Jiban

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kidou Keiji Jiban
Policial de Aço Jiban (BR)
Informação geral
Formato Seriado
Duração 24-25 minutos
Criador(es) Toei
País de origem Japão Japão
Idioma original japonês
Produção
Produtor(es) Saburo Yatsude (Criação)
Narrador(es) Issei Masamune
Elenco Shouhei Kusaka
Jiko Enokida

Konomi Mashita
Akira Ishihama
Leo Menghetti
Shozo Izuka
Ami Kawai
Akemi Kogawa
Kunio Konishi
Hajime Izu
Kazuko Yanaga
Yoko Asakura
Ryohei Kobayashi
Tema de abertura "Kidou Keiji Jiban" por Akira Kushida
Tema de
encerramento
"Ashita Yohou Wa Itsumo Hare" por Akira Kushida
Exibição
Emissora de
televisão original
Japão TV Asahi
Transmissão original 29 de Janeiro de 1989 – 28 de Janeiro de 1990
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 52

Kidou Keiji Jiban (機動刑事ジバン, Kidō Keiji Jiban?, traduzido literalmente como Policial Tático Jiban, e lançado no Brasil sob o título de Policial de Aço Jiban) é uma série tokusatsu da franquia Metal Hero, produzida pela Toei Company entre 1989 e 1990. Trazida ao Brasil pela extinta distribuidora Top Tape, foi exibido a partir de 1990 pela Rede Manchete. Ao todo tem 52 episódios, onde apenas 50 foram exibidos pela emissora carioca na época. Atualmente é exibida de forma não autorizada pela Ulbra TV de Porto Alegre e Rede Brasil de Televisão. que atualmente é exibido todas as terças na Rede Brasil de Televisão, Também está saindo em DVD pela Distribuidora Focus Filmes.

História[editar | editar código-fonte]

O policial Naoto Tamura sacrificou sua vida para derrotar um dos monstros da organização Biolon, mas renasceu como o Policial de Aço Jiban, passando a combater o grupo maligno, liderado pelo Doutor Jean Marrie.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Naoto Tamura/Jiban - Policial do departamento de Tóquio, da Central City, que teve sua vida mudada quando salvou a vida do Dr. Igarashi e de Ayumi de um monstro do Biolon. Foi ressuscitado e reconstruído para se tornar o Policial de Aço Jiban. Finge ser um policial atrapalhado para manter a identidade secreta.
  • Yoko Katagiri - chefe do departamento de polícia e superior de Naoto, tem uma relação de afeto com o colega de trabalho. Policial invocada, não leva desaforo para casa e está sempre ajudando Jiban na luta contra Biolon. Mesmo no final da série, fica em dúvida se Naoto é mesmo Jiban, mas descobre seu segredo depois da partida de Naoto.
  • Ayumi Igarashi (eps. 1 - 18, 20, 25, 35, 39, 46, 49 - 52) (Mayumi, no original) - Neta de Doutor Igarashi, ajudou o avô e o Sr. Yanagida a salvar Naoto e na criação do Policial de Aço Jiban. Perde a memória no meio da série depois que saltou de uma cachoeira, para não abraçar Jiban, já que nela havia sido colocado um anel-bomba. Foi encontrada por Ryu Hayakawa, passando a conviver com ele. Raptada pela Rainha Cosmos, é aprisionada e posta na frente de Jiban, o qual havia sofrido vários danos, impedindo-o de se afastar do anel. A bomba do anel inicia contagem regressiva. Então, como último recurso, Jiban tem de retirar o anel do dedo de Ayumi, com um tiro preciso. Ryu leva o anel e o atira para longe para salvar Ayumi e Jiban, mas acaba morrendo pela força da explosão. Ayumi é levada em seguida por Biolon e só reencontra Jiban (Naoto, seu irmão) no último episódio. Até lá, sofre várias perseguições até ser capturada por Biolon.
  • Seichiro "Seichi" Muramatsu - Chefe da central de polícia, é o personagem cômico da série. Atrapalhado, se diz ser um policial corajoso e é apaixonado por Yoko. Vive dando ordens a Naoto.
  • Doutor Kenzo Igarashi (eps. 11, 49) - Mentor do Plano Jiban. Para destruir Biolon, acaba morrendo, mas antes põe em prática o seu plano, ressuscitando Naoto na pele do Policial de Aço Jiban.
  • Seiichi Yanagida (eps. 11 - 12, 17 - 19, 27, 34 - 35, 49 - 51) - Auxiliar do Doutor Igarashi, depois que ele morre passa a ser o chefe da organização Jiban, e morre no final da série depois que descobre a base do Biolon, ao fazer uma manobra Kamikaze abrindo a localização da base secreta de Jiban.
  • Ryu Hayakawa (eps. 20, 25, 35, 39 e 46) (Ryo, no original) - Aparece na série depois que Ayumi cai da cachoeira e perde a memória. Um rapaz de bom caráter, acaba adotando Ayumi com o nome de Midori, é perseguido várias vezes como bandido perigoso, até que arrisca a própria vida para salvar Jiban, ao levar o anel-bomba para longe dele e de Ayumi, perdendo a vida com a explosão.
  • Bóris (Boy) - pequeno robô criado pelo Dr. Igarashi para ajudar Jiban, Ayumi e Yanagida. Foi adaptado ao robô Halley durante a série.
  • Halley / Halley Bóris (Harry / Harry boy) - Robô simpático, inicialmente aparece na série, mas é contra lutas e acha que só conseguiria entra num acordo apenas conversando, mas descobre que teria de lutar para manter a paz. Halley, já de volta, ajuda Jiban para recuperar Ayumi, mas é destruído por Biolon. Após ser reconstruído, é unido a Bóris chamado de Halley Bóris. Morre junto com o Sr. Yanagida no penúltimo capítulo do seriado.
  • Shunichi e Shizue Igarashi - Os pais de Ayumi. Shunichi é o filho do doutor Kenzo Igarashi, mas não é um cientista.
  • Michiyo Matsumoto - Uma servente que trabalha na Central de Polícia. Ela está sempre alegre e animada.

