Trisquel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes (desde setembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde setembro de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Trisquel GNU Linux 5.5 screenshot.jpg

Trisquel GNU/Linux é uma versão do sistema operacional GNU que utiliza o kernel Linux-libre. Os principais objetivos do projeto são a produção de um sistema operacional totalmente livre e com suporte a vários idiomas. As versões atuais incluem traduções para os idiomas galego, inglês, espanhol, catalão, vasco, chinês, francês e português.

O nome do projeto é oriundo do símbolo celta trisquel, formado por três espirais entrelaçadas. O logo tipo da distribuição consiste em um trisquel feito da união dos três "redemoinhos" de Debian, como mostra do reconhecimento ao projeto na qual está baseado.

O projeto nasceu em 2004 com o patrocínio da Universidad de Vigo, e foi oficialmente apresentada em Abril de 2005 com Richard Stallman, fundador do projeto GNU, como convidado especial. Foi inicialmente desenvolvida como uma distribuição baseada em Debian, porém os repositórios originais foram mudados pelos do Ubuntu com a publicação da versão 2.0, no verão de 2008. O projeto hospeda seus próprios repositórios, que derivam dos "main" e "universe" do Ubuntu, porém com todo o software proprietário eliminado. As diferenças incluem a eliminação de todos os pacotes não-livres e a substituição do kernel linux original pela versão sem firmware proprietário linux-libre, e a adição de diversos pacotes.

Em 11 de dezembro de 2008, Trisquel GNU/Linux foi incluída pela Free Software Foundation na lista das distribuições GNU/Linux 100% livres disponíveis no website do GNU, seguindo o processo de verificação para assegurar o compromisso da equipe de desenvolvimento do Trisquel e sua comunidade para promover e distribuir tão somente software 100% livre.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Trisquel
Ícone de esboço Este artigo sobre software livre é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.