Bicrossers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Bicrossers, no original Kyodai Ken Byclosser (兄弟拳バイクロッサー) é uma Criação de Shotaro Ishinomori, provavelmente o mais importante autor de séries de tokusatsu da Toei, o mesmo que criou o conceito do Sentai e os personagens Kamen Rider, Machine Man, Patrine entre muitos outros.

Foram exibidos, em 1985, 38 episódios no Japão, sendo que do episódio 35 em diante acontece uma espécie de retrospectiva da série. No Brasil, a série foi exibida na Rede Globo na déc de 90 além de ter sido lançada em vídeo VHS, sendo reprisada na TV Gazeta anos mais tarde. Na TV brasileira, a série foi exibida até o episódio 33.

História[editar | editar código-fonte]

Bicrossers tinha um tom muito bem humorado e era direcionado ao publico mais infantil, mas isto não tira o seu lado mais dramático. A série conta a história dos irmãos Mizuno (Ken e Ginjiro), nascidos para serem heróis e que receberam de uma entidade cósmica um grande poder. Através da telepatia e dos poderes mentais, eles se comunicam entre si, conseguem ouvir os gritos a longas distancias, e se transportam para quarta dimensão, e uma vez lá eles se transformam nos Bicrossers do espaço quadridimensional como dizia o narrador em todos os episódios, e assim se tornavam Bicrosser Ken e Bicrosser Gin que unidos são os Bicrossers como eles mesmo falavam.

Os vilões da série pertencem à poderosa Organização Destler, formada pelo malvado Doutor. Q, que odeia as crianças e as maltrata para gravar seu choro, que faz com que a estatua do monstro “Demonio Gowla” cuspa jóias. Seu braço direito é a vilã muito fiel à causa Silvia. Na segunda fase, o irmão do monstro Gowla. o Demonio Gowla-Zonguer o substitui e o grupo passa a querer dominar o mundo. Também entra na série sua neta Rita, que sempre chamava o Dr. Q de vovôzinho, o que o irritava.

Os irmãos Mizuno inicialmente moravam com seus pais, a mãe deles era uma personagem que dava um tom bastante cômico, já que o pai raramente aparecia e dava um ar mais emotivo à série. Na segunda fase ele é transferido para outra cidade e a mãe vai junto. Ken e Ginjiro ficam pra terminar os estudos morando sozinhos. Outros personagens muito importantes na história são a garota Ayame e seu pai, que são donos da empresa de serviços faz-tudo “Mão na Roda”, além das crianças da vila que sempre estão se metendo em encrenca por causa dos planos de Dester.

Veículos[editar | editar código-fonte]

Os Bicrossers possuem uma poderosa nave-mãe que é a responsável pela transformação deles e de onde saem:

  • Auto Aéro Crosser: É uma nave que se transforma em veiculo de terra que pode transportar a Moto Aéro Crosser, ele possui uma arma, o raio Crosser.
  • Moto Aéro Crosser: Moto pilotada pelo Bicrosser Gin, tinha a capacidade de voar (neste módulo ela se fechava), podendo sair direto da nave-mãe em pleno ar ou do Auto Aéro Crosser já em terra. Além de uma moto versátil, ela também era a maior arma da dupla contra os monstros de Dester através do módulo Canhão Crosser, no qual a moto com o Bicrosser Gin ficava em cima do ombro do Bicrosser Ken, que apertava um gatilho após mirar por um monitor que se abria na moto, disparando uma poderosa rajada de raio.

Equipamentos, Armas e Golpes[editar | editar código-fonte]

As armas eram várias, cada Bicrosser tinha seu próprio arsenal.

Ken[editar | editar código-fonte]

  • Visão Crosser
  • Antena Crosser
  • Espada Crosser
  • Pistola Crosser
  • Disco Ken Crosser (alguns amarelo fino que lembram fichas de cassino e outra parecido com uma roda de caminhão de brinquedo)
  • Canhão Crosser (que como já visto era a Moto Aéro Crosser de Gin)

Gin[editar | editar código-fonte]

  • Atiradeira Crosser
  • Disparador Manual Crosser (sua mira era uma espécie de Visão Crosser)
  • Disco Gin Crosser (um branco fino e um parecido com uma roda de caminhão de brinquedo)

Golpes[editar | editar código-fonte]

  • Pirâmide, Base Topo, Escudo Crosser (consiste em um salto dado por Gin do ombro do Ken e um poderoso soco no monstro)
  • Duplo Direto Crosser (quando ambos golpeiam o inimigo ao mesmo tempo cada um com um soco)
  • Golpe Costa a Costa Crosser (um encosta as costas no outro para não terem as costas desprotegidas, e também pode servir para esconder a posição de jin do inimigo afim de ocultá-lo para um golpe surpresa)
  • Soco Cruzado Crosser (o braço de um irmão cruza com o do outro e juntos dão este tipo de soco duplo)
  • furacão Crosser (onde Jin gira no ar formando um furacão)

