Uchuu Keiji Gyaban

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uchuu Keiji Gavan
Space Cop Gaban (BR)
Informação geral
Formato Seriado
Duração 24-25 minutos
Criador(es) Toei
País de origem Japão Japão
Idioma original japonês
Produção
Narrador(es) Issei Masamune
Elenco Kenji Ohba
Wakiko Kano
Hiroshi Watari
Noboru Mitsutani
Tema de abertura "Uchuu Keiji Gavan" por Akira Kushida
Tema de
encerramento
"Hoshizora no Message" por Akira Kushida
Exibição
Emissora de
televisão original
Japão TV Asahi
Transmissão original 5 de março de 198225 de fevereiro de 1983
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 44

Uchuu Keiji Gavan (宇宙刑事ギャバン, Uchū Keiji Gyaban?, traduzido como Detetive Espacial Gavan, e lançada no Brasil sob o título de Space Cop Gaban) é a primeira série de televisão do gênero tokusatsu[1] da franquia Metal Hero[2] . Produzida pela Toei Company, foi exibida originalmente entre 5 de março de 1982 e 25 de fevereiro de 1983 pela TV Asahi. A série é a primeira da trilogia dos Policiais do Espaço, continuada pelas duas séries seguintes, Sharivan e Shaider. No Brasil, foi transmitida pela Rede Globo a partir de 1991 na Sessão Aventura e na TV Gazeta subsequentemente no mesmo ano, no programa Gazetinha.

História[editar | editar código-fonte]

A Organização Criminosa Makuu percorre o espaço conquistando planetas, matando seus habitantes e escravizando seus povos. A União da Polícia Galáctica envia o oficial Takeshi Ichijoji (Retsu Ichijoji no original) para a Terra para que detenha a invasão de Makuu. O pai de Retsu também foi Policial do Espaço e foi capturado pela Makuu anos atrás. Ao chegar à Terra, Retsu usa a Combat Suit prateada e todas as suas armas de alta tecnologia contra a Makuu, dizimando seus monstros um a um, ao mesmo tempo em que procura pelo pai desaparecido.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Takeshi Ichijoji/Gyaban - (Retsu Ichioji no original) Herói da série, combate a Makuu e quando está trabalhando no Clube de Equitação Avalon, no final da série é promovido ao cargo de capitão. Transforma-se ao dizer "Transformação" (Jouchaku no original). Após derrotar Makuu, Gyaban volta à estrela Bird, como Capitão da Polícia Intergaláctica, ficando assim responsável pela proteção de toda a galáxia, ajudando Sharivan em sua luta contra a organização Mad, e depois, retorna à sua estrela e luta contra as ameaças que surgem. Casa-se com Mimi, em eventos posteriores á vitória de Shaider, sucessor de Sharivan.
  • Mimi - Filha única e mimada do Comandante Kom e parceira de Gyaban. Através da Visão Laser se transforma num periquito australiano para espiar Maku. Apaixonada por Gyaban, ela é capaz de ter atitudes infantis e se tornar ciumenta para defender esse amor e o apóia em qualquer circunstância. Possui a capacidade de ter outros pressentimentos, como sonhou com a morte de Gyaban. No meio da temporada, sua mãe adoece e ela volta para resolver questões de família enquanto Marin vai a Terra para auxiliar Gyaban. Sua habilidade extra-sensorial também foi importante para rastrear a base da MAD e Maoh Saiki. Depois na batalha final contra os Fuuma, Mimi se casa com Gyaban, revelado no Crossover os três Policiais do Espaço.
  • Marin - É a secretária do Comandante Kom. Ajuda Gyaban e auxilia em algumas tarefas da Mimi enquanto ela resolvia alguns problemas de família.
  • Tsukiko - É a irmã adotiva de Gyaban que aparece na série a partir do episódio 11. Foi criada por Boiser a partir do momento que seus verdadeiros pais foram mortos pelo Caçador Maligno.
  • Sr. Gousuke - É um senhor já idoso que dirige o Clube de Equitação Avalon em que Gyaban passa a trabalhar. Sempre bem humorado, ele aparece com certa regularidade na série.
  • Yuuchi e Wakaba - São duas crianças, um menino e uma menina que aparecem com freqüência na série. São netos do Sr. Gousuke e moram junto ao avô no clube de equitação.
  • Kojiro - Todo atrapalhado e azarado, é o personagem cômico da série.
  • Alan - Policial do Espaço habitante do planeta Beeze. Ele veio à Terra em busca de uma princesa raptada por Makuu.
  • Den Iga/Sharivan - Nativo da Ilha Iga, aonde trabalhava como patrulheiro florestal. Confundiu Gyaban como membro da Makuu e se desculpou pelo mal-entendido. Ajudou seu antecessor (Gyaban) em sua luta contra a sociedade Makuu em que enfrenta Buffalo Doubler, aonde recebeu um ferimento mortal no episódio 42. Então Gyaban o salva e o envia para a Estrela Bird. Graças à ciência da Estrela Bird, Den Iga se recupera e recebe um treinamento especial, tornando-se assim o Policial do Espaço Sharivan e retribui o favor no episódio 44 quando salva Gyaban das mãos de Kiba e San Doruba.

