Pretty Guardian Sailor Moon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pretty Guardian Sailor Moon
Sailor Moon Live-Action (BR)
As cinco Sailor Senshi
Informação geral
Formato Série
Gênero Magical girl, sentai, tokusatsu
Duração 25 min (Série TV)
61 min (Special Act)
Criador(es) Naoko Takeuchi
País de origem  Japão
Idioma original Japonês
Produção
Diretor(es) Ryuta Tasaki
Masataka Takamaru
Kenzo Maihara
Nobuhiro Suzuki
Takemitsu Ishida
Produtor(es) Koichi Yada
Yūma Sakata
Shinichiro Shirakura
Shinya Maruyama
Distribuída por Bandai Visual (Série e Produtos)
Emotion (DVD)
Roteirista(s) Yasuko Kobayashi
Elenco Miyu Sawai
Chisaki Hama
Keiko Kitagawa
Mew Azama
Ayaka Komatsu
Rina Koike
Jouji Shibue
Aya Sugimoto
Tema de abertura "Kirari*Sailor Dream!" por Sae
Compositor da música tema Michiru Oshima
Empresa(s) de produção Dentsu
Toei Agency
Exibição
Emissora de
televisão original
Japão CBC
Formato de exibição NTSC 4:3
Formato de áudio Stereo
Transmissão original 4 de outubro de 2003 - 25 de setembro de 2004
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 49 + 2 especiais
Cronologia
Último
Último
Sailor Moon
Anime (1992-1997)
Sailor Moon Crystal
Anime (2014)
Próximo
Próximo
Programas relacionados Sailor Moon

Pretty Guardian Sailor Moon (美少女戦士セーラームーン, Bishōjo Senshi Sērā Mūn?, frequentemente abreviado para PGSM) é uma série de televisão tokusatsu baseada no mangá de Sailor Moon de Naoko Takeuchi. Foi produzida pela Toei Company.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Um grande mal, que foi gerado pela Rainha Beryl, seus quatro generais e a Rainha Metaria, tenta roubar a energia dos humanos para que Beryl possa dominar o mundo. Assim, surge no seu caminho as Sailor Senshi para impedir os seus planos. No entanto, esse conflito pode resultar na destruição do planeta Terra.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

A popularidade dos musicais de Sailor Moon contribuiu para a decisão de ser feita a série live-action. Em 27 de setembro de 2003, foi anunciado oficialmente o programa. Takeuchi esteve diretamente envolvida na produção da série.[1]

Mudanças na história[editar | editar código-fonte]

PGSM é uma releitura da primeira temporada do anime de Sailor Moon, com isso podemos notar diferenças entre o mangá e o anime. A história é focada no lado sentimental das personagens e a sua conexão com o seu passado, além das sequências de ação feitas por dublês da G-Rockets e da Japan Action Enterprise. Os primeiros episódios foram baseados diretamente da história do anime e do mangá, já que Sailor Júpiter entrou no episódio 6 por conta própria. A relação entre Usagi e Rei no live-action é mais amigável do que no anime, embora seja mostrado alguns desentendimentos entre elas.

Uma das maiores mudanças no live-action é relacionada a personagem Minako Aino, que além de Sailor Senshi, é uma famosa cantora pop. Nos primeiros episódios, ela se apresentava como Sailor V, referindo-se a dupla vida que leva na sua música. Sua canção mais popular, "C'est La Vie (Watashi no Naka no Koisuru Bubun)" (C'est la vie 〜私のなかの恋する部分?), é um trocadilho japonês entre "Sailor V" (セーラーV, Sērā Bui?) e "C'est la vie" (セ・ラ・ヴィ, Se Ra Vi?), pois a pronúncia é idêntica.

Para dar um ar a mais na história, algumas atualizações foram feitas, principalmente relacionadas a tecnologia. No anime, por exemplo, é mostrado Ami utilizando uma fita cassete. Na série de televisão, esse objeto foi substituído pelo MiniDisc. Além disso, para se transformarem, cada Senshi ganhou um bracelete e um celular com câmera mágico.

