Esquadrão Relâmpago Changeman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dengeki Sentai Changeman
Esquadrão Relâmpago Changeman (BR)
Informação geral
Formato Seriado
Duração 24-25 minutos
Criador(es) Toei
País de origem Japão Japão
Idioma original japonês
Produção
Narrador(es) Nobuo Tanaka
Elenco Haruki Hamada
Kazuoki Takahashi
Shiro Izumi
Hiroko Nishimoto
Mai Ooishi
Tema de abertura "Dengeki Sentai Changeman" por Hironobu Kageyama
Tema de
encerramento
"Never Stop Changeman" por Hironobu Kageyama
Exibição
Emissora de
televisão original
Japão TV Asahi
Transmissão original 2 de fevereiro de 198522 de fevereiro de 1986
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 55

Dengeki Sentai Changeman (電撃戦隊チェンジマン, Dengeki Sentai Chenjiman?, traduzido e lançado no Brasil como Esquadrão Relâmpago Changeman) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, parte da franquia dos Super Sentais. Produzida pela Toei Company, foi originalmente exibida pela TV Asahi entre 2 de fevereiro de 1985 e 22 de fevereiro de 1986, sucedendo Bioman e antecedendo Flashman.

Fez grande sucesso em seu país de origem e no Brasil, onde foi exibido a partir de 1988 pela extinta Rede Manchete até meados de 1994 e a partir do mesmo ano pela Rede Record e mais tarde pela Rede Gazeta. A série completa foi lançada em VHS pela Everest Vídeo (mais tarde Tikara Filmes). Atualmente é exibida pela Rede Brasil todas as sextas.

História[editar | editar código-fonte]

Cinco integrantes do exército dos Defensores da Terra são banhados pela Força Terrestre (Earth Force) e adquirem cada um os poderes de um densetsu-ju (animal lendário): Dragão (Change Dragon), Grifo (Change Griphon), Pégaso (Change Pegasus), Sereia (Change Mermaid) e Fênix (Change Phoenix). Com um vasto arsenal e o poderoso Change-Robô eles lutam contra os alienígenas de Gôzma, um império galáctico cuja sede fica no planeta de mesmo nome, e que conquistara e anexara um número sem-fim de mundos. Gôzma é liderado pelo malévolo Senhor Bazoo (Sei Oh Bazoo) e sua horda de ajudantes, que querem a qualquer custo dominar o planeta Terra.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Changeman[editar | editar código-fonte]

Ator / Atriz Personagem Denominação
Haruki Hamada Tsurugi Hiryuu Change Dragon
Kazuoki Takahashi Shou Hayate Change Griffon
Shiro Izumi Youma Ozora Change Pegasus
Hiroko Nishimoto Sayaka Nagisa Change Mermaid
Mai Ooishi Mai Tsubasa Change Phoenix
  • Tsurugi Hiryuu (剣飛竜, Hiryū Tsurugi?) / Change Dragon (チェンジドラゴン, Chenji Doragon?): da tropa aérea dos defensores, é o líder da equipe. Também é ex-jogador de beisebol, sendo conhecido no mundo esportivo como o lançador da Dragonball (Bola Dragão no Brasil. No episódio 38, chega a arremessar sua espada com esta técnica para derrotar um monstro). Nas horas mais desesperadoras sempre incentiva seus companheiros a nunca desistirem de lutar. Seus ataques são o Dragon Kick, Dragon Attack e a Dragon Force. É um homem frio e um tanto amargurado, mas luta com fervor.
  • Em japonês, Tsurugi significa "espada" e Hiryū é "dragão voador".
  • Shou Hayate (疾風翔, Hayate Shō?) / Change Griphon (チェンジグリフォン, Chenji Gurifon?): da tropa do comando florestal, Hayate é o galã da equipe. Mulherengo, sempre estava tentando cantar alguma garota da equipe ou as cientistas. Tinha um estilo "bad boy", trajando uma jaqueta de couro. Está sempre com um pente na mão, arremessando-o de modo jocoso nos seres espaciais. Tem como ataques o Griphon Attack e o Griphon Magma Claws (Grifon Garra Magma). Foi o mais popular entre os personagens e tinha como marca registrada sempre pentear o cabelo antes de uma luta.
  • Hayate significa "vento forte" e Shō é "conhecimento".
  • Ozora Youma (大空勇馬, Ōzora Yūma?) / Change Pégaso (チェンジペガサス, Chenji Pegasasu?) - da força defensora da Terra, é o comediante da equipe. Guloso, infantil e desafinado e ele consegue derrotar um monstro apenas cantando com um garoto (Atirei o Pau no Gato). Salva um cavalo que ia ser sacrificado e o chama de Pégaso. Durante a batalha, seu novo amigo se sacrifica pelos seus companheiros. É mestre em explosivos. Seus ataques são o Pegasus Attack e Pegasus Lightning Energy.
  • Ōzora significa "grande céu" e Yūma é "cavalo valente".
  • Sayaka Nagisa (渚さやか, Nagisa Sayaka?) / Change Mermaid (チェンジマーメイド, Chenji Māmeido?) - da operação de ataque, é a cientista da equipe. Ela é o "meio-termo" do time, tendo um jeito maternal e equilibrado senso de dever. Até hoje, é tida como "a musa" da equipe, com roupas justas e curtas. Tem como ataques o Mermaid Attack, Mermaid Big Wave e Super Looping (com Mai).
  • Nagisa significa "praia".
  • Mai Tsubasa (翼麻衣, Tsubasa Mai?) / Change Phoenix (チェンジフェニックス, Chenji Fenikkusu?) - da tropa de espionagem, é a esquentadinha da equipe. Motoqueira invocada, odeia levar desaforo para casa, mesmo quando é chamada de gatinha, carinhosamente chamada e também é mestra em disfarces. Seus ataques são o Phoenix Attack, Phoenix Flaming (Fênix Fogo) e Super Looping (com Sayaka).
  • Tsubasa significa "asa".

