Sharivan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uchuu Keiji Sharivan
Sharivan, O Guardião do Espaço (BR)
Informação geral
Formato Seriado
Duração 24-25 minutos
Criador(es) Toei
País de origem Japão Japão
Idioma original japonês
Produção
Narrador(es) Issei Masamune
Elenco Hiroshi Watari
Yumiko Furaya
Kenji Ohba
Tema de abertura "Uchuu Keiji Sharivan" por Akira Kushida
Tema de
encerramento
"Strength In Love" por Akira Kushida
Exibição
Emissora de
televisão original
Japão TV Asahi
Transmissão original 4 de Março de 198324 de Fevereiro de 1984
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 51

Uchuu Keiji Sharivan (宇宙刑事シャリバン, Uchū Keiji Shariban?, traduzido como Detetive Espacial Sharivan, e lançado no Brasil sob o título de Sharivan, o Guardião do Espaço) é uma série de televisão do gênero tokusatsu[1] da franquia Metal Hero[2] . É a segunda série da trilogia dos Policiais do Espaço, sucedendo Gaban. Produzida pela Toei Company, a série foi exibida originalmente entre 4 de março de 1983 e 24 de fevereiro de 1984 pela TV Asahi, totalizando 51 episódios. No Brasil, foi transmitida pela Rede Bandeirantes a partir do dia 8 de outubro de 1990 a 21 de dezembro do mesmo ano. Posteriormente foi exibida na Rede Record em 1993 e na TV Guaíba, de 13 de setembro de 1993 a 15 de janeiro de 1994. Voltou a ser exibido em 1996 pela Rede Record no programa Tarde Criança junto com os outros heróis japoneses.

História[editar | editar código-fonte]

Den Iga passa a ocupar o posto de Detetive Espacial na Terra, enquanto que seu antecessor Gyaban é promovido para capitão. Desta vez a ameaça é a Sociedade Secreta MAD (Maddou no Original), liderada por Maoh Saiki (Maoh Psycho).

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Den Iga/Sharivan - O protagonista da série. Nativo da Ilha Iga, onde trabalhava como patrulheiro florestal. Ajudou seu antecessor (Gyaban) em sua luta contra a sociedade Makuu, onde recebeu um ferimento mortal. Então Gyaban o enviou para a Estrela Bird. Graças à ciência da Estrela Bird, Den Iga se recupera e recebe um treinamento especial, tornando assim um Detetive Espacial, sucedendo Gyaban. Na Terra passa a combater a Sociedade Secreta Mad. Transforma-se ao dizer "Raio Solar" (Sekisha no original). No último episódio, após destruir Mad, Den se reúne aos outros descendentes do povo de seu planeta e volta para lá, para reconstruí-lo.
  • Lili - A ajudante de Sharivan. Nativa da estrela Bird. Com a derrota do império Fuuma, Lili volta para o planeta Bird, sendo que ela queria ir para o planeta Iga com Den.
  • Capitão Gyaban - Após derrotar Makuu, é promovido ao cargo de capitão. Luta junto com Sharivan contra a organização Mad.
  • Kojiro Oyama - Todo atrapalhado e azarado, é o personagem cômico da série.
  • Comandante Kom - Nativo da estrela Bird, é o Comandante da União da Polícia Galática.
  • Mareen - Secretária de Kom.
  • Mimi (ep. 1, 47 - 51) - Filha do Comandante Kom e parceira de Gyaban. No fim da série foi forçada a casar-se com o General Gailer, mas é salva por Sharivan. Sua habilidade extra-sensorial também foi importante para rastrear a base da MAD e Maoh Saiki.
  • Tsukiko (ep. 15, 34) - É a irmã adotiva de Gyaban. Foi feita refém de MAD em troca de sua vida a destruição do Grand Bus. Ao ser salva, ela começa a trabalhar para a Polícia Galáctica.
  • Chiaki, Akira e Chie - São os filhos do presidente da Suzuki Motors. Eles aparecem frequentemente ao lado de Kojiro.

