Kamen Rider 555

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kamen Rider 555
Informação geral
Formato Seriado
Duração 24-25 minutos
Criador(es) Toei
País de origem Japão Japão
Idioma original japonês
Produção
Narrador(es) Takehiko Kano
Elenco Kento Handa
Yuria Haga
Ken Mizorogi
Masayuki Izumi
Yoshika Kato
Mitsuru Karahashi
Kohei Murakami
Atsushi Harada
Tema de abertura "Justiφ's" por ISSA (DA PUMP)
Exibição
Emissora de
televisão original
Japão TV Asahi
Transmissão original 26 de janeiro de 200318 de janeiro de 2004
Nº de temporadas 01
Nº de episódios 50
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.

Kamen Rider 555 (仮面ライダー555 (ファイズ), Kamen Raidā Faizu?, Masked Rider Φ's(Phi's)) Ela foi exibida pela TV Asahi no bloco Super Hero Time junto com Bakuryuu Sentai Abaranger. é uma das séries tokusatsu de televisão pertencente à franquia dos Kamen Riders. Produzida pela Toei Company, em associação com a Ishimori Pro, foi exibida no Japão pela TV Asahi entre 26 de janeiro de 2003 e 18 de janeiro de 2004, totalizando 50 episódios produzidos e apresentados.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Takumi Inui, um jovem sem perspectivas de vida, tem sua bolsa roubada durante uma viagem de moto e acredita que ela está na posse de uma jovem também motoqueira, chamada Mari Sonoda. Ao encontrar-se com Mari, os dois são atacados por uma estranha criatura, e durante o ataque, Takumi percebe que a bolsa em poder de Mari não é a dele. Dentro da bolsa da garota, há uma maleta com um estranho cinto metálico de transformação. Mari tenta usar o cinto em si mesma, mas o artefato a rejeita. Como último recurso para salvar-se, ela coloca o cinto em Takumi, que acaba se transformando em Kamen Rider Faiz (555).

É revelado que Mari é filha adotiva do antigo presidente da megacorporação Smart Brain, controlada pelas criaturas chamadas de Orphenochs. Os Orphenochs são mutantes que seriam um novo estágio de evolução da raça humana, possuindo enorme potencial e força comparados aos exemplares humanos. Os cintos, chamados de Rider Gears, inicialmente projetados para serem usados na defesa do Rei Orphenoch, foram entregues a membros do Ryuseiji Tutor (instituição criada pelo pai adotivo de Mari e que serve como uma fachada para a criação de Orphenochs), para que se protegessem contra os Orphenochs. Inicialmente muito relutante, Takumi resolve ajudar Mari a enfrentar os Orphenochs. Ao chegarem em Tóquio, Takumi e Mari conhecem Keitarou Kikuchi, jovem dono de uma lavanderia que abriga os dois em sua moradia.

Paralelamente, surge um trio de Orphenochs rebeldes: Yuji Kiba, Yuka Osada e Kaido Naoya. Os três resolvem desobedecer as ordens da Smart Brain de atacar os humanos e garantir a perpetuação dos Orphenochs pelo planeta, o que os leva a serem constantemente caçados pela empresa.

Posteriormente, surgem outros Kamen Riders, Kamen Rider Kaiza e Kamen Rider Delta, ambos membros do Ryuseiji Tutor.