Aliados[editar | editar código-fonte]

  • Sargento Ibuki (Comandante Ibuke, no original) - líder do Esquadrão Relâmpago e membro da Organização Mundial dos Defensores da Terra, demonstrava com frequência conhecimento sobre povos, equipamentos e lendas de outros planetas, e estranhamente nunca foi questionado a respeito da fonte de tanto saber. A resposta para esse enigma veio no episódio A Vingança de Ahames: Ibuki é na verdade um alienígena nativo do planeta Heath, ou seja, ele é heatheano, e que escapou da destruição de seu mundo por Bazoo. Seu nome verdadeiro é Yui Ibuki, e tem a pele roxa, cabeça pontuda e olhos amarelos sem pupilas (tudo escondido por um disfarce, que a série não revela se é holograma ou metamorfose). Na Terra passou a treinar o grupo antes de se transformarem nos Changeman. É durão, mas sempre que o grupo passava dificuldades era ele que os incentivava a não desistir de lutar.
  • Nana (ep. 13-14, 32-33, 42-43, 51-55) - nativa do Planeta Tecnolíquel (Rigeru, no original), Nana detém uma inteligência fora do comum. Aparece pela primeira vez ainda criança no episódio 13 e foi utilizada pelo Doutor Kumasawa (um cientista terráqueo que havia se aliado a Bazoo). Depois é salva pelos Changeman e por conta de sua Aura Energética (Aura Rigeru, no original) passa a ser perseguida por Giluke e Ahames. Por ser nativa do planeta Tecnolíquel, tem infância curta, ficando adulta em questão de segundos no episódio 34, em que Giluke é destruído pelos Changeman. Durante a série, foi bastante apegada a Tsuruji.
  • Zôle (ep. 27, 47, 49-55) - a esposa de Gaata. Aparece pela 1ª vez no ep. 27, "O Sonho da Família Gaata". No episódio 51, "A Mensagem de Nana", Zoli não tinha como esconder que esperava o segundo filho com Gaata, uma vez que estava em trabalho de parto. Sendo assim, pede a Nana, que encontrara ela e Wallage em uma igreja na cidade de Midori, que avisasse sobre isso ao Gaata. Foi o milagre do nascimento desse filho - uma menina, batizada de Cooler - que salvou-os de um terremoto provocado pela criação de ovos do dragão Yangueran, e que fez com que Gaata virasse desertor de Gôzma e aliado dos Changeman até o final.
  • Wallage(47, 49-55) - o filho de Gaata.

Nota: Nos episódios finais da trama unem-se ao grupo o trio Gaata, Shima (então liberta da maldição que a prendia a Gozma) e Gyodai.

Inimigos (Gôzma)[editar | editar código-fonte]

Cada componente do exército de Gozma vem de um planeta diferente, e se uniu ao grupo por um motivo particular. Neste seriado, a palavra "estrela" é usada como sinônimo de "planeta". Na realidade, a palavra "hoshi" possui ambos os significados. Não existe uma grande diferenciação, no japonês, entre planeta e estrela (em tradução correta, teríamos a palavra "astro").