Com a nova adaptação, surgiram novos personagens, como Sailor Luna, Dark Sailor Mercury e Princess Sailor Moon. Para completar, uma nova antagonista, Mio Kuroki, foi introduzida na série.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Especiais em DVD[editar | editar código-fonte]

Pretty Guardian Sailor Moon: Special Act[editar | editar código-fonte]

A história se passa quarto anos após o final da batalha entre as Senshi e o Dark kingdom, embora seja focado no casamento de Mamoru Chiba e Usagi Tsukino. Antes da marcha nupcial, eles devem lutar mais uma vez contra Mio Kuroki que foi revivida para se tornar a nova rainha do Reino da Escuridão. Mio rapta Mamoru e Usagi, e força Mamoru a se casar com ela. Entretanto, os Generais do já extinto Dark Kingdom também reviveram para ajudar a eliminar o youma de Mio. Todas as Senshi, menos Sailor Mars (que já aparece hospitalizada durante a batalha contra Mio), usam a Espada Lunar dada pela Rainha Serenity para restaurar os poderes e se transformarem pela última vez como Sailor Senshi, derrotando Mio de forma definitiva. No emocionante final da série, Usagi e Mamoru se casam e Makoto e Motoki se tornam noivos.

Pretty Guardian Sailor Moon: Act Zero[editar | editar código-fonte]

Último especial produzido para PGSM, o qual se passa antes do início da série de TV. Começa quando Minako Aino conhece Ártemis e se transforma em Sailor V no dia de Natal. Ela deve usar seus poderes para prender um ladrão de joias chamado Q.T. Kenko e suas assistentes. Usagi e suas amigas decidem se vestir com suas próprias roupas de colegial para afastar os ladrões da joalheria de Mayumi Osaka. Apenas Usagi foi capturada por Kenko. Os atores que fazem os Generais de Negaverso aparecem como inexperientes policiais apelidados de "Police Shittenou" em uma referência cômica ao Capitão Kuroi (Kunzite), Oficial Akai (Nephryte), Oficial Shiroi (Zoicite) e a Oficial Hanako (Jedyte). A história termina quando Luna vem a Terra sentindo o calor ao chegar a atmosfera terrestre, recebendo uma ordem para dar seus poderes a Usagi para ela se transformar em Sailor Moon.

Super Dance Lesson[editar | editar código-fonte]

Apresentado por Luna, Sailor Jupiter e Sailor Moon, o vídeo mostra como fazer as coreografias de várias músicas do PGSM.

Kirari Super Live![editar | editar código-fonte]

Gravado ao vivo em 2 de maio de 2004, durante um evento promovido para um público de mil pessoas, escolhidos pelo Sailor Moon Campaign. O evento era composto por um musical estrelado pelas atrizes do programa de TV onde cantaram as músicas do seriado, além da participação da cantora Nanami Yumihara. Na história criada para o evento, as Sailor Senshi precisam impedir que os Shittenous consigam a energia da plateia. O show foi lançado em DVD, que traz também cenas de bastidores e entrevista com o elenco da série de TV.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Em março e abril de 2004, foram lançados singles para cada uma das cinco Sailor Senshi.[2] [3] [4] [5] [6] "Pretty Guardian Sailor Moon Original Song Album ~ Dear My Friend" foi lançado em junho de 2004.[7] Um box contendo 3 CDs, intitulado "Moonlight Real Girl", foi lançado em setembro de 2004.[8]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • A atriz Miyu Sawai tinha apenas 15 anos quando as gravações começaram.
  • Esta série não foi ao ar em outros países além do Japão (a não ser os fansubbers).
  • Keiko Kitagawa é uma das atrizes mais notáveis do elenco depois que as gravações se encerraram. Ela teve uma rápida passagem no Special Act por conta das gravações de 'Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio".
  • A música "I Was Born to Love You" (interpretada pelo Queen) aparece como "Insert Song" no episódio 29, na cena em que as garotas jogam voleibol. Na época em que PGSM estava sendo transmitido, a Fuji Television estava exibindo o dorama Pride, que fez muito sucesso e colocou a banda inglesa novamente nas paradas japonesas, pois a música composta por Freddie Mercury era o tema de abertura desse dorama.
  • A série teve três finais especiais. No episódio 28, as cinco atrizes são creditadas ao final do episódio, simbolizando o fim do arco de Dark Mercury. No episódio 49 não houve abertura, e ao final do episódio os créditos sobem na tela (do mesmo modo que os créditos finais do filme) com a música "Friend" sendo tocada e as cinco atrizes são creditadas no final. Na última cena, a imagem congela com a frase "See you again" (Até logo). No Special Act, novamente os créditos sobem na tela, similar aos créditos finais de um filme, desta vez com a versão semi-completa de "Kirari * Sailor Dream!" ao final do episódio.
  • O episódio 48 teve uma abertura especial: O primeiro verso de "Kirari * Sailor Dream!", é tocado durante uma cena com Usagi e Mamoru em uma fonte, e em seguida (na segunda parte da mesma música) uma versão alterada da abertura, com a Sailor Luna no lugar de Sailor Venus na parte em que as guerreiras cantam a música. Na mesma abertura, foi alterado a apresentação de Sailor Venus (morta no episódio anterior) com a imagem da personagem sendo descolorida (e com o fundo amarelo).
  • A prévia do próximo episódio (nas transmissões originais da CBC/TBS) teve suas durações ampliadas para 30 segundos no lançamento em VHS/DVD.
  • A série completa foi lançada em 15 DVD's, sendo 12 da série de TV, 2 dos especiais e o DVD do show "Kirari Super Live".
  • A morte da personagem Minako Aino foi uma das alterações feitas na história apenas na série de 2003. No anime de 1992, Minako é a primeira a morrer na batalha contra o último Youma da Rainha Beryll, enquanto que no Live-Action, morre após uma cirurgia complicada, o que ocasionou no episódio mais triste da série (Act.47: Adeus, Minako).