Na série, uma característica digna de notas é que, diferentemente das séries anteriores, não só os Riders podem se transformar, mas qualquer Orphenoch (sejam naturais - humanos que morreram e retornaram como Orphenochs - ou artificiais - humanos mortos por outros Orphenochs e que sobreviveram ou humanos com genes de Orphenochs implantados em seus DNAs). O Faiz Gear só pode ser utilizado por Orphenochs, rejeitando qualquer humano que tente usá-lo; o Kaiza Gear pode ser utilizado por qualquer um, porém, leva o usuário a uma severa deterioração (e até mesmo à morte) caso não possua genes de Orphenoch ou os tenha em pequena quantidade; e o Delta Gear pode ser utilizado por qualquer humano, porém tem o efeito colateral de dar enorme poder para o usuário, mesmo quando este não está transformado.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Takumi Inui/Kamen Rider 555 (Faizu) (乾 巧/仮面ライダー555 (ファイズ), Inui Takumi/Kamen Raidā 555 (Faizu)?): Andarilho dos tempos atuais, Takumi é um sujeito sem qualquer perspectiva de vida, pois segundo ele mesmo, não possui um sonho. Isso o leva a agir com certa indiferença e frieza perante os sentimentos dos outros, já que não entende o que é esse sentimento. Com experiência em mais de 500 empregos, Inui procura isolar-se e não ter qualquer relação próxima com ninguém, por medo de trair as pessoas. É um 猫舌 (nekojita, traduzido como "língua de gato"?), ou seja, não suporta comidas ou bebidas quentes, sempre assoprando diversas antes de ingerí-las. É ocasionalmente revelado que Takumi é um Orphenoch, o Orphenoch Lobo, o qual se tornou após sofrer um acidente mortal na infância, o que o fez afastar-se das pessoas e viver sozinho. Porém, a afeição de Mari e a amizade de Keitarou o ajudaram a confiar mais nos outros e superar seu medo das relações de amizade.
  • Mari Sonoda (マリ園田, Sonoda Mari?): uma garota que sonha em ser uma cabeleireira, Mari teve seus pais mortos durante um incêndio em sua casa e foi adotada pelo presidente da empresa Smart Brain. Ela foi pra Tóquio para saber o motivo de ter recebido o Faiz Driver, o Faiz Phone e a moto Auto Vajin. Aos poucos, começa a ter sentimentos por Takumi, o que se torna um problema após a chegada de Masato, que nutre sentimentos românticos por ela. No primeiro episódio, viria se tornar Faizu, rejeitada pelo cinto, passa esse poder para Takumi e como também tenta fazer ele se livrar desse seu jeito nekojita.
  • Keitarou Kikuchi (太郎菊池, Kikuchi Keitarō?): um rapaz alegre e atrapalhado, Keitarou tem o sonho de fazer todas as pessoas felizes; para isso, lava muito bem as roupas de seus clientes, acreditando que o branco dos tecidos limpos tratá sorrisos a quem usá-los. Abriga Takumi e Mari quando estes chegam à Tóquio, empregando-os em sua lavanderia. Possui uma amiga virtual, com a qual se comunica em um chat pelo celular. Como Mari, também viria se tornar o próximo Faizu, mas suas atrapalhadas o colocou em perigo, que faz despertar o poder oculto da moto Auto Vajin. Com os acontecimentos, Takumi resolve ficar com o cinto sabendo que os Orphenochs o roubaria, porque eles também possuem a capacidade de se transformar em Faizu. Sempre espirra quando nota que essa pessoa possua um lado sombrio.
  • Yuji Kiba (木場 勇治, Kiba Yūji?): um rapaz comum, tinha uma vida feliz e calma. Sua família tinha orgulho dele e estava prestes a se casar. Um dia, sofreu um acidente de carro que matou seus pais e o deixou em coma. Após dois anos nesse estado, morre e acaba revivendo como o Orphenoch Cavalo. Ao retornar ao seu lar, encontra sua casa modificada e descobre que seu pai foi à falência antes de morrer, não deixando qualquer herança. Porém, seu tio roubou sua herança, pois jamais pensou que ele fosse sair do coma. Triste e devastado, Yuji procura sua noiva, que acabou casando com seu primo durante esse tempo. Furioso e ao mesmo tempo frustrado, Yuji acaba matando-a e ao seu primo, arrependendo-se em seguida. Logo, Yuji é abordado pela Smart Lady e por Toudo, que lhe contam sobre os Orphenochs e ordenam-lhe que continue a matar mais humanos em nome do Rei dos Orphenochs. O jovem recusa, e passa a viver como um rebelde, acreditando e confiando na raça humana. Durante a série, acaba em dúvida por diversas vezes, duvidando da bondade dos humanos por diversas vezes.
  • Yuka Osada (長田 結花, Osada Yuka?): é a amiga que se comunica com Keitarou pelo celular. Seu sonho é simplesmente ser feliz, pois é maltrada o tempo todo por seus pais e pela irmã. Quando sua irmã cometia algo errado, sempre jogava a culpa em Yuka, que era humilhada e apanhava dos pais sem qualquer direito a explicação. Após ser expulsa de casa devido a uma mentira da irmã, ela cai de uma escada e acaba morrendo, revivendo em seguida na forma de Orphenoch Harpia. Em seguida, vai ao colégio e mata sua irmã e todas as colegas da aula de educação física que a maltratavam. Confusa e deprimida, é encontrada por Kiba e passa a viver com ele. Embora sempre perca o controle quando vê alguém sendo judiado (sempre matando o agressor), Osada se esforça para gostar dos humanos, esplhando-se em Kiba para tentar não matar mais ninguém.
  • Naoya Kaidou (海堂 直也, Kaidō Naoya?): um hábil e talentoso músico, seu grande sonho era tornar-se um violonista famoso, o que nunca conseguiu realizar. Seu próprio professor invejava seu talento como músico e elaborou um plano para que Kaidou nunca mais pudesse tocar violão. Morto por Toudo, um Orphenoch experiente, durante uma demonstração que este fazia para Yuji e Yuka. Neste ataque, acaba revivendo como o Orphenoch Cobra. É acolhido por Yuji e Yuka, passando a viver com eles no mesmo apartamento. Mais tarde, encontra um jovem violonista e deixa seu sonho a cargo do garoto. É o único entre os Orphenochs da série que não matu ninguém durante a série inteira e o único dos Orphenochs rebeldes a ter sobrevivido no final. Recebe o cinto de Faizu de Kyouji Murakami no episódio 8 e Kaidou o usa para exterminar os Orphenochs que são simpatizantes dos humanos, mas ao enfrentar Kiba, ele cessa o ataque quando ia acabar com Kiba e é derrotado. Keitarou pega o cinto de Kaidou e devolve para Takumi.