Descendentes de Iga[editar | editar código-fonte]

  • The Organizers (eps. 27 e 50) - Grupo de Resistência Anti-Mad. É representado por Moore, Keith e Rita.
  • Santo Protetor (eps. 34, 47 e 51) - O Deus Protetor dos Igas. Para Sharivan entregou a Espada Santificada, e no episódio final da série ajudou Sharivan e Gyaban com a volta do Cristal Iga.
  • Jii/Monstro Mascarado (ep. 19) - O velho chefe da Ilha Iga. Teve consigo o mapa com a localização do Cristal Iga, o qual protege sob o disfarce do Monstro Mascarado.
  • Mario (ep. 27) - É um fugitivo da Penitenciária de MAD. Foi revelado possuir o mesmo sangue de Sharivan. Acaba sendo morto pelo monstro Uragiri Beast.
  • Garotas da Ilha Iga (eps. 19, 20, 31 e 49 a 51) - Colegiais que usam roupas de marinheira, são as protetoras do Cristal Iga, um sol artificial de 2000 anos de idade, oculto na Ilha Iga. Lideradas por Miyuki.
  • Willy Bell (ep. 36) - É o irmão mais novo de Helen Bell. Em uma viagem espacial teve seus pais assassinados por Mad. No final é morto pelo General Gailer.
  • Helen Bell (eps. 36, 38, 39 e 42) - Irmã mais velha de Willy Bell. Morreu vítima de um plano nefasto de Mad. Após isso Sharivan jurou vingar sua morte.
  • Guerreiros de Iga(ep. 51) - Os guerreiros do planeta Iga que ajudaram Sharivan e Gyaban no último episódio. Seus membros são: Jack, Fumio, Lumi e Yoshio.

Sociedade Secreta MAD ("Mado", no original)[editar | editar código-fonte]

É uma organização de criminosos psíquicos. Sua fortaleza é o Castelo da Alucinação (幻夢城), localizado no Mundo da Alucinação. Desejam conquistar o Universo inteiro espalhando o caos através das habilidades psiônicas de seus integrantes.

  • Maoh Saiki (Maoh Psycho) - Vilão principal da série e líder de MAD. Passa todo o seriado sentado em seu trono e mesmo quando tem que lutar não se levanta dele. No penúltino episódio é revelado que ele possui dois corpos e quando um morre o outro o ressuscita, o que o torna "imortal". Sendo que esse segundo corpo dele, Saikioh, aparece em várias episódios vigiando Sharivan. Tem a forma de um homem careca trajado de terno branco e se transforma em robô no penúltimo episódio. Mas na batalha final, Sharivan e Gyaban conseguem matá-lo, pois cada herói destrói um corpo de Maoh Saiki ao mesmo tempo.
  • Doutora Porter - Estrategista, é a chefe dos cientistas de MAD e sucessora de Maoh Saiki no comando da organização. É ela quem aciona a Máquina do Mundo da Alucinação, que transporta as pessoas para outra dimensão. Foi morta por Sharivan no último episódio.
  • General Gailer - Comandante de campo de MAD. Não gosta de Porter, mas é obrigado a se submeter à autoridade dela. Tentando melhorar sua imagem com Maoh Saiki, desafia Sharivan para uma luta mano a mano. Nesse último duelo, seu rosto fica com manchas vermelhas se tornando mais poderoso, quando Maoh Saiki o manda para o mundo da alucinação. Mesmo assim, o herói lhe mata.
  • Miss Akuma 1 e 2 - Com pouca projeção na série, são duas guerreiras que ajudam Gailer e fazem serviços de espionagem para Porter. Akuma 1, morta por Gyaban, vestia traje preto e Akuma 2, devorada por Gamagon, vestia traje rosa.
  • Leider (eps. 34 a 50) - Aparece pela primeira vez no episódio 34. É um feiticeiro de origem desconhecida. Ardiloso e estrategista, finge ajudar Mad, mas enquanto isso joga os membros da organização uns contra os outros, pretendendo se apoderar do comando do grupo quando este se encontrar em estado de caos. No penúltimo episódio, quando finalmente desafiou Maoh Saiki abertamente, este o destruiu.
  • Grande Rei Gamagon (eps. 31, 49-50) - É uma enorme cabeça de sapo. Tentou devorar Sharivan quando este acidentalmente caiu em seu planeta no episódio 31. Depois se aliou a Leider para roubar o Cristal Iga. Foi destruído por Sharivan no penúltimo episódio. Ele traz seus servos, que são soldados humanóides trajados de cor vermelha.
  • Brasas Benguel (Bengel Brothers, ep. 11) - Piratas mercenários espaciais que vieram dos confins do universo planejando tomar o controle de MAD. Após serem torturados por Maoh Saiki, são transformados em ciborgues comandados por MAD e suas informações sobre os golpes de Sharivan são utilizadas para criar o monstro maligno Shouri Beast.
  • Soldados Saikier - São os soldados rasos de MAD. Possuem uma máscara metálica e traje de cor escura.
  • Leisa, a Guerreira do Mundo Espiritual (ep. 42) - Um guerreira enviada por Leider para matar Helen Bell. Disfarçada de humana, ela engana Hellen dizendo que está muito triste sobre a perda de alguém. Mas nisso, ela mostra sua verdadeira face e duela contra Hellen. Sendo então morta pela mesma.