Biolon[editar | editar código-fonte]

  • Doutor Jean-Marie (Doutor Giba, no original) - O vilão principal e Chefe da organização criminosa Biolon, nasceu com o nome de Gibanóide da poluição de produtos químicos da empresa do Dr. Igarashi, e seu objetivo é exterminar a raça humana e dominar o mundo. Cria vários seres através de biotecnologia. Ele utiliza a forma humana por maior parte da série e só no fim, que transforma-se no Gibanóide apenas para duelar contra Jiban.
  • Madogarbo (17-51) - A maior criação do Doutor Jean-Marie. Vulgamente como Cyborg Jiban Killer Mad Garb, a exemplo de Mad Gallant que teve seu nome alterado no Brasil na série Jaspion, mas é chamada apenas de Madogarbo. Ela é um monstro bionóide poderoso, composta por 80% de metal e 20% de matéria orgânica, e tem praticamente todas as habilidades de Jiban, pois foi construída através de suas células. É armada com canhões no ombro e no meio da testa. Além de uma espada que aparece surgindo de sua mão, um escudo e uma motocicleta que rivaliza com Jiban. Logo em seu primeiro duelo com nosso herói, ela se mostra muito poderosa, mas recua (Ep.17). No episódio 33 surge a flor de lótus de 1000 anos em sua cabeça e nisso é feita uma operação e faz com que ela volte a forma humana, que engana Jiban com uma promessa de ser pacífica, mas no fim volta a forma bio. No episódio 34, ela, junto com o monstro Saionoid, são responsáveis pela morte de Jiban durante um duelo. No episódio 50, ela utiliza uma armadura idêntica a de Jiban e luta contra ele novamente, agora com a capacidade de controlar os três veículos do herói. E por último, no episódio 51, ela trava um duelo final contra Jiban, mas é morta pelo próprio herói.
  • Marshall e Cannon (Marsha e Karsha) - Irmãs, criações de Jean-Marie. Vaidosas, adoram roupas e jóias, além de possuirem formas "bionóides". São destruídas pelo seu criador no último episódio por terem desertado da organização Biolon, após abandonarem Madogarbo sozinha na luta derradeira desta, que * Monstros Bionóides - São monstros criados por Jean-Marie para destruir Jiban. Geralmente esses monstros podem tomar forma humana.seria destruída finalmente por Jiban.
  • Soldados Mascarados - Seres vestidos de preto criados por Jean-Marie para lutar contra Jiban, assim como todos os soldados de outras séries.

