de permitir que um casamento entre Yuki, rainha do Fagires e Apollo Geist e ganhar uma vantagem sobre outros Riders. No final vem ao redor para descobrir que Yuki e traída por Dai Shocker, mas ajuda Decade e Kuuga a derrotar Super Diend e Apollo Geist, no entanto, a fusão de mundos destruiu o mundo Kiva e Wataru deixa de existir, sendo revivido mais tarde por Kamen Rider Kivala, junto com IXA e Saga.
  • Asumu (アスム Asumu?): É um jovem de 12 anos e o único aluno da escola de estilo Hibiki Ongekido (Hibiki 响 鬼 流 ryu?), a arte de ataque de percussão. Seu maior desejo é susseder Hibiki, seu mentor como o Oni seguinte. Antes de se tornar um Oni, poderia transformar-se em Asumu Henshintai (アスム 変身 体 Asumu Henshintai?), Hibiki muda de aparência, mas menor de prata, e não mascarado. Hibiki perde a capacidade de controlar seu demônio interior e Asumu herdou seus poderes transformando-se no novo Kamen Rider Hibiki (Hibiki 仮面ライダー 響 鬼 Kamen Raidā?) e, juntamente com Amaki e Todoroki, decidiu acabar com a rivalidade entre as escolas e formar uma única escola Ongekido.
    Reaparece na Guerra Rider, onde o mundo é absorvido pelo mundo Kiva Amaki e precisa lidar com uma onda de Fangires, liderada por Saga e Todoroki. Depois de ajudar Wataru, Tsukasa e seus amigos a derrotar uma superpoderoso Apollo Geist. Quando o mundo Hibiki está completamente destruído, Asumu deixa de existir e mais tarde foi revivido com seus amigos por Kamen Rider Kivala.
  • Kazuma Kendate (剣 立 カズマ Kendate Kazuma?): também conhecido como Kamen Rider Blade (仮面 ライダー ブレイド Kamen Raidā Bureido?) É o craque da corporação Pica BOARD. Devido ao seu estatuto privilegiado, é presunçoso e arrogante acreditando ser invencível. Isso mudou quando o presidente do conselho degrada o que injustamente, quando ele começa a entender que a estatura não é tudo.
    Reaparece na Guerra Rider, onde o seu mundo é fundido com Kiva e iniciar uma batalha contra os Riders liderado por Wataru. Kazuma, agora presidente do Conselho, inicialmente se recusa a aliar-se com os outros Riders, mas lembra as palavras que Tsukasa ensinou, muda de idéia, juntamente com Sakuya, Yusuke e Tsukasa ajuda a combater Apollo Geist e Yuki, destruindo o último. Nessa guerra também acaba originando uma outra personalidade de Blade, o Blade dourado. Embora seja removido da existência, quando seu mundo é destruído por Apollo Geist, seu mundo é revivido por Kamen Rider Kivala.
Antagonistas
  • Narutaki (鸣 滝): um homem misterioso que sempre se refere a si mesmo como um profeta. Ele é o único imune à fusão dos 10 universos. Além disso, ele é livre deslocado entre os 10 universos. Ele conhece a verdadeira natureza somente o que Kamen Rider Decade, e que suas ações dos mundos muito diferente do perigo.
  • Apollo Geist (アポロ ガイスト, Aporo Gaisuto): um antagonista da série Kamen Rider X. Ele viaja em nome de Great Shocker em todos os universos para recrutar novos membros. Aparece no episódio 26 quando Tsukasa adentra no mundo de RX.

Deca Driver[editar | editar código-fonte]

Quando carrega “Rider Cards” (ライダーカード, Raidā Kādo) em seu cinto, o DecaDriver (ディケイドライバー, Dikeidoraibā), Decade usa o comando “Kamen Ride” (「カメンライド」, “Kamen Raido”), e transforma-se em um dos Heisei Riders, de Kuuga à Kiva. O transformado Decade não pode usar somente a aparência dos riders passados, mas também os ataques, ao carregar o “Attack Ride” (「アタックライド」, “Atakku Raido”) card, utilizando as armas e ataques dos Riders. A única diferença na aparência é que o cinto de Decade permanece. No entanto, Decade perde todos os seus poderes no primeiro episódio, e assim deve viajar aos 9 mundos para recuperar todos os seus poderes.

