Super Sentai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Taiyou Sentai Sun Vulcan)
Super Sentai
Informação geral
Formato série
Gênero Tokusatsu
Ação, Ficção científica, Fantasia
País de origem  Japão
Idioma original japonês
Produção
Produtor(es) Toei Company
TV Asahi
Exibição
Emissora original Japão TV Asahi
Transmissão original 1° de abril de 1975 - presente

A Série Super Sentai (スーパー戦隊シリーズ Sūpā Sentai Shirizu?) é uma franquia japonesa de séries de televisão voltadas para o público infantil e infanto-juvenil produzida pela Toei Company, no ar desde 1975, normalmente com uma série por ano. A premissa básica das séries é a de um grupo de geralmente cinco heróis que ganham poderes especiais, usam roupas cada um de uma determinada cor, e possuem um arsenal incluindo mechas, robôs gigantes para combater ameaças alienígenas ou vindas da própria Terra. O termo japonês sentai, de origem militar, significa "esquadrão" e, em japonês, sua escrita é composta por dois ideogramas: 戦 "sen" (guerra) e 隊 "tai" (grupo).

As duas primeiras séries, Himitsu Sentai Gorenger e JAKQ Dengeki Tai foram criadas pelo mangaka Shôtarô Ishinomori, também responsável pela criação da franquia Kamen Rider e das séries Cyborg 009 e Kikaider, entre outras. A partir da terceira série, Battle Fever J, de 1979, Ishinomori abandona o projeto. Battle Fever J também marca a primeira vez em que o termo Super Sentai foi utilizado, pelo fato de o grupo possuir um robô gigante, elemento sempre presente nas futuras séries.

A partir da quarta série, Denshi Sentai Denziman, os uniformes passaram a ser padronizados, ou seja, todos os integrantes possuíam roupas com os mesmo detalhes e ornamentos, mudando-se apenas as cores e um ou outro detalhe (mais comumente o capacete usado pelos heróis).

O ator japonês Kihachiro Uemura segura o capacete do Green Flash, de Flashman

Em 1993, a produtora estadunidense Saban Entertainment lançou a série Mighty Morphin Power Rangers, a primeira da franquia Power Rangers; utilizando como material base as cenas de ação de Kyōryū Sentai Zyuranger. A série conta uma história original, independente do universo fictício de Super Sentai, sobre cinco adolescentes que são escolhidos para se tornar super-heróis — denominados Power Rangers — e salvar o mundo.[1] A série foi bem-sucedida comercialmente e acarretou a produção de temporadas subsequentes, cada qual, em geral, adaptando uma das séries da franquia Super Sentai de maneira semelhante à que foi feita em Mighty Morphin Power Rangers.[2]

Segundo o Shinichiro Shirakura em entrevista a Charles Kruger. Desmentiu boatos de que super sentai ira acabar. E que Avataro Sentai Donbrothers, Seria o ultimo Super Sentai feito pela Toei.Em suas proprias palavras Shirakura "Independentemente de audiência ou de vendas, (a franquia) Super Sentai não vai acabar”. [3]

Os Robôs Gigantes (Mechas)[editar | editar código-fonte]

A partir de Battle Fever J, todas as equipes Super Sentai passam a possuir robôs.

Ao longo dos anos, os robôs e os mechas passam a ser gerados por efeitos de computação gráfica (CGI), ganhando formas computadorizadas, começando com algumas cenas de Ohranger (com os Blocker Robos) até Gaoranger, quando os mechas ficaram completamente gerados por computador.

Em Denziman, deu-se a primeira transformação de um mecha em robô (Denji Fighter/Daidenjin), o que durou até 1983 (com exceção de Sun Vulcan e Bioman, em que havia dois mechas que formavam um único robô).

Em Flashman, surgiu o segundo robô (Titan Jr/Grand Titan), que auxiliava o primeiro.

Em Maskman, existiam mechas para cada membro do grupo (que formavam o robô principal da equipe).

Em Jetman, surge um terceiro robô; em Zyuranger, um quarto e um quinto, e até hoje há varias formações de robôs e mechas.

Em Go-Busters, um acerto da produção foi filmar cenas dos mechas em externas, ao invés de estúdio, o que dá um certo “realismo” que até em Gokaiger não se via.