Bionóides traidores[editar | editar código-fonte]

  • Pugy e Mugy (Bubi e Muku) - São criaturas que vivem na base de Biolon. Pugy tem a aparência de uma árvore com raiz, aparece em luta contra Jiban somente no primeiro episódio, agigantando-se, engolindo Jiban. Porém em seguida cospe Jiban para fora e volta ao pequeno tamanho normal, fugindo. Já Mugy são três criaturinhas em forma de pássaros. Sempre repetem o que o Dr. Jean Marie fala, mas se redimem ao conhecerem Ayumi, do episódio 49 em diante. Foram os únicos da organização Biolon que restaram vivos até o fim da série.
  • Kazenóide - Apareceu no sétimo episódio criado de um boneco imundo que era cuidado de uma menina. Depois de ser derrotado por Jiban, o monstro na forma humana é cuidado pela menina, tal fato que o tocou. De repente, ele espirra em um menino, sendo irmão da menina e para não explodir, para que o antídoto não se perca ele resolve se matar nas mãos de Jiban. Depois de derrotado, Jiban colhe o antídoto, mas Jiban fica tocado com as ações do monstro.
  • Pérola - Monstro pacífico criado pelo Biolon que era apenas direcionado ao amor. Apesar de possuir a forma humana, Naoto a conhece e tinha o desejo de ver o mar. Apareceu no episódio 32.
  • Baraonóide - Monstro que se encanta com Yoko, achando ser sua princesa do passado. Baraonóide e Jiban travam uma luta e Baraonóide queria que o atingisse para explodir a bomba levando Jiban consigo, mas Jiban o derrota e o ensina o que é a verdadeira honra, que faz o próprio Baraonóide se suicidar. Apareceu no episódio 36

Outros[editar | editar código-fonte]

  • Rainha Cosmos (28-46) - Outra inimiga poderosa que vem a Terra para destruir Jiban. No início, se alia a Biolon. Mas em seguida, resolve tomar rumos próprios, querendo destruir até a organização Biolon, para dominar o mundo. Ela nasceu a partir do lixo espacial que os seres humanos lançaram no espaço desde a época da Corrida Espacial. Seu sonho é construir na Terra um império só de mulheres, onde ela seria a rainha. Chegou a criar uma "filha", Julia Cosmos, construída com uma parte de seu corpo, e que usava um tipo de armadura medieval, mas esta foi derrotada. Rainha Cosmos é destruída por Jiban graças a ajuda de Ryu.

Armas[editar | editar código-fonte]

Maximilian: Na verdade, a Maximilian é uma junção de três armas numa só. Acoplada na perna direita de Jiban, pode disparar grandes choques em sua forma original. Na forma de pistola, a Maximilian Gun, pode disparar raios, tanto destrutivos quanto neutralizadores. E no formato de espada,a "Espada Maximilan", Jiban aplicava os golpes derradeiros,Golpe Final Jiban (Jiban End) e Choque Relâmpago Jiban (Jiban Haken Crush) que destruia os bionóides. Era o principal trunfo do Policial de Aço, até o surgimento do Auto-Canhão. Mesmo sem o Maximilian, Jiban possui uma arma acoplada em seu braço direito que sai uma agulha ou até disparar feixes de energia, revelado no movie de Jiban.

Poder Braquial (Powerbreaker): Uma espécie de pinça gigante, posta no braço esquerdo, que serve para agarrar o adversário, antes de aplicar a Agulha Giratória.

Agulha Giratória (Neckderinger): Furadeira acoplada no braço direito, usada em combates e também para furar superfícies.