  • Senhor Bazoo - líder da estrela Gozma. Na verdade Bazoo é um holograma (ou uma projeção mental) da referida estrela, o que só é descoberto ao final da série. Durante muitos anos Bazoo conquistou várias estrelas e planetas ao redor do universo. Num dos últimos episódios, o próprio Bazoo explicou que viajava pelo Universo ingerindo corpo vital, ou seja, os planetas que conquistava. É claramente inspirado em Galactus.
  • Comandante Giluke (ep. 01-33, 38-54) - comandante da nave Gozma e originário da estrela Giraz. Giluke, que antes havia conspirado com Ahames para destruir Bazoo, passou a trabalhar para o vilão em troca da reconstrução de seu mundo. Passou a maior parte dos episódios dentro da Nave Gozme e teve sua primeira batalha contra os Changeman no episódio 20 É derrotado pelos Changeman no meio da série e mandado para o Cemitério Espacial por Bazoo (Episódio 33). Giluke une seu espírito ao de um Monstro Espacial moribundo e consegue escapar na forma de Monstro Fantasma. Ao se banhar na segunda Aura Energética emitida por Nana (que era bem mais poderosa que a primeira), torna-se Super Giluke (Episódio 43), um ser frio que utiliza os companheiros e os transformam em monstros forçadamente (Booba consegue escapar de ser transformado; Shima e Ahames são transformadas). No fim, ao ser ferido por Change Dragon, sem escapatória, ele se transforma no Monstro Espacial Giraz, até ser derrotado definitivamente pelos Changeman.
  • Rainha Ahames (ep. 17-53)- originária da estrela Amazo, que fora destruída (ou arrasada) por Bazoo, também colabora com Gozma pela reconstrução de seu mundo. Banha-se na primeira emissão da Aura Energética de Nana e passa a ter novos poderes. Costumava agir por sua conta e risco, postura alterada quando alçada ao patamar de comandante de Gozma. Possui um dragão de duas cabeças chamado Jangueran (leia-se Yangueran). Ahames rivaliza com Giluke pelas atenções de Bazoo. Acaba transformada no monstro Mezu por Super Giluke, sendo finalmente vencida de uma vez por todas após sacrificar sua vida para destruir a base dos Changeman.
  • Pirata Espacial Buba (ep. 01-52) - de origem desconhecida, Buba é um pirata espacial. Aparentemente, uniu-se ao Gozma apenas por um bom salário. Tem como armas a foice Buldobas e a espada Guirrás (que mais parece uma chave de boca prateada). Após libertar Shima da influência negra de Gozma, ele enfrenta Change Dragon numa batalha dramática e morre.
  • Shiima - nativa da estrela Aman (a qual foi destruída ou arrasada por Bazoo, o seriado não deixa claro), trabalha para o exército Gozma em troca da restauração de seu mundo. Criada pelo monstro Wuba, tem voz masculina por conta de um feitiço, o qual é quebrado por Buba no capítulo 52 com o golpe "Espada Vital". Com isso, ela volta a ter uma voz normal de mulher. Após isso ela passa a lutar ao lado dos Changeman.
  • Gaata (Gator, no original) - navegador da nave Gozma e oriundo da estrela Nabi, não deixou clara a razão de ter se unido ao exército. É possível que fosse mediante pagamento, já que em dado momento sua mulher Zôle se refere a ele como um "homem mau". No episódio 51, Gaata, após ser avisado por Nana que Zôle estava grávida, e que Bazoo planejava destruir a cidade em que ela estava, trai o vilão para ficar ao lado de sua família e passa a ajudar os Changeman.
  • Gyodai - sempre que os monstros de Gozma eram destruídos pela Power Bazuca dos Changeman, Gyodai era invocado. De um olho localizado em sua boca, ele soltava um raio que restaurava os monstros e tornava-os gigantescos (de uma forma similar ao monstro Medusan em Flashman, Okelamp em Maskman e Guardnoid Gash em Liveman). Gyodai era um animal espacial irracional - tanto que só sabia falar o próprio nome e gemer de dor quando usava seu poder para reviver os monstros vencidos - e fiel a seus donos mesmo quando sofria maus tratos. No último episódio, ao ser abandonado por Bazoo na nave Gozma prestes a explodir, é resgatado pelos Changeman, afeiçoando-se a eles e até salvando suas vidas.
  • Perversor Espacial Gaboo (ep. 01) - Aparece apenas no primeiro episódio "Os Defensores do Planeta Terra". Vindo com os integrantes da Nave Espacial Gozma, para conquistar o planeta, tem aparência de uma planta carnívora. Esteve presente na primeira tentativa de conquista ao lado de Buba, mas é destruído pelos changemans, criando grande espanto para Gozma.
  • Monstros Espaciais - alienígenas que prestam serviços ao Império Gozma por vontade própria ou mediante alguma coação ou embuste. Após serem destruídos pelos Changeman, eram ressuscitados por Gyodai e se tornavam seres gigantescos e extremamente violentos. Em alguns episódios foram definidos pela dublagem brasileira como "feras espaciais".
  • Doutor Kamasawa (ep. 13-14) - Cientista que foi aliado de Gozma, para fazer experimentos em Gyodai, utilizando a inteligência de Nana. Termina sendo morto por um dos Lagartos que Gyodai transformou em monstros.
  • Hawker (ep. 29) - companheiro de Buba, só aparece apenas no episódio vinte e nove. Juntos travam um embate contra os Changeman, ele é apaixonado pela Rainha Ahames.
  • Principe Ícaro (ep. 41) - Filho adotivo de Bazoo, era tão cruel e perverso como seu pai, pelo fato de querer restaurar a sua estrela: Igous. Ele se apaixona por Sayaka e termina sendo morto pelo próprio pai.
  • Jill (ep. 48) - durante muito tempo foi companheira de Buba em suas pilhagens pelo espaço. Aparece apenas no episódio 48, morrendo após confrontar Super Giluke.
  • Soldados Hidler - soldados de Gozma que nascem de ovos, com pele azul e cabelos loiros não sabendo falar. Possuem a força de um ser humano normal e em regra são facilmente derrotados pelos Changeman, exceto nos episódios onde ou seu nível de poder foi elevado (como naqueles onde a Rainha Ahames fez sua aparição) ou quando os heróis se viam extenuados (vide o confronto com Delycal).
  • Dragão Espacial Jangueran (ep. 32-50) - Era um dragão espacial de Ahames que, no episódio 50 separaram de corpos, por intermédio do poder do Senhor Bazoo.
  • Monstros Espaciais Giza, Jella e Savoo (ep.32-36) - servos de Ahames e foram mortos um a um.