Hand-Off[editar | editar código-fonte]

A partir de Dekaranger, no último episódio de cada série (após os créditos finais) surge uma pequena cena (durante o anúncio dos patrocinadores) em que o líder da equipe (no caso, a série que termina) passa o bastão simbolicamente para o líder da próxima equipe (no caso, a série que estreia na semana seguinte), geralmente em um fundo preto com iluminação em vermelho. Desde então, a tradição se repete todos os anos no final de cada série da franquia Super Sentai.

O gênero fora do Japão[editar | editar código-fonte]

Muitas séries da franquia Super Sentai foram importadas e dubladas em outros países, atingindo grande sucesso em alguns deles.

No Brasil, Changeman, junto com Jaspion, obteve tamanho sucesso que abriu as portas para a importação e exibição de novas séries, como Flashman (trazida pela Everest Vídeo), Goggle V (importada pela italiana Oro Filmes) e Maskman (pela Top Tape). Há rumores de que havia planos de se trazer as séries Sun Vulcan, Dynaman, Bioman, Liveman, Turboranger e Fiveman para o país, mas nada se concretizou em face do desgaste do gênero ocorrido ao longo dos anos. Anos depois, a empresa Focus Filmes lançou em DVD dois boxes com as séries Changeman e Flashman completas (em 2009 e no biênio 2010-2011, respectivamente).

Na França, a exibição da série Bioman nos anos 80 pelo empreendedor Haim Saban (que mais tarde levaria as séries para os Estados Unidos na forma da adaptação dos Power Rangers) fez tanto sucesso que as séries exibidas subsequentemente naquele país, Maskman e Liveman, foram chamados, respectivamente, de Bioman 2 e Bioman 3, numa jogada de marketing semelhante a usada no Brasil, onde a série Spielvan foi chamada de Jaspion 2. Também foram exibidos Turboranger, Flashman, Jetman e Fiveman. Ainda na Europa, Liveman (exibido com o título de "Bioman"), Turboranger e Jetman (este ultimo, exibido pelo canal regional ETB, dublado na lingua Euskera) foram exibidos na Espanha; Portugal viu a exibição de Turboranger e Jetman, e a TV italiana exibiu Denziman e Goggle V.

Nos anos 80, Bioman, Maskman e Gorenger se tornaram muito populares nas Filipinas. No estado americano do Havaí, algumas séries Super Sentai já tinham sido exibidas desde os anos 70, devido em grande parte ao sucesso de Kamen Rider V3 e Kikaider anteriormente. Nos Estados Unidos, Gorenger foi exibido em Sacramento e São Francisco por um breve período de tempo. Alguns anos mais tarde, alguns episódios de Dynaman foram dublados em inglês e exibidos de forma parodiada no show Night Flight do canal USA Network Television em 1987.

No dia 30 de Janeiro 2022 a editora New Pop anunciou que esta trazendo o manga do primeiro super sentai feito pelo falecido mangaka Shotaro Ishinomori o Himitsu Sentai Gorenger (Esquadrão Secreto Gorenger), Ainda não tem data de quando o manga será publicado. Só se sabe que o titulo sera lancado pela editora em 2022. [4]

Hikounin Sentai Akibaranger[editar | editar código-fonte]

Em 2012, para comemorar 35 anos da franquia Super Sentai, a Toei Company resolveu produzir uma especie de Super Sentai alternativo que seria destinado a adolescentes e adultos, onde no mesmo se usaria sátira para relembrar trechos dos antigos Super Sentai. Esse é o Esquadrão Não-Oficial Akibaranger que conta a historia de Nobuo Akagi, onde ele se torna um super-herói da noite pro dia somente em suas ilusões. Como a série apresenta algum conteúdo adulto, era exibido na madrugada. Pelo fato de não ser uma produção oficial possuiu cerca de 13 episódios. A série surpreendeu a todos em relação a audiência, conseguindo superar ate o Sentai oficial de 2012, e devido a repercussão de Hikounin Sentai foi anunciado uma segunda temporada durante um evento de Super Sentai no Japão, no mesmo ano. Ao todo, Akibaranger durou 26 episódios divididos em duas temporadas.

Tokusatsu GAGAGA[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 2019, foi produzido um Tokudrama baseado no sentai ficcional Shippuudotou Jyushouwan. A história gira em torno de Kano Nakamura que era uma fanática em Tokusatsu desde a infância. Nessa série, os uniformes se baseiam nos Sentais Megaranger, GoGoV, Gaoranger, Gekiranger e Kyoryuger.

A Serie foi produzida pela NHK Nagoya e não tem relação com a TOEI e com a franquia original dos sentais.