Lista de episódios[editar | editar código-fonte]

Atenção: Os títulos foram traduzidos do inglês.

Série de TV

  • Act.01 - Eu sou Sailor Moon
  • Act.02 - Ami se torna uma amiga
  • Act.03 - Rei é a terceira guerreira
  • Act.04 - Confusão na festa de Halloween
  • Act.05 - Usagi é uma verdadeira amiga?
  • Act.06 - Sailor Jupiter: A guerreira transferida
  • Act.07 - Ele me viu transformar...
  • Act.08 - O pai de Rei
  • Act.09 - Vou proteger o Cristal de Prata
  • Act.10 - Sou a rainha das trevas: Rainha Beryll
  • Act.11 - Temos que ver a verdadeira Minako
  • Act.12 - A verdadeira identidade de Sailor V
  • Act.13 - Surge o último dos generais: Kunzite
  • Act.14 - Usagi entre o bem e o mal: Ela vai se tornar maligna?
  • Act.15 - Vou punir o ladrão!
  • Act.16 - Eu tenho que salvar Naru!
  • Act.17 - A transformação de Minako
  • Act.18 - O encontro das Sailor Senshi
  • Act.19 - O dia dos Namorados furioso de Usagi
  • Act.20 - Hina e Endymion: Um relacionamento conturbado
  • Act.21 - O que vão fazer com Ami?
  • Act.22 - Usagi chora: Ami se torna inimiga
  • Act.23 - Rei canta na esperança de despertar seus poderes
  • Act.24 - Nunca me esquecerei do Endymion depois de tudo
  • Act.25 - A verdadeira identidade de Tuxedo Kamen
  • Act.26 - Usagi é a verdadeira princesa da Lua
  • Act.27 - Luna se torna guerreira
  • Act.28 - Bem-vinda de volta, Ami!
  • Act.29 - A rival de Minako: Mio Kuroki, a garota transferida
  • Act.30 - Mio X Usagi
  • Act.31 - Sailor Jupiter desperta o seu poder
  • Act.32 - Endymion volta: Mio a caminho do estrelato
  • Act.33 - Ami vai mudar de escola?
  • Act.34 - Um encontro dramático entre pai e filha
  • Act.35 - Sailor Venus encontra-se com Zoisite
  • Act.36 - Surge a Princesa Sailor Moon
  • Act.37 - O poder da Princesa causará destruição?
  • Act.38 - Eu prometo: O planeta não será destruído!
  • Act.39 - Ikuko é repórter por um dia
  • Act.40 - A batalha do ano: Minako X Rei
  • Act.41 - Atualmente, sou uma guerreira!
  • Act.42 - Não usarei o poder do cristal de prata
  • Act.43 - A promessa de Usagi e Endymion
  • Act.44 - O sacrifício de Zoisite
  • Act.45 - O ataque violento da Metallia
  • Act.46 - Sailor Venus desperta seu poder pela última vez
  • Act.47 - A Morte de Minako: A canção da despedida
  • Act.48 - O rapto de Endymion
  • Final Act - As Guerreiras da Lua superam suas vidas passadas

Especiais em DVD

  • Special Act - Vamos nos casar!!!
  • Act Zero - O nascimento de Sailor V
  • Act Zero - A vida solteira de Hina
  • Act Zero - O Nascimento secreto de Tuxedo Kamen

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este sobre Tokusatsu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.