Ryuusei Tutor[editar | editar código-fonte]

  • Masato Kusaka/Kamen Rider Kaixa (草加 雅人/仮面ライダーカイザ, Kusaka Masato/Kamen Raidā Kaiza?): membro do Ryuusei Tutor e amigo de infância de Mari. Atrapalhado, fraco e judiado quando criança, sendo sempre defendido por Mari. Aparece após dois de seus companheiros morrerem tentando se transformar usando o Kaixa Driver e morrerem tentando. Porém, Kusaka conseguia se transformar sem apresentar qualquer deterioração; é revelado que ele possui genes de Orphenoch implantados em si, o que lhe garante a compatibilidade correta para usar o cinto sem morrer. Apaixonado por Mari, fazia de tudo para tê-la, rivalizando com Takumi desde o começo e por muitas vezes manipulando os outros para acabarem com o rival. Servindo como o anti-herói da série, Kusaka elimina Orphenochs sem qualquer sentimento de pena, dizendo que Orphenochs não podem ser confiáveis e merecem a morte. Encontra seu fim nas mãos de Kiba, que o mata utilizando o Kaixa Driver.
  • Shuji Mihara/Kamen Rider Delta (三原 修二/仮面ライダーデルタ, Mihara Shūji/Kamen Raidā Deruta?): também membro do Ryuusei Tutor, colega de Kusaka e detentor do Delta Driver. Muito covarde e medroso, foi repreendido constantemente por Masato para utilizar o Delta Driver, o mais poderoso dos três cintos. Porém, o cinto gera um vício avassalador em pessoas de mente fraca, causando discórdia e brigas entre o grupo. Com o tempo, é "forçado" a transformar-se em Delta e lutar contra os Orphenochs. Junto com Rina, é o único sobrevivente da Ryuusei Tutor no final da série.
  • Aki Sawada (澤田 亜希, Sawada Aki?): jovem apaixonado por Mari, é o único que transformou-se em um Orphenoch no dia da reunião do grupo (ou "dia do ataque", como referem os membros), o Orphenoch Aranha. Desejou eliminar Mari para acabar com qualquer vestígio de humanidade em sua alma.
  • Saya Kimura (木村 沙耶, Kimura Saya?): uma nekojita, assim como Takumi, foi a primeira possuidora do Delta Driver. Antes de ser revelada sua identidade, Delta era tido como um guerreiro muito poderoso, capaz de destruir Orphenochs com uma facilidade extrema. Ao tentar entregar o cinto à Takumi, é morta pelo Lucky Clover.
  • Rina Abe (阿部 里奈, Abe Rina?): apaixonada por Mihara, é a única sobrevivente junto com ele. Trabalha com Mihara em um orfanato onde está o garoto Teruo, que se revela como Rei Orphenoch.