Nota: Alguns vilões serviam a Bazoo por medo, pois o objetivo deles era apenas de reconstruir seus planetas e estrelas que estavam devastados pela guerra espacial promovida pelo Império Gozma, mas depois de se libertarem da tirania de Bazoo, passam a lutar ao lado dos Changeman.

Outros[editar | editar código-fonte]

  • Koko e Kiki (ep.11) - duas amigas extraterrestres que tiveram seu planeta destruído por Bazoo e pousam sua nave na Terra.
  • Sakurá (ep. 16 e 55) - Um anjo sobrevivente do planeta Merill. Foi alvo da paixão de Hayate.
  • Cooler (ep. 32-34) - Dragão de estimação de Nana. Morre tentando ajudar os changemans.
  • Ayra (ep. 45) - Vinda de outro planeta junto com o monstro Daroz. Foi interpretada pela atriz Yoko Nakamura que, no ano seguinte, fez a Sara / Yellow Flash em Flashman.

Armas e equipamentos[editar | editar código-fonte]

Armas e ataques em conjunto[editar | editar código-fonte]

  • Change Proteck: são as roupas dos Changeman, ao terem recebido a força terrestre, Changeman recebem essas roupas. Seu excessivo uso prejudica o corpo se ficar num longo período de tempo.
  • Power Bazooka: toda equipe Super Sentai possui uma "arma/ataque final", com o(a) qual se livra do inimigo em grande estilo. A dos Changeman era a Power Bazooka (ou Poderosa Bazuca, dependendo do tradutor), com a qual o grupo explodia os monstros espaciais. Era formada pela união das cinco bazucas de cada um dos integrantes.
  • Change-Fogo: pistola laser, podendo se dividir em Change Espada e Change Escudo.
  • Formação Raio Bumerangue.
  • Formação Pentágono (com as pistolas Change-Fogo).
  • Change Mermaid/Change Phoenix Super Looping e o super change (no episódio 6).
  • Formação Defesa Furacão: feito com o Change-Fogo porém com as espadas e escudos.

Veículos[editar | editar código-fonte]

  • Change Cruiser: utilitário 4x4.
  • Moto Change: motocicletas para cada um dos Changeman.