Auto-Canhão (Autoderringer): É a arma suprema de Jiban. Na forma de metralhadora, dispara várias balas de pistola de alto poder destrutivo. Por esse motivo é também chamada de Auto-Canhão Pistola Metralhadora, ou seja, tem as balas de pistola disparadas com a cadência da metralhadora. E na forma de canhão, tem um poder gigantesco, podendo aniquilar vários inimigos com apenas um tiro. A potência do Auto-Canhão é trinta vezes mais forte que o Daidalos.

Cláusulas[editar | editar código-fonte]

Em todos os episódios, ao encontrar o inimigo (geralmente um monstro Bionóide), Jiban ejetava seu distintivo de sua cintura e apresentava-se como "Policial de Aço Jiban, do Serviço Secreto do Setor de Segurança ((警視庁秘密捜査官警視正、機動刑事ジバン, Keishichō Himitsu Sōsakan Keishisei, Kidō Keiji Jiban?). Em seguida, lia as cláusulas da "Lei Biolon" (対バイオロン法, Tai Baioron Hō?), um código de leis próprio. Nitidamente inspirado nas "Diretivas" do personagem norte-americano "Robocop" (porém, dando-lhe uma maior liberdade de ação ao invés de restringi-las), a lei possuía várias cláusulas, mas somente algumas são lidas ao longo da série:

  • Cláusula Nº 1 - O Policial de Aço Jiban tem o direito de prender qualquer criminoso, em qualquer circunstância, sem um mandado de prisão. ((第一条)機動刑事ジバンは、いかなる場合でも令状なしに犯人を逮捕することができる。, (Daiichijō) Kidō Keiji Jiban wa, ikanaru baai demo reijō nashi ni hannin o taiho suru koto ga dekiru.?)
  • Cláusula Nº 2 - O Policial de Aço Jiban, quando considera alguém como Biolon, pode submetê-lo a uma pena pelo seu próprio julgamento. ((第二条)機動刑事ジバンは、相手がバイオロンと認めた場合、自らの判断で犯人を処罰することができる。, (Dainijō) Kidō Keiji Jiban wa, aite ga Baioron to mitometa baai, mizukara no handan de hannin o shobatsu suru koto ga dekiru.?)
    • Anexo à Cláusula Nº 2 - Conforme a circunstância, é permitido até mesmo executá-lo. ((補足)場合によっては抹殺することも許される。, (Hosoku) Baai ni yotte wa massatsu suru koto mo yurusareru.?)
  • Cláusula Nº 3 - O Policial de Aço Jiban dá prioridade à vida humana, podendo ignorar qualquer ordem superior. ((第三条)機動刑事ジバンは、人間の生命を最優先とし、これを顧みないあらゆる命令を排除することができる。, (Daisanjō) Kidō Keiji Jiban wa, ningen no seimei o saiyūsen toshi, kore o kaeriminai arayuru meiri o haijo suru koto ga dekiru.?)
  • Cláusula Nº 5 - Caso Biolon manipule os corações dos humanos para o mal, a pena pode ser aplicada pelo seu próprio julgamento. ((第五条)人間の信じる心を利用し、悪のために操るバイオロンと認めた場合、自らの判断で処罰する事ができる。, (Daigojō) Ningen no shinjiru kokoro o riyō shi, aku no tame ni ayatsuru Baioron to mitometa baai, mizukara no handan de shobatsu suru koto ga dekiru.?)
  • Cláusula Nº 6 - A punição é severa para aqueles que destruíram o sonho e machucaram o sentimento das crianças. ((第六条)子どもの夢を奪い、その心を傷つけた罪は特に重い。, (Dairokujō) Kodomo no yume o ubai, sono kokoro o kizutsuketa tsumi wa toku ni omoi.?)
  • Cláusula Nº 9 - O Policial de Aço Jiban tem o direito de exterminar qualquer criminoso que destrói a paz da humanidade. ((第九条)機動刑事ジバンは、あらゆる生命体の平和を破壊する者を、自らの判断で抹殺することができる。, (Daikyūjō) Kidō Keiji Jiban wa, arayuru seimeitai no heiwa o hakai suru mono o, mizukara no handan de massatsu suru koto ga dekiru.?)

