Pretty Guardian Sailor Moon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pretty Guardian Sailor Moon
Informação geral
Formato Série
Duração aprox. 25 min.
Criador(es) Naoko Takeuchi, Toei
País de origem  Japão
Idioma original Japão japonês
Produção
Diretor(es) Ryuta Tazaki
Masataka Takamaru
Nobuhiro Suzumura
Takemitsu Ishida
Kenzo Maihara
Produtor(es) Shinya Maruyama
Yuma Sakada
Shinichiro Shirakura
Takeyuki Okazaki
Toshiyuki takezawa
Koichi Yada
Elenco Miyuu Sawai
Chisaki Hama
Keiko Kitagawa
Myuu Azama
Ayaka Komatsu
Jyoji Shibue
Keiko Han
Aya Sugimoto
Jun Masuo
Hiroyuki Matsumoto
Yoshito Endo
Akira Kubodera
Kappei Yamaguchi
Alisa Durbrow
Koike Rina
Tema de abertura Kirari*Sailor Dream! por Nanami Yumihara (EP 01-48)
Tema de
encerramento
Kirari*Sailor Dream! por Nanami Yumihara (EP 28)
Friend por PGSM Cast (EP 49)
Exibição
Formato de exibição NTSC
Transmissão original 4 de outubro de 200325 de setembro de 2004
Nº de temporadas 1
Nº de episódios 49 + 2 especiais + concerto

Pretty Guardian Sailor Moon é uma série tokusatsu baseada no mangá original de Sailor Moon, de Naoko Takeuchi, produzido em parceria com a Toei Co., Bandai e Dentsu. Foi exibido apenas no Japão entre 4 de outubro de 2003 e 25 de setembro de 2004 nas Redes TBS e CBC do Japão, durando 49 episódios, e a base foi o primeiro arco do mangá original. Conta a história de Usagi Tsukino, uma garota de 14 anos, que ao encontrar a gata Luna, ganha o poder de se transformar em uma bela guerreira com poderes místicos, Sailor Moon. Depois pouco a pouco ela vai encontrando suas companheiras, Ami Mizuno (Mercury), Rei Hino (Mars), Makoto Kino (Jupiter) e Minako Aino (Sailor V/Venus). Juntas elas irão procurar a princesa da Lua, Serenity, e o sagrado Maboroshi no Guinzoshou. Contando com a ajuda de Tuxedo Mask, elas irão ter de lutar juntas contra a maligna organização das trevas Dark Kingdom, composta pelos 4 Shitennou, Queen Beryl e Queen Metallia. A música tema da série é “Kirari * Sailor Dream”, interpretada por Nanami Yumihara, uma consagrada cantora de J-Pop, sob o apelido Sae. A série mistura comédia, ação, aventura, fantasia, drama e romance. Teve também um show especial interpretado pelas atrizes, Kikari Super Live, um vídeo de dança, e dois especiais de vídeo: Act Special e Act Zero.

A História de PGSM[editar | editar código-fonte]

Um grande mal formado pela Rainha Beryll e seus quatro generais, além do poder supremo da Rainha Metallia tenta roubar a energia dos humanos para que ela possa dominar o mundo.

No time principal das Sailor Senshi temos: Usagi Tsukino, a líder que no início não gostava muito de lutar, mas depois se acostumou com a missão de salvar o Milênio de Prata. Ami Mizuno é uma estudante que sonha em ser médica e é uma das principais companheiras de Usagi (a Sailor mais conhecida no Japão). Rei Hino é uma sacedortisa que vive meditando em seu templo e sua relação com o seu pai (que é um político) não é nada agradável. Makoto Kino vive sozinha depois que os pais morreram mas passa a entender o valor da amizade após conhecer as Sailors. Minako Aino é uma cantora de J-Pop famosa em todo o país e também conhece Usagi de forma inusitada, em um quarto de hospital. No live action, Minako é a única a morrer tragicamente (EP 47) após sua cirurgia complicada. As guerreiras são ajudadas por dois mascotes, Luna e Artemis, além de Tuxedo mask, um ladrão de jóias que está à procura do lendário Cristal de Prata, tendo um certo interesse por Sailor Moon.

No decorrer da série, Metallia e Sailor Moon se tornam poderosas a ponto de acontecer um conflito que pode resultar na destruição do planeta Terra.