Kyusei Sentai Wakusaver[editar | editar código-fonte]

Esta série será lançada na Indonésia patrocinada pela produtora GIGA. Esta série apresentará 2 lados, 1 em que apresentará cenas de ação e 2 que apresentará cenas de ação com personagens femininas. Produzida por Hiki Hajime.

Senpaiger[editar | editar código-fonte]

É na verdade um grupo formado pelos líderes vermelhos de seus respectivos Super Sentai. Exclusivo do filme Zenkaiger vs. Kiramager vs. Senpaiger.

As séries[editar | editar código-fonte]

Ishinomori[editar | editar código-fonte]

Série Título original Tradução literal Exibição original Temática(s) Nº de episódios
1 Himitsu Sentai Gorenger Esquadrão Secreto Goranger 5 de abril de 1975 Espionagem 84
2 J.A.K.Q. Dengeki Tai Equipe Relâmpago JAKQ 9 de abril de 1977 Cartas de baralho 35

Período Showa[editar | editar código-fonte]

Série Título original Tradução literal Título no Brasil Exibição original Temática(s) Nº de episódios
3 Battle Fever J Febre de Batalha J - 3 de fevereiro de 1979 Países

Dança

52
4 Denshi Sentai Denziman Esquadrão Eletrônico Denziman - 3 de fevereiro de 1980 Astronomia

Eletrônica

51
5 Taiyou Sentai Sun Vulcan Esquadrão Solar Sun Vulcan - 7 de fevereiro de 1981 Animais Representando as Forçada Armadas Exército, Marinha e Aeronáutica

Energia Solar

50
6 Dai Sentai Goggle V Grande Esquadrão Goggle V Gigantes Guerreiros Goggle V 6 de fevereiro de 1982 Civilizações antigas

Ginástica rítmica

Pedras preciosas

50
7 Kagaku Sentai Dynaman Esquadrão Científico Dynaman - 5 de fevereiro de 1983 Ciência

Química

51
8 Choudenshi Bioman Super Elétron Bioman - 4 de fevereiro de 1984 Eletrônica

Biologia

51
9 Dengeki Sentai Changeman Esquadrão Relâmpago Changeman Esquadrão Relâmpago Changeman 2 de fevereiro de 1985 Mitologia

Forças Armadas

55
10 Choushinsei Flashman Supernova Flashman Comando Estelar Flashman 1° de março de 1986 Astronomia

Luz

50
11 Hikari Sentai Maskman Esquadrão da Luz Maskman Defensores da Luz Maskman 28 de fevereiro de 1987 Energia espiritual

Artes marciais

51
12 Choujuu Sentai Liveman Esquadrão das Super-Feras Liveman - 27 de fevereiro de 1988 Animais

Conhecimento

49

Período Heisei[editar | editar código-fonte]

Série Título original Tradução literal Título em Portugal Exibição original Temática(s) Nº de episódios
13 Kousoku Sentai Turboranger Esquadrão de Alta Velocidade Turboranger Turbo-Rangers 3 de março de 1989 Veículos

Poluição

Magia

51
14 Chikyuu Sentai Fiveman Esquadrão Terrestre Fiveman - 2 de março de 1990 Educação

Família

48
15 Choujin Sentai Jetman Esquadrão dos Homens-Pássaros Jetman Jetman 15 de fevereiro de 1991 Aves

Aviação

51
16 Kyouryuu Sentai Zyuranger Esquadrão Jurássico Zyuranger - 21 de fevereiro de 1992 Animais pré-históricos 50
17 Gosei Sentai Dairanger Esquadrão Cinco Estrelas Dairanger - 11 de fevereiro de 1993 Mitologia chinesa

Artes marciais

50
18 Ninja Sentai Kakuranger Esquadrão Ninja Kakuranger - 18 de fevereiro de 1994 Arte ninja 53
19 Chouriki Sentai Ohranger Esquadrão Super-Poderoso Ohranger - 3 de março de 1995 Arqueologia

Forças armadas

48
20 Gekisou Sentai Carranger Esquadrão Acelerado Carranger - 1° de março de 1996 Constelações

Trânsito

48
21 Denji Sentai Megaranger Esquadrão Eletromagnético Megaranger - 14 de fevereiro de 1997 Tecnologia digital

Física

51
22 Seijuu Sentai Gingaman Esquadrão das Feras-Estelares Gingaman - 22 de fevereiro de 1998 Astronomia