Lista de episódios[editar | editar código-fonte]

Número Nome do episódio Monstro(s) do episódio
01 A Tempestade Cai Sobre os Irmãos Demonio Gowla, Doutor Q, Silvia, e Robô Ônigan
02 Dr. Q Gosta de Diamantes Robô Gerônimo
03 Latas Vazias Robô BetoMan
04 O Fracote Robô Espinho
05 Papai Está em Perigo Robô Tengu
06 O Gatinho Virou um Brinquedo Robô Bastão
07 Os Frutos Vermelhos Robô Magnum
08 Crianças aos Montes Robô Darkross
09 O Anjo da Morte Anjo da Morte / Robô Okauda
10 Sílvia Vai Para a Cidade Robô Canhão
11 O Menino que Esqueceu o Irmão Robô Planta Megafone
12 Os Irmãos e as Mulheres Robô Mordomo
13 Atire em Mim, Meu Irmão Robô Spray
14 A Revolta do Diabo Gowla Rita(Possuida), Ayame(Possuida), Demonio Gowla, e Robô Boldar
15 O Demônio Gowla-Zonguer Demonio Gowla-Zonguer, Robô Destler Cavaleiro Armado
16 Transformador de Bebês Robô Destler Robinder
17 Cuidado com o Perigo Robô Destler Cookler
18 Ayame se Torna Deusa Robô Destler GhenShaider
19 A Bomba Robô Destler Remôvola
20 O Grande Drama Robô Destler Homem-Foco
21 O Grande Perigo Robô Destler Taminarion
22 O Poderoso Robô Robô Destler Têmpolar
23 Flor Carnívora Robô Destler Grindar
24 O Fone que Lê a Mente Robô Destler Sônico
25 Pesadelo na Escola Robô Destler Bênquiodar
26 A Busca do Tesouro Robô Destler Hakunedam
27 Dom se Regenera Robô Destler Gôm
28 Perturbações Robô Destler Obriôn
29 Luta Desesperada Robôs Destler Hercules I e Hercules II
30 Operação Perigosa Robô Destler Sishibara
31 Jin, Case Comigo Robô Destler Gopagon
32 O Demônio Infantil Robô Destler Gorila Poderoso
33 O Último Dia Robô Destler Cobra-Missil, Rita, Silvia, Doutor Q, e Demonio Gowla-Zonguer
34 Golpe Invencivel Robô Demonio Destler Draizonger
35 Crianças aos Montes Reprise do episódio 8
36 Transformador de Bebês Reprise do episódio 16
37 O Grande Drama Reprise do episódio 20
38 Golpe Invencivel Reprise do episódio 34


Resumo dos Episódios Finais (33 e 34)[editar | editar código-fonte]

Atenção, Spoiler

  • O episódio 33, O Último Dia, o último episódio exibido no Brasil se inicia parecendo apenas mais um episódio comum, apareceu o irmão de Gowla-Zonguer da Quinta Galaxia da Cobra D´Água, o Robô Destler Cobra Missil, com a finalidade unica de destruir os Bicrossers. Os irmãos Mizuno acabam enfrentando o Doutor Q em pessoas e acabam por descobrir a base secreta da organização Destler, que se encontrava dentro de um navio, após destruir a base, o “monstro” Cobra Míssil e o temível Gowla-Zonguer. Doutor. Q, Silvia e Rita conseguem fugir, em uma cena, cômica, Dr. Q caminha peor uma praia por ter perdido tudo e ter o sonho de riqueza e poder destruído, suas assistentes sem rumos, o perseguem, o que o deixa muito irritado, é a última vez que os vemos na série, já nossos amigos voltam para o seu cotidiano normal, terminando com uma cena muito estranha pra um suposto final de seriado onde mostra eles mais Ayame e as crianças da vila brincando em um chuveiro construído pelo pai da Ayame colocado no meio da rua para as crianças se refrescarem. A narração porém diz claramente "o gênio do mal Dr Q foi combatido ,mas algo terrível se aproxima dos irmãos Ken e Jingiro ,o mal esta por perto.Tenham cuidado Bicrossers " deixando bem claro que o fim não era aquele capitulo, um final de certo modo decepcionante...