Outros[editar | editar código-fonte]

  • Kumiko (ep. 3) - Filha de um cientista escravizado por MAD para a construção de uma arma de destruição em massa. Quando Sharivan consegue salvar seu pai, é sequestrada por MAD e salva também pelo herói.
  • Tsutomo (ep. 4) - Garoto de raciocínio limitado que é vítima do plano MY-COM de MAD, que consistia em um sistema de estudos usando computadores capaz de tornar crianças comuns e supostos gênios ao prever o resultado dos futuros exames escolares. É salvo por Sharivan ao ser usado como chamariz para uma cilada preparada para o herói no ambiente hi-tech chamado "House".
  • Tokio (ep. 5) - Jovem que foi transformado em agente espião de MAD ao lado de outros jovens na mesma situação. Acaba sendo forçado a matar sua própria namorada, Yoko, e ao resistir é morto pelo monstro Sound Beast. Foi interpretado pelo ator Shouhei Kusaka, que viveu Naoto Tamura, o Jiban da série Policial de Aço Jiban em 1989.
  • Satiko Osawa (ep. 7) - Jovem possuída pelo monstro Double Beast e que manifesta uma dupla personalidade por sua influência. É salva por Sharivan.
  • Goichi Mizoguchi (ep. 8) - Garoto ecologista inconformado com a poluição do rio dos salmões. Seu sonho, assim como o de seu pai (que morrera de acidente de trânsito), era proteger o rio para que os salmões pudessem voltar a nadar livremente. Sua mãe trabalhava num supermercado.
  • Professor Komura (ep. 12) - Renomado astrofísico conhecido mundialmente por ter recebido um Prêmio Nobel de Física, pai de Akiko, é alvo da chamada "Operação Meu Amigo" de MAD, que falsamente difundia a amizade entre os povos das galáxias e os seres humanos.
  • Arai (ep. 13) - Boxeador que perdeu sua mãe ainda pequeno e por conta disso queria construir um hospital. No entanto acaba sendo manipulado por MAD até que Sharivan o salva.
  • Denichiro Iga (primeira aparição: ep. 13) - Pai de Sharivan, botânico descendente do planeta Iga. Morreu quando Den Iga era criança após defender seus semelhantes do ataque de um urso com as próprias mãos.
  • Senhora Gin (ep. 14) - A última descendente da monarquia Demimoz, era uma velha senhora, já viúva, que vivia sozinha numa imensa mansão. Nesta mansão estava escondida um imenso tesouro que atraiu a atenção de MAD.
  • Sayoko Hayashida (ep. 16) - Cantora de sucesso que, antes de sua última semana de vida, perdeu sua voz por conta de uma doença e se suicidou enquanto estava na praia junto com a sua irmã Akiko. No entanto MAD a ressuscitou através de uma cirurgia e ainda fez sua voz voltar ao normal. MAD utilizou-a em um plano diabólico em que fez os jovens ficarem muito agressivos através de sua música.
  • Jun Hanai (ep. 22) - Tenista promissora que chegou a participar do torneio de Winbledon, manipulada pela influência maligna de Shinigami Beast. É induzida a cometer suicídio como parte de um plano de MAD para acabar com várias pessoas famosas (dentre elas a campeã de natação Yumi Yabuki e o renomado escritor Ichiro Omura), pois com isso várias pessoas seguiriam seus exemplos e também fariam o mesmo. É salva por Sharivan.
  • Senhor Gohara (ep. 25) - Bem-sucedido empresário vítima de um plano de MAD de extorsão por meio de dívidas contraídas com jogos. Seus filhos e mulher são sequestrados e cabe a Sharivan resgatá-los.
  • Bita (ep. 29) - Um ex-policial que convencido pelo monstro Heiki Beast a cair numa cilada para derrotar Sharivan. Anteriormente, ele havia sido expulso da polícia porque estava dentro de um Cassino.
  • Naoko (ep. 32) - Uma garota vítima de um plano da Laranja de MAD em transformar crianças em monstro.