Animais

50
23 Kyukyu Sentai Go Go V Esquadrão de Resgate GoGo V - 21 de fevereiro de 1999 Equipes de Resgate (Bombeiros, Paramédico, etc) 50
24 Mirai Sentai Timeranger Esquadrão do Futuro Timeranger - 13 de fevereiro de 2000 Viagem no Tempo

Polícia

51
25 Hyakujuu Sentai Gaoranger Esquadrão das Cem Feras Gaoranger - 18 de fevereiro de 2001 Animais 51
26 Ninpuu Sentai Hurricanger Esquadrão dos Ninjas do Vento Hurricanger - 17 de fevereiro de 2002 Arte ninja 51
27 Bakuryuu Sentai Abaranger Esquadrão dos Explodinos Abaranger - 16 de fevereiro de 2003 Dinossauros

Realidade Paralela

Química

Física

Biologia

50
28 Tokusou Sentai Dekaranger Esquadrão de Investigação Especial Dekaranger - 15 de fevereiro de 2004 Policiais Espaciais Metal Hero 50
29 Mahou Sentai Magiranger Esquadrão Mágico Magiranger - 13 de fevereiro de 2005 Mágia

Elementos da Natureza

49
30 Gogo Sentai Boukenger Esquadrão Vibrante Boukenger - 19 de fevereiro de 2006 Arqueológia

Preservação de Relíquias Veículos de Serviço

49
31 Juuken Sentai Gekiranger Esquadrão Punho-de-Fera Gekiranger - 19 de fevereiro de 2007 Energia Espiritual Obtida por Artes marciais Inspiradas em Animais selvagens 49
32 Engine Sentai Go-Onger Esquadrão Motorizado Go-Onger - 18 de fevereiro de 2008 Veículos-Animais

Autorama

Dimensões Paralelas

50
33 Samurai Sentai Shinkenger Esquadrão Samurai Shinkenger - 15 de fevereiro de 2009 Samurais

Origami

49
34 Tensou Sentai Goseiger Esquadrão de Veste Celestial Goseiger - 14 de fevereiro de 2010 Anjos 50
35 Kaizoku Sentai Gokaiger Esquadrão Pirata Gokaiger - 13 de fevereiro de 2011 Piratas Espaciais

Equipes Super Sentai Anteriores

51
36 Tokumei Sentai Go-Busters Esquadrão de Missões Especiais Go Busters - 26 de fevereiro de 2012 Agentes secretos

Mundo Virtual Andróides Baseados em Animais

50
EX1 Hikonin Sentai Akibaranger Esquadrão Não-Oficial Akibaranger - 6 de abril de 2012 Paródia

Super Sentai

Toei Company

13
37 Zyuden Sentai Kyoryuger Esquadrão Eletrossauro Kyoryuger - 17 de fevereiro de 2013 Dinossauros

Carnaval Brasileiro

48
EX2 Hikonin Sentai Akibaranger Season 2 Esquadrão Não-Oficial Akibaranger 2ª temporada - 4 de abril de 2013 Paródia

Super Sentai

Toei Company

13
38 Ressha Sentai ToQger Esquadrão de Trens ToQger - 16 de fevereiro de 2014 Trens

Imaginação

Amizade

Infância

47
39 Shuriken Sentai Ninninger Esquadrão Shuriken Ninninger - 22 de fevereiro de 2015 Ninjas 47
40 Doubutsu Sentai Zyuohger Esquadrão Animal Zyuohger - 14 de fevereiro de 2016 Animais

Cubo Mágico

48
41 Uchuu Sentai Kyuranger Esquadrão Espacial Kyuranger - 12 de fevereiro de 2017 Astronomia

Constelações

Esferas

48
42 Kaitou Sentai Lupinranger VS Keisatsu Sentai Patranger Esquadrão de Ladrões-Fantasma Lupinranger VS Esquadrão Policial Patranger - 11 de fevereiro de 2018 Ladrões

Policiais

51
43 Kishiryu Sentai Ryusoulger Dino Cavaleiros Ryusoulger - 17 de março de 2019 [5] Cavalaria medieval

Dinossauros

48

Período Reiwa[editar | editar código-fonte]

Série Título original Tradução literal Exibição original Temática(s) Nº de episódios
44 Mashin Sentai Kiramager Esquadrão Reluzente Kiramager 08 de Março de 2020 Veículos e Pedras preciosas 45
45 Kikai Sentai Zenkaiger Esquadrão Mecanizado Zenkaiger 07 de Março de 2021

20 de fevereiro de 2021 (aparição no movie)