Mechas[editar | editar código-fonte]

Fortaleza[editar | editar código-fonte]

  • Base Shuttle: nave inspirada no design dos Ônibus Espaciais, transporta os três módulos que se unem na sequência de transformação chamada Fusão/Conversão Terrestre para formar o Change-Robô (C-R).

Mechas[editar | editar código-fonte]

  • Jet Changer 1: jato pilotado por Change Dragon. Formava a cabeça, parte interna do tronco e parte das pernas do C-R.
  • Heli Changer 2: helicóptero pilotado por Griphon e Mermaid. Formava os braços e parte externa do tronco do C-R.
  • Land Changer 3: tanque pilotado por Pegasus e Phoenix. Formava as pernas e os pés do C-R.

Combinações[editar | editar código-fonte]

Combinação Mechas
Change Robô Jet Changer 1, Heli Changer 2 e Land Changer 3
  • Change-Robô: robô gigante que pode disparar mísseis da barriga e o Change Vulcão de seus ombros, além de lançar lasers dos olhos (truque este raramente utilizado). Possui também um escudo (usado, no ep. 23 e no segundo filme, em uma técnica de arremesso de escudo chamada apenas de "change-fogo") e a Espada Relâmpago, capaz dos ataques Giro Atômico e Reflexo Relâmpago (usado apenas no episódio 33) e do ataque final Super Thunderbolt. Como quase sempre acontece nos seriados japoneses, tais itens nunca estão presentes na hora da batalha, e não há explicação sobre como se materializam.

Lista de episódios[editar | editar código-fonte]