Esta série apresenta novos personagens em comparação ao mangá e anime, como Hina, a noiva de Mamoru Chiba, Sailor Luna, a versão humana de Luna, Kuroki Mio, a sombra da Queen Beryl, Dark Ami/Dark Sailor Mercury, Ami/Sailor Mercury maligna e Princess Sailor Moon, uma versão mais poderosa e violenta da guerreira da Lua, e exclui outros, como a Sailor Uranus, a Sailor Saturn, a Sailor Neptune, a Sailor Pluto, a Sailor Chibimoon e a Sailor Chibichibimoon.

Mudanças na História[editar | editar código-fonte]

PGSM é uma releitura da primeira temporada do anime de Sailor Moon, com isso, podemos notar diferenças entre o mangá e o anime. A história é focada no lado sentimental das personagens e sua conexão com o seu passado, além das sequências de ação feits por dublês da G-Rockets e da Japan Action Enterprise. Os primeiros episódios foram baseados diretamente da história do anime e do mangá, já que Sailor Jupiter entrou no episódio 06 por conta própria. A relação entre Usagi e Rei no live action é mais amigável que o anime, entretanto com alguns desentendimentos.

Uma das maiores mudanças no live action é o de Minako Aino, que além de uma Guerreira Sailor, é uma famosa cantora pop. Nos primeiros episódios, ela se apresentava como Sailor V, referindo-se à sua dupla vida na sua música, tanto que uma de suas músicas mais famosas, “C´est La Vie” possui a mesma pronúncia da personagem (em japonês).

Para dar um ar a mais na história, algumas atualizações foram feitas na série (como o surgimento das redes sociais como o Orkut e o Twitter) para adequar-se ao mundo moderno. No anime, encontramos cenas envolvendo a Ami e as fitas K7. Na nova versão, foi substituída pelo MiniDisc. Além diso, cada Sailor ganhou “Celulares-Câmera” e braceletes de transformação (exceção de Sailor Moon, com seu tradicional Broche-Pingente). Com a nova adaptação, surgiram novos personagens como Sailor Luna, Dark Sailor Mercury e Princess Sailor Moon. Para completar, uma nova antagonista, Mio Kuroki, foi introduzida na série.

Mio Kuroki: A Garota do Mal[editar | editar código-fonte]

Mio Kuroki é uma das principais antagonistas da série, interpretada por Alisa Yuriko Durbrow, aparecendo pela primeira vez no episódio 29. Mio é uma garota estranha e manipulativa que se junta à Usagi em sua escola. É uma cantora pop que se rivaliza com Minako e pretende se tornar amiga de Usagi fazendo de tudo para que possa causar a tristeza de Sailor Moon. No entanto, Minako suspeita que Mio é uma agente que trabalha para o Dark Kingdom e avisa para que Usagi fique longe de Mio, que insiste em fazer Sailor Moon sofrer cada vez mais para ver suas verdadeiras intenções. Por conta de uma trégua, ela continua a ter várias chances até que Minako ficase cada vez mais fraca, com isso, Mio se disfarça como amiga de Usagi para raptar Mamoru e levá-la para a Rainha Beryll, que o mataria caso Mio não se juntsse ao Reino do Mal.

Neste instante, Mio se revela como parte da Rainha Beryll para tentar destruir Usagi. Ap

ós o rapto de Mamoru, sua principal tarefa é vigiar Mamoru para servir-se à Beryll. Seus únicos poderes envolvem controles mentais e teletransporte. Na parte final da série, Mio é assassinada por endymion e Metallia, mas ela revive para uma última aparição no “Special Act”. Mais uma vez, rapta Mamoru, desta vez, com a intenção de se casar com ele e criar um novo Reino da Escuridão. Ela é confrontada e atacada pelos Generais que foram revividos, forçando-a se transformar numa planta gigante. Sua última forma foi derrotada pelas Sailors (com exceção de Sailor Marte, que estava hospitalizada), usando uma combinação entre o Cetro Lunar e o poderoso golpe “Sailor Planet Attack”.

Depois de ser revivida no “Special Act”, ela ganha mais poderes, podendo restaurar objetos surgindo do ar, e até criar monstros de chamas. Ela também invoca legiões de palhaços para conseguir mais energia dos humanos, criando réplicas dos Generais, e pode até se ransformar em uma planta gigante. Em um momento, ela interrompe uma transmissão de TV para anunciar que ela está tomando o controle do mundo.