Smart Brain/Orphenochs[editar | editar código-fonte]

  • Smart Lady (スマートレディ, Sumāto Redi?): garota propaganda da Smart Brain. Garota de recados de Murakami, nunca foi revelado se ela é ou não uma Orphenoch, já que ela sempre aparece em sua forma humana.
  • Kyouji Murakami (村上 峡児, Murakami Kyōji?): atual Presidente da Smart Brain, chefe do Lucky Clover, é o Orphenoch Rosa. Fiel aos objetivos de sua raça, é disposto a dar sua vida ao Rei Orphenoch se for preciso.
  • Saeko Kageyama (影山 冴子, Kageyama Saeko?): Orphenoch Lagosta e barwoman do Lucky Clover Bar. Quase sempre age em conjunto com Takuma.
  • Itsurou Takuma (琢磨 逸郎, Takuma Itsurō?): Orphenoch Centopéia, é um homem muito culto, sempre lendo livros para adquirir cultura. Sobrevive no final da série.
  • Kitazaki (北崎, Kitazaki?): Orphenoch Dragão. Auto-denominado "o mais forte do mundo", Kitazaki destrói tudo o que toca. Com sua personalidade infantil e retrógrada, é temido por Takuma, que sempre é maltratado por ele.
  • Mister J (ミスタージェイ, Misutā Jei?): Orphenoch Crocodilo. Membro original do Lucky Clover, tinha três vidas. É um homem negro, levemente gordo que gosta de ficar mimando seu pequeno cãozinho, Pako. É o primeiro membro do quarteto a ser morto.
  • Teruo Suzuki (鈴木 照夫, Suzuki Teruo?): garoto salvo por Kaidou de um incêndio. Ao invés de agradecer, Teruo odeia Kaidou por esse não ter salvo seus pais. Posteriormente, é revelado que o garoto é o verdadeiro Rei Orphenoch.

Rider Gears[editar | editar código-fonte]

Rider Gears
Cinto Letra em Grego Usuario principal
Serie de Tv
Faiz Gear Φ Takumi Inui
Kaixa Gear Χ Masato Kusaka
Delta Gear Δ Shuji Mihara
Riotrooper Gear Ο Naoya Kaidō
Filme
Psyga Gear Ψ Leo
Orga Gear Ω Yuji Kiba
Show de palco
Alpha Gear α Artista feminina
Beta Gear β Artista masculino
Gamma Gear γ Artista masculino

Veículos[editar | editar código-fonte]

  • Auto Vajin: Moto do Kamen Rider Faiz.
  • Side Bassha: Moto do Kamen Rider Kaixa.
  • Jet Sliger: Moto do Kamen Rider Delta. Faiz também possuia uma, mas essa logo foi destruída, mas na realidade todos os Riders possuem e podem ativar essa moto,porém não vemos Kaiza ativar a sua.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Dubles[editar | editar código-fonte]

Guia de Episódios[editar | editar código-fonte]