Número e título do episódio Monstro(s) do episódio Protagonista(s) ou foco do episódio
01 - Os Defensores do Planeta Terra Gaboo Integrantes do Changeman, Sargento Ibuke e Booba
02 - A Ira do Poderoso Bazoo Gôme, O Satanás Espacial (ゴーム Gōmu) Integrantes do Changeman
03 - O Desespero de Zoobie Zoobie Tsurugi(Change Dragon) e Booba
04 - O Desparecimento de Togo Wuba Hayate(Change Griphon) e Shima
05 - O mistério do Cristal X Pkarla (Pícara, ピカラ Pikara no original) Ozora(Change Pegaso), Booba e Comandante Johnson
06 - Cuidado! Meninas de Virgem Mazoo (Marzo no original) Sayaka(Change Mermaid), Mai(Change Phoenix) e Nyokokan
07 - O enviado do Planeta Atlanta Demos Tsurugi(Change Dragon) e Príncipe Atlantis
08 - As mulheres vampiras Drácula (Dokyura no original) Ozora(Change Pegaso) e Kyoko
09 - A Bola do Dragão salva a humanidade Ozz Tsurugi(Change Dragon), Booba e Takeshi
10 - O Toque dos bonecos Haust Hayate(Change Griphon) e Shima
11 - A visita de Koko e Kiki Ghost Ozora(ChangePegaso), Booba, Koko e Kiki
12 - Mermaid se torna mãe Bamba Sayaka(Change Mermaid), Shima, Konvine e Koshio
13 - A Garota do Planeta Technolíquel Balas e Lagartos (lagartos que Gyodai aumentou com o raio) Tsurugi(Change Dragon), Nana, Gyodai e Dr. Kamasawa
14 - Perdida na Terra Balas e Lagartos (lagartos que Gyodai aumentou com o raio) Tsurugi(Change Dragon), Nana, Gyodai, Booba e Dr. Kamasawa
15 -A motoqueira Mai Roldan (Logan no original) Mai(Change Phoenix), Shima e Motoqueiro Ken
16 - O Anjo do Planeta Merill Garaber Hayate(Change Griphon), Sakurá e Booba
17 - O Navio Fantasma Giruba Tsurugi(Change Dragon), Hayate(Change Griphon) e Ahames
18 - O Poder de Ahames Giruba Tsurugi(Change Dragon), Hayate(Change Griphon), Sayaka(Change Mermaid) e Ahames
19 - A Fúria de Sayaka Dick Tsurugi(Change Dragon), Sayaka(Change Mermaid) e Ahames
20 - A Revanche de Giluke Shila (Seala no original) / Pirani Ozora(Change Pegaso) e Comandante Giluke
21 - O Metaleiro Espacial Ross (Volda no original) Tsurugi(Change Dragon) e Gaatha
22 - A Prisioneira do Espelho Mirah / Falsa Sayaka Sayaka(Change Mermaid) e Mai(Change Phoenix)
23 - O menino e o golfinho Zella Hayate (Change Griffon), Shima, Shinpei e golfinho Gouber
24 - A fuga de Gyodai Kigan Integrantes do Changeman, Gyodai e Ahames
25 - Canção Fatal Zonos Ozora(Change Pegaso), Booba e Gaatha
26 - Toque de Primavera Hoglu Mai(Change Phoenix), Booba, Togo e Kiki
27 - O sonho da Família Gaatha Giromu Hayate(Change Griphon), Zolle e Booba
28 - A maldição sangreta Pein (o correto seria "pain", que é dor em inglês) Hayate(Change Griphon), Shima e Lee
29 - A lenda da Borboleta Dourada Pirata Espacial Hawker Tsurugi(Change Dragon) e Piratas Espaciais: Booba e Hawker
30 - Avante, Pégasus! Delykal Ozora(Change Pegaso), Boobe, Shima e cavalo Pégasus
31 - O segredo de Bazoo Zoll Bass Sayaka(Change Mermaid), Comandante Giluke e Yukari
32 - Reencontro Perigoso Gizan, Jellar e Savoo (trio monstro da rainha Ahames) Tsurugi(Change Dragon), Nana, Cooler, Comandante Giluke e Ahames com Iangueran
33 - O fim de Giluke Gizan, Jellar e Savoo Integrantes do Changeman, Nana, Comandante Giluke, Booba, Shima e Ahames com Iangueran
34 - Invencível Ahames Savoo Tsurugi(Change Dragon), Hayate(Change Griphon) e Ahames com Yangueran
35 - SOS Planeta Terra Gizan e Jellar Ozora(Change Pegaso) e Ahames com Iangueran
36 - A Super Potência Gizan Sargento Ibuki, Comandante Honda e Ahames com Iangueran
37 - O desaparecimento de Dragon Jenium Tsurugi(Change Dragon)
38 - O espectro do Baseball Dolon Tsurugi(Change Dragon) e Satoshi
39 - Jogo do Medo Damus Hayate(Change Griphon), Fantasma Giluke, Ahames e Shima
40 - O Estranho Doce Zolter Ozora(change Pegaso), Booba, Robô Realizador de Sonhos e Shenji
41 - O príncipe das Estrelas Dorlar Sayaka(Change Mermaid) e Príncipe Icaro
42 - A garota do Uniforme Escolar Shadow Tsurugi(Change Dragon), Nana e Fantasma Giluke
43 - Super Giluke Gordan Tsurugi(Change Dragon), Nana e Super giluke
44 - Mai em ação! Zadoz Mai(Change Phoenix) e Super Giluke
45 - Ayra, a menina do arco-íris Daroz Tsurugi(Change Dragon) e Ayra
46 - A transformação de Shima Galga Tsurugi(Change Dragon) e Shima
47 - O sofrimento da Família Gaatha Spider Ozora(Change Pegaso), Gaatha e sua Família
48 - A paixão de Booba Brutus Tsurugi(Change Dragon), Super Giluke e Piratas Espaciais: Booba e Jill
49 - A Aflição de Shima Zoonie(Shima transformada em monstro por Super Giluke) Tsurugi(Change Dragon), Shima, Super Giluke, Zolle e Wallage
50 - O Abalo de Gozma Dragões Espaciais Ian (morre) e Gueran Gaatha, Wallage, Iangueran e Booba
51 - A mensagem de Nana Dragão Espacial Gueran Tsurugi(Change Dragon), Gaatha e Super Giluke
52 - A morte de Booba Dálen Tsurugi(Change Dragon), Shima, Booba e Ahames
53 - A vingança de Ahames Mêzu (Ahames transformada em monstro por Super Giluke) Sargento Ibuki e Ahames
54 - A Batalha Final Guiraz (Super Giluke transformado em monstro) Tsurugi(Change Dragon), Nana e Super Giluke
55 - Adeus, heróis do Universo Rei Bazoo Sargento Ibuki e Rei Bazoo
Filme 1* - Operação Terra em Chamas Camilla Hayate (Change Griffon)
Filme 2* - Base Shuttle! Momento Crítico! Dodon Sayaka (Change Mermaid)

Elenco[editar | editar código-fonte]

Atores japoneses[editar | editar código-fonte]

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Dubladores brasileiros[editar | editar código-fonte]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Temas[editar | editar código-fonte]

(de acordo com o álbum "Dengeki Sentai Changeman Complete Song Collection")