Veículos[editar | editar código-fonte]

  • Leson (Rezon): Automóvel oficial de Jiban. Foi o primeiro veículo do Policial de Aço a aparecer na série.
  • Baican (Vaican): Moto utilizada por Jiban, para deslocamentos mais rápidos.
  • Spyras (Spylas): Nave do Jiban.
  • Daidalos (Daidaros): Máquina voadora que pode ser acoplada nas costas de Jiban, tendo sua primeira aparição no episódio 12. Além de ser veículo de transporte aéreo, pode também se converter num canhão com poder de destruição considerável, mas inferior ao Auto-Canhão (que apareceria somente no episódio 35). Este é 30 vezes mais forte que Daidalos.

Episódios[editar | editar código-fonte]

  1. Jiban, O Policial de Aço|僕のかわゆい少女ボス|Boku no Kawayui Shōjo Bosu}}
  2. Meu Adorável Mano|大好き! ナオトお兄ちゃん|Dai Suki! Naoto Oni-chan}}
  3. A Conspiração das Verduras|へんな男とおばけ野菜|Hen na Otoko to Obake Yasai}}
  4. O Presente de Grego|すてきなバラのプレゼント|Suteki na Bara no Purezento}}
  5. O Robô Halley em Perigo|三大メカ出動! アイドルロボを救出せよ!|Sandaimeka Shutsudō! Aidoru Robo o Kyūshutsu seyo!}}
  6. O Misterioso Ovo Milenar|割れた恐竜の卵のひみつ|Wareta Kyōryū no Tamago no Himitsu}}
  7. O Monstro do Resfriado|恐怖のハクションおじさん!|Kyōfu no Hakushon Oji-san!}}
  8. O Ninho da Toupeira|デコボコ! 東京モグラ地図|Dekoboko! Tōkyō Mogura Chizu}}
  9. O Cachorro que Mia|猫になった子犬|Neko ni Natta Koinu}}
  10. A Fita do Sonho|パパはパパじゃない!?|Papa wa Papa Janai!?}}
  11. O Juramento do Policial|少女と戦士の心の誓い|Shōjo to Senshi no Kokoro no Chikai}}
  12. O Sequestro de Yoko|危うし! 洋子先輩|Ayaushi! Yōko Senpai}}
  13. Salvem o Jovem que Precisa de Ajuda|哀しみの少年を救え|Kanashimi no Shōnen o Sukue}}
  14. Amor, a Palavra Chave|愛の大逆転ゲーム!|Ai no Daigyakuten Gemu!}}
  15. A Música do Monstro|オオカミ男はピアノ好き|Ōkamiotoko wa Piano Suki}}
  16. O Monstro Invisível|おれは透明人間だぞ!!|Ore wa Tōmei Ningen Da zo!!}}
  17. Final Triste Entre Mãe e Filha|誕生! 対ジバン必殺兵器|Tanjō! Tai Jiban Hissatsu Heiki}}
  18. O Triste Destino de Ayumi|母と娘・悲しみの果てに|Haha to Musume・Kanashimi no Hate ni}}
  19. A Devolução da Agenda|電子手帳返上!|Denshiteichō Henjō!}}
  20. A Chuva de Dinheiro|町にお金が降って来た!|Machi no Okane ga Kudattekita!}}
  21. O Inseto Nocivo|スズ虫・毒虫・ゲリラ虫|Suzumushi・Dokumushi・Geriramushi}}
  22. O Aparecimento de Ayumi|マユミがいた!!|Mayumi ga Ita!!}}
  23. O Monstro que Gostava de Desenhos|マンガを喰いすぎた怪物|Manga o Kuisugita Kaibutsu}}
