Usuário:Music01/Testes/Magia (álbum)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Swish Swish"
Single de Katy Perry com a participação de Nicki Minaj
do álbum Witness
Lançamento 19 de maio de 2017 (2017-05-19)
Formato(s) Download digital
Gravação 2017;
Unsub Studios
(Los Angeles, Califórnia)
Blasé Boys Studios
(Hertfordshire)
Jungle City Studios
(Nova Iorque)
Glenwood Place Studios
(Burbank, Califórnia)
Gênero(s) EDM
Duração 4:02
Gravadora(s) Capitol
Composição Katy Perry, Adam Dyment, Sarah Hudson, PJ "Promnite" Sledge, Onika Maraj, Brittany Hazzard
Produção Duke Dumont, PJ Sledge (adicional), Noah Passovoy (adicional e vocal)
Cronologia de singles de Katy Perry
"Bon Appétit"
(2017)
"Feels"
(2017)
Cronologia de singles de Nicki Minaj
"Kissing Strangers"
(2017)
"Rake It Up"
(2017)
Lista de faixas de Witness
"Roulette"
(3)
"Déjà Vu"
(5)

"Swish Swish" é uma canção da cantora estadunidense Katy Perry, contida em seu quinto álbum de estúdio Witness (2017). Conta com a participação da rapper trinidiana Nicki Minaj, e foi composta por ambas juntamente com Duke Dumont, Sarah Hudson, PJ "Promnite" Sledge e Brittany Hazzard, sendo produzida por Dumont, com Sledge servindo como produtor adicional e Noah Passovoy como produtor adicional e vocal. A sua gravação ocorreu em 2017 nos estúdios Unsub Studios em Los Angeles, Califórnia, Blasé Boys Studios em Hertfordshire, Jungle City Studios em Nova Iorque e Gleenwood Place Studios em Burbank, Califórnia. A faixa foi lançada em 19 de maio de 2017 pela Capitol Records juntamente com a pré-venda de Witness, servindo como o terceiro single do disco, sendo posteriormente promovida para as rádios pop.

Perry, fã dos trabalhos de Dumont, chamou-o para trabalhar em seu novo disco, tendo anteriormente desenvolvido com ele a faixa "Every Day is a Holiday" para a campanha natalina das lojas H&M. Nicki Minaj, por sua vez, recebeu algumas músicas da cantora e demonstrou preferência em "Swish Swish"; ela também já havia colaborado com Perry anteriormente, que co-compôs a música "Get on Your Knees", que acabou constando em seu álbum The Pinkprint (2014) como uma parceria com Ariana Grande. Em termos musicais, "Swish Swish" é uma canção EDM com influências house que inclui piano, teclados, sintetizadores e baterias como sua instrumentação, apresentando demonstrações de "Star 69", de Fatboy Slim, que por sua vez interpola "I Get Deep", de Roland Clark. Liricamente, é uma canção sobre lutar contra ameaçadores, usando metáforas de basquetes para falar sobre superar pessoas com ódio e prosperar. Após seu lançamento, a mídia sugeriu que a obra seria uma resposta a "Bad Blood", de Taylor Swift, que por sua vez teria como sujeito Perry.

"Swish Swish" foi recebida de forma mista por críticos musicais, que ficaram divididos em relação a sua produção e suas letras, embora os versos de Minaj tenham sido criticados positivamente. Comercialmente, liderou a Mexico Inglés Airplay da Billboard e listou-se nas trinta melhores posições em países como Austrália, Canadá, França e Reino Unido. Nos Estados Unidos, obteve a 46.ª posição como melhor na Billboard Hot 100 e tornou-se o décimo oitavo número um consecutivo de Perry na genérica Hot Dance Club Songs. Um lyric video da canção foi lançado em 3 de julho de 2017 e apresenta a cantora e celebridade virtual Gretchen, que dança ao som da canção acompanhada do grupo Fitdance. O vídeo oficial, dirigido por Dave Meyers, foi divulgado em 24 do mês seguinte e retrata um jogo de basquete entre os "Tigers" e os "Sheeps", tendo a participação de diversas celebridades. Perry apresentou "Swish Swish" em diversas ocasiões, incluindo o programa humorístico Saturday Night Live, a final do reality show The Voice Australia e os MTV Video Music Awards de 2017, vindo a incluí-la no repertório de sua turnê Witness: The Tour (2017-18).