Veículos[editar | editar código-fonte]

  • Grand Bus - A nave de Sharivan. Tem dois módulos: uma nave de batalha e uma forma humanóide, da qual pode disparar o "Canhão Plasma" (Plasm Cannon no original).
    Armas: Missil Grand Bus, Laser Grand Bus, Canhão Plasma e Canhão Plasma-Tipo 2 (Jato Plasma).
  • Moto Sharian - A moto de Sharivan, capaz de conduzi-lo de forma segura até o Mundo da Alucinação de Mad.
    Armas: Laser Sharian e Moto Foguete Sharian.
  • Tanque Sharinger - O tanque de Sharivan. Em seu interior fica armazenado o veículo Mogriran.
    Armas: Laser Sharinger e Foguete Sharinger.
  • Mogriran - Um veículo que tem uma imensa perfuratiz, armazenado dentro e à frente da cabine de controle do Tanque Sharinger.
    Armas: Projétil Mogriran.

Armas e ataques[editar | editar código-fonte]

  • Chute Sharivan (Shariban Kick no original) - Chute especial utilizado por Sharivan. É tão poderoso que pode até mesmo quebrar uma enorme rocha.
  • Bomba Faísca - Um soco aéreo que tem a força de quebrar um parede de concreto.
  • Antena Solar -Tem o poder captar pequenos sons num raio de até 4 mil metros.
  • Dimensão Trans-Silver - duas antenas aparecem em cada lado da cabeça para rastrear o inimigo, parecido com os riders em Kamen Rider Black.
  • Campo de Observação - Radar que tem a capacidade de perceber, memorizar e analisar as ondas captadas como o raio infravermelho, raio ultravioleta e raio X. Os dados são expressos no visor da armadura.
  • Proteção Sharivan - Uma barreira capaz de reter o fogo e até mesmo raio laser.
  • Tiro Relâmpago (Crime Buster no original) - A arma-laser de Sharivan cujo raio laser pode se dividir em várias funções: Tiro Mortal, Tiro Dissolvente, Tiro Choque e Tiro Destruidor. Além disso, o Tiro Relâmpago pode ser usado para salvar vidas, convertendo-a numa seringa para transfusão de sangue.
  • Protetor Plasma - Óculos especiais que Sharivan usou para combater as ilusões de Leider. Com o recurso do Grand Bus, Sharivan combate a Nave de Combate Caveira usando o Jato Plasma.
  • Espada Laser (Laser Blade no original) - A espada de Sharivan, com a qual desfere o "Choque Fatal Sharivan" (Shariban Crash no original) que derrota os monstros de MAD. A execução do golpe é acompanhada de uma cena em que exibe sua silhueta negra, em frente a uma enorme imagem dourada do sol, erguendo e desferindo um golpe luminoso, além de uma música especial (BGM) chamada Ijgen Dai-Kessen.
  • "Espada Leão Iga ou Espada Santificada" - Foi encontrado e tirado por Den, leva até a montanha Iga e liberta o cristal Iga. Posteriormente, utiliza a espada no episódio 47 e 51.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Atores japoneses[editar | editar código-fonte]