  24. Bem-vindo ao Mundo Espiritual|ようこそ!! 大霊界へ|Yōkoso!! Daireikai e}}
  25. Acabem com a Santa!|女神サマをぶッとばせ!|Megami-sama o Buttobase!}}
  26. O Dragão do Pântano|竜に釣られたグルメ美女|Ryū ni Tsurareta Gurume Bijo}}
  27. A Transformação dos Filhos em Satanás|愛するわが子は悪魔の子|Aisuru Wagako wa Akumako}}
  28. Papai é o Doutor Jean Marrie!|パパはドクターギバ?!|Papa wa Dokutā Giba?!}}
  29. Os Diabólicos Encontros Amorosos|集団見合いで大ドンデン!|Shūdan Miai de Daidonden!}}
  30. O Misteroso Ataque ao Ator|美少年小太郎一座の怪人|Bishōnen Kotarō Ichiza no Kaijin}}
  31. A Batalha Ninja|真夏の夜のニンジャ合戦|Manatsu no Yoru no Ninja Gassen}}
  32. Pérola, a Moça do Além|パールの涙は金色の海に|Pāru no Namida wa Kiniro no Umi ni}}
  33. O Nascimento da Flor-de-Lótus na Garbo|ガルボに咲いた千年ハス|Garubo ni Waraita Sennen Hasu}}
  34. A Morte de Jiban|壮絶! ジバン死す|Sōzetsu! Jiban Shisu}}
  35. A Ressureição de Jiban|パーフェクトジバンだ!|Pāfekuto Jiban da!}}
  36. O Samurai Sonhador|夢見るチャンバラ怪物!|Yumemiru Chanbara Kaibutsu!}}
  37. Sou a Mais Bela Mulher do Mundo|私は世界一の美女!?|Watashi wa Sekaiichi no Bijo!?}}
  38. A Terra Natal|故郷だよ、おっ母さん!|Furusato da yo, Okka-san!}}
  39. O Anel Bomba de Ayumi|マユミの指輪爆弾!!|Mayumi no Yubiwa Bakudan!!}}
  40. O Relógio Maluco|大反乱!! お化け時計|Daihanran!! Obake Tokei}}
  41. A Ação da Megera|脱線! じゃじゃ馬婦警|Dassen! Jajauma Fukei}}
  42. O Monstro do Rock'n Roll|怪物ロックンロール!|Kaibutsu Rokkun Rōru!}}
  43. O Domínio de Biolon sobre Yoko|ジバンを刺した洋子…!|Jiban o Sashita Yōko...!}}
  44. O Talentoso Cientista e a Criança|子供になった天才科学者|Kodomo ni Natta Tensai Kagakusha}}
  45. Operação Lula|恐怖の人間スルメ作戦!|Kyōfu no Ningen Surume Sakusen!}}
  46. Os Dois Adoráveis Amigos|好き! 二人のお兄ちゃん|Suki! Futari no Oni-chan}}
  47. A Operação Natal|激突! クリスマス決戦!!|Gekitotsu! Kurisumasu Kessen!!}}
  48. O Extermínio de Biolon|年忘れバイオロン退治!|Toshiwasure Baioron Taiji!}}
  49. Aproximação à Base Secreta de Jiban|あばかれたジバン基地|Abakareta Jiban Kichi}}
  50. A Profunda Relação Entre Naoto e Ayumi|二人を結ぶ点と線|Futari o Musubu Ten to Sen}}
  51. A Ilusão de Ayumi!|幻のマユミを斬れ!|Maboroshi no Mayumi o Kire!}}*
  52. A Última Batalha do Amor|愛の最終決戦!!|Ai no Saishū Kessen!!}}*
  • Não exibidos no Brasil pela Rede Manchete. Antes inéditos, os dois episódios finais estão presentes no 2º Box de DVD da série, lançado pela Focus Filmes em Agosto de 2011.