Antigas equipes Sentais do passado, Tecnologia Mecânica e Universos Alternativos 49
46 Avataro Sentai Donbrothers Esquadrão do Garoto Enérgico Donbrothers 06 de março de 2022 Lenda do Momotarō e transformações de Equipes Super Sentais do Passado 50
47 Ohsama Sentai King-Ohger Esquadrão Majestoso King-Ohger 05 de março de 2023 Reis e Insetos 50
48 Bakuage Sentai Boonboomger Esquadrão de Alta Explosão Boonboomger 03 de março de 2024 Carros e Explosões -

Super Sentai nos animes[editar | editar código-fonte]

Gatchaman é uma série em anime que depois ganha cor. É uma história dos 5 integrantes da organização ninja, que lida contra a organização Galactor. Essa série sofre retaliação tendo cortes nos episódios em alguns países e seus personagens tendo nomes adaptados e também o nome da série, a primeira temporada como G-Force e Batalha dos Planetas e a segunda fase como Eagle Riders. Também é feito um OVA e filme da série.

Essa série também segue a mesma sequência em que um grupo de pessoas operam mechas para formar o robô Go-Lion.

  • Love After World Domination

Cinco jovens, que possui o mesmo design dos uniformes do Gatchaman confrontam a organização Gekko, conhecidos como Super Sentai Gelato. Porém, Fudou Aikawa, Gelato vermelho, acaba se apaixonando por Desumi Magahara, a Princesa Ceifadora, do lado inimigo e para tanto tem de esconder que estão namorando. Também ganha dublagem brasileira.

Exibição no Brasil[editar | editar código-fonte]

Exibição original em Portugal[editar | editar código-fonte]

  • Turboranger - RTP1 (1992-1993) - Legendado / Áudio em francês (episódios 1-29) / Áudio no idioma original (episódio 30 em diante).
  • Jetman - RTP1 (1993-1994) - Legendado / Áudio no idioma original.

Exibição original na Itália[editar | editar código-fonte]

Exibição original na França[editar | editar código-fonte]

  • Bioman - Canal Plus (1985); TF1 (1987).
  • Maskman - TF1 (1988).
  • Flashman - TF1 (1988) - Todos os 50 episódios foram dublados, mas apenas os primeiros 21 episódios foram exibidos.
  • Liveman - TF1 (1989).
  • Turboranger - TF1 (1990) - Apenas os episódios 2 a 29 foram dublados. 30 e 31 também foi dublado, mas não foi exibido por problemas técnicos. O primeiro episódio não foi dublado.
  • Fiveman - TF1 (1991) - 23 dos 48 episódios foram realmente dublados, mas apenas os primeiros 5 episódios foram exibidos.
  • Jetman - TF1 (1993/94) - Apenas 28 dos 51 episódios foram dublados. Alguns episódios foram ignorados porque os psicólogos da rede alegaram que a série foi considerada muito violenta para ir ao ar e foi repentinamente retirada do canal.

Exibição original na Coreia do Sul[editar | editar código-fonte]

Na Coreia do Sul a maioria das séries Super Sentai são exibidos desde Bioman em 1984. Hoje em dia as séries são chamadas de Power Rangers e a maioria tem "Force" em seus nomes.

Exibição original na Espanha[editar | editar código-fonte]

Manga no Brasil[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Whitbrook, James (6 de agosto de 2015). «Secret Origins Of The Japanese Superhero Show That Became Power Rangers». Gizmodo. Consultado em 18 de fevereiro de 2019 
  2. Kelley, Shamus (4 de fevereiro de 2020). «Power Rangers and How It Adapted From Super Sentai». Den of Geek. Consultado em 18 de fevereiro de 2020 
  3. “SUPER SENTAI NÃO VAI ACABAR”, GARANTE PRESIDENTE DA TOEI COMPANY
  4. NEWPOP ANUNCIA O MANGÁ DA PRIMEIRA SÉRIE SUPER SENTAI
  5. Choujuu Sentai Liveman , a primeira série a ir ao ar em duas épocas japonesas diferentes, foi ao ar 43 de seus 49 episódios durante a era Showa e seis episódios na era Heisei; é considerada uma série Showa. Apesar de Ryusoulger ser anunciado como a primeira série Super Sentai da era Reiwa, esta série é considerada uma série da era Heisei, embora apenas os primeiros sete episódios tenham sido exibidos durante aquela era; as séries são baseadas na época em que as séries começaram a manter a consistência.