Organização Criminosa Makuu[editar | editar código-fonte]

É uma organização de criminosos com obejtivo de expor a desordem no planeta. Sua fortaleza é o Castelo Makuu, localizado no Espaço Makuu. Desejam conquistar o Planeta inteiro espalhando o caos através das habilidades criminosas e guerrísticas de seus integrantes.

  • Don Holar (Don Horror): Vilão principal da série, e líder da Organizaçao Criminosa Makuu, é uma assustadora estátua branca com duas caras superpostas: uma de monstro e outra humana. Possui seis braços, dos quais apenas dois se mexem. Ele vive cercado pelos seus súditos, e pelas suas "assistentes" as Horror Girls. Vive em seu castelo voador, escondido num vórtice temporal.Sua cabeça também se move,como visto no último episódio,onde luta contra Gyaban,sendo morto pelo próprio.
  • Caçador Maligno(1 - 30) - Braço direito de Don Holer. Ele traiu a Polícia Galáctica quando investigava o Grupo Makuu junto com o pai de Gyaban, Boiser. Aliando-se assim, ao Makuu, que mais tarde, após uma traição no plano de destruir Gyaban, foi punido por Don Holer sendo jogado ao espaço para morrer.
  • Sandorba(Cap 30 - 44) - Filho de Don Holer, aparece no episódio 30. Impiedoso e muito cruel, ele vem junto com sua mãe, a bruxa Kiba. Deu muito trabalho a Gyaban,sendo morto no último episódio.
  • Bruxa Kiba(Cap. 30 - 44) - Mãe de Sandorba, sempre o ajudando em seus planos, como também arquiteta diversas estratégias para acabar com Gyaban, mesmo que tenha que passar Don Holer para trás. Ela não é bem-vinda por Don Holler e não parece ter boas relações com ele, o que dá a entender que eles já se separaram há muitos anos.Morre no último episódio,junto com seu filho San Dorba.
  • Monstros-BEM - São os monstros da Organização Secreta Maku e que aparecem até o episódio 12 da série, onde posteriormente seriam fundidos com os guerreiros Doubler.São eles: Shako,Gamara,Condor,Sasori,Dokuja,Omadako,Samurai Ari,Kaenzaru,NijiCho,Armadillo,Goat e Sai.
  • Guerreiros-Doubler - Aparecem também até o episódio 12 da série, e são uma espécie de homens-monstros oriundos de outro planeta que ocupam uma posição hieraquicamente mais elevada que os monstros-BEM normais.
  • Monstros-Doubler - É o resultado da fusão entre os monstros Bem e os Guerreiros Doubler.
  • Soldados Crushers - são os soldados faz-tudo que servem a Maku.
  • Horror Girls - São as assistentes de Don Holer. Uma delas tem cabeça de ave e que não fala: apenas fica dançando e dando risadas histéricas e macabras. A outra, com aparência insetóide, algumas vezes assume a forma humana para espionar Gyaban sem ser percebida.