O Desenvolvimento de PGSM[editar | editar código-fonte]

Com o sucesso do SeraMyu, várias novas séries foram cogitadas, mas Naoko se dedicou exclusivamente ao PGSM.

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

  1. “Kirari * Sailor Dream!” por NANAMI YUMIHARA (Abertura - EP 01 ao 48)
  2. “C´est La Vie” por AYAKA KOMATSU (Insert Song em vários episódios)
  3. “Over the Rainbow Tour” por MYUU SAWAI
  4. “Sakura Fubuki” por KEIKO KITAGAWA (Insert Song do EP23)
  5. “Miracle Dance Night” por MYUU AZAMA
  6. “Lovely Air” por MYUU AZAMA
  7. “Mi Amor” por RIKA IZUMI
  8. “Yaku Soku” por RIKA IZUMI
  9. “Hoshi Furuya Ake” por KEIKO KITAGAWA
  10. “Change of Pace” por ALISA YURIKO DURBROW
  11. “Sweet Little Resistance” por KOIKE RINA
  12. “Kiss! Bang!” por AYAKA KOMATSU
  13. “Romance” por AYAKA KOMATSU (Insert Song do EP35-36)
  14. “Katagoshi ni Kinsei” por AYAKA KOMATSU (Insert Song do EP13-14)
  15. “Here we Go! ~Shinjiru Chikara~” por MYUU SAWAI (Abertura do Special Act)
  16. “I Was Born to Love You” por QUEEN (Insert Song do EP29)
  17. “Friend” por PGSM CAST (Encerramento - EP 49)
  18. “Sayonara ~Sweet days~” por AYAKA KOMATSU (Encerramento do EP47)

Especiais em DVD[editar | editar código-fonte]

Pretty Guardian Sailor Moon: Special Act[editar | editar código-fonte]

A história se passa quarto anos após o final da batalha entre as Sailors e o Dark kingdom e é focado no casamento de Mamoru Chiba e Usagi Tsukino (que é mostrado pela primeira vez no anime, na fase SAILORMOON R). Antes da marcha nupcial, eles devem lutar mais uma vez contra Mio Kuroki que foi revivida para se tornar a nova rainha do Reino da Escuridão. Mio rapta Mamoru e Usagi, e força Mamoru a se casar com ela. Entretanto, os Generais do já extinto Dark kingdom também reviveram para ajudar a eliminar o youma de Mio. Todas as Sailors, menos Sailor Mars (que já aparece hospitalizada durante a batalha contra Mio) usam a Espada Lunar dado pela Rainha Serenity para restaurar os poderes e se transformarem pela última vez como Sailor Senshi, derrotando Mio, de forma definitiva. No emocionante final da série, Usagi e Mamoru se casam (arrancando lágrimas até dos mais sensíveis) e Makoto e Motoki se tornam noivos. Este episódio final (ao contrário dos demais) tem 1 hora de duração, e é considerado o verdadeiro final de Sailor Moon.

OST - Special Act

  1. “Here we Go! ~Shinjiru Chikara” por MYUU SAWAI (Abertura)
  2. “Kirari * Sailor Dream!” por NANAMI YUMIHARA (enceramento)

Pretty Guardian Sailor Moon: Act Zero[editar | editar código-fonte]

Último especial produzido para PGSM, e se passa antes do início da série de TV. Começa quando Minako Aino conhece Ártemis e se transforma em Sailor V no dia de Natal. Ela deve usar seus poderes para prender um ladrão de jóias chamado Q.T. Kenko e suas assistentes. Usagi e suas amigas decidem se vestir com suas próprias roupas de colegial para afastar os ladrões da joalheria de Mayumi Osaka. Apenas Usagi foi capturada por Kenko. Os atores que fazem os Generais de Negaverso, aparecem como inexperientes policiais como “Police Shittenou” em uma referência cômica: Capitão Kuroi (Kunzite), Oficial Akai (Nephryte), Oficial Shiroi (Zoicite) e a Oficial Hanako (Jedyte). A história termina quando Luna vem à Terra sentindo o calor ao chegar á atmosfera terrestre, recebendo uma ordem para dar seus poderes para Usagi se transformar em Sailor Moon. É obrigatório assistir o “Act Zero” para entender melhor a história antes de assistir os 49 episódios da série de TV.

