Esporte Clube Cruzeiro (Porto Alegre): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
GOE (discussão | contribs)
m Revertidas a edição de 201.40.143.163 (5k)
Linha 28: Linha 28:
O ''' Esporte Clube Cruzeiro ''' é um clube [[brasil]]eiro de [[futebol]], sediado em [[Porto Alegre]], capital do [[Estado do Rio Grande do Sul]]. Foi o primeiro clube gaúcho a excursionar pela [[Europa]], no ano de [[1953]].
O ''' Esporte Clube Cruzeiro ''' é um clube [[brasil]]eiro de [[futebol]], sediado em [[Porto Alegre]], capital do [[Estado do Rio Grande do Sul]]. Foi o primeiro clube gaúcho a excursionar pela [[Europa]], no ano de [[1953]].


==História==
O SEGUNDO MAIOR CLUBE DE PORTO ALEGRE , FICANDO ATRÁS APENAS DO GRÊMIO IMORTAL TRICOLOR
O Cruzeiro foi fundado no dia [[14 de julho]] de [[1913]]. Uma agremiação que desbravou o mundo e originou as categorias de base no [[Rio Grande do Sul]]. Inicialmente, fora sugerido o nome de "14 de Julho" para o novo clube, devido ao dia de sua fundação. Porém, um dos fundadores sugeriu que se chamasse Cruzeiro.


O primeiro estádio do clube foi a Vila Cruzeiro, que estava localizada na Estrada do Mato Grosso (atual Avenida Bento Gonçalves, no [[Partenon (Porto Alegre)|Bairro Partenon]]). Em 1920 o Cruzeiro mudou-se para o Caminho do Meio, estádio onde ficou durante 18 anos. No ano de [[1929]], depois de ter conquistado a cidade por duas vezes, [[1918]] e [[1921]], conquistou o Estado, na sua primeira participação (participou, depois, dos campeonatos de [[1961]] a [[1965]], [[1968]] a [[1973]], [[1976]] a [[1979]]).


O Cruzeiro teve na sua história altos e baixos. Nos primeiros 50 anos de sua existência, foi um clube que incomodava os grandes times, chegando a ser reconhecido como a terceira força de [[Porto Alegre]], atrás apenas de [[Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense|Grêmio]] e [[Sport Club Internacional|Internacional]].


Outro período áureo foi o pioneirismo gaúcho em excursões para a [[Europa]]<ref name="placar890">"Aqui jaz o Cruzeiro", Divino Fonseca, ''Placar'' número 890, 22/6/1987, Editora Abril, pág. 49</ref>, [[Ásia]] e o [[Oriente Médio]], na virada do ano de [[1953]] para [[1954]]. Depois de 11 dias viajando de navio jogaram contra times considerados grandes, como [[Real Madrid]] (segurou o empate em 0 a 0)<ref name="placar890" />, [[Società Sportiva Lazio|Lazio]], [[Fenerbahçe]], [[Besiktas Jimnastik Kulübü|Besiktas]] e [[Galatasaray SK]], além da [[Seleção Israelense de Futebol|Seleção de Israel]] e da [[Seleção Turca de Futebol|Turquia]]. Tiveram resultados positivos. Jogaram 15 partidas, venceram sete, empataram quatro e perderam outros quatro, marcando 28 e sofrendo 20 gols. Voltando com um aproveitamento de 55,55%. A excursão foi tão capacitada que o clube voltou no ano de [[1960]] à terra dos desbravadores. Nesta viagem, jogaram contra times como [[Sevilla Fútbol Club|Sevilla]], Bayern Hof, [[Dínamo de Zagreb]] e outros, além de seleções como [[Seleção Tchecoslovaca de Futebol|Tchecoslováquia]], [[Seleção Dinamarquesa de Futebol|Seleção Olímpica Dinamarca]] e [[Seleção Búlgara de Futebol|Bulgária]]. E voltaram com um aproveitamento parecido, 54,16%, jogando 24 partidas, com 11 vitórias, seis empates e sete derrotas, marcando 39 gols e sofrendo 35. Com essa campanha, conseguiu um título, o Torneio de Páscoa de [[Berlim]], um campeonato importante para a época, o primeiro título intercontinental de futebol de um clube gaúcho. Para exemplificar como a segunda excursão foi satisfatória, os dirigentes do Randers, um dos adversários na excursão, enviaram uma carta ao Cruzeiro onde eles afirmavam que nunca iam esquecer do time que tinham o derrotado.
WAGNER É DEMAIS E LINDO