  1. O Início da Jornada (旅の始まり, Tabi no Hajimari?)
  2. O Poder do Cinto (ベルトの力, Beruto no Chikara?)
  3. O Sono do Rei (王の眠り…, Ō no Nemuri…?)
  4. Meu Nome (おれの名前, Ore no Namae?)
  5. Original (オリジナル, Orijinaru?)
  6. Trio × Trio (3人×3人, Sannin tai Sannin?)
  7. O Poder dos Sonhos (夢の力, Yume no Chikara?)
  8. O Protetor dos Sonhos (夢の守り人, Yume no Mamoribito?)
  9. Entra o Presidente (社長登場, Shachō Tōjō?)
  10. O Rider Misterioso (謎のライダー, Nazo no Raidā?)
  11. O Cinto Misterioso (謎のベルト, Nazo no Beruto?)
  12. Ryūsei Tutor (流星塾, Ryūsei Juku?)
  13. Amigo? Inimigo? (敵か味方か, Teki ka Mikata ka?)
  14. O Espírito de Takumi (巧の意地, Takumi no Iji?)
  15. O Ídolo Caído ~ Phi's VS Chi (落ちた偶像~ φ's vs χ, Ochita Gūzō ~ Faizu Tai Kai?)
  16. O Coração Humano (人間の心, Ningen no Kokoro?)
  17. Takumi, Reviva (巧、復活, Takumi, Fukkatsu?)
  18. Escapando da Morte por um Fio (九死に一生, Kyūshi ni Isshō?)
  19. Pura Justiça Branca (純白の正義, Junpaku no Seigi?)
  20. O Assassino Elegante (美しき刺客, Utsukushiki Shikaku?)
  21. Espíritos Acelerados (加速する魂, Kasoku Suru Tamashii?)
  22. A Confissão de Masato (雅人の告白, Masato no Kokuhaku?)
  23. Falsa Amizade (偽りの友情, Itsuwari no Yūjō?)
  24. A Porta para as Trevas (闇への扉, Yami e no Tobira?)
  25. O Laboratório da Escuridão (闇の実験室, Yami no Jikkenshitsu?)
  26. Entre Delta (デルタ登場, Deruta Tōjō?)
  27. Ryūsei Tutor se Separa (流星塾分裂, Ryūsei Juku Bunretsu?)
  28. O Quarteto das Trevas (暗黒の四葉, Ankoku no Yotsuba?)
  29. Excelente Moto (超絶バイク, Chōzetsu Baiku?)
  30. A Armadilha de Masato (雅人の罠, Masato no Wana?)
  31. A Lágrima do Origami (折り紙の涙, Origami no Namida?)
  32. Fios Intrincados (絡み合う糸, Karamiau Ito?)
  33. Mari Morre (真理、死す, Mari, Shisu?)
  34. A Verdadeira Forma (真実の姿, Shinjitsu no Sugata?)
  35. O Mistério da Ressureição (復活の謎, Fukkatsu no Nazo?)
  36. Memórias Restauradas (蘇る記憶, Yomigaeru Kioku?)
  37. A Justiça de Kaixa (カイザの正義, Kaiza no Seigi?)
  38. Espírito Vagante (彷徨える魂, Samayoeru Tamashii?)
  39. Faiz 2 (ファイズ2, Faizu Tsū?)
  40. Prova Humana (人間の証, Ningen no Akashi?)
  41. O Início da Captura (捕獲開始, Hokaku Kaishi?)
  42. Asas Quebradas (折れた翼, Oreta Tsubasa?)
  43. Balão Vermelho (赤い風船, Akai Fūsen?)
  44. A Última Carta (最後のメール, Saigo no Mēru?)
  45. O Despertar do Rei (王の目覚め, Ō no Mezame?)
  46. Entra um Novo Presidente (新社長登場, Shin Shachō Tōjō?)
  47. A Aparição do Rei (王の出現, Ō no Shutsugen?)
  48. Masato, Uma Morte Gloriosa (雅人、散華, Masato, Sange?)
  49. Sinal que Segue a Destruição (滅びゆく種, Horobi Yuku Shu?)
  50. Meu Sonho (俺の夢, Ore no Yume?)

Hyper Battle Video[editar | editar código-fonte]

Além do filme Paradaise Lost, a série possui o Hyper Battle Video, um musical que ocorre durante um sonho de Takumi. Foge bastante do clima sério da série e tem como objetivo divertir despretensiosamente.

Paradise Lost[editar | editar código-fonte]

A adaptação para cinema da série, com aproximadamente uma hora de duração, é considerada uma continuação de um final alternativo da série, em que os Orphenochs venceram a batalha contra os humanos e dominaram o mundo (fonte: Wikipedia japonesa).

Nesse filme, aparecem dois novos Riders (Psyga e Orga) e os Orphenochs dominam todo o mundo; os humanos ficam recuados devido a suposta morte de Takumi. Mari, que era muito ligada a ele, não se conforma, pois Takumi desapareceu bem diante seus olhos.

A resistência humana, liderada por Mari, monta um ataque a Smart Brain que fracassa. Masato, o Kamen Rider Kaiza, é a única esperança dos humanos, mas ele só luta por seus próprios interesses e em troca de favores. Com o surgimento de Psyga, Kaixa é morto, mas os humanos ainda contam com a ajuda dos três Orphenochs rebeldes. Takumi é encontrado com amnésia e vivendo uma nova vida.

Musicas[editar | editar código-fonte]

Tema de abertura
  • "Justiφ's"
Temas de encerramento
  • "Dead or alive"
    • Episodios: 2-20
  • "The people with no name"
  • "EGO ~ eyes glazing over"
    • Artista: ICHIDAI
    • Episodios: 33-38, 41-48
  • "Justiφ's -Accel Mix-"
    • Artista: ISSA
    • Episodio: 40

Links[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Ryuki
Kamen Rider
20032004
Sucedido por
Blade