Ressaca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ressaca
Ressaca
"A Ressaca", retrato de Suzanne Valadon por Toulouse-Lautrec
Especialidade neurologia, psiquiatria, narcology
Classificação e recursos externos
CID-10 G44.83, F10
MedlinePlus 002041
A Wikipédia não é um consultório médico. Leia o aviso médico 

A veisalgia, conhecida popularmente como ressaca, descreve a soma dos efeitos fisiológicos desagradáveis que se segue a uma grande ingestão de bebida alcoólica. As características mais comumente relatadas incluem cefaleia, náusea, sensibilidade à luz e a ruídos, letargia, disforia, diarreia e sede, tipicamente quando os efeitos tóxicos do álcool começam a desaparecer. Embora a ressaca possa ser sofrida a qualquer tempo, geralmente aparece pela manhã após uma noite de bebedeira. Além dos sintomas físicos, uma ressaca também pode incluir sintomas psicológicos, como depressão e ansiedade.

Causas

É um tipo de crise de abstinência.[1][2] Como qualquer outra bebida ou alimento, o álcool é metabolizado e distribuído pela corrente sanguínea para todas as células do corpo. A sensação de embriaguez e relaxamento ocorre quando ele chega ao cérebro. É o momento da intoxicação. O corpo faz um grande esforço para dar conta das doses excessivas. Quem mais trabalha é o fígado, que precisa produzir enzimas para absorvê-lo, transformá-lo em gordura e secretá-lo pela bile. Quando o trabalho acaba, o fígado quer mais e entra numa espécie de depressão, desorganizando todo o metabolismo. O sistema nervoso, que também foi acelerado, tem uma reação parecida. O resultado é uma queda da força muscular, dor de cabeça, enjoo, diarreia, sensibilidade à luz e um cansaço enorme.

Quando bebemos, o fígado liberta uma enzina designada por "álcool desidrogenase" (ADH), que transforma o etanol numa substância química chamada "acetaldeído". Neste processo é gerado outro químico, o acetato, através da acção da enzima aldeído desidrogenase (ALDH). O acetato é normalmente considerado inofensivo e até benéfico para a saúde, mas quando exposto ao acetaldeído causa os sintomas da ressaca, como a dor de cabeça e as náuseas[3].

Ver também

Referências