Outros[editar | editar código-fonte]

  • Voicer - Pai de Gyaban, ele era um antigo policial do espaço, traído por seu ex-companheiro Caçador Maligno e capturado pelos Makuu. Ele foi forçado a construir o Hoshino Cannon, uma arma que pode destruir um planeta, mas manteve os planos em segredo, mesmo depois de ter sido torturado. Ele foi salvo da prisão por seu filho.Foi trazido de volta para Dolgiran mas morreu logo depois, com o projeto secreto para o canhão escrito na palma da sua mão.
  • Saburo(ep. 16) - Garoto vindo do Planeta dos Lagos. Foi o primeiro amor de Wakaba. Ele veio para a Terra com seu pai Dr. Bud. Teve seu pai morto e continuava sua vida sendo criado por uma andróide chamada Kasumi. Ela foi destruída por um monstro. No fim, ele volta para o seu planeta.
  • Monica(ep. 28) - Inicialmente ela aparece como uma velha. Nisso, faz um pacto com Don Holer e rejuvenesce através da flor da vida Eterna. Acaba sendo morta por um monstro de Makuu.
  • Princesa Lyn(ep. 31) - Essa garota estava sendo perseguida por Makuu. Nisso, a missão de Alan ao vir à Terra era exatamente isso: salvar a princesa. Aparentemente, ela deveria servir a Polícia Espacial pelo fato de seu uniforme.
  • Princesa Lirara(ep. 37) - Vinda do planeta Hopper. Possui a forma de uma criatura parecida com uma borboleta e vem a Terra na forma humana. É feita de refém por Makuu e salva por Gyaban no final.

Veículos[editar | editar código-fonte]

  • Dolgiran - a nave de Gyaban. Possui um comando de defesa acionado por Gyaban.
  • Dolu- conhecido por Fera Estelar Dolu. quando Gavan fala: "Preciso de ajuda Dolu" (Denshi Seijū Doru no original), a parte inferior desprende-se formando o dragão robô .
  • Cybarian - a moto de Gyaban, capaz de conduzi-lo de forma segura até o Espaço Makuu, parecido como o Side Car. O Side Car foi relançado na série Metalder para dar nome de Side Phantom, conhecido e pronunciado como Speed Side Car.

Arma: Raios duplos.

  • Gavion - o tanque de Gyaban. Em seu interior fica armazenado o veículo Super Broca.

Armas: "Gavion laser" e "Foguete gavion".

  • Mogriran- Um veículo que tem uma imensa perfuratiz, armazenado dentro e à frente da cabine de controle do Tanque Sharinger. Foi utilizado uma vez por Gyaban para salvar a Tsukiko

Armas: Projétil Mogriran.

Armas e ataques[editar | editar código-fonte]

  • Raios Seccionados/Raios Superativados (Laser Z Beam, no original): a arma de Gyaban disparada diretamente de sua mão, sem nenhum auxílio de pistola ou coisa parecida. Pode ser feito também quando Gyaban dá o comando para Dolu disparar através de seus olhos.
  • Visor laser - Serve para encontrar inimigos camuflados em pleno combate, ou para descobrir alguma base secreta, quando necessário.
  • Escudo laser - Pouco utilizado por Gyaban, serve para se proteger de ataques inesperados.
  • Espada Laser (Laser Blade no original) - a espada de Gyaban, com a qual desfere o "Dinâmico Gyaban", traduzido para "Gyaban Vencerá!" (Gavan Dynamic no original) que derrota os monstros da Makuu. A execução do golpe é acompanhada de uma cena em que exibe um cenário negro, acompanhado de vários raios, erguendo e desferindo um golpe luminoso em formato vertical, além de uma música especial (BGM) chamada Ijgen Dai-Kessen.
  • Sonar Eletromagnético: acoplada no canto esquerdo da cabeça, usada apenas para rastrear inimigos ocultos como se fosse um radar.
  • Chute Gyaban: conhecido como super chute.
  • Soco Gyaban conhecido como super soco.
  • Chute Espiral: Gyaban dá um chute apenas com um pé.
  • Bombardeio Dimensional: conhecido como bomba veloz, Gyaban dá um rodopio dando soco com ambas as mãos.
  • Evaporação Vácuo: Gyaban pode desmaterialisar na forma de luz para confrontar o grupo Makuu.