Antecedentes e lançamento[editar | editar código-fonte]

Perry e Minaj já haviam trabalhado juntas anteriormente à "Swish Swish", participando juntas do programa VH1 Divas (imagem), e com a primeira co-compondo "Get on Your Knees" para o disco The Pinkprint (2014) da segunda.

Após os términos das atividades promocionais de seu álbum anterior Prism (2013), Perry comentou ao The New York Times que estava na "fase de pesquisa e desenvolvimento" de um novo álbum. Ela decidiu fazer um hiato após concluir a turnê The Prismatic World Tour (2014-15) para "dar um descanso à minha saúde mental", antes de começar o processo de composição e gravação de novas faixas em junho seguinte. A intérprete sentiu-se "refrescada" após este período, tendo mais de 40 faixas "em progresso" antes do final de 2016. A artista mais tarde disse ao radialista Ryan Seacrest que não estava "apressando" seu novo álbum, acrescentando: "Eu apenas estou me divertindo muito, mas também experimentando e tentando diferentes produtores, colaboradores e estilos".

Um dos colaboradores do novo projeto foi o produtor britânico Duke Dumont, que produziu "Every Day Is a Holiday", faixa gravada por Perry para a campanha natalina de 2015 da H&M; em julho de 2016, em entrevista ao The Times of India, ele expressou interesse em trabalhar com a cantora novamente, dizendo: "Eu totalmente adoraria retornar ao estúdio com ela para um novo single. Acho que poderíamos mudar um pouco as coisas para a próxima música. Quem sabe o que poderíamos fazer?". Eventualmente, eles se encontraram e a parceria resultou em "Swish Swish", com Dumont declarando que Perry era fã de seus trabalhos e que eles mantiveram contato, notando que "a visão dela do álbum não estava muito longe do que eu faço" e adicionando: "Trabalhando nesse projeto, foi bom ver a visão dela para o álbum e poder ajudar com isso. Estou genuinamente animado para a música". O produtor também disse que "foi um processo muito fácil e nós fizemos a canção rapidamente. E, então, há duas semanas atrás, eu soube que [Nicki Minaj] estaria nela, foi muito rápido".

A participação de Minaj na faixa foi descoberta apenas pouco antes de seu lançamento. Minaj e Perry já haviam colaborado anteriormente, regravando "Girls Just Want to Have Fun" para o programa VH1 Divas, e com Perry co-compondo "Get on Your Knees" para o álbum The Pinkprint (2014) de Minaj; ela, porém, não teve tempo de gravar seus vocais, e Ariana Grande acabou ficando com suas partes. Conforme lembrado pela cantora, "nós sempre quisemos colaborar, fizemos muitas coisas juntas. (...) fizemos um programa no VH1. (...) Eu mostrei a ela várias músicas antes do lançamento das outras e ela gostou mais de 'Swish Swish', e fez muita justiça a ela. Sinceramente, eu queria que ela fizesse a música toda". Perry também falou sobre as habilidades de rima de Minaj, comentando: "Com Nicki, ela é uma [chefe] para a qual você pode mandar qualquer coisa e o jogo de rimas dela é louco". Em 18 de maio, Perry anunciou em suas redes sociais que "Swish Swish" seria lançada no dia seguinte, com a participação de Nicki Minaj. A faixa foi lançada no dia seguinte como o terceiro single de seu quinto álbum de estúdio Witness, juntamente com a pré-venda do disco. A capa do single apresenta a mão de Perry segurando recibos de um local chamado "Karma Coffee & Tea". No mesmo dia, o áudio oficial da canção foi disponibilizado na conta da artista na Vevo. Em 26 de maio seguinte, a Capitol Records confirmou oficialmente que iria trabalhar "Swish Swish" nas rádios pop. Três remixes diferentes foram lançados; os dois primeiros, feitos por Cheat Codes e Valentino Khan em 30 de junho, e o terceiro, feito por Blonde, em 25 de agosto.