O “Act Zero” vem com duas mini-histórias de 5 minutos. “Hina Afterward” mostra o que aconteceu depois que Hina rompeu seu namoro com Mamoru. “Tuxedo Kamen´s Secret Birth” mostra como surgiu o alter-ego de mamoru, o Tuxedo kamen em pessoa, com direito a uma divertida sequencia de transformação.

Super Dance Lesson[editar | editar código-fonte]

Apresentado por Luna, Sailor Jupiter e Sailor Moon, o vídeo mostra como fazer as coreografias de várias músicas do PGSM.

Kirari Super Live![editar | editar código-fonte]

Gravado ao vivo em 2 de Maio de 2004, durante um evento promovido para um público de 1000 pessoas, escolhidos pelo Sailor Moon Campaign. O evento era composto por um musical estrelado pelas atrizes do programa de TV onde cantaram as músicas do seriado além da participação da cantora Nanami Yumihara. Na história criada para o evento, as Sailor Senshi precisam impedir que os Shittenous consigam a energia da plateia. O show foi lançado em DVD, que traz também cenas de bastidores e entrevista com o elenco da série de TV.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Miyu Sawai como Princess Sailor Moon/Princess Serenity/Usagi Tsukino/Sailor Moon
Chisaki Hama como Ami Mizuno/Sailor Mercury/Dark Mercury
Keiko Kitagawa como Rei Hino/Sailor Mars
Myuu Azama como Makoto Kino/Sailor Jupiter
Ayaka Komatsu como Minako Aino/Sailor V/Sailor Venus
Rina Koike como Sailor Luna (EP 29-49)
Keiko Han como Luna (voz)
Kappei Yamaguchi como Artemis (voz)
Jyôji Shibue como Mamoru Chiba/Tuxedo Kamen/Prince Endymion
Aya Sugimoto como Rainha Beryl
Jun Masuo como Jadeite
Hiroyuki Matsumoto como Nephrite
Yoshito Endô como Zoicite
Akira Kubodera como Kunzite
Alisa Durbrow como Mio Kuroki (EP 29-48 e Special Act)
Chieko Kawabe como Naru Osaka
Masaya Kikawada como Motoki Furuhata
Kaori Moriwaka como Ikuko Tsukino
Naoki Takeshi como Shingo Tsukino
Moeko Matsushita como Hina Kusaka
Narushi Ikeda como Sugao Saitou (empresário de Minako)

Alguns desses atores de PGSM apareceram anos mais tarde nas séries da franquia Kamen Rider, incluindo Jyoji Shibue como Kamen Rider Ibuki em Kamen Rider Hibiki (posteriormente reprisando o papel em Decade) e Masaya Kikawada como Takeshi Hongo, o Kamen Rider original, nos filmes Kamen Rider The First e Kamen Rider The Next. Hiroyuki Matsumoto, Akira Kubodera, Rina Koike (que fez o papel de Shizuka Nomura em Kamen Rider Kiva) e Miyuu Sawai também participaram das séries Kamen Rider.

Keiko Han (que também dublara Luna no anime) e Chieko Kawabe participaram anos antes dos musicais de SeraMyu (nos quais Kawabe ficou conhecida por interpretar Sailor Mercury; ela também canta o tema de abertura de Ouran High School Host Club e o tema de encerramento de Elfen Lied).

Keiko Kitagawa fez uma participação especial no filme Velozes e Furiosos 3: Desafio em Tóquio, como Reiko, e desde então teve trabalhos notáveis em J-Dramas, sendo o mais recente, a adaptação para o cinema de Paradise Kiss.

Miyu Sawai atuou também na versão live-action de Patrulha Estelar, em 2010.

No Brasil...[editar | editar código-fonte]