No dia [[7 de março]] de [[1941]], o Cruzeiro inaugurou o Estádio da Montanha (no bairro [[Medianeira (Porto Alegre)|Medianeira]]), então o maior da cidade<ref name="placar890" />, derrotando o [[São Paulo Futebol Clube|São Paulo ]] por 1 a 0, gol de Gervásio. Na década de [[1940]] o clube faz seu grande esforço de crescimento. Em [[1944]] contratou o técnico húngaro Emeric Hirchl, que trouxe consigo a famosa dupla de atacantes italianos Flamini e Lombardini, que já haviam atuado pela seleção nacional e haviam atuado na [[Argentina]] e na [[Lazio]], da [[Itália]].<ref name="placar890" /> Antigos dirigentes do clube costumavam dizer que, se o Internacional não estivesse em uma fase tão boa na primeira metade dos [[Década de 1940|anos 1940]], talvez hoje o Cruzeiro fosse um terceiro time grande na cidade.<ref name="placar890" />

Além desses títulos, o Cruzeiro conta na sua galeria com o primeiro Torneio Internacional de Páscoa de [[Mar del Plata]], na [[Argentina]], em [[1961]], e sagrou-se o primeiro Campeão da Taça Governador do Estado em [[1970]].

A decadência do clube começou no final da década de [[1960]], quando o presidente Rafael Peres Borges vendeu o Estádio da Montanha para a construção de um cemitério (batizado com o nome do [[Papa João XXIII]] e localizado próximo ao [[Estádio Olímpico Monumental]], do [[Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense|Grêmio]], no bairro [[Medianeira (Porto Alegre)|Medianeira]]). O último jogo do Cruzeiro na Montanha ocorreu no dia [[8 de novembro]] de [[1970]], com vitória do Cruzeiro por 3 a 2 sobre o [[Liverpool Fútbol Club|Liverpool]] do [[Uruguai]]. Muitos torcedores deixaram o local chorando.<ref name="placar890" />

Na [[década de 1970]], o clube construiu o [[Estádio Estrelão]] (na Avenida Protásio Alves, bairro [[Protásio Alves]]), seu estádio atual, inaugurado em abril de [[1977]]. Em [[1979]] o futebol profissional do clube entrou em recesso, só voltando em [[1991]].

Em [[2008]], o Cruzeiro disputa duas competições: a [[Campeonato Gaúcho de Futebol - Segunda Divisão de 2008|Segunda Divisão Gaúcha]] e a [[Copa FGF 2008|Copa FGF]]. Na primeira, o Cruzeiro fez uma boa campanha na primeira fase, com 15 pontos em 10 jogos. Entretanto, na segunda fase, o time da Capital decepcionou e não ganhou nenhum jogo dos 14 a serem disputados, ficando na lanterna da chave e adiando por mais um ano a subida de divisão. A Copa FGF terá início no segundo semestre de [[2008]]; o grupo do Cruzeiro já está definido. Neste mesmo ano, nas categorias de base, o clube chegou à final do Campeonato Gaúcho de Juniores, sendo derrotado pelo {{Futebol Internacional-RS}} por 3-2 no placar agregado (2-0 e 0-3).


==Títulos==
==Títulos==

Revisão das 03h32min de 27 de julho de 2008

Predefinição:DadosClubeFutebol O Esporte Clube Cruzeiro é um clube brasileiro de futebol, sediado em Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul. Foi o primeiro clube gaúcho a excursionar pela Europa, no ano de 1953.

História

O Cruzeiro foi fundado no dia 14 de julho de 1913. Uma agremiação que desbravou o mundo e originou as categorias de base no Rio Grande do Sul. Inicialmente, fora sugerido o nome de "14 de Julho" para o novo clube, devido ao dia de sua fundação. Porém, um dos fundadores sugeriu que se chamasse Cruzeiro.

O primeiro estádio do clube foi a Vila Cruzeiro, que estava localizada na Estrada do Mato Grosso (atual Avenida Bento Gonçalves, no Bairro Partenon). Em 1920 o Cruzeiro mudou-se para o Caminho do Meio, estádio onde ficou durante 18 anos. No ano de 1929, depois de ter conquistado a cidade por duas vezes, 1918 e 1921, conquistou o Estado, na sua primeira participação (participou, depois, dos campeonatos de 1961 a 1965, 1968 a 1973, 1976 a 1979).

O Cruzeiro teve na sua história altos e baixos. Nos primeiros 50 anos de sua existência, foi um clube que incomodava os grandes times, chegando a ser reconhecido como a terceira força de Porto Alegre, atrás apenas de Grêmio e Internacional.