Especiais para tv[editar | editar código-fonte]

  • Kidou Keiji Jiban Movie
  • Jiban 51-52

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Jiban foi inspirado no filme norte-americano Robocop, que foi um dos maiores sucessos do cinema. A produtora Toei Company, na época em que Jiraiya estava sendo gravada, estava no projeto da série que a sucederia, e se tornaria uma continuação direta, enfocando as aventuras de um "Policial Ninja". No entanto, graças ao ótimo êxito do "homem-máquina" de Detroit, a Toei mudou completamente o planejamento, e para pegar carona, criou às pressas a história de Jiban, em que o policial Naoto Tamura foi morto em uma missão, mas que acabaria sendo ressuscitado quase nas mesmas condições de Alex Murphy/Robocop, virando um "policial-ciborgue". Todavia, o enredo de um "policial cibernético" fora abordado originalmente no anime/mangá O Oitavo Homem no Japão da década de 60.
  • No episódio 03: "A Conspiração das Verduras", aparece um garoto com uma camisa do time de futebol brasileiro Santos Futebol Clube.
  • No episódio 16: "O Monstro Invisível", é possivél ver caixas de brinquendo pertecente aos desenhos de Dragon Ball e Os Cavaleiros do Zodíaco.
  • Apesar de possuir uma composição de BGMs ("Background Musics") próprias, a série também utiliza faixas musicais retiradas das trilhas sonoras de outros seriados tokusatsu, tais como Jaspion, Sharivan, Gyaban, Shaider e Dai Tetsujin 17. Todas, incluindo a de Jiban, são compostas pelo renomado compositor Michiaki Watanabe).
  • O seriado foi lançado em DVD no Brasil pela Focus Filmes.
  • Os dois últimos episódios, que originalmente não foram exibidos no Brasil, foram dublados em português pela primeira vez pela Dubrasil e lançados no segundo box. Figueira Jr. substituiu Carlos Laranjeira (falecido em 1993), Luciana Baroli substituiu Rosana Garcia (que mora no exterior), Zodja Pereira substituiu Márcia Gomes e fez a nova voz de Mug, César Emilio substituiu João Paulo Ramalho (falecido em 2002) e Gilberto Rocha Jr. substituiu Carlos Alberto Amaral (falecido em 2011) na narração. Os demais personagens tiveram seus dubladores originais mantidos.
  • O nome original do Dr. Jean Marrie em Japonês era "Dr. Giba". Além disso, outros nomes de monstros tiveram que ser adaptados à língua portuguesa ou à língua inglesa para não perderem totalmente o sentido na dublagem.
  • O vilão principal, Dr. Jean Marrie, foi interpretado pelo ator italiano Leo Meneghetti. Entretanto, o personagem é dublado na pós-produção pelo famoso dublador Shozo Izuka (também dublador de outros personagens de tokusatsu, como Don Horror em Gyaban e Satan Goss em Jaspion), pois o ator não dominava o idioma japonês.
  • Jiban aparece em sua forma "completa" em um episódio apenas, utilizando Daidaros, Poder Braquial, Agulha Giratória e o Auto-Canhão (Episódio 42).
  • O ator Ryohei Kobayashi faria no ano seguinte o herói Fumiya Hoshikawa/Five Black da série super sentai Fiveman.
  • No episódio 14 Amor A Palavra Chave, Jiban aparece com o visor levantado no momento em que ainda foi atingido pelo Raio Magnético de Kiranoide, sendo que quando conclui uma missão o visor de seus olhos levanta, falha nas filmagens.
  • No Movie Uchuu Keiji VS Super Sentai VS Kamen Rider, Gokai Siver Gai Ikari se transforma no Policial de Aço Jiban.

Elenco[editar | editar código-fonte]

atores japoneses[editar | editar código-fonte]

Dubladores brasileiros[editar | editar código-fonte]

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

Kidou Keiji Jiban - Song Collection

  • 1. Kidou Keiji Jiban - Akira Kushida(abertura/opening)
  • 2. Moero! Jiban
  • 3. Perfect Jiban
  • 4. Sakuretsu Passion
  • 5. Police Woman No Hikana Akogare
  • 6. Goyo Da!
  • 7. Jiban San Daimeka No Uta
  • 8. Jiban No Himitsu
  • 9. Biolon Gundam Arawaru
  • 10. Ashita Yohou Wa Itsumo Hare - Akira Kushida (encerramento/ending)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Jiraya
Metal Hero
19891990
Sucedido por
Winspector