PGSM não foi exibido em nenhuma emissora de TV aqui no Brasil, mas pode ser visto (por enquanto) através de Fansubbers e também pelo You Tube, procurando pela palavra chave “PRETTY GUARDIAN SAILOR MOON” ou “SAILOR MOON LIVE ACTION”. Além de todos os episódios disponíveis, é possível encontrar AMVs de PGSM com músicas conhecidas, entre eles, a música tema do anime (cantada por Sarah Regina), “La Soldier” (música do SeraMyu) ou até músicas da série Sonic The Hedgehog com a banda Crush 40.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Na época em que PGSM começou a ser produzido em 2003, a atriz Miyu Sawai estava com 15 anos de idade.
  • Chieko Kawabe atuou durante alguns anos como a personagem Ami Mizuno/Sailor Mercury em Sera Myu. A experiência nos palcos rendeu à Kawabe seu papel como Naru Osaka em PGSM.
  • A maioria das músicas cantadas de PGSM foram compostas por Naoko Takeuchi.
  • A “Marcha Nupcial”, executada na cena do casamento de Serena e Darien (Special Act) foi composta por Felix Mendelsson, parte da obra “Sonho de Uma Noite de Verão”, adaptado da obra de William Shakespeare.
  • A música "C´est La Vie" (Ayaka Komatsu) é o trocadilho com o nome da personagem Sailor V.
  • A música "Moonlight Densetsu" é considerada a melhor Anisong da década de 1990, segundo enquete realizada pelo site Anime BIGGLOBE. (Ver Sailor Moon).
  • A atriz Rika Izumi se casou em 7 de Setembro de 2011.

Lista de Episódios[editar | editar código-fonte]

Atenção: Os títulos foram traduzidos do inglês.

Série de TV

  • Act.01 - Eu sou Sailor Moon
  • Act.02 - Amy se torna uma amiga
  • Act.03 - Raye é a terceira guerreira
  • Act.04 - Confusão na festa de Halloween
  • Act.05 - Serena é uma verdadeira amiga?
  • Act.06 - Sailor Jupiter: A guerreira transferida
  • Act.07 - Ele me viu transformar...
  • Act.08 - O pai de Raye
  • Act.09 - Vou proteger o Cristal de Prata
  • Act.10 - Sou a rainha das trevas: Rainha Beryll
  • Act.11 - Temos que ver a verdadeira Minako
  • Act.12 - A verdadeira identidade de Sailor V
  • Act.13 - Surge o último dos generais: Kunzite
  • Act.14 - Serena entre o bem e o mal: Ela vai se tornar maligna?
  • Act.15 - Vou punir o ladrão!
  • Act.16 - Eu tenho que salvar Naru!
  • Act.17 - A transformação de Minako
  • Act.18 - O encontro das Sailor Senshi
  • Act.19 - O dia dos Namorados furioso de Serena
  • Act.20 - Hina e Darien: Um relacionamento conturbado
  • Act.21 - O que vão fazer com Amy?
  • Act.22 - Serena chora: Amy se torna inimiga
  • Act.23 - Raye canta na esperança de despertar seus poderes
  • Act.24 - Nunca me esquecerei do Darien depois de tudo
  • Act.25 - A verdadeira identidade de Tuxedo Mask
  • Act.26 - Serena é a verdadeira princesa da Lua
  • Act.27 - Luna se torna guerreira
  • Act.28 - Bem-vinda de volta, Amy!
  • Act.29 - A rival de Minako: Kuroki Mio, a garota transferida
  • Act.30 - Mio X Serena
  • Act.31 - Sailor Jupiter desperta o seu poder
  • Act.32 - Darien volta: Mio a caminho do estrelato
  • Act.33 - Amy vai mudar de escola?
  • Act.34 - Um encontro dramático entre pai e filha
  • Act.35 - Sailor Venus encontra-se com Zyocite
  • Act.36 - Surge a Princesa Sailor Moon
  • Act.37 - O poder da Princesa causará destruição?
  • Act.38 - Eu prometo: O planeta não será destruído!
  • Act.39 - Ikuko é repórter por um dia
  • Act.40 - A batalha do ano: Minako X Raye
  • Act.41 - Atualmente, sou uma guerreira!
  • Act.42 - Não usarei o poder do cristal de prata
  • Act.43 - A promessa de Serena e Darien
  • Act.44 - O sacrifício de Zyocite
  • Act.45 - O ataque violento da Metallia
  • Act.46 - Sailor Venus desperta seu poder pela última vez
  • Act.47 - A Morte de Minako: A canção da despedida
  • Act.48 - O rapto de Darien
  • Final Act - As Guerreiras da Lua superam suas vidas passadas

Especiais em DVD

  • Special Act - Vamos nos casar!!!
  • Act Zero - O nascimento de Sailor V
  • Act Zero - A vida solteira de Hina
  • Act Zero - O Nascimento secreto de Tuxedo Mask

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Tokusatsu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.