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Gyaban foi o precursor dos Metal Hero, linhagem que fez muito sucesso nos anos 80 e que acabou em meados da década de 90. A série é considerada uma das melhores já produzidas em sua década e "salvadora" da Toei, que na época estava passando por uma grave crise financeira.
  • Por algum motivo desconhecido, a atriz Wakiko Kanô, que interpreta Mimi, saiu da série no episódio 30, retornando somente no 42. Na sua ausência, Marin tomou seu lugar como assistente de Gyaban. Durante esse período, a cena da apresentação da atriz na abertura foi substituída por Gyaban lançando seus Raios Seccionados.
  • O termo "Espaço Makuu", referente ao espaço controlado pela organização, no qual as investidas são mais violentas, esteve sempre presente na série. Porém, no Brasil, o termo só foi usado no episódio 35, e novamente no episódio 40 ao 44 (final da série).
  • Na França, Gyaban foi chamado de X-OR.
  • Devido ao enorme sucesso que Gyaban fez na época no Japão, ele retornaria em participações especiais na serie sucessora, Sharivan.
  • O tanque Gavion de Gavan, possui três divisões, somente um possui nome o Super Broca, fazendo a nave em que fica no Gavion ficar sem nome.
  • O ator Eisei Amamoto faz uma pequena aparição no episódio 37 de Gyaban. Dois anos depois, atuou como "Professor K" - o grande vilão da série Machineman. Ele faleceu em 23 de Março de 2003.
  • Kenji Ohba, o ator que interpretou Gyaban, anos antes foi Battle Kenya na série Super Sentai Battle Fever J, que foi ao ar no Japão em 1979 e também interpretou Denji Blue em Denshi Sentai Denjiman em 1980, tornando-se o primeiro ator a aparecer em dois seriados Super Sentai consecutivos. Em Metalder, de 1987, aparece nos episódios 25 e 26, junto de Junichi Haruta (Goggle Black em Goggle V, Dyna Black em Dynaman, MacGaren em Jaspion), Hiroshi Watari (Sharivan, Boomerman, Spielvan), Makoto Sumiwaka (Lady Diana e Reiko Shiratori) e Sumiko Tanaka (Jun Yabuki/Yellow Four II), como amigos de Satoru Kita ( Kazuoki Takahashi, Hayate/Change Griphon em Changeman). No ano seguinte, fez uma participação no seriado Jiraya, O Incrível Ninja como Yajiro, um discípulo do mestre Tetsuzan Yamaji.
  • Segundo a Wikipedia Japonesa, o nome do heroi Gyaban foi inspirado no nome do ator francês Jean Gabin, muito conhecido no arquipelago pelos seus filmes policiais.
  • No episódio 6 aparece uma garotinha com um pijama com um desenho do Pica-Pau
  • Foi lançada em VHS pela extinta Globo Video contendo somente os 3 primeiros episódios.
  • Em janeiro de 2012, foi lançado um filme chamado Kaizoku Sentai Gokaiger VS Uchuu Keiji Gavan - The Movie (Esquadrão Pirata Gokaiger VS. Policial do Espaço Gavan - O Filme). Pela primeira vez na história, dois seriados de universos diferentes se encontravam na tela do cinema (antes só acontecia em shows de parques de diversão).
  • Yuma Ishigaki atua como o novo Gyaban, ele será Geki Juumonji, Gyaban Type-G, devido sua idade avançada, Kenji Ohba ainda atuará como o antigo Policial do Espaço e auxiliará seu novo pupilo e Riki Miura atuará como Kai Hyuga, o novo Sharivan e Hiroaki Iwanaga como Shu Karasuma, o novo Shaider no movie.
  • Gyaban Type-G fez uma aparição nos episódios 31 e 32 de Go-Busters em que ele persegue Sai Doubler, revivido pelo Makuu. Ele possui uma parceira chamada Shelli, que possui o mesmo dispositivo de transformação da Mimi.
  • No Movie Uchuu Keiji VS Super Sentai VS Kamen Rider, os Policiais do Espaço atuam com Gokaiger, Gobuster, Kyouryuger, Kamen Riders OOO, Fourze, Decade e Wizard e outros Riders Showa e Heisei e outros Super Sentais na batalha contra a organização MAD.

Lista de episódios[editar | editar código-fonte]