Gravação e composição[editar | editar código-fonte]

"Swish Swish" foi gravada em quatro estúdios diferentes: Unsub Studios em Los Angeles, Califórnia, Blasé Boys Studios em Hertfordshire, Jungle City Studios em Nova Iorque e Glenwood Place Studios em Burbank, Califórnia. Foi composta por Perry e Minaj juntamente com Sarah Hudson, Duke Dumont, PJ "Promnite" Sledge e Brittany Hazzard, sendo produzida por Dumont, que também tocou teclados, sintetizadores e baterias e realizou a programação musical. Sledge, por sua vez, serviu como produtor adicional e também tocou teclados, enquanto Noah Passovoy encarregou-se da produção adicional e vocal e forneceu teclados adicionais e programação. A engenharia foi realizada por Rachael Findlen, com assistência de Zeke Mishanec e adição de Aubry "Big Juice" Delaine, que gravou os vocais de Minaj e teve Ian Findlay como assistente na engenharia dos vocais. Juntamente com o resto do disco, Serban Ghenea mixou a obra nos MixStar Studios em Virginia Beach, Virgínia, com John Hanes responsabilizando-se pela engenharia do processo. Randy Merrill a masterizou nos Sterling Sound em Nova Iorque.

Com duração de quatro minutos e dois segundos, "Swish Swish" é musicalmente uma canção EDM com inspirações da house music, e contém demonstrações de "Star 69", de Fatboy Slim, que por sua vez interpola "I Get Deep", de Roland Clark. Raisa Bruner, da Time, a definiu como uma 'faixa hip hop festiva", enquanto Lauren O'Neill, do portal Noisey, identificou sons urbanos no número. Sua linha do baixo foi notada por ser similar a "What They Say", de Maya Jones Coles. A música inicia-se com um piano esparso, antes da "batida pronta para boates" começar. De acordo com a partitura publicada pela BMG Rights Management no portal Musicnotes.com, "Swish Swish" está definida na assinatura de tempo comum, com um ritmo moderadamente rápido e energético de 120 batidas por minuto. É composta no tom de fá maior, com os vocais de Perry abrangendo-se entre as notas de mi bemol3 e lá bemol4. A canção segue uma progressão harmônica formada pelas notas de dó menor7, lá bemol maior7, sol menor7 e fá menor7.

Liricamente, a composição usa metáforas de basquete pra falar sobre superar os invejosos. Conforme notado por Da'Shan Smith, da Billboard, ela é "visada para um 'cordeiro' que é 'calculista' mas não capaz de rebaixar os espíritos de Perry". Em entrevista ao The Tonight Show with Jimmy Fallon, a artista comentou que a faixa representa "uma liberação de todos os negativos que não lhe servem" como parte do tema de "liberação completa" do álbum Witness. As primeiras linhas da obra começam com a intérprete comparando-se a um tigre, declarando: "Um tigre / Não perde o sono / Não precisa de opiniões / De uma egoísta ou de um cordeiro". Em seguida, ela proclama: "Você é calculista / Eu entendi a sua / Porque você é um coringa / E eu sou a rainha assassina de camarote". No refrão, Perry "docemente" canta: "Jogada perfeita / Mais uma na cesta / Não toque nisso / Mais uma no caixão". As rimas de Minaj referenciam suas brigas no rap e o grupo de hip hop Migos, nomeadamente: "Brigas de rap só me deixam mais rica / Minha vida é um filme, nunca saio de cena / Eu e meus amigos, não, não falo do Offset".

