Agustín Valido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde janeiro de 2012).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. Foi sugerido que adicione esta.

Agustín Valido (Buenos Aires, 31 de janeiro de 1914 - 23 de fevereiro de 1998) foi um jogador de futebol argentino que atuou no Brasil. Defendeu o CR Flamengo por 143 jogos, de 1937 a 1944, e marcou 45 gols, sendo o mais importante aquele na final do Campeonato Carioca de 1944 que garantiu o primeiro Tricampeonato Carioca do Flamengo. O jogador era pura simpatia e afirmou que o Flamengo foi a maior emoção de sua vida. Valido, antes de vir para o Flamengo, jogou pelo Boca Juniors.

Mas sua história é bastante curiosa. Em 1944, já aposentado, ele foi à Gávea para disputar uma pelada com operários da sua gráfica. Ao vê-lo atuar, o técnico Flávio Costa o convidou para voltar ao time para a reta final do Campeonato Carioca daquele ano. Relutante, Valido aceitou convite e voltou aos gramados marcando presença na goleada de 6x1 contra o Fluminense. No jogo seguinte, a decisão contra o Vasco da Gama, Valido, apesar de atuar com 39 graus de febre, marcou o gol da vitória rubro-negra por 1x0 aos 41 minutos do segundo tempo, garantindo para o Flamengo o Tricampeonato Carioca de 42-43-44.

Valido começou sua carreira no Boca Juniors, onde foi campeão nacional em 1934. Posteriormente jogou pelo Lanús até 1937, ano em que atuou pelo Combinado Becar-Varella em excursão pelo Rio de Janeiro, jogando inclusive contra o Flamengo. Nessa excursão Valido chamou a atenção dos dirigentes do rubro-negro que acabaram por trazê-lo para a Gávea, onde permaneceu até o encerramento de sua carreira em 1943.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Flamengo
Boca Juniors

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]