Ressaca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Ressaca é o aumento da atividade marítima costeira em decorrência da atuação de Campos de Vento em alto mar. Dentro das alterações observadas podemos destacar o aumento das ondas, tanto em tamanho quanto força, que costumam avançar sobre a faixa de areia, não raramente adentrando áreas urbanizadas inclusive causando prejuízos e a elevação da maré. Ressacas podem causar mortes, geralmente quando desavisados sobem nas pedras para observar o mar e são levados por ondas mais fortes. O conjunto de características das ressacas variam muito de acordo com a morfologia do litoral, praia ou estuário. Muitas vezes o mar pode avançar centenas de metros sobre a orla. As ressacas são períodos de agitação marítima causada pela atuação de ventos em mesoescala, ou seja: em uma vasta área, com milhares de km². Os ventos promovem a formação de grandes vagas em alto mar, que originam ondas de tamanhos anormais na orla. No Brasil, as Ressacas são provocadas após a passagem dos sistemas frontais (frentes frias) e atingem principalmente os estados do Sudeste e Sul, especialmente o Rio Grande do Sul por ser o Estado mais meridional do país. Entretanto, as maiores agitações observadas são causadas por Ciclones (Furacões ou Tufões), basicamente gigantescos centros de Baixa Pressão especialmente no Hemisfério Norte. Ressacas não devem ser confundidas com Maremotos ou Ondas de Maré, que são causados por abalos sísmicos e constituem-se em uma ou duas ondas com dimensões que podem causar verdadeiras catástrofes, enquanto as ressacas atuam durante alguns dias com constante agitação marítima anormal.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.