  • Den Iga/Sharivan - Hiroshi Watari
  • Capitão Gyaban - Kenji Ohba
  • Lili - Yumiko Furaya
  • Mimi - Wakiko Kano
  • Miyuki - Sumiko Kakizaki
  • Comandante Kom - Toshiaki Nishizawa
  • Kojiro - Masayuki Suzuki
  • General Gailer - Satoshi Kurihara
  • Doutora Porter - Hitomi Yoshioka
  • Leider - Mitsuo Andô
  • Miss Akuma 1 - Chieko Maruyama (1-22, 48-51) e Miyuki Nagato (23-47)
  • Miss Akuma 2 - Lala (1-22) e Yui Mizuki (23-50)
  • Marin - Kyoko Nashiro
  • Maoh Saiki (Ma Oh Psych) - Shozo Izuka (voz)
  • Narrador - Issei Masamune

Atores Convidados[editar | editar código-fonte]

  • Tokio (5): Shouhei Kusaka (creditado como Hiroshi Tokoro)
  • Boxer Beast (human form) (13)/Keith (27, 50): Toshimichi Takahashi
  • Tsukiko Hoshino (15): Aiko Tachibana
  • Hunter Killer (15) (flashback): Michiro Iida
  • Voicer (15) (flashback): Sonny Chiba
  • Koichi Iga (19): Yoshinori Okamoto
  • Jun Hanai (22): Akiko Hayasaka
  • Mário (27): Kiyohiko Ozaki
  • Willy Bell (36): Ayumu Tsuchiya
  • Helen Bell (36, 39, 42): Yuki Yajima
  • Guerreira Do Mundo Espiritual (42): Chieko Maruyama

Dubladores brasileiros[editar | editar código-fonte]

  • Den Iga/Sharivan - Élcio Sodré
  • Capitão Gyaban - Carlos Laranjeira
  • Lili - Eleonora Prado (episódios 1 e 2) e Rosana Garcia
  • Comandante Kom - Luiz Antônio Lobue
  • Mimi - Christina Rodrigues
  • Tokio (episódio 5) - Eduardo Camarão
  • Kojiro Ooyama - Oswaldo Boaretto
  • Patrão do Den Iga - Jorge Pires (a partir do episódio 3)
  • Chiaki - Alessandra Araújo (a partir do episódio 3)
  • Akira - Zezinho Cutolo (a partir do episódio 3)
  • Miyuki - Cecília Lemes
  • Helen Bell - Neuza Azevedo
  • Willy Bell - Mauro Eduardo
  • General Gailer - Ricardo Medrado
  • Doutora Porter - Márcia Gomes
  • Leider - João Francisco
  • Miss Akuma 1 - Nair Silva
  • Miss Akuma 2 - Patrícia Scalvi
  • Santo Protetor - João Paulo Ramalho
  • Maoh Saiki (Maoh Psycho) - Luiz Antônio Lobue
  • Tigre Bengel - João Francisco
  • Cobra Bengel - Ézio Ramos
  • Mario (episódio 27)- Ricardo Nóvoa
  • Professor Wakami (episódio 28) - Aldo César
  • Narrador - Carlos Alberto Amaral
  • Diretor de dublagem - Carlos Alberto Amaral
  • Estúdio - Álamo

Lista de episódios[editar | editar código-fonte]