  • Contudo tudo se explica no “inédito no Brasil” episódio 34, Golpe Incrível, ai você se pergunta, mas o episódio 33 não se chama O Último Dia? Pois bem, acontece que o episódio 34 se passa ainda no mesmo dia do episódio 33, exatamente na estranha cena do chuveiro no meio da rua que encerra o episódio anterior, aparece uma estranha figura (como todos os vilões em forma humana da série), vestida de deus grego, ele esbarra neles e deixa cair uma foto dos irmãos Mizuno, que os deixando apreensivos, eles saem à procura de pistas e são atacados de surpresa por um novo robô Destler com serpentes saindo de sua cabeça, sem chegar a se transformarem em Bicrossers eles perdem a luta e o inimigo desaparece, logo em seguida novamente com a forma humana o inimigo reaparece no Mão Na Roda e seqüestra Ayaname, então os irmão Mizuno voltam para casa e analisam os acontecimentos e chegam na conclusão de que o “monstro” é na verdade o Demônio Gowla-Zongue que não foi destruído completamente na base e tomou uma forma humanóide chamada Draizonger por possuírem algumas similaridades, então eles entram pela última vez no armário “mágico” e mais uma vez enviados para o espaço quadridimencional se tornam os Bicrossers e partem para o resgate de Ayaname que está em um chalé nas montanhas, contudo eles não conseguem invadir o local que possui um campo de força, utilizam praticamente todo o seu arsenal mas tudo parece inútil, então eles apelam para o Canhão Crosser que funciona, mas com um alto preço, agora a energia deles está baixa e não tem mais com o que enfrentar o terrível inimigo que muito superior facilmente os derrota. Reduzidos a humanos, eles perdem as esperanças quando de repente as forças do espaço que os transformara em Bicrossers se manifesta novamente e os re-energiza junto com a Moto Aero Crosser, os preparando para a batalha derradeira. Draizonger tem planos de destruir toda a civilização e começa destruindo algumas pedras na pedreira da Toei, até que de repente do meio da fumaça das explosões ressurgem Ken e Gin que com força total iniciam uma nova batalha, contudo o inimigo é forte e destrói a Espada Crosser e se mostra invulnerável ao Disparador Manual Crosser contudo Ken dispara a Pistola Crosser e consegue desarmar o inimigo, em seguida joga o Disco Ken Crosser que parece uma roda de brinquedo (ele também possui discos amarelos que se parecem com fichas de cassino), atordoando o monstro, é a chance de Gin usar a Moto Aero Crosser, Gin salta com ela sobre os ombros de Ken que uma vez mais dispara o Canhão Crosser, logo após a destruição do monstro robô, eles aparentemente perdem o poder que em forma de raio de luz viaja pelo céu, eles deixam o local sem perceberem que a lamina da Espada Crosser que fora destruída na batalha se restaura sozinha, mostrando que o poder dos Bicrossers ainda existe, eles socorrem Ayaname que está desmaiada no bosque, Ela abraça Ken e pergunta o que houvera e ele diz que os Bicrossers a salvaram e que eles partiram, ela pergunta para onde e ele aponta para o céu, ela olha para o sol e agradece aos Bicrossers, de volta ao cotidiano, Ayaname dá indícios que se tornara namorada de Ken, passa alguns clipes de alguns momentos da série enquanto o trio joga um futebol de péssima qualidade com as crianças da vila. Este final, por mais redundante que possa parecer, resolveu as pendências que o último episódio exibido no Brasil avia deixado, demonstrando assim que a série tem um final muito melhor do que parecia.

NOTA: O episódio 34 foi visto sem legendas e a falta de conhecimento da língua japonesa pode ter feito com que alguns detalhes possam ter sido interpretados erroneamente.

Trivia[editar | editar código-fonte]

  • No dia 16 de maio de 1990, o ator Yuki Tsuchiya morreu devido a um acidente de trânsito. Segundo informações oficiais, Tsuchiya voltava da casa de um amigo, nas margens do Rio Yamanaka, em direção à Tóquio. Na província de Yamanashi, enquanto subia a expressa Chuou (rodovia que liga o Japão de ponta a ponta), o carro que Tsuchiya dirigia (um Nissan Fairlady Z-32) foi atingido de frente por um "Guard Rope" truck. O impacto fez com que o ator batesse a cabeça e rachasse o crânio, ocasionando um traumatismo craniano que o matou quase instantaneamente.
  • O ator Kenji Ushio, que interpretou o vilão Dr. Q ficou famoso entre os fãs de live action ao encarnar o personagem Jigoku Taishi (Embaixador do Inferno), em 1971, na série do primeiro Kamen Rider. Além disso, também atuou como o herói Rainin Captor 1 em Ninja Captor, uma famosa série da Toei de 1976. Faleceu em 1998
  • Bicrossers nasceu principalmente devido ao sucesso que Machineman conseguira um ano antes também idealizada pelo mestre Shotaro Ishinomori.
  • No episódio 4, Gin comenta que quando comeu agrião, se sentia o Popeye, sendo que era só o espinafre que dava forças ao Popeye.
  • No episódio 9, aparece uma série de tv de um Rider televisionada, o Kamen Rider V3

Dubladores Brasileiros[editar | editar código-fonte]