Ride Booker[editar | editar código-fonte]

A arma primária utilizada por Decade chama-se RideBooker (ライドブッカー, Raido Bukkā), a qual tem três modos: Book Mode (ブックモード, Bukku Mōdo - Forma base), Gun Mode (ガンモード, Gan Mōdo - Arma de fogo), Sword Mode (ソードモード, Sōdo Mōdo - Espada). Ela armazena os Rider Cards, que são inseridos no DecaDriver para transformá-lo nos outros Kamen Riders da Era Heisei. Mantém também informações guardadas sobre os mesmos. Quando um Attack Ride Card (アタックライドカード, Atakku Raido Kādo) é escaneado, ele usa o Decade Slash (ディケイドスラッシュ, Dikeido Surasshu), no Sword Mode, e o Decade Blast (ディケイドブラスト, Dikeido Burasuto), no Gun Mode.

Episódios[editar | editar código-fonte]

  1. Guerra Rider (ライダー大戦, Raidā Taisen?)
  2. Mundo do Kuuga (クウガの世界, Kūga no Sekai?)
  3. Transcedência (超絶, Chōzetsu?)
  4. Segundo movimento ♬ Príncipe Kiva (第二楽章♬キバの王子, Dai Ni Gakushō ♬ Kiba no Ōji?)
  5. Qualificações do cortante Rei (かみつき王の資格, Kamitsuki Ō no Shikaku?)
  6. Batalha de Julgamento: Mundo Ryuki (バトル裁判・龍騎ワールド, Batoru Saiban: Ryūki Wārudo?)
  7. Super truque do real Criminoso (超トリックの真犯人, Chō Torikku no Shinhannin?)
  8. Bem-Vindo ao Restaurante Blade (ブレイド食堂いらっしゃいませ, Bureido Shokudō Irasshaimase?)
  9. Blade Blade (ブレイドブレード, Bureido Burēdo?)
  10. Ladrão da escola do Faiz (ファイズ学園の怪盗, Faizu Gakuen no Kaitō?)
  11. 555 Faces, 1 Tesouro (555つの顔、1つの宝, Faizutsu no Kao, Hitotsu no Takara?)
  12. Reunião: Projeto Agito (再会 プロジェクト・アギト, Saikai: Purojekuto Agito?)
  13. Acordando: Tornado de Almas (覚醒 魂のトルネード, Kakusei: Tamashii no Torunēdo?)
  14. Super Den-O Chegando (超・電王ビギニング, Chō Den'ō Biginingu?)
  15. Aqui chega o Super Momotaros! (超モモタロス、参上!, Chō Momotarosu, Sanjō!?)
  16. Perigo: A furiosa corrida do Kabuto (警告:カブト暴走中, Keikoku: Kabuto Bōsōchū?)
  17. O Caminho da avó á Prova (おばあちゃん味の道, Obaachan Aji no Michi?)
  18. Hibiki Desocupado (サボる響鬼, Saboru Hibiki?)
  19. Fim da Jornada (終わる旅, Owaru Tabi?)
  20. Mundo Negativo dos Dark Riders (ネガ世界の闇ライダー, Nega Sekai no Yami Raidā?)
  21. Passeio no álbum de todos os Riders (歩く完全ライダー図鑑, Aruku Kanzen Raidā Zukan?)
  22. Procura-se: Diend (ディエンド指名手配, Diendo Shimeitehai?)
  23. Fim do Diend (エンド・オブ・ディエンド, Endo Obu Diendo?)
  24. A Chega do Esquadrão Samurai (見参侍戦隊, Kenzan Samurai Sentai?)
  25. Rider Herético, adiante! (外道ライダー、参る!, Gedō Raidā, Mairu!?)
  26. RX! Ataque de Dai-Shocker (RX!大ショッカー来襲, Raidā Taisen?)
  27. Black VS Black RX (BLACK×BLACK RX, Burakku × Burakku Āru Ekkusu?)
  28. Amazon, amigo (アマゾン、トモダチ, Amazon, Tomodachi?)
  29. Cara forte, fortemente Nu (強くてハダカで強い奴, Tsuyokute Hadaka de Tsuyoi Yatsu?)
  30. Guerra Rider: Prólogo (ライダー大戦・序章, Raidā Taisen: Joshō?)
  31. Destruídor dos Mundos (世界の破壊者, Sekai no Hakaisha?)

Elenco[editar | editar código-fonte]

Participações Especiais[editar | editar código-fonte]

Dubladores[editar | editar código-fonte]

  • A série não foi dublada oficialmente no brasil

Músicas[editar | editar código-fonte]

Abertura
  • "Journey through the Decade"
    • Interpretada por: Gackt

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Kiva
Kamen Rider
2009
Sucedido por
W