Poseidon Linux

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde março de 2012).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Poseidon Linux  v  e 
Logotipo
Captura de tela
Poseidon GNU/Linux 4, ambiente de trabalho Gnome mostrando o menu com os programas especiais instalados
Desenvolvedor PoseidonLinux.org (Fundação Universidade Federal do Rio Grande)
Arquiteturas x86 x86-64
Modelo do desenvolvimento Software Livre
Lançado em 2004 (9–10 anos)
Versão estável 4.0 / 27 de julho de 2011; há 142 semanas e 4 dias
Língua natural Português, Multilíngue
Mercado-alvo Universitários, professores, pesquisadores, pessoas envolvidas em atividades educativas
Família Ubuntu
Núcleo Linux
Método de atualização dpkg
Gerenciamento de pacotes APT, Synaptic
Interface GNOME
Licença GNU GPL / Outras
Estado do desenvolvimento Corrente
Website www.poseidon.furg.br (em português) , acessado pela última vez há 254 semanas e 3 dias
Posição no Distrowatch 185ª (em inglês, em espanhol, em francês, em alemão, em tcheco/checo, em japonês e em chinês
Origem comum  Brasil
Portal do Software Livre

Poseidon é uma distribuição completa de GNU/Linux brasileira, desenvolvida para uso acadêmico (educacional e científico) que inclui programas para as áreas de matemática, química, geoprocessamento, estatística, bioinformática, entre outras. O nome desta distribuição deriva do personagem mitológico grego que regeria os mares, já que o grupo original de idealizadores são -na sua maioria, mas não exclusivamente- Oceanógrafos ou Biólogos Marinhos.

Atualmente está na versão 4.0, baseada no último Ubuntu com suporte de longo prazo 10.04 LTS. A Canonical, empresa que produz o Ubuntu Linux, garante atualizações por até 3 anos para as versões LTS, e a equipe Poseidon busca essa estabilidade e confiabilidade para dar suporte à sua distribuição para uso científico e acadêmico.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Trata-se de uma distribuição Linux para uso acadêmico / científico / educacional, composta majoritariamente por Software Livre (mas contém também algumas aplicações proprietárias), baseada primeiramente no Kurumin Linux e agora no Ubuntu Linux, e influenciada pelo Quantian Linux [1].

Todos os programas podem funcionar a partir do live-DVD ("bootável"), sendo possí­vel utilizar todos os programas sem instalar absolutamente nada. Existe também a opção (recomendável) de instalar no computador se o usuário assim desejar. Na instalação, podem ser criadas várias partições no disco rígido do computador e instalar o Poseidon Linux em uma delas, separado do(s) outro(s) sistema(s) operacional/ais que o usuário tenha ou queira ter no seu computador. Um administrador de arrancada (boot manager) permitirá escolher em qual sistema o usuário deseja trabalhar em cada seção.

A ideia do projeto é disponibilizar uma distribuição estável para usar em computadores (de mesa e portáteis) nas universidades, escolas, institutos de pesquisa, e também para uso doméstico. Assim, não é relançado tão freqüentemente como a base Ubuntu, mas quando os pacotes incluídos (muitos além do padrão Ubuntu e Gnome) alcançam uma porcentagem de atualização e segurança que requerem uma remasterização de um novo Poseidon. Assim, opta-se pelas versões com suporte de longo prazo LTS do Ubuntu para maior segurança e durabilidade.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Poseidon Linux


Este artigo relativo a GNU/Linux é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.