  • Faixa 1 - Dengeki Sentai Changeman, por KAGE (tema de abertura)
  • Faixa 2 - Kagayake! Changeman, por KAGE, Koorogi'73 & SHINES
  • Faixa 3 - Soldier Dragon ~Yuusha no Michi~, por KAGE
  • Faixa 4 - Fight! Change Robo, por KAGE
  • Faixa 5 - LOVE FOREVER, por Naomi Miyanaga
  • Faixa 6 - GREAT PASSION ~Jounetsu no Arashi~, por KAGE
  • Faixa 7 - WE CAN CHANGE, por Japan Echo Singers & Koorogi'73
  • Faixa 8 - Mermaid & Phoenix, por Naomi Miyanaga
  • Faixa 9 - Earth Force, Shukumei no Hoshi, por KAGE
  • Faixa 10 - NEVER STOP Changeman, por KAGE (tema de encerramento)
  • Faixa 11 - Wakasa de Changeman!, por KAGE
  • Faixa 12 - Pinchi wa Chance da, Changeman!, por KAGE

Nota: "KAGE" fora o pseudônimo adotado pelo cantor Hironobu Kageyama para a gravação das canções de Changeman.

BGM (músicas de fundo)[editar | editar código-fonte]

(de acordo com o álbum "Dengeki Sentai Changeman Music Collection")

  • Faixa 1 - Dengeki Sentai Changeman (TV Size)
  • Faixa 2 - Sen'un no Ginga
  • Faixa 3 - Daiseidan Gozma
  • Faixa 4 - Earth Force
  • Faixa 5 - Dengeki Sentai Changeman (Instrumental)
  • Faixa 6 - Changeman Tanjou
  • Faixa 7 - Yume wa Dekkaku!
  • Faixa 8 - Shinryakusha
  • Faixa 9 - Yuugen ~ Hidler Hei
  • Faixa 10 - Shutsudou! Dengeki Sentai ~ Bridge Collection
  • Faixa 11 - Seishun no Yakudou
  • Faixa 12 - Densetsu no Shugoshin
  • Faixa 13 - Gekitotsu
  • Faixa 14 - Atsuki Yuusha-tachi!
  • Faixa 15 - Scream, Senshi Dan
  • Faixa 16 - Lady Soldier
  • Faixa 17 - Shukumei no Nana
  • Faixa 18 - Ahames, Kimi yo Utsukushiku Are!
  • Faixa 19 - Omoide no Kazudake
  • Faixa 20 - Yami kara no Yobigoe
  • Faixa 21 - Kanashiki Uchuu Juushi
  • Faixa 22 - Ore-tachi wa Makenai!
  • Faixa 23 - Tsuigeki
  • Faixa 24 - Isoge! Kessen no Chi e!!
  • Faixa 25 - Pinchi wa Chance da, Changeman (Instrumental)
  • Faixa 26 - Let's! Change!!
  • Faixa 27 - Shuttle Base Hasshin
  • Faixa 28 - Senkou! Super Thunder Volt
  • Faixa 29 - Asteroid Memory
  • Faixa 30 - Habatake! Uchuu e
  • Faixa 31 - NEVER STOP Changeman (TV Size)
  • Faixa 32 - Changeman Yokoku Hen Ongaku

Música: Tatsumi Yano

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Em Meados da década de 1980, o empresário Toshihiko Egashira da Everest Video, lança Jaspion e Changeman em VHS[1] , em 1988, negocia com a Rede Manchete para exibir as séries no programa Clube da Criança[2] .

A série seria exibida ainda pela Rede Record e Rede Gazeta e em 2009, a Focus Filme lançou um Box de DVDs da série[1] .

Vários produtos relacionados as séries foram lançados como roupas, brinquedos e até mesmo histórias em quadrinhos[3] .

Coube a EBAL (Editora Brasil América Latina), lançar no país os primeiros quadrinhos baseados nas séries, produzidas pelo Studio Velpa[4] .

Na década sequinte, a Everest e o Studio Velpa assinaram contrato com a Editora Abril, Changeman passou a ter histórias "O Fantástico Jaspion" e posteriormente na revista Heróis da TV, essas histórias davam sequencia ao fim da série (ao contrário das histórias da EBAL, que adaptavam episódios da série de TV), os autores estabeleceram que Jaspion, Changeman, Maskman e Spielvan (todas pertencentes a Toei Company) existiam no mesmo universo ficcional[5] .