Número do episódio Título do episódio Inimigo(s) do episódio Protagonista(s) / Foco do episódio
01 A Base Secreta do Mal Shako Monster(ninfa), Doubleman Zombie Gyaban
02 O Japão À Beira de uma Invasão Gamara Monster(sapo), Doubleman Zombie Gyaban
03 Projeto Sabotado Condor Monster(condor), Doubleman Zombie
04 O Elmo Maligno Sasori Monster(escorpião), Doubleman Mad
05 A Vida de Gyaban por um Triz Dokuja Monster(cobra), Doubleman Spectral(demônio) Gyaban
06 Escola de Gênios Omadako Monster(polvo), Doubleman Zombie
07 Inocência em Risco Samurai Ari Monster(formiga), Doubleman Zombie Gume
08 Gyaban, um Inimigo? Kaenzaru Monster(macaco), Doubleman Melkan(gato) Gyaban
09 A Terrível Bomba Química Doubleman Hydra(lagarto) Professor Sugimon
10 Operação Robotizada NijiCho Monster(borboleta), Doubleman Zombie B
11 Gyaban Vai Salvar Seu Pai Armadillo Monster(tatu), Doubleman Zombie C Gyaban
12 Menino UFO Goat Monster(bode), Doubleman Bad(morcego)
13 Takeshi em Apuros Sai Monster(rinoceronte), Doubleman Rinoman Professor Katsuki
14 Amor, Triste Separação Sai Doubler(rinoceronte) Gyaban
15 Um Fantasma, Uma Sombra Shamo Doubler(frango) Gyaban
16 O Primeiro Amor é Inesquecível Kama Doubler(louva-a-deus) Wakaba e Saburo
17 Disparada a Bomba-Relógio Hyo Doubler(pantera) Gyaban e Mimi
18 O Palácio do Rei Dragão Aogame Doubler(tartaruga)
19 Problemas na Transformação Kyoryuu Doubler(dinossauro) Gyaban
20 Aproxima-se a Destruição da Humanidade Kera Doubler(grilo)
21 Operação Abelhinha Mitsubachi Doubler(abelha)
22 Um Iate Navega Rumo ao Sol Krage Doubler(medusa) Hayami Rikiya
23 Uma Carruagem em Meio às Brumas Kumo Doubler(aranha)
24 O Pesadelo de Mimi Saber Doubler(tigre dentes-de-sabre) Mimi
25 Uma Flor Mágica Suspeita Goshiki Doubler(flor)
26 Floresta Sombria Gas Doubler
27 Há Algo Errado na Escola Jaaku Doubler Yuuichi e Wakaba
28 A Flor do Amor Hakkotsu Doubler(esqueleto) Gyaban e Mônica
29 Programação para Assassinar Magic Doubler(coruja/mágico)
30 O Filho de Dom Horror Retorna ao Castelo Keibi Doubler e San Dorba
31 A Princesa Transformada em Boneca Warler Alan e Princesa Lyn
32 Uma Entidade Fantasma Comedora de Gente Totsugeki Doubler Gyaban
33 Nova Operação no Mercado Kaibutsu Doubler
34 A Memória Às Vezes Fere Doctor Doubler Yuuichi
35 San Doruba, Jovem Leão Maku Robotto Doubler Mareen e Tsukiko
36 Crise no Estúdio Cinematográfico Urami Doubler Gyaban
37 A Aventura de Lirara Anahori Doubler(réptil indefinido) Princesa Lirara
38 Espada Forte pela Justiça Gang Doubler
39 Minha Casa Virou uma Base da Makuu Nottori Doubler
40 No Vale da Morte Youkai Doubler Shiro
41 Uma Situação Difícil de Resolver Jigoku Doubler Gyaban
42 O Pai de Gyaban está Desaparecido Buffalo Doubler(búfalo) Gyaban e Den Iga
43 Muito Obrigado, Pai! Gyaban e Boiser
44 Gyaban vs. Maku: O Confronto Final Dom Horror, Kiba e San Dorba Gyaban e Den Iga como Sharivan
  • Crossover - Os três detetives espaciais - Gavan, Sharivan e Shaider: a reunião - (jamais exibido no Brasil)
  • Crossover: Kaizoku Sentai Gokaiger VS Uchuu Keiji Gavan
  • Uchuu Keiji Gavan Movie
  • Uchuu Keiji VS Super Sentai VS Kamen Rider
  • Crossover: Tokumei Sentai Go-Busters VS Uchuu Keiji Gavan
    • Tokumei Sentai Go-Busters 31 - Chega o Policial do Espaço Gavan!
    • Tokumei Sentai Go-Busters 32 - Etiqueta de Amizade com Gavan

Elenco[editar | editar código-fonte]

Atores japoneses[editar | editar código-fonte]

  • Takeshi (Retsu)/Gyaban - Kenji Ohba
  • Den Iga/Sharivan - Hiroshi Watari
  • Mimi - Wakiko Kano
  • Marin - Kyoko Nashiro
  • Comandante Kom - Toshiaki Nishizawa
  • Kojiro - Noboru Mitsutani
  • Kiba - Noboru Mitani
  • Sandorba - Ken Nishida

Dubladores brasileiros[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
nenhuma
Metal Hero
19821983
Sucedido por
Sharivan