Kubuntu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Kubuntu  v  e 
Logotipo
Captura de tela
Kubuntu 13.10 "Saucy Salamander"
Desenvolvedor Blue Systems e outros
Arquiteturas ppc x86 x86-64
Modelo do desenvolvimento Software Livre
Lançado em 8 de abril de 2005 (9 anos)
Versão estável 12.04 / 26 de abril de 2012; há 126 semanas e 5 dias
Língua natural Multi-lingual
Família Ubuntu
Núcleo Linux
Método de atualização dpkg
Gerenciamento de pacotes APT (PackageKit)
Interface KDE
Estado do desenvolvimento Corrente
Website www.kubuntu.org. (em inglês)., acessado pela última vez há 118 semanas e 6 dias
Posição no Distrowatch 17ª (em inglês, em espanhol, em francês, em alemão, em tcheco/checo, em japonês e em chinês).
Origem comum  Ilha de Man
Portal do Software Livre

Kubuntu é um projeto derivado do Ubuntu, uma distruibuição do sistema operacional GNU/Linux. Na verdade o Kubuntu e o Ubuntu (assim como Xubuntu e Edubuntu) são o mesmo projeto, mas ao contrário do Ubuntu, que vem com o ambiente gráfico Gnome, ele vem com o KDE e programas feitos para KDE, como o navegador Konqueror, Kontact (para emails, RSS e calendário) e Amarok, o tocador de músicas. Ele usa o mesmo repositório de pacotes que o Ubuntu.

A proposta do Kubuntu é oferecer um sistema operacional/operativo onde qualquer pessoa possa utilizá-lo, sem dificuldades, independente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. A distribuição deve ser constituída totalmente de software gratuito e livre, além de isenta de qualquer taxa.

A Comunidade Kubuntu/Ubuntu se ajuda mutuamente, não havendo distinção de novatos ou veteranos; a informação deve ser compartilhada para que se possa ajudar quem quer que seja, independente do nível de dificuldade.

Nome[editar | editar código-fonte]

O nome Kubuntu é a junção do K de KDE mais a palavra Ubuntu que significa "humanidade para com os outros" num dialeto sul africano chamado Bemba. Kubuntu é pronunciado da seguinte maneira /kùbúntú/ (ku-BÚN-tu).

Diferenças do Ubuntu[editar | editar código-fonte]

A versão padrão do Ubuntu vem com o desktop Gnome + programas Gnome (ex: Evolution) + ferramentas administrativas para Gnome (ex: Synaptic). A versão padrão do Kubuntu vem com o desktop KDE + programas KDE (ex: Kontact) + ferramentas administrativas para KDE (ex: Adept). Entretanto, estes são apenas os programas instalados por padrão. Alguém pode instalar o Ubuntu e então instalar o KDE, ou mesmo o 'metapacote' Kubuntu para ter todos os programas do Kubuntu. Ou mesmo ter uma mistura dos dois, de acordo com preferência. Há algumas desvantagens em fazer isso, já que será necessário mais espaço no disco e mais memória, já que o Gnome usa uma biblioteca chamada GTK e o KDE usa o Qt, mas é pouca coisa para computadores modernos. Para computadores realmente antigos, talvez o mais aconselhável seja a utilização da variante Xubuntu.

Lista de programas[editar | editar código-fonte]

Na versão 11.04, que também é Live CD, a lista de programas inclui:

Além dos programas para Linux, o Kubuntu 11.04 vem com alguns programas em versão para Windows, para estimular os usuários a conhecer os programas e se familiarizar com o conceito open source.

Lançamentos[editar | editar código-fonte]

CDs da versão 7.04 de Kubuntu.

Uma nova versão da família Ubuntu é lançada semestralmente, e cada lançamento tem um codenome e um número de versão. O número de versão é baseado no ano e no mês de lançamento. Por exemplo o Ubuntu 4.10 foi lançado em Outubro de 2004 e teve o codenome Warty Warthog. As distribuições derivadas costumam ser lançadas no mesmo dia ou com um pequeno atraso. A versão mais recente do Kubuntu é 14.04 (Trusty Tahr).

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons

Oficiais[editar | editar código-fonte]

Não-oficiais[editar | editar código-fonte]