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Após o seu lançamento, várias publicações e resenhistas sugeriram que "Swish Swish" seria uma resposta a "Bad Blood", de Taylor Swift, que por sua vez teria Perry como sujeito. Na época do lançamento de 1989, álbum no qual a faixa foi incluída, Swift concedeu uma entrevista para a Rolling Stone na qual abordou uma então inédita canção composta em tom de vingança, chamada "Bad Blood", comentando: "Por anos eu nunca tive certeza se éramos amigas ou não. (...) Aí, ano passado, ela fez algo terrível. E eu pensei 'oh, somos inimigas'. E nem foi sobre um garoto. Tem a ver com negócios. Ela basicamente tentou boicotar uma turnê". Momentos após a divulgação da entrevista, Perry divulgou em seu Twitter a mensagem "prestem atenção na Regina George em pele de cordeiro", fazendo com que a mídia passasse a especular que a faixa se tratava dela". Na época, jornalistas comentaram que Perry teria contratado para a sua futura The Prismatic World Tour dançarinos da turnê The Red Tour de Swift sem o consentimento desta, o que teria causado o desentendimento entre as duas.

Antes de "Swish Swish" ser lançada, Perry foi questionada se teria uma resposta à canção de Swift em Witness, ao que respondeu: "Acho que [meu novo álbum é] um disco muito empoderado. Não tem nada que esteja se referindo a alguém. Uma coisa que se deve notar é: não confunda a bondade com fraqueza e não se meta comigo. Ninguém. (...) E isso não é para ninguém, e não diga para mim que é, porque não é. Não é sobre isso. Sinceramente, quando as mulheres se reunirem e decidirem se unir, esse mundo será um lugar melhor. Ponto final, fim da história. Mas, deixe-me dizer: para tudo tem uma reação ou uma consequência, então não se esqueça disso, querido". Mais tarde, perguntada por Jimmy Fallon em seu talk-show se a música estava direcionada a alguém em particular, ela apenas respondeu que era um hino anti-bullying. Em 22 de maio de 2017, após cantar a faixa participando do quadro Carpool Karaoke no The Late Late Show with James Corden, Perry foi novamente questionada se havia se desentendido com Swift e sobre uma relação entre a intérprete a canção, respondendo:

Créditos[editar | editar código-fonte]

Todo o processo de elaboração de "Swish Swish" atribui os seguintes créditos:[1]

Gravação
Publicação
  • Publicada pelas seguintes empresas: When I'm Rich You'll Be My Bitch (ASCAP) — administrada pela WB Music Corp. —, Adam George Dyment, Italians Do It Better/Prescription Songs/Unsub Pub (ASCAP), Paul M. Sledge (ASCAP), Harajuku Barbie Music/Songs of Universal Inc. (BMI), People Over Planes/These Are Songs of Pulse (ASCAP), WB Music Corp. em nome da Greyhound Music (ASCAP) e Central P.E.C. Music (ASCAP)
  • Esta composição contém trechos de "I Get Deep", escrita e interpretada por Roland Clark e publicada pela WB Music Corp. em nome da Greyhound Music (ASCAP) e da Central P.E.C. Music (ASCAP)
  • A participação de Nicki Minaj é uma cortesia da Young Money Entertainment/Cash Money Records/Republic Records
Produção

