Symphony OS

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Symphony OS  v  e 
Symphonyosb1pr1.png
Symphony OS com Mezzo
Desenvolvedor Symphony OS Project
Modelo do desenvolvimento Software Livre
Versão estável 2011.7511 Developer Build / 5 de julho de 2011; há 180 semanas e 3 dias
Família GNU
Núcleo Linux
Método de atualização APT
Gerenciamento de pacotes dpkg
Interface Mezzo, Conductor
Licença GNU GPL / Outras
Estado do desenvolvimento Dormente
Website symphonyos.com (em inglês)., acessado pela última vez há 191 semanas e 6 dias
Origem comum
Portal do Software Livre

Symphony OS, SymphonyOne ou Symphony Linux, é um Live CD baseado em sistema operacional Linux, desenvolvido por Ryan Quinn, Jason Spisak e Alexandre Drummond . A distribuição está dormente.[1]

O primeiro Symphony OS é baseado no Knoppix. Desde de Maio de 2006, já não é baseado no Knoppix, mas sim no Debian instável, e possui um hard drive de instalação funcional. Symphony OS 2007 Preview, foi baseado no Ubuntu 7.04.[2] SymphonyOne foi lançado em 1 de abril de 2008. O lançamento da versão 2008.1 baseado no Ubuntu 7.10.

A principal diferença entre Symphony OS e outras distribuições é a adição do ambiente de desktop Mezzo. Este ambiente, como outros aspectos do Symphony, foi projetado com um olho para a extrema simplicidade e usabilidade. Um exemplo é que as redes-WLAN podem trabalhar automaticamente sem nenhuma ação do usuário. Symphony também inclui seu próprio ambiente de aplicação orientada Mozilla-driven, chamado Orchestra.

Symphony OS usa um sistema de pacotes customizáveis, utilizando o *.sym formato de pacote, através de uma interface gráfica simples, um usuário pode instalar qualquer aplicativo na biblioteca Symphony sem lidar com o "inferno de dependências" . Porque Symphony é baseado no Debian, que também suporta o formato de pacotes do Debian.

Orchestra[editar | editar código-fonte]

Orchestra é uma incompleta (RAD) ambiente que está sendo escrito para Symphony OS. Ela permite que programas compostos de HTML e CGI-estilo Perl para rodar como GUI local para aplicações.

Orchestra é composta de duas partes principais: uma leve localhost somente servidor HTTP escrito em Perl, e uma versão reduzida Mozilla renderização. Porque Mozilla é usado como base para a renderização do Orquestra, os aplicativos podem utilizar as seguintes tecnologias:

Mezzo[editar | editar código-fonte]

Mezzo é o ambiente desktop criado por Ryan Quinn com base em designs de Jason Spisak. Adicionado a Symphony OS, que tem por objetivo apresentar uma nova forma de apresentar dados para o usuário. Mezzo dispõe de conceitos-padrão como "O desktop é uma pasta" e sistemas de menus aninhados e em vez disso apresenta todas as informações necessárias diretamente para o usuário através do desktop principal e quatro mesas alvos para as tarefas e arquivos relacionados ao sistema, programas, arquivos e lixeira. Os desenvolvedores afirmam que isso torna o trabalho mais fácil de usar. Um novo ambiente de desktop chamado Conductor está em desenvolvimento.[3]

Leitura complementar[editar | editar código-fonte]

Referênces[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.