O Studio Velpa também foi responsável pela revista "Change Kids", uma versão infantil do grupo sentai[6] (muito parecido com o Combo Rangers de Fábio Yabu, lançado na década de 2000)[7] .


Apesar de vários artistas envolvidos na produção das revistas tivessem influência dos mangás[6] [8] , optou-se pelo estilo dos comics de super-heróis (na época publicados pela Editora Abril)[9] .

Enquanto os títulos da EBAL e da Bloch eram publicados no Formato Americano (17 x 26 cm), as revistas da Editora Abril eram publicados no popular formatinho[10] .

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Carlos Takeshi, o ator que dublou o Change Griphon, fez a dublagem para o personagem Jaspion, na série homônima e o ator Ricardo Medrado, que dublou Change Dragon, fez a dublagem para o personagem Macgaren/Mad Galant nesse mesmo seriado.
  • O seriado só era exibido até o episódio 52 ("A morte de Buba"), o seguinte ("A vingança de Ahames") não era veiculado, o que causava frustração a qualquer seguidor fiel do seriado japonês. A estratégia permaneceu até meados de 1991. Quando por fim foi liberado pela primeira vez os episódios 53 ("A vingança de Ahames") e 54 ("A batalha final") e após essa 1ª exibição inédita, não foi veiculado o episódio 55 ("Adeus, heróis do universo"), após toda a reprise do seriado e a 2ª exibição dos episódios 53 ("A vingança de Ahames") e 54 ("A batalha final") é que foi exibido o episódio final 55 ("Adeus, Heróis do Universo").
  • Inicialmente, a Toei havia planejado que Changeman teria 50 episódios, mas com o atraso da produção de Flashman, a série se estendeu por mais 5 episódios. Com isso, a série terminou com 55 episódios e tornou-se o segundo seriado Super Sentai com maior número de episódios exibidos.
  • Changeman é o primeiro seriado Super Sentai a utilizar uma arma de fogo para derrotar o monstro do episódio (no caso, a Power Bazooka).
  • No começo do episódio 25, a música que o ator Shiro Izumi (Oozora/Change Pegasus) canta desafinadamente chama-se "Ano Ko to Scandal", da banda The Checkers.
  • O ator Kazuoki Takahashi (Hayate/Change Griphon) aparece no episódio 49 de Kaizoku Sentai Gokaiger, representando o mesmo personagem. Ele entrega o Poder Supremo dos Changeman ao Don Dogoier/Gokai Green, o qual utiliza o poder no mesmo episódio.
  • Durante a dublagem dos Changeman e do seriado Os Cavaleiros do Zodíaco, a versão da Focus pronunciava o nome Tsurugi com j, da mesma forma como o de Geki na versão Gota-Mágica, atualmente os nomes com g são pronunciados com gu.
  • Shima tem o mesmo nome do Dyna Blue do Kagaku Sentai Dynaman
  • A atriz Hiroko Nishimoto, que interpreta Sayaka Nagisa/Change Mermaid, tambem aprece no episódio 29 ´Boneco Assassino` de Kamen Rider Black interpretando Hitomi, uma astronauta da NASA, amiga de Satie.

Referências

  1. a b Carlos Costa(05/05/2009).Esquadrão Relâmpago Changeman em DVD. HQManiacs
  2. Luiz André Alzer,Mariana Claudino. Almanaque Anos 80. página 59 Ediouro Publicações, (2004. ISBN 9788500015328
  3. Alexandre Nagado (09 de Setembro de 2003). Lembra desse? O fantástico Jaspion. Omelete
  4. Nagado, Alexandre. Almanaque do Centenário da Imigração Japonesa Editora Escala - Minha Ligação Com o Lado Pop do Japão(2008)
  5. Mágico. O Fantástico Jaspion RedeRPG.
  6. a b Giuliano “Juba” Peccilli (29/11/2006). Os mangás de tokusatsu no Brasil UOL.
  7. press release (18/05/2001). Combo Rangers volta às bancas Universo HQ
  8. Curso Prático de Mangá Passo a Passo - Vol. 3 Anime Pró (04/07/2011).
  9. Carlos Costa (26/03/2009). Entrevista: Aluir Amâncio HQManiacs.
  10. Fransérgio Rodrigues . Setembro/Outubro de 2008. Revista Mundo dos Super-Heróis #12 - Os Quadrinhos de Spectremen. Editora Europa ISSN 9771980523001

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Esquadrão Relâmpago Changeman
Precedido por
Bioman
Super Sentai
19851986
Sucedido por
Flashman