Número e título do episódio Inimigo(s) do episódio Protagonista(s) / Foco do episódio
01 - Alucinação Gori Beast (gorila) Sharivan
02 - A Nova Cidade Ei Beast (arraia) Sharivan
03 - A Promessa Kiba Beast (presa) Kumiko
04 - O Plano My Com My Com Beast (microcomputador) Tsutomo
05 - A Melodia de Yoko Sound Beast Tokio e Yoko
06 - A Floresta Ameaçada pela Destruição Yamagami Beast (deus da montanha) Sharivan
07 - Quem Sou Eu? Double Beast Satiko Osawa
08 - A Poluição do Rio Doku Beast (veneno) Sharivan
09 - A Casa Fantasma Cash Beast
10 - O Castelo da Alucinação UFO Beast
11 - Os Seres da Estrela do Mal Shoouri Beast e Brasas Benguell
12 - Operação Meus Amigos Ocarina Beast
13 - A Verdadeira Força é o Amor Boxer Beast(boxeador) Arai
14 - Enigmática Herança Killer Beast Senhora Gin
15 - A Ilha da Fortaleza Shikake Beast Gyaban e Tsukiko
16 - A Perigosa Melodia Maboroshi Beast (fantasma) Sayoko Hayashida
17 - A Estranha Viagem Pelo Túnel Magma Beast
18 - O Ataque do Míssil Meteorito Same Beast (tubarão)
19 - A Misteriosa Ilha Kataribe Beast(único monstro beast que foge neste episódio e retorna no próximo episódio) Jii/Monstro Mascarado e as Garotas Okuigas
20 - A Descoberta do Cristal Iga Kataribe Beast Sharivan e a Estátua de Leão
21 - O Ataque ao Grand Bus Utsubo Beast Lili
22 - Ameaça de Morte à Tenista Shinigami Beast (deus da morte) Jun Hanai
23 - A Cópia do Ser Humano Nimen Beast (dupla face)
24 - Os Insetos Nocivos Virus Beast(vírus)
25 - Na Marca dos Poderosos Hard Beast
26 - A Volta da Paz no Parque Kaiki Beast
27 - O Fugitivo Uragiri Beast Mario
28 - A Violência Contra os Gênios Campus Beast
29 - O Contrabando de Armas Secretas Heiki Beast (arma)
30 - A Transformação das Mães Henshin Beast (transformação)
31 - Onde andam Miyuki e o Cristal Iga? Kodai Beast e Servo de Gamagon Sharivan
32 - Operação Laranja Jekyll-Hyde Beast Naoko
33 - A Viagem Relâmpago Shunkan Beast Ippei e Kayo
34 - Convite ao Mundo Espiritual Hyakume Beast(multi-olhos) e Leider Sharivan
35 - O Amor é a Luz da Vida Washi Beast (águia) Sharivan
36 - Os Dois Guerreiros Espaciais Bunri Beast Helen e Willy (morre)
37 - A Estranha Flor Venenosa Kuma Beast (urso) Nishida(descobriu o segredo da flor Ganymedes)
38 - Traição no Castelo da Alucinação Ashura Beast (demônio) e General Gailer
39 - A Boneca Amaldiçoada Doll Beast (boneca) Helen
40 - A Grande Vidência, a Explosão do Universo Yogen Beast (profecia) Sharivan
41 - A Fortaleza Subterrânea Anahori Beast(cérebro eletrônico) e A Nave de Combate Caveira
42 - A Partida da Guerreira Espacial Mukuro Beast (carcaça) e Leisa(do mundo espiritual, luta contra Helen) Helen (morre)
43 - As Lágrimas de Amor de Mãe e Filha Reikai Beast
44 - Cinderela dos Sonhos Ankou Beast (peixe luphiiforme)
45 - Convite aos Mini-Astros Yuukai Beast e Doutora Porter
46 - A Promessa do Pai no Dia do Aniversário do Filho Present Beast(presente) Hisagawa
47 - A Espada Demoníaca Kenkyaku Beast(o monstro Beast mais forte com quem Sharivan lutou) Riuchi e sua Irmã Keiko
48 - Mimi Pirata Espacial Bemusasori Mimi
49 - Gamagon General Gailer e Leider Sharivan
50 - Ma Oh Psycho é imortal Grande Rei Gamagon(engole Miss Akuma 2), Psycoler(corpo móvel de Ma Oh Psyc) e Leider (morto por Ma Oh Psyc)
51 - Raio Solar, Super Energia Doutora Porter, Miss Akuma 1, Ma Oh Psyc/Psycoler Sharivan e Gyaban
  • Crossover - Os três detetives espaciais - Gavan, Sharivan e Shaider: a reunião- (jamais exibido no Brasil)
  • Uchuu Keiji Gavan Movie
  • Uchuu Keiji VS Super Sentai VS Kamen Rider