Desempenho nas tabelas musicais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. (2017) Créditos do álbum Witness por Katy Perry, pg. 4, 14 [CD]. Capitol Records (060255769935).
  2. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (Media Control Charts)» (em alemão). Media Control Charts. Consultado em 26 de maio de 2017 
  3. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (ARIA Charts)» (em inglês). ARIA Charts. Consultado em 11 de setembro de 2017 
  4. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (Ö3 Austria Top 40)» (em inglês). Ö3 Austria Top 40. Consultado em 11 de setembro de 2017 
  5. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (Ultratip Flandres)» (em inglês). Ultratip. Consultado em 12 de setembro de 2017 
  6. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (Ultratip Valônia)» (em inglês). Ultratip. Consultado em 12 de setembro de 2017 
  7. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (Canadian Hot 100)» (em inglês). Canadian Hot 100. Consultado em 12 de setembro de 2017 
  8. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (National-Report)» (em inglês). National-Report. Consultado em 12 de setembro de 2017 
  9. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (The Official Charts Company)» (em inglês). The Official Charts Company. Consultado em 11 de setembro de 2017 
  10. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (IFPI Slovenská Republika)» (em inglês). IFPI Slovenská Republika. Consultado em 29 de maio de 2017 
  11. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (Productores de Música de España)» (em inglês). Productores de Música de España. Consultado em 12 de setembro de 2017 
  12. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (Billboard Hot 100)» (em inglês). Billboard Hot 100. Consultado em 31 de maio de 2017 
  13. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (Pop Songs)» (em inglês). Pop Songs. Consultado em 12 de setembro de 2017 
  14. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (Dance/Electronic Songs)» (em inglês). Dance/Electronic Songs. Consultado em 12 de setembro de 2017 
  15. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (Hot Dance Club Songs)» (em inglês). Hot Dance Songs. Consultado em 11 de julho de 2017 
  16. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (Philippine Hot 100)» (em inglês). Philippine Hot 100. Consultado em 12 de setembro de 2017 
  17. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (IFPI Finlândia)» (em inglês). IFPI Finlândia. Consultado em 31 de maio de 2017 
  18. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (Syndicat National de l'Édition Phonographique)» (em inglês). Syndicat National de l'Édition Phonographique. Consultado em 12 de setembro de 2017 
  19. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (Magyar Hanglemezkiadók Szövetsége)» (em inglês). Magyar Hanglemezkiadók Szövetsége. Consultado em 12 de setembro de 2017 
  20. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (Irish Recorded Music Association)» (em inglês). Irish Recorded Music Association. Consultado em 12 de setembro de 2017. Para maiores informações sobre o desempenho da canção nas tabelas irlandesas, digite "Swish Swish" ao lado do campo "Filter". 
  21. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (Media Forest)» (em inglês). Media Forest. Consultado em 12 de setembro de 2017 
  22. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (Federazione Industria Musicale Italiana)» (em italiano). Federazione Industria Musicale Italiana. Consultado em 26 de maio de 2017 
  23. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (The Official Lebanese Top 20)» (em inglês). The Official Lebanese Top 20. Consultado em 12 de setembro de 2017 
  24. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (Mexico Inglés Airplay)» (em inglês). Mexico Inglés Airplay. Consultado em 12 de setembro de 2017 
  25. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (NZ Top 10 Heatseekers Singles)» (em inglês). NZ Top 10 Heatseekers Singles. Consultado em 26 de maio de 2017 
  26. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (MegaCharts)» (em inglês). MegaCharts. Consultado em 12 de setembro de 2017 
  27. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (Związek Producentów Audio Video)» (em polonês). Związek Producentów Audio Video. Consultado em 12 de setembro de 2017 
  28. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (Associação Fonográfica Portuguesa)» (em inglês). Associação Fonográfica Portuguesa. Consultado em 12 de setembro de 2017 
  29. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (UK Singles Chart)» (em inglês). UK Singles Chart. Consultado em 2 de outubro de 2017 
  30. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (IFPI Česká Republika)» (em inglês). IFPI Česká Republika. Consultado em 12 de setembro de 2017 
  31. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (Sverigetopplistan)» (em inglês). Sverigetopplistan. Consultado em 12 de setembro de 2017 
  32. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (Schweizer Hitparade)» (em inglês). Schweizer Hitparade. Consultado em 28 de maio de 2017 
  33. «Katy Perry e Nicki Minaj – Swish Swish (Euro Digital Songs)» (em inglês). Euro Digital Songs. Consultado em 12 de setembro de 2017 
  34. «Music Canada - Gold/Platinm - Swish Swish» (em inglês). Music Canada. Consultado em 14 de março de 2017 
  35. «RIAA – Gold & Platinum – Swish Swish» (em inglês). Recording Industry Association of America. Consultado em 15 de setembro de 2017 
  36. «Award - BPI» (em inglês). British Phonographic Industry. Consultado em 12 de outubro de 2017