Outro período áureo foi o pioneirismo gaúcho em excursões para a Europa[1], Ásia e o Oriente Médio, na virada do ano de 1953 para 1954. Depois de 11 dias viajando de navio jogaram contra times considerados grandes, como Real Madrid (segurou o empate em 0 a 0)[1], Lazio, Fenerbahçe, Besiktas e Galatasaray SK, além da Seleção de Israel e da Turquia. Tiveram resultados positivos. Jogaram 15 partidas, venceram sete, empataram quatro e perderam outros quatro, marcando 28 e sofrendo 20 gols. Voltando com um aproveitamento de 55,55%. A excursão foi tão capacitada que o clube voltou no ano de 1960 à terra dos desbravadores. Nesta viagem, jogaram contra times como Sevilla, Bayern Hof, Dínamo de Zagreb e outros, além de seleções como Tchecoslováquia, Seleção Olímpica Dinamarca e Bulgária. E voltaram com um aproveitamento parecido, 54,16%, jogando 24 partidas, com 11 vitórias, seis empates e sete derrotas, marcando 39 gols e sofrendo 35. Com essa campanha, conseguiu um título, o Torneio de Páscoa de Berlim, um campeonato importante para a época, o primeiro título intercontinental de futebol de um clube gaúcho. Para exemplificar como a segunda excursão foi satisfatória, os dirigentes do Randers, um dos adversários na excursão, enviaram uma carta ao Cruzeiro onde eles afirmavam que nunca iam esquecer do time que tinham o derrotado.

No dia 7 de março de 1941, o Cruzeiro inaugurou o Estádio da Montanha (no bairro Medianeira), então o maior da cidade[1], derrotando o São Paulo por 1 a 0, gol de Gervásio. Na década de 1940 o clube faz seu grande esforço de crescimento. Em 1944 contratou o técnico húngaro Emeric Hirchl, que trouxe consigo a famosa dupla de atacantes italianos Flamini e Lombardini, que já haviam atuado pela seleção nacional e haviam atuado na Argentina e na Lazio, da Itália.[1] Antigos dirigentes do clube costumavam dizer que, se o Internacional não estivesse em uma fase tão boa na primeira metade dos anos 1940, talvez hoje o Cruzeiro fosse um terceiro time grande na cidade.[1]

Além desses títulos, o Cruzeiro conta na sua galeria com o primeiro Torneio Internacional de Páscoa de Mar del Plata, na Argentina, em 1961, e sagrou-se o primeiro Campeão da Taça Governador do Estado em 1970.

A decadência do clube começou no final da década de 1960, quando o presidente Rafael Peres Borges vendeu o Estádio da Montanha para a construção de um cemitério (batizado com o nome do Papa João XXIII e localizado próximo ao Estádio Olímpico Monumental, do Grêmio, no bairro Medianeira). O último jogo do Cruzeiro na Montanha ocorreu no dia 8 de novembro de 1970, com vitória do Cruzeiro por 3 a 2 sobre o Liverpool do Uruguai. Muitos torcedores deixaram o local chorando.[1]

Na década de 1970, o clube construiu o Estádio Estrelão (na Avenida Protásio Alves, bairro Protásio Alves), seu estádio atual, inaugurado em abril de 1977. Em 1979 o futebol profissional do clube entrou em recesso, só voltando em 1991.

Em 2008, o Cruzeiro disputa duas competições: a Segunda Divisão Gaúcha e a Copa FGF. Na primeira, o Cruzeiro fez uma boa campanha na primeira fase, com 15 pontos em 10 jogos. Entretanto, na segunda fase, o time da Capital decepcionou e não ganhou nenhum jogo dos 14 a serem disputados, ficando na lanterna da chave e adiando por mais um ano a subida de divisão. A Copa FGF terá início no segundo semestre de 2008; o grupo do Cruzeiro já está definido. Neste mesmo ano, nas categorias de base, o clube chegou à final do Campeonato Gaúcho de Juniores, sendo derrotado pelo Internacional por 3-2 no placar agregado (2-0 e 0-3).

Títulos

Estaduais

Outras Conquistas

  • Torneio Triangular de Porto Alegre: 1943.
  • Taça Cidade de Porto Alegre:*** (1947)
  • Torneio Extra da Cidade de Porto Alegre:*** (1943)
  • Torneio da Páscoa de Berlim - Alemanha:*** (1960)
  • Torneio Internacional de Mar del Plata:*** (1961)
  • Torneio Início de Porto Alegre:*** (1951)
  • Taça Governador do Estado: 1970.

Basquete

* Federação Atlética do Rio Grande do Sul - FARGS.
** Federação Gaúcha de Basketball - FGB.

Futebol de Salão

  • Campeonato Gaúcho de Futebol de Salão: 2 vezes (1958 e 1959).

Artilheiros

  1. Nestor - 1929.
  2. Paraguaio - 1969 (8 gols).

Ver também

Referências

  1. a b c d e f "Aqui jaz o Cruzeiro", Divino Fonseca, Placar número 890, 22/6/1987, Editora Abril, pág. 49
  2. Campeões Gaúchos de Basquete

Ligações externas


Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.