Notas[editar | editar código-fonte]

  • O ator protagonista da série, Hiroshi Watari, atuou como dublê em Sun Vulcan a dois anos atrás do início da série e participou de todos os Metal-Heroes de Gyaban a Metalder, sendo que em Shaider ele participou apenas do movie Crossover e, mais para frente, protagonizou mais uma série: Jikuu Senshi Spielvan. Além disso, Watari fez sucesso no Brasil como o personagem Boomerman em Jaspion.
  • Sharivan fez muito sucesso no Japão, atingindo pontos de audiência superiores ao de seu antecessor Gyaban que também fez muito sucesso. No Brasil fez um sucesso mediano, porém foi o Uchuu Keiji que mais teve audiência e sucesso no solo tupiniquim.
  • Os atores: Yuki Tsuchiya e Yuki Yajima, intérpretes dos irmãos Bell: Willy e Helen, nos anos seguintes interpretaram respectivamente: Mika Koizumi/Yellow Four 1 em Bioman e Jinjiro Mizuno/Bycrosser Jin em Bycrossers. Em 1990, Yuki Tsuchiya veio a falecer no dia 16 de maio em um acidente de carro.
  • O tanque Tanque Sharinger de Sharivan, possui três divisões, somente um possui nome o Mogriran, fazendo a nave em que fica no Tanque Sharinger ficar sem nome.
  • O ator Shouhei Kusaka, que tinha feito ponta como o personagem Tokio no episódio 5, atuaria como Kaminin Oruha em Jiraiya e protagonizaria a série Kidou Keiji Jiban como Naoto Tamura/Jiban.
  • Akiko Hayasaka, que fez uma participação no episódio 22 como a tenista Jun Hanai, era a atriz originalmente escalada para interpretar a ginasta Miki Momozono/Goggle Pink em Goggle V, mas foi substituída por Megumi Ogawa.
  • Yuma Ishigaki atua como o novo Gyaban, ele será Geki Juumonji, Gyaban Tipe-G, devido sua idade avançada, Kenji Ohba ainda atuará como o antigo Policial do Espaço e auxiliará seu novo pupilo, e Riki Miura atuará como Kai Hyuga, o novo Sharivan e Hiroaki Iwanaga como Shu Karasuma, o novo Shaider no movie.
  • No Movie Uchuu Keiji VS Super Sentai VS Kamen Rider, os Policiais do Espaço atuam com Gokaiger, Gobuster, Kyouryuger, Kamen Riders Ozu, Fourze, Decade e Wizard e outros Riders Showa e Heisei e outros Super Sentais na batalha contra a organização MAD.
  • Hiroshi Watari voltará a atuar como Den Iga no movie que estreará no dia 10 de outubro deste ano. Nele será focado como Kai Hyuga (Riki Miura) se tornará o Policial do Espaço Sharivan.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

OST (Trilha sonora original)[editar | editar código-fonte]

  • Uchuu Keiji Sharivan, por Akira Kushida (tema de abertura)
  • Strength In Love, por Akira Kushida (tema de encerramento)
  • Yeh Sharivan, por Akira Kushida (tema do Tanque Sharinguer)
  • Spark Sharivan, por Akira Kushida (tema do Raio Solar)
  • Ultra Dimension Fighting Grand Bus, por Akira Kushida (tema do Grand Bus)
  • Let's Walk The Streets Of The Starry Sky, por Kyohiko Ozaki
  • Danger Melody, por Popura (tema de batalha, usado nas raras cenas de luta de Lili)

BGM (Músicas de fundo)[editar | editar código-fonte]

  • Kakero! Iga Den
  • Genmujou
  • Sekisha Seyo! Sharivan
  • Ai no Theme
  • Chousen
  • Chou Kagaku no Mistery
  • Hasshin
  • Ijigen Dai-Kessen
  • Yume Miru Mirai
  • Run Sharivan
  • Hoshizora no Machi wo Arukou

Referências

Precedido por
Gyaban
Metal Hero
19831984
Sucedido por
Shaider